Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aldo Ângelo Moreira Lima

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • mecanismos de resistências aos antimicrobianos de cepas bacterianas gram-negativas isoladas de pacientes em unidades de terapias intensivas de hospitais em fortaleza, ceará, brasil.
  • A resistência aos antimicrobianos (RAMs) é considerada a principal causa de morte no mundo. Entender os mecanismos bacterianos que geram a RAMs será crucial para tomada de decisões nos programas de prevenção e controle de infecções hospitalares e acesso aos antimicrobianos corretos. Este projeto tem como objetivo avaliar a incidência, fatores de riscos, morbidade, mortalidade, fenótipos e genótipos de RAMs associados às bactérias gram-negativas (BGNs) e determinar os mecanismos de resistências aos antimicrobianos em pacientes na rede de unidades de terapias intensivas de hospitais sentinelas em Fortaleza, Ceará, Brasil. A partir do perfil fenotípico de RAMs, iremos selecionar BGNs com padrões de resistência múltipla (MDR) e estendida (XDR) para análise transcriptômmica utilizando kit Illumina stranded total RNA e o sistema MiSeq da Illumina. Os dados gerados serão analisados utilizando plataformas da Illumina DRAGEN RNA pipeline. As BGNs (MDR e XDR) de RAMs serão selecionadas para o estudo metabolômico utilizando a Ressonância Magnética Nuclear (RMN-1H). Os dados serão analisados utilizando análise multivariada em software MatLab, Análise de Componentes Principais (PCA) e Análise Discriminante por Projeções Ortogonais a Estruturas Latentes (OPLS). Para determinação proteômica dessas bactérias iremos utilizar a plataforma de LC-MS/MS (Ekspert ultraLC 100, acoplado ao QTRAP 5500, AB Sciex, Framingham, MA, USA). Para análise dos espectros MS/MS usaremos o UniProt database. Utilizaremos o software Protein Pilot (v. 5.0.1) para identificação de proteínas usando o algoritmo Paragon. Os resultados permitirão identificar transcritos, metabólitos e peptídeos de origem bacteriana que estariam relacionados com a indução de RAMs e, assim, ter a possibilidade de propor novas estratégias de saúde pública para o adequado uso de antimicrobianos e reduzir as mortes em rede de unidades de terapias intensivas ocasionadas por bactérias multirresistentes na população de Fortaleza-CE.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 12/12/2022-30/06/2025
Foto de perfil

Aldo Jose Gorgatti Zarbin

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • instituto nacional de ciência e tecnologia de nanomateriais para a vida - nanovida
  • Este INCT tem como objetivo propor avanços em três temas diretamente relacionados à melhoria da qualidade da vida, com ênfase na população brasileira, pelo desenvolvimento de nanotecnologias com aplicação em Energia, Meio Ambiente e Diagnóstico. Em consonância direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, pretende-se explorar as propriedades superlativas dos materiais em escala nanométrica de tamanho (os chamados nanomateriais) para criar novos dispositivos de geração de energia limpa (células solares); para armazenamento de energia (baterias e supercapacitores); para geração de combustível verde (hidrogênio); para descontaminação de corpos aquáticos; para produção de água potável; para detecção, monitoramento e destruição de poluentes; para certificação de qualidade de alimentos e para diagnóstico simplificado de doenças negligenciadas e de extrema relevância no Brasil, como dengue, zika, chicungunha, hepatite B, leishmaniose e Chagas. A proposta, portanto, abrange toda a cadeia tecnológica envolvendo materiais, partindo da preparação (incluindo métodos conhecidos e o desenvolvimento de métodos inéditos), caracterização, estudo das propriedades, processamento, estudo do desempenho e a confecção de dispositivos. Especificamente, pretende-se preparar novos nanomateriais multifuncionais (ou seja, que podem ser usados para mais de uma função), baseados em nanoestruturas de carbono, nanopartículas metálicas e de óxidos, materiais bidimensionais, materiais organometálicos, polímeros (condutores e convencionais), e a combinação dessas classes de materiais nos chamados nanocompósitos. Os nanomateriais serão preparados “por demanda”, visando características específicas para o desempenho de cada dispositivo listado anteriormente. Para isso, rotas de preparação e processamento serão integradas àquelas de deposição e preparação dos dispositivos finais, através da junção das diferentes especialidades dos membros da equipe.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 22/12/2022-31/12/2027
Foto de perfil

Aldo Merotto Junior

Ciências Agrárias

Agronomia
  • desenvolvimento de tecnologias de rnai e aplicação localizada com drones baseadas na epidemiologia da resistência a herbicidas e inteligência artificial
  • A sustentabilidade do setor agrícola brasileiro apresenta desafios que incluem consequências da ocorrência de plantas daninhas, aumento do custo de produção e demanda crescente da sociedade pela redução do uso de agrotóxicos. A era da Biologia Molecular através do RNA de interferência (RNAi) e da Agricultura 4.0 através da inteligência artificial (IA) podem resultar em mudanças que impactem no aumento da produtividade agrícola e minimizem o impacto ambiental da Agricultura. Nesse sentido, é fundamental que o Brasil invista em recursos humanos e infraestrutura para permitir o desenvolvimento de tecnologias nacionais que possam ser rapidamente difundidas no sistema produtivo. O objetivo deste projeto é desenvolver tecnologias de RNAi e IA aplicadas a drones que possam ser utilizadas no controle de plantas daninhas. O projeto está dividido em três linhas de ação: i) epidemiologia de plantas daninhas; ii) RNAi exógeno como ferramenta de controle alternativo de plantas daninhas; iii) utilização de drones para aplicação localizada de produtos agrícolas através de IA. O projeto apresenta colaboradores internacionais da Colorado State University, University of Illinois e Texas A&M University, nos EUA, e o Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria del Uruguay (INIA) Uruguai. Os produtos gerados serão: i) metodologias de estudos epidemiológicos da resistência aos herbicidas no Brasil; ii) descoberta de genes alvo para silenciamento através de RNAi; iii) sistemas de aplicação localizada através de drones; iv) treinamento de recursos humanos de pós-graduação em biologia molecular, RNAi e IA; v) publicação de artigos científicos em revistas de elevado impacto; vi) desenvolvimento de patentes; vii) engajamento de pesquisadores brasileiros com grupos de pesquisa internacionais com alta qualidade científica. Além dos impactos científicos, o projeto resultará em benefícios para a sociedade relacionados à modernização dos sistemas agrícolas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 27/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Aldo Merotto Junior

Ciências Agrárias

Agronomia
  • rna de interferência: desenvolvimento de formulações e identificação de alvos agronômicos para proteção de plantas
  • A sustentabilidade da agricultura relacionada a utilização de pesticidas está desafiada devido a ocorrência de resistência, aspectos toxicológicos e demanda da sociedade pela redução do uso destes produtos. O silenciamento pós-transcricional usando aplicação exógena de RNA, conhecida como técnica de RNA interferente (RNAi), é uma tecnologia que poderá revolucionar a proteção de plantas na agricultura. Tecnologias baseadas em RNA já são utilizadas em estudos básicos de caracterização da função gênicas e recentemente foram empregadas para o desenvolvimento de vacinas para Covid-19 e na produção de medicamentos. Na área vegetal, as limitações desta tecnologia são a absorção e translocação no alvo biológico e custo de produção. A hipótese deste projeto é que aplicação exógena de RNAi ajustada em função de desenvolvimento apropriado de moléculas, formulações específicas e definições de genes alvo biologicamente adequados permitirão a sua viabilização como estratégia de controle plantas daninhas e insetos-praga. Resultados de estudos preliminares da equipe do projeto demonstraram o efeito de RNAi como forma de silenciamento dos genes PDS em arroz e SCR no inseto Euschistus heros. Os conhecimentos recentes produzidos sobre RNAi superaram as dificuldades indicadas como de solução improvável. A equipe deste projeto é multidisciplinar de forma a sinergizar conhecimentos e possui interação com pesquisadores internacionais que também estão estudando a tecnologia RNAi. As estratégias metodológicas deste projeto são: i. desenvolvimento de diferentes formulações de entrega exógena de RNAi em plantas e insetos; ii. aprimoramento da aplicação exógena de RNAI em genes alvos conhecidos; iii. identificação de novos genes alvos que viabilizem a aplicação de RNAi em baixas doses; e iv. integração de pesquisadores de diferentes áreas para proporcionar a formação de recursos humanos com experiência em conhecimentos modernos e com capacidade de geração de inovações de pesquisa.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Aldrin Armstrong Silva Castellucci

Ciências Humanas

História
  • dicionário biográfico dos trabalhadores na bahia (império e primeira república)
  • Sob forte inspiração da história social e em meio à crescente efervescência política da segunda metade do século XX, intelectuais de diversos países se empenharam na construção de dicionários biográficos dedicados aos trabalhadores organizados, a exemplo do monumental Dictionnaire biographique du mouvement ouvrier français, em 44 volumes, levado a cabo por Jean Maitron entre 1964 e 1997; o britânico Dictionary of Labour Biography, sob a direção inicial de Joyce Bellamy e John Saville, com 15 volumes publicados entre 1972 e 2019; e a experiência a italiana Il Movimento operaio italiano: dizionario biografico, 1853-1943, coordenado por Franco Andreucci e Tommaso Detti, com 5 volumes (+ 1 de índice) publicados entre 1975 e 1979. No Brasil, cabe destacar o volume dedicado à cidade do Rio de Janeiro entre o século XIX e os anos 1920, coordenado por Claudio H. M. Batalha e publicado em 2009. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo principal a redação e publicação de um Dicionário biográfico dos trabalhadores na Bahia (Império e Primeira República) em suporte digital. A principal contribuição da obra será o aprofundamento dos conhecimentos sobre a classe trabalhadora no Brasil em perspectiva mais ampla a partir da reconstituição das trajetórias de centenas de indivíduos que estiveram envolvidos na organização de associações de auxílio-mútuo, sociedades cooperativistas, grêmios recreativos, sindicatos e partidos vinculados ao movimento operário no século XIX e na Primeira República na Bahia. Além disso, enquanto obra de referência, o Dicionário biográfico dos trabalhadores na Bahia se somará aos seus congêneres feitos para outros contextos, constituindo-se em um instrumento fundamental de ciência básica para todos que fazem pesquisa na área de história do trabalho, em particular, e história do Brasil em geral.
  • Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026