Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Karl Erik Schollhammer

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • copenhague e rio de janeiro: desenvolvimento sustentável, digitalização e cidades habitáveis (cori)
  • A rede COpenhagen e RIo de Janeiro: Desenvolvimento Sustentável, Digitalização e Cidades Habitáveis(CORI) agrega valor ao ecossistema de pesquisa e inovação no Brasil e na Dinamarca e aumenta o impacto global impacto global da pesquisa e da inovação em áreas de importância global. A CORI fortalece as relações e a interação entre a Universidade de Aalborg (AAU), a Copenhagen Business School (CBS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e os parceiros públicos e privados brasileiros e dinamarqueses. Desde 2016, essas universidades desenvolveram relações de colaboração por meio do Danish Innovation Centro Dinamarquês de Inovação no Brasil e do programa brasileiro de intercâmbio CAPES/PrInt. A nova proposta inclui parceiros da África (Universidade Gulu em Uganda), Costa Rica (UNA) e Colômbia (Javeriana, Bogota) todos com colaboração de longa data com os parceiros do CORI). Combinando pesquisas sobre digitalização, desenvolvimento sustentável e participação das pessoas e das partes interessadas no desenvolvimento de soluções, a Rede contribui para o desenvolvimento de que o Rio de Janeiro e Copenhague sejam cidades habitáveis e inovadoras. Os principais assuntos da rede CORI são a importância do big data e da digitalização para o desenvolvimento sustentável e a habitabilidade, bem como o acesso, o uso e a sensibilização dos dados para ampliar a governança democrática por meio da interação dos cidadãos em soluções inteligentes e seu envolvimento A partir desse pano de fundo, pretendemos incluir áreas tópicas: A importância da "água" para a habitabilidade, por exemplo, para garantir uma "água" limpa e agradável (praias limpas, cursos d'água, bacias portuárias); Resíduos, reparos e economia circular, como transformar os resíduos em recursos e envolver cidadãos, empresas e instituições no desenvolvimento de novas práticas de economia circular; inovação inclusiva, fortalecendo o uso de métodos participativos no design do projeto e da implementação.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Jan 08 00:00:00 BRT 2024-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Karl Schurster Verissimo de Sousa Leao

Ciências Humanas

História
  • reflexões sobre o holocausto no campo da volkspädagogik: uma análise comparativa
  • Esta pesquisa em rede tem como objetivo compreender a história do ensino sobre a Shoah em países como Alemanha, Brasil, Espanha, Portugal, Inglaterra, Israel e Estados Unidos. Utilizando uma metodologia comparativa sob a perspectiva da história do tempo presente, analisaremos os currículos propostos para o ensino básico e, em alguns casos, superior, assim como os materiais de ensino desenvolvidos por Institutos, Museus e Universidades com centros de pesquisa dedicados ao ensino de história da Shoah. Também serão considerados os documentos internacionais que regulamentam o ensino desse genocídio para cotejar com os currículos nacionais. Nosso projeto está dividido em três etapas: I. apresentar e analisar a história do ensino sobre a Shoah, buscando estabelecer uma relação entre o surgimento desse campo disciplinar e as conjunturas sociopolíticas de cada país abordado; II. compreender a formação do ensino sobre a Shoah no Brasil, abordando suas particularidades, os primeiros professores e programas de curso, até a implementação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, em alguns estados, a legislação de obrigatoriedade do tema, III. comparar como as questões nacionais no tempo presente estão intrinsecamente ligadas à constante reconfiguração do processo histórico em questão, transformando a história do Holocausto numa questão transnacional. Assim, essa investigação que reúne especialistas de diversos países, busca apontar para como o ensino de traumas sociais coletivos são, desde sua origem, uma questão transnacional, mesmo em seus diferentes contextos.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Karla Emilia de Sa Rodrigues

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • diagnóstico tardio em oncologia pediátrica
  • Segundo a OMS, a cada ano são diagnosticados 400.000 casos novos de câncer infantojuvenil em todo o mundo e estudos apontam que mais de 40% das crianças falecem sem sequer terem sido diagnosticadas, sendo que 80% delas estão concentradas nos países de baixa e média renda. Projeções mostram um aumento na sua incidência com impacto desproporcional em cenários de recursos escassos, como esses países. No Brasil, são diagnosticados cerca de 8.000 novos casos de a cada ano, constituindo a primeira causa de morte por doença. Segundo dados do INCA cerca de 70% das crianças acometidas de câncer podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados. No entanto, no Brasil há grande variabilidade nas taxas de sobrevida conforme a região do país. Quando o diagnóstico é feito em fases iniciais permite o tratamento menos agressivo, quando a carga de doença é menor, com maiores possibilidades de cura e menores sequelas da doença ou do tratamento. Objetivo geral: verificar o tempo que decorre entre o surgimento dos sinais/sintomas iniciais da doença até a chegada do paciente ao centro de tratamento especializado. Dentre os objetivos específicos destacam-se: 1) Avaliar a influência do tempo sobre o estadiamento da doença; 2) Identificar os profissionais inicialmente procurados; 3) Identificar o profissional que encaminhou o paciente ao centro de referência e; 4) Avaliar a distância e o acesso a centros de saúde. Será desenvolvido em diferentes centros de tratamento oncológico pediátrico localizados nas 5 regiões do país. Os dados serão armazenados na plataforma REDCap. Todos participarão das análises e do plano de tradução e disseminação do conhecimento. A identificação dos fatores que interferem na trajetória da criança com câncer até o diagnóstico e tratamento especializado poderá subsidiar os gestores em saúde nas tomadas de decisão em relação às políticas públicas voltadas à oncologia pediátrica e à alocação conscienciosa dos recursos.
  • Fundação Pio XII - SP - Brasil
  • Tue Dec 26 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Karla Helena Coelho Vilaça e Silva

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • 80 e mais anos: um estudo longitudinal dos fatores de risco e fatores de proteção de mortalidade, fragilidade e incapacidade funcional de pessoas idosas
  • O contingente de pessoas com 80 anos ou mais aumenta exponencialmente no Brasil e no mundo, sendo majoritariamente composto por mulheres, pessoas vulneráveis e por pessoas com limitações funcionais. Sendo assim, a presente proposta visa contribuir para o entendimento da influência das doenças crônicas e dos hábitos de vida nos desfechos em saúde da pessoa idosa longeva por meio da avaliação da capacidade intrínseca, que é o resultado da soma e da interação das capacidades físicas e mentais do indivíduo e suas interações com os fatores ambientais físicos e sociais a partir da premissa de que é possível evitar a dependência de cuidados mesmo diante da redução da capacidade funcional, se certas condições associadas forem precocemente diagnosticadas e controladas. Trata-se de um estudo analítico de coorte, prospectivo, de base populacional e domiciliar que será desenvolvido em duas ondas de levantamento de dados, tendo a primeira sido realizada entre 2016/2018. Na primeira onda foram coletadas variáveis demográficas e socioeconômicas, eventos estressantes na infância e na velhice, indicadores de reserva cognitiva, saúde física, dosagem de citocinas inflamatórias e anti-inflamatórias, recursos sociais e elementos de resiliência psicológica. Nesta nova onda (2024-2025) os participantes serão novamente submetidos a essas avaliações, e em caso de ocorrência de óbito do participante, os familiares ou cuidadores serão entrevistados para obter informações sobre condições do falecimento. Serão novamente dosados por citometria de fluxo: interleucina (IL) 10, IL-6, IL-4, IL-2, fator de necrose tumoral (TNF) e interferon gama. Para as avaliações das condições associadas à perda de capacidade intrínseca, será aplicada a Ferramenta de Triagem ICOPE do Ministério da Saúde para rastreio de declínio cognitivo, mobilidade reduzida, má nutrição, deficiência visual, perda auditiva e sintomas depressivos.
  • Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Karla Maria Silva de Faria

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • conectividade das paisagens do caminho dos goyazes para a gestão sustentável do cerrado goiano
  • O bioma Cerrado, foi rapidamente submetido à modelo de ocupação que restringiu a vegetação nativa a fragmentos desconexos e com formatos e dimensões insuficientes à manutenção da biodiversidade. Políticas ambientais vêm apresentando instrumentos para ampliar a conectividade das paisagens a fim de mitigar os impactos aos serviços ecossistêmicos. A conectividade paisagística, entretanto, demanda articulação territorial com diversos atores sociais, econômicos para real alcance ambiental. Encontra-se em implementação no Brasil projetos de Ecoturismo em trilhas de longo curso que apresenta espaço para efetivamente implantar projetos de desenvolvimento sustentável, integrado e conector de paisagens. Pesquisas científicas que avaliem os níveis de fragmentação e propostas de conectividade nas trilhas de longo curso ainda estão em estágios iniciais, portanto, almeja-se desenvolver e apresentar a comunidade científica das ciências da natureza, uma proposta metodológica que aponte cenários de conectividade paisagística dos Caminhos dos Goyazes (Caminho dos Veadeiros e Caminho de Cora Coralina) que contribuam para gestão sustentável do cerrado Goiano, com conexão das UCs e atendimento de metas dos ODS. A metodologia estará sustentada nos pressupostos teóricos e metodológicos da Geoecologia das Paisagens que adota percepção geossistêmica e enfoca estudos multiescalares e multitemporais com análise espacial em Sistemas de Informações Geográficas, o que permite a construção de modelos que incorporam a sustentabilidade ao processo de desenvolvimento. Os resultados irão contribuir para as discussões sobre estratégias de planejamento regional e territorial e local das áreas selecionadas, assim como articular e consolidar redes de pesquisas entre instituições, formação de pesquisadores para atuação na pós-graduação e elaboração e divulgação de material didático para ensino.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Karla Paresque

Outra

Divulgação Científica
  • escola azul em alagoas: a ciência pela promoção da diversidade, equidade e inclusão
  • Este projeto faz parte de uma proposta em Rede para promover a Feira de Ciência das Escolas Azuis, sendo esta a proposta para o estado de Alagoas especificamente (Feira de Ciência: Alagoas e o Oceano). A proposta visa promover a ciência e a equidade étnico-racial por meio de uma Feira de Ciência em Alagoas, alinhada à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Serão integraos conhecimentos científicos, tradicionais e indígenas, enfocando a cultura oceânica e a diversidade, enquanto promove o letramento científico e a consciência sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A importância da iniciativa reside na necessidade de construir uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável, abordando questões étnico-raciais e de gênero, e preparando jovens para o mercado de trabalho alinhado à Agenda 2030. A proposta visa investigar como a integração de diferentes conhecimentos pode promover o raciocínio crítico e científico, contribuindo para a transformação social e o combate ao racismo. A plausibilidade da abordagem reside na conexão direta entre a diversidade cultural, a ciência oceânica e os ODS, fornecendo uma base sólida para a promoção da equidade e desenvolvimento sustentável. A estratégia metodológica envolve três etapas: mobilização, formação e ação, promovendo o engajamento da comunidade escolar, integração disciplinar e colaboração com instituições parceiras para alcançar os objetivos propostos.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Fri Feb 02 00:00:00 BRT 2024-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Karla Schuch Brunet

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • reminiscências da água. imersão como pesquisa em mares e rios vivos.
  • Este projeto propõe trabalhar com as noções de memórias da água em diferentes formatos artísticos. Tendo a imersão como pesquisa, pesquisamos o movimento em fluxos das águas dos rios e mares que nos rodeiam, seus resíduos, fragmentos e recordações. A ancestralidade, as narrativas, as recordações e os mergulhos nestas águas originam a ação artística. Propomos uma pesquisa onde a etnografia e a metodologia da história oral serão parte do processo de criação e produção de arte. A pesquisa está baseada em 3 eixos: as narrativas audiovisuais, a musicalidade e a eco-performance. Estes eixos serão práticas e metodologias artísticas para pensarmos as águas em nosso redor e nossa conexão com o meio ambiente. As imersões serão pensadas para os mares do nosso entorno como, por exemplo, o Parque Marinho da Barra, o mar da região da Ribeira, o mar de Itaparica e da Ilha de Maré, tendo sempre a Baía de Todos os Santos como nosso ponto de partida. Nossa intenção é também trabalhar com água doce e alguns rios que planejamos as imersões são o Rio Paraguaçu, o Rio São Francisco, o Rio da Dona e o Rio das Contas. Também, é proposto trabalhar com os rios aéreos, suas implicações na região e as narrativas decorrentes deles. Para tais imersões faremos práticas de caminhadas, remadas e escutas das histórias orais, tanto de comunidades ribeirinhas, povos originários, comunidades quilombolas quanto de cientistas que trabalham no local. As obras decorrentes dessas imersões serão peças dos 3 eixos citados acima e exibidas em exposições e festivais tanto regionais quanto em eventos nacionais e internacionais. Fazendo assim, uma conexão do local com o global, propondo um questionamento sobre nossas ações nos dois níveis, pois a água conecta o mundo, tanto por seus rios, mares como pelas nuvens e chuvas.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Jan 29 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Karla Valéria Batista Lima

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • consolidação de rede de vigilancia epidemio-genômica da tuberculose (reviget) no norte-nordeste do brasil
  • O programa Estratégia para o Fim da Tuberculose (TB) inclui em seus pilares a intensificação em pesquisa e inovação e rápida adoção de novas ferramentas para o controle e vigilância da TB, como o sequenciamento de próxima geração. A ferramenta é essencial para a adoção de estratégias em precisão de saúde e vigilância da TB resistente a fármacos, bem como em pesquisas voltadas para intervenções e desenvolvimento de novos diagnósticos. As regiões Norte e Nordeste (N/NE) são sub-representadas na produção científica, incluindo estudos de epidemiologia molecular e que apoiem o manejo da TB. É urgente ampliarmos o conhecimento sobre a TB no N/NE e incluí-las como co-participativas no processo de geração de conhecimento, na formação de recursos humanos e promoção da saúde, em áreas com maiores vulnerabilidades sociais. É necessária uma abordagem que visa a geração de conhecimento, a implementação de melhorias na prevenção, por meio de apoio na vigilância utilizando sequenciamento completo do genoma (WGS) e geoprocessamento para monitorar eficazmente a transmissão, identificar clusters e locais de risco, e detectar o surgimento de linhagens bacterianas ou mutações associadas à resistência. Aplicaremos o WGS para o diagnóstico do perfil de resistência a fármacos em casos de TB com resistência a rifampicina identificados na rede de laboratórios de apoio para diagnóstico da TB, bem como capacitar profissionais de saúde para a análise, interpretação e conduta a partir dos resultados obtidos, utilizando metodologia validada internacionalmente em contextos de baixa disponibilidade de recursos humanos e materiais, e implementar a web-plataforma interativa GEMIBRA, criada como suporte à Rede Nacional de Dados em Saúde para modernizar a vigilância da TB. O estudo é do tipo multicêntrico, transversal, prospectivo, experimental, epidemiológico, quanti-qualitativo, descritivo e analítico. Esta proposta inclui instituições de pesquisa e LACEN dos estados do Pará, Amazonas, Ceará e Bahia
  • Instituto Evandro Chagas - PA - Brasil
  • Mon Jan 15 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Karlos Guilherme Diemer Kochhann

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • estratigrafia isotópica de depósitos sedimentares miocênicos da américa do sul
  • O presente projeto de pesquisa pretende investigar registros isotópicos estáveis de carbono e oxigênio em sucessões miocênicas (23 a 5 Ma) da América do Sul, de modo a reconstruir condições paleoambientais locais (e.g., hidroclima) e possibilitar correlações de longa distância com registros marinhos profundos. Esse conjunto de dados é inédito para sucessões sedimentares da América do Sul e nossas medições serão realizadas em fósseis marinhos calcários (e.g., moluscos e foraminíferos) e dentes de mamíferos. O material estudado será proveniente de depósitos continentais do Sítio La Venta, Colômbia; depósitos transicionais da Formação Solimões, Brasil; e depósitos marinhos das formações Pirabas (Brasil), Camacho (Uruguai e Brasil), Paraná, Balneario La Lomberia, Puerto Madryn, San Julián, Carmen Silva e Monte León (Argentina). Os resultados do presente estudo serão de grande relevância para melhor compreender as respostas do clima sul-americano a condições de aquecimento global no passado, que foram comparáveis a previsões de cenários climáticos futuros.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Jul 17 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Karol Fireman de Farias

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • avaliação da viabilidade de uma terapia inovadora para infecções vaginais
  • As infecções vaginais representam uma das principais queixas e agravos ginecológicos, configurando-se como um desafio significativo para a saúde pública. As principais formas de tratamento são através do uso de antibióticos, antifúngicos e antiparasitários. Entretanto, os quadros de recorrência e o uso excessivo desses medicamentos têm aumentado os casos de resistência microbiana, fúngica e parasitária, tornando-se um problema. Diante desse cenário de resistência medicamentosa, somado ao custo financeiro e estresse psicológico decorrentes das falhas das terapêuticas empregadas, surge a necessidade de novas alternativas de tratamento que possam reduzir esse problema, como o uso de fitoterápicos. Dessa forma, a presente proposta visa avaliar a segurança e a eficácia de um novo fitoterápico na forma de óvulo vaginal à base de Mimosa tenuiflora (Willd) Poir. contendo ficoeritrina ou nanopartículas de prata. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, triplo cego, de delineamento prospectivo de fase I e II. Na fase I será avaliada a segurança do fitoterápico e serão incluídas mulheres saudáveis, alocadas aleatoriamente em um dos quatro grupos: (1)Aplicação de óvulo vaginal contendo extrato seco de Mimosa tenuiflora; (2)Aplicação de óvulo vaginal contendo extrato seco de Mimosa tenuiflora associado à ficoeritrina; (3)Aplicação de óvulo vaginal contendo extrato seco de Mimosa tenuiflora associado à nanopartículas de prata; (4)Aplicação do placebo. Na fase II será investigada a eficácia e serão incluídas mulheres com diagnóstico de infecção vaginal, distribuídas entre os grupos: (1)Aplicação de óvulo vaginal contendo extrato seco de Mimosa tenuiflora; (2)Aplicação de óvulo vaginal contendo extrato seco de Mimosa tenuiflora associado à ficoeritrina; (3)Aplicação de óvulo vaginal contendo extrato seco de Mimosa tenuiflora associado à nanopartículas de prata; (4)Aplicação do tratamento padrão ouro. Será realizada também avaliação clínica, ginecológica, laboratorial e molecular.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Kary Ann del Carmen Ocaña Gautherot

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • otimização e integração de ferramentas de bioinformática em ambiente de computação de alto desempenho para análises de dados ômicos em doenças infecciosas
  • Com os avanços científicos de áreas como biomedicina, biodiversidade, biogeografia, biologia populacional, biologia evolutiva, entre outras, uma grande quantidade de dados biológicos é produzida e requer a utilização de ferramentas eficientes da computação. A cada ano surgem novos desafios em pesquisas como a pandemia de COVID-19 nos últimos anos. O Brasil, além da COVID-19, tem sofrido com outras diversas epidemias de doenças infecciosas ao longo dos últimos anos, como Zika, Dengue, Febre Amarela, entre outras. O LABINFO, no LNCC, desenvolve e utiliza pipelines de bioinformática para realizar pesquisas através de estratégias “ômicas” (genômica transcriptômica, filogenômica, metagenômica). A integração das informações científicas por meio de técnicas de aprendizado de máquina, banco de dados e workflows científicos suportados por ambientes computacionais paralelos e distribuídos auxiliarão nas análises “ômicas” de pesquisas em zoonose de doenças infecciosas como Zika, Febre Amarela, Chikungunya e Dengue, dentre outros. Trata-se de um projeto interdisciplinar envolvendo pesquisadores com conhecimento em diferentes áreas (bioinformática, biologia molecular, bioestatística e computação de alto desempenho) na tentativa de propor novas técnicas para a automatização, reprodutibilidade e integração de experimentos científicos que sustentem análises ômicas em larga escala e que gerem subsídios para o entendimento de processos envolvidos em doenças infecciosas e avaliação de possíveis alvos com potencial biotecnológico. O presente trabalho concentra-se na solução de problemas na área da bioinformática e biologia computacional imprimindo uma forte ligação em áreas de ciências da computação e análises de dados, para o desenvolvimento de ferramentas de workflows e pipelines científicos integrados em uma plataforma computacional de alto desempenho para análise de dados ômicos.
  • Laboratório Nacional de Computação Científica - RJ - Brasil
  • Wed Nov 30 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Karyne Dias Coutinho

Ciências Humanas

Educação
  • a dimensão poética da formação docente
  • O Coletivo de Estudos Poéticas do Aprender (CNPq-UFRN) investiga as possibilidades de um pensamento da educação elaborado a partir das artes e desde 2018 tem se dedicado à pesquisa das interfaces entre formação docente e abordagens artístico-pedagógicas. Na esteira disso, este Projeto consiste em pesquisa voltada à produção de conhecimento sobre a dimensão poética da docência, perguntando-se: Quais são os princípios da dimensão poética da docência, que potencialidades têm na formação docente e de que modos impactam as reflexões sobre o fazer pedagógico? Mais especificamente, trata-se de investigar os fundamentos, métodos e desdobramentos de uma formação continuada de professores/as que tenha como eixo norteador princípios característicos do trabalho em artes: presença, criação, atenção, escuta, improvisação, composição, coletividade, entre outros (GUMBRECHT, 2010; SPOLIN, 2015; CHACRA, 2010; RYNGAERT, 2009). A hipótese é que, quando propostos como um eixo teórico-metodológico da docência, tais princípios consistem em elementos inovadores da pesquisa e da prática da formação docente na contemporaneidade, ainda pouco explorados nesse campo. A inovação está em experimentar uma descontinuidade em relação às soluções geralmente oferecidas no campo da formação, inserindo-se novos elementos relacionados à sua dimensão poética. Apesar do caráter inovador da pesquisa, a Equipe tem evidências preliminares de seus efeitos significativos, a partir de projetos desenvolvidos com êxito junto a 2 secretarias municipais de educação do RN, com os quais verificou-se a viabilidade e abrangência dessa proposta (COUTINHO, 2022). A metodologia compreende pesquisa e análise bibliográfica, estudo, exame e discussão de obras de referência; pesquisa empírica junto a outras 2 redes de ensino do RN, entrevistas individuais e coletivas, rodas de conversa por grupos focais, elaboração de cartografias do tema e produção de trabalhos acadêmicos (artigos científicos, livro, documentário).
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Tue Jan 16 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Katharina Döring

Ciências Humanas

História
  • “pequenos mundos” 40 anos depois - memória e presença das culturas populares e tradições cênico-poético-musicais na bahia
  • O presente projeto de pesquisa, submetido pelo PPGEAFIN - UNEB (Mestrado multidisciplinar em História: Estudos Africanos, Povos indígenas e Culturas negras), propõe a realização de um “re-mapeamento” e reestudo da trajetória percorrida pelo jornalista e teatrólogo baiano Nelson de Araújo (em memoriam), que chegou a materializar o “Panorama da Cultura Popular na Bahia”, em três Tomos publicados (1986-1996), constituindo a trilogia “Pequenos Mundos”, de imenso valor para a memória da cultura baiana. Araújo realizou e publicou uma pesquisa de campo que retrata as tradições cênico-poético-musicais pelas demais regiões geoculturais da Bahia, em meados dos anos 80. Não havia nenhuma pesquisa igual na história da Bahia, pela sua originalidade e veracidade no detalhe e na pesquisa histórica, sociocultural e estética, dando voz aos protagonistas culturais inseridos na história social da sua região. O projeto proposto pela PPGEAFIN conta com pesquisadores agregados, a partir dos seus grupos de pesquisa: grupo de pesquisa Alafia: Cartografias culturais e multilinguagens (Irecê); LAB Koringoma - Memórias e práticas cênico-poético-musicais das culturas populares na Diáspora Africana (Salvador); OPARÁ – Centro de Pesquisas em Etnicidades (Paulo Afonso); NUTOPIA - Núcleo de Tradições Orais e Património Imaterial de matrizes Afro-ameríndias, Campus II – UNEB; LEAFRO – Laboratório de Estudos Africanos e Espaço Atlântico, Campus XIII - UNEB. O arcabouço epistemológico é interdisciplinar nos campos: História oral e social da cultura, Antropologia, Etnomusicologia e -cenologia, Estudos culturais, Literatura oral e artes. A metodologia prevê o levantamento da memória e presença da história local, via pesquisas de campo in loco, pesquisas bibliográficas e midiáticas. Os resultados previstos são: a criação de um acervo online; publicações em revistas cientificas temáticas especializadas; um seminário nacional; a produção de um livro coletânea; e registros em video e audio.
  • Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Katia Augusta Maciel

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • metaversidade: arte, cultura e tecnologia
  • O projeto oferece formação qualificada para jovens negros e indígenas de comunidades periféricas, em ambiente virtual 3D de acesso online e gratuito para multiplayers, desenvolvido através de linguagens e plataformas da web 3.0. O projeto explora o potencial dos metaversos para a educação, arte e cultura decolonial, reunindo artistas digitais, produtores culturais e pesquisadores em parcerias estratégicas com o Coletivo Mídia Índia e a ONG Cinema Nosso, para a curadoria e a realização de cursos, oficinas e eventos de extensão. Busca-se oferecer espaços de capacitação inclusivos e participativos para o desenvolvimento de novos talentos nas linguagens midiáticas imersivas e realidades estendidas. Entre as ações propostas, serão realizados workshops na ONG Cinema Nosso, visando a formação de artistas em CryptoArt e NFTs nas plataformas PARAS e PLUMINITE. O projeto também levará acesso à internet via satélite para a Aldeia Jenipapo, no Território Indígena de Araribóia, no Maranhão, como piloto de uma ação que poderá ser replicada de forma itinerante em outras aldeias, como política pública para a inclusão digital e a redução de desigualdades. Através da educação midiática, jovens do coletivo Mídia Índia poderão interagir com professores e artistas digitais que irão visitar virtualmente a aldeia, promovendo uma troca de saberes que não seria viável sem a mediação da tecnologia, dadas as distâncias geográficas e dificuldades de acesso. O projeto propõe incentivar a formação de redes e coletivos entre comunidades periféricas, artistas e pesquisadores. Além da participação na Jornada Internacional GEMINIS na UFSCAR, expondo o estado da arte de produções brasileiras em metaversos e realidades estendidas, tornando esse projeto numa referência para jovens criadores em artes e narrativas imersivas no país.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Katia Castanho Scortecci

Ciências Biológicas

Genética
  • ação da microgravidade simulada na resposta genético-adaptativa de lentilhas-d´água a estresse em cultivo para suporte à vida em missões espaciais.
  • Desde a década de 1960, busca-se elucidar o desenvolvimento de espécies vegetais nas estações espaciais. Foi observado que podem ocorrer alterações no padrão de desenvolvimento, no crescimento e até na produção das sementes. Algumas teorias tentam explicar como o fluxo do fitohormnio auxina, o papel dos amiloplastos, do citoesqueleto, do fluxo dos íons Ca+2. Mas, ainda não está totalmente elucidado como a microgravidade ou hipergravidade atuam nas células, e como influenciam a expressão de genes e proteínas. Provavelmente, envolve uma uma rede complexa de vias de sinalização. Com os trabalhos de estresse biótico e abióticos nas condições da gravidade 1g (Terra) sabe-se que as plantas respondem a estas condições adversas mediadas por uma rede de interação de eventos regulatórios que desencadeiam alterações fisiológicas e modificações na regulação das regiões não codantes, memória celular, entre outras. Com base na retomada das propostas de missões interplanetárias, gerou-se a preocupação na produção de alimentos, consequentemente alguns sistemas para o crescimento em missões espaciais estão sendo desenvolvidas e algumas plantas estão sendo avaliadas. Entre esta, estão as espécies de lentilhas-d´água (família Lemnaceae) por ter um crescimento rápido, produção de biomassa, e um potencial nutricional para na dieta dos astronautas. A partir disto, esta proposta propõe avaliar o efeito da microgravidade simulada (clinostato) conjuntamente com outros estresse abióticos no desenvolvimento destas plantas, produção de biomassa, teor proteico, e de compostos fenólicos considerando o potencial biotecnológico destas plantas na área nutricional e da saúde. Esta proposta inclui colaborações técnico-científicas com grupos nacionais e internacionais e, a partir dela, espera-se fortalecer um núcleo de fitorremediação com base em ferramentas moleculares aplicadas a missões espaciais, além de gerar massa crítica para o desenvolvimento acadêmico, tecnológico e de inovação na área.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Tue Dec 06 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Katia Franklin Albertin Torres

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • nanoestruturas de tio2, zno, al2o3 e si para detecção de cádmio e chumbo em água
  • Os problemas em relação à contaminação de efluentes por metais pesados no Brasil têm se mostrado alarmantes em relação às áreas da saúde, alimentícia, agropecuária e ambiental. As técnicas mais empregadas para detecção de metais pesados são as técnicas espectroscópicas de alto custo que exigem qualificação do operador para realizar esses tipos de análise. Métodos simples, de menor custo, favorecendo a análise in situ, são as técnicas voltamétricas. Estas técnicas têm como base a medição da resposta em intensidade de corrente elétrica de acordo com o processo de adsorção/dessorção quando um determinado potencial é aplicado. Porém, ainda se tratam de sistemas robustos que exigem interpretação do sinal gerado. Neste projeto, pretende-se desenvolver estudos e caracterização de nanoestruturas para detecção de cádmio (Cd) e chumbo (Pb) em água utilizando o sistema de mecanismo de adsorção de íons de metais pesados no material sensor (estruturas nanométricas de TiO2, ZnO, Al2O3 e PSi). Tem-se como objetivo a construção de um sensor comercial de baixo custo e de fácil utilização cujo condicionamento do sinal seja realizado a partir de circuito integrado. Assim, será gerado um produto final totalmente portátil e que forneça o valor diretamente em um display ou apresente a informação indicando se aquela amostra está dentro ou fora da concentração exigida e regulamentada. Os materiais serão obtidos a partir da técnica de anodização eletroquímica ou oxidação térmica e serão caracterizados quimicamente, estruturalmente, opticamente e morfologicamente. Em outra etapa, os materiais serão utilizados como material sensor em uma célula eletroquímica de forma a caracterizar a sensibilidade e seletividade das diferentes nanoestruturas e materiais aos metais pesados de interesse (chumbo e cádmio) na água. Os recursos para fabricação do protótipo já estão assegurados pelo programa de Apoio a Projetos de Circuitos Integrados.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Kátia Jakovljevic Pudla Wagner

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • cobertura da vacinação de papilomavírus humano (hpv) entre meninos e meninas no brasil: análise da série temporal 2022-2024
  • A medida mais eficaz para prevenir a infecção pelo HPV é por meio da vacinação, sendo a vacina distribuída gratuitamente pelo SUS. Entre os grupos que tem indicação para vacinação estão meninos e meninas de 9 a 14 anos, com esquema vacinal preconizado com duas doses. A cobertura vacinal no Brasil sofreu uma diminuição nos últimos anos, também decorrente da pandemia de Covid-19. Ao analisar a cobertura específica da vacina de HPV, existe variação espacial, com algumas regiões com melhores indicadores, e também associações com aspectos sociodemográficos e econômicos, como maior cobertura conforme aumento do grau de urbanização e presença de banheiro nos domicílios. Além disso, vale destacar que a cobertura vacinal, especialmente da segunda dose, encontra-se abaixo do recomendado. O objetivo da pesquisa é avaliar as estimativas da cobertura da vacina de HPV no Brasil de 2022 à 2024 na população de 9 a 14 anos de ambos os sexos, além de identificar heterogeneidades geográficas na cobertura da vacinação e testar a associação de indicadores sociodemográficos, econômicos e de saúde das microrregiões com a cobertura vacinal. O estudo será do tipo ecológico, realizado com dados de diferentes sistemas de informação brasileiros. Os dados de vacinação serão coletados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), onde serão obtidos os números de doses aplicadas nos anos de 2022 à 2024 por idade e sexo, considerando-se separadamente primeira e segunda doses. Os dados referentes ao número de adolescentes (de ambos os sexos) na faixa etária de 9 à 14 anos serão provenientes do Censo Demográfico de 2022. Também serão utilizados indicadores das microrregiões brasileiras a partir das informações divulgadas pelo censo 2022.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Thu Feb 08 00:00:00 BRT 2024-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Katia Kellem da Rosa

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • o cenário de segurança hídrica e vulnerabilidade socioambiental nas bacias hidrográficas do rio jacuí (brasil), rio vilcanota (peru) e rio santa (peru)
  • Os tópicos justiça ambiental, segurança hídrica e migrações são prioritários para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas. A temática de justiça climática pode abordar os impactos desproporcionais das mudanças climáticas sobre as pequenas comunidades rurais ou tradicionais com baixa diversificação das atividades econômicas e dependência da qualidade de elementos naturais, como a distribuição de chuvas ou aporte de água de degelo das geleiras. Nas áreas de montanha do Peru, onde há sub-bacias da bacia hidrográfica (BH) Amazônica, e na bacia hidrográfica (BH) do Rio Jacuí (Brasil), os problemas enfrentados por diversas comunidades rurais demonstram que essas podem ser altamente impactada pelas mudanças climáticas e ocorrência de eventos climáticos extremos. Nesse contexto, o avanço em ferramentas e abordagens quantitativas e integradas para análise espacial da segurança hídrica é relevante, assim como a avaliação da sensibilidade e a capacidade adaptativa de ambientes às mudanças climáticas. As migrações ambientais podem causar despovoamento e ampliar os problemas socioeconômicos e ambientais em algumas áreas. O objetivo da proposta é investigar o cenário de segurança hídrica, migrações ambientais e vulnerabilidade socioambiental nas BH do Rio Jacuí, Rio Vilcanota (Peru) e Rio Santa (Peru). Para as BH no Peru, o projeto também visa avaliar as mudanças nas geleiras e associar às alterações hidrológicas nas últimas duas décadas. Em termos metodológicos, a proposta prevê as etapas: a) Aplicação de técnicas de geoprocessamento e de análise de dados de sensoriamento remoto e de campo para a geração mapas temáticos (e.g. unidades geomorfológicas, mudanças nas geleiras); b) Análise estatística de séries temporais de dados climáticos e hidrológicos; c) Interpretação de entrevistas, de índices de vulnerabilidade socioambiental às mudanças climáticas e migração ambiental; d) Mapeamento dos cenários de segurança hídrica diante das projeções climáticas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Kátia Leite Mansur

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • três terras: passado, transformação e futuro na exposição memórias da terra
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Dec 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Katia Lucchesi Cavalca Dedini

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • modelagem, monitoramento e confiabilidade de turbinas eólicas offshore
  • A necessidade de aumentar as fontes de energia renováveis na produção global de energia e de explorar os recursos eólicos sem impactar em meios urbanos estão movendo os parques eólicos cada vez mais distantes da costa marítima e, portanto, estabelecendo-os em águas mais profundas [1-3]. Trabalhando em ambientes críticos e sob condições de carga variadas, os sistemas de turbinas eólicas estão inevitavelmente sujeitos a uma ampla variedade de anomalias e falhas. O custo de operação e manutenção de uma turbina eólica é considerável, especialmente em parques offshore. Um impedimento para o investimento em energia eólica é a considerável taxa de falha das turbinas. Em particular, grandes turbinas eólicas apresentam baixa tolerância em termos de queda de desempenho, desligamentos não programados e até mesmo danos ao sistema causados por falhas que ocorrem em componentes do sistema, como mancais, transmissões, sistemas hidráulicos, gerador, unidades de controle eletrônico, sistemas elétricos, sensores, entre outros [4]. Consequentemente, existe uma alta demanda no incremento da confiabilidade de operação, sendo fundamental detectar e identificar qualquer tipo de anormalidade o mais cedo possível a fim de prever falhas incipientes para minimizar a queda do desempenho e mitigar situações perigosas. A operação e manutenção de energia eólica offshore vem se desenvolvendo na direção da digitalização e inteligência artificial [5,6]. Dentro deste contexto, o desenvolvimento de técnicas eficientes para o monitoramento de condição dessas máquinas está diretamente condicionado à obtenção de modelos mais robustos e representativos. Conforme mencionado por [5,7], o desenvolvimento de modelos robustos para modelar o comportamento dinâmico de turbinas eólicas ainda representa um desafio a ser superado, portanto, o presente projeto visa obter novas contribuições científicas dentro deste tópico de interesse e demanda na área de modelagem de turbinas eólicas.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Wed Dec 07 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025