Projetos de Pesquisa

 

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Aldrin Martin Pérez Marin

Outra

Ciências Ambientais
  • mapeamento de sistemas agrícolas camponês resilientes a mudanças climáticas e desertificação do semiárido brasileiro
  • As terras secas, com diversos grados de aridez, representam cerca de 47% da área continental do planeta, correspondendo a 2/3 da superfície total de 150 países e se encontram entre as regiões mais excluídas pela maioria dos programas de desenvolvimento. Estima-se que 42% da população mundial viva nestas áreas e que 22% da produção mundial de alimentos tem origens nestes ambientes. No Brasil, as terras secas, restringem-se ao Semiárido Brasileiro (SAB), que estende-se por uma área superior a 1,2 milhões km2, representando 13% do território Nacional. O SAB apresenta 1,7 milhões de estabelecimentos rurais, sendo 1,0 milhão com menos de 5,0 hectares, mas que respondem por 31% do valor da produção dessa região, onde o uso intensivo da terra é o principal vetor da desertificação na região, que com advento das mudanças climáticas será uma das regiões mais afetadas, uma vez que, além dos cenários de aumentos de temperatura poderá ocorrer um aumento na frequência e na intensidade das secas e consequentes reduções na disponibilidade de recursos hídricos. Essas alterações no clima, juntamente com os processos de desertificação resultarão em impactos sobre a vegetação, a biodiversidade e sobre as atividades que dependem dos recursos naturais. Com esses prognósticos, há forte demanda de pesquisa relativa à avaliação dos impactos da desertificação e das mudanças climáticas na região para o desenvolvimento e a adoção de medidas de mitigação e adaptação, que levem em consideração a heterogeneidade da agricultura camponesa, a diversidade de estratégias que os agricultores familiares vem utilizando e que ainda utilizam para enfrentar secas prolongadas ou processos de desertificação. Assim este projeto tem por objetivo a realização de estudos socioeconômicos e ecológicos em 50 unidades agrofamiliares para elucidar as estratégias agrícolas e sociais utilizadas pelos agricultores que lhes têm possibilitado resistir e/ou recuperar-se dos impactos de eventos ambientais extremos.
  • Instituto Nacional do Semiárido - PB - Brasil
  • 15/12/2022-28/02/2026
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Aleix Altimiras Martin

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • análise de insumo-produto dos efeitos econômicos, ambientais e sociais da substituição de importações por produção nacional
  • As importações podem impulsionar o desenvolvimento econômico e social, mas também podem perturbar a produção e o consumo doméstico (p.ex., pandemias e guerras). Identificar e caracterizar essa vulnerabilidade é crucial para construir economias resilientes e melhorar o bem-estar. O modelo padrão pela oferta de Ghosh é "improvável" e não usado. Matrizes de Insumo-Produto Multi-Regionais têm sido usadas para avaliar as Cadeias Globais de Valor usando modelos pela demanda. Portanto, não existe um método para quantificar a vulnerabilidade de restrições às importações, nem os impactos da substituição das importações por produção doméstica. Este projeto desenvolve um quadro para avaliar a vulnerabilidade a restrições de importações e identificar quais substituições de importações melhorariam o valor agregado e emprego (Pacote de Trabalho/WP1). O quadro também avalia os efeitos da substituição nas emissões (WP 2) e na distribuição de renda (WP 3). O WP 1 usa um novo modelo pela oferta (Altimiras-Martin, 2022) para calcular os multiplicadores de demanda final, valor agregado e emprego associados a cada importação, caracterizando os impactos de suas restrições. Um novo método será desenvolvido para extrair os fluxos associados às importações da Matriz de Insumo-Produto (MIP) e rescalar a MIP à demanda final real. Os mesmos multiplicadores são aplicados à nova estrutura para identificar quais substituições de importações induzem maior valor agregado e emprego. O WP2 expande a MIP com as emissões e o WP3 endogeniza o consumo final e desagrega os salários por categorias. O método do WP1 é aplicado a ambos os casos para avaliar os efeitos ambientais e sociais da substituição de importações. Esta pesquisa de ponta usa um novo modelo e desenvolve um quadro analítico inovador para avaliar a vulnerabilidade às importações e seus efeitos de substituição. O quadro ajudará a reduzir a vulnerabilidade do Brasil às importações, e melhorar seu desempenho econômico, social e ambiental.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
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Alejandro Germán Frank

Engenharias

Engenharia de Produção
  • impactos das tecnologias digitais nos trabalhadores das operações: processo de adaptação e curvas de aprendizagem para aumentar os resultados sociotécnicos
  • A Indústria 4.0 propõe tecnologias digitais que podem apresentar conflitos com o trabalho nas operações, sendo muitas vezes vista como uma ameaça para o futuro dos empregos. Por isso, pesquisas recentes têm enfocado na dimensão Smart Working (SW) da Indústria 4.0, também denominado como Indústria 5.0. O SW utiliza tecnologias digitais para suportar os trabalhadores e elevar sua produtividade ao invés de substituí-los. Contudo, ainda há uma carência de pesquisas empíricas que indiquem os ganhos reais que podem ser alcançados mediante as tecnologias de SW, assim como as limitações quando implementadas nos processos de trabalho. Há também falta de clareza sobre os estados transitórios durante o processo de aprendizado e adoção das tecnologias digitais por parte dos trabalhadores. O presente projeto visa ampliar os estudos já desenvolvidos em cooperação entre as duas equipes de pesquisa internacional sobre SW e Indústria 4.0. O projeto propõe analisar, de forma experimental e aplicada em ambientes reais, como as tecnologias digitais impactam nos trabalhadores, considerando diferentes ambientes de operações (industriais e serviços) e diferentes tipos de tecnologias. O projeto visa avaliar os impactos reais provocados pelo uso das tecnologias ao mesmo tempo que busca considerar as curvas de aprendizado necessárias nos processos desde a introdução das tecnologias até sua plena utilização. Para tanto, propõe-se desenvolver dois tipos de estudos: a) projetos experimentais para teste de tecnologias em atividades operacionais; b) estudos empíricos para avaliação da aplicação e forma de uso dessas tecnologias em ambientes reais. Como objetivo maior, o projeto propõe desenvolver uma classificação clara do uso de tecnologias digitais para suporte aos trabalhadores (SW) que considere tanto seus aspectos e limitações de implementação, como os processos transitórios de ajuste e adaptação, apresentando evidências econométricas dos impactos produzidos pelas mesmas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 28/12/2023-31/12/2025
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Alejandro Pedro Ayala

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • perovskitas de haletos metálicos aplicadas a células fotovoltaicas
  • Reduzir a emissão de CO2 têm sido um desafio frente ao acordo sobre o Clima de Paris e diversas soluções governamentais têm buscado diminuir o consumo de energias não-renováveis. Neste esteio as energias solar e eólica aumentaram sua produção numa tendência de crescimento a nível global. Na área de energia solar este crescimento vem com uma mudança de paradigma. Até 2017, a tecnologia de fotovoltaicos, que são os dispositivos responsáveis pela conversão de energia luminosa do sol (solar) em eletricidade, era baseada, em sua grande maioria, em silício, um semicondutor abundante. Além do custo, o fator limitante das células solares produzidas com esta tecnologia é o limite de conversão luz-eletricidade intrínseca do material, menor que 30%. A mudança de paradigma veio com a implementação de células fotovoltaicas a base de perovskitas híbridas, materiais ferroelétricos com moléculas orgânicas em sua constituição e não apenas inorgânica. Em menos de 10 anos, dispositivos a base de perovskitas saíram das bancadas de laboratório para serem constituintes de células do tipo tandem no mercado atingindo fatores de conversão da ordem de 27%. As células a base de perovskitas fazem parte da quarta geração de dispositivos fotovoltaicos. Células solares a base de perovskitas de haletos metálicos, sobretudo às híbridas orgânicas-inorgânicas, surgiram nos últimos anos como uns dos principais temas em Física e Química devido suas excepcionais propriedades optoeletrônicas. Este projeto propõe implementar uma plataforma de desenho racional e desenvolvimento de células fotovoltaicas a base de perovskitas de haletos metálicos explorando sua flexibilidade estrutural através da redução da dimensionalidade estrutural e/ou morfológica, priorizando compostos livres de chumbo. Os novos materiais permitiram desenhar e avaliar células solares com diversas arquiteturas que empregando semicondutores e/ou metais para um melhor controle e eficiência fotovoltaica.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 07/12/2022-30/11/2025
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Alejandro Pedro Ayala

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • heteroestruturas de perovskitas de haleto metálicos aplicadas à geração fotocatalítica de hidrogênio verde
  • Nas últimas décadas, os avanços da ciência e da tecnologia levaram a um aumento na qualidade de vida da humanidade. Porém, isso levou ao incremento da demanda de energia e o consequente esgotamento das fontes de energia, com grande impacto em questões ambientais e de resíduos. Assim, existe uma grande necessidade para mudar a matriz energética para fontes de energia sustentáveis e eficientes, entre as quais a produção de hidrogênio ocupa um papel de destaque tendo potencial para ocupar uma posição de destaque na era pós-combustíveis fósseis. A fotocatálise é, provavelmente, o meio mais econômico de produção de hidrogênio em comparação com outros métodos, como eletrocatálise, gaseificação e pirólise. Portanto, tem sido objeto de grande atenção científica, especialmente quando usada para a separação da água. No entanto, esta estratégia pode ser também aplicada na produção de hidrogênio usando biomassa como substrato, permitindo converter resíduos em combustíveis. A pesquisa em semicondutores a base de perovskitas de haletos metálicos (PHM) têm se transformado em uma das áreas mais importantes na fronteira do conhecimento devido às suas excelentes propriedades optoeletrônicas, e, especialmente, sua aplicação em células solares. Entre tais propriedades podemos destacar o baixo custo de produção devido a sua síntese simples usando métodos de solução, longos comprimentos de difusão, alta mobilidade dos portadores carga, uma boa tolerância a defeitos e uma banda estreita que pode ser sintonizada de acordo com as reações redox desejadas. Essas características as tornam potenciais candidatos para aplicações fotocatalíticas. As heteroestruturas de PHMs são capazes fornecer soluções de baixo custo e simples produção para atender estas aplicações, ainda que existam desafio tecnológicos que precisam ser superados. Assim, a presente proposta tem o intuito de avançar no desenvolvimento de a base de PHMs para produção de hidrogênio de forma sustentável.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 15/12/2022-31/12/2025
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Alesandra Araújo de Souza

Ciências da Saúde

Educação Física
  • estudo da relação entre os comportamentos de movimento, competência motora e desfechos em saúde de crianças da zona urbana e território indígena de cidade do norte do brasil que atendem ou não as recomendações de sono
  • Apenas 6% das crianças em contexto de vulnerabilidade social e em território afastado dos centros urbanos atingem as recomendações de sono, 32,6% as horas diárias para atividade física moderada a vigorosa (AFMV), e nenhuma usa telas por tempo recomendado. A reduzida duração do sono tem relação com índice de massa corporal mais elevado, maior tempo em comportamento sedentário (CS), menos tempo em AFMV e os dados relacionados a aptidão física relacionada a saúde e desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais são controversos quando comparadas aos seus pares que dormem por tempo recomendado. Nesse contexto, dados sobre crianças indígenas são escassos na literatura sendo necessário conhecer a real prevalência delas que atende as recomendações para a AF, sono, tempo de tela, e CS; avaliar a relação desses comportamentos com variáveis relacionadas à saúde; além de entender se a competência motora delas apresenta alguma diferença com as crianças de zona urbana. O objetivo desta pesquisa é analisar as possíveis associações entre os comportamentos de movimentos de 24 horas e sua relação com indicadores de saúde e competência motora de crianças de zona urbana e território indígena que atendem ou não às recomendações de sono. Trata-se de pesquisa observacional, com a participação de pré-escolares e escolares dos três aos 16 anos, matriculados em instituições públicas de ensino de zona urbana e território indígena de um município da região do Bico do Papagaio, no Tocantins. Serão coletados dados sobre AF, CS, T, duração do sono, status de peso, AFRS e CM. Os dados serão analisados quanto a normalidade e homogeneidade. Serão aplicados testes de correlação, regressão e comparação ou seus correspondentes não paramétricos. Como resultados, espera-se poder fornecer ao sistema de Educação e Saúde do município de execução do trabalho e do Estado do Tocantins dados relacionados ao estilo de vida e saúde de pré-escolares e escolares de zona urbana e território indígena.
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
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Alesandra de Araujo Benevides

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • impacto da relação professora-aluna sobre desempenho em matemática do ceará: um estudo longitudinal a partir de dados administrativos
  • A existência de um hiato de desempenho entre meninos e meninas na área de matemática leva a uma desmotivação das meninas na escolha de carreiras voltadas para as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, em inglês). Essas carreiras têm maiores salários no mercado de trabalho e essa sub-representação leva à perpetuação das disparidades salariais entre homens e mulheres. Embora a literatura internacional ainda não esteja consolidada e a nacional seja incipiente, alguns estudos mostram que, quando as meninas têm um exemplo feminino a seguir (role models), elas se sentem mais motivadas e aumentam a probabilidade de escolher uma carreira STEM, além de elevar seu desempenho em matemática. O objetivo dessa pesquisa é verificar o impacto causal de modelos femininos a seguir sobre o desempenho em matemática dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas do Ceará. Com bases de dados identificadas e cedidas pela Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC), é possível montar uma coorte de estudantes que irá acompanhar os alunos do 5º ano até o 9º ano do Ensino Fundamental, período considerado sensível para início do hiato de desempenho em matemática entre meninos e meninas. Para analisar os determinantes do desempenho matemático, será aplicado o modelo linear hierárquico (MLH) multinível. Como a base de dados será longitudinal e serão agregadas covariáveis sociodemográficas dos estudantes, docentes, turmas e escolas, é possível também empregar tanto métodos de Pareamento por Escore de Propensão (PEP) quanto o Método de Diferenças em Diferenças (DiD, em inglês).
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Alessandra Marcia da Fonseca Martins

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • terapia contra inibidores de checkpoints empregando anticorpos biespecíficos e pequenos rnas de interferência (sirna) no tratamento da leishmaniose
  • Leishmaniose é um complexo de doenças parasitárias causada por protozoários do gênero Leishmania1. A doença pode apresentar diferentes formas clínicas, sendo que as mais comuns são a leishmaniose cutânea (LC), que causa lesões na pele, e a forma visceral (LV), a mais grave e acomete órgãos como baço, fígado e medula óssea2. O Brasil é endêmico para ambas as formas e detém 90% dos casos registrados da doença nas Américas. Ressalta-se que dos casos de leishmaniose visceral registrados nos anos 2018-2020, 661 foram à óbito3. A terapia convencional é oferecida pelo SUS, no entanto possui alta toxicidade, alto custo, contraindicação para determinados grupos de pacientes e possibilidade de falhas terapêuticas4,5. Neste projeto propomos o desenvolvimento de imunoterapia utilizando anticorpos biespecíficos, que consiste na utilização de um anticorpo com capacidade de se ligar a dois receptores de uma única vez, revertendo a imunossupressão causada pelo parasito e trazendo controle na lesão e reduzindo a dose necessária para a terapia. Concomitante, buscamos o uso de siRNA de PD-L1 que pode regular negativamente a expressão deste receptor em células apresentadoras de antígenos, estimulando a ativação da resposta imune contra a leishmaniose. O caráter inovador provém da ideia de trabalharmos com a geração mais moderna da imunoterapia que está sendo empregada com sucesso em ensaios clínicos contra o câncer e na possibilidade da obtenção dos anticorpos por estabelecimento de parcerias e transferência de tecnologias com as empresas envolvidas. Alinhado a isso, a tecnologia de mRNA que vem sendo utilizada em vacinas, possibilita a utilização de plataformas já preparadas e que podem contribuir na tecnologia da siRNA. Desta forma, poderemos alcançar uma terapia alternativa com mais sucesso de cura e consequente redução da taxa média de letalidade de 9,5% (dados de 2020) como nos casos de leishmaniose visceral.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026
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Alessandra Souza Melett Brum

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • minas é cinema
  • Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa CPCine: História, Estética e narrativas em cinema e audiovisual, o projeto Minas é Cinema objetiva mapear a atividade cinematográfica no Estado de Minas Gerais, no que diz respeito à produção, exibição, distribuição de filmes, recepção, produção crítica e publicações sobre cinema. Dada a amplitude do Estado de MG e o universo abrangente da pesquisa, definimos como etapa desse projeto continuar o levantamento de publicações periódicas voltadas ao cinema na Região Geográfica intermediária de Juiz de Fora, compreendendo o recorte temporal dos primórdios (1897) aos dias atuais; A partir dessas publicações e de pesquisas já desenvolvidas procuramos elencar também as salas de cinemas que existiram ou existem nas cidades foco da pesquisa; Alimentação do banco de dados da Programação das salas de cinema de Juiz de Fora; Realização de entrevistas com cineastas, críticos de cinema, técnicos, curadores de mostra, editores e personalidades que ajudaram e ajudam a fomentar a atividade cinematográfica no Estado de Minas Gerais. Nessa etapa as cidades contempladas são: Juiz de Fora (sede); São João Nepomuceno; Rio Novo; Ubá; Cataguases e Além Paraíba. Vale ressaltar que a maior parte das pesquisas relativas às publicações e atividades cinematográficas têm se concentrado preferencialmente no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, deixando de contemplar as demais regiões do país. O objetivo do projeto é suprir parte de uma lacuna que se verifica no campo dos estudos do cinema brasileiro a partir do investimento na pesquisa, no registro de depoimentos e no levantamento e organização de dados em torno de publicações ocorridas na região da Zona da Mata Mineira, tudo disponibilizado no site minasecinema.com.br. O Minas é Cinema procura ultrapassar o pólo acadêmico e contribuir para valorização da história local, procurando ampliar seu alcance para além dos muros da Universidade.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
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Alessandro Jacques Ribeiro

Ciências Humanas

Educação
  • aprendizagem profissional de formadores e de futuros professores de matemática: constituindo comunidades de prática e de investigação
  • Considerando resultados de pesquisas nacionais e internacionais, identificamos três lacunas a serem investigadas, atualmente: (i) a necessidade de pesquisas na formação inicial de professores de matemática que tomem a prática letiva como ponto de partida para dar suporte às aprendizagens para o exercício da docência; (ii) uma ampliação da compreensão do papel da matemática que se aprende na formação inicial para fundamentar a matemática que será ensinada pelo futuro professor; (iii) como é a formação de formadores de professores e como estes se desenvolvem profissionalmente para ensinar a ensinar matemática. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como decorre a aprendizagem de futuros professores de matemática e de seus formadores, quando estes constroem um ambiente de colaboração, interação e investigação, mediado por tarefas formativas, que tematizem a prática letiva da escola básica e contemple a matemática e a didática abordadas na Licenciatura com vistas ao ofício futuro de ensinar matemática na Educação Básica. Do ponto de vista metodológico, a presente proposta se enquadra em uma abordagem qualitativa-interpretativa, tomando como método o Design-Based Research (DBR). A coleta de dados deverá ocorrer por diferentes procedimentos e técnicas, como a observação participante – com registros em áudio e vídeo – e a recolha documental das tarefas realizadas pelos professores participantes no estudo e de outros documentos curriculares. Dentre os resultados esperados estão (i) a busca por uma compreensão conceitual acerca de como decorre a aprendizagem profissional de futuros professores de matemática e de seus formadores, bem como (ii) a elaboração, para a formação de professores e de formadores de professores, de materiais curriculares que contemplem a aproximação da matemática acadêmica com a matemática escolar, e visam favorecer a presença e a interlocução da prática como uma componente essencial para a aprendizagem dos futuros professores.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026