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Lineu Neiva Rodrigues
COORDENADOR(A)
Engenharias
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Título do Projeto:
oferta hídrica e demanda de águas verde e azul atual e futura em bacias hidrográficas do cerrado
Resumo:
Vários estudos apontam diversos riscos para o desenvolvimento da região do Cerrado, onde já se observam conflitos pelo uso de água, principalmente, nas pequenas bacias hidrográficas, onde a dinâmica da disponibilidade hídrica (oferta e demanda), nas escalas temporal e espacial, necessárias para o adequado manejo da irrigação, são desconhecidas. A região, na sua maior parte, é carente em dados e informações técnicas básicas que possam contribuir para estimativas confiáveis da demanda e da oferta hídrica. Nesse sentido, indicadores de estresse hídrico, visando classificar as diversas regiões em relação à sua disponibilidade hídrica, são estratégicos para o planejamento. Assim, este projeto objetiva: (a) estimar, por meio de modelos matemáticos, a oferta hídrica e demanda de águas verde e azul, atual e futura, para as culturas da soja, feijão, milho e trigo em bacias hidrográficas do Cerrado; (b) estimar a potencial contribuição das pequenas barragens na disponibilidade hídrica. Uma inovação será a utilização dos novos cenários do IPCC que consideram desafios socioeconômicos e novos e aprimorados modelos climáticos. O projeto visa gerar informações para subsidiar o planejamento e a gestão de água no Cerrado. Para isto, será adotado a base hidrográfica ottocodificada, de nível 5. Para avaliar a oferta hídrica, o modelo hidrológico GR5J será calibrado e validado utilizando a base de dados fluviométrico da Agência Nacional de Águas referente a 411 bacias distribuídas no Cerrado. Os parâmetros calibrados serão então regionalizados para avaliar um total de 4.531 unidades hidrológicas (ottobacias de nível 5). A demanda hídrica será avaliada por meio do modelo MSEI, utilizando a base de dados climáticos produzidos pelo INPE. Um modelo para avaliar a dinâmica da água em pequenas barragens será desenvolvido.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Lionel Fernel Gamarra Contreras
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
laboratório de nanobiotecnologia para estudos pré-clínicos.
Resumo:
A presente proposta tem como objetivo participar da seleção de laboratórios que integrarão a segunda fase do Programa Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias SisNANO 2.0. Que tem o propósito a disponibilização de infraestrutura laboratorial multiusuária e de acesso aberto a usuários públicos e privados para pesquisa, desenvolvimento e inovação na Área de nanotecnologia. O laboratório de Nanobiotecnologia para estudos pré-clínicos do Hospital Israelita Albert Einstein realiza estudos in vitro e no modelo animal, usando nanomateriais e evidenciando aspectos aplicados à medicina, sendo este um dos ramos mais promissores da medicina contemporânea, direcionando a busca de novas ferramentas para diagnósticos e/ou tratamentos de doenças como: Alzheimer, Parkinson, Câncer, Acidente Vascular Cerebral, entre outras, utilizando ferramentas conjuntas como a terapia celular e novos biomateriais aplicados as diversas patologias em estudos pré-clínicos e clínicos, com o propósito de avaliar o caráter teranóstico dos nanometeriais, direcionamento de drogas a alvos específicos, biodistribuição, toxicidade, implementação de novas tecnológicas terapêuticas como a magneto hipertermia entre outras. Desta forma que o grupo de nanobiotecnologia direciona os objetivos da pesquisa nesta instituição, com linhas de pesquisa definidas em (i) Nanobiotecnologia na terapia celular aplicada em lesões e doenças degenerativas; (ii) Desenvolvimento da terapia de magneto hipertermia aplicado a tumores, estudo in vitro e em modelo animal; (iii) Desenvolvimento de nanomateriais e para fins diagnósticos e terapêuticos; (iv) Desenvolvimento de modelos organ on-a-chip utilizando microfluídica para estudos oncológicos e testes de drogas; (v) Avaliação de estudos pré-clínicos longitudinais utilizando nanopartículas multifuncionais mediante técnicas de imagem molecular; (vi) Desenvolvimento de modelos computacionais preditivos, com softwares de simulações, Inteligência Artificial Acreditamos contar com profissionais com experiência na área de nanobiotecnologia, infraestrutura adequada, parque de equipamentos para os mais variados estudos, experiência na prestação de serviços e inovação tecnológica para fazer parte da rede dos Laboratórios em Nanotecnologias sisNANO com o objetivo de oferecer atendimento a usuários externos e prestação de serviços na área de nanobiotecnologia principalmente na área de estudos in vitro e estudos pré-clínicos.
Instituição/UF/País:
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - SP - Brasil
Vigência:
Wed Dec 18 00:00:00 BRT 2019-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Liráucio Girardi Júnior
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ambientes plataformizados: dispositivos inteligentes e a nova onde de "domesticação"das tecnologias de comunicação
Resumo:
Williams (2016), ao analisar a relação entre tecnologia e forma cultural no desenvolvimento da televisão no século XX, observou que o mundo moderno produziu duas tendências que pareciam ambivalentes. De um lado, o investimento em infraestrutura de mobilidade (expansão da ferroviária, da rede elétrica e de telecomunicação) e, de outro, a construção de uma experiência privatizada, centrada no espaço doméstico (um tipo de privatização móvel centrada no telefone, nos jornais, revistas, rádio, televisão). O espaço doméstico foi atravessado pela confluência de novas tecnologias e transformou-se em um complexo espaço de experiências mediadas, tornando-se o foco de pesquisas centradas no processo de domesticação das tecnologias de comunicação. Neste projeto, será desenvolvida (1) a revisão bibliográfica sobre ambientes plataformizados e dispositivos inteligentes e (2) a revisão bibliográfica de dois tipos de análise sobre a domesticação das tecnologias de comunicação: a abordagem anglo-saxã e a abordagem nórdica. A partir dessas revisões iniciais, será feita uma análise de conteúdo dos principais canais de comunicação das big techs, Amazon e Alphabet, e entrevistas semiestruturadas com pesquisadores/pesquisadoras no desenvolvimento de dispositivos inteligentes, com o objetivo de verificar a hipótese de formação de uma nova onda de domesticação das tecnologias de comunicação.
Instituição/UF/País:
Faculdade Cásper Líbero - SP - Brasil
Vigência:
Mon Mar 28 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Lirio Schaeffer
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
uso da inteligência artificial para o controle e otimização dos processos de conformação mecânica de aços de ultra alta resistência
Resumo:
Este projeto tem como objetivo estudar o emprego industrial de aços que venham contribuir com a redução da emissão de CO2 e para a minimização do efeito estufa. O foco principal será a otimização dos processos de manufatura por Conformação Mecânica na fabricação de componentes de ultra alta resistência mecânica. O processamento destes aços demanda um controle minucioso das etapas de manufatura para garantir a homogeneidade e repetibilidade das propriedades mecânicas. Os avanços gerados através da implementação da Indústria 4.0 podem ser extremamente úteis para esse fim. Este projeto se propõe a empregar nos processos de manufatura técnicas como a Simulação Computacional de Processos (CAD/CAE), a Inteligência Artificial (AI), a Internet das Coisas (IoT) e gêmeos digitais. Numa primeira fase visa-se desenvolver o projeto de fabricação de componentes a partir destas novas ligas, através de análises práticas e estudos teóricos. Paralelamente, serão criadas abordagens de sensoriamento dos processos visando o monitoramento e controle dos principais parâmetros. Estes parâmetros medidos (força, deslocamento, velocidade do ferramental, temperatura, microestrura, etc.), em conjunto com fundamentos teóricos (parâmetros térmicos para avaliação das transferências de calor, coeficientes de atrito, microestrutura, etc.), irão formar um banco de dados que serão utilizados na simulação computacional dos processos analisados. Numa segunda fase, estes dados serão a base para o desenvolvimento de sistemas de assistência que auxiliarão na tomada de decisões durante os processos. As empresas poderão corrigir eventuais desvios que ocorrem na produção em tempo real, aplicando a técnica de Inteligência Artificial e Machine Learning, para realizar a predição dos problemas nos Processos de Fabricação e gerar a possibilidade de mitiga-los.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Fri Feb 11 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Lis Ribeiro do Valle Antonelli
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
identificação de antígenos de plasmodium vivax e avaliação da resposta de células t-específicas nas infecções sintomáticas e assintomáticas
Resumo:
A resposta imune desencadeada durante a malária é complexa e mal compreendida. Um importante obstáculo para o entendimento desta imunidade é a ausência de cultivo do parasito e a dificuldade de obtenção de antígenos a partir de amostras clínicas, resultando na escassez de estudos sobre a resposta adaptativa contra o Plasmodium vivax. As principais questões não resolvidas acerca da imunidade celular na malária são: i) indivíduos expostos ao Plasmodium são frequentemente reinfectados e, portanto, a proteção contra este parasito não é totalmente alcançada; e ii) alguns indivíduos desenvolvem proteção clínica, se tornando assintomáticos e mantendo baixa parasitemia. A malária é caracterizada por forte inflamação com produção de altos níveis de citocinas circulantes associados à alta carga parasitária, podendo afetar a diferenciação e o funcionamento das células T. Há evidências de que células T P. vivax-específicas são geradas na malária e sua manutenção depende do microambiente antigênico e inflamatório. Assim, respostas exacerbadas como as que ocorrem na malária sintomática, podem prejudicar o desenvolvimento de respostas adaptativas eficientes. Por outro lado, na malária assintomática, onde a carga parasitária é subpatente e a inflamação está modulada, células T P. vivax-específicas poderiam ser induzidas de maneira mais eficaz, auxiliando no controle da infecção. Para melhor compreensão da resposta imune adaptativa na malária, é necessário identificar as células antígeno-específicas, seu estado de ativação, exaustão e sua especificidade antigênica. O objetivo geral deste projeto é identificar antígenos do P. vivax para os quais clones são gerados na infecção sintomática e assintomática e caracterizar a resposta antígeno-específica durante a malária, no intuito de se obter informações sobre o desenvolvimento da memória imunológica e da proteção contra o P. vivax, buscando assim novas ferramentas para diagnóstico e imunoterapia.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - MG - Brasil
Vigência:
Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Lisabelle Mariano Rossato
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tecnologias educativas para a inovação do cuidado materno-infantil
Resumo:
A promoção do bem-estar materno e infantil pode proporcionar impacto significativo nos indicadores de saúde como morbimortalidade materna e infantil. Práticas culturais para o desenvolvimento infantil vêm sendo estudadas como forma de estabelecer medidas eficazes, de baixo custo e possibilidades de mensuração de seus resultados. As tecnologias educativas para a inovação do cuidado materno-infantil representam uma área de conhecimento emergente. Um cuidado que pode ser considerado nesta dimensão é a prática de massagens em lactentes e crianças. A shantala é uma técnica de massagem milenar de origem indiana. Representa um recurso relevante no manejo dos estímulos dolorosos, uma vez que é de baixo custo, ajuda a melhorar o sistema hormonal, imunológico, promove um sono tranquilo, alivia as cólicas e melhora a respiração. Apesar de os efeitos para o bebê e a criança já terem sido objetos de estudos, há a necessidade de explorar a interação mãe e bebê em diferentes contextos de cuidado envolvendo especialmente a promoção do bem-estar. O objetivo do estudo é avaliar a experiência de uso da técnica de massagem Shantala para a promoção e terapêutica de bem-estar de mães e crianças. Estudo exploratório qualitativo por meio da pesquisa-ação participativa a ser executado em duas etapas. Na etapa 1, será realizada a atividade educativa de ensino da Shantala para mães que vão aplicar a massagem nos lactentes em um grupo de mães online e na etapa 2, será desenvolvido o grupo de mães e lactentes presencialmente para o ensino da Shantala em dois ambientes hospitalares. Os dados da pesquisa serão organizados em um software de pesquisas qualitativas. A análise de dados será realizada de maneira indutiva e interpretativa. Espera-se que o grupo de mães online e as oficinas no contexto hospitalar promovam o bem-estar de mães e bebês por meio do ensino da Shantala.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Wed Apr 13 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
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Currículo
Título do Projeto:
i olimpíadas nacional de povos tradicionais, quilombolas e indígenas.
Resumo:
Esta Olimpíadas visa socializar o conhecimento científico e cultural produzido por comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. O Evento vale-se de linguagens interativas como o brincar pedagógico, danças, saltos, capoeira, canto, de fazer circo e de interculturalizar com as crianças das escolas indígenas, do campo e da cidade, e estas, dividindo conosco suas danças e alegrias sendo composto pelos seguintes objetivos: - Cumprir com o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão e fomentar o interesse de crianças, adolescentes, jovens e professores/as pela ciência, introduzindo-os/as à racionalidade do conhecimento científico. - Divulgar à comunidade a produção científica e cultural, com a temática Diversidade, Sustentabilidade do ambiente e do cidadão de Escolas Públicas de Ensino Fundamental e Médio do país, bem como universidades públicas e privadas do território nacional. - Comunicar a produção técnico-científica e cultural das escolas junto à comunidade com o propósito de intercambiar cultura, levando se em consideração que a Diversidade e o Desenvolvimento Sustentável são desafios a serem enfrentados. Na Educação Básica e no Ensino Superior. - Promover pesquisas e avaliações sobre as atividades científico-culturais e sobre as percepções e atitudes da população diante da ciência e tecnologia, sobretudo em relação às metodologias do ensino nas escolas acerca da biotecnologia, biodiversidade e desenvolvimento sustentável. - Incentivar o/a estudante a desenvolver projetos com o intuito de promover a iniciativa, a criatividade e a inovação, bem como a preocupação com o meio no qual está inserido/a. A Olimpíadas Nacional será realizada em conjunto com a II Mostra Científica de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas do Estado De Mato Grosso: Campus universitário na Praça e Feira do Conhecimento das Escolas e terá abrangência estadual e pretende ser um espaço de apresentações dos trabalhos científicos das escolas e das universidades.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
Thu Dec 09 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
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Currículo
Título do Projeto:
i mostra científica de povos tradicionais, quilombolas e indígenas do estado de mato grosso: campus universitário na praça e feira do conhecimento das escolas.
Resumo:
A I MOSTRA CIENTÍFICA DE POVOS TRADICIONAIS, QUILOMBOLAS E INDÍGENAS DO ESTADO DE MATO GROSSO: Campus universitário na Praça e Feira do Conhecimento das Escolas, terá abrangência estadual e pretende ser um espaço de apresentações dos trabalhos científicos das escolas e das universidades: Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os municípios que compõem o projeto são: de Barra do Bugres, Cuiabá, Cáceres, Confresa, Chapada dos Guimarães, Comodoro, Jangada, Juara, Nobres, Novo Horizonte do Norte, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Pontes e Lacerda, Santo Antonio do Leverger, Sapezal e Santa Rita do Trivelato. Mas nada impede a participação de mais municípios que queiram participar da Mostra.Este projeto prevê trabalhos de mobilização junto às universidades e às escolas públicas parceiras em projetos da CAPES/Pibid, preparação da equipe executora, orientação e organização da Mostra Científica e Cultural. Destaca-se que esta equipe tem trabalhado intensamente em vários projetos de extensão e pesquisa entre a Universidade e escolas públicas, projetos como PIBID/Capes, CNPq, PROEXT (Programa de Extensão Universitária) e projetos de fluxos contínuos da própria Unemat. Pretende-se incentivar que as experiências se utilizam de linguagens e tecnologias principalmente por meio de documentários a serem produzidos no decorrer da construção dos trabalhos a serem apresentados. Nessa perspectiva, os trabalhos científicos produzidos nas escolas serão apresentados pelos diferentes grupos, cada um trazendo suas riquezas e originalidade o que pode resultar em um novo panorama cultural e social. As ações realizar-se-ão por meio de conhecimentos científicos e artísticos, que possibilitarão uma análise crítica da realidade e do planejamento das ações pedagógicas e de práticas docentes em espaços escolares. Espera-se possibilitar uma articulação entre a universidade e escolas públicas, possibilitando o conhecimento do que é produzido na universidade, por meio das exposições dos trabalhos científico e cultural, por meio do envolvimento de professores e alunos. Assim, com esta Mostra buscar-se-á o impacto positivo ao apresentar para a população local a produção cultural e científica das escolas públicas e da Unemat. Deste modo, organizar-se-á atividades de ensino, extensão e pesquisa em escolas públicas parceiras de projetos com a Universidade e na própria universidade, em sala de aula e nos projetos de extensão e pesquisa, estas atividades versarão sobre a Diversidade, Sustentabilidade do ambiente e do cidadão. Para a realização deste evento contar-se-á com a parceria das prefeituras do município de Cuiabá e dos demais que compõem este projeto. Esta parceria envolverá a liberação de professores e alunos para a participação nas atividades, custeando os transportes, além da alimentação. Serão realizadas Oficinas com práticas educativas que potencializam o ensinar a dança e a capoeira, jogos e literatura infanto-juvenil, como recursos metodológicos para a prática pedagógica na escola na perspectiva da Educação Intercultural. Também ocorrerão a socialização das experiências pedagógica entre educadores populares, professores da Educação Básica (não indígenas e indígenas) e professores universitários, por meio de apresentações de banners, comunicações orais e palestras. Em 2017 realizamos a última Mostra Científica no Vale do Arinos (foram seis ao todo) e agora estamos nos propondo a realizar esta Mostra Científica e Cultural Estadual, depois do acúmulo de experiência. Este Evento valer-se-á de linguagens interativas como o brincar pedagógico, danças, saltos, capoeira, canto, de fazer circo e de interculturalizar com as crianças das escolas indígenas, do campo e da cidade, e estas, dividindo conosco suas danças e alegrias. Este projeto prevê trabalhos de mobilização junto à universidade e as escolas públicas parceiras em projetos da Unemat que são projetos fluxos contínuos da própria universidade, este trabalho envolve a preparação da equipe executora, orientação e organização da Mostra Científica e Cultural. Destaca-se que esta equipe tem trabalhado intensamente em vários projetos de extensão, ensino e pesquisa entre a Universidade e escolas públicas. A realização deste Evento compreenderá encontros para planejamento das ações com a equipe da universidade e com as escolas participantes para orientação e acompanhamento da produção das atividades que serão apresentadas nesta Mostra Científica. Serão no total 16 municípios participantes deste projeto, sendo eles: Barra do Bugres, Cuiabá, Cáceres, Confresa, Chapada dos Guimarães, Comodoro, Jangada, Juara, Nobres, Novo Horizonte do Norte, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Pontes e Lacerda, Santo Antonio do Leverger, Sapezal e Santa Rita do Trivelato. O público alvo deste projeto são alunos da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), os Professores e Acadêmicos da UNEMAT, do campo e da Terra indígena, professores da Secretaria de Estado de Educação profissionais da Educação Básica envolvidos nas instituições sociais organizadas, tais como: grupos culturais, religiosos e artísticos, de Karatê, de capoeira, Casa de Umbanda; os profissionais da educação e os alunos das comunidades indígenas de várias etnias que são estudantes de graduação da Unemat no Campus de Barra do Bugres, sobretudo os Xavantes que estão espacializados em grande número no Araguaia matogrossense. A Mostra possibilitará aos estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior uma vivência com o desenvolvimento de projetos de iniciação científica e terão como fio condutor a Base Nacional Comum Curricular, a interdisciplinaridade e a interculturalidade.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
Wed Jan 20 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
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Currículo
Título do Projeto:
semana nacional de ciência e tecnologia 2022 bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil. ix kalunga: brasilidade: resistência e identidades ao ritmo do tambor. vii mostra científica e cultural do vale do arinos:
Resumo:
A SNCT Bicentenário da independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil IX Kalunga: Brasilidade: Resistência e identidades ao ritmo do tambor. VII Mostra Científica e Cultural do Vale do Arinos: Campos na Praça. Esta SNTC pretende ser um espaço de apresentações de trabalhos científicos de escolas públicas do campo e da cidade e de três escolas indígenas da Terra Indígena Apiaká-Kaiabi, bem como da universidade. Além de exposições, socializara o conhecimento científico e cultural, sobretudo conhecimentos locais advindos da sabedoria popular que na academia é muito conhecida como educação popular e que também pode ser chamado de etnoconhecimento. O Evento vale-se de linguagens interativas como o brincar pedagógico, danças, saltos, capoeira, canto e de interculturalizar com as crianças das escolas indígenas, do campo e da cidade, e estas, dividindo conosco suas danças e alegrias. Este evento contribuirá com democratização do acesso à cultura, e o fortalecimento das tradições locais, através dos laços de pertencimento da cultura negra e indígena presentes nesta porção do território matogrossense e que historicamente foram excluídas (invizibilizadas) da produção cultural e científica. Pretendemos contribuir para a aproximação da Educação Superior com a Educação do Ensino Fundamental e Médio, fortalecendo a compreensão da oralidade, da leitura e a escrita, pois estes são processos que se conectam a diferentes áreas do conhecimento, e, a partir das leituras que a cultura e a ciência podem problematizar e propor ações didáticas contextualizadas, originais e interculturais. Compreendemos que ao aproximar a Universidade da escola pública nos reconstituímos na esfera docente porque partilhamos experiências e aprendemos uns com os outros, pois a realização desta SNCT constituir-se-á em percurso didático de disciplinas na graduação e de algumas escolas envolvidas na sua organização.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Liton Lanes Pilau Sobrinho
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
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Currículo
Título do Projeto:
novas formas tecnológicas de resoluções de conflitos: do consumo sustentável ao tratamento do superendividamento
Resumo:
Na era da chamada 5ª Revolução Industrial, seres humanos se veem conectados a inúmeros sistemas inteligentes criados por empresas que visam fomentar a indústria e a eficiência enquanto ascensão comercial. Os consumidores, por outro lado, são hipossuficientes frente ao dinamismo do mercado e, por isso, demandam ferramentas tecnológicas hábeis a resolver os conflitos típicos das relações de consumo. Nada obstante, a interação da economia social e o meio ambiente suscita performances que acompanhem a evolução e as mudanças da vida em sociedade a fim de aliar o consumo sustentável com a educação financeira, sobretudo diante das ofertas de mercado. Por isso, a necessidade de criação de ferramentas tecnológicas, in caso, aplicativos, que facilitem e solucionem os conflitos intrínsecos ao mercado, ao cidadão enquanto consumidor e aos órgãos do Estado é urgente. Deste modo, a Lei nº 14.181/2021 que dispõe sobre o aperfeiçoamento da disciplina do crédito ao consumidor e sobre a prevenção e tratamento do superendividamento, bem como o Projeto de Lei nº 35.14/2015 que leciona sobre o comércio eletrônico e o consumido sustentável, são importantes aportes legislativos para serem trabalhados a partir da criação de formas alternativas de solução de conflito como a proposta apresentada. A educação financeira se monstra importante aliada a demonstrar que o consumo consciente respalda nos efeitos do clima e do meio ambiente, à vista de que empresas e consumidores detém a qualidade de evitar danos e criar obrigações capazes de transformar de forma consciente a realidade social nos diversos setores da sociedade.
Instituição/UF/País:
Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
Vigência:
Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Livia Alessandra Fialho da Costa
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
religião na escola e na família: continuidades e descontinuidades em espaços de socialização
Resumo:
A pluralidade cultural, em particular a pluralidade religiosa, na escola e na família, tem exigido um olhar atento aos diversos processos de intolerância e de reprodução do preconceito e das desigualdades sociais na sociedade brasileira. Problematizar este fenômeno torna-se significativo, na medida em que a escola tem sido, muito frequentemente, lócus de conflitos que emergem na socialização/educação dos estudantes. Tais tensões nascem das diferenças entre os pressupostos da escola pública - diversa e plural - e as famílias. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, desenvolvida em 4 escolas públicas, e envolvendo gestores, estudantes e suas famílias. Privilegia técnicas autobiográficas (autobiografia e histórias de família), além de outras técnicas (Censo, entrevistas, observações participantes). O estudo parte do pressuposto que investigar temas que dizem respeito à intimidade dos sujeitos (religião/crenças) exige a realização de uma pesquisa associando diferentes métodos e interrogando o lugar dos sujeitos nas diferentes esferas de socialização às quais eles pertencem. Do ponto de vista teórico, o projeto assume uma perspectiva interpretativa que compreende que ao investigarmos sobre religião, pluralidade cultural e escola, é preciso não perder de vista: 1/ que os processos de socialização devem ser inquiridos levando-se em consideração diferentes esferas onde estes se circunscrevem mais fortemente: na família, na escola; 2/ que os métodos de investigação devem considerar os diferentes níveis de atuação dos sujeitos, cujas narrativas podem revelar dados importantes da realidade estudada caso sejam compreendidas dentro do lugar que cada um ocupa dentro de uma rede de pertencimento. Trata-se de uma pesquisa envolvendo 4 escolas públicas. Como resultado prático, pretende-se publicar um e-book, voltado para as escolas, sobre (in)Tolerância e diversidade religiosa na escola.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Lívia de Castro Magalhães
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
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Currículo
Título do Projeto:
nascer antes do tempo: a prematuridade e suas consequências funcionais - dando voz a mães e crianças em tempos de pandemia
Resumo:
A prematuridade impacta nas taxas de mortalidade e morbidade de recém-nascidos. Embora avanços tecnológicos na neonatologia permitam a sobrevida de número cada vez maior de bebês, o acompanhamento dessas crianças é fundamental, devido ao risco de atraso em diferentes áreas do desenvolvimento. O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), condição que vem sendo associada à prematuridade, se caracteriza por déficits motores que impactam na rotina diária das crianças e suas famílias. Dificuldades funcionais na execução de atividades diárias e escolares, além de restrições à participação social, são queixas comuns nessa população. No Brasil, não há estudos sobre a relação entre prematuridade e TDC que visem compreender, do ponto de vista das mães e das próprias crianças, o impacto funcional do transtorno, especialmente no contexto de isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19. Realizaremos estudos - metodológicos, transversal e qualitativos com participação de 82 crianças prematuras e 82 crianças nascidas a termo, de 6-8 anos de idade, e suas mães. Os grupos serão comparados quanto a desfechos motores, sensoriais, cognitivos, no desempenho em atividades diárias e escolares e na participação social. Serão analisados fatores preditivos do TDC, as perspectivas das mães e crianças acerca da COVID-19, prematuridade e seus impactos na vida cotidiana. Para a coleta de dados serão utilizados questionários estruturados, semiestruturados e instrumentos padronizados. A Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM) será analisada quanto utilidade para detectar alteração na coordenação motora. A Canadiam Occupational Performance Measure (COPM), será traduzida e testada quanto a utilidade. Os resultados ajudarão a compreender as demandas reais dessas crianças, auxiliando gestores na distribuição de recursos e no desenvolvimento de estratégias mais assertivas, que reduzam limitações em atividades e restrição à participação ao longo da vida dessas criança
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Thu Feb 10 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Lívia Gonçalves Magalhães
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
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Currículo
Título do Projeto:
memória e cidade: estádios de futebol no rio de janeiro niterói e são paulo (1937-1950)
Resumo:
Em março de 2020, o mundo viveu uma situação inesperada: a paralisação em função da pandemia de Covid-19, inclusive das competições esportivas. Por outro lado, o futebol ganhou nova importância: estádios, públicos e privados, foram adaptados e tornaram-se hospitais de campanha. Entre eles, dois grandes símbolos da identidade nacional brasileira e de nossa história futebolística: o Maracanã e o Pacaembu. O objetivo desse projeto é reconstruir as trajetórias biográficas dessas praças esportivas no âmbito de uma história social e cultural do futebol nas cidades de Niterói, Rio de Janeiro e São Paulo entre 1937 e 1950. Partimos do pressuposto de que os estádios desempenharam um papel crucial na difusão deste esporte no país e, por isso, sua importância transcende a materialidade arquitetônica, configurando-se como fenômeno socioespacial. Assim, parte-se do pressuposto de que através da recuperação das memórias, histórias e narrativas sobre as cidades, tendo os estádios como fio condutor, será possível lançar novos olhares locais a partir da sua inserção em um espaço-tempo futebolístico, contribuindo para uma maior compreensão do seu processo histórico e geográfico. Optamos o recorte geográfico por Niterói e São Paulo serem capitais estaduais e o Rio de Janeiro a capital federal do país no momento. Quanto ao recorte cronológico, o período de 1937 a 1950 nos permite pensar da ditadura do Estado Novo até 1950, ano de inauguração do Estádio Mario Filho, o Maracanã, na então capital federal e simbolizando novos projetos nacionais e internacionais no pós-ditadura brasileira. Hoje, no contexto de discussão pela privatização do Pacaembu em São Paulo, em que já ocorreu a privatização do Maracanã no Rio de Janeiro e vemos as disputas entre o governo estadual e municipal pelo Caio Martins em Niterói, esperamos que a presente proposta possa contribuir para demonstrar a importância dos estádios como patrimônio cultural material e imaterial para a cidadania.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Livia Izabel Bezerra de Miranda
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Planejamento Urbano e Regional
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Currículo
Título do Projeto:
reconhecendo os assentamentos precários de joão pessoa e de campina grande /pb
Resumo:
João Pessoa e Campina Grande / PB, apesar de apresentarem processos de urbanização de assentamentos precários desde os anos 1980, não contam com estudos amplos sobre estes assentamentos. O tema global da proposta é a produção e disponibilização de informações sobre os assentamentos precários. O tema específico se refere à transferência de tecnologias e de conhecimentos sobre estes assentamentos para apropriação por parte de agentes diversos, para que possam promover a adequação das condições destes assentamentos. O reconhecimento da insuficiência de estudos sobre os assentamentos precários em João Pessoa e Campina Grande configura-se como o problema geral e a questão específica refere-se à necessidade de disponibilização destes estudos de forma acessível a partir da transferência de tecnologias e de conhecimentos. O presente projeto tem por objetivo geral, identificar e caracterizar os assentamentos precários de João Pessoa e Campina Grande / PB quanto às suas condições urbanísticas, fundiárias, infraestruturais, sociais e ambientais; e, como objetivos específicos: (i) detectar e classificar assentamentos precários usando imagens de sensoriamento remoto e algoritmos de deep learning; (ii) estruturar Sistemas de Informações Geográficas (SIG) sobre os assentamentos; (iii) produzir Atlas da precariedade dos assentamentos; (iv) criar Plataformas Virtuais Colaborativas com SIGs e estudos, abertas à colaboração dos usuários; (v) transferir tecnologias e conhecimentos para atores diversos. A estratégia metodológica articula os objetivos de caracterização dos assentamentos, de criação de SIGs e Plataformas Virtuais e de transferência de tecnologias e de conhecimentos. Os temas propostos integram as Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para o desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida. A proposta está no nível TRL3 de Maturidade Tecnológica, há inovações e possibilidades de geração de patente da Plataforma Virtual.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
Vigência:
Sat Feb 26 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Lívia Maia Pascoal
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação da eficácia da fotobiomodulação transcutânea, por meio do ilib, no reparo tecidual da úlcera do pé diabético em pacientes com o diagnóstico integridade tissular prejudicada.
Resumo:
Pacientes diabéticos podem desenvolver complicações vasculares que favorecem a ocorrência do diagnóstico de enfermagem (DE) Integridade Tissular Prejudicada (ITP) e aumentam o risco da úlcera do pé diabético (UPD), o que pode incapacitá-los e gerar impacto socioeconômico. A identificação e tratamento precoce desses pacientes proporcionam cuidado direcionado. A utilização de DE durante a assistência ao paciente com UPD favorece o raciocínio clínico, assim, estudos de validação de diagnóstico contribuem para determinar indicadores com melhor poder de predição e auxiliar enfermeiros no processo de decisão diagnóstica e escolha de intervenções. Ademais, o uso de abordagens terapêuticas que melhorem o processo de regeneração tecidual da UPD, com menor tempo de cicatrização, contribui para prevenir amputação do pé diabético. Tem-se como hipótese: a terapia fotobiomoduladora transcutânea, por meio do ILIB modificado, é eficaz no reparo tecidual de pacientes com UPD que apresentam o diagnóstico ITP. O efeito fotobiomodulador da laserterapia vermelha promove relaxamento do vaso, melhora o fluxo sanguíneo e oximetria dos tecidos, contribuindo para reparação tecidual. Será desenvolvida uma pesquisa multimétodo dividida em 2 fases: 1- Revisão do diagnóstico de enfermagem ITP, a partir do processo de validação de DE em 3 etapas: análise de conceito, análise de conteúdo por juízes e validação clínica; e 2- Ensaio clínico randomizado, controlado, duplo-cego, para avaliar a eficácia da ação fotobiomoduladora transcutânea, por meio do ILIB modificado. Os pacientes serão randomizados em 2 grupos: intervenção - com laser de espectro vermelho com comprimento de onda de 660 nm na artéria radial, realizada por 10 dias, 30 minutos; e placebo. A avaliação clínica da ferida e exames bioquímicos serão realizados antes, durante e após o início da intervenção. Os desfechos clínicos serão: evolução clínica, área de contração e taxa de cicatrização da UPD, e alterações do metabolismo sanguíneo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Livia Mara Guimarães
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
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Currículo
Título do Projeto:
a história da inglaterra de david hume: tradução e introdução
Resumo:
O tema geral da proposta é tornar disponível ao público brasileiro (por meio de tradução de seus seis volumes) a História da Inglaterra (1754-62) de David Hume e, coletivamente, dar início ao trabalho interpretativo, correlacionando seus conteúdos, vistos ora como laboratório no qual Hume apresenta experimentos que comprovam suas teses, ora como ponto de maturidade em que Hume revisa alguns dos conceitos mais importantes de sua filosofia, tais como os de justiça e causação. O pensamento de David Hume (1711-1766) repercute até os nossos dias, não só na filosofia, mas também em áreas afins, incluindo as ciências políticas, sociais, econômicas, literárias etc. A única obra sua ainda não traduzida para o português é a História da Inglaterra, que se constitui numa fina análise das circunstâncias sociais e políticas inglesas em diferentes épocas, sob os diversos aspectos acima citados. Este projeto agrega parte do grupo de estudiosas do pensamento de Hume que se formou recentemente para realizar a tradução coletiva da História, acompanhada de aparato crítico, ciente de que o serviço que prestaremos alcança, além de recursos bibliográficos e ferramentas de pesquisa, possíveis respostas para problemas prementes da atualidade social e política. Alguns exemplos: na História da Inglaterra, encontramos iluminadores estudos acerca da formação de estados nacionais, relação entre mulheres e o poder político, efeitos da ciência e da tecnologia no conjunto da sociedade, migrações do campo para as cidades. A fim de obter coerência e uniformidade na tradução, a equipe interdisciplinar do projeto vai reunir-se periodicamente e prestar ajuda mútua sempre que aparecerem dificuldades. Vai se cercar de textos da época, como outras histórias modernas e a obra do próprio Hume, que permitam uma fidelidade semântica. É nossa intenção consultar os dicionários e enciclopédias da época, algumas histórias antigas (Tácito), bem como a literatura que forjou o estilo de Hume (Cervantes).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Sun Sep 25 00:00:00 BRT 2022-Tue Sep 30 00:00:00 BRT 2025
Liz Cristiane Dias
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
coletivo de aprendizagem em geografia: o uso de estratégias autorregulatórias na formação inicial e continuada de professores do município de pelotas-rs
Resumo:
Nos últimos anos, estudantes e professores enfrentam grandes dificuldades no ensino e na aprendizagem em Geografia. Esse fato, inquieta e instiga um coletivo de docentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) a encontrar alternativas para promover o debate e a reflexão sobre a autorregulação da aprendizagem geográfica em contextos de formação e de prática. Nesse sentido, a presente proposta de pesquisa, a ser realizada com estudantes em formação inicial e professores de Geografia da educação básica, tem por objetivo, a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, contribuir para o avanço do conhecimento geográfico ao fortalecer índices de aproveitamento universitário no curso de licenciatura em Geografia da UFPel e potencializar a implementação de práticas pedagógicas autorregulatórias na formação continuada de professores de geografia do município de Pelotas-RS. A pesquisa será desenvolvida com estudantes do curso de Licenciatura em Geografia (UFPel) de diferentes semestres e professores da área que atuam na rede municipal e estadual do município de Pelotas-RS. Em termos metodológicos, o projeto está dividido nas três fases correspondentes à autorregulação: (i) a fase de antecipação, em que se dará a formação da equipe, o planejamento do projeto e a sondagem junto aos participantes, (ii) a fase de execução, em que serão desenvolvidos "ateliês de formação" promovidos pelo coletivo de aprendizagem geográfica e (iii) a fase de autorreflexão, que se desenvolverá de forma concomitante ao desenrolar das oficinas, como um mecanismo de feedback do projeto. Com essa pesquisa, espera-se contribuir para o avanço do conhecimento em relação à realidade contextual da formação inicial e continuada de professores de Geografia do município de Pelotas-RS, bem como fortalecer índices de aproveitamento na formação docente do curso e promover a discussão sobre a autorregulação da aprendizagem e suas variáveis no ensino de Geografia.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
Sun Jun 12 00:00:00 BRT 2022-Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025
Lizandro Manzato
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
rede amazonas de laboratórios multiusuários em nanotecnologia
Resumo:
A presente proposta apresenta o Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais do Instituto Federal do Amazonas para credenciamento no Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO). Além do LSCN, instituições parceiras apresentaram carta de anuência para que seus laboratórios possam compor com LSCN a Rede Amazonas de Laboratórios Multiusuários em Nanotecnologia.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM - Brasil
Vigência:
Wed Dec 18 00:00:00 BRT 2019-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Loque Arcanjo Junior
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
organização de um banco de dados de imagens e textos sobre as representações de música e dança afro-brasileira
Resumo:
Embora a diáspora Africana tenha produzido impactos fundamentais no panorama das dinâmicas da cultura afro-brasileira contemporânea , os registros e documentos de época disponíveis reproduzem a percepção de estrangeiros na forma de textos e imagens cuja interpretação permanece complexa e opaca. Esse conjunto de depoimentos, documentos, pinturas e imagens refletem posicionamentos coloniais, visões de época, estão dispersos em coleções e na literatura acadêmica e, em sua maioria, são organizados por parâmetros de autoria, texto, data ou estilo. Este projeto tem como objetivo organizar base relacional de referências de imagens e textos sobre música e dança Afro-brasileira enriquecida com descritores de análise textual, análise iconográfica, historiográfica e musicológica, e situada no período anterior ao uso do registro fonográfico. A hipótese é que o corpus inter-relacionado de informações sobre imagens e documentos produzam entrecruzamentos no campo da iconografia, movimento e música e aspectos da percepção da imagem e som. O resultado pode permitir leituras mais objetivas sobre a capacidade de representação dos observadores europeus,cujos padrões de representação coloniais parecem estar tacitamente integrados aos dispositivos de representação como pintura, texto escrito e mesmo partituras. Na primeira parte de metodologia serão reunidas as fontes de imagens e textos presentes na literatura através de uma revisão sistemática da literatura, construção de bases de imagem e som e preparação dos descritores. Utilizaremos o estado da arte de tecnologias de análise de imagem e texto, incluindo o uso de tecnologias como deep learning, anotação auxiliada de posturas e elementos iconográficos, mineração de texto e análise de rede. As informações serão cruzadas com a base de depoimentos e registro de época na procura de caracterização de descrições e interlocutores relatando performances de música e dança. A base de dados será disponibilizada junto com os resultados da pe
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Lorena Lôbo de Figueiredo Pontes
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação de biomarcadores preditores da remissão livre de tratamento após descontinuação do tratamento com inibidores de tirosinoquinase em pacientes com leucemia mieloide crônica tratados no sistema único de saúde brasileiro.
Resumo:
A leucemia mieloide crônica (LMC) é uma neoplasia mieloproliferativa tratada atualmente com inibidores de tirosinoquinase (ITQ), drogas de alto custo fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A introdução dos ITQs mudou a história natural da doença, diminuindo drasticamente as taxas de transformação para fase blástica, aumentando a sobrevida dos pacientes, de uma taxa histórica de 10-20% para acima de 80%, resultando numa expectativa de vida atual semelhante à da população normal. Por outro lado, o consequente aumento da prevalência da LMC gera um aumento progressivo do impacto econômico sobre o SUS. Além disso, o uso prolongado dos ITQ está associado a eventos adversos crônicos associados a redução da qualidade de vida destes pacientes. Estudos recentes mostram que o tratamento com ITQ pode ser descontinuado em uma parcela significativa de pacientes que obtêm resposta molecular profunda sustentada, o que representa uma oportunidade para redução da toxicidade a longo prazo e do impacto econômico deste tratamento para o SUS. Entretanto, a remissão livre de tratamento a longo prazo ainda é uma realidade para uma minoria dos pacientes, e não há até o momento definição clara de biomarcadores que permitam predizer a chance de manutenção ou perda da resposta molecular após a suspensão do ITQ. Assim, esta proposta consiste em estudo de iniciativa dos investigadores, multicêntrico, aberto, prospectivo, não randomizado, de único braço para avaliação da efetividade e eficiência de um protocolo de descontinuação de ITQs no SUS, por meio da análise de: (1) varáveis clínicas como tempo de remissão livre de terapia, cinética da resposta molecular do BCR-ABL1, segurança desta estratégia, qualidade de vida e custo-efetividade para os participantes bem como (2) da avaliação de biomarcadores possivelmente associados à manutenção da resposta molecular maior sustentada tais como expressão de microRNAs e fenótipo de células citotóxicas T e Natural Killer (NK).
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Tue Mar 08 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Lorena Lopes Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação da repelência espacial e de contato de semioquímicos e derivados de plantas contra amblyomma sculptum e rhipicephalus sanguineus sensu lato e identificação e avaliação dos níveis de transcritos expressos no órgão de haller
Resumo:
Carrapatos são vetores de agentes patogênicos causadores de doença em homens e animais e utilizam o sistema sensorial olfativo, que é composto pelas sensilas do órgão de Haller (localizado no primeiro par de patas), para perceberem pistas químicas (semioquímicos) e localizarem seus hospedeiros. Para evitar picadas de carrapatos o uso de repelentes a base de N,N-dietil-meta-toluamida (DEET), repelente padrão ouro, é indicado. Porém, existem relatos de efeitos adversos. É desejável que novas tecnologias sejam desenvolvidas e os repelentes provenientes de semioquímicos e derivados de plantas são potenciais candidatos. Além disso, pouco se sabe como os carrapatos processam a informação olfativa, que por sua vez é capaz de modular seu comportamento. Sendo assim, o objetivo da presente proposta é verificar a atividade repelente de semioquímicos e compostos extraídos de plantas em carrapatos A. sculptum e R. sanguineus s.l. e identificar e avaliar os níveis de transcritos relacionados à olfação expressos no órgão de Haller de A. sculptum. Serão realizados bioensaios com os semioquímicos R-limoneno, ácido isobutírico e trans-2-octenal e derivados de plantas (ácidos graxos derivados do óleo de coco e B-citronelol), em quatro diferentes concentrações. Os derivados do óleo de coco serão avaliados em ensaios com papel filtro e em humanos contra ninfas de A. sculptum. Os semioquímicos e B-citronelol serão testados contra ninfas e adultos de A. sculptum e R. sanguineus s.l. em testes de repelência de contato e espacial utilizando tecido de algodão. Além disso, propõe-se identificar e avaliar a expressão de receptores ligados à membrana e proteínas solúveis que carreiam odores voláteis presentes nas sensilas olfativas do órgão de Haller de A. sculptum pelo sequenciamento de transcriptomas da 1ª e 4ª patas de adultos de A. sculptum e pela mensuração do nível de expressão de transcritos que possam ter papel biológico na olfação após exposição aos produtos a serem testados e ao DEET.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Louise de Lira Roedel Botelho
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mapeamento das organizações cooperativas existentes na região noroeste do estado do rio grande do sul, identificando requisitos e competências para a inovação, transformação digital e perspectivas da modelagem do cooperativismo de plataforma
Resumo:
A inovação e transformação digital é uma realidade para as organizações e o mesmo ocorre para o setor cooperativista. Novas demandas, tecnologias e soluções invadiram as cooperativas, principalmente no uso de plataformas colaborativas. O cooperativismo baseia-se nos princípios da solidariedade e da cooperação. Estes manifestam-se ao longo da história da humanidade, em diferentes sociedades, contextos e culturas, dando origem a variadas experiências de organização coletiva com vistas a alcançar objetivos comuns. O território missioneiro transfronteiriço entre países Brasil, Argentina e Paraguai traz em seu cerne os fortes laços da cultura cooperativista. Neste território há o destaque para o estado do Rio Grande do Sul, como pioneiro no ramo e proeminente quanto ao número de cooperativas no Brasil. Neste contexto é que se insere este projeto de pesquisa que tem como objetivo realizar o mapeamento das organizações cooperativas existentes na Região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, identificando requisitos e competências para a inovação, transformação digital e perspectivas da modelagem do cooperativismo de plataforma. Esta pesquisa se enquadra no paradigma funcionalista e como metodologia, serão utilizadas duas abordagens de pesquisa, a quantitativa e qualitativa. No que diz respeito aos seus objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva. Assim, a abordagem quantitativa permitirá a realização do mapeamento das cooperativas, além de criar um mapa sobre esse cenário de estudo, além de propor um constructo teórico prático de orientação para promover avanços do cooperativismo na perspectiva do cooperativismo de plataforma. Pretende-se, a partir dos resultados, gerar estratégias que contribuam com o fortalecimento do cooperativismo da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul no tocante ao processo de inovação e de transformação tecnológica, gerando, diferentes impactos científicos e tecnológicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
Vigência:
Thu Nov 17 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Louise Larissa May De Mio
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudos epidemiológicos e diversidade populacional como estratégias para manejo de doenças em frutíferas
Resumo:
Estudos epidemiológicos em campo estão cada vez menos frequentes na literatura. Entretanto, a base para estabelecer estratégias de controle de epidemias é o entendimento de como a doença se comporta ao longo das mudanças que ocorrem; principalmente, em diversidade e adaptabilidade da população dos patógenos. Este projeto foca em doenças importantes de 3 frutíferas, para entender o impacto do inóculo primário no desenvolvimento das doenças, estudo de danos na produção em decorrência das doenças e estudos de diversidade dos patógenos e de organismos endofíticos (bagas de uva rústica e flores). Os estudos epidemiológicos e de diversidades serão utilizados para definir estratégias de manejo e as prospecções de bioinsumos como alternativa para produção de frutas com qualidade alimentar e sustentável. Para a cultura da macieira foco em 2 patossitemas; a mancha foliar de Glomerella (MFG) e a podridão amarga (PA) causadas por espécies de Colletotrichum spp. estudando: i) importância do inóculo primário e; ii) dano da MFG e causas da desfolha. Para a cultura da videira, para a mancha foliar da videira (MFV), Pseudocercospora vitis, em Vitis labrusca (uva para suco) serão estudos de sobrevivência do patógeno e dano e; para a podridão da uva madura, espécies de Colletotrichum em Vitis vinifera (uva para vinho), será montada uma coleção de isolados e avaliado a sensibilidade a fungicidas e espécies prevalentes para recomendar o manejo adequado. Para cultura da tangerina o foco é a mancha marrom de alternaria, causada por Alternaria alternata f.sp. citri patótipo tangerina, principal doença fúngica em tangerineiras. Serão identificadas as espécies do fungo, fenótipos/genótipos dos isolados aos fungicidas e estudo em campo sobre dano. Para todas as doenças serão prospectados e desenvolvidos bioinsumos para controle. Experimentos com patógenos e desenvolvimento de bioinsumos na UFPR e USP e, os de campo, na Emprapa, Epagri, IFPR e produtores parceiros no Paraná.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Thu Feb 24 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Lourenco Correr Sobrinho
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
síntese e caracterização de scaffolds porosos de quitosana-metacrilamida associados à fosfatos de cálcio e células-tronco mesenquimais para regeneração do complexo dentino-pulpar.
Resumo:
A Odontologia Regenerativa baseia-se na tríade da Engenharia de Tecidos, composta pela associação de Células-tronco, Fatores de crescimento e Matrizes. Os scaffolds porosos apresentam grande aplicação dentro do âmbito de matrizes, pois possuem características físico-químicas, mecânicas, biológicas e morfológicas favoráveis ao processo regenerativo dos tecidos. Os polímeros naturais, como a Quitosana, apresentam propriedades benéficas para aplicação como biomaterial em terapia celular regenerativa, devido à sua biocompatibilidade e biodegradabilidade. A funcionalidade de polímeros naturais com Metacrilamida tem sido empregada com o objetivo de melhorar as propriedades mecânicas de biomateriais por meio de reticulação covalente. A incorporação de fosfatos de cálcio é método promissor para melhorar as propriedades das matrizes, pois essa associação aumenta a resistência à compressão e a rugosidade da superfície e melhora a adesão celular. Com base nesse contexto, a aplicação de um scaffold poroso de Quitosana-Metacrilamida e sua associação com diferentes fosfatos de cálcio permite maior potencial na terapia regenerativa do complexo dentina-polpa. Portanto, esse biomaterial apresentará propriedades benéficas para o processo de regeneração dos tecidos dentinário e pulpar. Essa proposta fornece nova perspectiva para protocolos restauradores e reabilitadores na Odontologia que visam a regeneração induzida com auxílio do próprio organismo. Com essas estratégias, a síntese das matrizes mais resistentes permitirá a biodegradabilidade em tempo hábil para que ocorra o processo regenerativo, com diferenciações celulares, expressões gênicas e proteicas, e a formação do novo tecido. Assim, este projeto tem como proposta sintetizar scaffolds porosos de quitosana-metacrilamida e avaliar a influência de fosfatos e células tronco mesenquimais nas propriedades físico-químicas, mecânicas, biológicas e morfológicas, como alternativa de tratamento na terapia celular regenerativa.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
Fri Feb 11 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Luana da Silva Soares Farias
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de projetos em virologia na formação de doutores para amazônia, brasil.
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Instituto Evandro Chagas - PA - Brasil
Vigência:
Thu Jan 23 00:00:00 BRT 2020-Tue Apr 22 00:00:00 BRT 2025
Luana Maia Woida
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de um observatório da imagem e da informação da mulher: proposta de guia para evitar e combater a propaganda sexista.
Resumo:
A propaganda passou a ser observada nas últimas décadas por institutos, observatórios e secretarias de governo de países como a Espanha com o intuito de fiscalizar e evitar a propagação de mensagens ofensivas contra as mulheres. Assim, surgem demandas por leis, fiscalização e educação para corrigir a imagem estereotipada da mulher comumente admitida nas propagandas. As organizações responsáveis por esse papel de fiscalização alicerçam suas ações na legislação e em incentivos como os presentes na Agenda 2030 da ONU. Entre os movimentos culturais da atualidade de maior impacto para a propaganda está o feminismo, impulsionando o empoderamento das mulheres em mensagens construídas e direcionadas para esse público a partir da segunda década do século XXI. Assim, sabendo da importância dos observatórios de fiscalização do uso da imagem e a informação das mulheres nas propagandas e da influência do feminismo, o objetivo do presente projeto é desenvolver um observatório da propaganda não sexista. Para isso, será realizado um levantamento da literatura sobre comunicação, publicidade e propaganda não sexista; localização de documentos, guias e manuais disponibilizados pelos observatórios da propaganda não sexista existentes em outros países e que contemplem informações sobre como prospectar, monitorar, sobre como proceder à respeito das denúncias e sobre como educar a população sobre o tema. Além disso, entrevistas serão aplicadas em funcionários dos observatórios. Dessa forma, as entrevistas e os documentos localizados serão submetidos à Análise de Conteúdo. Por fim, os resultados pretendidos incluem gerar um guia para a propaganda não sexista, concretizar parcerias internacionais com observatórios estrangeiros, mas também alcançar impacto sobre a comunidade, promovendo o uso correto da imagem das mulheres e da narrativa sobre sobre elas em importante instrumento de divulgação e reforço cultural, a propaganda.
Instituição/UF/País:
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - SP - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Lucas Britto Landim
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
semana territorial de ciência e tecnologia do sertão produtivo - stct 2022 - a indepedência do brasil no sertão da bahia
Resumo:
A proposta apresentada é referente à realização da Semana Territorial de Ciência e Tecnologia (STCT) do Território Sertão Produtivo, que ampliará as discussões propostas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação - MCTIC da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que em 2022 trabalhará o tema Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil em todo Território Nacional. Nessa edição, o evento proposto envolverá os 20 (vinte) municípios do Território Sertão Produtivo Baiano, por meio de atividades interdisciplinar ou transdisciplinar, integrando instituições e profissionais em ações que visam contribuir com as mais diversas alternativas para diminuição das desigualdades, consumo e produção sustentável de alimentos saudáveis nas esferas locais, territoriais e mundiais e utilização de Tecnologias Convergentes e Habilitadoras, em particular, nas áreas de Nanotecnologia, Fotônica, Materiais Avançados e Tecnologias para a Manufatura Avançada. Será ainda, realizado um destaque as tecnologias inovadoras relacionadas com as principais cadeias de valores do Território Sertão Produtivo, a Cadeia de Algodão, a Cadeia Leiteira/Produtos Lacteos e a Cadeia de Minério de Ferro. Será abordada a utilização da Ciência, Tecnologia e Inovação para melhoria da qualidade de vida e produção do campo, levando em consideração as cadeias produtivas presentes no Território do Sertão Produtivo. Para viabilizar as ações do projeto as atividades planejadas pela equipe executora e parceiros serão realizadas, pontualmente, nos municípios sede que fazem parte do Território Sertão Produtivo que foram escolhidas utilizando o recorte das 9 (nove) Unidades Geoambientais correspondentes à Microrregião do Território do Sertão Produtivo, escolhidos de forma estratégica considerando as informações de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), de acordo com dados do Censo Demográfico 2010 (IBGE).
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - BA - Brasil
Vigência:
Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Lucas Britto Landim
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
feira territorial de ciências do sudoeste baiano
Resumo:
A proposta apresentada é referente à realização da Feira Territorial de Ciências do Sudoeste Baiano, que ampliará as discussões propostas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI. Nessa edição, o evento proposto, envolverá municípios e suas micro/macrorregião do Sudoeste da Bahia, por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas, integrando Instituições e profissionais em ações que visam contribuir com as mais diversas alternativas para diminuição das desigualdades, consumo e produção sustentável de alimentos saudáveis nas esferas locais, territoriais e mundiais, em particular, áreas de importância crucial que demandam ações: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria. Será ainda, realizado um destaque as tecnologias inovadoras relacionadas com as cadeias de valor do Território do Alto Sertão Produtivo. Serão organizados Ferias de Ciências e Mostras Científicas como estratégia de divulgação de ideias e projetos inovadores que busquem a melhoria da qualidade de vida da população da cidade e do campo, levando em consideração os setores produtivos presentes na Região Sudoeste da Bahia (comércio, agroindústrias, leite e produtos lácteos, produção de grãos, fruticultura, pesca, aquicultura, etc). Para viabilizar as ações do projeto, as atividades planejadas pela equipe executora e parceiros serão realizadas pontualmente, nos municípios sede que fazem parte da Região Sudoeste Baiano, que foram escolhidas utilizando o recorte de cinco municípios correspondente à cidades polos da Micro e Microrregião, escolhidos de forma estratégica considerando as informações de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), de acordo com dados do Censo Demográfico 2010 (IBGE). O envolvimento direto dos 5 (cinco) municípios da micro/macrorregião em questão serão: MICRORREGIÃO 1 Brumado/BA, MICRORREGIÃO 2 Guanambi/BA, MICRORREGIÃO 3 Itapetinga/BA, MICRORREGIÃO 4 Jequié/BA e MACRORREGIÃO 5 Vitória da Conquista/BA.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - BA - Brasil
Vigência:
Wed Dec 15 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Lucas Cardoso Marinho
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Botânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
além da flora do brasil 2020: impulsionando a flora do maranhão
Resumo:
A última década marcou o período de maior conhecimento da flora do Maranhão. Diversos trabalhos florísticos, registros de novos táxons e novas espécies têm sido publicados nos últimos anos, embora a grande maioria destes estudos abordem as áreas de restingas e dunas, e em menor número, o Cerrado e a Amazônia maranhense. Com base nas recentes descobertas resultantes de trabalhos florísticos mais amplos e na escassez de conhecimento sobre a flora interiorana do estado, é proposto aqui um projeto que visa impulsionar o conhecimento taxonômico sobre a flora do Maranhão. Ainda que o Projeto Flora do Brasil 2020 tenha sido um marco na história da botânica brasileira, com aproximadamente 47.000 espécies nativas compondo as monografias, foram identificadas importantes lacunas de conhecimento, principalmente em áreas remotas e com incipiente atuação de taxonomistas, como a Amazônia e o Cerrado, dois dos domínios fitogeográficos que cobrem o estado do Maranhão quase em sua totalidade. Como atividade delineadora dessa proposta, objetiva-se ampliar o conhecimento biogeográfico, florístico, morfológico e sistemático dos grupos de plantas vasculares ocorrentes no Maranhão através de intensas expedições de campo e estudos taxonômicos executados em subprojetos conduzidos por pesquisadores e estudantes vinculados às instituições executora e colaboradoras. O projeto propiciará a capacitação de taxonomistas em plantas vasculares, por meio da formação, aperfeiçoamento e estímulo a estudantes, bem como contará com ações de popularização e divulgação da pesquisa por meio de mídias sociais (redes sociais, plataformas de vídeos, entre outras), revistas de divulgação científica e participação em eventos locais e nacionais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Lucas de Melo Reis Bueno
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Arqueologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
rios, conexões e movimentos: dinâmicas de interação humana entre litoral e interior durante o holoceno no vale do itajaí, santa catarina, brasil
Resumo:
Esta proposta amplia o projeto Territorialidades Ameríndias, financiado pelo edital Universal CNPq 2018. O projeto de 2018 teve como foco a história de longa duração do Alto vale do Itajaí, Santa Catarina. Na atual proposta ampliamos a área de pesquisa, englobando médio e baixo vales do Itajaí, assim como adotamos novas abordagens teóricas e metodológicas. Procuramos articular diferentes porções do vale do Itajaí na construção de histórias de longa duração sobre as populações ameríndias que ocuparam, circularam e viveram ao longo deste rio, usando e manejando espécies vegetais e paisagens ao longo do Holoceno. Esta proposta contribui para a discussão sobre as interações entre litoral/interior no processo de ocupação do Brasil meridional e sua relação com a formação das paisagens florestais atuais. Com esta perspectiva criamos um diálogo entre arqueologia da paisagem, historia indígena, ecologia histórica e estudos ambientais do quaternário, enfatizando a relevância da interação entre os povos ameríndios, os processos de manejo e domesticação de plantas e a constituição das paisagens florestais atuais. Os questionamentos centrais envolvem compreender como as atividades humanas passadas influenciaram na estruturação e composição das paisagens e na domesticação de plantas historicamente manejadas, como as atividades humanas atuais mantiveram, degradaram, ou amplificaram a diversidade de espécies e paisagens e como esses processos estão integrados a uma dinâmica de interações humanas entre litoral/interior que têm, no vale do Itajaí, um elemento central de ligação. Para atingir os objetivos realizaremos diversas análises orientadas para o estudo da circulação de pessoas, coisas, plantas e animais com o intuito de compreender o movimento como aspecto central na construção socioambiental do espaço. Pretendemos gerar novos dados para um velho problema, adotando abordagens inovadoras e fortalecendo pesquisas interculturais e interdisciplinares.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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