Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aike Anneliese KRETZSCHMAR

Ciências Agrárias

Agronomia
  • pomicultura 4.0: novas alternativas de técnicas e manejos para inovação na cultura
  • Com mais de cem mil empregos no Sul do Brasil, o setor de pomáceas possui fundamental importância para a região, e, portanto, necessita de constante modernização. Dentre as principais demandas de pesquisa identificadas em reuniões técnicas realizadas com o setor produtivo, para modernizar a pomicultura no Brasil, estão a necessidade de porta-enxertos adaptados à região; a retomada de pesquisas para produção de peras; tecnologias para proteção de plantas e frutos ao granizo, maximizando a entrada de luz solar e reduzindo microclima favorável a doenças; e técnicas de identificação de viroses precisas e rápidas, garantindo a sanidade do material vegetal e pomares. A partir de resultados preliminares já obtidos, optou-se por acelerar o processo do cultivo de pereira com cultivares híbridas e europeias sobre OHF69. Outra demanda identificada foi uma metodologia mais moderna, rápida e confiável para detecção de viroses em pomáceas, tais como os primers RT-LAMP desenvolvidos por pesquisadores da instituição, garantindo destaque no desenvolvimento da pomicultura nacional. Desta forma, a Pomicultura 4.0, denominada nesse projeto, desenvolverá tecnologias para atender as demandas solicitadas pelo setor produtivo, representado pelas associações ABPM, AGAPOMI, AMAP e ASSEA, promovendo respostas científicas às questões relacionadas aos porta-enxertos para macieiras e pereiras adaptados às diferentes áreas produtivas do Sul do Brasil, com material propagativo de qualidade, com detecção de viroses e redução de danos por granizo, bem como melhores condições fitossanitárias com cultivo abaixo de tela. Este projeto será composto por cinco subprojetos interligados em nove áreas experimentais, com a parceria de empresas públicas e privadas. Serão viabilizadas novas tecnologias de manejo fitotécnico e fitossanitário de pomáceas, garantindo a expansão da cultura com produtividade, competividade e aumento da rentabilidade dos fruticultores e empresas ligadas ao setor produtivo brasileiro.
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Aila Narene Dahwache Criado Rocha

Ciências Humanas

Educação
  • associação entre o perfil sensorial, a comunicação e o comportamento adaptativo de estudantes com transtorno do espectro autista
  • O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, com manifestações na infância, com desafios nas interações sociais, na comunicação, no comportamento e no processamento sensorial. Apesar de ser uma das condições mais comuns que trazem desafios para o desenvolvimento infantil, ainda há poucas evidências sobre os impactos das Disfunções de Integração Sensorial no cotidiano dessa população, incluindo o contexto escolar. O estudo apresenta a seguinte questão: Existe associação entre o perfil sensorial, a comunicação e o comportamento adaptativo em crianças com TEA que frequentam a Educação Infantil? A hipótese é que haja uma correlação entre esses aspectos. A relevância da pesquisa decorre da necessidade de fornecer informações sobre possíveis associações a fim de orientar profissionais na identificação precoce destes comportamentos, visando mitigar riscos ao desenvolvimento da criança com TEA. O objetivo é investigar a possível associação entre o perfil sensorial, a comunicação e o comportamento adaptativo de crianças com TEA, que frequentam a Educação Infantil. Os objetivos específicos incluem conhecer a composição biodemográfica dos participantes, caracterizar o perfil sensorial, a comunicação social e o comportamento adaptativo das crianças com TEA, bem como associar essas dimensões com características biodemográficas. Serão utilizados os instrumentos Perfil Sensorial 2 de Acompanhamento Escolar, Sistema de Classificação de Funcionalidade no Autismo: Comunicação Social e a Avaliação Vineland-3. A amostra compreenderá professores de escolas de Educação Infantil com crianças com TEA entre 36 e 60 meses de idade. Os dados serão tabulados no Microsoft Excel e analisados no software SPSS. As análises incluirão a estatística descritiva, análise de Variância Multivariada (MANOVA) para comparar o impacto das variáveis entre os grupos de crianças e o teste de coeficiente de correlação para estabelecer associações entre as variáveis do estudo.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Airon José da Silva

Ciências Agrárias

Agronomia
  • recuperação de solos salinos e sódicos no semiárido do brasil
  • A recuperação física e química de solos afetados por sais é necessária em termos sociais, econômicos, ambientais e produtivos, pois recupera o principal patrimônio do agricultor. Salienta-se que são poucos os estudos de recuperação de solos afetados por sais em condições de campo no Brasil, limitando-se a trabalhos de laboratório e casa de vegetação. Esse projeto objetiva analisar a salinidade dos solos no perímetro irrigado Jacaré-Curituba, localizado no estado de Sergipe, visando identificar a percepção dos agricultores familiares quanto a degradação dos solos, diagnosticar a salinidade dos solos e implementar experimentos de campo que visem a recuperação dos mesmos com baixo custo. Inicialmente será realizado o estudo da percepção dos agricultores referente aos impactos socioeconômicos e ambientais da salinidade no perímetro irrigado, por meio da aplicação de questionário. A posteriori será realizado um estudo de mapeamento para identificar e estimar a área afetada por sais a partir de plantas indicadoras de salinidade e eflorescência de sais no solo. Feito isso, serão conduzidos três experimentos utilizando biocarvão, sendo o primeiro e o segundo experimentos preliminares para definição dos melhores tratamentos com biocarvão a serem adotados no terceiro experimento, que será em campo, visando identificar qual é a tecnologia com menor custo e acessível para os agricultores, além de elucidar questões do efeito deste material na recuperação de solos salinos e sódicos. Ressalta-se que o biocarvão, produto obtido a partir da pirólise de resíduos orgânicos e ainda pouco analisado em solos no Brasil, tem sido relatado na literatura como um material promissor na recuperação de solos afetados por sais. Além disso, nenhuma aplicação em condições de campo foi registrada no país, sendo este o diferencial tecnológico a ser testado neste projeto. Ao final da pesquisa, espera-se indicar fontes e doses de biocarvão capazes de recuperar os solos afetados por sais da região.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026