Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alessandro Jacques Ribeiro

Ciências Humanas

Educação
  • aprendizagem profissional de formadores e de futuros professores de matemática: constituindo comunidades de prática e de investigação
  • Considerando resultados de pesquisas nacionais e internacionais, identificamos três lacunas a serem investigadas, atualmente: (i) a necessidade de pesquisas na formação inicial de professores de matemática que tomem a prática letiva como ponto de partida para dar suporte às aprendizagens para o exercício da docência; (ii) uma ampliação da compreensão do papel da matemática que se aprende na formação inicial para fundamentar a matemática que será ensinada pelo futuro professor; (iii) como é a formação de formadores de professores e como estes se desenvolvem profissionalmente para ensinar a ensinar matemática. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como decorre a aprendizagem de futuros professores de matemática e de seus formadores, quando estes constroem um ambiente de colaboração, interação e investigação, mediado por tarefas formativas, que tematizem a prática letiva da escola básica e contemple a matemática e a didática abordadas na Licenciatura com vistas ao ofício futuro de ensinar matemática na Educação Básica. Do ponto de vista metodológico, a presente proposta se enquadra em uma abordagem qualitativa-interpretativa, tomando como método o Design-Based Research (DBR). A coleta de dados deverá ocorrer por diferentes procedimentos e técnicas, como a observação participante – com registros em áudio e vídeo – e a recolha documental das tarefas realizadas pelos professores participantes no estudo e de outros documentos curriculares. Dentre os resultados esperados estão (i) a busca por uma compreensão conceitual acerca de como decorre a aprendizagem profissional de futuros professores de matemática e de seus formadores, bem como (ii) a elaboração, para a formação de professores e de formadores de professores, de materiais curriculares que contemplem a aproximação da matemática acadêmica com a matemática escolar, e visam favorecer a presença e a interlocução da prática como uma componente essencial para a aprendizagem dos futuros professores.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026