Projetos de Pesquisa

 

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Ana Rosa Quidute

Ciências da Saúde

Medicina
  • pesquisa de mutações associadas ao câncer de mama em pacientes portadores de neoplasia endócrina múltipla
  • câncer de mama constitui-se problema de saúde pública, por ser neoplasia maligna de maior incidência em mulheres no mundo e a quinta causa de morte por câncer em geral. No Brasil, excluindo o câncer de pele não-melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões do país. A alta taxa de mortalidade pode estar relacionada ao diagnóstico tardio e, principalmente, à falha e resistência ao tratamento, que levam a um pior prognóstico das pacientes. O câncer de mama é uma doença que se desenvolve por causas e fatores diversos, dentre eles os genéticos/hereditários. Estudos mostram que pacientes com Neoplasia Endócrina Múltipla-1 (NEM-1) têm risco aumentado para desenvolvimento de câncer de mama em idade mais precoce. NEM-1 é uma doença tumoral, de ocorrência familiar ou esporádica, complexa e multissistêmica, caracterizada pela perda do gene supressor tumoral MEN1, envolvido no controle da sinalização celular e expressão gênica. A perda do gene aumenta substancialmente o risco de tumores, já que sua inativação pode conduzir à instabilidade genômica e, consequentemente, favorecer mutações adicionais em outros genes que estão envolvidos com o processo de multiplicação e diferenciação celular. O objetivo é determinar o perfil genético em pacientes portadoras de NEM-1 para o câncer de mama. Uma vez descobertos os genes responsáveis, pode ser possível traçar condutas terapêuticas precoces e individualizadas. Metodologia: Amostra do estudo será de conveniência, composta por mulheres a partir de 25 anos com diagnóstico clínico de NEM-1 já em seguimento pela equipe de pesquisadores. Após diagnóstico clinico (THAKKER RV, et. al.,2012), serão submetidas a questionário clinico epidemiológico para câncer de mama, rastreio com exame clinico, mamografia e ultrassonografia e realização do perfil genético por sequenciamento de Sanger para NEM-1 e genes envolvidos no câncer de mama BRCA1,BRCA2, BARD1, PALB2, ATM, CHEK2,RAD5,TP53 conforme diretriz do NCCN
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Ana Ruth Moresco Miranda

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • da natureza dos erros (orto)gráficos: um estudo experimental e repercussões para o ensino
  • A proposta tem como tema a natureza dos erros ortográficos produzidos por alunos do ensino fundamental a partir da análise de dados extraídos de instrumentos construídos para a pesquisa. Miranda (2020) sustenta que os erros de escrita resultam da ancoragem da criança em diferentes tipos de conhecimento: fonológico, ortográfico e fonográfico. Pretende-se com esta pesquisa dar início a uma nova etapa nas investigações do GEALE: coleta, descrição e análise de dados controlados, os quais possibilitarão não somente aprofundamento da discussão sobre a natureza dos erros, a partir da testagem das hipóteses da pesquisa pelo desenho metodológico experimental, mas também subsídios para a proposição de atividades de ensino da ortografia (ensino presencial e remoto). Serão criados três grupos de instrumentos para coleta de dados específicos para a análise de fenômenos já observados nos estudos anteriores com o intuito de validar as categorias propostas referentes à natureza dos erros. As tarefas referentes à categoria fonográfica incluem avaliações sobre a memória de trabalho, o conhecimento das letras e capacidades de realizar atividades que envolvem aspectos segmentais e silábicos. Quanto à categoria fonológica, serão desenvolvidos dois grupos de instrumentos, o primeiro para produção escrita de segmentos, com foco nas vogais, nas consoantes e nas semivogais; e o segundo para a produção de grafias que envolvam sílabas complexas com ataque ramificado e com rima ramificada. Os instrumentos para análise da categoria ortográfica propiciarão escritas reguladas por regras contextuais e arbitrárias do sistema ortográfico. Após a confecção dos instrumentos, será feita a aplicação a turmas de 1º ao 5º ano de escolas públicas, totalizando 500 sujeitos. Os dados após tratados serão analisados e serão estabelecidas implicações, em dimensões teóricas e aplicadas, relativamente aos estudos linguísticos e à prática educacional.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025