Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alberto Jose da Silva Duarte

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação de diferentes tipos de vacina como booster em indivíduos que apresentaram eapv (evento adverso pós-vacinal) com vacina para covid-19
  • A pesquisa e desenvolvimento de vacinas para o novo coronavirus acontece numa velocidade sem precedentes na história da humanidade. A imunização contra a COVID-19 é fundamental para conter o avanço da pandemia e tem tido grande impacto sobre a morbidade e mortalidade associadas à doença. Neste contexto, os eventos adversos após a vacinação (EAPV) anti-SARS-CoV-2 têm mostrado aspectos de incidência, diversidade e magnitude extremamente relevantes do ponto de vista de saúde individual e coletiva. O aparecimento destes eventos adversos, por vezes graves, leva a reavaliação do esquema vacinal inicialmente proposto, levando à associação de diferentes plataformas vacinais. Devido à sua recentidade, poucos estudos abordaram questões sobre os mecanismos envolvidos no desenvolvimento de eventos adversos após diferentes esquemas vacinais possíveis. A presente proposta pretende estudar, evolutivamente, parâmetros clínicos e imunológicos, relacionados à imunogenicidade e reatogenicidade, em indivíduos que apresentaram eventos adversos após a primeira dose da vacina e que utilizaram, no reforço, produtos vacinais de plataformas idênticas, comparando aqueles em que a plataforma foi alterada. Para tanto, serão investigados parâmetros relacionados à presença de marcadores inflamatórios, mecanismos autoimunes e de hipersensibilidade, bem como a avaliação de marcadores imunológicos relacionados à resposta vacinal humoral e celular. Resultados derivados deste projeto podem auxiliar na elucidação de mecanismos envolvidos no desenvolvimento de eventos adversos e podem contribuir com padronizações futuras no manejo de eventos adversos com a vacina de COVID-19.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Alberto Resende De Conti

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • modelagem teórico-experimental de cabos subterrâneos para simulação de transitórios eletromagnéticos
  • Cabos subterrâneos de comprimento reduzido, com extensão de dezenas a centenas de metros, têm sido frequentemente utilizados na integração de sistemas de geração de energia renováveis com redes de transmissão e distribuição. Além disso, encontram emprego na conexão de subestações isoladas a gás localizadas em centros urbanos, e na interligação de sistemas de aterramento de turbinas eólicas. No contexto brasileiro, é comum que a resistividade do solo no local de instalação dos cabos seja elevada, o que pode resultar em sobretensões de elevada magnitude no caso de surtos atmosféricos e de manobra. Além disso, a curta extensão dos cabos resulta em fenômenos transitórios com frequências elevadas que podem levar à ocorrência de falhas em transformadores e demais equipamentos. O estudo de transitórios eletromagnéticos em cabos subterrâneos é usualmente realizado em plataformas computacionais como o ATP (Alternative Transients Program) que, por ser de uso gratuito, é empregada em todo o mundo. Contudo, os modelos de cabos subterrâneos disponíveis no ATP só podem ser empregados na simulação de transitórios de baixa frequência em solos de baixa resistividade. Neste projeto, pretende-se desenvolver uma modelagem matemática rigorosa para a simulação de transitórios eletromagnéticos em cabos subterrâneos. Para isso, será aplicada a técnica numérica de diferenças finitas no domínio do tempo (FDTD), que soluciona diretamente as equações de Maxwell, para representar geometrias típicas de cabos em três dimensões. Essa técnica será utilizada como referência para validação de outras abordagens que serão propostas com base na teoria de linha de transmissão. Também serão realizadas medições da resposta transitória de cabos subterrâneos frente à aplicação de sinais impulsivos. Os resultados de simulação com FDTD e medição serão fonte para validação de modelos de cabos a serem propostos, que serão posteriormente implementados em programas como o ATP para uso pela comunidade.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025