Projetos de Pesquisa

 

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Raquel Lunardi

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • relatos e retratos da comida na região da quarta colônia de imigração italiana
  • Este projeto é um esforço entre instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul e tem como objetivo registrar os saberes alimentares da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana com vistas a sua preservação e ao desenvolvimento do turismo gastronômico. Para atingir o objetivo buscaremos responder a seguinte pergunta: como a preservação do conhecimento alimentar ítalo-brasileiro de descedentes de imigrantes italianos, através do registro em vídeo e escrita, pode incentivar o turismo gastronômico e o desenvolvimento socioeconômico desta região? este projeto é um dos resultados do projeto intitulado “Patrimônio Gastronômico da Quarta Colônia de Imigração Italiana: dos saberes aos sabores” financiado pelo Edital Chamada Universal do CNPQ/2018. O registro desse conhecimento alimentar tradicional é ainda pouco praticado e se torna fundamental para a salvaguarda desse patrimônio imaterial que é a alimentação. Para isso, a UNESCO (2003), conceituou os valores intangíveis como “Patrimônio Cultural Intangível”, “Patrimônio Cultural Imaterial”, “Cultura Tradicional e Popular”, “Patrimônio Oral” ou ainda “Patrimônio Vivo”. Contudo, conceitos não bastam para salvaguardar esses patrimônios. Para isso é necessário capturar, registrar e disseminar os conhecimentos tradicionais envolvidos na construção destes. Nesse sentido, iremos utilizar duas ferramentas para realizar esse registro: o vídeo documentário, que permitirá o registro através da contação de histórias e de experiências e o manuscrito de receitas. Interessa-nos registrar esse saber alimentar, os intercâmbios de saberes e sabores nessa região, suas perpetuações, descontinuidades e inovações. Busca-se como principais resultados, diante dos objetivos propostos: evidenciar a importância social, cultural e econômica da herança ítalo-brasileira para o desenvolvimento do turismo gastronômico desta região.
  • Instituto Federal Farroupilha - RS - Brasil
  • Thu Mar 31 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Raquel Pinho dos Santos

Ciências Humanas

História
  • a mostra de ciência e tecnologia no centro de ensino colares moreira- snct-2022. educação e o bicentenário da independência: qual o lugar das mulheres, dos indígenas, dos negros e das pessoas com deficiência?
  • A Mostra de Ciência e Tecnologia do CE Colares Moreira ao apresentar a temática “Educação e o Bicentenário da Independência”: Qual o lugar das mulheres, dos indios, dos negros e das pessoas com deficiência? incentivará a reunião de diversos estudantes e professores/as para socializarem pesquisas e experiências e suscitar reflexões sobre abordagem das lutas pela Liberdade no Brasil na Educação Básica. Pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de Independência do Brasil, é tarefa que exige um mergulho profundo nas diferentes realidades de cada região brasileira, assim como nas mais variadas formas de escolarização e experiências de educabilidade. Essa reflexão, às vésperas do bicentenário da Independência, nos leva a pensar nos caminhos percorridos até aqui e as possibilidades, por meio da educação, de criarmos bases sólidas para uma sociedade democrática. Deste modo, a mobilização das memórias e das histórias se fez tendo em vista, fundamentalmente, as disputas pelo presente. É preciso, pois, dar uma visibilidade pública, cada vez maior, a essas disputas para criarmos condições de pensarmos e produzirmos “tempos presentes” mais plurais e democráticos. É com este intuito que a Mostra de Ciência e Tecnologia do CE Colares Moreira foi pensada e conta com o apoio desta banca para efetivação prática da proposta construída em consonância com o edital SNCT/2022. Diante do exposto, ressaltamos a importância desta proposta, a qual se justifica pela sua relevância no contexto educacional codoense. E por estar em sintonia com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-SNCT/2022.
  • PREFEITURA MUNICIPAL - MA - Brasil
  • Mon Sep 19 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
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Raquel Zanatta Coutinho

Ciências Sociais Aplicadas

Demografia
  • saúde sexual e reprodutiva, gênero e conjugalidade em minas gerais em tempos de covid-19
  • Desde sua emergência, no final de 2019, a Síndrome Aguda Respiratória Severa, conhecida pela sigla Covid-19, se espalhou rapidamente pelo mundo e, em março de 2020, foi declarada pandemia pela Organização Mundial da Saúde. O cenário vem impondo uma série de desafios à população mundial. No caso brasileiro, a pandemia inaugurou uma crise sanitária sem precedentes, acompanhada por uma profunda crise econômica e social, com fortes impactos na dinâmica demográfica. Por exemplo, as taxas de mortalidade materna causadas pela Covid-19 são mais elevadas no Brasil do que em qualquer parte do mundo. De acordo com o Boletim Observatório Covid-19, da Fiocruz (2021), a taxa de mortalidade entre mulheres grávidas e puérperas foi quase três vezes maior do que a atual taxa de mortalidade por Covid-19, apontando para sérios problemas de assistência pré-natal. Quando crises de saúde pública se instalam, elas o fazem em um tecido social que já é marcado por disparidades. Assim, estabelece-se a hipótese de que as respostas às epidemias são heterogêneas e as consequências demográficas e sociais das crises de saúde pública possuem implicações distintas para mulheres de diferentes grupos etários e níveis de escolaridade. O objetivo do projeto é investigar, na perspectiva das relações de gênero, os efeitos da pandemia de Covid-19 na saúde sexual e reprodutiva (acesso a serviços de saúde), no comportamento e intenções reprodutivas (decisão sobre o número desejado de filhos, se e quando tê-los e espaçamento entre as gestações) e na conjugalidade e relações afetivas e sexuais de mulheres de três coortes (15-24, 35-44 e 60-69 anos) em Minas Gerais, estado síntese do Brasil, onde há enormes desigualdades regionais. Serão utilizados dados da Pesquisa Nacional de Saúde-2019, registros de estatísticas contínuas provenientes do DATASUS e Registro Civil, e dados qualitativos advindos de entrevistas semiestruturadas realizadas com 168 mulheres nas 14 Macrorregiões de Saúde de Minas Gerais.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Mar 29 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Raul Celistrino Teixeira

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • rede 2d de átomos ultra-frios para implementação de memórias quânticas
  • Sistemas de átomos frios em interação coerente com fótons únicos configuram uma plataforma excepcional para a implementação de memórias quânticas. Enquanto os fótons únicos são meios de transporte robustos de informação, sistemas de átomos frios têm potencial para armazenar coerentemente o fóton por um tempo muito superior ao tempo de propagação do fóton pela amostra, o que é fundamental para processadores quânticos com operações separadas no tempo. O protocolo mais robusto atualmente para a implementação de memórias quânticas em sistemas de átomos frios desordenados baseia-se na transparência eletromagneticamente induzida. A fidelidade destes protocolos é limitada por dois efeitos principais: a profundidade óptica atingível pelas nuvens de átomos frios, e a decoerência do estado atômico coletivo pelo movimento dos átomos no gás. A partir de propostas teóricas recentes, nós pretendemos implementar com este projeto de pesquisa uma rede óptica bidimensional de átomos frios de estrôncio, com ocupação unitária, para investigar o armazenamento coerente de luz. Átomos frios em uma rede têm suas posições bem determinadas e ordenadas, de forma que os modos coletivos de interação da amostra com a luz têm forma simples e são constantes no tempo. Assim, modos subradiantes se tornam excelentes candidatos para o armazenamento da informação, eliminando os limites de tempo de armazenamento pela decoerência do modo, e os de fidelidade pela profundidade óptica finita. Os desafios experimentais até obtermos a rede com ocupação unitária compreendem: - projeto da rede; - alinhamento da rede em nosso sistema de átomos frios; - obtenção de condensado de Bose-Einstein de átomos de estrôncio e carregamento do condensado na rede; - transição de fase quântica para um isolante de Mott, garantindo a ocupação única e determinista dos sítios. Para tanto, o financiamento a ser obtido através desta proposta deverá ser complementado com projetos já aprovados pelo grupo.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Wed Apr 27 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
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Raylane Andreza Dias Navarro Barreto

Ciências Humanas

Educação
  • a relação mulheres - educação e regime político autoritário no nordeste do brasil (1964-1978)
  • Este projeto intitulado A RELAÇÃO MULHERES - EDUCAÇÃO E REGIME POLÍTICO AUTORITÁRIO NO NORDESTE DO BRASIL (1964-1978) constitui um desdobramento do projeto interinstitucional “A educação de Mulheres no Brasil ao longo dos séculos XIX e XX” coordenado por mim e realizado em Rede por diversas pesquisadoras do Brasil. Sob a perpectiva teórica da História Vista de Baixo, da História das Mulheres e da História da Educação, toma-se por objeto de investigação trajetórias formativas de mulheres nordestinas com o objetivo de conhecer e compreender processos de (auto)formação, militância política e profissionalização de mulheres que foram presas e/ou perseguidas politicamente nos 9 estados do nordeste brasileiro durante o regime civil militar. A hipótese que levantamos é que as marcas e as memorias do vivido naquele regime, a despeito das mulheres que sobreviveram e foram bem sucedidas nas distintas funções desempenhadas, são responsáveis pelo interesse, ainda restrito, das mulheres pela política partidária no país. Aliando a pesquisa documental e bibliográfica à metodologia da história oral far-se-á uso de fontes documentais diversas, egodocumentos, jornais, revistas de instrução destinadas às famílias, fotografias, legislação educacional, entrevistas, depoimentos orais que serão buscados na Biblioteca Nacional, nas bibliotecas e arquivos públicos estaduais e municipais dos estados do Nordeste, no Arquivo do Departamento de Ordem Política e Social, em acervos particulares e demais lugares de memórias. O que se espera, para além da construção de conhecimento histórico que sirva à “educação para o nunca mais” e aos direitos humanos, é contribuir com a formação de recursos humanos, com a produção e divulgação de conhecimentos científicos e na produção de insumos para os debates e elaboração de políticas públicas que visem a consolidação de relações de gênero mais igualitárias no país e assim atenda a meta 5 dos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Regina Antunes Teixeira dos Santos

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • vertentes cognitivas, emocionais e sociocuturais nas situações de práticas musicais: indícios de representação mental para construção de produtos de performance em diferentes níveis de expertise
  • As diversas situações de prática musical (sejam estas formais/contextualizadas ou informais/não formais, ou ainda, com ou sem de restrições de modalidades sensoriais) contemplam representações e habilidades musicais sustentadas por processos de memória, meio no qual retemos ou recorremos a experiências passadas para mecanismos associados com o armazenamento, retenção e recuperação de informações, conhecimentos prévios e aqueles em aprendizagem. O objeto geral do presente projeto é investigar a natureza e a finalidade de fenômenos constituintes da representação musical ao longo da manipulação intencional (deliberação pessoal e/ou propositiva) em termos de aspectos cognitivos, emocionais e socioculturais na prática musical visando à construção de de produtos performáticos segundo a tradição do repertório da música ocidental em diferentes níveis de expertise. A abordagem metodológica a ser empregada é de natureza mista combinando abordagens qualitativas e quantitativas nas diversas fases da pesquisa. A população-alvo envolvida será constituída de músicos profissionais residentes na região Sul que atuam como pianistas e professores de piano, há mais de cinco anos após a conclusão de seu curso de graduação e estudantes (de graduação e pós-graduação), que frequentam os Laboratórios de Execução Musical do IA/UFRGS. Os instrumentos de coleta incluirão registro das situações de prática, registros de performances dos produtos, entrevista semiestruturada. Os dados serão analisados por análise de conteúdo, tratamento estatístico e modelagem dos produtos de performance.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Regina Aparecida Garcia de Lima

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • matriz de competência para a prática de enfermagem pediátrica oncológica na américa latina
  • A iniciativa mundial da OMS/OPAS para o Controle do Câncer Infantojuvenil- Cureall Américas- parte do princípio de que o câncer é uma das principais causas de mortalidade entre crianças e adolescentes, no mundo. A cada ano são diagnosticados, no mundo, cerca de 400.000 casos em menores de 19 anos. Na região das Américas e Caribe, são estimados ao menos 29.000 casos ano e destes cerca de 10.000 morrem. Nos países de alta renda, mais de 80% são curados, mas, nos de média e baixa renda apenas em torno de 20% são curados e tal fato decorre de diagnósticos incorretos ou tardíos, acesso limitado aos serviços de saúde, profissionais de saúde com conhecimentos insuficientes, dentre outros. O câncer infantojuvenil cursa com elevado onus psicossocial e econômico, para as famílias e os serviços de saúde e, portanto, é um importante problema de saúde pública mundial. O presente estudo busca contribuir para a melhoria do cuidado de enfermagem a crianças e adolescentes com câncer a partir dos resultados de estudo anterior, sob coordenação desta proponente, sobre o escopo da prática de enfermagem pediátrica oncológica na América Latina, o qual estruturou as competências para tal prática. Mapear, sistematizar e consolidar as evidências disponíveis a respeito das competências dos enfermeiros para o cuidado à criança e ao adolescente com câncer poderá contribuir para o alcance das metas da Iniciativa Global para o Controle do Câncer Infantil da OPAS/OMS. Desta forma, propomos a validação da Matriz de Competências para a Enfermagem Pediátrica Oncológica na América Latina- MCEPO (resultante da assessoria ao grupo de trabalho da OPAS/OMS) no Brasil e posterior tradução e adaptação cultural para um outro país da América Latina (decisão posteriormente) a fim de manter a equivalência conceitual, cultural, semântica e idiomática, de acordo com as diretrizes da International Test Commission. Por se tratar de pesquisa com seres humanos, o protocolo de pesquisa será submetido ao CEP.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Sat Apr 02 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
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Regina Célia de Sousa

Outra

Divulgação Científica
  • espaço ciência maria laura lopes de portas abertas: tomando consciência
  • Este projeto visa socializar com o público em geral, em especial, estudantes e professores do Educação Básica, resultados, aplicações e impactos de pesquisas científicas associados a saberes e fazeres tradicionais, por meio da realização de um evento envolvendo atividades de divulgação e popularização da ciência, que atenderá três municípios da microrregião do Médio Mearim – Maranhão, como parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento proposto neste projeto será do tipo Portas Abertas, constituído de variadas atividades envolvendo visitas, palestras, exposições, rodas de conversa e oficinas, tendo como tema BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. As atividades oferecidas abordam conteúdos relacionados com ciências, engenharias e tecnologias, e foram organizadas objetivando despertar a atenção da população em geral para os resultados e impactos de aplicações da ciência e da tecnologia no cotidiano da sociedade, e atuar na melhoria da qualidade do ensino de Ciências formal e não formal. Pretendemos assim, fomentar a formação de cidadãos capazes de desenvolver o raciocínio lógico, fazer conexões de conteúdos estudados com a sua realidade e, a partir de conhecimentos apreendidos, questionar, refletir e debater, para que assim, possam participar ativamente das decisões da sociedade na qual estão inseridos.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
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Regina Dalcastagnè

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • mapeamento crítico da narrativa brasileira contemporânea
  • Este projeto tem, como objetivo principal, produzir uma sistematização da narrativa brasileira contemporânea, entendida como aquela produzida a partir de 1970. Para a disponibilização dos resultados, será criado um portal crítico online, versando, inicialmente, sobre cerca de 300 obras. O material será organizado em forma de resenhas críticas, a serem acessadas por diferentes entradas em uma plataforma virtual. A ideia, convém frisar, não é produzir uma enciclopédia com ambição de abarcar toda a produção dos últimos 50 anos. Isto significa dizer, em primeiro lugar, que haverá uma reflexão sobre os livros do período e um cuidadoso processo de seleção. Entre os milhares de títulos publicados, serão escolhidos aqueles que, segundo uma série de critérios (reconhecimento do impacto estético, repercussão no campo literário nacional, representatividade regional, diversidade de perspectivas) sejam considerados os mais relevantes. A seleção é necessária para que o levantamento seja capaz de guiar o eventual leitor/internauta em uma efetiva aproximação com a narrativa brasileira contemporânea. E é necessária também para que ele possa assumir um caráter crítico: mais do que listar as obras ou resumi-las, abordá-las criticamente, buscando entendê-las sob o pano de fundo das transformações da sociedade brasileira e dos influxos estéticos e estilísticos correntes. A intenção não é apenas fornecer informações sobre algumas centenas de títulos, mas, sobretudo, proceder a uma sistematização com intenção crítica do que se publicou de mais importante na narrativa a partir dos anos 1970. Pretende-se, assim, fomentar a pesquisa sobre a literatura brasileira contemporânea e ampliar a visibilidade de autores e obras que, por conta do grande volume e da falta de sistematização, acabam desaparecendo do alcance crítico.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Sat Mar 26 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Regina Lucia Ferreira-Gomes

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • impacto da mobilidade acadêmica no fortalecimento de pesquisa científica e tecnológica para investigação detalhada da composição química de alimentos regionais e boas práticas de enfermagem
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • Thu Jan 09 00:00:00 BRT 2020-Thu Jan 09 00:00:00 BRT 2025