Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mauro Coelho dos Santos

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • degradação eletroquímica e sensoreamento de poluentes emergentes
  • Este projeto de pesquisa visa desenvolver métodos promissores e eficientes no tratamento de efluentes contaminados por diferentes poluentes emergentes: tais como: conservantes, pesticidas, hormônios, plastificantes e fármacos em matrizes naturais aquosas. Para a eficiência na remoção e na detecção destes poluentes serão estudados materiais multifuncionais nanoestruturados compostos de óxidos de baixo custo e carbono (cátodos) e diamante dopado com boro, platina, entre outros (anodos). Os EDGs com os melhores resultados para peróxido de hidrogênio serão aplicados como cátodos na eletrogeração de peróxido de hidrogênio juntamente com ânodos eficientes em processos de oxidação anódica: diamante dopado com boro, platina, entre outros. Como ideia inovadora aplicada diretamente aos EDGs, tem-se a proposta do uso de um campo magnético contínuo. Os processos eletroquímicos de oxidação avançados baseados em Fenton (incluindo solar) visam a degradação dos poluentes emergentes. Serão usadas as técnicas de espectrofotometria de absorção na região do UV-Vísivel, análise de carbono orgânico total e HPLC-MS para acompanhar os processos de descoloração, de redução do conteúdo de carbono orgânico total e para elucidar o mecanismo de degradação de cada molécula. Será necessário também o uso de sensores eletroquímicos para avaliar o processo de pós-degradação dos poluentes emergentes que serão eficientes para se medir a concentração residual dos compostos recalcitrantes contidos nas matrizes ambientais a serem estudadas. Propõe-se neste trabalho o uso de nanoestruturas carbonáceas, nanopartículas metálicas e/ou quantum dots como modificadores de novos arranjos de sensores e/ou (foto)sensores eletroquímicos aplicados na determinação sensível de poluentes emergentes. Para esta finalidade, serão desenvolvidas novas plataformas de eletrodos impressos e posterior modificação, visando a miniaturização, portabilidade e análise remota e in situ.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Felippe Felix Mediano

Ciências da Saúde

Medicina
  • programa de exercícios físicos domiciliares na forma indeterminada da doença de chagas (estudo pedi-chagas): um ensaio clínico randomizado
  • Cerca de 70% dos indivíduos na fase crônica da doença de Chagas (DC) apresentam a forma indeterminada da doença, caracterizada por evidências parasitológicas e/ou sorológicas de infecção pelo T.cruzi, porém ausência de sinais e sintomas clínicos. Embora a caracterização da forma indeterminada seja clara, o prognóstico desta forma clínica ainda é controverso, com alguns trabalhos demonstrando maior mortalidade quando comparados a indivíduos não infectados, tendo sido observadas alterações subclínicas. Algumas evidências têm demonstrado que tanto o exercício formal quanto o incremento informal nos níveis de atividade física se associam a redução da mortalidade em indivíduos com e sem doença. Além da redução da mortalidade, outros benefícios obtidos com a prática de atividade física incluem o aumento da capacidade funcional, maior controle ponderal, melhora da função cognitiva, da saúde mental e da qualidade de vida. O objetivo do presente estudo será avaliar o efeito de um programa de exercícios físicos domiciliares em pacientes com a forma crônica indeterminada da doença de Chagas na aptidão física, fadigabilidade, dor lombar, biomarcadores bioquímicos, inflamatórios e cardíacos, função autonômica, função e morfologia cardíaca, qualidade de vida, sintomas de depressão e ansiedade, qualidade do sono e estresse. Trata-se de um ensaio clínico randomizado em paralelo, de superioridade fase III, com duração de seis meses em que o grupo de intervenção receberá orientações para a realização de um protocolo de exercícios domiciliares e um grupo controle que receberá apenas orientações gerais quanto aos benefícios da atividade física. Serão utilizadas todas as medidas realizadas no grupo intervenção e no grupo controle, independente das perdas ao longo do período de intervenção, caracterizando uma análise por intenção de tratamento. Espera-se observar melhoras em alterações subclínicas dos parâmetros avaliados nos pacientes com a forma indeterminada da doença de Chagas.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu

Ciências da Saúde

Odontologia
  • risco de soroconversão para hiv e hbv em exposições ocupacionais a material biológico de risco nos ambientes odontológicos
  • O objetivo do presente estudo é quantificar a frequência de soroconversão do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e do Vírus da Hepatite B (HBV) em profissionais e estudantes que se acidentaram com material biológico em atividades odontológicas no munícipio de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil e avaliar a qualidade do banco de dados utilizado para as estimativas de soroconversão. A revisão sistemática terá como pergunta original: “qual a taxa de soroconversão para HIV entre profissionais da saúde que sofreram acidente com material biológico de risco? Dentre esses, quais grupos tiveram indicação de Profilaxia Pós-Exposição (PPE) e qual a taxa de soroconversão naqueles que aderiram ou não às PPE indicadas?” Serão realizadas buscas sistematizadas de estudos primários em bases de dados, com estratégias de buscas definidas. O estudo observacional terá como população os profissionais e estudantes que sofreram acidente com material biológico de risco em ambiente odontológico, no município de Belo Horizonte, e seguiram as recomendações para atendimento adotadas pelo município entre 2011 e 2019. Serão incluídos pacientes de ambos os sexos, que tiveram exame anti-HIV negativo e/ou anti-HbsAg não reativo na data do acidente e que realizaram acompanhamento de, no mínimo, 3 meses (HIV) e 6 meses (HBV) pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) do município de Belo Horizonte. Para o estudo de coorte, serão analisados os acidentes ocupacionais com exposição a fluidos corporais de pacientes com testagem ou de fonte desconhecida para sorologia do HIV e HBV, bem como sua adesão, ou não, à PPE. Covariáveis clínicas e sociodemográficas também serão mensuradas. O desfecho a ser analisado será a soroconversão ou não para HIV positivo e/ou HBV positivo entre os pesquisados. Análises estatísticas descritivas e de regressão múltipla serão desenvolvidas para estimativas de risco relativo não-ajustados e ajustados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Jose Alixandrini Junior

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • interfaces tangíveis para sistemas de informação geográfica
  • A complexidade das formas tridimensionais da paisagem como sua morfologia, as estruturas vegetais e as construções modelam processos naturais e antrópicos que afetam a população. Tanto causas como efeitos desses processos devem ser compreendidos por diferentes profissionais e por diferentes perfis de população afim de elaborar soluções interdisciplinares para problemas como: ocupação antrópica do espaço, a erosão, a ventilação, regimes de escoamento das águas, deslizamentos, queimadas, insolação e propagação de doenças infecciosas, etc. A ciência da informação geográfica tem utilizado modelos computacionais e captura da realidade para simular analisar e avaliar esses processos e seu impacto no ambiente. Mas essas análises de geoinformação cada vez mais interdisciplinares demandam interfaces mais versáteis que permitam discussões mais amplas e dinamizem as interações. Apresenta-se então um sistema de visualização de modelagem geoespacial tangível, que deve ser investigado quanto a sua verdadeira capacidade de promover ganhos interdisciplinares. Isso porque tecnologias emergentes desafiam mais e mais a capacidade de elaboração de soluções interdisciplinares que demandam interações mais ativas de profissionais das mais diferentes áreas de conhecimento. Uma vez que as interfaces já promovem ganho de experiência e habilidades de trabalho em áreas específicas o projeto se debruça para estudar sua capacidade frente a problemas geoespaciais. Propõe-se uma configuração física e arquitetura de software e hardware de um sistema de interface tangível de informação geográfica para investigar seus recursos para usos interdisciplinares. A proposta apoia-se numa metodologia que foca desde a captura da realidade com tecnologias inovativas à preparação de uma base de dados e a construção de uma interface tangível além de uma série de experimentos que possam produzir informações para a avaliação das interações interdisciplinares de profissionais ou mesmo na preparação deles.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026