Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Viviane de Melo Resende

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • “rede de pesquisa em discurso e gênero: cartografia para integração brasil e américa latina”
  • Neste projeto, do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (NELiS/CEAM/UnB), fundado em 1988, do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/IL/UnB), fundado em 2012,e da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED), fundada em 1993. Com equipe formada por pesquisadoras docentes das cinco regiões do Brasil, a que se somam pesquisadoras docentes estrangeiras e estudantes de pós-graduação, propomos pesquisa para articulação de uma Rede de Pesquisa em Discurso e Gênero. O objetivo é integrar os grupos de pesquisa de gênero em estudos críticos do discurso das cinco regiões do Brasil e dos países latino-americanos que compõem a estrutura da ALED. Para isso, reunimos uma equipe consolidada de pesquisadoras de estudos críticos do discurso e gênero e atuantes na ALED-Brasil, com o objetivo de levantar e analisar dados sobre os grupos e as pesquisas em discurso e gênero realizadas no continente, e com a meta final de articulação de uma rede na ALED internacional. Serão realizadas missões de trabalho para pesquisas sobre o tema nas universidades parceiras, mapeamentos de grupos de pesquisa em discurso e gênero nas regiões Nordeste, Sul, Norte, Sudeste, Centro-Oeste do Brasil, e em países do Cone Sul, região Andina e Caribe. Serão produzidas Cartografias com base no mapeamento dos grupos, suas temáticas, abordagens teóricas e metodológicas. O produto final será a consolidação da rede latino-americana de estudos de discurso e gênero. Com essa rede, possibilitaremos internacionalização para vários grupos de pesquisa das cinco regiões do Brasil. Nossa principal motivação é o desejo de conhecer, mapear e articular grupos de pesquisa em discurso e gênero que poderiam beneficiar-se do mútuo contato. Em uma país continental como o Brasil, acreditamos que nossa cartografia será produtiva para a ciência produzida em estudos do discurso e em estudos de gênero no País e sua internacionalização
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Viviane Gomes Teixeira

Ciências Humanas

Educação
  • o ensino de ciências na construção da identidade científica feminina
  • A ciência construída pela diversidade é essencial já que oportuniza a produção de conhecimento por/para diferentes identidades sociais. Porém, o cenário de acesso de meninas ao conhecimento científico não é satisfatório, e se torna ainda pior com o recorte racial. A escola deve democratizar o conhecimento científico, porém, Bourdieu a aponta como reprodutora da violência hegemônica. Portanto, é fundamental compreender os mecanismos do Ensino de Ciências que promovem o distanciamento de meninas, especialmente as negras, do conhecimento científico. Em Bourdieu, a identidade de gênero resulta da ação e assimilação de um habitus incorporado às identidades individuais e coletivas. A forma como as relações de poder é interiorizada ocasiona a naturalização das práticas escolares. O habitus de gênero dos sujeitos revela, assim, a contribuição da instituição escolar na naturalização de divisões de gênero. O conceito de habitus é uma forma de enxergar a ordem social e está associado à compreensão de uma héxis corporal ligada à apreensão de maneiras de ser dos agentes no espaço social. O habitus seria um instrumento que examina a coerência de características comuns dos grupos sociais de mesmas condições, os princípios que estruturam suas ações. Ao indivíduo, esses princípios não são nítidos e são naturalizados e assimilados como formas de ver, apreciar e julgar. Portanto, é fundamental compreender como as práticas escolares do Ensino de Ciências contribuem para a construção de um habitus de meninas, principalmente pobres e negras, que as afasta do interesse pelo conhecimento científico. O conceito de habitus permite compreender como as estruturas e os condicionamentos sociais atravessam o comportamento dos agentes e, assim, propor estratégias de interferência. Propomos reconhecer como as escolas percebem a relação das alunas com o ensino de ciências e a elaborar um projeto de ensino visando o discurso científico como promotor de novas práticas escolares em relação às meninas.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Sun Mar 20 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Viviane Moraes de Oliveira

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo experimental e modelagem da dinâmica de indivíduos interagentes
  • A dinâmica de sistemas onde os indivíduos interagem entre si e com o meio se revela uma rica e complexa tarefa. Os detalhes desse processo exigem um estudo cuidadoso tanto teórico quanto experimental. Dependendo das interações, os sistemas físicos podem formar padrões característicos, bem como apresentar características estatísticas universais. Desta forma, neste projeto propomos o desenvolvimento de experimentos envolvendo interações de múltiplos corpos, como enxames de robôs e cardume de peixes. Os robôs são extremamente versáteis e podem ser programados de forma a imitar a interação entre partículas, bem como seres vivos, o que possibilita uma vasta aplicação de problemas em Física Estatística. Da mesma maneira, o estudo experimental de cardume possibilita uma plataforma experimental simples e dinamicamente rica. Estes experimentos serão desenvolvidos no Laboratório de Sistemas Complexos e Universalidades vinculado ao PPG em Física Aplicada do Departamento de Física da UFRPE. A dinâmica destes sistemas físicos será registrada por câmeras de alta definição em 2 ou 3 dimensões. O processamento das imagens e obtenção dos dados exige o emprego de algoritmos de rastreamento e identificação de imagens personalizados, os quais serão desenvolvidos por este projeto. Para este fim o projeto conta com dois laboratórios computacionais, Laboratório de Computação Remota e Laboratório de Física Teórica e Computacional, com 35 Workstation para processamento de imagens, bem como cálculo numérico e simulações computacionais para modelar os sistemas físicos em questão. Desta forma, realizando experimentos e modelagens estaremos desenvolvendo pesquisas com publicações em periódicos de alto impacto, de maneira duradoura e eficiente. Outra grande contribuição é a formação de recursos humanos com habilidades tanto na modelagem computacional quanto na execução de experimentos, contribuindo para suprir a demanda de pesquisadores neste tema, possibilitando a geração de patentes.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Viviane Sampaio Boaventura de Oliveira

Ciências Biológicas

Imunologia
  • diabetes de início recente na covid-19: fenótipo clínico, imunológico e metabólico. 
  • Nível persistentemente elevado de glicose sanguínea em pacientes sem histórico de diabetes mellitus (DM) tem sido observado como uma das complicações da COVID-19 (PMC7304415), podendo causar cetoacidose (PMC7404645; PMC8396224). O diabetes de início recente na COVID-19 (DIRC) tem sido descrito em pacientes na fase aguda da infecção e nos que persistem com sintomas pós-agudos da doença (PMC8010267).  Ainda não se conhece o perfil clínico e a patogênese da DIRC. Infecções virais têm sido implicadas na etiopatogênese do DM do tipo 1, que está associada à produção de autoanticorpos e autorreatividade celular (PMID: 33716971, PMID: 34223884). Nossa hipótese é que parte dos pacientes com DIRC apresentam resposta autoimune contra alvos pancreáticos. Na COVID-19 têm sido descritas manifestações autoimunes, com produção de autoanticorpos, com implicações clínicas (PMID:34437579, PMID: 34010947). Nesse estudo, pretendemos investigar o perfil clínico, imunológico e metabólico de 70 pacientes com DIRC acompanhados pela nossa equipe no Centro Pós-COVID-19 em Salvador- Bahia (doi:10.1101/2021.06.07.21258520). Pacientes com DIRC (após diagnóstico de COVID-19; infecção por SARS-CoV-2 confirmada laboratorialmente; sem história de DM, e hemoglobina glicada > 6,4%) serão caracterizados quanto ao sexo, idade, índice de massa corpórea e história familiar de DM. Investigaremos auto- anticorpos para cinco antígenos pancreáticos comumente encontrados na DMT1. Serão selecionados 20 pacientes (10 com DIRC e 10 pós-COVID-19 sem DIRC) para estudo comparativo do perfil lipidômico/metabolômico. Por fim, avaliaremos prospectivamente casos de DIRC para investigar a persistência das alterações metabólicas e dos níveis séricos autoanticorpos. O conhecimento clínico e da patogenênese do DIRC é essencial para o manejo clínico do paciente, tomada de decisões quanto ao tratamento, acompanhamento cuidadoso e prevenção de complicações clínicas de agudas e crônicas (PMC7194589)
  • Fundação Oswaldo Cruz - BA - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Viviane Trindade Borges

Ciências Humanas

História
  • histórias marginais: experiências de institucionais de confinamento
  • A partir do escritos de presos (cartas, bilhetes, anotações, etc), apreendidos nos prontuários de sentenciados que passaram pela Penitenciária de Florianópolis entre dos anos 1930 e 1980, objetivo tomar como objeto de estudo a experiência prisional, problematizando a instituição de dentro para fora. Desde o dossiê Rivière (Foucault, 2013), os historiadores tem trazido à tona arquivos limítrofes que permitem vislumbrar memórias de criminosos a partir da vasta documentação produzida “nas formidáveis oficinas em que se transformam os estabelecimentos penitenciários”, responsáveis por compor grandes arquivos da infâmia (Arière, 2008). São trajetórias que passaram pela experiência de prisão e desse encontro com a instituição resultou a sistematização de registros, escritos tecidos e recolhidos durante o período de confinamento, armazenados nos dossiês da vida no cárcere: os prontuários. Estas fontes permitem vislumbrar a agencia dos presos, suas experiências atravessadas pela trajetória institucionais, aqui pensadas sob a perspectiva de Scott (1998), entendendo que eles não são indivíduos que têm a experiência, mas sim sujeitos constituídos por essa experiência. E, se o objeto de análise é a experiência prisional torna-se imperativo investigar a emergência dos detentos nas dinâmica intramuros, por meio dos registros anexados aos prontuários. O objetivo é problematizar a instituição de dentro para fora. Os fragmentos de trajetórias confinadas serão entendidos como entradas possíveis para promover a discussão pública sobre à questão das penitenciárias brasileiras, especialmente a catarinense, situando esta à um debate internacional mais amplo. Entre os resultados esperados, estão a publicação de artigos acadêmicos em revistas nacionais e internacionais de altos extratos, o apoio a salvaguarda dos acervo institucional, criação de um site e de podcasts, e a publicação de um livro.
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Thu Apr 07 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Vivianne de Castilho Moreira

Ciências Humanas

Filosofia
  • tradução em equipe das correspondências entre leibniz e arnauld
  • O objetivo deste projeto é preparar, em equipe, uma tradução anotada para o português da correspondência trocada entre Leibniz e o teólogo Antoine Arnauld. Como um resultado, pretende-se publicar esta tradução comentada, acompanhada de estudos sobre o tema, em forma de artigos, realizados pelos membros da equipa ao longo da realização do projeto. As correspondências entre Leibniz e Arnauld são de importância crucial para o estudo da filosofia madura do primeiro. Nelas, as teses filosóficas expostas por Leibniz em seu também fulcral Discurso da Metafísica são submetidas ao escrutínio rigoroso de Antoine Arnauld, fomentando um debate intenso e acalorado, que obrigará Leibniz a aprofundar e refinar suas teses e argumentos. Deste ponto de vista, é um texto incontornável para quem deseja se aprofundar no pensamento do filósofo alemão. Apesar dessa relevância, a referida correspondência ainda não recebeu tradução para o português, configurando uma lacuna e um obstáculo para os estudos sobre Leibniz no Brasil. O presente projeto pretende colmatar essa lacuna. A implementação do projeto prevê reuniões semanais, nas quais a coordenadora submeterá a tradução de um trecho da correspondência para apreciação dos demais membros da equipe. Nessas reuniões, será necessário não só encontrar uma formulação adequada na língua de chegada, tanto para ouvidos brasileiros como portugueses, mas também dotar a atividade de tradução de estudos sobre a contextualização histórica e filosófica do texto. A tradução será a ocasião para viabilizar um intenso intercâmbio entre os pesquisadores envolvidos sobre a minúcia do texto em exame. O resultado final desejado é uma tradução comentada, que deve servir de suporte para pesquisas de ponta sobre o assunto, bem como material bibliográfico para alunos de graduação e pós-graduação.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Vladimir Pavan Margarido

Ciências Biológicas

Zoologia
  • taxonomia integrativa e delimitação de espécies para estimação da biodiversidade críptica ictiofaunística com ênfase nos complexos de espécies
  • A ictiofauna Neotropical é a mais diversa do mundo, e o Brasil destaca-se pela riqueza e diversidade de peixes. As maiores drenagens da região Neotropical estão localizadas em território brasileiro, e conhecer a ictiofauna destas regiões torna-se essencial para o desenvolvimento de ações que possam contribuir para modelos de preservação e manejo. Devido ao crescente aumento na descrição de novas espécies, presença de espécies crípticas e elevada similaridade morfológica, principalmente dentro dos complexos de espécies (espécies que compartilham características morfológicas muito similares e alta variabilidade cromossômica e/ou molecular), análises comparativas abrangentes se tornam necessárias. A taxonomia integrativa vem ganhando força nos últimos anos, aliando diferentes ferramentas e novos conceitos e métodos para a delimitação e classificação de espécies. A delimitação de espécies tem sido confundida com a conceituação de espécies, e vários conceitos alternativos de espécie surgiram, cada qual utilizando propriedades ou características diferentes para delimitá-la. Entretanto, o processo de especiação não é uniforme, ou seja, não leva a alterações em todos os aspectos do organismo (morfológico, ecológico, genético, ...) no mesmo momento, gerando a chamada gray zone, e dependendo dos caracteres utilizados, é possível chegar a diferentes conclusões referente à existencia de uma ou duas espécies. A utilização de diferentes caracteres proposta pela taxonomia integrativa pode proporcionar maior confiabilidade e minimizar a subestimação/superestimação da biodiversidade, principalmente em grupos complexos. No presente trabalho busca-se, através da citogenética e de marcadores do DNA aliadas à taxonomia morfológica tradicional, contribuir para um melhor conhecimento da ictiofauna e sua biodiversidade, desempenhando um importante papel na diagnose de espécies crípticas bem como de sinonímias, auxiliando a taxonomia e sistemática, e subsidiando propostas de conservação.
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Vyacheslav Futorny

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • teoria de representações
  • A teoria de representações é uma área de pesquisa de grande importância na matemática pura e aplicada e na física teórica. Ela iniciou-se no fim do século XIX com a ideia que grupos de simetria podem ser estudados através de suas ações em espaços vetoriais. Essa perspectiva deu origem à noção fundamental de representação. A análise de simetria em termos de representações tem se provado muito fecunda, com profundas aplicações em praticamente todas áreas de matemática e física de partículas. A influência de ideias da teoria quântica de campos na teoria de representações tem levado a uma grande síntese entre diversas áreas: as álgebras de Lie afins de Kac-Moody, os grupos quânticos, a mecânica estatística, formas automorfas, a topologia de nós, e o lançamento do programa geométrico de Langlands. O projeto abrange diferentes aspectos da teoria de representações, cobrindo desde combinatória algébrica em problemas de classificação até questões geométricas oriundas do programa geométrico de Langlands. As pesquisas neste projeto gravitam em torno de um núcleo: as álgebras de Kac-Moody e suas representações e realizações de campos livres, onde os membros do projeto tem grande experiência. O projeto visa desenvolver a teoria de representações destas estruturas e resolver conjecturas e problemas em aberto nesta teoria, em particular produzir contribuições importantes a conjectura geométrica de Langlands, ao problema de classificação de representações de álgebras de Kac-Moody afim e de representações de W-algebras. O projeto procura aprofundar conexões entre a teoria de álgebras de vértices e outros temas na matemática e na física teórica contemporânea. Vários resultados parciais já foram obtidos por membros do projeto e relatados em publicações em revistas internacionais de alto nível. A metodologia do projeto base-se nos avanços modernos em teoria de representações de álgebras de Lie, álgebras de vértice e física matemática.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wagner Bandeira Andriola

Ciências Humanas

Educação
  • avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais das atividades de cooperativas de coleta seletiva de resíduos sólidos numa metrópole brasileira
  • O aumento da expectativa de vida e o crescimento da população brasileira, além da intensa urbanização e industrialização ocorrida nas últimas décadas, vêm contribuindo para o aumento e a diversidade dos Resíduos Sólidos Urbanos. Conforme o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento, no Brasil, em 2017, cerca de 6,9 milhões de toneladas de resíduos foram destinadas aos lixões, 6,5 milhões foram enviadas para aterros controlados e 40,8 milhões foram encaminhadas para aterros sanitários. A coleta seletiva de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição reveste-se num dos mais importantes instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com inúmeros benefícios para a sociedade e o ambiente, dentre os quais: diminuição da exploração de recursos naturais; redução do consumo de energia; diminuição da poluição do solo, da água e do ar; prolongamento da vida útil dos aterros sanitários; indução à reciclagem e compostagem; diminuição dos gastos com a limpeza urbana; geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis. Decorre do exposto o problema central de pesquisa: quais os impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes das ações executadas pelas cooperativas de coleta seletiva de resíduos sólidos, no âmbito de uma metrópole nordestina? Processos avaliativos possibilitam conhecer melhor os objetivos, o arranjo operacional e a complexidade da implementação dos programas sociais, proporcionando informações para o gerenciamento e o aperfeiçoamento das Políticas Públicas tais como a PNRS. Assim, a pesquisa de campo, de natureza aplicada, utilizará estratégias de coleta de dados primários através do uso de questionários semiestruturados, entrevistas e observações in situ. De modo complementar, utilizar-se-ão dados secundários relevantes para a compreensão dos impactos da coleta de resíduos sólidos e da efetividade da PNRS, bem como para a resolução do problema de pesquisa.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Wed Nov 16 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Wagner Cotroni Valenti

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • cultivo de tilápia-do-nilo em sistemas integrados com base nos princípios da economia circular
  • Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs)da Agenda 2030 e a Declaração de Xangai, promulgada recentemente com diretrizes para o desenvolvimento da aquicultura na década indicam a necessidade dos sistemas de produção aquícola evoluirem para modelos mais sustentáveis, com reciclagem interna de materiais e redução da pegada de carbono. Dentro desse novo cenário mundial, é essencial para o Brasil desenvolver sistemas que permitam o crescimento da aquicultura com mais resiliência e com um ganho líquido de lucratividade e sustentabilidade em relação aos sistemas atuais. O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema inovador e disruptivo para a produção de tilápia-do-nilo, Oreochromis niloticus, sob o princípio da economia circular e de acordo com os ODSs. Esse sistema se baseia no uso de espécies com funções complementares para recuperar os nutrientes perdidos, como nitrogênio, fósforo e carbono, e reciclá-los no interior dos viveiros, elevando a taxa de assimilação das dietas pelas espécies alvo. Este processo irá permitir elevada produção de biomassa com valor comercial, reduzindo a emissão de efluentes eutrofizantes e gases de efeito estufa (GEE). Duas espécies bentônicas serão adicionadas aos viveiros de tilápia-do-nilo: o camarão-da-malásia, Macrobrachium rosenbergii e o curimbatá, Prochilodus lineatus. Apenas as tilápias serão alimentadas com dieta comercial, as outras espécies vão se alimentar de biota natural, sobras de dieta e resíduos produzidos pela tilápia. O camarão-da-malásia apresenta alto valor de mercado, aumentando a receita e se alimenta basicamente da biota do fundo e partículas de matéria orgânica. O curimbatá se alimenta principalmente de matéria orgânica muito fina (> 130 um) e do perifíton que cresce ao redor das partículas do fundo dos viveiros. Com essa combinação de espécies haverá maior assimilação da dieta, diversificação de produtos, gerando maior lucratividade e resiliência para o crescimento sustentável da produção de tilápias.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Feb 10 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wagner de Rossi

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • técnicas avançadas de lasers e fotônica aplicadas à saúde, indústria e meio ambiente.
  • O projeto pretende desenvolver uma série de técnicas de aplicações práticas nas áreas da saúde, indústria e meio ambiente utilizando lasers e fontes de luz nas mais variadas regiões do espectro. As tecnologias desenvolvidas, a infraestrutura dos laboratórios envolvidos e o conhecimento adquirido pelos pesquisadores da equipe estarão disponíveis a uso externo através de parcerias ou prestação de serviços por meio dos cinco laboratórios multiusuários que compõe esta proposta. Estes multiusuários fazem parte de uma rede de laboratórios, chamado de “Laboratório de Lasers e Aplicações Fotônicas”, onde as diversas metas do projeto serão desenvolvidas. No total, são mais de uma dúzia laboratórios, localizados no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN em São Paulo e o no Centro Regional de Ciências Nucleares – CRCN em Recife, ambos sob coordenação técnica e administrativa da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN com sede no Rio de Janeiro. A maioria dos desenvolvimentos pretendidos tem a saúde como destaque, mas esta não é a única atividade de importância, e diversas tecnologias fotônicas de utilização na área nuclear, indústria e meio ambiente também fazem parte desta proposta. Estas atividades têm foco próprio, com produtos e conhecimento específicos, contudo, a multidisciplinaridade da ciência e o foco dado a estas metas, faz com que desenvolvimentos e técnicas inicialmente voltados para uma dada aplicação sejam úteis para outros usos, e praticamente todas as aplicações não diretamente ligadas à saúde podem ser adaptadas e direcionadas a este setor. Uma descrição resumida das metas do projeto é dada a seguir: Saúde - Desenvolvimento de ensaios pré-clínicos utilizando tecnologias baseadas em luz para combate à resistência antimicrobiana: Aqui, a terapia fotodinâmica utiliza fármacos fotossensíveis e aplicação de luz de comprimento de onda adequado para matar patógenos por indução de estresse oxidativo - Desenvolvimento de novos métodos diagnósticos de neoplasias maliignas baseados em imagens hiperespectrais por micro-FTIR: Espectro infravermelho com alta resolução espacial é utilizado para mapear tecidos biológicos e fornecer um diagnóstico preciso de neoplasias malignas. - Desenvolvimento de novos processos terapêuticos com laser na odontologia e medicina: São um conjunto de técnicas ópticas utilizando laser e espectroscopia infravermelho para diagnóstico e terapia em odontologia e medicina. - Desenvolvimento de um laser de subnanossegundo para remoção de tatuagens: trata-se de um sistema laser dedicado a esta aplicação que contempla um oscilador mestre do tipo microchip. - Utilização da técnica de tomografia por coerência óptica na área da saúde: São análises de diversos processos da área da saúde a serem desenvolvidas e disponibilizadas com a técnica de OCT. - Identificação de microrganismos baseado em espalhamento de luz e reconhecimento de padrões: Será construído um dispositivo automatizado dedicado a esta tarefa. - Imagens moleculares por Optical/CT para ensaios pré-clínicos e estudos ecológicos aplicados: Uso da técnica de tomográfica óptica de fluorescência e bioluminescência para imageamento em experimentos com plantas. - Estudo de processos de aceleração de elétrons e prótons por laser para aplicações na área da saúde: O objetivo é o de se obter feixes de prótons em sistemas compactos de lasers de femtossegundos para aplicações médicas. Meio Ambiente - Monitoramento de bioaerossóis na atmosfera e em ambiente fechado pela técnica de lidar por fluorescência: Esta fluorescência provocada pelo laser do Lidar visa monitorar bioaerosois poluentes e potencialmente nocivos à saúde como aqueles da Covid-19. - Monitoramento de Gases de Efeito Estufa na interface oceano-atmosfera na costa do estado de São Paulo: O Lidar aqui é utilizado em grandes áreas de oceano mapeamendo poluentes gasosos na região do Pré-Sal e de exploração de petróleo - Desenvolvimento de cavidades óticas gigantes para detecção de poluentes do ar: Esta técnica permite detectar poluentes atmosféricos, gases e particulado com grande precisão. Indústria - Funcionalização de superfícies para melhorias tribológicas de ferramentas de usinagem: Trata-se da produção de estruturas micrométricas na aresta de ferramentas de usinagem para melhorias tribológicas no processo de torneamento. Estas estruturas são desenhadas especificamente para buscar estas melhorias e são produzidas com laser de pulsos ultracurtos. - Funcionalização de superfícies para aplicações biomédicas: Aqui também são produzidas estruturas micrométricas com laser de pulsos ultracurtos, porém são produzidas sobre a superfície de implantes médicos ou odontológicos com o objetivo de aumentar a biocompatibilidade, aumentando a adesão de células e inibindo a criação de bactérias. - Produção de sistemas microfluídicos para síntese de radiofármacos e biorreatores: Sistemas microfluídicos produzidos em vidro, com o uso de laser de femtossegundos estão sendo desenvolvidos para síntese de radiofármacos com atividade molar aumentada através do aumento de concentração de flúor 18 radioativo. - Produção de nanopartículas de ouro por ablação com laser de pulsos ultracurtos: Pretende-se produzir e controlar o tamanho de nanopartículas de ouro produzidas pela irradiação de alvos sólidos de ouro com laser de femtossegundos. Nuclear - Limpeza e descontaminação via ablação a laser de superfícies metálicas e dielétricas: Lasers pulsados de nanosegundos são utilizados para ablação de superfícies contaminadas com radionuclídeos, retirando de maneira eficiente a presença destes contaminantes. - Padrões de speckle na análise de detectores do tipo CR-39: Imagens de padrões de espalhamento de luz com a placa CR-39 irradiada com Radônio serão analisados e correlacionados à dose de exposição. Além destes projetos específicos, a proposta busca a identificação de parceiros para desenvolvimento de outros projetos relacionados às capacidades do grupo
  • Comissão Nacional de Energia Nuclear - RJ - Brasil
  • Fri Jul 16 00:00:00 BRT 2021-Wed Jul 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Wagner dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • política de avaliação educacional: comparação transcultural entre países sul-americanos no pisa
  • O Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) é um exame estandardizado realizado a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), visando mensurar o nível educacional de jovens de 15 anos em Leitura, Matemática e Ciência. Por meio dele, são levantadas informações sobre o desempenho dos estudantes, utilizadas para subsidiar discussões no âmbito das políticas educacionais. Por outro lado, o ranqueamento produzido a partir dos seus resultados evidencia uma representação deficitária dos sistemas educativos dos países sul-americanos. De fato, são de conhecimento da produção acadêmica os problemas oriundos desse raqueamento. Contudo, essa leitura não deve inviabilizar o uso de seus resultados na definição de uma política orientada pela avaliação educacional. Nessa vertente, esta pesquisa tem por objetivo compreender os fatores que influenciam os resultados do PISA e seus usos no contexto da política educacional em quatro países sul-americanos: Argentina, Brasil, Colômbia e Uruguai. A hipótese assumida é a de que os usos feitos dos resultados do PISA, fundamentados na concepção de accountability e na produção de ranqueamentos têm esvaziado o seu potencial para definir a própria política educacional, pois se limita a produzir um juízo de valor, sem acenar para planejamentos que auxiliem nos processos de tomada de decisões no âmbito educacional. Caracteriza-se como uma pesquisa de Método Misto, estruturada da seguinte maneira: i) revisão sistemática em periódicos das produções de cada país investigado sobre o PISA; ii) análise documental sobre a trajetória de participação, os resultados no PISA e seus desdobramentos para as políticas educacionais; iii) comparação transcultural por meio do questionário contextual aplicado junto ao PISA; e iv) entrevistas semi-estruturadas com os gestores responsáveis pela construção de políticas educacionais fundamentadas nos metadados gerados pelos exames estandardizados, em cada país.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wagner Farid Gattaz

Ciências da Saúde

Medicina
  • instituto nacional de biomarcadores em neuropsiquiatria (inbion)
  • A busca do substrato biológico das doenças neuropsiquiátricas é pré-requisito para o desenvolvimento de terapias mais eficazes e, sobretudo, de estratégias preventivas através do diagnóstico precoce. O insucesso até hoje das tentativas experimentais para identificar marcadores específicos para as diferentes doenças neuropsiquiátricas resulta, ao menos em parte, da falta de especificidade nas alterações globais da biologia cerebral para determinados quadros clínicos. Tal falta de especificidade está relacionada ao fato de que uma base genética comum pode estar ligada a anomalias comuns da estrutura e da função cerebral de doenças como a Esquizofrenia, o Transtorno Bipolar e a Doença de Alzheimer. Através da criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biomarcadores em Doenças Neuropsiquiátricas (INBioN), objetivamos realizar um projeto integrativo reunindo cientistas no Brasil e no exterior de diferentes áreas na busca de uma melhor compreensão destas bases das doenças neuropsiquiátricas. Adotaremos estratégias experimentais considerando tanto as diferenças como as similaridades biológicas entre os diagnósticos destas três doenças, partindo da premissa de que uma base genética confere uma vulnerabilidade comum para distúrbios da maturação, da plasticidade e da função cerebrais, e que a interação desta base genética com fatores não-genéticos determina a patoplastia e as diferenças nas manifestações clínicas. Um grupo nuclear representativo de pacientes das 3 categorias diagnósticas será estudado antes da exposição a qualquer tipo de tratamento simultaneamente em 6 dimensões abrangentes (neuroquímica, neuroimagem, neuromodulação, neurocognição, genômica e proteômica), sendo depois seguido longitudinalmente a médio prazo. Os achados nestes grupos serão comparados com um grupo controle de indivíduos sadios pareados para variáveis demográficas. Através desta estratégia, identificaremos marcadores clínicos e biológicos para: detecção precoce de indivíduos com um risco aumentado para doenças neuropsiquiátricas de maneira geral; discriminação dos diferentes diagnósticos com uma especificidade maior, lançando luz sobre a compreensão dos mecanismos causais de cada uma destas três doenças; e definição de índices preditivos de resposta terapêutica e prognóstico a médio prazo. Além disso, correlacionaremos os achados de alterações em cada uma destas seis abordagens, buscando identificar combinações de marcadores específicos que possam guiar mudanças de conduta clínica. Por fim, exploraremos as seguintes linhas adicionais: investigações de indivíduos da população geral com transtornos subclínicos, que apresentam sintomas psiquiátricos esporádicos, permitindo-nos investigar estádios de transição para esclarecer o continuum entre saúde e doença nas dimensões clínicas e neurodiagnósticas, a fim de fornecer instrumentos confiáveis para o diagnóstico precoce e o desenvolvimento de estratégias preventivas das doenças em questão; estudos clínicos de acompanhamento longitudinal com idosos saudáveis e indivíduos com transtorno cognitivo leve testando a eficácia de tratamentos inovadores; avaliação de alterações moleculares e bioquímicas em cérebros post-mortem de pacientes com esquizofrenia, transtorno bipolar ou doença de Alzheimer e controles sadios, a fim de desvendar vias moleculares e bioquímicas desreguladas comuns e diferenciais em doenças psiquiátricas maiores; e comparações de resultados centrais e periféricos de humanos com os resultados de expressão gênica em modelos animais transgênicos para elucidar os efeitos de genes de risco de desordens psiquiátricas em um nível molecular, numa abordagem translacional. A exequibilidade deste projeto multidimensional exige uma organização sofisticada, com recursos humanos de alto nível e uma rede integrada de laboratórios de altíssima complexidade, compatível com a solidez de estrutura e financiamento proporcionados para os INCTs. Esta estrutura nos dá condições de incrementar o impacto mundial das publicações científicas produzidas ao longo dos próximos anos, fomentar a participação de parceiros internacionais nestas publicações, e gerar produtos com potencial de proteção intelectual e comercialização, como kits diagnósticos ou novas estratégias terapêuticas. Além disso, de forma completamente integrada à geração de novos conhecimentos científicos, a criação do nosso INCT também alavancará fortemente atividades de formação de recursos humanos nos nossos centros no Brasil e no exterior, bem como atividades de transferência de conhecimentos para a sociedade, através da divulgação dos achados de pesquisa sobre biomarcadores de maneira apropriada, por profissionais capacitados e experientes neste tipo de comunicação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Nov 23 00:00:00 BRST 2016-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Wagner Franco Molina

Ciências Biológicas

Genética
  • aspectos evolutivos e diversidade citogenética de peixes do arquipélado de são pedro e são paulo, região meso-atlântica.
  • A ictiofauna do arquipélago de São Pedro e São Paulo, região meso-atlântica, apresenta uma importância evolutiva e econômica significativa. Evolutivamente, essas regiões despertam considerável interesse biológico devido ao seu grau de isolamento geográfico. Levantamentos genéticos preliminares de suas populações e espécies levantaram várias questões sobre sua ictiofauna. Neste projeto são propostas análises conjuntas, utilizando marcadores cromossômicos (convencionais e citogenômicos) e moleculares (sequências mitocondriais e nucleares) e da forma do corpo, por morfometria geométrica (GM). O uso combinado dessas abordagens provou ser eficiente diante da complexidade das situações biológicas identificadas. De fato, abordagens combinadas permitirão caracterizar a evolução cromossômica de diferentes famílias, reconhecendo níveis de variabilidade intra e interespecífica, conectividade genética entre o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, regiões costeiras brasileiras e áreas do Caribe, separadas pela barreira do Amazonas/Orinoco barreira e seus padrões de divergência morfológica. A ampliação das análises para um espectro taxonômico e biogeográfico mais amplo, fornecerá informações valiosas sobre o contexto da distribuição espacial da variabilidade genética, envolvendo o arquipélago de São Pedro e São Paulo e ilhas oceânicas adjacentes, que serão úteis na conservação dos recursos marinhos, evolutiva e economicamente importantes, dessas regiões oceânicas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Thu Nov 28 00:00:00 BRT 2019-Wed Nov 30 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Wagner Neves Diniz Chaves

Ciências Humanas

Antropologia
  • os registros sonoros de théo brandão: identificação e estudo dos itinerários de uma coleção fonográfica
  • Este projeto tem por objetivo analisar a produção e circulação dos registros sonoros que o antropólogo, etnógrafo e folclorista alagoano Théo Brandão realizou entre 1940 e 1970 e que constituem um dos mais ricos, diversificados e ainda desconhecidos acervos de música tradicional brasileira. Partindo de pesquisa etnográfica nos arquivos do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), no Rio de Janeiro e no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB), em Maceió, instituições que guardam e conservam os arquivos do pesquisador, com este projeto pretende-se, por um lado, identificar e analisar as redes de interações envolvidas nos processos de pesquisa e produção etnográfica de Théo Brandão ao longo de sua trajetória e, por outro, promover um conjunto de ações de salvaguarda desses acervos a partir do tratamento técnico da coleção para fins de disponibilização, consulta pública e pesquisa. Acredita-se que a visibilidade dada a esse conjunto documental suscitará uma série de novos estudos, usos e apropriações por parte de diferentes segmentos da sociedade, pesquisadores, músicos e artistas, grupos e coletivos populares. Situada na interface entre antropologia, etnomusicologia e museologia, a presente pesquisa, em um plano mais geral e comparativo, irá contribuir para a reflexão acerca do lugar dos registros sonoros na construção do campo de estudos de folclore bem como na própria configuração da etnomusicologia, da antropologia e das ciências sociais no Brasil.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Mar 29 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wagner Rodrigues Valente

Ciências Humanas

Educação
  • produção de novos saberes para o ensino e formação de professores que ensinam matemática: relações históricas entre campos disciplinares e profissional
  • Este projeto de pesquisa trata de estudos históricos sobre a produção curricular em matemática para o ensino e para a formação de professores dos primeiros anos escolares. Utilizando resultados obtidos com o desenvolvimento de projetos anteriores, o estudo dedica-se à análise das relações estabelecidas historicamente entre campos disciplinares (Matemática, Educação Matemática e Ciências da Educação) e campo profissional da docência (professores e suas entidades representativas) envolvidos na produção e sistematização de saberes contidos em documentos curriculares. Mobilizando ferramentas teórico-metodológicas como campo científico (Bourdieu; Hofstetter & Schneuwly), experts (Maxim & Arnold; Hofstetter & Schneuwly) e variação de escalas (Ricoeur), o estudo analisará a produção curricular advinda das ações de cerca de quarenta personagens atuantes desde finais do século XIX até as últimas décadas do século XX, os experts. A pesquisa norteia-se pela seguinte interrogação: Que mudanças ocorreram nas relações travadas ao longo do tempo entre campos disciplinares e campo profissional da docência em matemática resultando em novos saberes sistematizados em documentos curriculares para o ensino e formação de professores?
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 17 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wagner Souza Lima

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • da natureza à ciência - cinco séculos da pesquisa científica no brasil -
  • Visando contribuir para o entendimento de como se processou o desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil e o papel do status de nação independente neste processo, propõe-se uma análise histórica do tema sob a forma de uma palestra a ser apresentada em diferentes escolas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2022. Posteriormente, a expansão desta análise propiciará a elaboração de um vídeo-documentário, principal objetivo deste projeto, que contemplará o processo de conhecimento da geo- e biodiversidade brasileira, ilustrada pelo papel dos pesquisadores que realizaram os primeiros estudos desta natureza na região Nordeste do Brasil. Este documentário será distribuido para escolas do ensino fundamental e médio do Estado de Sergipe, porém estará apto a atingir um maior alcance através da sua disponibilização para download nas redes sociais da Fundação Paleontológica Phoenix. Os temas trabalhados estarão relacionados à transversalidade entre processos e eventos que relacionam a Geologia, Biologia e Paleontologia, que compõem a essência da diversidade natural brasileira, auxiliando o seu conhecimento e divulgação ao público em geral e salientando a importância da preservação deste legado natural. O projeto será monitorado em três escolas do Município de Aracaju e duas do Município de Laranjeiras. Contudo, como sua distribuição será online, ele atingirá, de imediato, 80 escolas estaduais subordinadas à “Diretoria de Educação de Aracaju”, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, bem como outras 242 escolas em 74 municípios do Estado de Sergipe, vinculadas às suas diretorias regionais (DREs).
  • Fundação Paleontológica Phoenix - SE - Brasil
  • Tue Sep 13 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Walber Hugo de Brito

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • investigação das propriedades eletrônicas e térmicas de óxidos complexos e compostos intermetálicos
  • Óxidos complexos e compostos intermetálicos são conhecidos por exibirem uma grande variedade de propriedades emergentes, incluindo altas respostas termoelétricas. Entretanto, para se obter aplicações comerciais, as propriedades eletrônicas e térmicas desses materiais devem ser bem entendidas. Neste projeto, iremos investigar as propriedades eletrônicas e térmicas do FeGa3-yGey e BaBiO3, que veem atraindo bastante atenção devido a suas propriedades emergentes e possibilidade de estados topológicos não triviais. Primeiramente, queremos entender a cooperação entre as correlações eletrônicas e graus de liberdade da rede e de spin para o aparecimento das propriedades emergentes do FeGa3-yGey, incluindo sua termoeletricidade. No caso do BaBiO3, iremos investigar suas propriedades eletrônicas (incluindo quando o mesmo é dopado com lantânio), além da dinâmica dos fônons e condutividade térmica. Nossos estudos irão combinar ferramentas teóricas e experimentais 'estado da arte', através das quais iremos mapear os ingredientes fundamentais para o desenvolvimento de materiais termoelétricos mais eficientes. Este projeto irá possibilitar a consolidação de uma colaboração recente envolvendo os Professores Walber Hugo de Brito, Valentina Martelli e Júlio Larrea Jiménez. O Prof. Walber é membro do grupo de Física de Muitos Corpos - UFMG (https://sites.google.com/view/muitoscorposfisicaufmg), que possui acesso a infraestruturas de supercomputadores, que serão utilizados para o desenvolvido dos cálculos associados a este projeto. Os Profs. Larrea e Martelli são coordenadores do Laboratório de Materiais Quânticos em condições extremas (https://lqmec.com), que possui a infraestrutura que irá garantir a realização dos experimentos e a execução deste projeto.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Apr 04 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Waldecy Rodrigues

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • estratégias para ampliação da sustentabilidade econômica e ambiental das atividades agrícolas na bacia hidrográfica araguaia-tocantins com o aporte de tecnologias de sensoriamento remoto espectral
  • O sensoriamento remoto é uma solução muito interessante, pois possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre, sem a necessidade de um contato direto. Geralmente esses sensores estão presentes em plataformas orbitais como satélites ou aviões. Os afluentes da bacia Araguaia-Tocantins estão em situação crítica. No próprio rio Formoso os moradores da região conseguem caminhar por enormes trechos de areia onde já foi o leito do rio. No rio Dueré, a situação ficou insustentável ainda no mês de junho, quando a Justiça atendeu pedido do MPE (Ministério Público Estadual) e suspendeu a captação de água no rio e determinou a demolição de barragens. O objetivo desta pesquisa é promover tecnologias para otimização do uso e ocupação do solo com o uso sistemático da ARP para sensoriamento remoto, acoplado com sensores especiais no intuito de realizar mapeamentos agrícolas, detectar doenças no início do ciclo de crescimento das culturas e o estresse da colheita nas faixas de infravermelho. Processar e interpretar os dados coletados com as tecnologias de detecção remota hiperespectral e assim permitir diminuir os impactos ambientais na Bacia Hidrográfica Araguaia-Tocantins sobre os corpos hídricos. Com esta pesquisa pretende-se desenvolver uma tecnologia que simultaneamente promova a sustentabilidade econômica e ambiental dos principais cultivos da região (soja, arroz) e a preservação dos recursos hídricos em tempo real por imagens processadas e disponibilizadas em aplicativos de tempo real adaptado a smartphones.
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Waldemir Lima dos Santos

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • projeto geoamazon: estudo de áreas de riscos hidrogeomorfológicos no sudoeste amazônico - estado do acre – fase 1: municípios da regional do alto acre.
  • A bacia do Acre é constituída pela Formação Solimões, caracteristicamente composta de materiais finos (siltitos, argilitos e arenitos) que associada às condições climáticas quente e úmida da região sul-ocidental da Amazônia, torna-se passível de ocorrências de desastres naturais de origem hidrogeomorfológica, tais como movimentos de massa e/ou inundações extremas. A interação entre o ambiente natural e socioeconômico e diretamente ligada com a dinâmica geomorfológica e diversos eventos, como deslizamentos e sedimentação das margens dos rios, são facilmente observados e vinculados, atualmente, a uma possível variação climática. É salutar e importante a realização desta pesquisa para que possa identificar as áreas susceptíveis a desastre hidrogeomorfológico, notadamente nas áreas urbanas, e elaborar propostas que amenizem os prejuízos através da informação às populações atingidas criando uma cultura de prevenção e resiliência a desastres nas cidades de Brasiléia, Xapuri, Epitaciolândia e Assis Brasil, no Estado do Acre. A pesquisa parte da hipótese de que a população está ocupando áreas de risco, seja de inundações ou secas extremas e/ou áreas com movimentação de massa e, tanto o poder público municipal quanto a própria população não possuem conhecimento suficiente para agir diante de possíveis desastres, ocorrendo em intervalos cada vez menores, com baixo nível de resiliência, gerando danos materiais e humanos. A estratégia metodológica envolve atividades de seleção e coleta de dados em vertentes; reuniões com as prefeituras; elaboração de material iconográfico das áreas de riscos, apresentando a “Carta de Risco Geomorfológico Urbano – CRISGEU”, com caráter técnico-científico inédito para a região acreana; oficinas com a comunidade e com gestores municipais, para socialização dos resultados e orientações. Com isso, haverá conhecimento científico aplicado dando resposta e possível solução a situação real que atinge os municípios acreanos anualmente.
  • Universidade Federal do Acre - AC - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Walderez Ornelas Dutra

Ciências Biológicas

Imunologia
  • linfócitos t cd4-cd8- como potenciais alvos imunoterapêuticos na doença de chagas: estudos pré-clínicos do bloqueio de ativação, single-cell transcriptome e caracterização in situ
  • Doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo. Nosso grupo tem estudado mecanismos imunológicos relacionados ao estabelecimento e progressão da cardiomiopatia decorrente da doença de Chagas (DCh), que está entre as doenças cardíacas mais debilitantes e mortais. Não há vacina para a DCh e nem formas eficazes de impedir o desenvolvimento da cardiomiopatia. Nossos estudos mostraram que as células T CD4-CD8- (duplo-negativas -DN) são as principais fontes de citocinas inflamatórias associadas `a cardiopatia chagásica. Financiados pela FAPEMIG, CNPq e NIH tivemos grande progresso mostrando que: (1) o bloqueio parcial in vitro da ativação de células T DN de pacientes cardiopatas, através da inibição da apresentação de antígeno via CD1d, muda seu perfil inflamatório para anti-inflamatório; (2) este bloqueio age especificamente na população T DN de memória efetora, revertendo seu perfil a um perfil protetor; (3) glicoconjugados são os componentes do parasito responsáveis pela ativação, podendo ser modelos para antagonistas; (4) a manipulação destas células não interfere com outras células imunes, permitindo-as, em tese, exercer suas funções no controle da infecção. Assim, identificamos, pela primeira vez, uma população celular como potencial alvo imunoterapêutico na DCh. Para estabelecer clinicamente esta estratégia, pretendemos aqui responder as seguintes perguntas: (1) o bloqueio de outras moléculas da família CD1 tem função melhor do que o bloqueio com anti-CD1d? (2) o bloqueio funciona em células de pacientes em etapas iniciais da DCh, podendo evitar o estabelecimento sua forma grave? (3) o bloqueio altera o controle parasitário? (4) estas células estão presentes no infiltrado inflamatório cardíaco? Com um grupo de cientistas internacionais de experiência complementar, realizaremos ensaios pré-clínicos humanos, visando o desenvolvimento de intervenções imunológicas e a identificação de biomarcadores de progressão da doença para subsidiar seu futuro uso.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Waldir Ferreira de Abreu

Ciências Humanas

Educação
  • formação de professores/as na tríplice fronteira amazônica brasil-peru-colômbia: decolonialidade, interculturalidade crítica e ação participativa
  • Este projeto que recebe o título FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA BRASIL-PERU-COLÔMBIA: decolonialidade, interculturalidade crítica e ação participativa, é fruto de inquietações que foram suscitadas das reflexões advindas da relação direta e de conversação de professores/as vinculados/as a universidades de América Latina: UFPA, UFAM, UFAP, UNSA(ARG), com o objetivo de “Analisar a formação de professores/as na tríplice fronteira amazônica Brasil-Peru-Colômbia, tendo como referêncial a decolonialidade e interculturalidade crítica, e como formação tem contribuído no processo de ensino apredizagem das crianças das escolas públicas dos municípios Brasileiro, Peruano e Colombiano da trípice fronteira” Pensar as Amazônias nos remete a múltiplos significados pela realidade sociocultural e territorial que abrange. Significados esses que precisam ser compreendidos pelos próprios amazônidas, como sujeitos que podem mudar o pensamento colonial, preconceituoso, criado pelos exploradores deste território, que o percebem como matéria prima infinita para a exploração do capital. Um território tradicional, ocupado por sujeitos que têm sua identidade e modos de vida próprios com estreita relação com a fauna e a flora e que possuem conhecimentos tecidos historicamente no enredo da oralidade e experiências no cotidiano de gerações. Apesar da ideia romantizada estar impregnada no imaginário social, entendemos que as Amazônias são muito mais que uma extensão geográfica, são lugares, territórios onde os sujeitos são possuidores de um modo singular e diverso de viver e se relacionar, e sua própria forma de produzir conhecimentos que divergem da forma hegemônica e aceita cientificamente. (PORTO GONÇALVES, 2005)
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wallace Alves Barroso

Outra

Multidisciplinar
  • popularizando a ciência
  • A popularizar as práticas cientificas, a escola também é um espaço de extrema importância para realizar pesquisas. Então, o presente projeto o qual estamos submetendo ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPq traz como proposta a instigação dos nossos alunos a fazer uma amostra cientifica daquilo que é realizado no dia a dia da comunidade, onde eles estão inseridos. O presente trabalho busca desenvolver ciência a partir de saberes tradicionais que envolve a comunidade o qual a escola está inserida. Práticas comuns também é ciência quando se torna objeto de análise. Nesse viés, faremos um levantamento dentro da nossa comunidade de práticas e saberes trazidos pelo povo, que podem ser objetos de conhecimento. Desta forma teremos como principal metodologia, a realização de oficinas pelos professores membros desse projeto, assim também como nossos alunos. Desta forma será coletado dados ao longo da realização das oficinas, e junto aos nossos alunos será analisado e a partir disto feitos resumos para apresentação no dia 10 a 14 de outubro.
  • Prefeitura Municipal de Tangará - RN - Brasil
  • Sat Sep 24 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Walter Collischonn

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • hidrologia continental da américa do sul no antropoceno
  • As intervenções humanas no sistema terrestre já levam alguns cientistas a denominar o período atual de Antropoceno. No que se refere à água, a humanidade está modificando severamente o ciclo hidrológico, com alterações no fluxo de vapor da superfície para a atmosfera, e no armazenamento de água em reservatórios e aquíferos e por alterações no ciclo dos sedimentos e na qualidade da água. As interações econômicas e as obras de infraestrutura atingem escalas espaciais cada vez maiores, em que são necessários estudos e ferramentas adequados para a análise e resolução de problemas. Com relação às mudanças climáticas, a maioria das análises de possíveis impactos sobre os recursos hídricos no Brasil enfatiza regiões relativamente pequenas, e foca em resultados como a disponibilidade média da água. Na presente proposta pretende-se analisar os impactos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos de toda a área continental da América do Sul. Ao mesmo tempo serão realizadas análises de disponibilidade de água média e de situações críticas, associadas aos eventos extremos de secas e cheias. Os resultados serão avaliados em termos de vazão, como ocorre em muitos estudos, e em termos de evapotranspiração potencial, evapotranspiração real, armazenamento de água em aquíferos e balanço hídrico do solo. A metodologia será baseada na aplicação do modelo hidrológico MGB em toda a área continental. Inicialmente será investigada a capacidade deste modelo em representar as modificações da vazão e de outras variáveis (armazenamento de água, evapotranspiração) durante períodos anomalamente úmidos ou secos, como os últimos anos na região Sudeste e na região Centro-Oeste. Caso necessário, a estrutura do modelo será aprimorada. As possíveis respostas da sociedade, na forma de alteração da quantidade, da localização, e do timing do uso da água para irrigação, e na alteração da infraestrutura hídrica, também serão investigadas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Walter da Cruz Freitas Júnior

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • superfícies refletoras aéreas inteligentes em sistemas cell-free mimo massivo para comunicação em alta velocidade
  • Superfícies refletoras inteligentes (IRSs) são consideradas uma das principais tecnologias em comunicação móvel de sexta geração (6G). As IRSs são compostas por um controlador inteligente e uma matriz refletora. O controlador inteligente é conectado ao transmissor para controlar a matriz refletora. Esta matriz é composta de vários elementos de baixo custo, cada um dos quais é uma estrutura de sub-comprimentos de onda que podem controlar independentemente a fase do sinal refletido. Em um sistema MIMO massivo sem célula (cell-free), vários pontos de acesso (APs) distribuídos atendem simultaneamente vários usuários na área de cobertura sob o controle de uma unidade central de processamento (CPU). Especificamente, a CPU controla todos os APs para servir conjuntamente os usuários programando os recursos para alcançar uma transmissão coerente. Desta forma, elimina-se o limite de célula e mitiga-se a interferência intercelular e o limite de capacidade em redes celulares. Comunicações sem fio em alta mobilidade, levam a uma diminuição do tempo de coerência e causam um alto desvio Doppler, o que leva à interferência em modulações multiportadoras. Motivado por essas razões, este projeto estuda um cenário cell-free MIMO massivo, em que vários APs atendem simultaneamente um usuário móvel de alta velocidade através de IRSs aérea (AIRSs). Para superar a influência do efeito Doppler e reduzir a potência de transmissão total dos APs, esse projeto propõe IRS aéreas para compensação do desvio Doppler, assim como uma estratégia de transmissão otimizada. O uso de IRSs aéreas para realizar a compensação do desvio Doppler (em vez de usar APs) diminui a complexidade de formatação dos feixes nos APs. A otimização conjunta do vetor de compensação das IRS aéreas, vetor de formatação de feixe e alocação de potência de cada AP, minimiza a potência de transmissão total (ou outro objetivo de otimização de interesse), e assim satisfaz os requisitos de eficiência energética esperados para o 6G.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Walter Orlando Beys da Silva

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • análise secretômica de metarhizium anisopliae relacionada ao biocontrole do carrapato bovino rhipicephalus microplus
  • O fungo Metarhizium anisopliae é um dos agentes de controle biológico mais aplicado em todo o mundo, apresentando uma ampla variedade de hospedeiros, incluindo pragas com impacto na saúde pública, agricultura e pecuária, tais como o carrapato bovino, Rhipicephalus microplus, um dos ectoparasitas de maior impacto econômico no mundo. Devido ao uso intenso de acaricidas químicos, já existem muitas cepas de carrapato circulantes com resistência a múltiplos acaricidas comerciais, tornando o biocontrole uma necessidade imediata. Porém, para consolidação do controle biológico do carrapato como prática comercial, estudos visando um melhor entendimento do processo de infecção do hospedeiro são necessários. A importância destes estudos está relacionada ao fato de que, durante o processo de infecção, diversas proteínas são expressas, mediando a eficiência do biocontrole. Frente a isso, o presente projeto baseia-se na identificação e caracterização de componentes moleculares envolvidos na infecção do carrapato bovino, incluindo proteínas diferencialmente expressas entre isolados de baixa e alta virulência. A elucidação dos aspectos moleculares desta relação patógeno-hospedeiro é fundamental para a otimização do biocontrole, possibilitando o futuro desenvolvimento racional de formulações, além da busca orientada de isolados mais virulentos e específicos para o controle do carrapato bovino.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Walter Teixeira Lima Junior

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • jornalismo hiperlocal via aplicativo lupanh 2.0
  • Por intermédio de tecnologias digitais conectadas, o projeto experimental visa à elaboração de arcabouço teórico interdisciplinar na área de Jornalismo Hipelocal e a criação, desenvolvimento e utilização de aplicativo para telefones celulares, estabelecendo a configuração de ambiente comunicacional (conversação) e de deliberação comunitária, objetivando à formação de inteligência social hiperlocal. O objetivo principal é o estabelecimento de esfera pública interconectada, composta pela “coesão coletiva”, pois não há, pela mídia tradicional, a visibilização da falta de infraestrutura básica que abarca espaço geográfico do bairro de Novo Horizonte (Macapá/AP). Isso deve-se ao enfraquecimento da mídia regional, em função do enxugamento das redações e a não cobertura do fato no local do acontecimento. Assim, o surgimento de um sistema de mídia híbrido, teorizado como Ecologia das Mídias, possibilita a emergência de novas formas de produzir e consumir informação de relevância social, produzidas por atores sociais locais. Para a configuração de ambiente participativo, serão fornecidas condições de visibilidade à comunidade e a tomada de decisões de forma colaborativa, possibilitando o envolvimento cívico, a coprodução e o compartilhamento de informações. Para isso, será utilizada as redes sociais e a partir de informações coletadas, via aplicativo de coleta de dados hiperlocal (Lupa NH 2.0), publicizar os graves problemas de infraestrutura, como a falta de serviços nas áreas de água potável; coleta e tratamento de esgoto; iluminação pública; calçadas; asfalto; limpeza urbana. Para elaboração de conteúdos coletados pelos estudantes da Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos, serão ministradas oficinas para os alunos sobre Fundamentos do Jornalismo; Redação Jornalística; Fotojornalismo; Radiojornalismo; Telejornalismo; Convergência Midiática, ministradas por estudantes do curso de Jornalismo. O aplicativo LupaNH será disponibilizado no GiTHub (licença open source).
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wanda Maria Junqueira de Aguiar

Ciências Humanas

Educação
  • pesquisa-trans-formação e a categoria dimensão subjetiva como recursos teórico-metodológicos para apreensão e transformação da realidade educacional.
  • O que justifica a importância deste trabalho é a postura pedagógica e política de que todo ato educacional deve sempre ser mediado pelo lastro do compromisso social com a transformação da realidade. Essa intencionalidade é potencializada na parceria entre dois grupos de pesquisa que se propõem a realizar as ações aqui desenhadas: o Grupo Atividade Docente e Subjetividade da PUC-SP e o Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias da UNITAU. O Posicionamento Ativista Transformador, a Psicologia Sócio-Histórica e a Pedagogia Histórico-Crítica possibilitam a compreensão da realidade como dialética e historicamente constituída. Partindo desse referencial, apresentamos a questão central desta pesquisa: a utilização da categoria Dimensão Subjetiva permite maior visibilidade aos aspectos de natureza subjetiva, constituídos pelos sujeitos, individual e coletivamente, na dinâmica da sociedade? Como se dá este processo? A compreensão desta dimensão subjetiva constitutiva da realidade objetiva, poderá criar melhores condições de apreensão da realidade em tela e, assim, da produção de formas mais adequadas para transformá-la? Utilizamos os recursos teórico-metodológicos propostos pela Pesquisa-Trans-Formação para orientar e fundamentar nossa pesquisa, para tanto são planejados dois momentos: 1) constituição de situações de formação, em um processo colaborativo e crítico, por meio da organização de grupos de reflexão sobre temas considerados relevantes pelos educadores, 2) análise e interpretação das informações produzidas nos grupos por meio do procedimento Núcleos de Significação. Pretendemos, portanto, contribuir para o aprofundamento teórico da categoria Dimensão Subjetiva e da proposta de Pesquisa-Trans-Formação, envolvendo os pesquisadores e instituições participantes em redes colaborativas para implementar novas propostas na interface ensino, pesquisa e extensão no campo educacional brasileiro.
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Sep 29 00:00:00 BRT 2022-Tue Sep 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wanderleia Quinhoneiro Blasca

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • interfaces digitais na saúde auditiva do idoso – um projeto multicentrico entre brasil e canadá
  • O Brasil está passando por uma transição demográfica caracterizada pelo aumento da população idosa. Nesse contexto, o sistema de saúde brasileiro precisa estar preparado para atender essa nova população. O envelhecimento é um processo progressivo, degenerativo e inevitável, compreendendo uma série de mudanças fisiológicas. A perda auditiva é uma dessas mudanças que, por vezes, gera dificuldades na comunicação do idoso, resultando no seu isolamento social. O Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) torna-se um importante auxiliar para a ressocialização dos idosos. Para tanto, se faz necessário um trabalho efetivo de orientação e aconselhamento, além do envolvimento do paciente e sua família em todo o processo. Sendo assim, foi realizada uma revisão sistemática de literatura para melhor compreensão dos motivos que levam a população idosa com perda auditiva a não aderirem ao tratamento. Os resultados demonstraram: a dificuldade de uso e manuseio, a falta de orientação adequada por parte dos profissionais, e a falta de uma rede de apoio, constituída pela família, amigos e cuidadores. Desta forma, esse projeto tem como objetivo criar uma interface digital, para dispositivos móveis, com um programa de treinamento para orientação e aconselhamento sobre o processo de reabilitação auditiva do idoso e analisar sua efetividade na qualidade de vida do indivíduo. O projeto será realizado em parceria com o Laboratório de Audição e Envelhecimento do Centro de Pesquisa do Instituto Universitário de Geriatria de Montreal - Centre de Recherche de l'institute universitaire de gériatrie de Montréal – CRIUGM (Canadá), abarcando a experiência desses centros de pesquisa na área do envelhecimento. O trabalho contemplará as etapas de criação da interface digital; a etapa de avaliação, primeiramente sendo realizada por pares e, posteriormente, pelos indivíduos idosos com deficiência auditiva e parceiros de comunicação, como também, desenvolvimento e avaliação na língua inglesa.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Feb 11 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wanderley de Souza

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • biologia celular de protozoãrios patogënicos
  • Neste projeto um grupo de pesquisadores (10 doutores com vínculo, 11 doutores bolsistas, 5 doutorandos, 4 mestrados, e 10 estagiários de IC) pertencentes a 3 instituições localizadas no estado do Rio de Janeiro, que têm atuado na área da biologia celular de protozoários patogênicos (T. cruzi, Leishmania amazonenses, T. gondii, Plasmodium sp., G. intestinalis, T. vaginalis e T. foetus) usando modernas técnicas microscópicas para o estudo da organização estrutural desses protozoários. Esta proposta se propõe a utilizar técnicas bioquímicas e moleculares (eletroforese uni e bidimensional, proteômica e localização de proteínas por métodos imunocitoquímicos), associadas a técnicas microscópicas, que permitem analisar o papel estrutural e funcional de proteínas específicas em aspectos tais como (a) a biogênese e a manutenção de determinadas estruturas que constituem o citoesqueleto dos protozoários, (b) a associação entre proteínas para a organização de estruturas mais complexas, e (c) o papel funcional de cada proteína. Também utilizaremos técnicas que permitem interferir na síntese de proteínas pré-selecionadas, usando RNA de interferência (RNAi) e CRISPR-Cas9. As proteínas-alvo serão localizadas seja por métodos imunocitoquímicos de alta resolução ou por etiqueta proteica. As consequências do bloqueio da síntese de determinadas proteínas na organização estrutural do patógeno e as alterações funcionais advindas, incluindo a capacidade do protozoário interagir com células do hospedeiro, serão analisadas.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Sat Mar 26 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wanderley Rodrigues Bastos

Outra

Ciências Ambientais
  • projetando os impactos dos eventos climáticos e mudanças no uso e ocupação do solo na (re) mobilização de poluentes e produtos de combustão em ecossistemas aquáticos da amazônia ocidental
  • O clima sempre foi dinâmico ao longo da história geológica da Terra, no entanto as modificações do clima promovida pelo homem vem resultando em efeitos complexos nos compartimentos biogeoquímicos dos diversos ecossistemas da Terra. Os efeitos sinérgicos das atividades antrópicas e naturais afetam os processos de mobilização, transporte e acúmulo de diversos poluentes com consequências ecológicas para os ecossistemas aquáticos para além dos limites da bacia hidrográfica. Neste contexto, a presente proposta busca estudar as principais bacias hidrográficas do estado de Rondônia para compreender a dinâmica dos elementos-traço, nutrientes, resíduos incompletos de combustão e microplástico, a partir da reconstrução de ambientes deposicionais de lagos (geocronologia). Os sedimentos dos lagos atuam como integradores do ambiente aquático podendo, portanto, responder às variações ambientais e climáticas. Os dados da geocronologia serão associados com as emissões de carbono pirogênico como indicador do processo de uso e ocupação dos solos a partir do desmatamento seguido da queima da vegetação. Assim, entre os resultados esperados destacam-se o estabelecimento dos processos antrópicos e dinâmicas naturais que contribuem para histórico da poluição ambiental no Antropoceno a partir de estudos geocronológicos e indicadores moleculares; identificação das contribuições relativas de queima de biomassa e de combustíveis fósseis; avaliação do acúmulo de resíduos de combustão (carbono pirogênico) em ambientes aquáticos será usado como um proxy para avaliar a exposição da população à presença de tais partículas na atmosfera, cuja inalação reconhecidamente pode causar danos respiratórios e cardiovasculares em humanos. Pretende-se ainda, pela interação dos pesquisadores da UNIR com os pesquisadores do projeto de outras instituições, fortalecer a pesquisa e a pós-graduação nesta Instituição, e formar recursos humanos especializados bastante carente na região.
  • Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wanderli Pedro Tadei

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • potencial químico e biológico de bacillus spp., isolados de diferentes ecossistemas da amazônia brasileira: bioprospecção para produção de moléculas de bioativas
  • A Amazônia brasileira possui a maior bacia de água doce do mundo e também a maior floresta tropical, sendo considerado o maior reservatório de biodiversidade do planeta, incluindo organismos superiores e microrganismos. Apesar de vários estudos nestas últimas décadas a respeito da microbiota local, pouco se conhece sobre sua biodiversidade microbiana, funções ecológicas e sua própria extinção. O gênero Bacillus é representado por bactérias onipresentes em diferentes ambientes como solos, plantas, águas e vivendo como simbiontes em insetos. Este gênero, nestas últimas décadas tem chamado bastante atenção, devido ao uso em diversos processos biotecnológicos, farmacêuticos, industriais, como por exemplo, no controle biológico de diversas ordens de insetos (Diptera, Coleoptera e Lepidoptera) vetores de doenças e pragas agrícolas. Outra aplicabilidade está relacionada ao controle agrícola de bactérias, fungos e nematoides patogênicos às plantas e, também, na biorremediação de ambientes contaminados. Além disso, na produção de diversas classes de antibióticos ativos contra cepas patogênicas de importância médica. Estas bactérias secretam e excretam diversas moléculas como proteínas inseticidas, enzimas hidrolíticas, peptídeos não ribossomais e outros metabolitos secundários com funções específicas contra agentes vetores de patógenos. Dada à alta aplicabilidade deste grupo de bactérias, tornam-se necessários estudos sobre o conhecimento da diversidade, relações ecológicas e filogenéticas, ainda pouco conhecidas ou não estudadas. Considerando a diversidade microbiana da Amazônia, são escassos os estudos sobre a diversidade de Bacillus spp., isolados de ambientes tropicais, principalmente relacionado aos diferentes nichos ecológicos da Amazônia como mata de terra firme, várzea e igapó. Estudos e pesquisas sobre os perfis genômicos, proteômicos e metabólicos de linhagens de Bacillus spp., demonstraram que estas bactérias possuem um grande potencial para produzir uma variedade de metabolitos bioativos de interesse biotecnológico. Com o avanço das ciências aliadas às novas ferramentas moleculares é possível identificar de forma correta os microrganismos e conhecer seu potencial químico e genético. Estudos de genômica associados com o perfil dos metabolitos das bactérias trouxeram grandes impactos para estudos de taxonomia e identificação de moléculas inéditas. Portanto, conhecer a diversidade de bactérias, do gênero Bacillus, isoladas dos ecossistemas de mata de terra firme, várzea e igapó, analisando os seguintes conteúdos moleculares: genômico, proteômico e metabolômico são os principais objetivos deste projeto, de caráter inovador, assim como tentar detectar novas moléculas com potencial biológico para o controle de vetores de doenças tropicais e moléculas com atividades antimicrobianas.
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
  • Tue Mar 01 00:00:00 BRT 2022-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Wanderson Romão

Outra

Divulgação Científica
  • vi jornada de integração do ifes e 19ª semana nacional de ciência e tecnologia
  • O Ifes, democraticamente vem buscando realizar a Jornada de integração e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em diferentes municípios do estado, notadamente as cidades do interior do estado, mostrando um importante diferencial dos eventos no ES, o qual se alinha à própria missão do Ifes de fomentar o desenvolvimento e promover o conhecimento científico e tecnológico em municípios, não só da grande Vitória, mas também em regiões mais distantes dos grandes centros. Diferentemente dos anos interiores, nesta proposta, a Jornada de Integração/SNCT de 2022 irá ser sediada em três municípios diferentes durante os dias de 03 a 11 de novembro de 2022, sendo divididas pelas regiões de Grande Vitória, regiões Norte e Sul do estado do Espírito Santo. Ela irá se iniciar no dia 03 de novembro de 2022, no Ifes de Cariacica, continuando no dia 07/08 de novembro no Ifes de Piúma e terminando nos dias 10/11 de novembro no Ifes de Nova Venécia. A realização do evento irá promover a divulgação do tema da 19ª SNCT titulada em “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. Para potencializar a difusão da ciência e tecnologia e o intercâmbio de informações teremos a participação ativa e Colaborativa da Universidade Federal do Espírito Santo, Prefeituras Municipais de Piúma e Cariacica, e a empresa A ECO ENERGIA LTDA ME, e também de várias escolas públicas do ensino médio e fundamental, principalmente dos municípios de Nova Venécia, Piúma e Cariacica, e cidades vizinhas. Espera-se com essa iniciativa gerar o encantamento desses alunos pela pesquisa científica, bem como proporcionar a eles a informação do quanto de ciência é realizada em nosso Estado, a nível Nacional, bem próximos a eles, e gerar uma percepção de que, num futuro próximo, eles é que poderão estar ali apresentando os resultados de suas pesquisas, bem como, fazê-los entender a perfeita integração existente entre pesquisa, ensino e extensão e inovação tecnológica.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Wed Sep 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Wandson do Nascimento Silva

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • a ciência aliada ao progresso da sociedade
  • A Escola Estadual da Policia Militar Tiradentes acreditando que a pesquisa cientifica é uma prática pedagógica que permite a construção de conhecimentos para compreendermos o mundo que vivemos, bem como, desenvolver ações que interfiram positivamente para o progresso da humanidade e instiguem os seus discentes a ser protagonista do conhecimento tem como objetivo desenvolver projetos de pesquisa para a sua I mostra cientifica: “A ciência no progresso sociedade” que será parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2022.O projeto de pesquisa “A ciência aliada no progresso da sociedade” justifica-se pelo fato de vivermos em uma sociedade cada vez mais tecnológica, sendo assim, as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo ensino básico devem acompanhar essa evolução. Desta forma apresenta como objetivo central avaliar o uso de inoculantes biológicos formulados com a bactéria Bradyrhizobium japonicum no desenvolvimento vegetal do feijão e conhecer o potencial do bioinsumo formulando com a B. japonicum na perspectiva de melhoramento produtivo inserido na agricultura familiar no município de Tangará da Serra - MT. As analises serão realizadas com parceria com o Laboratório de Microbiologia, no Centro de Pesquisas, Estudos e Desenvolvimento Agroambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Professor Eugênio Carlos Stieler em Tangará da Serra. As bactérias serão fornecidas também pelo laboratório da UNEMAT. Para execução do experimento iremos utilizar três tipos de tratamentos, onde cada tratamento terá repetições de três amostras, contendo cinco sementes em cada amostra do tratamento, totalizando a quantidade de 9 amostras dos três tratamentos, e 45 sementes para as repetições dos tratamentos.
  • Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso - MT - Brasil
  • Sun Sep 18 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Wanessa Algarte Ramsdorf

Outra

Ciências Ambientais
  • avaliação ecotoxicológica de nanopertículas de zno dopadas com terras raras
  • O avanço da nanotecnologia desencadeou a produção de diversos materiais em nanoescala, dentre eles as nanopartículas de óxido de zinco (NPs ZnO), com aplicações biomédicas e utilizadas em produtos de higiene e protetores solares, e como agentes antimicrobianos e antifúngicos. Devido às suas propriedades óticas, elétricas e físico-químicas, são uma opção confiável para bioimagem, biossensores e células solares. A dopagem das NPs ZnO é empregada a fim de otimizar sua aplicação, e as terras raras apresentam grande potencial devido às suas propriedades luminescentes e por melhorarem as propriedades de condução do material da matriz. No entanto, além de muitas vantagens, esses nanomateriais apresentam muitos desafios. Por serem considerados materiais inteiramente novos, sua influência no organismo humano e no ambiente ainda é pouco conhecida. Estudos ecotoxicológicos são ferramentas cujos resultados permitem auxiliar nas políticas públicas, possibilitando análises de impactos ambientais acerca de novos produtos e auxiliando na preservação dos recursos naturais. Dessa forma, o objetivo deste estudo é avaliar a toxicidade das NPs ZnO sem dopagem e dopadas com as terras raras Cério (Ce) e Érbio (Er), em diferentes modelos biológicos (Allium cepa, Daphnia magna, Rhamdia quelen e em cultivo celular - RTG2), além de investigar o possível efeito biocida (antimicrobiano e antifúngico) das NPs ZnO. Tendo em vista a necessidade de uma produção ambientalmente segura destas NPs, os modelos biológicos e a análise de diferentes biomarcadores (genéticos e bioquímicos e morfológicos) serão utilizados para avaliar os impactos potenciais destes produtos nos compartimentos ambientais. Através dos estudos ecotoxicológicos laboratoriais poderemos inferir se estas NPs liberadas no mercado e ao ambiente, poderão ou não provocar possíveis danos aos ecossistemas.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wânia dos Santos Neves

Ciências Agrárias

Agronomia
  • bicentenário da independência: os avanços científicos e tecnológicos da pesquisa agropecuária no brasil nos últimos 200 anos
  • As atividades propostas neste projeto serão desenvolvidas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2022, no mês de outubro, e no período de doze meses a partir do início de vigência do projeto. Este projeto tem como objetivo principal a divulgação dos avanços científicos e tecnológicos nas diferentes áreas da pesquisa agropecuária no Brasil, desde sua independência, a alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior, a produtores rurais, a grupos atendidos por instituições de apoio social, a moradores de comunidades rurais, a membros de associações, a agricultores familiares e a população de uma maneira geral. Para isso a Epamig Sudeste, localizada no município de Viçosa (MG), junto aos demais parceiros constituintes da equipe do projeto, realizarão diversas atividades na área do conhecimento científico para público de pelo cinco municípios, localizados na região Centro-Oeste e Vale das Vertentes no Estado de Minas Gerais. Dentre as atividades previstas estão: Epamig de portas abertas; Epamig nas escolas, seminários; visitas técnicas a campo, cursos, palestras, práticas laboratoriais e a ciência interativa com apresentação de vídeos técnico-científicos em escolas públicas do ensino fundamental. Em tais atividades serão abordados os avanços científicos e tecnológicos em áreas tais como: manejo de pragas e de doenças de plantas com ênfase no controle biológico e agroecologia; os avanços e a importância do melhoramento genético para a agricultura, como forma de redução no uso de agrotóxicos e aumento da produtividade das culturas; práticas agroecológicas, tendo como foco uma forma de agricultura menos poluente e com preservação da biodiversidade e seus ecossistemas; o uso da inteligência artificial em diversas áreas das ciências agrárias; o manejo da irrigação e a utilização de máquinas agrícolas. Em algumas atividades serão distribuídos materiais informativos, como apostilas e circulares técnicas, sobre o tema abordado.
  • Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Sep 21 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Wânia dos Santos Neves

Ciências Agrárias

Agronomia
  • popularização de tecnologias para uma produção agrícola sustentável como forma de promover o desenvolvimento rural, a segurança alimentar e a melhoria da qualidade de vida da população.
  • As atividades propostas neste projeto serão desenvolvidas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2021, no mês de outubro, e no período de doze meses a partir do início de vigência do projeto. Este projeto tem como objetivo principal a divulgação da ciência e de tecnologias a alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior, a produtores rurais, a grupos atendidos por instituições de apoio social, a moradores de comunidades rurais, a membros de associações, a agricultores familiares e a população de uma maneira geral. Para isso a Epamig Sudeste e a Epamig Norte, junto com demais parceiros constituintes da equipe do projeto, realizarão diversas atividades na área do conhecimento científico para público de pelo oito municípios, localizados na região Norte de Minas e Vale das Vertentes no Estado de Minas Gerais. Dentre as atividades previstas estão: Epamig de portas abertas; Epamig nas escolas, seminário “Tecnologias pra uma Agricultura Sustentável”; atendimentos a crianças e ao público geral de feiras e exposições com a participação da Epamig em tais eventos; visitas técnicas a campo, cursos, palestras, práticas laboratoriais e a ciência interativa com apresentação de vídeos técnico-científicos em escolas públicas do ensino fundamental. Em tais atividades serão abordados o controle biológico de pragas e doenças; a importância do melhoramento genético para a agricultura, como forma de redução no uso de agrotóxicos; práticas agroecológicas, tendo como foco a biodiversidade e seus ecossistemas; a produção agrícola sustentável e a preservação do meio ambiente. Em algumas atividades serão distribuídos materiais informativos, como apostilas e circulares técnicas, sobre o tema abordado. Todas essas atividades têm como objetivo despertar no público o interesse pelos diversos ramos das ciências tendo como tema base a sustentabilidade. Além disso, o projeto visa divulgar para a população trabalhos científicos e tecnologias geradas nas duas regiões de abrangência. A realização das atividades propostas visa causar uma proximidade entre pesquisadores, alunos, professores, técnicos, produtores rurais e a população, estabelecendo contato, promovendo debates e fazendo questionamentos. Dessa forma é que conseguiremos fazer com fique claro a importância da ciência no cotidiano de cada um e levar ao conhecimento do público informações técnico-científicas importantes sobre a sustentabilidade como forma de garantir a segurança alimentar, a melhoria do meio ambiente e qualidade de vida de produtores rurais e da população em geral.
  • Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Oct 06 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Warley Marcos Nascimento

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • iii horta & escola: feira de ciência e tecnologia da embrapa hortaliças
  • Nos últimos anos, a escola vem sendo questionada acerca do seu papel na sociedade, a qual vem exigindo um novo tipo de profissional, mais flexível e polivalente, capaz de pensar e aprender constantemente. A escola deve também saber trabalhar, nos jovens, o desenvolvimento de uma consciência científica indagativa, uma vez que a Ciência e a Tecnologia têm tido intensa interferência na sociedade atual. Dessa forma, emerge a necessidade de uma maior difusão de conceitos científicos, para que todos possam ter uma postura crítica diante do que a ciência e tecnologia apresentam à sociedade, permitindo a promoção da cultura científica entre os cidadãos, tornando-os capazes de participar ativamente de uma sociedade democrática. O projeto tem como objetivo geral a popularização da ciência como agente de redução de desigualdades, buscando reduzir a distância entre o conhecimento produzido pela ciência e sua aplicação para melhoria da qualidade de vida, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País. Busca despertar nos alunos, dos ensinos fundamental, médio e técnico, o interesse pela área científica e tecnológica, contribuindo para estimular o pensamento crítico e o desenvolvimento social e humano do País. A proposta se justifica por oportunizar a popularização e a divulgação de ações desenvolvidas pelas instituições de ensino e por instituições de pesquisa, como a Embrapa e parceiros, que possuem o propósito de reduzir as desigualdades, empoderar segmentos da população e despertar o interesse de jovens pela ciência, e assim, contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País. Para atender aos objetivos do projeto, o mesmo acontecerá durante a data limite publicada no calendário oficial da Feira de ciência - III Horta & Escola, onde estudantes matriculados nos ensinos fundamental, médio e técnico no ano de 2021, em escolas do Distrito Federal e entorno, poderão submeter seus projetos para avaliação do Comitê de avaliação. A apresentação dos projetos selecionados ocorrerá no segundo semestre de 2021 durante a Semana da Ciência e Tecnologia. III Horta & Escola: Feira de Ciência e Tecnologia da Embrapa Hortaliças, que terá duração de três dias.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • Mon Dec 28 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Warley Marcos Nascimento

Outra

Divulgação Científica
  • v feira - “pesquisadores do futuro: inclusão de crianças e jovens do df e entorno no mundo da ciência”
  • A incorporação da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) constitui uma força-chave para o desenvolvimento, crescimento econômico, geração de emprego e renda e democratização de oportunidades. Assim, é de grande valia trabalhar nas crianças e jovens uma visão adequada e abrangente da importância e aplicabilidade no dia a dia da CT&I, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente, que seja capaz de sobressair-se no jogo competitivo e na divisão global do trabalho. Neste cenário, o tema da SNCT “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” é de grande importância, uma vez que o desenvolvimento de um país está diretamente relacionado à aplicação de capital nestes setores. Afinal, é impossível o combate à pobreza, a redução da desigualdade e o fortalecimento da governabilidade democrática sem uma melhoria da educação, o uso de ciência e a aplicação das tecnologias mais eficientes. Desta forma, emerge a necessidade de uma maior difusão de conceitos científicos, para que todos tenham maior disseminação do pensar científico e da postura crítica diante do que a CT&I apresenta à sociedade, permitindo a promoção da cultura científica entre cidadãos, tornando-os capazes de participar de uma sociedade democrática. Dessa forma, a Embrapa vem nos últimos anos contribuindo com a formação de crianças e jovens através de parcerias com instituições de ensino, aproximando cientistas, estudantes e professores visando o interesse pelo conhecimento científico. Tudo isso, através de atividades que demonstram como a ciência está presente na vida de cada um destacando a contribuição da pesquisa para o desenvolvimento nacional. Assim, essa proposta se justifica por oportunizar a popularização de ações desenvolvidas pelas empresas de pesquisa, relacionados ao tema CT&I, que possuem o propósito de reduzir as desigualdades, empoderar segmentos mais vulneráveis da população e despertar o interesse dos jovens pela ciência.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Washington Jose de Sousa

Ciências Humanas

História
  • inteligência artificial, agroecologia e economia solidária na educação do campo: aplicando estratégias integradas de intervivência universitária e pesquisa-ação na popularização da ciência (pureza/rn, 2020/2021)
  • Progride em ações da Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias e Estudos no Terceiro Setor (Oasis) no sistema público de educação básica sob a forma de intervivência universitária. Objetiva contribuir para a formação de jovens rurais em ciência, tecnologia e inovação a partir da extensão universitária centrada na cooperação com a educação básica para estimular a pesquisa e o conhecimento de indicadores sociodemográficos municipais e regionais e de sistema produtivos sustentáveis. A Oasis/PPGA/UFRN é grupo de ensino, pesquisa e extensão vinculado à linha Gestão Social e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desde 2009, a Oasis/PPGA/UFRN desenvolve o Projeto de Intervivência Universitária em vários municípios potiguares. Um dos 15 municípios participantes, Pureza, foi escolhido pela equipe para a realização da mostra científica aqui programada. Trata-se de ação a ocorrer na Escola Municipal Maria do Livramento, localizada na comunidade rural de Bebida Velha, onde a equipe está estimulando atividades de educação contextualizada focada na agricultura familiar, no cooperativismo e na economia solidária inclusive via recursos de inteligência artificial. O projeto integra 200 jovens da educação básica, 40 trabalhadores do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 60 sócios da Cooperativa Mista da Agricultura Familiar e Economia Solidaria de Bebida Velha (COOPABEV). As ações ocorrerão por meio de intercâmbios entre escola/comunidade, áreas de produção e Universidade, com ampla participação de estudantes da UFRN e da equipe pedagógica da escola na definição de critérios e etapas, na execução, no acompanhamento e na avaliação. A apresentação dos trabalhos na I Mostra de Ciências de Bebida Velha ocorrerá mediante instalações pedagógicas. Na instalação pedagógica, as turmas poderão utilizar recursos estéticos como músicas, poesias, repentes e dramatização banners, cartazes, maquetes, experimentos de iniciação científica júnior, e protótipos de projetos sociais aliados a resultados de trabalhos investigativos, além de produtos locais da agricultura familiar. Trata-se de estratégia didático-pedagógica de construção de cenários que guardam aspectos da instalação artística no que se refere à dimensão estética, exigindo o uso de múltiplos suportes e artifícios estéticos e a espacialização flexível, que permite montagens e desmontagens de contextos. Os participantes mobilizarão outras escolas do município e agricultores familiares de modo a gerar, como produto, número superior a 50 trabalhos, com foco em inteligência artificial, matemática, estatística e políticas públicas, com naturezas econômica, social, ambiental e demográfica mediados por temas correlacionados à agricultura familiar, ao cooperativismo e à economia solidária.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Tue Dec 29 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Washington Jose de Sousa

Ciências Humanas

Educação
  • curricularização da educação alimentar e nutricional no bicentenário da independência: iniciação científica júnior e educação contextualizada no programa nacional de alimentação escolar (pnae)
  • Fundamenta-se no Art. 2º. § II da Lei 11.947 de 16 de junho de 2009 que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica e estabelece, dentre as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a inclusão da educação alimentar e nutricional (EAN) no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional. Faz interlocução entre Gestão de Política Pública e Educação a partir de determinação legal, e, ao pautar curricularização da EAN, avança para áreas como Saúde, Biociências e Ciências Agrárias e da Terra pela via de sistemas de produção e o consumo de alimentos. Intenta fomentar, no Bicentenário da Independência, curricularização da educação alimentar e nutricional (EAN) em escolas da educação básica à luz de diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Lei no 11.947 de 16 de junho de 2009) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) via aplicação de recursos de educação contextualizada, iniciação científica júnior e divulgação científica. Ao realçar sistemas e condições de produção e consumo de alimentos, em sentido amplo cumpre os ODS. Reuniões com direção de escolas e docentes, rodas de conversa e ciclos de palestras ocorrerão para estimular o cumprimento da Lei na prática escolar. Conteúdos na sala de aula relacionados à produção e consumo de alimentos, via iniciação científica júnior (IC Jr), envolverão professores, estudantes e pais. Eventos para a população, na sequência, terão instalações pedagógicas e exposições em local aberto mediante ampla divulgação pela UFRN. Debates para o currículo em temas correlatos à EAN serão estimulados, para além do PNAE, via segurança alimentar, condições locais de produção e consumo de alimentos, cooperativismo, agricultura familiar e sustentabilidade.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Washington Jose de Sousa

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • transversalidade da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento sustentável: iniciação científica junior e inovações na educação do campo à luz dos objetivos do desenvolvimento sustentável
  • Tendo como público prioritário estudantes de escolas rurais, de municípios potiguares com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDH-M, é objetivo desta proposta fomentar educação contextualizada por meio de pesquisa-ação em ambientes escolares e divulgação científica, baseadas na transversalidade da ciência e na aplicação de tecnologias na agricultura familiar intentando a superação de vulnerabilidades socioeconômicas em áreas do Semiárido potiguar. Serão eventos abertos à população e realizados em locais de grande confluência pública. Nos municípios contemplados, rodas de conversa, ciclos de palestras, instalações pedagógicas e exposições serão realizados, parte nas escolas contempladas e, parte, durante a culminância, em ginásio de esportes por meio da mobilização das escolas e ampla divulgação institucional pela UFRN. Eventos e reuniões preparatórias ocorrerão antes e depois do momento de culminância, atendendo a diferentes abordagens e visões da transversalidade da ciência em sintonia com demandas da agricultura familiar. Um dos momentos de culminância ocorrerá em seminário em auditório do Campus Central da UFRN. A proposta tem forte aderência ao objeto e objetivos da Chamada considerando a característica de instrumento de melhoria da qualidade do ensino de ciências na educação básica pública (Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio) visando à difusão do conhecimento científico e tecnológico e à popularização da ciência nos municípios do Semiárido contemplados, ambos com baixo IDH. Atende ao objeto da Chamada quando leva em conta possibilidades de empego de tecnologias aplicadas a especificidades de escolas rurais em áreas do bioma Caatinga. Ao adotar a estratégia de integração ensino, pesquisa e extensão, este projeto torna-se inovador, considerando que ocorrerá em cooperação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o sistema básica envolvendo professores e alunos com diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento. A intercooperação considera diálogos entre diferentes linguagens, demonstrando multidisciplinaridade ao estabelecer o tratamento do tema de uma disciplina por várias disciplinas ao mesmo tempo - das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas aos campos da Saúde e das Ciências Biológicas (pelo prisma da segurança alimentar e nutricional) e, também, das Engenharias e Ciências Exatas (contemplando temas técnicos de agronomia e operações matemáticas). Uma natureza interdisciplinar possibilita que alunos e professores de diversos níveis e campos de conhecimento interajam métodos de uma disciplina para outra, de um nível de ensino para outro, mediados por diálogos e possibilidades de aplicação de recursos de inteligência artificial na educação básica, na agricultura familiar e no ensino e cooperativismo rurais. Viés transdisciplinar, com o prefixo “trans” referindo-se ao que surge ao mesmo tempo entre as disciplinas, compõe esta proposta, tanto por meio das disciplinas quanto para além de qualquer disciplina, como no caso do chamado senso comum. Tem potencial acadêmico multiplicador considerando o fato de que a atividade será sistematizada e publicada na forma de texto científico com o objetivo de possibilitar replicações.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Mon Oct 11 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Watson Loh

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • aliando a versatilidade de cristais líquidos liotrópicos com propriedades mecânicas de nanoceluloses – relação entre microestrutura e propriedades macroscópicas
  • Nanomateriais à base de celulose vêm sendo amplamente estudados visando aplicações em diferentes tipos de formulações, dada a sua abundância, sustentabilidade, facilidade de obtenção e versatilidade principalmente em propriedades mecânicas. Comumente, essas formulações possuem em suas composições os surfactantes, moléculas que garantem ao sistema características como espumabilidade, elevada viscosidade, detergência e molhabilidade. Esses surfactantes se associam, em solução, formando fases líquido-cristalinas, como a lamelar, originando novas possibilidades de aplicações direcionadas. Apesar de ambos os sistemas serem investigados separadamente, informações sobre seus modos de interação e, consequentemente, as propriedades resultantes de suas combinações, são pouco exploradas. Essa proposta tem por objetivo investigar a interação de nanomateriais celulósicos em suspensão, como os nanocristais e as nanofibras, com fases lamelares formadas por surfactantes, combinando-se as propriedades de ambos os componentes na direção de fluidos complexos, como cristais líquidos, dispersões de (nano)partículas e hidrogéis, com alta performance e potenciais aplicações nas áreas cosmética, de lubrificantes e de limpeza de superfícies. Para isso, a proposta contará com um time multi-institucional formado por especialistas tanto na obtenção e aplicação de nanomateriais celulósicos quanto no estudo de sistemas coloidais formados por associação de surfactantes. O estudo será baseado em diferentes técnicas experimentais de caracterização, como microscopia eletrônica, reologia, ressonância magnética nuclear 1D e 2D, e espalhamento de luz e de raios-X, de modo a obterem-se informações, a nível molecular, e, desse modo, correlacionar a microestrutura dos sistemas com as propriedades macroscópicas resultantes, fomentando assim a formulação de novos produtos com caráter sustentável e com propriedades melhoradas.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Webe João Mansur

Engenharias

Engenharia Civil
  • etapa ii: desenvolvimento de solver multiplataforma para solução de sistemas de equações diferenciais parciais gerais de 2ª ordem voltados para problemas de engenharia e geofísica do petróleo e gás
  • Este projeto tem como objetivo dar continuidade ao desenvolvimento e implementação de uma ferramenta computacional para a solução de equações e sistemas de equações diferenciais parciais (EDP) de segunda ordem, dependentes do tempo ou não, lineares ou não, capaz de suportar diversas condições de contorno e condições iniciais, para domínios uni, bi e tridimensionais, para os ambientes Windows® e Linux. Tais problemas são comuns a diversas áreas do conhecimento, destacando-se a Engenharia e Geofísica Aplicada à indústria do Petróleo e Gás, que são as linhas de pesquisa de atuação do proponente. Este desenvolvimento parte de uma concepção original de implementação computacional para a solução de EDPs via métodos numéricos que utilizam discretização de domínio, sendo contemplados até o momento os Métodos das Diferenças Finitas e o Método dos Elementos Finitos, destacando-se as formulações contínua e descontínua para esse último. Ambos os métodos são objetos de estudo e desenvolvimento no Laboratório de Métodos de Modelagem e Geofísica Computacional (LAMEMO), cujas linhas de pesquisa incluem os Métodos dos Elementos de Contorno e o Método dos Volumes Finitos, a serem incluídos no software no futuro. A estrutura do projeto divide-se em duas vertentes fundamentais: uma dedicada à pesquisa teórica, voltada ao desenvolvimento de técnicas avançadas de modelagem e/ou aprimoramento das já existentes para solução numérica de problemas da física-matemática governados por de EDPs de segunda ordem, com incorporação no Solver de avanços no estado da arte em áreas como modelagem de dados sísmicos, imageamento, tomografia, inversão, problemas da mecânica dos sólidos e dos fluidos em geral, interação solo-fluido-estruturas, acústica e análise dinâmica. A outra vertente de aplicação da ferramenta desenvolvida é dedicada à análise de problemas reais, principalmente, da Indústria do Petróleo e da Engenharia, em especial, da Engenharia Civil e Engenharia de estruturas Off-Shore.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Weber Andrade Gonçalves

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • relação entre os complexos convectivos de mesoescala e os desastres naturais no sul do brasil
  • Os Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM) têm sido estudados ao longo dos anos em todo o globo. Especialmente sobre a América do Sul, estes sistemas tem sido foco de pesquisas sobre a região da saída do Jato de Baixos Níveis, coincidindo com a região da Bacia do Prata. Contudo, não existe uma pesquisa que apresente a evolução as características físicas e morfológicas destes sistemas com uma perspectiva de 26 anos de dados de sensoriamento remoto, sendo este um dos objetivos desta presente pesquisa. Além disso, na literatura não foi explorado até o presente momento a relação entre a ocorrência e intensidade dos CCM e os desastres naturais sob às regiões de sua influência, fato este que também é um dos objetivos deste projeto de pesquisa. Sendo assim, esta pesquisa pretende suprir estas lacunas encontradas na literatura, dando apoio principalmente a previsão do tempo e Nowcasting, provendo um melhor conhecimento da sazonalidade, ciclo de vida, e características físicas e morfológicas dos CCM. Tais sistemas poderão ser simulados com maior eficácia, provendo uma melhor previsão de tempo e Nowcasting para a população em geral. Para tanto, serão utilizados dados de rastreamento de Sistemas Convectivos a partir de satélites geoestacionários, o ISCCP-Tracking (26 anos de dados), do ForTracc (4 anos de dados), dados de desastres naturais provenientes do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), além de dados de precipitação do satélite GPM (IMERG) e in situ, além dos dados de reanálise do ERA-Interim.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Thu Apr 07 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Weeberb João Réquia Júnior

Outra

Ciências Ambientais
  • inter-relação entre mudanças climáticas, qualidade do ar, queimadas, serviços ecossistêmicos e saúde da população brasileira
  • As condições atuais e algumas projeções indicam que o Brasil continuará tendo desafios ambientais, incluindo questões relacionadas às variações climáticas, ocorrência de queimadas, poluição atmosférica, gestão dos serviços ecossistêmicos e saúde da população. Este projeto visa o estudo da inter-relação dessas questões ambientais no Brasil. O estudo será dividido em 5 objetivos: i) Quantificar os efeitos das mudanças climáticas sobre a poluição do ar, queimadas e saúde da população no Brasil. ii) Quantificar os efeitos das queimadas na concentração de gases e partículas atmosféricas no Brasil. iii) Avaliar os impactos das variações espaço-temporais do clima, poluição do ar e queimadas na saúde da população brasileira. iv) Avaliar a relação entre serviços ecossistêmicos e clima, poluição do ar, queimadas e saúde. v) Consolidar os resultados das inter-relações entre mudanças climáticas, qualidade do ar, queimadas, serviços ecossistêmicos e saúde da população brasileira (resultados dos objetivos i, ii, iii e iv) visando a criação de indicadores ao desenvolvimento urbano sustentável para os municípios brasileiros. A proposta metodológica engloba diversos métodos quantitativos com foco em análise espaço-temporal, incluindo modelo aditivo generalizado para as análises do objetivo 1 e 2, geoestatística e Over-dispersed Poisson Regression para as análises do objetivo 3, machine learning para a análises do objetivo 4, e análise espaço-multicriterial para criação de indicadores de desenvolvimento urbano sustentável no objetivo 5. Toda a proposta metodológica já foi aplicada em estudos anteriores liderados pelo coordenador da presente proposta de pesquisa. O study design desta proposta de pesquisa está orientado para que os resultados decorrentes das abordagens quantitativas e espaço-temporais contribuam de forma efetiva com a produção e validação de indicadores de sustentabilidade urbana. Esses indicadores estão direcionados para a avaliação dos riscos de impactos climáticos relevantes para o setor ambiental, de planejamento urbano, de agricultura, de infraestrutura de transporte e de saúde pública.
  • Fundação Getúlio Vargas - RJ - Brasil
  • Tue Dec 15 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Weeberb João Réquia Júnior

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • qualidade ambiental ao redor das escolas e capacidade cognitiva dos estudantes de ensino médio no brasil
  • Evidências científicas têm mostrado que crianças e adolescentes podem sofrer efeitos negativos quando expostos à baixa qualidade ambiental (ex., baixa qualidade do ar, baixa densidade de áreas verdes etc.) em diferentes locais, incluindo a qualidade ambiental ao redor das escolas. Dentre os efeitos diretos (ex., doenças cardiorrespiratórias) na saúde desse grupo populacional, um número crescente de estudos tem encontrado impactos na redução da capacidade cognitiva dos estudantes, resultando em baixo desempenho escolar. Embora muitas pesquisas já examinaram a relação entre as características ambientais ao redor das escolas e o desempenho escolar dos alunos, nenhum estudo ainda foi realizado no Brasil, com exceção de um único estudo publicado recentemente pelo coordenador deste projeto (a referência deste estudo está indicada nesta proposta de pesquisa). O objetivo deste projeto é verificar a relação entre desempenho escolar dos alunos de ensino médio e exposição ambiental ao redor das escolas brasileiras, incluindo exposição à poluição do ar, às áreas verdes, aos incêndios florestais e às variações climáticas. Seguindo o study design abordado pelos estudos epidemiológicos na literatura, neste projeto, a capacidade cognitiva dos alunos será representada pelo desempenho escolar. Especificamente, consideraremos a nota dos alunos obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Iremos acessar os microdados do Enem, que apresentam o menor nível de desagregação de dados recolhidos por meio do exame, com informações individuais a nível do aluno. Esse nível individual dos dados será um ponto positivo para a literatura internacional, pois até o momento, boa parte dos estudos foram baseados em dados a nível de escola (uma média por escola), e não a nível de estudante. Quanto aos dados de exposição, serão levantados por meio de técnicas de sensoriamento remoto. As análises desse projeto envolveram técnicas avançadas em geoestatística e bioestatística.
  • Fundação Getúlio Vargas - RJ - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wellington da Silva Fonseca

Outra

Divulgação Científica
  • feira de ciências na eetepa dr. celso malcher e mostras científicas e tecnológicas para escolas públicas do pará 2022 - 2023.
  • A região Amazônica sempre está em evidência quanto aos assuntos ligados à sustentabilidade e aos cuidados com o meio ambiente, apesar disso é uma região alvo da exploração indevida de suas riquezas. Neste contexto, é importante de divulgar e motivar a cultura sustentável na Amazônia através de ciência e tecnologia. É imprescindível exceder a meta de uma aprendizagem meramente de conceitos e de teorias, associadas com conteúdos abstratos e neutros, para um ensino mais cultural que assegure uma melhor compreensão, apreciação e aplicação da tecnologia e da ciência, levando-se em conta as questões sociais e, entendendo, que tanto a ciência, quanto a tecnologia são resultados do saber humano e que, portanto, estarão sempre presentes no contexto social. Deste modo, mediante estas questões, surge um novo enfoque que vem ganhando corpo na prática de sala de aula, objetivando não apenas possibilitar a experimentação da tecnologia dentro das tarefas práticas, mas também procurar uma relação recíproca entre ciência, tecnologia e aprendizagem, com a finalidade principal de estreitar a relação entre a escola, à melhoria na sociedade e a futura profissão desses futuros cidadãos. Este projeto busca atuar no EETEPA Dr. Celso Malcher e apresentar mostras científicas e tecnológicas em Belém e no Interior do Estado do Pará para abranger um maior número de alunos e aproximar mais estes alunos da UFPA, em especial as meninas. Assim, o Programa Laboratório de Engenhocas tem como proposta o ingresso de alunos de escolas públicas do Estado do Pará nas Universidades em cursos de ciências exatas, engenharia e tecnologia, para que possam utilizar de todo aprendizado adquirido na área de ciência e tecnologia, para assim, ingressarem de forma qualificada no mercado de trabalho, efetivando de fato a práxis educacional.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Mon Dec 20 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Wellington Lima Cedro

Ciências Humanas

Educação
  • atividade pedagógica na formação de professores que ensinam matemática a partir de parcerias entre instituições de ensino superior e escolas de educação básica em diferentes regiões brasileiras
  • Com o objetivo de analisar um processo formativo compartilhado com base na perspectiva histórico-cultural, tendo como foco a Atividade Pedagógica em diferentes contextos escolares a partir dos desafios atuais que envolvem a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, este projeto contempla uma proposta de articulação entre dez instituições federais e estaduais de Ensino Superior com vistas ao desenvolvimento de um trabalho em rede com pesquisadores de diferentes regiões do país, no que se refere a estudos sobre formação de professores e Atividade Pedagógica. Esse projeto se sustenta na premissa de que a organização dos processos de formação de professores apoiada na teoria histórico-cultural é capaz de promover a ressignificação da atividade pedagógica dos docentes. As vivências dos membros da equipe executora e os espaços de aprendizagem que existem (por exemplo os Clubes de Matemática) e que serão criados para o desenvolvimento do projeto nos levam a acreditar na viabilidade desta investigação. Considera-se a abrangência do projeto relevante, visto que atende a quatro regiões brasileiras, envolvendo pesquisadores de dez instituições de ensino superior e que se estenderá a várias escolas públicas da Educação Básica. Como produtos desta pesquisa teremos artigos, e-books, dissertações, teses e materiais didáticos, que serão escritos em parceria com os professores da Educação Básica. Espera-se com os resultados e produtos desta pesquisa possamos ampliar a discussão sobre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, fornecer informações e sistematizações de materiais que possam contribuir para novos projetos de pesquisa e apresentar uma proposta de ação a partir de Grupos de Compartilhamento para o desenvolvimento da Atividade Pedagógica. As ações do projeto serão divididas em etapas que envolvem criação de grupos, levantamento de trabalhos, realização de encontros formativos e a sistematização da formação docente.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Thu May 26 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wendel Coura Vital

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação da expansão da leishmaniose visceral em cenários de mudanças climáticas
  • A leishmaniose visceral (LV) é considerada pela OMS uma das seis endemias de maior relevância no mundo e as condições socioeconômicas; processos migratórios decorrentes de instabilidade social como fome, secas e inundações; fatores ambientais; desmatamento; construção de barragens; imunossupressão por HIV, dentre outros podem contribuir para sua expansão. Foi elaborado pelo Ministério da Saúde brasileiro o Plano Setorial da saúde para a mitigação e adaptação à mudança do clima e todas as doenças transmissíveis que podem sofrer influência direta ou indireta da mudança climática, como a LV, foram contempladas. Neste contexto, este projeto se justifica pela tendência emergente e expansão da LV em resposta as condições ambientais e climáticas, pela alta letalidade da doença e pela carência de estudos que utilizem a modelagem de nicho ecológico para a previsão de potenciais áreas de risco para a doença devido a mudanças climáticas e ambientais. Diante deste cenário o presente projeto traz as seguintes indagações: mudanças climáticas e antrópicas podem afetar a distribuição e expansão da LV? Quais regiões da Bacia do Rio Doce seriam as mais afetadas? e Qual será o comportamento da LV no futuro em dois cenários distintos de mudanças climáticas? Para responder a estes questionamentos será realizado um estudo ecológico que analisará o padrão de distribuição espaço temporal dos casos confirmados de LV notificados no SINAN, no período de 2001 à 2020, na Bacia Hidrográfica do Rio Doce, que sofreu com o impacto do rompimento da barragem de Fundão, da Samarco. A partir da distribuição espacial dos casos será avaliada sua relação com os biomas existentes e os fatores climáticos e realizada a busca dos fatores determinantes para a expansão da doença. Serão escolhidos algoritmos de modelagem de nicho ecológico para a elaboração de modelos preditivos da expansão da doença em diferentes cenários climáticos. As análises serão realizadas a partir de bancos de dados.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wendel Silva Paz

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • teoria e experimento em moléculas, clusters e sistemas bi-dimensionais: cálculos ab initio, dinâmica de reações, espectroscopia e spintrônica 2d
  • A proposta visa aprofundar o desenvolvimento de conceitos, métodos e modelos teóricos recentemente publicados pelos autores. O escopo da investigação são estudos de estrutura eletrônica no contexto da Física Atômica e Molecular (FAM) e Física da Matéria Condensada (FMC) de diferentes sistemas, e está dividida em três grandes blocos: i) moléculas de interesse atmosférico (FAM) ; ii) moléculas e clusters em meio interestelar (FAM) e (FMC) e iii) materiais emergentes bidimensionais (2D) (FMC). O bloco iii) também terá uma contrapartida experimental realizada pelos membros da equipe. i) Faremos uma investigação detalhada da estrutura eletrônica das moléculas NO2, NO3, N2O2, HN2, HN3, ClO3, HSO e HSO2 visando a construção de rigorosas superfícies de energia potencial (PES) que possibilitem o estudo de espectroscopia e cálculos de dinâmica de reação, capaz de fornecer estimativas confiáveis para constantes de reação relevantes; ii) Os sistemas moleculares HCO, H2CO, HSiS, CNO e NPO, de imensa importância para o entendimento de reações no meio interestelar, também serão estudados. Os PESs produzidos para essas moléculas serão baseados em cálculos de estrutura eletrônica e modelados usando as técnicas mais precisas disponíveis na literatura. Além disso, estudaremos a interação desses sistemas moleculares com materiais amorfos à base de ferro e silicatos presentes em ambientes astrofísicos. iii) Estudaremos, em materiais 2D, a ocorrência de fases topológicas, que podem ser de interesse para nanoeletrônica e spintrônica; estudo de excitons, que podem ser de interesse como fontes de luz não clássicas e com possíveis aplicações em informações quânticas. Este bloco está estruturado em dois ramos interligados: a) Medidas de condutividade elétrica, caracterização estrutural, spin Seebeck e magnetorresistência modulada (realizada pelo braço experimental); b) modelagem teórica para prever novas propriedades, bem como para elucidar os resultados experimentais.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wendell Karlos Tomazelli Coltro

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • dispositivos analíticos de baixo custo visando aplicações forenses em campo
  • Compostos psicoativos, como a cocaína (COC), alteram a consciência e a emoção causando grande dependência. Além dos danos à saúde dos usuários, o tráfico de drogas traz prejuízos à sociedade com aumento da violência e acidentes de trânsito, sem contar, os prejuízos nos campos da educação e relação de trabalho. A diretriz internacional “Scientific Working Group for Analysis of Seized Drugs” (SWGDRUG) classifica as técnicas analíticas para identificação de drogas ilícitas de acordo com o poder discriminatório. As categorias variam de A a C, em A encontram-se as técnicas mais seletivas, em B estão as técnicas que selecionam por característica química e física, já C são as técnicas menos discriminatórias e a seleção acontece por informação geral e de classe. Considerando a necessidade de rapidez e o volume grande de apreensões, o teste de cor de categoria C é adequado para essa situação, pois pode ser aplicado em qualquer lugar sem a necessidade de equipamento, de forma barata, simples e rápida. Dessa forma, a autoridade competente e treinada obtém o resultado para emissão do laudo de constatação (preliminar). No entanto, estes testes podem apresentar resultados de falso positivo e/ou falso negativo o que justifica o desenvolvimento de novos métodos portáteis aplicados à química forense usando estratégias e materiais inovadores e sustentáveis. Esses métodos analíticos propostos usando diferentes técnicas de detecção poderão servir como uma triagem das amostras apreendidas enviando somente as amostras necessárias para o teste definitivo de prova pericial. Além disso, a presente proposta também visa desenvolver dispositivos de custo reduzido otimizando os gastos periciais. Como resultado desse projeto espera-se: diminuir a quantidade de análises laboratoriais, reduzir custo dos métodos analíticos, desenvolver testes rápidos e propor novos métodos a serem incorporados aos já estabelecidos pelas ciências forenses.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Wed Mar 02 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Werner Kraus Junior

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • planejamento, gestão e operação de sistemas de mobilidade urbana baseados em dados
  • 1. A abundância de fontes de dados aplicáveis à mobilidade urbana apresenta oportunidades e desafios para a gestão e operação destes sistemas. 2. Neste projeto, investigam-se métodos para obtenção, processamento e aplicação dos dados provenientes de equipamentos de monitoração e de fiscalização de sistemas de mobilidade urbana ou disponíveis em servidores de dados na Internet para fins de planejamento da mobilidade e do transporte público, de planejamento tático deste último e de controle operacional do tráfego por semáforos. 3. Métodos comumente aplicados em planejamento da mobilidade urbana, na operação do transporte público e no controle do tráfego têm precisão restrita por conta da escassez de dados. P. ex., o planejamento da mobilidade baseado no processo de quatro etapas modela todo o complexo processo de viagens urbanas a partir de amostras pequenas e onerosas de se obter, limitando a confiança nos resultados; e o controle da operação de ônibus e do tráfego opera sem base nos fluxos correntes, aplicando decisões por vezes inadequadas. 4. Com dados abundantes e havendo sistemas de acesso e tratamento dos dados, busca-se formular e aplicar abordagens com alta precisão para aplicação prática. 5. Para este fim, a pesquisa baseia-se em resultados existentes sobre extração de dados de fontes abundantes, do processamento destes por técnicas de otimização e de inteligência artificial e do uso de softwares de simulação e de controle especialmente projetados para aproveitamento dos dados disponíveis para aplicações em transportes. 6. Três eixos definem as atividades do projeto: (i) especificação de requisitos de dados, identificação das fontes, obtenção e geração destes; (ii) processamento dos dados para aplicações em transportes; e (iii) modelagem de aplicações de planejamento e de operação de transportes com base nos dados obtidos. A rede colaborativa de execução é formada por pesquisadores da UFSC, da UFG e do Lab. Nac. Argonne, dos EUA.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Weskley da Silva Cotrim

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • sistema de controle de torra de grãos de café baseado em inteligência artificial
  • O café é uma das bebidas mais populares e consumidas no planeta, sendo a etapa de torra crucial para o desenvolvimento das características sensoriais da bebida. Existem no mercado equipamentos de torra com alto nível de automação, que permitem o controle adequado da temperatura, vazão de ar e umidade do processo de torra. Entretanto, a cor do café não é uma variável controlada e, portanto, os sistemas de controle não conseguem compensar variações do processo, bem como variações das propriedades iniciais (umidade, temperatura e tamanho dos grãos). Assim, seu controle ainda consiste em uma operação manual, dependente de inspeção visual por operador treinado. Além disso, o novo paradigma introduzido pela Indústria 4.0 preconiza o uso de sistemas inteligentes, capazes de obter, processar e compartilhar informações de forma autônoma. Assim, a adoção de técnicas de inteligência artificial como as Redes Neurais Convolucionais (RNC), para a construção de Sistemas de Visão Computacional (SVC) para controle do processo parece ser o caminho natural a seguir. Um SVC baseado em RNC poderá ser incluído nos sistemas de controle atuais, onde a cor será então uma variável controlada, de forma online. Por se tratar de uma tecnologia orientada por dados, a principal exigência para o treinamento supervisionado de uma RNC é a disponibilidade de um banco de dados de imagens com número de exemplares de cada classe suficientemente grande. Além disso, as imagens utilizadas no treinamento das RNC podem ser obtidas por meio de câmeras fotográficas simples, equipadas com sensores CCD, o que representa uma vantagem na construção de SVC de baixo custo. Após o treinamento, o SVC pode ser instalado em equipamentos de torra, de forma a processar as imagens obtidas on line e realizar a classificação do estágio de torra. Assim, este projeto tem como objetivo construir um SVC de baixo custo para controle do processo de torra de café, baseado nas imagens capturadas durante o processo, utilizando RNC.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Fri Apr 22 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Weslei Monteiro Ambrós

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • análise técnico-econômica da produção de concentrados metálicos a partir de resíduos de placas de circuitos impressos
  • O aumento da demanda por metais e a progressiva diminuição na qualidade das jazidas minerais tem feito com que a reciclagem de resíduos seja encarada cada vez mais como uma necessidade e não como mera oportunidade. Destes resíduos, as sucatas de equipamentos eletrônicos, tais como placas de circuitos impressos (PCIs), apresentam as mais altas taxas de crescimento em geração, chegando até 5% ao ano. Todavia, apenas uma fração mínima é atualmente reciclada no país, enquanto pesquisas relacionadas ao tema, embora de alta qualidade, estão geralmente em descompasso com a realidade nacional. Nesta, as PCIs, cujo preço é cotado em função do teor de metais como cobre e ouro, são fragmentadas e enviadas in natura para empresas no exterior, de modo que o valor agregado a estes resíduos permanece subaproveitado. Ainda, a real proporção de metais valiosos presentes em PCIs é geralmente desconhecida por recicladores, assim como o potencial econômico associado à produção de concentrados desses metais. Deste modo, a presente proposta objetiva avaliar a viabilidade técnica e econômica de agregação de valor na cadeia de reciclagem de PCIs por meio do uso de rotas de processos contendo operações mecânicas simples de beneficiamento. Define-se por "simples" operações de separação que não envolvam geração de calor, reagentes químicos e uso de água, de modo a facilitar sua incorporação em usinas recicladoras. Trabalhos recentes desenvolvidos pelos proponentes indicam que o emprego de processos de separação granulométrica, magnética e densimétrica permitem a produção de concentrados contendo alto teor de metais não ferrosos, tais como Cu, Sn, Pb e Ag. A metodologia de trabalho envolverá a coleta de dados e amostras de PCIs para caracterização, testes em escala de bancada e piloto de rotas de processamento considerando diferentes cenários de produção de concentrados metálicos, e análise do fluxo de caixa (CAPEX e OPEX) em cada cenário, a fim de determinar condições ótimas de processamento.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wesley Klewerton Guêz Assunção

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • extração de linhas de produtos de software a partir de produtos variantes em empresas de software de pequeno e médio porte
  • O reúso de software é uma técnica fundamental para construções de novos produtos. Nesta estratégia, artefatos já desenvolvidos são a base para o desenvolvimento de novos artefatos. Geralmente o reúso é aplicado por meio de uma abordagem oportunista, aonde os artefatos são simplesmente copiados/clonados e então modificados/adaptados para construir o produto desejado. Contudo, a abordagem oportunista gera problemas técnicos relacionados a manutenção e evolução de um portfólio com muitos produtos. Para contornar este problema, existem as estratégias de reúso sistemático, como por exemplo, as Linhas de Produtos de Software (LPSs). Em uma LPS, uma infra-estrutura comum é utilizada em vários produtos e somente as diferenças são implementas. Esta centralização de artefatos sistematiza o reúso e evita problemas técnicos de manutenção e evolução. Apesar dos benefícios, as LPSs são pouco utilizadas em empresas de pequeno e médio porte. Além disso, as técnicas existentes para extração de LPSs a partir de produtos variantes desenvolvidos de forma oportunista não consideram as limitação de recursos humanos, financeiros, e necessidade específicas de empresas de pequeno e médio porte. Com foco neste cenário, este projeto de pesquisa visa a definição de um processo e a construção de uma ferramenta para auxiliar pequenas e médias empresas alcançar o reúso sistemático utilizando seus produtos já existente.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Wesley Nunes Gonçalves

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • inteligência artificial aplicada no monitoramento de impactos causados pelas secas e cheias extremas no pantanal
  • Eventos extremos de seca vêm se intensificando nos últimos anos no Pantanal, causando incêndios que geram perdas significativas para a biodiversidade, serviços ecossistêmicos e população. Assim, é necessário o desenvolvimento de soluções que possibilitem o monitoramento desses eventos e dos seus impactos. Não existe mapeamento detalhado da infraestrutura do Pantanal, dificultando o combate destes eventos e o resgate da população exposta à estas situações. Pretendemos desenvolver soluções inovadoras baseadas em aprendizado profundo para o mapeamento e monitoramento dos impactos causados pelas secas e cheias extremas no Pantanal. Pretende-se: (a) monitorar os focos de incêndio ativos e áreas queimadas usando imagens orbitais com alta e média resolução espacial; (b) monitorar os recursos hídricos; (c) mapear a infraestrutura do Pantanal. Serão propostos métodos novos de segmentação (áreas queimadas, vegetação e estradas) e detecção de objetos (edificações, estradas, pontes e focos de incêndio ativos). Serão desenvolvidos modelos baseados em gaussianas para a detecção de pontos e retângulos envolventes (edificações, focos ativos, etc) e retas (estradas). Na segmentação serão propostos métodos fracamente supervisionados (poucas anotações e anotações esparsas), e também métodos que considerem o desbalanceamento entre as classes. Serão desenvolvidos métodos de adaptação de domínio para lidar com grandes áreas e imagens de múltiplos sensores. Os dados gerados serão de livre acesso e integrados ao planejamento territorial visando mitigação e adaptação aos eventos extremos e serão disponibilizados aos gestores públicos e salas de situação envolvidas. O presente projeto complementa grandes programas em andamento, como a Rede Pantanal (MCTI), coordenado por membros da equipe, que garantirá que várias iniciativas se beneficiem dos produtos gerados, otimizando tempo, recursos públicos e promovendo maior integração entre redes de pesquisa no Brasil.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wesley Ricardo de Souza Freitas

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • o papel da green human resource management e da manufatura enxuta para a performance ambiental de empresas do agronegócio de mato grosso do sul
  • O objetivo desta pesquisa consiste em verificar se a Green Human Resource Management (GHRM) depende da Manufatura enxuta (LM) para a melhoria do desempenho ambiental (EP) em uma amostra de empresas ligadas ao Agronegócio do Estado de Mato Grosso do Sul, que é uma grande referência no Agronegócio, pela sua produtividade e tecnologias utilizadas. Como pano de fundo teórico, a fundamentação abordará sobre as teorias gestão de recursos humanos verdes, manufatura enxuta e desempenho ambiental. Para atender ao objetivo principal e os específicos, serão realizados estudos de casos e um survey, junto a uma amostra de empresas do Agronegócio localizadas no Estado de Mato Grosso do Sul. A amostra será calculada utilizando o software G-Power. Os respondentes-chaves serão os gestores de produção, pois a produção/operação é responsável pela maior parte dos impactos ambientais em razão dos recursos naturais utilizado nos processos e que tem efeitos ambientais significativos, além disso os gestores de produção são gestores de linha que aplicam as práticas de recursos humanos na área de fabricação, mas também, poderá ser respondente o gerente geral e/ou responsável pela empresa, desde que possua amplo conhecimento sobre a gestão da empresa e seus processos. Em relação aos resultados, espera-se: (a) validar empiricamente o modelo conceitual proposto; (b) o desenvolver alguns artigos para apresentação dos resultados desse projeto; (c) estabelecer parcerias para fortalecimento do grupo de pesquisa e ampliação da rede de pesquisadores (d) demonstrar aos gestores empresariais que a utilização de práticas de Green Human Resource Management e da manufatura enxuta pode contribuir para a melhoria do desempenho ambiental promovendo vantagens competitivas sustentáveis das empresas do agronegócio do Estado de Mato Grosso do Sul.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Mon Apr 04 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wesley Vieira da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • mensuração do desempenho dos ecossistemas de inovação da região nordeste a partir da capacidade de interação entre os atores
  • As economias estaduais têm se valido de novas ações de apoio governamental a setores emergentes (como os intensivos em tecnologia e de tecnologia da informação e comunicação), apoio a setores existentes e de um importante conjunto de atividades ligadas ao turismo junto à orla litorânea, o que tem contribuído para o fenómeno da litoralização. Para atender e entender os fatores que devem ser levados em consideração para a busca de desenvolvimento por meio de estratégias, a mensuração de desempenho tem auxiliado para que as decisões e estratégias venham a ser tomadas e delineadas de forma eficaz e eficiente. Com base nestas premissas, levanta-se a seguinte questão de pesquisa: Como mensurar o desempenho de ecossistemas de inovação da Região Nordeste a partir da capacidade de inovação de atores?. Para tanto, buscou-se responder a essa questão a partir do objetivo geral que é: Propor um modelo de avaliação de desempenho para ecossistemas de inovação a partir da capacidade de interação entre os atores. Quanto aos objetivos específicos, busca-se: Realizar um mapeamento na literatura (estado da arte) sobre os estudos primários a respeito da temática investigada para identificar gaps teóricos; Mapear os principais ecossistemas de inovação nos 9 estados da Região Nordeste do Brasil (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e suas características; Construir indicadores com base na percepção dos atores dos ecossistemas pesquisados; Mensurar o desempenho dos ecossistemas a partir dos indicadores levantados; Identificar os parâmetros de propriedade intelectual (marca, patente de invenção, patente de utilidade, etc) e transferência de tecnologia utilizada pelos atores; Propor ações estratégicas e complementares às Políticas Públicas de Inovação a partir dos indicadores identificados.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Thu Feb 10 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Whasley Ferreira Duarte

Ciências Agrárias

Agronomia
  • processo integrado de aproveitamento de subprodutos da cadeia produtiva do café para produção de destilado, bioativos e biofertilizante microalgal
  • O café é uma das principais comodities mundiais tendo o Brasil produzido 69 milhões de sacas em 2020, o que corresponde a 36% da produção mundial. Mais de 50% do volume do fruto do café é removido durante o processamento gerando subprodutos como casca, polpa, grãos defeituosos e água residuária. Diversas pesquisas vêm sendo realizadas atualmente buscando-se o desenvolvimento de processos e tecnologias que permitam o aproveitamento destes subprodutos e ainda a geração de produtos de valor agregado. A composição de açucares fermentescíveis, proteínas, nutrientes diversos, oligossacarídeos, compostos bioativos e o volume gerado dos subprodutos justificam a pesquisa e desenvolvimento no contexto do aproveitamento dos subprodutos do café. Ademais, alguns dos subprodutos do café representam um problema ambiental quando não corretamente descartados. Recentemente utilizamos a casca “melosa” do café, produzindo uma bebida destilada com aroma marcante de café verde que apresentou todos os parâmetros de qualidade (MAPA) para consumo. Propomos neste projeto a utilização de grãos defeituosos do café (pretos, verdes e ardidos) como substrato para fermentação alcoólica na produção de um destilado de café e a utilização da vinhaça resultante para o cultivo de microalgas a serem utilizadas como biofertilizante. Além do uso como substrato para cultivo de microalga, a vinhaça também será utilizada para extração de compostos bioativos termoestáveis de valor agregado como ácido clorogênico. Os grãos defeituosos serão triturados e utilizados no preparado do mosto. Após a fermentação o fermentado será destilado para produção de uma aguardente de café que será caracterizada quanto aos aspectos físico-químicos. A vinhaça resultante da destilação será utilizada como substrato de Desmodesmus sp. A biomassa da microalga será avaliada como biofertilizante na cultura da soja. A vinhaça será também utilizada para extração em fase sólida para recuperação de, principalmente, acido clorogênico.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wilfredo Fernando Leiva Maldonado

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • estudos em: impaciência e aversão ao risco em processos pandêmicos; políticas de coberturas de depósitos em instituições financeiras; e mercado de trabalho e responsabilidades familiares da mulheres urbanas
  • Esta proposta abrange três estudos que serão desenvolvidos por pesquisadores nacionais e internacionais especialistas nos assuntos abordados. O primeiro: análise de características de aversão ao risco e impaciência quando os agentes enfrentam processos pandêmicos que limitam a oferta de mão de obra. Com utilidades recursivas e agregadores estocásticos será feita esta separação. Esperamos que os resultados gerem subsídios de políticas de controle de processos pandêmicos que não prejudiquem fortemente o crescimento econômico. O segundo: análise de políticas de cobertura de depósitos em instituições financeiras. Bancos Centrais ao redor do mundo definem fundos que sobrem eventuais quebras de instituições financeiras, com a finalidade de evitar corridas bancárias e efeitos dominó. Variáveis como o valor das taxas de coberturas e tamanho ótimo de fundos são de grande importância no desenho de provisão de seguros para os depósitos de clientes de estas instituições financeiras. O objetivo é trazer elementos que ajudem à provisão prudencial e equilibrada deste tipo de seguros. O terceiro: determinar se o aumento da disponibilidade de trabalhadores domésticos eleva o desempenho no mercado de trabalho de mulheres com maior escolaridade, porém com responsabilidades domésticas. Vários estudos revelam que, em países desenvolvidos, fluxos migratórios de baixa qualificação ajudam mulheres altamente escolarizadas com esse tipo de responsabilidades, porém, pouco se sabe sobre esse efeito em países em desenvolvimento. Uma das principais contribuições será dar novas explicações para o diferencial de salários por gênero entre os trabalhadores urbanos altamente qualificados, estudando como o trabalho migrante afeta os tipos de firmas em que elas trabalham. O impacto causal será analisado com a abordagem de shift-share e choques de chuva nos municípios de origem (shift) combinados com fluxos migratórios passados (share) como fonte de variação exógena para os migrantes no destino.
  • Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - SP - Brasil
  • Tue Apr 05 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

William Douglas Gomes Peres

Ciências Humanas

Filosofia
  • science days: conectando as ciências e o estado à região do contestado
  • A relação da Rede Federal de Educação Ciência e Tecnologia pelo IFSC e pelo IFC presentes na região, proponentes destas atividades com a história do Contestado é ampla. Seja pela questão territorial, pois Caçador e as cidades nominadas fazem parte da região e teve em seu território, deflagrada a Guerra do Contestado (1912-1916), evento que modificou não só a cidade, mas como toda a região, como pode ser visto anteriormente. Desde sua emancipação, em 1934, Caçador tem uma preocupação constante com a questão da Guerra do Contestado, e que esse conflito, que tem em seu âmago questões ainda latentes, como a questão de terras, a economia baseada na extração da madeira, a questão ferroviária e o esquecimento e silenciamento de uma identidade regional, a do caboclo. Essa preocupação vem sendo exposta e trabalhada junto às escolas, principalmente, municipais e estaduais, que tem em seu currículo, temas ou matérias relacionadas ao Contestado e tem trabalhado junto aos municípios vizinhos com ações de preservação, conservação e divulgação da questão do Contestado, principalmente, através das atividades da Semana do Contestado. Desde 2010, a Prefeitura Municipal de Caçador tem sob sua manutenção, o Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado, instituição criada para preservar, conservar e comunicar/divulgar a história e memórias da região do Contestado. Para isso, a Prefeitura Municipal vem, a cada ano, buscando aperfeiçoar o seu quadro funcional, com a Coordenação do Museu, sendo feita por um historiador com especialização em História, e a gestão museológica, feita por uma museóloga, com especialização em arquitetura e patrimônio arquitetônico e com mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade, com a dissertação intitulada: “Quem tem mói, mói; quem não tem, mói também: as representações do “outro” no Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado, Caçador/SC”. Estudo esse de extrema relevância no campo das ciências sociais, por abordar as questões de representações sociais, onde há sempre divergências. De um lado, há, involuntariamente, o empoderamento do “vencedor” (THOMÉ, 1999), visto pelos homens, e, de outro, um lado mais histórico e humanitário, visto pelas mulheres, no quadro e nos bonecos. Tanto homens como mulheres, como visto supra, têm sua representação da Guerra do Contestado como algo muito ruim, que fez vítimas em suas famílias e deixou a região alterada socioeconomicamente até hoje. A Teoria das Representações Sociais serviu para a compreensão da identidade grupal dos visitantes, em menor ou maior grau, com a Guerra do Contestado. E, a partir dela viu-se uma ligação forte entre os visitantes e a etnia cabocla, parcamente tratada pela expografia do Museu, como aferiu-se na amostragem dos questionários da dissertação. O trabalho com as representações em museus auxilia na compreensão dos diferentes públicos que por ali passam, e como cada grupo social pensa, como esses pensamentos foram construídos e como essas representações influenciam sua passagem pelos museus. Os grupos sociais, em suas respostas, falaram muito da ausência do caboclo na exposição do Museu do Contestado. O Museu, aprimora, anualmente, o conhecimento de seu acervo e consequentemente, sobre as exposições, proporcionando aos visitantes um espaço de fruição, mas também de aprendizado, principalmente da história da região. Os funcionários do Museu também, como apoio da Prefeitura Municipal estão em constante aprimoramento, com participação em oficinas de capacitação, simpósios, e cursos. Em todo esse trabalho em prol da memória e da história do Contestado, o Museu recebe, anualmente em torno de 7 a 10 mil visitantes, oriundos das mais diversas cidades do país, e de alguns outros países. Além de toda esse aparato museológico e histórico, o Museu conta, também, com atividades educativas, que vão desde as mediações/monitorias de grupos, exposições (curta, média, longa duração e itinerantes) até palestras, oficinas e seminários sobre o tema da instituição, levando assim a sua missão como museu para várias cidades do Contestado. Além disso, as cidades da região vem num crescente movimento, desde 2015, e demais parceiros, trabalham com a Semana do Contestado. Semana esta que é mais um momento e meio de comunicação das instituições com os cidadãos da comunidade onde estão inseridas. Uma forma de disseminar não só atividades acadêmicas, mas também as memórias e histórias de um povo, de sua própria população. E, assim, as instituições, prefeituras e estruturas públicas, através de seus servidores e órgãos componentes, se coloca como meio, também, de desenvolvimento e socialização de conhecimentos e fomento da feira de ciências Science Days, muito importante para a região do Contestado.
  • Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Dec 28 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

William Douglas Gomes Peres

Outra

Divulgação Científica
  • rede contestado para a redução da desigualdades: 200 anos da ciência no brasil e em seu interior
  • Acultura que envolve a região doContestado, exacerba a falta de acesso às cientificidades, tecnologias e demais outras áreas, propostas pela chamada, isto porque se faz necessário o apoio financeiro para realização deste evento visto as condições dos municípios e da região participante.Assim, em2018 a 2021 forampossíveis diversas ações noContestado, envolvendo inúmeras parcerias e instituições, e essa prática precisa ser continuada visando a redução das desigualdades emconjunto como desenvolvimento da bioeconomia, da diversidade e da riqueza para o desenvolvimento sustentável local, agora conectada coma inteligência artificial como última fronteira: a de popularizar nos meios adequados o conhecimentos e saberes construídos neste território catarinense. . Comisso é preciso que aconteçameventos e atividades que relacionemo acesso ao conhecimento e a redução das desigualdades de modo efetivo e atento, construindo uma agenda permanente de práticas de ciência e tecnologia, visando por si só democratizar o acesso e a popularização da educação e da ciência. Educação é instrumento para redução das desigualdades, de sobressalto, o mais importante, porque é a ferramenta de acesso desde os menos instruídos, aos altamente capacitados, conectando conhecimentos e assim, reduzindo fronteiras entre povos e coletividades, ampliando as conexões entre as escolas e as comunidades, seja na pesquisa, extensão ou pela função precípua de ensino das instituições. Diante deste contexto a ?RedeContestado para a redução da desigualdades: diversidade e riqueza para desenvolvimento sustentável?, é uma oportunidade para as pessoas que não temacesso ao meio acadêmico ingressaremneste ambiente e revisitaremas lições da ciência e tecnologias populares, promovendo a inclusão social e Página 1 de 6 pessoas que não temacesso ao meio acadêmico ingressaremneste ambiente e revisitaremas lições da ciência e tecnologias populares, promovendo a inclusão social e econômica.
  • Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

William Ernest Magnusson

Ciências Biológicas

Ecologia
  • peld do sudoeste do amazonas (psam)
  • O PELD-PSAM visa consolidar e recuperar infraestrutura de campo (parcelas e transecções de amostragem usados no sistema RAPELD) inicialmente instaladas em 2006. A instalação da infraestrutura de pesquisa padronizado permitiu a inclusão de informações desta região no desenvolvimento de estudos sobre padrões e processos na distribuição de plantas e animais. Estes estudos incluírem vários grupos de plantas lenhosas, aves, morcegos, cobras, anfíbios, lagartos, jacarés e peixes. Somente um estudo avaliou os fatores afetando a distribuição de vários grupos taxonômicos juntos e aqueles autores apontaram a falta de estudos integrados nas áreas longe do rio Amazonas. Um dos maiores impedimentos ao reconhecimento de impactos de longo prazo é o problema de escala. Isto é, como diferenciar mudanças devido aos impactos locais dos efeitos de mudanças globais? Em geral, mudanças locais somente podem ser interpretadas se inseridos num modelo regional ou global. Uma maneira de contornar estes problemas é de usar métodos padrões comparáveis entre sítios, permitindo a integração sobre espaço e tempo. Os métodos usando dentro do sistema RAPELD são compatíveis com os usados em muitos outros sítios de pesquisa no Brasil, sistemas usados em outros países, e idênticos os usados em alguns outros sítios PELD na Amazônia (FORR, IAFA, POPA). Uma das áreas de maior preocupação ambiental está nos redores da estrada BR 319 que atravessa o interflúvio dos rios Purus e Madeira e conecta Manaus e Humaitá. A estrada está em péssima condição e não é adequada para trânsito intensivo. No entanto, os planos para a recuperação da estrada levantaram preocupação entre os ambientalistas porque este pode facilitar acesso à região e resultar em desmatamento extensivo. Simulações do desmatamento previsto para os próximos 20 anos apontam que o cenário “com estrada” reduzirá a cobertura florestal original em pelo menos 16,6%. Áreas fora de unidades de conservação, representam cerca de 44% da região da BR 319 e estão localizadas em sua maioria nas regiões que hoje sofrem o maior grau de ameaça. Vários estudos pontuais tinham sido feitos, mas não existirem estudos integrados que permitiriam a avaliação dos impactos da estrada na fauna e flora. A remedição em módulos fora das unidades de conservação (área tampão) para madeira morta em 2019 mostrou que o corte ilegal de árvores em terras públicas ameaça a floresta na região. Duas de 5 parcelas em uma área de pesquisa foram afetadas por corte ilegal de árvores, e 3 de cinco em outra área. Os estudos feitos até agora e os levantamentos previstos nesta proposta providenciam a linha de base para a avaliação do efeito da estrada dentro e fora das unidades de conservação. As unidades pesquisa (módulos do sistema RAPELD) já instalados estão orientados a 90 graus das estradas, permitindo uma avaliação da distância que efeitos da recuperação da estrada terão na biodiversidade. A avaliação da susceptibilidade da floresta a mudanças é importante porque a região é responsável para a captação de água para as áreas usadas por colônias de pescadores nos rios Madeira e Purus. Até o momento, não foram desenvolvidos estudos experimentais dentro da área proposta para o PELD-PSAM, exceto o experimento “natural” que envolve a BR 319 e o posicionamento das parcelas a várias distâncias da estrada. No entanto, observações durante os levantamentos feitos durante os últimos 10 anos indicam que as interações entre organismos e processes ecológicos podem estar sendo afetados pela disponibilidade de sódio. A floresta amazônica recicla água do Oceano Atlântico e o oestes da Amazônia tem menor deposição de sódio do que em regiões mais perto do mar. Este processo pode ser interrompido pelo desmatamento com fortes implicações para a disponibilidade de sódio na floresta. Sódio tem pouca importância para a maioria de plantas, mas pode ser limitante para animais. Isto fica óbvio no comportamento de abelhas, que são atraídas em massa para qualquer fonte de sal, como suor humano. Não se sabe as diferenças causada pela disponibilidade de sódio na polinização ou decomposição da liteira em áreas naturais, ou quais os efeitos de criação de animais com o provisionamento de sal em áreas perto da floresta ou fontes de sal associados com lixo humano perto da rodovia. Estas perguntas podem ser respondidas com experimentos controlados. A integração de dados sobre ecologia de ecossistemas desta região já foi feita em estudos de grande escala e estes providenciam subsídios para políticas públicas nacionais. No entanto, ainda não foi feito uma integração destes estudos numa escala local (Município de Humaitá) para identificar lacunas e tirar conclusões quando viável. Esta é um dos principais objetivos desta proposta. Todas estas perguntas somente podem ser respondidas com estudos de longo prazo usando métodos comparáveis. Para entender quais processos naturais (fenômenos meteorológicos, tipo de solo, interações entre espécies etc.) e intervenções humanas afetam a biodiversidade é necessário ter dados de longo prazo sobre muitos grupos biológicos.
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
  • Sat Dec 05 00:00:00 BRT 2020-Tue Dec 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

William Gaia Farias

Ciências Humanas

História
  • a política internacional e as estratégias militares relacionadas ao comércio e navegação no rio amazonas e mar do caribe (1895-1920).
  • O projeto objetiva reconstruir processos, ações e planos sobre a navegação interligada entre o Mar do Caribe e a Amazônia, considerando a política internacional, a diplomacia do governo brasileiro com diversos países em trânsito com interesses nesse contexto e os impactos no comércio no período de transformações da economia e das relações internacionais que caracterizou o auge da Era dos Impérios. O pressuposto mais importante para tal considera a navegação como um fio condutor da economia construída pela expansão industrialista e imperialista que passou a ser objeto duplo de preocupações nas relações internacionais devido os conflitos entre duas ou mais nações que poderiam afetar o comércio e o transporte marítimos e pelas possibilidades dos navios suprirem fontes de contrabando e financiamento de partes em conflito. Parte da guerra de independência de Cuba, iniciada em 1895, quando do bloqueio naval imposto pelos Estados Unidos contra a Espanha, que suscitou para a diplomacia brasileira a primeira grande discussão em torno do direito das embarcações neutras, o acesso às rotas de comércio na área e o tratamento dado pelos beligerantes aos navios brasileiros. O período estudado será até o final da Primeira Guerra Mundial, pois houve preocupações com a manutenção da neutralidade no conflito que motivaram um intenso controle à navegação e aos navios e os desdobramentos da crise dos combustíveis, com a consolidação da rota de comércio de carvão mineral entre Estados Unidos e Amazônia com entrepostos ao longo do Caribe. Considerando o recorte temporal e o pressuposto ora estabelecido, serão analisados os tratados, acordos e documentos internacionais que regulavam a navegação na região, os debates sobre condições de neutralidade e navegabilidade em conflitos, as rotas e produtos comercializados no eixo do Caribe – Amazônia, os elementos de política internacional que impactaram a navegação e o comércio, o contrabando e a vigilância de navios pela Marinha do Brasil.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

William Reis Silva

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • investigação das ramificações do filtro de partículas aplicadas a sistemas dinâmicos aeroespaciais
  • Propõe-se realizar a determinação de órbita e atitude de satélites artificiais utilizando o Filtro de Soma Gaussiana (FSG), Filtro de Kalman Ensemble (FKEn) e o Filtro de Partículas H Infinito Estendido (FPHinfE) comparando os resultados obtidos com o Filtro de Kalman Unscented (FKU) e Filtro de Partículas (FP) frequentemente usado na literatura. O Filtro de Partículas (FP) padrão adota uma abordagem de estimação de força bruta estatística que muitas vezes funciona bem para problemas que são de difícil trato para o Filtro de Kalman Estendido (EKF) convencional, porém os métodos de estimação FPHinfE, resolvem o problema empobrecimento de amostra comum para o FP que causa perda de precisão no processo de estimação. A aplicação utiliza dados simulados de medidas para órbita e atitude do CBERS-4 (China Brazil Earth Resources Satellite), com modelo cinemático de atitude descrito por quatérnios sendo os sensores de atitude disponíveis são: dois DSS (Sensor Solar Digital) montados no corpo do satélite tal que fornecem uma função não linear dos ângulos de atitude roll, pitch e yaw; dois IRES (Sensores de Terra Infravermelho) que fornecem a medida direta dos ângulos de roll e pitch com certo nível de erro; e um triedro de giros mecânicos. Outra aplicação consiste em determinar a órbita do satélite Jason-2, utilizando dados GPS reais de seus receptores a bordo, o que é um problema não linear, no que diz respeito à dinâmica e às equações de observação. Os resultados podem servir como uma forma alternativa para futuras missões, com relação ao processo de estimação de órbita e atitude, tento em vista os requisitos de projeto para precisão e tempo de processamento.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

William Teixeira da Silva

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • desenvolvimento de metodologias para análise de aspectos práticos do repertório brasileiro para instrumentos acústicos e eletrônica
  • Este projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de metodologias analíticas para o estudo, a execução e a criação do repertório musical brasileiro para instrumentos acústicos e meios eletrônicos. Por meio de uma pesquisa artística, todas as peças analisadas passarão pelo crivo da performance para que sejam identificadas as questões que impedem uma maior difusão do repertório da música eletroacústica mista no geral. Isso implica tanto no desenvolvimento de uma metodologia analítica que contemple a relação do performer em sua interação com a eletrônica, como também na modificação de patches e tapes existentes otimizando-os para a performance. Desse modo, espera-se contribuir para a música mista, que tem sido pesquisada mais sob o ponto de vista de sua estruturação eletrônica e suas teorias adjacentes, acrescentando assim o agenciamento da performance para seu discurso musicológico. A partir da relação entre performance musical e tecnologia, resulta-se também na democratização do acesso ao repertório e à tecnologia recente, incluindo essa interface de maneira mais efetiva nos processos educacionais, adequando-a às demandas e ao conhecimento prévio de intérpretes em formação.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Willians Lopes de Almeida

Ciências Humanas

Educação
  • a transversalidade da ciência, tecnologia e inovação: perspectivas para o desenvolvimento educacional e tecnológico do amapá.
  • O estado do Amapá apresenta localização privilegiada com uma área territorial de 142.470,762 km², de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,2020). O estado é situado ao norte do país, parte da Amazônia Oriental, e faz fronteira com o estado do Pará, ao sul e oeste, a noroeste pelo Suriname, ao norte com a Guiana Francesa e a nordeste com o oceano Atlântico. Neste sentido, a biodiversidade da floresta local aliada às possibilidades de estudo, de contribuição científica e acadêmica e da difusão de conhecimentos somadas às tecnologias de inovação, possibilitam muitas transformações científicas capazes de desenvolver melhores tecnologias voltadas aos relacionamentos entre as comunidades e ao mundo do trabalho. Assim, em consonância com a chamada CNPq/MCTIC Nº 06/2021, a presente proposta apresenta evento referente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) a ser realizado pelo Instituto Federal do Amapá (IFAP) com a temática “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação: perspectivas para o desenvolvimento educacional e tecnológico do Amapá”. Com o objetivo de oportunizar reflexões e compartilhamento de estudos e experiências científicas no contexto da transversalidade, tema deste ano, o evento contará com a participação de pesquisadores, estudantes do Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e demais cursos superiores de instituições públicas e privadas, além da comunidade em geral nos municípios do estado. Assim, estima-se que a SNCT realizada pelo IFAP venha a contribuir para o conhecimento de tecnologias atuais e, sobretudo, para o desenvolvimento de tecnologias locais com a perspectiva de alcançar a máxima interação e comunicação entre os setores de C&T do Amapá.
  • Instituto Federal do Amapá - AP - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Willy Alvarenga Lacerda

Engenharias

Engenharia Civil
  • instituto geotécnico de reabilitação do sistema encosta-planície e desastres naturais
  • No Brasil, o processo histórico e atual de ocupação das terras tem promovido transformações cada vez mais rápidas no meio urbano-industrial e no meio rural, deixando rastros de degradação sócio-econômica-ambiental e degenerando a qualidade de vida. A integração destas transformações com as mudanças climáticas em curso favorecem não apenas as alterações nos regimes de chuvas com aumento de frequência das chuvas intensas, mas também a elevação do nível do mar. Tais fatos permitem antever a intensificação das ameaças e riscos de desastres relacionados a fenômenos naturais como os movimentos de massa e erosão nas encostas; assoreamento nos rios e inundações nas planícies fluviais e baixadas costeiras, igualmente sujeitas a instabilização dos materiais de superfície. A magnitude destes desastres pode atingir uma dimensão catastrófica em períodos de eventos climáticos extremos, especialmente nas áreas mais habitadas dos centros urbanos e industriais, ou mesmo em áreas rurais de produção florestal, agrícola e pastoril. Estes eventos extremos geralmente catalisam outras formas de instabilidade relacionadas, por exemplo, ao rompimento de dutos (de óleo, gás, etc.) e espraiamento de contaminantes químicos; ou bloqueio de vias de circulação; dentre outras. O atual INCT-REAGEO sustenta uma tradição de pesquisas com foco central nos aspectos geotécnicos associados a encostas e planícies. A continuidade e desdobramento das pesquisas, ora proposta como FASE II, prendem-se a consolidação e desdobramento do conhecimento científico e das inovações metodológicas e tecnológicas alcançadas até o presente. A ênfase atual converge para pesquisas voltadas à previsão, prevenção, mitigação e reabilitação dos sistemas de encostas e planícies/baixadas costeiras frente aos desastres naturais induzidos por chuvas extremas. Isto envolve a geração de conhecimento básico sobre os condicionantes e mecanismos de instabilização, movimentos de massas e erosão dos solos, em ambientes de encostas e planícies, visando o aprimoramento metodológico das cartas de suscetibilidade e de riscos em diferentes escalas de interesse para planejamento e gestão territorial-ambiental. Envolve também o aprimoramento e desenvolvimento de novas técnicas de estabilização e de reforço de solos em zonas de riscos. Acrescentam-se os estudos afins aos desastres em taludes submarinos dentro da realidade de exploração do petróleo na zona do Pré-Sal. Pretende-se em ultima instancia, o desenvolvimento de novos conceitos associados ao reconhecimento, classificação e zoneamento de áreas de riscos, assim como o aperfeiçoamento dos métodos de engenharia existentes e a proposição de novos procedimentos e técnicas de intervenção. Trata-se de uma demanda espontânea relacionada à segurança direta da população, com atenção especial sobre áreas urbanas e rurais, vias de circulação de bens (rodovias e ferrovias) e acessos portuários, contribuindo, portanto, para a integração nacional e a estabilidade sócio-econômica e ambiental do país. Esta proposta dará continuidade a pesquisas em andamento, com procedimentos metodológicos e tecnológicos integrados. A equipe envolvida é formada por pesquisadores com grande experiência nos tópicos ora abordados. São profissionais de dedicação exclusiva da COPPE-UFRJ, IGEO-UFRJ, UERJ, UFPE, UFRGS e UNB, com atuação abrangente em geotecnia, geologia, geomorfologia, geoecologia e hidrologia nos ambientes de encostas, planícies e talude submarino. Vale ressaltar que as instituições envolvidas participam do INCT-REAGEO desde sua fundação em 2009, agregando equipes com um histórico de colaboração anterior. Prioriza-se uma visão integrada dos processos atuantes no sistema encosta-planície. Os resultados pretendidos servirão à sociedade como base de planejamento e gestão territorial-ambiental, fornecendo o suporte técnico-científico para estabelecimento de previsão e monitoramento dos fenômenos em foco, e de medidas inovadoras de mitigação, prevenção, adaptação e reabilitação. O programa do INCT-REAGEO/Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Reabilitação do Sistema Encosta-Planície: FASE II, foi estruturado de modo a contemplar pesquisas fundamentais e aplicadas, inovadoras, e afins ao melhor entendimento e controle dos mecanismos hidrológicos e mecânicos reguladores da estabilidade de encostas e das planícies fluviais e costeiras. Destaca-se o aprimoramento de metodologias apoiadas em Sistemas de Informação Geográficas (SIG) e aplicadas na construção das cartas de susceptibilidade e de riscos afins aos fenômenos naturais indicados no Projeto e o aprimoramento de tecnologias voltadas à reabilitação de áreas degradadas via revegetação e/ou intervenções geotécnicas apropriadas. Nas planícies costeiras destaca-se ainda o aprimoramento das técnicas de disposição de sedimentos dragados, controle de contaminação e construção em solos moles. Como extensão, busca-se também avaliar e contribuir no aprimoramento dos sistemas de alerta e alarme frente aos desastres naturais em foco, especialmente nas áreas urbanas onde se concentra grande parte da população. O projeto envolve a formação e qualificação de recursos humanos em níveis de doutorado, mestrado e iniciação científica, assim como em nível de pós-doutorado. Estimula-se a articulação e integração entre os Grupos de Pesquisas e a colaboração com Empresas e Órgãos Governamentais. Incluem-se ofertas de cursos de extensão e de publicações voltados à transferência de conhecimento e de tecnologias para grupos técnicos e material didático para a população em geral.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Nov 28 00:00:00 BRST 2016-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Wilma de Nazaré Baía Coelho

Ciências Humanas

Educação
  • a educação para as relações étnico-raciais no currículo brasileiro: uma análise a partir da base nacional comum curricular e dos currículos estaduais
  • O presente projeto, A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DOS CURRÍCULOS ESTADUAIS, analisará os encaminhamentos dados à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), nas propostas curriculares dos estados da federação, construídas a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante da conformação de novas bases curriculares, a pesquisa investigará os significados atribuídos à Diversidade e à Diferença nas propostas formuladas e como elas se desdobram em objetivos educacionais, competências e habilidades a serem desenvolvidas na Educação Básica. A emergência da BNCC permite um outro olhar sobre a ERER na Educação Básica, considerando os currículos construídos desde a sua implementação. Assim, a pesquisa parte dos seguintes questionamentos: Que espaços o currículo prescrito reserva para o trato das questões que afetam a sociabilidade adolescente e juvenil? Como os princípios de formação para cidadania e para o mundo do trabalho são incorporados pelas propostas curriculares que informam as práticas de professores, coordenadores e gestores escolares? Como a Educação para as Relações Étnico-Raciais é tratada nos documentos curriculares? Que princípios eles estabelecem para o trato da Diferença e da Diversidade? Metodologicamente, por meio da Análise de Conteúdo, a pesquisa se pautará na análise de três dimensões documentais: a primeira, será composta pela BNCC e documentos correlatos. A segunda, será constituída pelas propostas curriculares dos Estados; o terceiro, pela legislação educacional, compreendendo as diretrizes para a Educação Básica, em destaque para o Ensino Fundamental, anos finais e para a Formação Docente. Os documentos serão analisados a partir do conceito de Currículo, tal como ele é proposto por Ivor Goodson:um espaço de disputas e tensões entre diferentes concepções de formação e Diferença e Diversidade em Catherine Walsh.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wilmo Ernesto Francisco Junior

Outra

Divulgação Científica
  • independência e desenvolvimento sustentável: a necessidade da ciência e tecnologia para além de 200 anos
  • A divulgação científica vem ocupando cada vez mais um papel fundamental, não apenas por promover temas científicos, mas por fomentar reflexões sobre o papel da ciência e na sociedade. Particularmente em Alagoas, ações de divulgação da ciência são importantes, especialmente no interior, em que os índices sociais e educacionais são bem abaixo das médias nacionais e reverberam na formação científica da população. Assim, este projeto de divulgação científica pretende chamar a atenção de crianças, jovens e adultos do estado de Alagoas para o conhecimento dos fundamentos e aplicações científicas produzidas nestes 200 anos de Independência do Brasil, especialmente no que tange ao desenvolvimento de práticas para a sustentabilidade. Para isso, três grupos de atividades foram pensados: I) Evento de Comunicação Científica em Mídias Sociais; II) Exposições científicas e; III) Portas Abertas (exposição no Campus universitário). As lives, como são conhecidas as transmissões on-line via redes sociais, serão realizadas a partir de uma conversa com especialistas em temas diversos, podendo alcançar um público diferenciado e temas que por vezes são difíceis de serem explorados mediante outros meios. As exposições serão atividades para apresentação e manipulação pelos participantes de objetos e experimentos integrando formas diferenciadas, lúdicas e interativas que fomentem o lazer e a curiosidade científica. Serão realizadas nas cidades de Arapiraca (Shopping e Campus Universitário), com visitas escolares de municípios circunzinhos, diversificando-se o público atendido. Escolas de outros municípios vizinhos serão contactadas para a realização de atividades itinerantes como estratégia de manutenção do projeto a médio e longo prazo. Todas as atividades serão realizadas integradamente com estudantes universitários, especialmente de licenciatura, na condição de mediadores das ações. Dessa forma, espera-se solidificar o acesso à ciência em Alagoas.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Wilson da Silva Gomes

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • instituto nacional de ciência e tecnologia em democracia digital
  • INCT EM DEMOCRACIA DIGITAL E GOVERNO ELETRÔNICO – INCT-DD A democracia digital - ou o uso de ferramentas digitais para complementar, corrigir ou reforçar a democracia por meio de mais (e melhor) participação cidadã, transparência pública, governo aberto, deliberação pública etc. - é dos temas e fenômenos sociais mais importantes no início do século XXI. As iniciativas de e-democracia conduzidas ou patrocinadas pela sociedade, por governos e por organizações locais, nacionais e multilaterais, na forma de projetos ou de ações espontâneas, têm se multiplicado globalmente e em grande velocidade, renovando expectativas de revigoramento das instituições e processos que sustentam a democracia liberal. A importância intrínseca da democracia é reconhecida numa escala sem precedentes históricos no início deste milênio. No entanto, são crescentes os índices de apatia e desinteresse dos indivíduos nos assuntos públicos, como tem sido fartamente documentado pela literatura especializada. Mesmo os rompantes de participação, mormente na forma de protestos e manifestações de massa, são eventuais, sazonais e com baixa efetividade se considerarmos sua capacidade de influenciar os tomadores da decisão política formalmente constituídos. Neste quadro, as possibilidades conferidas por plataformas, aparelhos e ambientes de conexão digital, assim como os usos sociais que daí podem derivar, têm sido lidos mundo afora como uma nova onda de renovação da democracia, voltada para incrementar formas de governo e de governança mais transparentes e accountable, para promover participação política e engajamento cívico, e, consequentemente, para aumentar a legitimidade da própria democracia. O presente projeto propõe a criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital – INCT-DD, a ser estabelecido em forma de rede de grupos de pesquisa, com o intuito de: (i) estudar, de forma integrada, o estágio atual da e-democracia no Brasil e no mundo por meio da investigação científica e do monitoramento de iniciativas realizadas pelo Estado, por organizações da sociedade e por organismos multilaterais; (ii) articular a pesquisa e o desenvolvimento em e-democracia com o universo de demandas e de propostas provenientes dos três outros setores principais geralmente envolvidos nesses projetos: o Estado, a sociedade e suas organizações, os organismos e agências internacionais; (iii) formular e aplicar indicadores para avaliação e certificação de experiências de e-democracia. No bojo dessas ações, pretende-se, ainda, desenvolver soluções e projetos de e-democracia, contribuindo para a inovação tecnológica nesse campo. A aprovação do INCT em Democracia Digital produziria os seguintes efeitos: a) Dotaria o país de um centro de referência singular numa área extremamente importante, capaz de acompanhar e interagir com instituições congêneres que se vêm instituindo em todo o mundo. b) Ofereceria as condições para a consolidação de uma rede já existente e a sua expansão em bases consistentes, com a agregação de praticamente todos os grupos e laboratórios de pesquisa nacionais que atuam nas áreas temáticas do Instituto. c) Daria grande velocidade e sustentação à internacionalização da pesquisa e da produção intelectual nacional sobre democracia digital em condições duradouras, simétricas e sustentáveis. No conjunto, o INCT parte com 79 pesquisadores, sendo 48 pesquisadores da EQUIPE DO PROJETO e 31 estrangeiros na EQUIPE DE COLABORADORES, envolvendo 33 instituições, sendo 19 brasileiras e 24 estrangeiras. O INCT atuará em 7 grandes linhas na especialidade da democracia digital. 1) ePARTICIPAÇÃO Envolve diferente ações e mecanismos que habilitam e empoderam cidadãos para expressar opiniões e, potencialmente, para influenciar os processos de tomada de decisão e que ocorrem mediante tecnologias digitais. 2) eDELIBERAÇÃO & ESFERA PÚBLICA ONLINE A discussão ou a deliberação pública por meios eletrônicos, baseada em projetos ou em iniciativas espontâneas, tornou-se fenômeno indispensável para qualquer perspectiva de uso das comunicações digitais para produzir mais e melhor democracia. 3) GOVERNO ELETRÔNICO & PARLAMENTO DIGITAL Poderes e instituições do Estado, órgãos da administração pública, agências, partidos, corpos parlamentares são todos componentes do Estado moderno que tendem a empregar fortemente recursos, plataformas, ferramentas e projetos digitais para: a) melhorar o seu funcionamento interno, facilitar os procedimentos de prestação de contas e controle horizontal, incrementar os canais de interação com o cidadão. 4) TRANSPARÊNCIA DIGITAL & GOVERNO ABERTO A transparência digital é o emprego de tecnologias de informação digital baseadas na interconexão em larga escala para incrementar a transparência governamental ativa e passiva. Governos aberto em que dados e documentos estão à disposição da demanda proveniente do público, da sociedade civil ou das organizações inteligíveis e passível de serem auditados. 5) INTERNET E SOCIEDADE CIVIL & GRASSROOTS eDEMOCRACY Tendência a desenhar processos, ferramentas e recursos digitais que favoreçam o empoderamento e a mobilização das comunidades locais, das minorias, dos movimentos e organizações sociais, dos cidadãos comuns e avulsos. 6) POLÍTICA EM AMBIENTES DIGITAIS As múltiplas linhas de interação entre ambientes, recursos, ferramentas, práticas e até iniciativas baseadas em tecnologias digitais de comunicação são um fenômeno contemporâneo notável que vem sendo acompanhado desde os anos 1990. 7) CÓDIGOS E PRIVACIDADE & GOVERNANÇA DA INTERNET As tecnologias digitais e a comunicação em redes cibernéticas inserem novos elementos no cenário de disputas que guardam características ambivalentes. A governança da Internet diz respeito à administração técnica dos recursos nucleares da rede e ao controle das plataformas conectados às franjas da mesma (que se espalham por múltiplas jurisdições e estão sujeitos a regimes jurídicos variados).
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Nov 29 00:00:00 BRST 2016-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Wilson da Silva Gomes

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • política e governo em ambientes digitais na crise da democracia brasileira
  • Trata-se de projeto institucional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital – INCT.DD, rede coordenada de laboratórios e grupos de pesquisa constituído por 26 grupos de pesquisa de 20 instituições brasileiras, 23 centros internacionais de 23 instituições estrangeiras, 20 Programas de Pós-Graduação brasileiros nas áreas de Comunicação, Ciência Política, Administração, Direito, Ciência da Computação e Interdisciplinar, 51 professores-pesquisadores brasileiros, 36 professores-pesquisadores estrangeiros. O INCT.DD é o centro brasileiro de referência para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de governo, parlamento, democracia e política digitais. Para fins deste edital, o INCT congregou alguns subprojetos de pesquisa em rede sobre a política online e o governo digital em meio à crise da democracia brasileira, cujo objetivo é investigar o impacto e o alcance da digitalização da política e da transformação digital do governo na vida pública e na democracia. O mundo inteiro passa por processo de intensa transformação digital de todos os níveis, com consequências importantes para as bases da vida democrática e afetando dimensões importantes como pluralismo, tolerância, liberdades e o direito de acesso a informações corretas e justas para que se possa tomar decisões conscientes. As comunicações digitais são a mesmo tempo recursos e instrumentos para essas mudanças, de um lado, mas também meios, atores e estruturas que as condicionam de modo pró-democracia ou antidemocrático em um mundo digitalizado. Além disso, o nosso país passa ao mesmo tempo por uma intensa digitalização da vida política e do governo, ao mesmo tempo em que enfrenta enormes desafios aos fundamentos democráticos da sociedade em decorrência do avanço da intolerância, da falsificação desenfreada de informações, da polarização política, dos discursos de ódio, das ecologias midiáticas digitais voltados para manipulação e enganos. Disso se ocupa especificamente esta proposta
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Mar 28 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wilson Negrão Macêdo

Engenharias

Engenharia de Energia
  • microrrede de distribuição híbrida cc-ca suprida por energia solar fotovoltaica
  • Para aumentar a penetração da geração distribuída renovável e absorver os impactos causados pela expansão dos veículos elétricos, microrredes que podem operar isoladas ou conectadas à rede elétrica principal vem sendo aplicadas. Essas microrredes podem ser de corrente contínua (c.c.), corrente alternada (c.a.) ou híbrida (c.c.-c.a.). Esta última reduz o número de estágios de conversão geralmente necessários em microrredes c.a. ou c.c. individuais, permitindo a inserção de fontes e cargas variáveis em c.c. e c.a. simultaneamente, buscando sistemas de distribuição de energia mais eficientes e com maior capacidade de atender às cargas. O objetivo desta proposta é a avaliação experimental da integração das microrredes em corrente contínua e alternada por meio da implantação de conversores c.c.-c.a. bidirecionais, possibilitando a troca de energia entre as redes e a utilização de diferentes modos operacionais associados, permitindo a avaliação dos impactos provenientes desta integração. Para atingir este objetivo, propõe-se uma Casa Modelo (com produção e consumo de energia elétrica c.c. e c.a.), que estará conectada diretamente às microrredes c.c. e c.a. já construídas e operando no laboratório do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas da Universidade Federal do Pará. Esta casa será instalada e monitorada com cargas c.c. e c.a., de modo a comparar a eficiência de cada tipo de sistema. Além disso, este projeto prevê estudar experimentalmente o comportamento de diversos tipos de cargas operando em uma microrrede c.c., comparando os resultados com cargas similares operando em corrente alternada. Os estudos provenientes deste projeto de pesquisa permitirão um maior entendimento de aspectos funcionais de microrredes de distribuição híbrida, no que diz respeito à integração de diferentes tipos de cargas e fontes, provendo dados experimentais e experiência prática fundamental para o desenvolvimento deste tipo de aplicação no país.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wilson Savino

Ciências Biológicas

Imunologia
  • neuroimmunomodulação
  • O desenvolvimento do conhecimento científico sobre a fisiologia de sistemas complexos, e que funcionam de forma integrada, necessita de uma abordagem plural, tantos em termos conceituais quanto metodológicos. Nesse sentido, o entendimento integrado sobre os mecanismos celulares e moleculares de uma ampla variedade de doenças, será significativamente aumentado com projetos multicêntricos e translacionais, os quais favorecem melhor compreensão de mecanismos biológicos, e consequente aprimoramento de abordagens em saúde pública, seja em termos de prevenção, diagnóstico, prognóstico e/ou terapêutica. Ainda, redes de pesquisa multicêntricas contribuem para formação de recursos humanos de qualidade, propagadores de conhecimento e articuladores de ações em ciência, tecnologia e inovação. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em NeuroImunoModulação (INCT-NIM) se insere no Programa de INCT, integrando o conhecimento nas áreas de Imunologia, Endocrinologia, Metabolismo e Neurociência, tanto em condições fisiológicas, quanto patológicas. Sediado no Instituto Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro), o INCT-NIM, compreende 15 Grupos de Pesquisa, distribuídos em 11 Instituições, localizadas em 10 Estados da Federação, abrangendo todas as regiões geográficas do País. Além disso, será internacionalizado através de cooperação Sul-Sul e Norte-Sul, assegurada com vários países. O Objetivo do INCT-NIM é estabelecer rede de pesquisa e formação de recursos humanos, baseando-se em visão holística sobre mecanismos celulares e moleculares relativos à fisiologia das interações neuroimunendócrinas e respectivos desvios patológicos que possam ocorrer em agravos decorrentes de agentes infecciosos, de alterações metabólicas e de comprometimento neural. Para alcançar tal objetivo, o INCT-NIM funcionará segundo uma matriz tridimensional, constituída de um eixo temático, um eixo de parâmetros de estudo e um eixo de sustentabilidade. Quatro grandes temas serão objetos de estudo: fisiologia das interações neuroimunoendócrinas; neuroimunomodulação em doenças infecciosas; neuroimunomodulação em doenças metabólicas e neuroimunomodulação em doenças do neurodesenvolvimento e neurodegenerativas. No que diz respeito à fisiologia de interações neuroimunendócrinas, abordaremos estudos sobre inervação de órgãos linfoides e respectivo impacto sobre a fisiologia destes órgãos. Interações tipicamente encontradas no sistema nervoso central, tais como aquelas mediadas por neuropilinas e semaforinas, também serão analisadas no sistema imune. Reciprocamente estudaremos a expressão e função de citocinas no sistema nervoso, usando modelo de desenvolvimento de células da retina, assim como o efeito de citocinas sobre estruturas encefálicas, notadamente o hipotálamo. Nestes modelos, analisaremos aspectos relacionados a controle de expressão gênica, sinalização celular e respostas biológicas celulares (proliferação, morte, diferenciação e migração). Os estudos sobre NIM em doenças infecciosas serão desenvolvidos em uma série de agravos: doença de Chagas, malária, hanseníase, e ainda as alterações de sistema nervoso decorrentes de infecções por HIV e HTLV-1. Estudaremos ainda a NIM em doenças metabólicas de grande importância em saúde pública, incluindo obesidade, diabetes tipo 1, e também o envelhecimento. Por fim, serão estudadas doenças típicas do sistema nervoso, tais como autismo (exemplo de doença de neurodesenvolvimento) e esclerose múltipla (doença neurodegenerativa), além de doenças psiquiátricas, o transtorno bipolar do tipo 1 e esquizofrenia. Nestes diversos agravos estudaremos os parâmetros moleculares e celulares descritos acima. Além disso, realizaremos estudos sobre mecanismos de neuroinflamação e distúrbios de cognição. Por fim, pretendemos desenhar, identificar e caracterizar, em modelos específicos de doença, biomarcadores, que possam ter valor diagnóstico, prognóstico e/ou terapêutico. O estabelecimento de circuitos dinâmicos na rede do INCT-NIM permitirá ampliar a garantia, a segurança da transmissão de grandes massas de dados. Nesse sentido, estudos oriundos dos diferentes subprojetos serão submetidos a uma metanálise que permitirá integrar a totalidade do conhecimento gerado. A evolução desses estudos terá como pilares de sustentabilidade a existência de modelos experimentais in vivo, coortes de pacientes, análises ex-vivo e in vitro a partir de amostras biológicas de modelos animais e de pacientes, além de modelagem molecular in silico. Como entregas para a sociedade, decorrente dos estudos desenvolvidos no âmbito do INCT-NIM, haverá sem dúvida uma produção científica de qualidade (artigos científicos e um livro sobre neuroimunomodulação na saúde e na doença), e ainda a geração de produtos de uso potencial em pesquisa clínica (seja para fins de diagnóstico, prognóstico e/ou terapêutico). Não menos importante será a formação de recursos humanos de alta qualificação, em níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de uma série de ações visando informar o grande público; uma delas a geração e manutenção de página web. Para melhor cumprir estas atividades de divulgação, contaremos com uma plataforma de informação e comunicação, que incluirá a produção de manutenção de website e presença em mídias sociais, assim como a realização de filmes e programas de televisão. A gestão do INCT-NIM será garantida por uma plataforma de gestão, que englobará a coordenação e secretaria executiva do INCT, o comitê gestor, e comitê assessor internacional. Por fim, cumpre salientar que, seguindo a filosofia de trabalho em rede, a natureza interdisciplinar e translacional do INCT-NIM naturalmente conduzirá ao estabelecimento de novas interações com os INCT, por exemplo nas áreas de neurociência, imunologia, endocrinologia, doenças infecciosas, e bioinformática, entre outras.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Wed Nov 23 00:00:00 BRST 2016-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024