Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandre Fernandez Vaz

Ciências Humanas

Educação
  • teoria crítica, racionalidades e educação vi: estudos para a compreensão do tempo presente
  • A proposta pretende fazer prosseguir o programa de pesquisa que temos desenvolvido desde 2005, com apoio do CNPq (Editais Universais, bolsas PQ e diversos outros financiamentos), que procura desenvolver uma Teoria Crítica do presente com interesse na e para a educação. Isso vem se efetuando pelo constante reexame do legado e do potencial da Escola de Frankfurt, em confronto com novas questões que buscam realimentar essa tradição analítica, atualizando-a. Para esta etapa, objetivamos, com um amplo e diversificado grupo, o seguinte: Reconstruir e analisar o percurso de elaboração dos modelos críticos para a educação propostos por Theodor W. Adorno, Walter Benjamin e Oskar Negt, com ênfase na articulação dialética entre formação (Bildung), semiformação (Halbbildung); esvaziamento da formação (Bildungslosigkeit); Desenvolver trabalhos sobre relação entre cultura e sociedade, com interesse em materiais da literatura e do cinema latino-americanos; Investigar itinerários da educação do corpo e da sensibilidade em triplo registro: nos termos de uma teoria da educação do corpo e das sensibilidades (Adorno, Lacan, Plessner); na relação entre corpos afirmativos e corpos dissonantes no esporte e na escola (Marcuse); na constituição de uma obra esportiva como expressão estética. A pesquisa acompanha o movimento de constituição dos objetos, procurando reconhecer-lhes fidelidade, respeitar-lhes a primazia – Vorrang des Objekts. Os objetivos devem permanecer entre si articulados, de modo a formar um quadro de referências que faça com que cada um, ao mesmo tempo em que procure o não idêntico (das Nicht-Identische), possa se reconhecer e ser reconhecido como parte de um mesmo impulso teórico-reflexivo. De forma geral, trata-se de observar a tensão dialética entre o idêntico e o não-idêntico, alcançando o não-conceitual por meio do conceito, mas sem destruí-lo; ao contrário, reconhecendo-lhe os contornos em toda sua radicalidade.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexandre Giusti-Paiva

Ciências da Saúde

Medicina
  • estudo pré-clínico da eficácia, mecanismos de ação, segurança e toxicidade de fitofarmacos no manejo de sintomas do transtorno do espectro autista e comorbidades
  • O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem déficits em comunicação e comportamento social, tornando o manejo complexo. A prevalência crescente no Brasil reforça a busca por terapias eficazes. A validação de fitofármacos poderia oferecer terapias mais acessíveis, integrando sabedoria tradicional e medicina moderna. Esta pesquisa visa aprimorar o arsenal terapêutico do SUS, beneficiando pacientes com TEA e seus familiares. Modelos de neurodesenvolvimento em roedores serão adotados e filhotes de ambos os sexos examinados neural e socialmente. Avaliaremos a eficácia de substâncias (Curcuma longa, Hypericum perforatum, Erythrina mulungu) e seus princípios ativos (curcumina, hiperforina, alcalóides eritrinicos), bem como canabinóides CBD, CBN e CBG. Serão testados comportamentos como vocalizações, sociabilidade e comorbidades. As análises incluem microarray de córtex pré-frontal em ratos, identificando genes que foram superexpressos ou subexpressos em ratos autistas em comparação com controles e após tratamento com fitofármacos. Ensaios de RT-PCR e proteômica seguirão resultados do microarray. Alterações gênicas relacionadas à neurogênese, neuroplasticidade e gliose implicarão análises proteicas por WB, imunoistoquímica e quantificação de marbadores biológicos. A coloração de Golgi verificará arquitetura dendrítica e neuronal. Fitofármacos promissores terão segurança e toxicidade testadas, avaliando efeitos no sistema nervoso, cardiovasculares, respiratórios, renais e genotoxicidade. Os estudos buscam definir a dose segura para humanos e parâmetros para monitoramento de efeitos adversos. Em termos de soluções, o projeto tem o potencial de oferecer subsídios para uma abordagem terapêutica mais acessível e sustentável, complementando os tratamentos existentes e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida de indivíduos com autismo e suas famílias.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026