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ASSOCIACAO BENEFICENTE SIRIA
ASSOCIACAO INSTITUTO TECNOLOGICO VALE - ITV
Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/a
Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark
Associação Imargem
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
AUTOSCIENCE TECHNOLOGIES PROJETOS E CONSULTORIA LTDA.
BIOMTEC TECNOLOGIAS EM BIOMATERIAIS LTDA
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro Cerâmico do Brasil
Centro de Estudos de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Centro Nacional de Pesquisa em Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS
Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso
Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
ESTADO DA BAHIA
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
FUNDACAO DOM CABRAL
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
Hospital da Criança de Brasília José Alencar
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
Hospital Universitário Lauro Wanderley/Ebserh
Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
IBRV - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
IEMA
IFAL - Marechal Deodoro
Inha University
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação - IATI
Instituto Biológico
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Museus
Instituto Butantan
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Ciência na Rua
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto de Aeronáutica e Espaço
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
Instituto de Pesquisas Ambientais
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Instituto de Pesquisas da Marinha
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia do Paraná
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Iowa State University
Laboratório Nacional de Computação Científica
Laboratório Nacional de Energia e Geologia
MAGTECH SOLUCOES EM NANOPARTICULAS MAGNETICAS LTDA
Museu da Amazonia
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu de História Natural Capão da Imbuia
Museu Paraense Emílio Goeldi
NANOVIEW NANOTECNOLOGIA LTDA
Pontificia Universidad Católica de Chile
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Canoas
Prefeitura Municipal de Esteio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Olinda
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
REDE BRASILEIRA DE CERTIFICACAO, PESQUISA E INOVACAO RBCIP
S B I
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Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
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Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E INFRAESTRUTURA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Ipiranga do Pi
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
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Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro
Superintendencia de Vigilancia em Saude do Amapá
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Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Pernambuco
Universidade Católica Dom Bosco
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Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
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Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
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Climene Laura de Camargo
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de tecnologias para a promoção da parentalidade saudável e combate à violência na primeira infância
Resumo:
A parentalidade é um construto multidimensional constituído por atividades propositais praticadas por atores parentais, destinados a garantir a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento saudável infantil . O exercício da parentalidade é marcado pelo momento histórico, pela cultura, pelo sistema organizacional do coletivo e ambiental e fatores individuais das vivências parentais podendo impactar positivamente e /ou negativamente na formação do cidadão. Objetivo Geral: Desenvolver tecnologias para promoção da parentalidade saudável e redução da violência contra crianças nos primeiros 5 anos de vida, considerando as particularidades das cinco macrorregiões brasileiras. Objetivos Específicos:Traduzir, adaptar transculturalmente e validar o Questionnaire for Children Under Five, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em território nacional; Mapear os tipos de violência contra crianças na primeira infância, considerandoas diferenças socio-culturais ; Caracterizar as práticas parentais nos primeiros 5 anos de vida, considerando os diferentes grupos étnicos e sociais (quilombolas, indígenas, ciganos) e Desenvolver tecnologias para práticas parentais saudáveis, com foco na prevenção da violência contra crianças nos primeiros 5 anos de vida. Metodologia: Estudo multicêntrico de intervenção com abordagem multimetodológica, desenvolvido em todo território brasileiro, que será desenvolvido em 6 etapas: Etapa I: Tradução e adaptação Transcultural do instrumento Questionnaire for Children Under Five, Questionnaire for Children Under Five,; Etapa II Aplicação do instrumento nas cinco macrorregiões do país; Etapa III Validação do Instrumento; Etapa IV Mapeamento da violência e levantamento das práticas parentais desenvolvidas em território nacional. Etapa V Levantamento das estratégias de promoção da parentalidade saudável. Etapa VI Desenvolvimento de tecnologias para a promoção da parentalidade saudável e prevenção da violência
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Tue Dec 06 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Climério Paulo da Silva Neto
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
diversidade na ciência: reflexões para a historiografia da ciência e para uma educação democrática e inclusiva
Resumo:
Propomos uma investigação sobre o papel da diversidade nas ciências e história das ciências, promovendo reflexões historiográficas para a educação sobre o que tem sido chamado de natureza da ciência. Trataremos tanto da diversidade associada a perspectivas e abordagens disciplinares, quanto da diversidade associada a marcadores de identidade como gênero, raça e classe. Há um consenso nos estudos das ciências que elas são simultaneamente locais e universais. Local, pois teorias e práticas carregam marcas do contexto sociocultural onde foram produzidas; universal, pois conhecimentos consensuados pela comunidade transcendem fronteiras e são aceitos por cientistas de regiões e culturas diversas. O problema geral abordado é: qual o papel da diversidade na universalização das práticas, métodos e conhecimentos científicos? A despeito da importância crescente atribuída à diversidade por instituições de pesquisa, reflexões explícitas sobre essa questão são raras em obras de história das ciências. É a inclusão de grupos demográficos nas ciências puramente uma questão de justiça social ou diversidade demográfica leva a benefícios epistêmicos? Estudos de epistemologias feministas e antirracistas apontam para a importância de mulheres e pessoas negras para a eliminação de vieses machistas e racistas de teorias científicas. Instituições como o IPCC usam a diversidade como critério para a formação de suas equipes para evitar os vieses associados a grupos uniformes. Para investigar essas questões a partir da história, reunimos uma equipe diversa que refletirá sobre a diversidade nas ciências a partir de estudos de casos da perspectiva de gênero, raça, classe, nacionalidade, identidade política e outros marcadores e sobre como levar essas reflexões para espaços de educação formal e não-formal. Com eventos, publicações e redes sociais, buscamos construir uma rede de colaboração internacional para promover pesquisas, ensino e divulgação científica sobre a diversidade nas ciências.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Mon Jan 22 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Clistenes Williams Araujo do Nascimento
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
agromineração: geoquímica de solos ultramáficos e triagem de exsicatas por fluorescência de raios-x
Resumo:
A agromineração é uma tecnologia que usa de plantas capazes de acumular teores excepcionalmente elevados de metais em suas partes aéreas, as chamadas hiperacumuladoras. Essas espécies podem ser cultivadas em solos ultramáficos ou rejeitos de mineração para recuperar metais de valor econômico. O Brasil tem grande potencial para o uso dessa fitotecnologia, mas as hiperacumuladoras conhecidas têm baixa biomassa ou insuficiente teor de metais, o que limita a agrominerção comercial no país. A proposta tem como objetivos i) determinar a concentração de Ni, Co, Cr, Zn, Fe e Mn em espécimes de três herbários do Brasil para identificar novas espécies de hiperacumuladoras tropicais, ii) estudar a geoquímica de metais em solos ultramáficos de Goiás, Minas Gerais e Pernambuco, visando entender a dinâmica e biodisponibilidade de Ni, Co, Cr, Zn, Fe e Mn nesses substratos, e iii) avaliar em experimento de campo o potencial de agromineração em um solo ultramáfico com a espécie hiperacumuladora de Ni mais promissora identificada nos herbários. Um fluorescência de raios-X FRX portátil (FRX, Bruker S1 Titan 800) será usado para medir as concentrações de Ni, Co, Cr, Zn, Mn e Fe em famílias de plantas com conhecido histórico de conter hiperacumuladoras. Os herbários do Jardim Botânico (Rio de Janeiro), Emílio Goeldi (Belém) e Embrapa CENARGEN (Brasília) serão avaliados. Para o estudo geoquímico, perfis de solo em Niquelândia (GO), Buenos Aires (PE) e Timóteo (MG) serão avaliados, com determinações dos teores totais, disponíveis e em frações de solo dos metais. Para o experimento de campo, será montado em um delineamento em blocos casualizados, composto por quatro repetições, e terá como objetivos verificar a influência das fertilizações mineral e orgânica no rendimento da fitoextração de Ni pela hiperacumuladora selecionada. A determinação da concentração de Ni na parte aérea das plantas será realizada por ICP-OES e FRX, com determinação do teor de Ni nas cinzas (biominério).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Fri Feb 09 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Clodoaldo de Oliveira Freitas
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
feiras de ciências e mostra de cursos da unir: plantando sementes para novos cientistas
Resumo:
O projeto tem como objeto contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, por meio da realização de Feiras de Ciências, exposições, palestras e Mostra Cursos, em âmbito estadual, de forma que valorizem e promovam a educação inclusiva garantido o crescimento sustentável da região. O público alvo serão as escolas públicas estaduais de ensino fundamental e médio, dos municípios de: Presidente Médici, Castanheiras, Nova Brasilândia do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Nova União, Mirante da Serra, Vale do Paraiso, Ouro Preto do Oeste, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Gov. Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anari, Teixeirópolis e Urupá e das Escolas Famílias Agrícolas - EFAs: Ji-Paraná, Jaru, Cerejeiras, Cacoal, Novo Horizonte do Oeste, São Francisco do Guaporé e o Centro Técnico Rural Abaitará de Pimenta Bueno, por entender-se, que a educação é primordial no desenvolvimento digno a todos e principal instrumento de empoderamento, transformação socioeconômica e de preservação da natureza. Entende-se que o projeto contribuirá com a comunidade educacional em planejar, construir, analisar, repensar e estabelecer métodos e instrumentos de formação coletiva, contemplando as concepções de ciência, tecnologia e inovação que garanta a sustentabilidade da região amazônica. Cada unidade escolar participante organizará a sua Feira de Ciências, selecionando os melhores trabalhos, para participar da Feira Estadual Virtual, pretende-se que ocorra um aumento do interesse e maior entendimento por parte dos alunos em relação a educação como um todo. Todas as escolas receberá palestras e a exposição de Banners com foco em Educação Inclusiva e Produção Sustentável. A Mostra de Cursos servirá para aproximar o mundo do ensino médio ou técnico com os setores produção animal. perfil de solo e produção de capineiras e dos laboratórios com atividades práticas fortalecendo o elo com o ensino superior.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
Vigência:
Fri Feb 02 00:00:00 BRT 2024-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Constança Felícia De Paoli de Carvalho Britto
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Parasitologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
abordagem molecular aplicada a estudos de comprovação da competência vetorial de flebotomíneos: construção de ferramentas analíticas para o direcionamento de esforços visando o controle das leishmanioses no brasil
Resumo:
As leishmanioses causadas por protozoários do gênero Leishmania apresentam amplo espectro clínico e complexidade no ciclo de transmissão. Sua distribuição está relacionada a presença do inseto vetor flebotomíneo que assume posição central na cadeia epidemiológica, sendo a relação parasito-vetor espécie-específica. No trato digestório dos flebotomíneos ocorre o desenvolvimento da Leishmania nos seus diferentes estágios até atingir a forma infectante metacíclica. Cerca de 530 espécies de flebotomíneos são descritas nas Américas, sendo apenas 10% reconhecidas como vetores devido à escassez de estudos para determinar competência vetorial de novas espécies. A identificação de marcadores moleculares mais expressos nas formas promastigotas metacíclicas de Leishmania possibilita sinalizar infecção ativa de flebotomíneos e assim inferir quais espécies participam do processo de espacialização das leishmanioses tegumentar e visceral nas áreas que apresentam peculiaridades distintas nos ciclos de transmissão. Também temos interesse na identificação de genes específicos para o estágio amastigota e para o estágio inicial procíclico "in vitro" e a validação destes "in vivo", pela avaliação de sua expressão ao longo do tempo em infecções experimentais de flebotomíneos. Buscaremos desenvolver uma ferramenta aplicável em campo para contribuir para a interrupção da transmissão das leishmanioses em focos naturais com o uso de genes específicos de estágios validados (ou enriquecidos) de Leishmania. Propomos duas vertentes de trabalho: estudo e prospecção de marcadores estágio-específicos em duas espécies do parasito [L. (L.) infantum e L. (V.) braziliensis] através de transcriptomas e a comprovação da capacidade vetorial de flebotomíneos de insetário, de novas espécies que têm sido sugeridas como potenciais transmissoras, para a validação do ensaio de RT-qPCR direcionado às formas infectivas metacíclicas e posterior aplicação no campo como ferramenta diagnóstica de infecção ativa.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
Tue Feb 20 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Constância Flávia Junqueira Ayres Lopes
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Parasitologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação do espinosade em linhagens e populações naturais de aedes aegypti do nordeste do brasil
Resumo:
As arboviroses, especialmente dengue, chikungunya e Zika, impactam o sistema de saúde em muitos países. No Brasil, o número de casos e mortes por essas doenças aumentou consideravelmente em 2022, e medidas de controle são necessárias para reduzir a incidência. Aedes aegypti é o principal vetor desses vírus, e ele tem sido alvo do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) por várias décadas. A dificuldade em controlar o mosquito é devido a vários fatores, como a falta de conhecimento básico e aplicado, essencial para o emprego efetivo de agentes e métodos de controle. Em 2021, o Ministério da Saúde recomendou o larvicida espinosade para o controle de Aedes, apesar de haver poucas experiências de seu uso no controle de vetores, principalmente no Brasil. Assim, este projeto visa gerar conhecimentos e inovação para subsidiar e, sobretudo, otimizar o uso do produto no controle de Aedes, no âmbito do PNCD. Pretendemos determinar a suscetibilidade ao espinosade em populações de Ae. aegypti de diferentes estados do Nordeste e em linhagens do mosquito selecionadas com larvicidas já usados no PNCD (temephos e Bti). Para avaliar o potencial de seleção de resistência a este composto será estabelecida uma linhagem exposta ao espinosade por 25 gerações, além de outros efeitos do uso crônico do produto. O espinosade é um larvicida, mas seu potencial efeito ovicida, adulticida, atraente ou repelente de oviposição também será investigado para promover a inovação no controle. Fêmeas do mosquito expostas ao espinosade serão investigadas quanto à sua suscetibilidade a arbovírus e perfil de transcrição de genes olfatórios, para avaliar possível mudança de comportamento devido à exposição ao produto, aspectos relevantes para a competência vetorial. Por fim, será obtido o perfil do transcriptoma de larvas expostas a este agente. O projeto irá produzir conhecimentos e inovação para subsidiar o uso racional do espinosade para o controle de Aedes e evitar possíveis falhas no PNCD.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Cornelia Eckert
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
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Currículo
Título do Projeto:
a preservação cultural e repositórios digitais de pesquisas antropológicas urbanas sob a ótica dos estudos etnográficos de memória coletiva em contextos metropolitanos
Resumo:
Este projeto contempla o tema das Políticas de Memória e de Patrimônio Cultural nas e das cidades brasileiras como parte dos processos de acessibilidade às comunidades urbanas do país através da visibilidade das pesquisas sobre seus patrimônios culturais e históricos que vêm sendo desenvolvida no interior do Banco de Imagens e Efeitos Visuais, projeto do Laboratório de Antropologia Social, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) integrante do Núcleo de Pesquisas sobre Culturas Contemporâneas e, em parceria com o Núcleo de Antropologia Visual e com o Programa de Museologia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O projeto trata do acesso aos acervos de pesquisas desenvolvidas no interior de instituições públicas, em especial na área da Antropologia urbana, na forma de repositórios digitais por intermédio da pesquisa antropológica com o software Tainacan. Trata-se de desenvolver e divulgar os estudos desenvolvidos no Biev sobre memória e patrimônio da comunidade urbana porto alegrense e outras cidades brasileiras. As pesquisadoras que coordenam ambos os núcleos, as professoras Cornelia Eckert e Ana Luiza Carvalho da Rocha, possuem reconhecimento nacional e internacional nesses temas de estudos, destacando-se, ainda, suas pesquisas sobre Coleções Etnográficas Digitais, Etnografia da Duração, Etnografia do Trabalho e Memória Ambiental. Da mesma forma, as consultoras convidadas, se destacam na produção de conhecimento nas áreas de estudo de memória, patrimônio, acessibilidade e políticas públicas para museus.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Mon Dec 19 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Cristian Cechinel
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
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Currículo
Título do Projeto:
implementação de serviços de predição de risco acadêmico na nuvem utilizando aprendizado de máquina
Resumo:
Se por um lado, a mineração de dados educacionais já vem explorando de maneira exaustiva a identificação de acadêmicos em risco, é certo também que os resultados dessas pesquisas ainda não foram definitivamente traduzidos em ferramentas e serviços que possam ser utilizadas pelas instituições seus profissionais (professores e gestores). Isso se dá sobretudo porque os resultados publicados normalmente são restritos a experimentos realizados com conjuntos de dados bastante específicos e cujos modelos não podem ser extrapolados para outros contextos. De maneira geral, os resultados das pesquisas sobre identificação de acadêmicos em risco de evasão e reprovação param na publicação dos artigos científicos e não são transferidos como produtos para o setor interessado nesses resultados. Os principais objetivos desse projeto são a investigação do uso de Learning Analytics e Mineração de Dados na predição de acadêmicos em risco a partir de diferentes perspectivas e o desenvolvimento de uma solução tecnológica para a oferta e entrega de serviços de predição de risco acadêmico apoiada por uma infraestrutura na nuvem que pré processa dados, treina e executa algoritmos de aprendizado de máquina, e que apresenta os resultados dessas predições juntamente com visualizações das trajetórias dos estudantes dentro do curso. Do lado do cliente, um plugin é o responsável por coletar os dados e enviar para o envio ao serviço. Para a identificação de risco, utiliza-se inicialmente uma metodologia baseada na contagem de interações dos alunos dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Essa metodologia já está validada e apresenta bons resultados na predição precoce de estudantes em risco. A proposta está alinhada com o estado da arte em Learning Analytics e Mineração de Dados Educacionais e permitirá que o público-alvo possam identificar antecipadamente estudantes em risco de reprovação e/ou evasão em tempo hábil de mitigar essas situações de risco.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Tue Dec 13 00:00:00 BRT 2022-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Cristian de Sales Dambros
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
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Currículo
Título do Projeto:
impacto antrópico na biodiversidade através do tempo e espaço
Resumo:
A extinção de espécies em ambientes antropizados, como cidades e áreas convertidas para agricultura, é provocada pela redução do tamanho, isolamento e alteração ambiental. Estes processos podem levar à redução imediata na biodiversidade, assim como perdas a longo prazo (débitos de extinção). Embora exista uma histórica preocupação com perdas de longo prazo, a maioria dos estudos ecológicos investigam o efeito da modificação da paisagem em habitats recentemente alterados, ignorando dinâmicas temporais complexas e a capacidade adaptativa das espécies. Além disso, os trabalhos são conduzidos primariamente em escalas espaciais locais (diversidade alpha), embora diversos trabalhos teóricos demonstrem que os impactos da alteração em ampla escala (ex. global) não possam ser compreendidos utilizando somente o conhecimento da biodiversidade local. Neste projeto, determinaremos o impacto da antropização sobre a biodiversidade analisando os impactos imediatos e de longo prazo nas taxas de imigração, extinção e evolução das espécies, processos que determinam a formação e manutenção da diversidade através do tempo e espaço. A compreensão destes processos permitirá definir como ocorre a alteração da biodiversidade nas diferentes escalas espaciais e temporais e qual o impacto que estas alterações têm no funcionamento dos ecossistemas. O projeto será desmembrado em dois subprojetos que envolverão colaboradores internacionais e alunos de graduação, mestrado e doutorado. Os subprojetos serão direcionados para 1) o desenvolvimento de modelos mecanísticos eco-evolutivos de distribuição de espécies e 2) o estudo dos padrões de diversidade alpha, beta e gamma frente às alterações de habitat. Além da produção científica qualificada e dos impactos diretos que os resultados terão sobre a conservação, o projeto contribuirá para a formação de recursos humanos em ecologia quantitativa, uma carência no país.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Cristiana Couto Garcia
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
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Currículo
Título do Projeto:
investigação e validação funcional de novas variantes causais para o risco de hospitalização na covid-19
Resumo:
Infecções pelo SARS-CoV-2 levam a uma intensa resposta inflamatória local e sistêmica, responsável pelos sintomas de agravamento. A maioria das pessoas que apresentam sinais de gravidade, sintomas persistentes após a COVID-19 ou evoluem para o óbito possui idade avançada ou comorbidades associadas, como doenças cardiovasculares, metabólicas e respiratórias. Entretanto, indivíduos sabidamente saudáveis também podem sucumbir à doença ou apresentar sinais de COVID-longa por muitos meses. Centenas de estudos buscando associações genéticas de fatores que possam contribuir com os diferentes fenótipos da COVID-19 infecção, apresentação de sintomas, hospitalização, morte, COVID-longa vem sendo publicados por grupos de pesquisa de todo o mundo, com resultados variados. No entanto, estudos na população brasileira são escassos. Nosso grupo desenvolveu um estudo de associação genética em escala genômica com 1035 indivíduos de 8 estados brasileiros. Os resultados, ainda não publicados, demonstram associações genéticas da hospitalização pela COVID-19 com polimorfismos em variantes que ainda não haviam sido reportadas. O presente projeto visa buscar novas variantes causais para o risco de hospitalização na Covid-19 e demonstrar seu papel funcional no contexto da infecção por SARS-Cov-2. Para isso será realizado o fine mapping para refinar a busca das variantes associadas, através da imputação de variantes causais e posterior genotipagem dessas variantes em novas coortes de indivíduos com COVID-19 com ou sem sinais de agravamento e COVID-longa. Como prova de conceito, serão realizados ensaios funcionais em cultura de células A549 superexpressando ACE2, através da deleção das variantes candidatas por edição genômica CRISPR/Cas9, posterior infecção pelo SARS-CoV-2 e análise de expressão gênica por RNA-Seq. Os resultados poderão ampliar o conhecimento sobre a patogênese da COVID-19, levando em conta a diversidade genética brasileira, com possíveis implicações terapêuticas.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - MG - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Cristiana Fernandes De Muylder
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
impacto da inteligência artificial no planejamento do consumo sustentável
Resumo:
Os padrões de compra variam em termos de culturas, situações sociais, econômicas, políticas locais e globais, bem como comportamento dos usuários também. A inteligência artificial trata do desenvolvimento de sistemas computacionais capazes de executar tarefas que, normalmente, exigem inteligência humana. É provável que os avanços atuais desta tecnologia gerem profundas implicações econômicas com relação ao planejamento e consumo de produtos e serviços. Com foco na sustentabilidade, novas análises e fatores estão envolvidos além do processo de compra de produto ou serviço como mudança cultural e inovação na promoção e adoção de novas práticas de produção e consumo. A teoria do comportamento planejado é uma estrutura comportamental empregada em estudos sobre motivações de compra e predição de comportamentos e intenções. A tese da teoria é que a intenção comportamental é determinada pela atitude em relação ao comportamento, pelas normas subjetivas e pelo controle comportamental percebido. Considerando que a inteligência artificial está revolucionando a jornada do cliente, o objetivo desta pesquisa é analisar o uso da inteligência artificial no comportamento planejado em relação ao consumo sustentável. Cientificamente, pretende-se estender a teoria do comportamento planejado em relação ao mercado online e uso de inteligência artificial. Socialmente, pretende-se avançar sobre o consumo sustentável em consonância com a agenda 2030 da ONU como fator gerador de uma nova cultura socialmente responsável. Mercadologicamente, pretende-se desenvolver e fortalecer indicadores para implementar para padrões sustentáveis de produção e consumo. A equipe formada possui diferentes habilidades e experiências. A proposta consiste em desenvolver diferentes estudos teóricos e empíricos de natureza exploratória e descritiva para compreender aceitação, uso e influência da inteligência artificial na teoria do consumo planejado considerando produtos sustentáveis.
Instituição/UF/País:
Universidade FUMEC - MG - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Cristiana Losekann
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Ciência Política
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
conexões entre políticas, escalas e litigâncias climáticas e seus efeitos territoriais
Resumo:
A agenda de enfrentamento às mudanças climáticas é um processo incontornável nas políticas globais e nacionais. Os problemas climáticos trazem consequências para as populações locais, afetando de diversas formas comunidades locais e centros urbanos. Entretanto, um dos problemas centrais da agenda das mudanças climáticas está na sua natureza global e baixa adesão territorial local. Nesse sentido, se discute sobre os melhores mecanismos para conectar consequências globais-locais. O objetivo deste projeto é, através de uma pesquisa colaborativa, conectar e confrontar políticas produzidas em diferentes escalas, analisando propostas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, implementadas a nível federal e estadual, e sua incidência sobre os territórios vulneráveis, considerando as seguintes regiões visadas em tais políticas: amazônicas, o extremo sul, o cerrado e a costa sudeste. Os eixos de investigação são: 1) políticas governamentais; 2) litigância climática; 3) enquadramento na sociedade civil e comunidades. No primeiro, buscaremos levantar e analisar as políticas institucionais climáticas que afetam os territórios de estudo, diagnosticando lacunas e limites dos planos de mitigação e adaptação vigentes. No segundo, analisaremos como o sistema de justiça tem operado nos processos de litigância climática, identificando os indicadores usados para caracterizar injustiças climáticas, e as estruturas de acesso à justiça presente nos territórios. No terceiro, analisamos como o debate climático está sendo construído por atores da sociedade civil e comunidades. Com este projeto produziremos conhecimento sobre as ações voltadas às mudanças climáticas em operação nos territórios selecionados. Buscaremos compreender como essas ações interagem com as comunidades mais vulneráveis e quais suas limitações. A partir deste conhecimento construiremos junto às comunidades diagnósticos e propostas que as permitam influenciar as ações realizadas em seus territórios.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Cristiana Ramalho Maciel
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
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Currículo
Título do Projeto:
força-tarefa para disseminar o cultivo e atuar na crise da sanidade do macrobrachium amazonicum
Resumo:
Macrobrachium amazonicum é a espécie de camarão mais explorada na Amazônia, garantindo segurança alimentar para milhares de famílias. Atualmente existe pacote tecnológico desenvolvido para todas as fases do cultivo. Porém, pontos críticos estão em evidência: a falta de uma dieta direcionada a espécie e uma doença que tem acometido os animais, levando ao seu desaparecimento em algumas localidades. Doenças tem relação com a patogenicidade do agente causador e com a imunidade baixa do hospedeiro. Em presença de xenobióticos ou de animais mal nutridos algumas doenças se manifestam com maior facilidade, sendo oportunistas. Nesse projeto vamos atuar para mitigar esses problemas: 1 usar indicativos do genoma funcional da espécie para nortear e desenvolver os ensaios de nutrição e probióticos; 2 cultivar animais longe de áreas afetadas pelos patógenos para ter uma reserva de matrizes saudáveis e auxiliar a disseminar a aquicultura com a espécie; 3 verificar in loco a patogenicidade de animais afetados e a capacidade de transmitir para animais saudáveis (de outra origem) e ver se a patogenicidade pode avançar para os peixes mais cultivados na região (tambaqui); 4 elaborar uma estratégia de rastreabilidade ambiental com técnicas de eDNA/eRNA para monitorar a patogenicidade. A equipe do projeto tem experiência com a espécie-alvo, com especialistas em: genoma funcional, nutrição, bioinformática, probióticos e manejo alimentar. Os municípios em que o projeto será desenvolvido são estratégicos: áreas fora da crise da patogenicidade (FC) com reserva selvagem de animais candidatos para montar um plantel de reprodutores (Bragança e Tucurui), áreas altamente produtivas que ainda não tem registro de casos, mas estão próximas (Cametá) e área que já tem registros da crise (AC) (Breves). Campus de Tucurui irá disponibilizar viveiros para experimentos de nutrição e mantar um plantel de reprodutores. Unidades demonstrativas de larvicultura serão montadas em todas as unidades.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Cristiane Angelica Ottoni
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
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Currículo
Título do Projeto:
desinfecção de água potável contaminada por microorganismos patogênicos aplicando um bio-agnp-alginato suporte em diferentes reatores
Resumo:
O abastecimento de água potável e saneamento básico de qualidade é extremamente importante para fornecer condições dignas de saúde, habitação, alimentação e preservação do meio ambiente. No Brasil, aproximadamente 2,5 milhões de m³ de água distribuídas diariamente não foram devidamente tratadas. Neste cenário, para atender a Agenda 2030, proposta pela ONU, existe a necessidade eminente no desenvolvimento e implementação de novas abordagens tecnológicas e de baixo custo para a desinfecção da água potável. As nanopartículas de prata (AgNPs) são descritas como excelentes agentes antimicrobianos. As rotas de síntese biológica das AgNPs são atualmente uma alternativa rápida, econômica e ecológica. Neste contexto, este projeto visa desenvolver uma abordagem sustentável, econômica, de base biológica e fácil utilização para a desinfecção no tratamento de água potável. As AgNPs utilizadas serão oriundas de fungos marinhos e serão imobilizadas por encapsulação em gel de alginato. A ação antimicrobiana das AgNPs imobilizadas contra as bactérias patogênicas Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa, serão avaliadas em reatores operados em modo batelada e contínuo (reator de leito fixo PBR). A técnica de planejamento de experimento do tipo Delineamento Composto Central Rotacional será inicialmente utilizada para avaliar os efeitos dos parâmetros velocidade de agitação (rpm), temperatura (ºC) e concentração do meio reacional (UFC/mL) na ação antimicrobiana da AgNPs imobilizadas. Definida a melhor condição, serão realizados ensaios em PBR. Além disso, serão realizados bioensaios para a determinação da ecotoxicidade do material proposto utilizando organismos dulcícolas pertencentes a 3 diferentes níveis tróficos, sendo possível efetuar uma avaliação da variação da sensibilidade interespecífica. Os resultados gerados contemplarão os objetivos da Agenda 2030, uma vez que auxiliarão na promoção de acesso equitativo da água potável, segura e de qualidade.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Cristiane Aparecida Martins
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Energia
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Currículo
Título do Projeto:
laboratório de hidrogênio verde para enriquecimento de biogás e de biofertilizante de forma sustentável
Resumo:
A consolidação de tecnologias ecoeficientes sustentáveis de geração de biometano (BioCH4) que atenda a ANP, a partir de biogás enriquecido com hidrogênio verde (H2V), p/ injeção de molécula verde de BioCH4 e/ou H2V que atenda à nova Lei do Gás e do Hidrogênio, a geração de energia renovável com responsabilidade socioambiental visando os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), sem desperdícios, gerando biofertilizante enriquecido com amônia verde (NH3V) p/ gerar alimentos vegetais em parceria com sistemas agroflorestais da Mata Atlântica (SAFMA) em áreas degradadas é oportuna e associa descarbonização global que empodera agrofamílias. Injetar H2V no biogás é uma tecnologia de enriquecimento energético e descarbonização global. Parte do H2V reage com CO2, gera mais BioCH4, sequestra CO2, armazena com segurança H2 na forma de BioCH4 p/ geração elétrica, injeção em redes de gás natural ou uso como BioCH4 veicular, gerando novas receitas no mercado de produtos/subprodutos com responsabilidade socioambiental. A tecnologia pode aumentar em pelo menos 22% a geração de BioCH4 e descarbonizar o biogás. O desafio na consolidação da tecnologia do H2V no Brasil é falta de infraestrutura. P/ produzir em larga escala, é fundamental infraestrutura adequada e acessível. O projeto vem como medida de apoio p/ desenvolver laboratório de H2V p/ enriquecer biogás e biofertilizante p/ colaborar na consolidação. A proposta apoia pós-doutorado p/ validar essa tecnologia em escala reduzida com digestor anaeróbio existente, biometanizando resíduo agro e industrial do Vale do Rio Paraíba. A proposta é evolução de pesquisas DT-CNPq, os resultados laboratoriais de enriquecimento de biogás com H2V são estratégicos em nível internacional. O digestor irá gerar BioCH4 e injetar H2 p/ testar a reação com CO2 na conversão em novas moléculas de CH4. No Lab. de Combustão (LCPE) ITA, será efetivada parte da pesquisa e análises de determinação da qualidade dos gases, focando a produção de BioCH4.
Instituição/UF/País:
Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Cristiane Baccin Bendo Neves
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
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Currículo
Título do Projeto:
medo e ansiedade odontológicos em pré-escolares: prevalência e associação com fatores psicossociais e qualidade de vida relacionada à saúde bucal
Resumo:
Medo e ansiedade são reações habituais que envolvem sentimentos negativos e resultam em manifestações corporais, sendo considerados reações de sobrevivência. Na odontologia, medo e ansiedade são reações emocionais a estímulos ou antecipação sobre a consulta odontológica. O medo/ansiedade odontológicos possui alta prevalência na infância, e se mantém até a vida adulta. Além de impactar negativamente a saúde bucal de crianças, pode estar associado a condições psicológicas. Estudos sobre medo/ansiedade odontológicos de pré-escolares e fatores associados foram realizados apenas em ambiente odontológico ou com crianças acima de 5 anos. É fundamental a condução de estudo com amostra representativa fora do ambiente clínico para compreender como medo/ansiedade odontológicos se distribuem nos pré-escolares, preenchendo essa lacuna na literatura. As hipóteses são que cuidadores com alta ansiedade social e medo/ansiedade odontológicos, e cujo estilo parental é autoritário ou permissivo, possuem filhos com maior medo/ansiedade odontológicos; assim como pré-escolares com traços de neuroticismo, pior saúde bucal e qualidade de vida, tem maior medo/ansiedade odontológicos. A evidências apontam a aquisição do medo por vias endógenas, como situações vivenciadas ou características individuais, e por via exógena, através da modelação do comportamento de outra pessoa ou por informações recebidas. Dessa forma, as variáveis deste estudo se alinham com essas possibilidades, sendo que possuem algumas lacunas a serem preenchidas. Este estudo transversal representativo de pré-escolares de 4-6 anos de idade será conduzido em Carmópolis de Minas, MG. Por meio de questionários aos pré-escolares e seus cuidadores, serão investigados medo/ansiedade odontológico dos pré-escolares e cuidadores, traços de personalidade e qualidade de vida dos pré-escolares, assim como ansiedade social e estilo de criação dos cuidadores. Os pré-escolares serão examinados para avaliar as condições bucais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Cristiane Batista Andrade
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mulheres migrantes nas fronteiras brasileiras: interfaces entre saúde, violências e trabalho
Resumo:
As situações de vulnerabilidade de mulheres migrantes nas fronteiras, especialmente na migração forçada, fazem com que se insiram em trabalhos precários e de baixa valorização social e salarial, em redes de exploração sexual, trabalho escravo contemporâneo (TEC) e no tráfico de pessoas. As mulheres em deslocamento sofrem diversas violências, sendo seus corpos marcados pelo patriarcado, sexismo, racismo e pelas desigualdades de classe social; enfrentam violências sexuais e a exploração sexual, o que as colocam em constantes riscos à saúde e à vida. Objetiva-se a produção de evidências científicas sobre as interfaces entre saúde, violências e trabalho entre mulheres migrantes e refugiadas nas fronteiras brasileiras (Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Amazonas e nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (destino de muitas migrantes) sob a perspectiva interseccional, propondo uma ação de educação permanente para trabalhadores(as) do SUS, SUAS e de Organizações da Sociedade Civil (OSC). Serão realizadas entrevistas e/ou rodas de conversa com mulheres migrantes/refugiadas, gestores/as e trabalhadores/as do SUS, SUAS e OSC. A partir disso, pretende-se elaborar um curso de atualização profissional e de formação política para migrantes/refugiadas, gestores/as e trabalhadores/as do SUS, SUAS e OSC (40horas, EAD) que poderá colaborar para a divulgação dos conhecimentos científicos e técnicos para atendimentos em saúde e na assistência social; produção de evidências científicas; realizar Sumário Executivo e seminário internacional; elaboração de material educativo (e-book, cartilhas, podcast, vídeos curtos); produção de um banco de dados para a implementação de mediadores(as) culturais, a ser encaminhado ao Ministério da Saúde; proposição de um GT na Abrasco; artigos científicos sobre a temática e a experiência do curso de atualização profissional.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
Sun Dec 17 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Cristiane Canan
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
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Currículo
Título do Projeto:
obtenção e caracterização de extratos e corantes oriundos de plantas alimentícias não convencionais para aplicação na inativação fotodinâmica
Resumo:
A tecnologia de inativação fotodinâmica (IFD) é altamente promissora e de baixo custo para a inibição eficaz de microrganismos patogênicos e uma nova técnica terapêutica e minimamente invasiva para o tratamento de doenças. O objetivo deste projeto será extrair, caracterizar (atividades antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória e antitumoral) e realizar aplicações em alimentos e estudos in vitro de extratos/corantes naturais obtidos de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) associados a IFD, com vistas a obter novos fotossensibilizadores para descontaminação de alimentos e tratamento de doenças. Neste projeto estão envolvidos pesquisadores de áreas multidisciplinares da UTFPR, UNIOESTE, e Instituto Politécnico de Bragança Portugal. Serão obtidos e caracterizados quanto as propriedades bioativas os extratos/corantes das flores das PANCs: Calendula officinalis, Cajanus cajan, Tropaeolum majus, Clitoria ternatea, Hibiscus cannabinus, Pereskia aculeata, Handroanthus albus, Plumeria rubra e frutos da Terminalia catappa e Genipa americana. Cada extrato/corante terá determinado seu espectro de absorção UV/VIS e infravermelho, taxas de fotoestabilidade e valores de eficiência de geração de espécies oxidativas. Será avaliado o seu potencial fotodinâmico na inativação de bactérias e em células tumorais. Os resultados/tecnologias desenvolvidos serão protegidos junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e transferidos para o setor industrial/empresarial. Haverá formação de recursos humanos de alta qualifição. A valorização das PANCs associada a IFD, gerará renda para a agricultura familiar, produção de alimentos seguros, saudáveis, sem ou com menor uso de aditivos sintéticos, extensão da sua vida útil, redução de desperdício alimentar, novas abordagens para o desenvolvimento de alimentos funcionais e aumento da bioatividade de extratos/corantes com potencial de utilização terapêutica.
Instituição/UF/País:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Sat Dec 30 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Cristiane de Melo Alencar
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e avaliação de soluções experimentais à base de polifenóis antioxidantes naturais da amazônia sobre a estrutura orgânica e inorgânica da dentina erodida
Resumo:
Uma problemática recorrente e atual na Odontologia é a erosão dentária, causada por fatores extrínsecos e intrínsecos ao corpo humano, tendo como destaque à ação do ácido cítrico e/ou clorídrico. Todavia, não existe um tratamento padrão ouro preventivo e/ou resolutivo para conter o desgaste erosivo dental, levantando a necessidade do desenvolvimento de novos materiais. Tendo em vista a utilização de recursos naturais provenientes da Amazônia, especialmente polifenóis antioxidantes, que já demonstraram efeitos promissores no controle da degradação ácida em outras áreas da saúde, almejamos desenvolver e investigar a ação de extratos naturais na dentina erodida. Para isso, serão desenvolvidas soluções experimentais a base de polifenóis antioxidantes provenientes das sementes do Açai (Euterpe oleracea), Pupunha (Bactris gasipaes), Guaraná (Paullinia cupana) e Murici (Byrsonima crassifolia). As soluções experimentais serão extraídas das sementes dos frutos mediante secagem e prensagem a frio. Cento e vinte amostras de dentina cervical bovina serão obtidas e randomizadas em seis grupos (n=20): G1 água destilada; G2 solução experimental de fenólicos antioxidantes provenientes do Açai (Euterpe oleracea); G3 solução experimental de fenólicos antioxidantes provenientes da Pupunha (Bactris gasipaes); G4 solução experimental de fenólicos antioxidantes provenientes do Guaraná (Paullinia cupana); G5 solução experimental de fenólicos antioxidantes provenientes do Murici (Byrsonima crassifolia); G6 Creme dental comercial anti-erosivo. Será realizada ciclagem erosiva-abrasiva e tratamento experimental durante 5 dias. Após isso, as amostras serão submetidas a análises por Perfilometria 3D sem contato para mensurar a rugosidade e desgaste erosivo. Posteriormente, será realizada análise qualitativa das fotomicrografias de microscopia eletrônica de varredura e mensuração por espectroscopia de energia dispersiva (EDS). Além disso, será realizado Picrosirius Red.
Instituição/UF/País:
Centro Universitário do Estado do Pará - PA - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Cristiane Drebes Pedron
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
empoderando pacientes por meio de tecnologias digitais: a proposta de uma metodologia
Resumo:
Junto com a transformação digital, que traz inúmeras oportunidades e desafios ao setor da saúde, existe uma mudança paradigmática de atenção à saúde. O empoderamento do paciente, um dos pilares da abordagem centrada no paciente, tem sido definido como uma forma de apoiar o paciente a deixar seu papel passivo e participar ativamente do processo de tomada de decisão sobre sua saúde e qualidade de vida (Castro et al., 2016, p. 1924). A interação entre pacientes e profissionais de saúde geralmente é escassa e os pacientes ainda têm uma atitude passiva em relação às suas decisões relacionadas à saúde, mas essa realidade está mudando devido à transformação digital que está acontecendo no setor de saúde (Hermes et al., 2020). Tecnologias emergentes como aplicativos móveis de saúde, dispositivos wearables, mídias sociais e sensores relacionados à saúde são alguns dos exemplos de e-health que estão disponíveis. Muitas são as possibilidades que a tecnologia proporciona às empresas, sejam incumbentes ou startups, na proposta de soluções e-health, porém estas soluções precisam agregar valor ao paciente para que este possa se valer da tecnologia para aumentar o seu conhecimento e engajamento no processo de cuidado da sua saúde. Percebendo esta problemática, a questão de pesquisa que orienta o desenvolvimento do atual projeto é: Como auxiliar organizações na proposição de iniciativas e-health que contribuam para o empoderamento dos pacientes? O objetivo deste projeto é propor uma metodologia para auxiliar organizações na criação de iniciativas e-health que entreguem valor e potencializem o empoderamento do paciente. Para tanto, pretende-se utilizar o método Design Science Research. Este é um projeto de pesquisa aplicada que pretende trazer contribuições para organizações no setor da saúde, profissionais da saúde bem como para o paciente.
Instituição/UF/País:
Universidade Nove de Julho - SP - Brasil
Vigência:
Thu Dec 21 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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