Projetos de Pesquisa

 

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Melvina Afra Mendes de Araújo

Ciências Humanas

Antropologia
  • memória, conflito e relacionalidade em contextos plurais
  • Memórias relativas às experiências de lutas de libertação nacional, guerras civis, constituição de Estados e de identidades nacionais, étnicas, regionais e religiosas têm merecido atualmente um lugar central nos debates acadêmicos. Isso se deve não só ao potencial carácter conflitual que estas categorias têm gerado na contemporaneidade, mas também às mudanças que influenciam os países que nasceram depois de longa experiência de imposição colonial associadas às diferenças e desigualdades vivenciadas no pós-independência. No continente africano, onde são desenvolvidas a maioria das pesquisas propostas no projeto, e em outros contextos onde países que, após a proclamação das independências nacionais, adotaram sistemas de governação de orientação socialista, a historicização do Estado tem auxiliado a explicar as origens de desigualdades fundadas nos diferentes níveis de acesso a recursos e também de processos que culminaram na construção de diferenças na maioria das vezes hierarquizadas - étnicas, religiosas, regionais, raciais e de gênero, entre outras -, muitas vezes resultando em conflitos de diversas ordens e, em alguns casos, em extermínios de populações. A proposta deste projeto é apresentar estudos em um campo essencialmente pluridisciplinar sobre memória, guerras e colonialismo, a partir de abordagens sobre construção relacional de subjetividades, diferenças e desigualdades. Aliando pesquisas de documentos de arquivos, imagens ou fontes digitais em museus sediados tanto nos países das chamadas antigas metrópoles coloniais, bem como nos dos países onde se propõe a realização dos trabalhos de campo, o problema comum das propostas contidas neste projeto é o de como se produzem memórias, desigualdades e diferenciações que emergem de processos relacionais.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 14/12/2023-31/12/2026
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Méri Frotscher

Ciências Humanas

História
  • história e relações étnico-raciais no paraná (séculos xx e xxi): aportes para uma educação antirracista
  • A proposta visa, por meio da nucleação de pesquisadores de 4 universidades públicas do Paraná, investigar relações étnico-raciais no estado entre os séculos XX e XXI para identificar situações e contextos nos quais a categoria raça/etnia tem operado enquanto uma das formas de marcação social da diferença. A partir da chave de leitura da etnicidade, em foco estão representações sociais, estigmas, identificações, diferenciações etnoculturais, produzidas no jogo das interações interétnicas e protagonismos de sujeitos e grupos menorizados historicamente, como afrodescendentes e indígenas. Parte-se da hipótese da persistência da invisibilização histórica desses sujeitos, assim como da branquitude, que racializa e hierarquiza a sociedade e que ainda é presente na bibliografia sobre o Paraná. A proposta é viável considerando a experiência em pesquisa dos 10 doutores, a existência de acervos com fontes a investigar e de colaboradores e mediadores para as entrevistas de História Oral. A investigação será desenvolvida a partir de 4 subeixos: 1)Indígenas: História, Educação e Relações étnico-raciais; 2)Negros e relações étnico-raciais na História e na Arte; 3)Relações étnico-raciais entre imigrantes, negros, indígenas; 4)Consciência histórica e educação antirracista nas escolas do campo. Serão feitas entrevistas de História Oral com indígenas das TI Rio das Cobras e RI Mangueirinha (Sudoeste do PR) graduandos e egressos da UNICENTRO e da TI Tekoha Guasu Guavira (Oeste PR), entre eles universitários da UNIOESTE. Sobre protagonismos de negros e negras, serão analisados processos-crime da Casa da Cultura Emilia Erichsen (Castro) e dos Centros de Documentação da UEPG e da UNICENTRO, documentos do Deops/SP, produções artísticas no PR, e feitas entrevistas de H. Oral para tratar da contemporaneidade. Pesquisa qualitativa será feita em escolas do campo (observação participante e entrevistas com professores) para mapear práticas pedagógicas relacionadas a questões étnico-raciai
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026