Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Maria Celeste Gonçalves Vidigal

Ciências Agrárias

Agronomia
  • melhoramento genético do feijão comum: identificação e mapeamento de loci de resistência a doenças
  • O feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) é uma das culturas mais importantes para o consumo humano, fazendo parte da alimentação diária dos brasileiros. A produtividade média desta cultura tem sido afetada por influência de incidência de doenças. A antracnose e mancha angular, causadas pelos fungos Colletotrichum lindemuthianum e Pseudocercospora griseola, respectivamente, consistem nas principais doenças da cultura do feijão comum, causando danos expressivos na produtividade. O mapeamento de genes de resistência é fundamental em programas de melhoramento de plantas uma vez que permite o desenvolvimento de ferramentas moleculares para introdução dessas características em novas cultivares. Dessa forma, o presente projeto tem por objetivos principais: a) Mapear os genes Co-Bf, Co-Pa e Co-12 de resistência à antracnose presente nas cultivares Beija Flor, Paloma e Jalo Vermelho, respectivamente, via fenotipagem de famílias F2:3 e genotipagem utilizando o Beadchip com 11.292 SNPs e identificar genes candidatos responsável pelo controle da resistência; b) Desenvolver linhagens endogâmicas recombinantes (F2:7) do cruzamento Awauna UEM/ IPR Uirapuru com resistência genética à antracnose, arquitetura e elevada produtividade de grãos, e realizar genotipagem utilizando o Beadchip e mapear QTLs; e, c) Identificar fontes de resistência ao C. lindemuthianum e à P. griseola por meio de testes fenotípicos utilizando inoculações e ou genotipando com marcadores moleculares cultivares tradicionais coletadas em diversas regiões do Brasil. Mediante o exposto, o presente projeto tem a finalidade dar continuidade a linha de pesquisa em melhoramento do feijão comum visando a obtenção de cultivares resistentes e identificação de novas fontes de resistência à antracnose, as quais vêm sendo conduzidas pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento da Universidade Estadual de Maringá.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Célia Leme da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • processos de validação em contextos de geometria: histórias e articulações com a formação de professores
  • O projeto insere-se no campo de pesquisa da História da Educação Matemática (HEM), tomando como foco de investigação os processos de validação na geometria em tempos passados (segunda metade do século XX e início do século XXI), visando produzir histórias que subsidiem a formação de professores que ensinam Matemática (FPM). Pesquisas na área da Educação Matemática têm apontado a complexidade associada à questão da validação matemática, de provas e demonstrações em geometria em diferentes contextos e níveis escolares. A questão norteadora é: quais elementos podem ser evidenciados na organização e sistematização de processos de validação em geometria no decorrer da segunda metade do séc. XX e início do séc. XXI? E mais: quais as possíveis articulações de tais resultados produzidos com a FPM. As principais fontes de investigação são as normativas educacionais da Educação Básica e da FPM, livros didáticos, apostilas utilizadas em práticas pedagógicas e entrevistas com professores e ex-alunos. O trabalho apoia-se em bases teórico-metodológicas vindas da História Cultural, mobilizando particularmente os conceitos de apropriação (Chartier), cultura escolar (Julia), matemática do ensino (Valente), história oral (Garnica). Aposta-se no cotejamento de diferentes fontes de pesquisa, níveis de ensino e estados do país, de modo a produzir uma representação mais plausível sobre o passado dos processos de validação em geometria. Considera-se que a produção de narrativas historiográficas tragam contribuições significativas tanto à HEM como para o âmbito da FPM. A proposta mostra-se exequível e pertinente, tendo em vista que a equipe tem experiência anterior de trabalho, pesquisa e de publicação em conjunto, envolvendo os cinco pesquisadores de quatro estados diferentes, e, ainda, o fato da coordenação ter larga experiência em projetos de pesquisa financiados.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Célia Portella

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • otimização de sistemas aquapônicos utilizando energia fotovoltaica e biorremediação com macrófitas, visando sustentabilidade e circularidade
  • A aquicultura é a atividade de produção animal que mais cresceu nos últimos anos. Porém, práticas convencionais envolvem riscos de impactos ambientais devido aos efluentes com altas concentrações de matéria orgânica, nitrogênio e fósforo. A aquicultura moderna busca minimizar efeitos negativos, aumentando a produtividade e reduzindo impactos pela redução do volume de água e de resíduos, reaproveitamento/reciclagem de recursos, e eficiência energética. A aquaponia é uma produção integrada que combina aquicultura com hidroponia, envolvendo processos microbiológicos, em que a água de aquicultura rica em nutrientes é usada para irrigação e nutrição de plantas, favorecendo o aproveitamento praticamente integral da ração, manutenção da qualidade da água e crescimento dos vegetais. Porém, é altamente dependente de eletricidade para operação. Reunimos um time de especialistas do Brasil e exterior para otimizar os sistemas aquapônicos com peixes nativos, introduzindo inovações como o uso de energia fotovoltaica, e a lentilha d’água Lemna miror para biorremediação da água e produção de bioprodutos. Objetivamos: otimizar sistemas aquapônicos permanentemente acoplado ou acoplado sob demanda abastecidos por energia fotovoltaica e em diferentes temperaturas; integrar cultivo de lentilha nos sistemas e estudar seus efeitos na biorremediação da água; usar essa biomassa na alimentação e nutrição dos peixes, e estudar seus efeitos sobre a produção de hortaliças, e para produção de biogás e biofertilizante; avaliar o estado nutricional e a saúde dos peixes suplementados com lentilha; avaliar o biofertilizante para produção de hortaliças; avaliar economicamente a energia fotovoltaica para operação dos sistemas; criar modelos matemáticos que representem as inovações; e analisar a sustentabilidade dos sistemas aquapônicos (ciclo de vida e emergética). Uma série de experimentos e análises colaborativas entre os pesquisadores e estudantes estão previstas para o alcance dos objetivos.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Fri Dec 08 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Claudia Costa Irigoyen

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • efeitos da desnervação renal em ratos espontâneamente hipertensos e normotensos: repercussões funcionais e nos vasos de resistência e sistema nervoso autonômico
  • Diversos estudos clínicos vêm sendo conduzidos desde que a desnervação renal bilateral (DRB) se tornou uma alternativa para o tratamento da hipertensão. Os primeiros, Symplicity HTN-1 (estudo não randomizado) e o Symplicity HTN-2 (estudo randomizado), concluíram que a DRB é um procedimento livre de complicações induzindo uma queda sustentada da pressão arterial (PA, sistólica e diastólica) durante os três anos de acompanhamento de hipertensos resistentes. Estudos posteriores apresentaram, entretanto, resultados controversos, dando origem a uma segunda geração de pesquisas sobre DRB. Atualmente, devido à existência de múltiplos ensaios controlados por placebo, foi possível estabelecer a segurança e eficácia da DRB induzida de diferentes formas (cateter ou radiofrequência), respaldando a inclusão da DRB como uma alternativa de tratamento em pacientes adultos com hipertensão resistente criteriosamente selecionados. Todavia, os mecanismos envolvidos nas alterações que levam à queda sustentada de PA, bem como o impacto em lesão de órgãos alvo, ainda não são conhecidos e são fundamentais para evolução do conhecimento e da terapêutica nesta área. Considerando que a hipertensão está associada à lesão de órgãos alvo e maior mortalidade cardiovascular, testamos a hipótese que a desnervação dos nervos simpáticos renais está associada a melhora da modulação autonômica e redução de inflamação e estresse oxidativo em tecidos alvo (coração, rim e vasos), com impacto positivo em desfechos. Desta forma, avaliaremos a PA e a modulação autonômica da circulação em animais normotensos e espontaneamente hipertensos (SHR), 30 dias após a DRB, assim como alterações na função contrátil e no relaxamento dos vasos de resistência, em parâmetros histológicos vasculares e morfofuncionais cardíacos, na função renal e no perfil inflamatório e de estresse oxidativo no coração, rins e vasos.
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - SP - Brasil
  • Wed Jan 10 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • protagonismo e desafios das cidades brasileiras sobre as mitigações das mudanças climáticas: construção de estratégias de adaptação, governança e justiça ambiental - experiências brasil, moçambique, colômbia e espanha.
  • No enfrentamento das mudanças climáticas, buscando estratégias de adaptação, governança e justiça ambiental.  A proposta contempla como objetivos a) analisar e, desenvolver técnicas e métodos para planejar e consolidar cidades sustentáveis, bem como contribuir na elaboração de mecanismos jurídicos para integração da governança climática nas cidades sustentáveis e a implementação dos direitos sociais e ambientais das populações vulneráveis nas cidades face às mudanças climáticas no contexto brasileiro, compartilhando experiências entre pesquisadores do Brasil, Colômbia, Moçambique e Espanha. b) A problemática centra-se na falta de metodologia para planejar e executar estratégias de adaptação nas cidades brasileiras a partir do arcabouço legal, das tecnologias, da infraestrutura e mitigações das mudanças climáticas. Como hipótese: Coletando dados para adoção de estruturas jurídicas flexíveis e inclusivas, aliada a mecanismos de participação pública robustos, pode fortalecer a integração da governança climática nos planos diretores municipais, proporcionando maior proteção dos direitos das populações vulneráveis e alcançando uma abordagem mais equitativa diante dos desafios das mudanças climáticas nas cidades brasileiras. Tem-se a plausibilidade considerando as tendências recentes de reconhecimento da importância da governança climática e da inclusão das populações vulneráveis nas políticas públicas, com abordagens mais flexíveis e participativas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, reconhecendo que a colaboração entre diferentes atores, incluindo comunidades locais. A metodologia contempla o método indutivo e técnicas de levantamento de dados das cidades brasileiras, com as devidas contribuições das cidades espanholas, colombianas, moçambicanas e espanhola.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • Thu Jan 04 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026