Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mauro Coelho dos Santos

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • degradação eletroquímica e sensoreamento de poluentes emergentes
  • Este projeto de pesquisa visa desenvolver métodos promissores e eficientes no tratamento de efluentes contaminados por diferentes poluentes emergentes: tais como: conservantes, pesticidas, hormônios, plastificantes e fármacos em matrizes naturais aquosas. Para a eficiência na remoção e na detecção destes poluentes serão estudados materiais multifuncionais nanoestruturados compostos de óxidos de baixo custo e carbono (cátodos) e diamante dopado com boro, platina, entre outros (anodos). Os EDGs com os melhores resultados para peróxido de hidrogênio serão aplicados como cátodos na eletrogeração de peróxido de hidrogênio juntamente com ânodos eficientes em processos de oxidação anódica: diamante dopado com boro, platina, entre outros. Como ideia inovadora aplicada diretamente aos EDGs, tem-se a proposta do uso de um campo magnético contínuo. Os processos eletroquímicos de oxidação avançados baseados em Fenton (incluindo solar) visam a degradação dos poluentes emergentes. Serão usadas as técnicas de espectrofotometria de absorção na região do UV-Vísivel, análise de carbono orgânico total e HPLC-MS para acompanhar os processos de descoloração, de redução do conteúdo de carbono orgânico total e para elucidar o mecanismo de degradação de cada molécula. Será necessário também o uso de sensores eletroquímicos para avaliar o processo de pós-degradação dos poluentes emergentes que serão eficientes para se medir a concentração residual dos compostos recalcitrantes contidos nas matrizes ambientais a serem estudadas. Propõe-se neste trabalho o uso de nanoestruturas carbonáceas, nanopartículas metálicas e/ou quantum dots como modificadores de novos arranjos de sensores e/ou (foto)sensores eletroquímicos aplicados na determinação sensível de poluentes emergentes. Para esta finalidade, serão desenvolvidas novas plataformas de eletrodos impressos e posterior modificação, visando a miniaturização, portabilidade e análise remota e in situ.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Mauro Felippe Felix Mediano

Ciências da Saúde

Medicina
  • programa de exercícios físicos domiciliares na forma indeterminada da doença de chagas (estudo pedi-chagas): um ensaio clínico randomizado
  • Cerca de 70% dos indivíduos na fase crônica da doença de Chagas (DC) apresentam a forma indeterminada da doença, caracterizada por evidências parasitológicas e/ou sorológicas de infecção pelo T.cruzi, porém ausência de sinais e sintomas clínicos. Embora a caracterização da forma indeterminada seja clara, o prognóstico desta forma clínica ainda é controverso, com alguns trabalhos demonstrando maior mortalidade quando comparados a indivíduos não infectados, tendo sido observadas alterações subclínicas. Algumas evidências têm demonstrado que tanto o exercício formal quanto o incremento informal nos níveis de atividade física se associam a redução da mortalidade em indivíduos com e sem doença. Além da redução da mortalidade, outros benefícios obtidos com a prática de atividade física incluem o aumento da capacidade funcional, maior controle ponderal, melhora da função cognitiva, da saúde mental e da qualidade de vida. O objetivo do presente estudo será avaliar o efeito de um programa de exercícios físicos domiciliares em pacientes com a forma crônica indeterminada da doença de Chagas na aptidão física, fadigabilidade, dor lombar, biomarcadores bioquímicos, inflamatórios e cardíacos, função autonômica, função e morfologia cardíaca, qualidade de vida, sintomas de depressão e ansiedade, qualidade do sono e estresse. Trata-se de um ensaio clínico randomizado em paralelo, de superioridade fase III, com duração de seis meses em que o grupo de intervenção receberá orientações para a realização de um protocolo de exercícios domiciliares e um grupo controle que receberá apenas orientações gerais quanto aos benefícios da atividade física. Serão utilizadas todas as medidas realizadas no grupo intervenção e no grupo controle, independente das perdas ao longo do período de intervenção, caracterizando uma análise por intenção de tratamento. Espera-se observar melhoras em alterações subclínicas dos parâmetros avaliados nos pacientes com a forma indeterminada da doença de Chagas.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026