Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Jaques Waisberg

Ciências da Saúde

Medicina
  • identificação e implicações prognósticas de um painel de células-tronco de câncer em pacientes com carcinoma colorretal.
  • Racional: Apesar dos avanços na cirurgia curativa e na terapia neoadjuvante e adjuvante do carcinoma colorretal (CCR), a taxa de sobrevivência de 5 anos ainda é precária. As células-tronco de câncer (CsTC) são as células que têm a capacidade de manter a carcinogênese por meio da autorrenovação de progênies diferenciadas e não tumorigênicas. Uma causa amplamente aceita para a recidiva do CCR é o fracasso das terapias atuais para erradicar subpopulações de CsTC dentro de um tumor. Evidências crescentes sugerem que uma população dessas células tumorais é a responsável pela progressão do tumor, recidiva, metástases e resistência terapêutica. Portanto, a identificação de CsTC é crucial na busca de alvos terapêuticos e marcadores de prognóstico úteis para o CCR. Procuraremos definir qual combinação de marcadores é a melhor para identificar as CsTC e qual combinação desses marcadores melhor reflete o prognóstico clínico dos doentes, pois essas questões ainda permanecem em aberto. Objetivos: Avaliar marcadores para a identificação das CsTC no carcinoma colorretal (ALDH1, CD24, CD44, CD133, CD166, EPCAM, LGR5, NANOG e SOX-2) e suas implicações prognósticas. Método: Serão estudados 380 doentes adultos, com CCR operado com intenção curativa há mais de 5 anos. A partir de cada bloco de parafina do tumor serão retiradas amostras da área neoplásica e não neoplásica (controle) e serão confeccionadas lâminas para o estudo imuno-histoquímico dos níveis de marcadores e obtidas amostras de tecido para a análise da expressão dos genes codificadores das proteínas marcadoras da CsTC. Os resultados da expressão gênica e da reação imuno-histoquímica serão comparados com as variáveis clinicopatológicas dos pacientes operados: recidiva, intervalo livre de recidiva e a sobrevivência geral e atuarial. A quantidade amostral foi definida com base no Teorema do Limite Central e na Leis dos Grandes Números. Esse tamanho amostral (380 sujeitos) garante que as análise estatísticas serão fidedignas.
  • Faculdade de Medicina do ABC - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jarderlany Sousa Nunes

Outra

Multidisciplinar
  • i feira de ciências do ifsertãope campus ouricuri: o sertão faz ciência
  • Este projeto prevê a realização de uma Feira de Ciências para a interação com escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio do município de Ouricuri - PE. Envolvendo professores de diversas áreas do IFSertaoPE campus Ouricuri, e professores da rede pública e privada da cidade. Buscando levar, assim, a ciência para perto dos alunos do sertão pernambucano, região onde o acesso à ciência e tecnologia é dificultado pelas características sociais e econômicas. As ações previstas irão ocorrer no ano de 2022, iniciando com o planejamento e construção de um plano de trabalho juntamente com a secretaria de educação do município, e seguirá com palestras, minicursos e oficinas de preparação, para a melhor execução dos trabalhos científicos que serão apresentados na feira. Ocorrerá também a implantação de viveiros didáticos que servirão como base para ensino de ciências naturais especialmente biologia e química. A feira de ciência acontecerá no mês de outubro com a apresentação dos trabalhos científicos dos alunos e premiação dos 3 (três) melhores em cada modalidade.
  • Instituto Federal do Sertão Pernambucano - PE - Brasil
  • Fri Dec 17 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Jarlei Fiamoncini

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • abordagem multiômica para a avaliação das respostas metabólicas e inflamatórias pós-prandiais em mulheres na menopausa e pós-menopausa
  • A partir da quinta década de vida as mulheres passam pela menopausa, processo caracterizado pela redução brusca da produção de estrogênio. As mudanças hormonais resultam em alterações do metabolismo, que associadas a um processo de inflamação crônica podem ter impactos na saúde cardiometabólica. Uma refeição hipercalórica resulta em alterações na concentração plasmática de metabólitos e moléculas sinalizadoras, bem como na indução de uma resposta inflamatória transitória. Apesar desta resposta ser conhecida, pouco se sabe sobre sua cinética, regulação e implicações na saúde cardiometabólica. A aplicação de um desafio dietético (avaliação das respostas fisiológicas à ingestão de uma refeição) combinados com a análise multiômica de amostras coletadas no período pós-prandial tem se tornado uma ferramenta útil para investigação do metabolismo. O objetivo dessa proposta é avaliar as respostas metabólicas e inflamatórias pós-prandiais por meio de uma abordagem multiômica em mulheres na menopausa e pós-menopausa, identificando arquétipos de respostas que permitam identificar metabotipos. A hipótese a ser testada é que a alteração da concentração plasmática de metabólitos esteja relacionada com a inflamação pós-prandial e o desenvolvimento de doenças crônicas nos diferentes metabotipos. Serão avaliadas alterações do lipidoma e metaboloma do plasma e de leucócitos amostrados em diferentes intervalos de tempo durante 7 horas após a ingestão de uma refeição. Serão realizadas análises da composição corporal e da dieta, bem como a determinação da composição da microbiota fecal como parte da estratégia de fenotipagem das voluntárias. Estes dados serão comparados com o desenvolvimento da resposta inflamatória pós-prandial de cada voluntária em um estudo inédito, com potencial para contribuir com a descoberta de marcadores envolvidos no desenvolvimento de doenças crônicas.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jayme Luiz Szwarcfiter

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • combinatória computacional: desenvolvimento de algoritmos
  • Este projeto abrange um conjunto de subprojetos que possuem em comum, a sua natureza algorítmica, bem como a busca pela eficiência. Além disso, todos eles se referem a problemas envolvendo a Combinatória Computacional. A área de Combinatória Computacional é bastante ampla, e envolve problemas de interesse para diversas outras áreas da Computação, e mesmo áreas correlatas, como a Matemática e a Engenharia Elétrica. Os problemas considerados podem envolver aspectos teóricos, mas o objetivo sempre presente e comum a todos é o de formular algoritmos eficientes que os resolvam, ou então, mostrar que tais algoritmos poderiam não existir. Neste sentido, o projeto se compõe de problemas de estruturas de dados, e grafos de diferentes classes. Os algoritmos que constituem o objeto da pesquisa do projeto são de natureza determinística ou randomizada.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Jean Carlos Cardozo da Silva

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • sistema fotônico para monitoração de transformadores elétricos de potência
  • Comutador de Derivação em Carga - CDC é um componente eletromecânico crítico utilizado em transformadores interligadores para regulação e controle de tensão no sistema elétrico de potência. Estudos recentes de taxas de falhas em transformadores de grande porte no território nacional, realizados pelo Grupo de Trabalho GT-02 do Cigré Brasil, indicam taxa de falha média igual a 0,87 % ao ano, dentre estas 14,3% são devidas ao CDC, sendo que algumas falhas ocasionam a perda do transformador com prejuízo estimado na ordem de dezenas de milhões de reais às empresas do setor elétrico. Vale ressaltar que este é um custo médio estimado para aquisição de novos transformadores de grande porte para substituição do ativo após a falha do CDC. Não são considerados custos com logística, tempo de indisponibilidade, perdas de receita por parcela variável, multas e mão de obra para montagem e comissionamento. Este projeto de pesquisa, com relação à inovação científica e tecnológica, terá como produto um sistema fotônico integrando técnicas avançadas de reconhecimento de padrões para monitoração interna e direta nos contatos de comutadores de derivações em carga, além do monitoramento contínuo do nível de gases no meio isolante. A proposta envolve o desenvolvimento de um sistema sensor baseado em tecnologia de redes de Bragg em fibra ótica (FBG) embebida em material compósito, posicionado diretamente sobre os contatos do CDC e de sensores do tipo Lossy Mode Resonance para detecção de gases no óleo isolante. A originalidade encontra-se na metodologia proposta e no desenvolvimento de um novo elemento sensor. Este tipo de sensor atenderá aos requisitos de isolação galvânica e compatibilidade química, permitindo a instalação junto aos contatos do CDC, possibilitando uma medição no ponto de interesse, reduzindo atenuações e interferências que existem em outros métodos descritos na literatura.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jean Carlos Natividade

Ciências Humanas

Psicologia
  • adaptação do dyadic coping inventory para o contexto brasileiro: testes de modelos estruturais e relações com outras variáveis
  • O coping diádico diz respeito a maneira como os membros de um casal, ou o casal em conjunto, utilizam seus recursos para enfrentar situações estressantes. O tipo de estratégia de coping adotada pode desencadear importantes impactos na vida dos indivíduos e nos seus relacionamentos. Conhecer as estratégias de coping preponderantes dos casais pode contribuir para predizer maneiras mais ajustadas de lidar com situações estressantes. Na literatura da área, um instrumento tem se destacado para aferir o coping diádico: o Dyadic Coping Inventory (DCI). O objetivo deste estudo será adaptar o DCI para o contexto brasileiro e buscar suas evidências de validade baseadas na estrutura do construto e relações com outras variáveis. Primeiramente, serão realizados procedimentos de tradução do DCI. Após esses procedimentos, o instrumento será aplicado em adultos envolvidos em relacionamento amoroso. Em busca de evidências de validade baseadas na estrutura interna do DCI, serão realizadas análises fatoriais confirmatórias em que se buscará verificar: (1) o ajuste dos dados ao modelo estrutural do instrumento original, (2) a invariância fatorial entre homens e mulheres. Também se buscará caracterizar indicadores de fidedignidade para o instrumento. A fim de investigar evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis, serão testadas relações do DCI com variáveis teoricamente relacionadas (e.g., satisfação com o relacionamento amoroso, níveis de amor, estilos de resolução de conflito e percepção de investimento do parceiro amoroso). Espera-se obter uma versão adequada do instrumento para ser usada no contexto brasileiro. O DCI poderá ser utilizado no processo de avaliação psicológica nos mais variados contextos, por exemplo, em pesquisas, na clínica psicológica, em situações de terapia de casal e família.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Apr 20 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jean Louis Valentin

Ciências Biológicas

Ecologia
  • a baia de guanabara sob uma perspectiva sócio-ambiental de longa duração
  • A presente proposta visa dar continuidade às pesquisas realizadas na Baia de Guanabara no âmbito do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração. São conhecidos de longa data os problemas ambientais que este ecossistema vem sofrendo ao longo dos anos. Sabe-se, pelos estudos fragmentados da biota das ultimas décadas e pelos primeiros resultados obtidos pelo edital PELD anterior, que ocorrem alterações significativas da qualidade das suas águas e substratos, com perda de biodiversidade, aumento da eutrofisação, alterações das comunidades planctônicas e bentônicas, diminuição dos estoques pesqueiros. Uma resposta à pergunta “o programa de despoluição da Baía de Guanabara poderá contribuir a uma melhoria desse ecossistema?” exige um monitoramento contínuo e de longa duração das suas variáveis bióticas e abióticas. A proposta tem como meta principal monitorar durante a próxima década o comportamento das variáveis chaves do ecossistema, suas comunidades planctônicas, bentônicas e nectônicas, sua biodiversidade, produção e capacidade de renovação e recuperação em decorrência do Programa de Despoluição. Os aspectos sócio-econômicos foram introduzidos na presente proposta visando o levantamento de indicadores socioeconômicos da baía e sua articulação com os conflitos socioambientais. Será ampliado, com isso, o acervo de dados e informações que está atualmente em fase de armazenamento em um banco de dados e metadados, com transferência para disponibilização publica no Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiB-Br) do MCTI. Paralelamente esses dados estão contribuindo para a elaboração de modelos ecológicos de simulação e previsão, fornecendo uma ferramenta objetiva aos órgãos responsáveis do meio ambiente para formular uma política eficaz de gerenciamento. O envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação no projeto e a interação com os demais PELD aquáticos do Brasil estão dando uma abrangência nacional e acadêmica a esta proposta de continuidade.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Sat Dec 12 00:00:00 BRT 2020-Tue Dec 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Jean Mary Facchini

Ciências Humanas

Filosofia
  • vi febic - feira brasileira de iniciação científica
  • A Febic, em sua sexta edição, é uma promoção do IBIC – Instituto Brasileiro de Iniciação Científica, e tem como missão promover, divulgar e desenvolver continuamente, ambientes favoráveis à alfabetização e iniciação científica, a pesquisa, a inovação, a educação e cultura voltadas, sobretudo, à promoção do desenvolvimento social, educacional e econômico de forma sustentável. A Febic tem como objetivos incentivar o interesse pela pesquisa científica, fomentando a leitura, a escrita e a oralidade, promovendo a criatividade, o espírito inovador, o uso de novas tecnologias, o comportamento sustentável e o conhecimento, por meio da alfabetização, iniciação e divulgação científica. Promover a interdisciplinaridade e a transversalidade de conhecimentos, estimular a produção científica como forma de promoção do desenvolvimento ambiental, técnico, científico e social, por meio da solução de problemas inerentes a engenharias, ciências sociais, humanas, biológicas, da saúde, ambientais, exatas e da terra, incentivando a criatividade, a cultura, a arte e a responsabilidade social. A VI Febic tem como meta apresentar à comunidade aproximadamente 250 projetos oriundos principalmente de escolas públicas de Jaraguá do Sul e região, de diversas cidades do Estado de Santa Catarina e de no mínimo 15 Unidades Federativas do Brasil, com projetos divididos em três modalidades: Iniciação e Alfabetização Científica; Educação Matemática e Trabalhos de Ensino/Aprendizagem, atendendo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduações. A Febic é um espaço para estudantes/pesquisadores apresentarem ideias criativas e inovadoras na forma de projetos científicos, onde possam experimentar o fazer ciências; um ambiente de integração e troca de experiências; uma ferramenta de promoção da cultura científica, da experimentação, do empreendedorismo, da disseminação e da popularização do conhecimento, instigando a criatividade, a inovação e o uso de novas tecnologias; um espaço/tempo que incentiva as habilidades do aluno, do professor e da escola no campo da pesquisa e das ciências; uma oportunidade para desenvolver a curiosidade científica em sua dimensão histórica, social e cultural, considerando os questionamentos que nascem das experiências e práticas pedagógicas; uma forma de socializar e integrar os diversos conhecimentos e habilidades dos temas transversais. O principal objetivo de um trabalho científico é comunicar uma observação ou uma ideia a um grupo de indivíduos potencialmente interessados. Esses indivíduos podem então fazer uso da observação, ou fazer avançar a ideia mediante as suas próprias observações (SEVERINO, 2013). O trabalho científico consiste de informação científica organizada segundo padrões específicos, com o objetivo de facilitar a sua compreensão. Distingue-se dos conhecimentos popular, religioso e filosófico por ser resultante de uma série de procedimentos sistematizados que constituem a metodologia da pesquisa (GONÇALVES et al., 2008). A Febic vem ao encontro destes conceitos, pois estimula a realização e execução de projetos científicos, bem como fomenta a divulgação e socialização dos resultados, que são transmitidos de forma que a população em geral a compreenda, mesmo quando não tem acesso a publicações científicas ou ao entendimento das literaturas mais específicas. É fato que o tempo de escolaridade muitas vezes é insuficiente para que o estudante consiga ir além dos conhecimentos escolares básicos. Muitos dos problemas surgidos em razão disso podem ser resolvidos por meio de projetos que o aluno irá realizar individualmente ou em grupo (DEMO, 2011). Segundo Ormastroni (1998), a realização de eventos que fomentam o conhecimento científico, como feiras científicas, a participação em congressos, concursos, olimpíadas, vem servindo de estímulo para o desenvolvimento desses trabalhos e podem ser instrumentos eficientes para complementar o aprendizado escolar. A escassez destes eventos deixa uma lacuna tanto no planejamento didático-pedagógico do professor/pesquisador quanto do aluno/pesquisador que, desta forma, não conta com um importante recurso para o seu desenvolvimento científico. Assim, a Febic se propõe a preencher este importante espaço, colaborando para o constante crescimento da ciência e fomentando a iniciação científica. Os resultados alcançados durante os trabalhos de iniciação científica desvendam muitas atributos do aluno, permitindo um novo olhar, evidenciando suas potencialidades. Além disso, esses eventos são uma forma de socializar e integrar os diversos conhecimentos e habilidades, almejadas nos objetivos pedagógicos e na transversalidade didática. A VI Febic continuará a ter como meta aumentar a participação feminina entre seus expositores e distribuir no mínimo 30% das vagas para projetos desenvolvidos por integrantes do sexo feminino, dando ênfase para as áreas de ciências Exatas e Engenharias.
  • Instituto Brasileiro de Iniciação Científica - SC - Brasil
  • Sun Jan 03 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Jean Rodrigo Garcia

Engenharias

Engenharia Civil
  • comportamento de sapatas com estaca assentes em solo tropical melhorado com cimento
  • No Brasil, a presença frequente de solos tropicais com comportamento colapsível, tem levado o meio técnico ao uso indiscriminado de fundações profundas. Entretanto, sabe-se que não só a magnitude do recalque por colapso dos solos varia como também a possibilidade da sua ocorrência. Não obstante, o efeito da sucção matricial nesse tipo de solo aumenta ainda mais as dúvidas em relação ao comportamento de fundações assentes em solos com essas características. Nesse sentido, este projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar o comportamento de sistemas mistos de fundações, compostos por sapata com estaca curta, assentes em solo tropical de Uberlândia/MG/BR. Nessa região, o subsolo é composto predominantemente por areia silto-argilosas. Para tanto serão executadas três estacas (d=250 mm e L=6 m), duas sapatas circulares (D=1m e 20 cm de altura) e um bloco de coroamento. Um dos sistemas mistos (sapata com estaca) será executado sobre a camada de solo natural e o outro será apoiado em uma camada reforçada de solo-cimento, além de uma estaca isolada com bloco de coroamento. Estas fundações serão ensaiadas à compressão axial por meio de provas de carga estática e lenta (SML) nas condições, natural e inundada. Todas as estacas serão instrumentadas em profundidade com extensômetros posicionados no topo, centro e ponta, com a finalidade de avaliar a distribuição das cargas entre estacas e as sapatas, assim como a transferência de carga axial e atrito em profundidade. Ademais, este projeto de pesquisa busca um avanço no estudo do comportamento de sapatas com estaca em solo tropical, de modo que se alcance de forma segura, uma melhoria da viabilidade técnica e econômica, levando em consideração os aspectos inerentes do emprego de fundações em solos tropicais.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jeann Leal de Araújo

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • investigação da doença da dilatação proventricular (pdd) e do bornavirus dos psittaciformes (pabvs) em psitacídeos oriundos do tráfico de animais silvestres no estado da paraíba
  • Bornavirus dos psitacídeos (PaBVs) são vírus RNA envelopados, não segmentados, de fita simples e sentido negativo da família Bornaviridae e agentes causadores da doença da dilatação proventricular (PDD), uma doença letal de psitacídeos mantidos em cativeiro que ocorre no mundo todo, afetando inclusive espécies ameaçadas de extinção. A evidência da ocorrencia da doença no Brasil é recente, apesar dos poucos trabalhos publicados. O status da ocorrencia da enfermidade ainda permanece obscuro em grande parte do país. O Nordeste do Brasil é uma importante rota usada pelo tráfico de animais selvagens e os centros de triagem de animais selvagens (CETAS) são a destinação de centenas de animais confiscados do tráfico todos os anos. Até o momento, nenhum estudo avaliou a presença de PaBVs e PDD em psitacídeos recebidos por CETAS do Nordeste e o status dessa doença importante permanece desconhecido na região. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo investigar a presença de PaBVs em amostras de psitacídeos apreendidos do tráfico de animais silvestres e encaminhados ao CETAS localizado no Estado da Paraíba. Para tanto, amostras de swabs cloacais e de orofaringe serão coletadas de até 100 psitacídeos psitacídeos incluindo araras-canindé (Ara Ararauna), araras-piranga (Ara macao), papagaios-verdadeiro (Amazona aestiva) entre outras espécies que sejam confiscadas pelos orgãos ambientais compententes. As amostras clínicas serão submetidas à deteção do PaBVs por meio de tecnicas moleculares (RT-PCR e sequenciamento genetico) realizados nos laboratorios de Ecopatologia de Aves da FMVZ-USP e Laboratorio de doenças das aves na UFMG. Necropsias de todas as aves que vierem a óbito serão realizadas e submetidas a avaliação histopatológica. Adicionalmente, amostras selecionadas serão submetidas a técnica de imunohistoquímica (IHQ) na Texas A&M University (TAMU).
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jeferson Aparecido Moreto

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • novas estratégias de biofuncionalização da superfície da liga ti-6al-4v com filmes finos de nbxoy e nanopartículas de nióbio contendo exossomos para aplicações biomédicas
  • Este trabalho tem como objetivo geral propor uma pesquisa aplicada e inovadora para o desenvolvimento de filmes finos de NbxOy/nanopartículas à base de nióbio com e sem exossomos sobre a superfície da liga Ti-6Al-4V com grandes perspectivas de utilização na área biomédica. Os filmes finos de NbxOy serão depositados sobre amostras da liga de Ti-6Al-4V através da técnica de pulverização catódica reativa e sua efetividade será comparada com um sistema nanoparticulado à base de nióbio obtido através da técnica de precipitação. Os sistemas funcionalizados serão caracterizados estruturalmente e morfologicamente via SEM/EDX, TEM, AFM, XRD, FTIR, XPS e espectroscopia Raman. Medidas de ângulo de contato serão efetuadas com o intuito de avaliar a hidrofobicidade das estruturas depositadas. Ensaios eletroquímicos globais serão realizados em amostras com e sem revestimento à temperatura de 37 °C em solução de Hank. Os testes eletroquímicos localizados serão realizados em solução de 0,01 mol L-1 NaF em pH 2. Ademais, a liga Ti-6Al-4V e o material funcionalizado ((Ti-6Al-4V/ NbxOy and Ti-6Al-4V/ NbxOy-Exo) serão testados quanto a sua biofuncionalidade, considerando a citotoxicidade, proliferação e viabilidade celular com a linhagem celular VERO-CCL-81, viabilidade celular, síntese de colágeno I e adesão utilizando células MC3T3-E1 e influência do revestimento na expressão de interleucinas em células mesenquimais de sangue periférico (CMSP). Ao término deste projeto de pesquisa, espera-se colaborar com o desenvolvimento, a modificação e a aplicação de materiais para a solução de diversos problemas relacionados à área de biociências e ciência de materiais, produzindo tecnologia aplicada nas áreas regional e nacional. De forma particular, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão dos fenômenos de corrosão localizada e global da liga Ti-6Al-4V funcionalizada com aplicação na área odontológica.
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jeferson Ferreira da Fonseca

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • hormonioterapia, bem-estar animal e eficiência reprodutiva em caprinos
  • O projeto aplica princípios clean, green and ethical aplicados à experimentação animal associados à crescente exigência de saudabilidade de produtos de origem animal. Mesmo com estacionalidade reprodutiva (ER; primavera), há crescimento folicular contínuo. O decréscimo de LH com o aumento do fotoperíodo é decisivo para a reprodução natural (RN) em caprinos. Assim, o estro é induzido na primavera, preferencialmente e indiscriminadamente (inclusive na RN), por coquetéis hormonais (IECH) com esponjas vaginais com análogos de P4 (desconforto animal, carência de 60 dias e problemas cardiovasculares em humanos), eCG (produzido sob condições questionáveis de bem-estar animal) e cloprostenol (sem carência). A sincronização de estro durante o outono (cloprostenol) e indução de estro por controle de fotoperíodo seguido de aplicações de cloprostenol na primavera são alternativas viáveis ao coquetel hormonal. Dependentes de progesterona (P4) luteal em toda gestação, talvez em função da ER, níveis adequados de LH não sejam alcançados após a IECH, além de facilitar a regressão luteal precoce (RLP) durante a RN comprometendo gestação e recuperação de embriões. No macho, a baixa estacional de LH está associada às baixas libido e características seminais. A hCG (extraída da urina de mulheres) e com atividade predominante de LH é capaz de reverter os efeitos deletérios da ER em cabras acíclicas e da RLP em cabras cíclicas e em doadoras de embriões, não tendo sido testada em bodes. Hipóteses: (1) a administração de hCG altera parâmetros morfológicos gonadais, endócrinos, expressão gênica em embriões elevando a eficiência reprodutiva de bodes e cabras em diferentes estações do ano podendo suportar programas de inseminação artificial, acasalamento natural intensivo e transferência de embriões; (2) uso de técnicas associadas à fisiologia caprina diminuem uso de hormônios não éticos e não saudáveis, suas administrações, desconforto animal e necessidade de carência de produtos caprinos.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - CE - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jeferson Morais da Costa

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • conectando ideias: a ciência e tecnologia como forças indutoras do desenvolvimento de ambientes de inovação no tocantins
  • Vide Projeto anexo
  • Universidade Estadual do Tocantins - TO - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Jeferson Prietsch Machado

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • análise da instabilidade baroclínica e dos storm tracks no atlântico sudoeste: climatologia e projeções futuras
  • As condições de tempo e clima ao redor de todo o globo são fortemente influenciadas pela atuação de sistemas de escala sinótica tais como os ciclones extratropicais. Sob esse ponto de vista, torna-se importante a realização de estudos relativos ao seu processo de ciclogênese, abrangendo desde os principais mecanismos responsáveis pela sua formação como a instabilidade baroclínica, até a climatologia associada às regiões preferenciais de formação denominadas de storm tracks. Além disso, torna-se bastante relevante a resposta desta atividade baroclínica em cenários de mudanças climáticas. É importante destacar que as regiões preferenciais de formação e atuação dos ciclones extratropicais ocorrem na região do Atlântico Sudoeste. Este setor do Atlântico envolve uma das regiões oceânicas mais energéticas do planeta, a Confluência Brasil-Malvinas (CBM). Mudanças na temperatura do ar e da TSM podem alterar o posicionamento da separação da CBM e, consequentemente alterar a região preferencial de atuação dos ciclones extratropicais. Diante do exposto, este projeto realizará um estudo climatológico da instabilidade baroclínica e dos storm tracks para o setor do Atlântico Sudoeste e analisar o comportamento sazonal desta atividade baroclínica em cenários de aquecimento global, a partir do Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (BESM) e de modelos que integram o CMIP6, a partir de uma abordagem Euleriana. Para determinar a instabilidade baroclínica, será utilizado método Eady Growth Rate, que determina o potencial da atmosfera, em função do cisalhamento do vento. As análises dos storm tracks serão a partir dos cálculos do fluxo meridional de calor, transporte horizontal de momento e energia cinética. A determinação da atividade barocliníca em cenários futuros seguirá os Representative Concentration Pathways (RCPs) para o modelo BESM e os Shared Socioeconomic Pathways (SSPs) para os modelos pertencentes ao CMIP6.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jéfferson Augusto Colombo

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • investidores brasileiros de criptoativos: características, aspectos comportamentais e percepção de riscos e oportunidades
  • Criptoativos representam uma classe de ativos emergente e têm ganhado atenção crescente daqueles que buscam investimentos alternativos no Brasil. No entanto, pouco se sabe sobre as características desses investidores, em especial seu nível de conhecimento, tolerância a risco, e fatores que os repelem e os atraem a esse ecossistema. Este projeto de pesquisa busca suprir essa lacuna ao elaborar, validar e aplicar questionários proprietários (questionários controle e não-controle) que visam mapear o perfil do investidor brasileiro de criptoativos. Para reduzir o viés de seleção dos respondentes, propõe-se o envio dos questionários através de escritórios de agentes autônomos parceiros do projeto, cuja base de clientes é um misto de investidores que possuem e investidores que não possuem criptoativos em carteira. Com isso, é possível comparar as características e percepções quanto a criptoativos entre esses dois grupos, ao mesmo tempo em que se reduz a heterogeneidade dos potenciais respondentes (todos são investidores). Além disso, para testar hipóteses de finanças comportamentais ligadas social learning ainda não exploradas no mundo cripto, propõe-se a aleatorização de informações relevantes sobre criptoativos que podem afetar a percepção de riscos e oportunidades e a propensão a investidor dos respondentes, em especial aqueles com pouco conhecimento sobre criptoativos. Finalmente, para entender como tais características e percepções evoluem no tempo, propõe-se a aplicação dos questionários anualmente, buscando trazer o mais amplo e fidedigno retrato do investidor brasileiro de criptoativos.
  • Fundação Getúlio Vargas - RJ - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jefferson Cardia Simões

Outra

Ciências Ambientais
  • instituto nacional de ciência e tecnologia da criosfera
  • Este projeto propõe a continuidade do primeiro programa nacional de pesquisa da criosfera (a massa de neve e gelo da Terra). O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera) integra oito laboratórios associados dedicados ao estudos da variabilidade de diferentes componentes da massa de gelo planetária (gelo marinho antártico, geleiras e o manto de gelo antártico, geleiras andinas, permafrost e estudos microbiológicos) e sua resposta às mudanças climáticas. O INCT mantém sua sede no Centro Polar e Climático (CPC) do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a coordenação-geral do glaciólogo Jefferson C. Simões. A novidade nesta segunda fase é a incorporação de um grupo de microbiologia polar, decorrência do rápido avanço nos estudos que procuram extremófilos na neve e gelo polar e também em lagos subglaciais. Este novo grupo (µPolar: Microbiologia de Ecossistemas Polares do Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais) junta-se a outros sete laboratórios associados assim definidos: Grupo de Pesquisa sobre o Oceano Austral e o Gelo Marinho, Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); o Centro de Estudos de Interações Oceano-Atmosfera e Conexões Climáticas entre a Antártica e a América do Sul do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Santa Maria, RS; o Laboratório de Oceanografia, Clima e Criosfera do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP; o Grupo Química Atmosférica Polar, do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ; o Laboratório de Geofísica de Geleiras do Laboratório de Métodos de Modelagem e Geofísica Computacional da COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ; o Centro TERRANTAR: Permafrost-Criossolos-Ecossistemas Terrestres e mudanças climáticas na Antártica, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG. O INCT envolverá 303 pesquisadores, colaboradores e alunos, dos quais 152 são doutores, de 29 instituições nacionais de pesquisa e 27 internacionais. O programa de investigações científicas segue eixos temáticos, sempre explorando as interações atmosfera-criosfera-oceano no presente e no passado recente (até o Último Máximo Glacial) principalmente sobre conexões com o ambiente sul-americano (variação sazonal entre 1,9 e 19 milhões de quilômetros quadrados). É prioritário para o INCT o monitoramento das variações do balanço de massa do gelo planetário e as consequências para o nível médio dos mares, para isso foi criado, em ação conjunta da UFRGS e FURG, o Laboratório de Monitoramento da Criosfera – LaCrio). O programa inclui ainda a complementação do laboratório nacional dedicado à análise e interpretação de testemunhos de sondagem de gelo. É destaque do programa de investigação do INCT a manutenção da plataforma de investigação latino-americana mais ao Sul do Planeta, o laboratório/módulo Criosfera 1 (84°S) dedicado à pesquisa atmosférica e glaciológica. Trata-se de ação inédita do país e que em breve será ampliada com a implantação do módulo Criosfera 2 em 80°S. O programa de formação formal (pós-graduações) mantém foco nas interrelações entre as regiões polares e o ambiente brasileiro. No caso da ciência glaciológica, a meta é formar 20 doutores em 6 anos. O programa de educação em ciência do INCT inclui o desenvolvimento de módulos de e-Learning de acesso livre, cursos de curta duração sobre as regiões polares para professores do Ensino Médio e o desenvolvimento de sites de divulgação pela Internet. A proposta atende prioridades da Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação para as áreas de Oceano e Zonas Costeiras, e Mudanças do Clima do plano de metas do Ministério da Ciência e Tecnologia, as considerações da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: Áreas Estratégicas e o recente (2013) Plano de Ação do MCTI - Ciência Antártica para o Brasil 2013-2022. Especificamente para este último, contribui para atingir os objetivos e metas de dois programas temáticos: (1) O papel da criosfera no sistema terrestre e as interações com a América do Sul e (2) Mudanças climáticas e o Oceano Austral. A agenda científica da proposta também contribui para outras ações para a questão do clima e antártica, como a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede CLIMA), contribuindo e estando associado a ações de outros INCTs (Mudanças do Clima e o Antártico de Pesquisas Ambientais).
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Nov 25 00:00:00 BRST 2016-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Jefferson Cardia Simões

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • variabilidade química e climática nos registros dos testemunho de gelo da geleira da ilha pine – manto de gelo da antártica ocidental
  • Este projeto propõe a reconstrução e interpretação da história climática e da química atmosférica do setor do mar de Amundsen/Bellingshausen ao longo dos últimos 300 anos a partir de registros paleloclimáticos indiretos obtidos em testemunhos de gelo da geleira da Ilha Pine (manto de gelo da Antártica Ocidental). O projeto expande para o lado do mar de Amundsen as investigações iniciadas há 5 anos nas bacias de drenagem glacial do manto de gelo da Antártica Ocidental que fluem para o mar de Weddell. Portanto, a comparação de dados paleoclimáticos (de testemunhos de gelo) das duas regiões proverá detalhamento da advecção de sul para norte de massas de ar frio da região antártica até o Brasil e tem entre suas metas a obtenção de m testemunho de 150 m na bacia de geleira Pine no verão de 2019/2020, além de vários levantamentos geofísicos. Posteriormente, as amostras do testemunho de gelo e de trincheiras superfícies de neve serão derretidas e analisadas por cromatografia iônica, ICP-SFMS e CRDS para gerarem diversas séries temporais ambientais e que serão então calibradas ao registro instrumental pela correlação com dados de re-análise do European Center for Medium Range Weather Forecasts (ECMWF) provendo indiretamente (by proxy) dados paleoclimáticos. Modelagem numérica do fluxo da geleira da Ilha Pine (77°05’S, 91°56’W) para datação do testemunho de gelo é prevista para calcular o campo tridimensional de velocidades da geleira Pine, possibilitando a datação adequada de cada camada. Como resultado desse trabalho acreditamos ser possível traçar as rotas preferências de transporte entre o Hemisfério Sul (com foco principal na América do Sul) e a região da geleira da Ilha Pine. O projeto é coordenado pelo atual vice-presidente do Scientific Committee on Antarctic Research (SCAR), Prof. Jefferson C. Simões, e conta com a participação do eminente Prof. Paul Andrew Mayewski, diretor do Climate Change Institute (CCI), University of Maine, Orono, recipiente do Cristal Seligman (equivalente ao Premio Nobel na área da Glaciologia). O projeto, realizado com forte cooperação internacional, principalmente com o CCI/UMaine, EUA, atende ações propostas pelo Action Group on Tropical Antarctic Teleconnections (TATE) do SCAR e também pelo IPICS - International Partnerships in Ice Core Sciences do PAGES. É relevante notar que grande parte dos recursos solicitados por este serão alocados ao pagamento de despesas de logística científica no interior da Antártica, incluído aluguel de aeronave, e que não são cobertas pelo PROANTAR por estarem foram da área de atuação geográfica da Marinha do Brasil.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Dec 25 00:00:00 BRST 2018-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Jefferson Cardia Simões

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • o registro ambiental amazônico nas geleiras dos andes tropical
  • Futuras mudanças climáticas nos Andes Centrais e na bacia Amazônica adjacente terão impactos ambientais dramáticos e é essencial entender a variabilidade ambiental regional anterior à interferência humana. Infelizmente, devido ao rápido aquecimento atmosférico, o principal arquivo natural de mudanças do clima e da química atmosférica do passado, os testemunhos de sondagem de gelo, estão a se degradar, à medida que o aquecimento regional derrete as geleiras tropicais. Assim, é proposto o estudo de alta resolução de um novo testemunho da calota de gelo de Quelccaya (Peru) de 200 m que represente no mínimo 5.000 anos (ou até 20.000 anos se chegar à base da geleira). Essa massa de gelo foi escolhida porque está a barlavento das principais áreas de queimadas na Amazônia. Esse testemunho será obtido por uma expedição internacional, com recursos e equipamentos já garantidos por um dos parceiros (Climate Change Institute - CCI, UMaine), no final do primeiro semestre de 2022. A análise do testemunho permitirá derivar (com resolução sazonal) variáveis pelo uso de uma nova tecnologia (ablação à laser conectado a um ICP-MS e portanto evitando a subamostragem e risco de contaminação do registro) a ser realizada no CCI/Maine, e complementada por análises discretas para determinação da concentração iônica, concentração de carbono negro e levoglucosano, para tentar, por exemplo, determinar a evolução do impacto da queima de biomassa na área (análises a serem realizada no Centro Polar e Climático da UFRGS). A variação das razões isotópicas no testemunho de gelo serão comparadas com o resultado e o modelamento do fracionamento isotópico na Amazônia Ocidental tendo como base uma rede de amostra de precipitação para medição das razões de isótopos estáveis já implantada pela equipe brasileira entre Belém e fronteira com o Peru, e pela equipe internacional até a base dos Andes Orientais. As séries temporais obtidas serão correlacionadas as séries temporais e reanálises (ERA-Interim).
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jefferson Carriello do Carmo

Ciências Humanas

Educação
  • institutos federais de ciências e tecnologia: trabalho e as formas de produção no contexto da quarta revolução industrial entre 2014-2023
  • A proposta de pesquisa: Institutos Federais de Ciências e Tecnologia: Trabalho e as Formas de Produção no Contexto da Quarta Revolução Industrial entre 2014-2023, tem como questão central a análise de como as metamorfoses do mundo trabalho e a organização produtiva impactam as políticas de Educação Profissional, na formação e trabalho dos professores de Educação Profissional – EP, no contexto da chamada Quarta Revolução Industrial, ou mais propriamente denominada Indústria 4.0. Essa averiguação será norteada pelas condições objetivas e subjetivas presentes nas metamorfoses que estão ocorrendo nas formas de organização da produção e do mundo do trabalho. Essa abordagem de investigação será de cunho socioanalítico, cujo foco está no campo sócio-histórico, político, econômico e educacional e suas visíveis transformações, cujo impacto desenha uma nova concepção de formação profissional para o trabalho. O período proposto, envolve três situações: crise financeira; a crise oriunda da pandemia do coronavírus que tem levado as grandes potências econômicas a entrarem num “curto-circuito” e por fim o advento da Quarta Revolução Industrial, cuja consequências vem implementando mudanças nas estruturas socioeconômicas de vários países. Neste sentido, o estudo tem como hipótese que a Revolução Industrial impõe mudança estrutural, que envolve a economia, a tecnologia, a sociedade e, em nosso caso particular, as políticas de educação profissional. Essas mudanças apontam para uma formação profissional que necessita de mudanças e essas não devem ser pensadas de forma isoladas, mas dentro de um conjunto de fatores, tais como: o econômico, o tecnológico, o social o político, as inovações, etc... Estes fatores não caminham isolados entre si, mas fazem parte de um conjunto de fenômenos estruturais. Dentre esses conjuntos estão: o trabalho, a tecnologia, a economia, e a formação profissional, como também um conjunto de situações que mediam e fazem parte desse contexto.
  • Universidade de Sorocaba - SP - Brasil
  • Thu Apr 07 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jefferson Jurema

Outra

Divulgação Científica
  • evolução científica nos domínios da amazônia
  • O evento da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas, em parceria com o Laboratório SAUTUS da Escola superior de ciências e tecnologias, também da Universidade do Estado do Amazonas, SEMED-AM e SEDUC-AM, tem como o tema “Evolução científica nos domínios da Amazônia.” será uma conferência Presencial e virtual que irá acontecer na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT período de 17 a 21 de outubro de 2022, usando o tema da SNCT deste ano “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, a UEA irá preparar 08 palestras, 01 oficina de teatro, 1 dia de “portas abertas” e 2 rodas de conversas falando sobre a temática da SNCT, com enfoque na Amazônia. Além disso, contaremos com a apresentação de projetos científicos submetidos ao evento. O público participante fará a inscrição em uma plataforma online e será direcionado para o repositório da UEA onde estará disponível o conteúdo do evento ao vivo de acordo com o cronograma, após a conferência receberão o certificado de participação acessando o portal da UEA e adicionando seu CPF, além de sua identificação via QR Code. A UEA junto com as instituições parceiras irá disponibilizar de duas a cinco salas com ar-condicionado, internet, projetor, laptop para transmitir o evento para aqueles de que não tem condições de assistir em suas casas por conta da internet.
  • Universidade do Estado do Amazonas - AM - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Jefferson Prado

Ciências Biológicas

Botânica
  • delimitação, biogeografia e origem de espécies de vitarioides no brasil, no contexto de uma filogenia global do grupo (pteridaceae)
  • Em uma recente filogenia global das samambaias vitarioides vários avanços foram alcançados. Em especial, destaca-se que foram resolvidos os problemas de delimitações taxonômicas em nível de gênero. De acordo com a atual classificação, 11 gêneros são aceitos em vitarioides e estes podem ser reconhecidos por sinapomorfias morfológicas de fácil observação. Por outro lado, no nível de espécie, ficou evidente que mais estudos são necessários para que uma melhor delimitação taxonômica seja alcançada. Isto posto, o presente projeto visa resolver parte dessas delimitações para os grupos neotropicais das vitarioides, especialmente nos complexos de espécies de Vittaria graminifolia e V. lineata, que ocorrem no Brasil. Com base em novas amostragens, novas análises moleculares serão conduzidas, utilizando-se quatro marcadores plastidiais rbcL, atpA, chlN e rpoA, com o objetivo de se obter uma nova filogenia global das vitarioides. Também com base nos dados moleculares serão realizadas análises biogeográficas e de origem, inéditas para o grupo.
  • Instituto de Botânica - SP - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Jenaina Ribeiro Soares

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • síntese, propriedades ópticas e modificações estruturais de novos materiais
  • A esfoliação do grafeno em 2004 foi fundamental para constatar que materiais laminares volumétricos (ou “bulk”) eram redutíveis a camadas de espessura atômica (2D), e que então as suas propriedades mudam dramaticamente. Novas famílias laminares têm sido investigadas recentemente, completando o grafeno em aplicações como heteroestruturas 2D. Dentre elas estão os monocalcogenetos de metais de pós-transição, e minerais do grupo da platina, como a jacutingaita, um isolante topológico descoberto em Minas Gerais - Brasil. Diferentes coordenações atômicas, presença de politipos, e número de camadas são mudanças de simetria com consequências nas estruturas eletrônicas e vibracionais, possibilitando customizar suas propriedades para aplicações como a optoeletrônica em nanoescala. Esta proposta analisará a espectroscopia Raman, a Tip-enhanced Raman Spectroscopy (TERS), e óptica não linear de materiais 2D como o monocalcogeneto GaS, jacutingaita (Pt2HgSe3), e dicalcogenetos de metais de transição, utilizando experimentos, estudos de simetria e Density Functional Theory (DFT). As vibrações de altas e baixas frequências (“intralayer” e “interlayer”, respectivamente) serão exploradas para elucidar aspectos inéditos da interação entre camadas nesses materiais. Além da fabricação por esfoliação mecânica, serão feitas a síntese por Chemical Vapor Deposition (CVD) de poucas camadas atômicas e heteroestruturas. Um fator determinante para a utilização desses materiais em aplicações reais é o papel desempenhado por defeitos e oxidação, que serão aqui induzidos e explorados visando estabelecer protocolos para sua quantificação. Espera-se então entender a assinatura espectroscópica no Raman e óptica não linear de estruturas defeituosas e não defeituosas. Medidas de baixas temperaturas são fundamentais para entender transições de fase induzidas por defeitos e interações entre fótons. Recursos humanos altamente qualificados serão gerados em uma área emergente no Brasil e no mundo.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • Tue Mar 22 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jeremie Garnier

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • isosolotrop- contribuição dos isótopos de fe e cd para a geodinâmica dos processos naturais e antropogênicos que afetam os solos tropicais do brasil.
  • As coberturas superficiais desenvolvem um papel chave no ciclo dos elementos e na qualidade dos ecossistemas continentais e aquáticos. Longe de serem isolados, todos os compartimentos da Zona Crítica (da rocha até a canopê) interagem entre si de acordo com modalidades ainda largamente desconhecidas e em escalas de tempo muito variadas. O desmatamento de áreas de savanas e florestais e à crescente procura por terras agrícolas exerce ação negativa sobre o solo e sua fertilidade e uma retroação sobre o clima (emisão de gases de estufa). O papel da pressão antrópica sobre a degradação dos solos e o aquecimento global é hoje reconhecido. Ainda assim, é difícil estabelecer a intensidade e as modalidades das ações humanas sobre os sistemas pedo-hidrologicos. Para tanto, propomos o desenvolvimento e uso de novos ferramentos géoquimicos applicaveis à estudo da degradação dos solos dos ecosistemas florestais. As assinaturas de alguns isótopos estáveis que fracionam durante os processos biogeoquimicos representam novas ferramentas para monitorar a dinâmica de elementos no meio ambiente. Nos focalisaremos sobre os isotopos do Fe e do Cd como traçadores qualitativa e quantitativa dos efeitos da degradação dos solos associados ao desmatamento e fogos, bem como a capacidade do sistema solo-águas de superfície continentais de responder as retroações negativas. Alem destas tecnicas inovadoras, usaremos extrações quimicas e as técnicas espectroscópicas (XAS) para a determinação direta dos estados de oxidação e o tipo de ligação e assim informações imperdíveis sobre especiação solida e mobilidade de elementos. Em continuidade de estudo previa, nossa proposta será desenvolvido em sistema vegetação-solos-águas de biomes i) da Floresta Amazônica e ii) do Cerrado. Parcelas preservadas e afetadas por alteração e fogo serao monitoradas nesses ecosistemas. Ao compreender melhor a vulnerabilidade desses ecosistemas perante desmatamento e fogo, será possível avaliar as políticas ambientais.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Feb 16 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jerson Lima da Silva

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • inct de biologia estrutural e bioimagem
  • Nos primeiros cinco anos, a meta geral do INCT de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) foi a de criar uma rede de pesquisa multidisciplinar nos campos de biologia molecular e estrutural, biologia celular, bem como biologia tecidual, gerando, desta forma, uma visão global sobre diversas doenças humanas importantes para a saúde pública no país. Nesta primeira fase, construimos uma sólida infraestrutura física e científica (vide Relatórios Bienais em http://www.imbebb.org.br/index.asp) voltada para os estudos de diversas patologia desde o nível atômico, por meio da estrutura e dinâmica de proteínas por ressonância magnética nuclear (RMN), bem como a nível morfo-patológico, por meio de técnicas de microscopia e, também, de forma sistêmica, por meio de imagem por ressonância magnética (MRI, magnética resonance imaging) e tomografia de emissão de pósitrons e tomografia computadorizada por emissão de fóton único (PET-SPECT-CT). Essa infraestrutura encontra-se instalada e em pleno funcionamento reunindo equipamentos de ponta em três edificações: O CNRMN – Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas (CENABIO I), reunindo os equipamentos de RMN (espectrômetros de 400MHz, 500 MHz, 600 MHz, 700 MHz (estado sólido), 800 MHz e um 900 MHz (a ser adquirido – projeto pro-infra aprovado); 2) O CENABIO II - abrigando os equipamentos de Bioimagem de pequenos animais (MRI 7 Tesla; SPECT/PET – CT; Imageamento por Bioluminescência); 3) O CENABIO III – edificação em fase de conclusão que reunirá os equipamentos de Microscopia Eletrônica, Confocal, Multifotônica e de Força Atômica. Em conclusão, criamos um centro de referência com um dos maiores parques de equipamentos nesta área e que atende a demanda dos pesquisadores brasileiros e de outros países que buscam fazer colaborações e elevar o patamar dos conhecimentos em suas respectivas áreas do conhecimento. Agora, nesta segunda fase do INBEB, pretendemos somar esforços para compreender as bases moleculares das doenças amiloidogênicas, câncer, doenças degenerativas, doenças parasitárias e virais, que compõem a temática da nova proposta ora apresentada. Pretendemos avançar na proposição de terapias novas, tal como o desenvolvimento racional de fármacos e vacinas, que se fazem necessários para a diminuição da morbidade e mortalidade da população acometida por essas enfermidades. O grande elo de associação desses grandes temas é a Biologia Estrutural e a Bioimagem que, agora, terão seus laços estreitados com parcerias com empresas publicas e privadas e redes hospitalares, como o Instituto D’Or/IDOR (associado à rede de Hospitais D’OR) e a Fundação de Medicina Tropical Heitor Dourado do Estado do Amazonas, preenchendo a lacuna que existe entre pesquisa básica e pesquisa clínica (pesquisa translacional). Pretendemos criar novas Plataformas Experimentais com especial destaque para as Plataformas de Purificação/Cristalização de Proteínas, de Triagem de Bibliotecas de Fármacos por RMN e de Bioimagem Translacional. O INBEB será coordenado pelo Prof. Jerson Lima da Silva tendo como Vice-Coordenador o Dr. Wanderley de Souza (UFRJ), ambos pesquisadores 1A do CNPq, que serão assessorados por um Comitê Gestor composto por 8 Chefes de Laboratórios Associados, aalém de um Conselho Científico Internacional, sob a Presidência do Professor Kurt Wüthrich (Scripps/UFRJ). A estrutura organizacional básica do INBEB em Laboratórios Associados (LAs) será mantida, porém alguns LAs foram reestruturados e novos LAs foram inseridos na presente proposta, visando incorporar novos grupos de pesquisa para o alcance das metas científicas definidas. Compõem o INBEB 21 LAs coordenados por pesquisadores reconhecidos em suas áreas de atuação. Ao todo, temos instituições associadas ao INBEB de sete estados da Federação e o Distrito Federal. Em linhas gerais as temáticas científicas que se pretende abordar foram agrupadas em quatro grande grupos, a saber: I. Proteínas Amiloidogênicas e Prions: Doenças Neurodegenerativas e do Mau- Enovelamento Proteico; II. Vírus e suas Respectivas Doenças; III. Microrganismos Eucariontes e suas Respectivas Doenças e IV. Proteínas de Supressão Tumoral e Oncogênicas em Câncer. Dentre os temas a serem abordados podemos destacar como principais interesses dos proponentes do INBEB: (a) determinar a estrutura tridimensional de macromoléculas, com ênfase na utilização da Ressonância Magnética Nuclear e difração de raios-x; (b) analisar a formação de complexos macromoleculares e estruturas celulares complexas, utilizando técnicas microscópicas de alta resolução (microscopia de força atômica, crio-eletrontomografia, espectroscopia de correlação de fluorescência); (c) analisar a organização celular utilizando microscopia de fluorescência de alta resolução (confocal, multi-fotônica, vídeo-microscopia), microscopia eletrônica de varredura e microscopia eletrônica de transmissão), e (d) analisar o comportamento de células e tecidos em animais inteiros, utilizando as mais modernas técnicas de visualização de animais experimentais, como a bioluminescência, a ultra-sonografia de alta resolução, a tomografia de emissão de fótons (PET/SPECT/CT) e a ressonância nuclear magnética de imagem (MRI); (e) sintetizar novos compostos capazes de atuarem como agentes antiamiloidogênicos, antivirais, antiparasitários e antitumorais e (f) caracterizar biomarcadores estruturais e funcionais nas doenças neurodegenerativas e no câncer através de estudos pré-clínicos e ensaios clínicos. Em conclusão a nossa proposta pretende gerar contribuições científicas e tecnológicas nas áreas de Doenças Neurodegenerativas, Câncer, Doenças Virais e causadas por Microrganismos Eucariontes, através de estudos de biologia estrutural e bioimagem in vitro e in vivo, além de estudos clínicos com pacientes, utilizando a vantagem competitiva do grupo reunido no INBEB.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Sat Nov 26 00:00:00 BRST 2016-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Jerson Lima da Silva

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • biologia estrutural de proteínas envolvidas em doenças neurodegenerativas, tumorais e virais
  • O projeto tem como objetivo estudar: 1) proteínas envolvidas em tumores, como a proteína de supressão tumoral p53, cuja mutação está presente em mais de 50% dos tipos de câncer; 2) proteínas associadas a doenças neurodegenerativas como a proteína do prion, associada às encefalopatias espongiformes transmissíveis, e a alfa-sinucleína associada à doença de Parkinson; 3) estruturas virais associadas a viroses, incluindo Zika, Febre Amarela e COVID-19. Entre os diversos tipos de câncer, abordaremos tumores malignos de mama, hepatocarcinoma e glioblastoma. O grupo foi pioneiro e exerce liderança em estudos de agregação amiloide e de mudança de fase da proteína p53 e seu envolvimento na patogênese de câncer. Em vários trabalhos do grupo, propusemos que a agregação de mutantes de p53 tem características semelhantes a um príon e que atua de forma crucial no desenvolvimento do câncer, através da perda de função, do efeito de dominância negativa e do ganho de função de agregados. Desta forma, a p53 mutante agregada tem se tornado um novo candidato a alvo farmacológico. Nos últimos 20 anos, verificamos que a proteína do príon depende de moléculas de ácido nucléico para sofrer a mudança para o estado que causa doença e o uso de diversas técnicas espectroscópicas, inclusive de moléculas individuais, poderá desvendar como isso se opera no interior da célula. Em Biologia Estrutural de vírus, o nosso grupo visa utilizar métodos de RMN e biofísicos para a caracterização da estrutura de proteínas de diversos vírus como o Zika, Hepatite C, Influenza e SARS-CoV-2. Entre as inovações feitas pelo nosso laboratório está o uso de um método físico (alta pressão hidrostática) para inativação de vírus, com o objetivo de se obter vacinas. Mais recentemente, temos participado de estudos que utilizam a proteína S da espícula viral para obtenção de um soro hiperimune em cavalos (soro AntiCovid), com perspectiva de utilização na terapia da COVID-19, uma parceria envolvendo várias instituições.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jesanias Rodrigues de Lima

Ciências Humanas

Filosofia
  • 5ª semana municipal de ciência e tecnologia de itapissuma
  • É inegável que nossa sociedade vem se modificando em virtude das transformações decorrentes das revoluções científicas e tecnológicas. Mediante isto, a população vem se apropriando progressivamente a tais inclusões, sendo necessário que elas possam se adequar e familiarizar-se com as ferramentas tecnológicas. Diante dessa possibilidade, e por intermédio da Chamada do Edital da CNPq/MCTI Nº 17/2020, propomos o projeto, com o seguinte objetivo: Fomentar o conhecimento Científico e Tecnológico, a partir da 5ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Itapissuma. Para tal por finalidade viabilizar o conhecimento científico para o público prioritário e geral do município de Itapissuma, que é situado no Estado de Pernambuco, nordeste brasileiro. Pontua-se que o município proponente, já vem atuando com parcerias de municípios, instituições e entidades, e também tem experiência nesse tipo de evento de Ciência e Tecnologia. Somado a isto, é relevante mencionar os índices alcançados pelo município nos últimos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ídeb), mesmo apresentando um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) considerado baixo. Para alcançarmos nosso objetivo, foram pensadas duas linhas de ações: (1) Proposta principal (atividades presenciais) ou (2) Proposta secundária (atividades virtuais), levando em consideração o contexto de incertezas que vivemos em meio à pandemia do “novo Coronavírus”, o direcionamento de nossa linha de proposta ocorrerá no mês de setembro, visto que consultaremos nossa Secretaria de Saúde. Porém em qualquer uma das linhas, seguiremos o protocolo de seguranças exigidos pelas Secretarias de Saúde Estadual e municipais e Organização Mundial de Saúde, tomando como base suas ações e cuidados.
  • SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA - PE - Brasil
  • Tue Mar 16 00:00:00 BRT 2021-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Jesanias Rodrigues de Lima

Outra

Multidisciplinar
  • 6ª semana municipal de ciência e tecnologia de itapissuma
  • É notório que nossa população vem se modificando e se adequou as transformações de Ciência, Tecnologia e Inovação, que permeiam nosso cotidiano, e com isso também vieram vários problemas de temas socioambientais que aflige o bem estar social e do nosso planeta. Porém, para uma compreensão holística e transversal desses temas e suas problemáticas, é necessário que identifiquemos e busquemos ações e atividades para sociedade e o planeta terra, e desse modo seja possível ter um presente e futuro melhor. Diante dessa possibilidade, e intermédio da Chamada do Edital da CNPq/MCTI Nº 10/2021, submetemos um projeto de evento, com o seguinte objetivo: fomentar o conhecimento científico, tecnológico e de inovação, a partir da 6ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Itapissuma, como um instrumento de divulgação e popularização, e de incremento à percepção social do papel da ciência para o desenvolvimento humano e sustentável. A partir da realização do evento, será possível oportunizar a elaboração, proposição e apresentação de projetos de iniciação científica, no qual viabilizará o conhecimento científico, tecnológico e de inovação para o público prioritário e geral do município de Itapissuma (proponente), bem como os municípios circunvizinhos, que são situados no Estado de Pernambuco, nordeste brasileiro. Para alcançarmos nosso objetivo, propomos um evento integrado/ “guarda-chuvas” que será realizado no ano de 2022, presencialmente, no qual terá como tema norteador as discussões humanas e sustentáveis inerentes dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de nossa realidade local. Como estratégia metodológica da proposta serão desenvolvidos projetos científicos, em 3 categorias, sendo elas: Iniciação à Pesquisa; Divulgação Científica e Pesquisa Científica da Educação de Jovens e Adultos, nos quais poderão apresentar em duas modalidades: (1) Exposição de CT&I; e (2) Teatro Científico (exposição em forma artística) sobre o tema debatido do evento.
  • SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA - PE - Brasil
  • Tue Dec 14 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Jesanias Rodrigues de Lima

Outra

Multidisciplinar
  • 2ª semana nacional de ciência e tecnologia em itapissuma e igarassu: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
  • No dia 07 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, chegava-se ao ponto de não retorno. D. Pedro bradou “independência ou morte(!)” e um príncipe português deu início à história do Brasil independente de Portugal. Durante o ano de 2022, o Povo brasileiro comemora o Bicentenário da Independência do país em relação ao domínio português. Nesses 200 anos assistimos a diversas transformações do cenário nacional e a concretização da Independência para além do campo simbólico. A data a ser celebrada permite-nos lembrar a grandeza do Brasil e, com isso, reavivar o sentimento de patriotismo. Em conexão com a nossa história, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) tornou pública a Chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 05/2022, para a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2022, com o tema “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. Pensando em perspectiva, podemos perceber como a nossa população se modificou e se adequou às transformações nos campos da Ciência, Tecnologia e Inovação, seja em nível acadêmico ou nas práticas que permeiam o cotidiano. A 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia em Itapissuma e Igarassu, pensada como instrumento de divulgação, popularização e incremento à percepção social do papel da ciência para o desenvolvimento humano e sustentável. A partir da realização do evento, o município de Itapissuma (proponente) e Igarassu (parceiro), pretendem alcançar os mencionados objetivos através de um evento “guarda-chuvas” que será realizado no ano de 2022, presencial e virtualmente, dividido em 3 categorias: (1) Eventos de Comunicação Científica em Rádio, TV e outras mídias; (2) Mostra de Vídeos; e (3) Exposição de CT&I, todas vinculadas ao tema principal do evento.
  • SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA - PE - Brasil
  • Tue Sep 27 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Jesanias Rodrigues de Lima

Outra

Divulgação Científica
  • semana nacional de ciência e tecnologia em itapissuma e igarassu
  • É notório que nossa população vem se modificando e se adequou as transformações de Ciência, Tecnologia e Inovação, que permeiam nosso cotidiano, e com isso também vieram vários problemas de temas socioambientais que aflige o bem estar social e do nosso planeta. Porém, para uma compreensão holística e transversal desses temas e suas problemáticas, é necessário que identifiquemos e busquemos ações e atividades para sociedade e o planeta terra, e desse modo seja possível ter um presente e futuro melhor. Diante dessa possibilidade, e por intermédio da Chamada do Edital da CNPq/MCTI Nº 06/2021, propomos o projeto, com o seguinte objetivo: fomentar os conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovações, a partir da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Itapissuma e Igarassu. Para finalidade de viabilizar o conhecimento científico e tecnológico para o público prioritário e geral dos municípios de Itapissuma e Igarassu, que são situados no Estado de Pernambuco, nordeste brasileiro. Vale salientar, que o referido evento terá sua maior parte por meio virtual, logo oportunizaremos a todos que tem acesso online, não importando o município. Pontua-se ainda, que a instituição proponente (Secretaria Municipal de Educação de Itapissuma), vem alcançando relevantes metas nos últimos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ídeb), mesmo apresentando um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) considerado baixo; têm ótimas parcerias com outras instituições e entidades estaduais e federais; e também já vem desenvolvendo parcerias com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em chamadas anteriores de evento de Ciência e Tecnologia. Para alcançarmos nosso objetivo, propomos a realização de um evento integrado/ ‘guarda-chuvas’ por meio virtual, no qual serão discutidos alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de nossa realidade local, a partir do desenvolvimento de 3 modalidades de atividades: (1) eventos de comunicação científica - por meio de lives; (2) mostra de vídeos –pela elaboração e publicação de vídeos informativos/ formativos; e (3) exposição de CT&I - por meio da elaboração e entrega de materiais didáticos. Pretendemos realizar este evento, no final do mês de outubro ou início de novembro de 2021, visto que já estamos realizando nossa feira científica municipal de Itapissuma no período indicado pelo edital. Evidenciamos, que para realização do evento seguiremos todos os protocolos de seguranças exigidos pelas Secretarias de Saúde Estadual e municipais, tomando como base suas ações e cuidados.
  • SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA - PE - Brasil
  • Tue Nov 16 00:00:00 BRT 2021-Thu Nov 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Jesiane Stefania da Silva Batista

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • bactérias promotoras de crescimento de plantas multifuncionais dos campos gerais: diversidade genética e potencial biotecnológico
  • Bactérias promotoras do crescimento de plantas (BPCP) contemplam grupos taxonômicos com ampla diversidade genética e funcional, que colonizam determinada espécie vegetal ou solo associado e aumentam sua produtividade via síntese de compostos que modulam o desenvolvimento da planta hospedeira; facilitação de aquisição de nutrientes; prevenção da incidência de fitopatógenos. As BPCP integram um componente significativo no manejo agrícola e recuperação de ecossistemas naturais. Um dos objetivos do Programa Nacional de Bioinsumos-MAPA é potencializar a utilização da biodiversidade brasileira no desenvolvimento e produção de bioinsumos. Nossos resultados indicam que as comunidades microbianas dos Campos Gerais/PR abrigam promissores modelos biotecnológicos, que pode estar relacionado ao fato de que a região possui ecotónos entre Mata Atlântica e Cerrado. Nossos estudos com rizóbios de espécies nativas da região indicaram elevada diversidade de bactérias dos gêneros Paraburkholderia, Rhizobium e Bradyrhizobium, com a ocorrência de novas espécies. Observou-se uma elevada tolerância a pH ácido, salinidade, presença de metais pesados e temperaturas elevadas; capacidade de produção de compostos indólicos e destacou-se a elevada eficiência na solubilização de fosfato in vitro, com índices equivalentes às estirpes elite para o processo em questão. Considerando as potencialidades da região e o crescimento do interesse global no mercado de bioinsumos, o presente projeto propõe o isolamento de bactérias de ecossistemas naturais e agroecossistemas dos Campos Gerais; caracterização da diversidade genética; avaliação de parâmetros relacionados à promoção do crescimento vegetal; seleção de estirpes para inoculação de leguminosas e não-leguminosas e regeneração de ecossistemas terrestres, em condições de estresse hídrico e substituição de fertilizantes químicos; divulgação científica sobre a relevância da biodiversidade microbiana para sustentabilidade ambiental e biotecnologia.
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jessik Karem Custódio Pereira

Ciências Humanas

Educação
  • v semana nacional de ciência e tecnologia entre os municípios de alto alegre e boa vista (vsnct- aa/bv-rr).
  • V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre os municípios de Alto Alegre e Boa Vista (VSNCT- AA/BV-RR)., envolvendo a participação de acadêmicos, profissionais e pesquisadores de diferentes instituições e órgãos do Brasil, que desenvolvem trabalhos visando a popularização da Ciência. Terá divulgação ampla através das páginas e redes sociais da Prefeitura de Alto Alegre-RR e rede Estácio, e demais veículos de comunicação disponíveis, para divulgação dos eventos e atividades com hashtag #snct2022, #SNCT #CNPq, #MCTI. Devido a pandemia do coronavírus, algumas atividades também serão desenvolvidas de forma on-line, utilizando os aplicativos Instagram, Google driver, Meet, You Tube, Zoom entre outras, de acordo com as necessidades.
  • Prefeitura Municipal de Alto Alegre - RR - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Jesús Lubián Ríos

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo de reações nucleares com núcleos estáveis e fracamente ligados em energias baixas e intermediárias
  • Neste projeto pretendemos contribuir no esclarecimento sobre o processo de fusão de núcleos com baixa energia de ligação, sobre o caráter de Majorana ou Dirac dos neutrinos e da correlação entre nucleons dentro do núcleo e durante a troca entre eles. Propomos investigar os mecanismos de reação induzidos por projéteis estáveis e fracamente ligados (estáveis ou radioativos), dentre eles: o processo de quebra, fusão, espalhamentos elástico e inelástico e reações de transferência. Pretendemos desenvolver modelos de reação com íons (especialmente os fracamente ligados) que incluam ao mesmo tempo a quebra direta, assim como aquela precedida pela transferência de núcleons. Incluiremos ainda as excitações do core do núcleo fracamente ligado, e do alvo de forma consistente. Medidas de fusão, espalhamentos elástico e inelástico e processos de quebra e transferência para diversos núcleos serão realizados utilizando projéteis estáveis e instáveis. Estudaremos os efeitos das correlações de pares na transferência de 2n, 2p e 1n1p. Faremos estudos sistemáticos variando as massas dos alvos e as estruturas deles. Os efeitos de fechamentos de camadas na fusão de núcleos longe da linha de estabilidade serão estudados. Estes estudos são muito importantes para conhecer em detalhes a estrutura de núcleos longe da drip-line e suas formas de interação que podem esclarecer mecanismos de obtenção de núcleos superpesados e os chamados reaction rates para poder determinar a evolução do Universo. Possuímos a base de equipamentos experimentais e clusters de cálculos, assim como uma equipe experiente e com grande prestígio nacional e internacional na érea que deve garantir o sucesso deste projeto. Possuímos colaborações internacionais com vários grupos da área. A estratégia usada será fazer medidas de várias reações nucleares incluindo projéteis estáveis e radioativos e comparar com modelos existentes ou novos que contenham a menor quantidade de parâmetros livres e que garantam sua consistência.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Joana Célia dos Passos

Ciências Humanas

Educação
  • as ações afirmativas nos programas de pós-graduação de universidades brasileiras
  • As ações afirmativas no ensino superior vão se consolidando como política de Estado. Na pós-graduação são políticas recentes e ainda pouco discutidas e pesquisadas. Nesse sentido, interessa ao projeto “As ações afirmativas nos Programas de Pós-graduação de universidades brasileiras” analisar como tem sido a recepção e implementação das ações afirmativas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação de quatro universidades brasileiras, entre elas: da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), considerando as particularidades de cada instituição no que diz respeito: a sua localização geográfica (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), público atendido, o tempo de implementação das ações afirmativas, número de estudantes, entre outros aspectos. Nossa hipótese é que as políticas de acesso de negras/os na pós graduação promovem uma ruptura histórica com o modelo estabelecido. Essa insurgência epistêmica e a presença desses novos agentes provoca uma reestruturação do debate acerca do que é aceito e legitimado como científico.Para atingir o objetivo principal, nos propomos a: mapear estudos que tenham como objeto as ações afirmativas na pós-graduação; analisar os documentos legais que normatizam as ações afirmativas nos programas de pós-graduação, identificando o modo como elas foram instituídas, as modalidades, público beneficiário e políticas de permanência; analisar o perfil dos/as ingressantes negros e negras nos Programas de Pós-Graduação da Graduação, bem como seus objetos de estudos. Como metodologia optamos pela pesquisa qualitativa orientada pelas perspectivas epistemológicas dos estudos do feminismo negro. Realizaremos análise documental e entrevistas com estudantes que ingressaram pelas ações afirmativas e com docentes(as) e gestores(as) que protagonizaram a implantação da política.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Joana Maria Pedro

Ciências Humanas

História
  • mandonas: memórias, políticas e feminismos no cone sul (1980-2020)
  • A História das Mulheres é recente, data da segunda metade do século XX. Embora seja um sucesso editorial na disciplina História, é rara a presença de mulheres protagonistas. Mulheres que assumem liderança, são costumeiramente chamadas de Mandonas. Este termo pretende desqualificá-las, questionando a sua feminilidade. Quem são estas mulheres que chamamos de Mandonas? São lideranças? A pesquisa pretende narrar a trajetória de mulheres que se tornaram lideranças em diferentes campos no Cone Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai): na política, na religião, na educação, na arte, nos movimentos sociais, nas universidades, no campo (no sertão) e nas cidades, na arte, no feminismo e no anti-feminismo. Perceber sua atuação nas eleições, nas igrejas, nos diversos tipos de feminismos e de anti-feminismos, nas redes sociais e no ensino de História. Acompanhá-las nos espaços considerados de direita, de centro e de esquerda. Construir verbetes com seus nomes, divulgar suas trajetórias, trazer novas personagens para a História e, também, novas fontes para a História das Mulheres, através da implementação do acervo do LEGH – Laboratório de Estudos de Gênero e História da UFSC. As fontes serão buscadas na internet, em bibliotecas, livrarias de livros antigos e usados, acervos e arquivos públicos e privados; além da realização e transcrição de entrevistas utilizando a metodologia da história oral. Memórias, políticas e feminismos são categorias centrais deste projeto, desdobrando-se nas seguintes categorias de análise: mulheres, interseccionalidades, religiosidades, artivismos, anti-feminismos, movimento de mulheres, emoções e netnografias.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Joana Peixoto

Ciências Humanas

Educação
  • apropriação e objetivação de tecnologias no trabalho e na formação docente
  • A inserção de tecnologias no campo educacional apresenta uma crescente relevância na contemporaneidade, tanto a nível de senso comum como no discurso acadêmico, em suas diversas possibilidades e finalidades para todos os níveis de ensino. O discurso hegemônico sobre tal inserção indica como possíveis resultados a melhoria na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, redução de custos, maior motivação dos sujeitos envolvidos e promoção da inclusão digital. No entanto, para compreender a essência das relações entre tecnologias e educação é preciso investigar as questões de ordem pedagógica e didática que constituem o trabalho docente. Para isso, o presente projeto dá continuidade a duas pesquisas concluídas que abordaram a tecnologia na mediação da formação docente e do trabalho pedagógico, nas quais identificamos: lacunas na avaliação de políticas públicas educacionais para o uso de tecnologias, ausência do olhar do professor sobre a sua formação e desdobramentos desta no seu trabalho. A questão que norteia o presente projeto é o processo de apropriação de tecnologias em sua dimensão epistemológica e sua objetivação no trabalho e na formação docente. O objetivo deste projeto é explicar, a partir de um projeto formativo docente, a dinâmica entre apropriação e objetivação de tecnologias no trabalho docente. A metodologia da pesquisa consiste em três etapas principais com professores da educação básica pública do município de Goiânia, quais são: entrevista, um projeto formativo, a ser desenvolvido em um curso, e re-entrevista. O projeto formativo será voltado para temática das tecnologias em sua dimensão epistemológica, com atividades teórico-práticas coletivas. O processo de entrevista e re-entrevista, a ser aprimorado a partir do já realizado em pesquisa anterior, nos permitirá apreender os elementos da racionalidade docente que se objetivam em seu trabalho. Os resultados desta pesquisa serão materializados em dois produtos: vídeo documental e e-book.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - GO - Brasil
  • Fri Feb 11 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Joandes Henrique Fonteque

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • fatores de risco, soroprevalência, genotipagem e associação do locus bola-drb3 com a resistência ao vírus da leucose enzoótica em bovinos leiteiros.
  • A Leucose Enzoótica Bovina (LEB) é responsável por inúmeras perdas econômicas. O vírus causador desta enfermidade leva à queda na produção leiteira, perda de peso, morte de animais e restrições à comercialização dos bovinos. A enfermidade é causada pelo Vírus da Leucose Bovina (VLB), um retrovírus com genoma composto por uma dupla fita de RNA e durante sua replicação realiza transcrição reversa integrando-se ao genoma do hospedeiro, principalmente dos linfócitos B e T dos bovinos, que são hospedeiros naturais. Em SC, foi pesquisada a prevalência, obtendo-se uma soroprevalência de 42% no rebanho leiteiro geral. A obtenção de novos dados é importante para que sejam avaliados os fatores de risco, que determinam prevalências diferentes de acordo com o manejo. A LEB não tem tratamento, assim, o conhecimento sobre da resistência dos animais ao vírus é importante para a seleção em programas de melhoramento genético. Sob este enfoque, o locus BoLA DRB3 precisa ser investigado, pois acredita-se que a resistência apresentada por alguns bovinos ao VLB está relacionada às características do BoLA (Bovine Leukocites Antigens). O objetivo deste estudo é determinar a prevalência e os genótipos do VLB em rebanhos leiteiros de SC, bem como conhecer os alelos do gene BoLA-DRB3 presentes nesta população, além de determinar os fatores de risco para a enfermidade. Conforme já realizado em outros estudos no mundo, sabe-se que bovinos leiteiros tem alta prevalência de leucose em função do manejo intensivo, no entanto, sabe-se também que alguns animais podem não contrair a infecção, e nestes casos, os alelos do gene BoLA-DRB3 devem ser investigados de modo a verificar uma possível associação com a resistência à enfermidade. Para tal, as técnicas de sorologia (ELISA) e biologia molecular (PCR e sequenciamento) serão utilizadas para a obtenção dos dados após a colheita das amostras de sangue. Um questionário epidemiológico será aplicado para a determinação dos fatores de risco.
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Alcione Sganderla Figueiredo

Outra

Ciências Ambientais
  • formação de recursos humanos em nível de doutorado e consolidação das redes de pesquisa em temas estratégicos
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Feevale - RS - Brasil
  • Wed Jan 08 00:00:00 BRT 2020-Wed Jan 08 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Alencar Pamphile

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • otimização, padronização e reuso do nanobiocompósito af-fe3o4, obtido da interação de aspergillus flavus endofítico e nanopartículas magnéticas (fe3o4), para remoção de contaminantes de águas
  • Grandes quantidades de corantes sintéticos azo são descarregadas em cursos de água, impactando os ecossistemas e os seres humanos. As metodologias convencionais para tratamento de águas não são completamente eficientes na remoção desta classe de corantes. Com isso, outros métodos têm se destacado, como a biorremediação utilizando micro-organismos como agentes de biodegradação ou biotransformação de compostos presentes no resíduo tóxico em formas inócuas que não ofereçam riscos de impacto ambiental. Recentemente, o Laboratório de Biotecnologia Microbiana da Universidade Estadual de Maringá (LBIOMIC/UEM) realizou o depósito do pedido de patente intitulado “Processo de obtenção de nanobiocompósito de Aspergillus flavus endofítico e nanopartículas magnéticas (Fe3O4) com potencial de biorremediação de corante e sua reutilização” (Processo INPI nº: BR 10 2020 014930-0), junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Com isso, o grupo LBIOMIC/UEM vem se destacando na pesquisa de aplicação biotecnológica de nanobiocompósitos na biorremediação de águas contaminadas com rejeitos tóxicos. Assim, este projeto visa complementar o referido pedido de patente depositado, com a ampliação do uso do nanobiocompósito obtido (NBC Af-Fe3O4), com a otimização e padronização da obtenção e utilização da sua biomassa, bem como a realização de experimentos para verificação da reutilização máxima (número de ciclos de reutilização), estudos de cinética da reação e de remoção de poluentes (corantes e outros compostos) do meio aquoso (estudos químicos).
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Mon Dec 21 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

João Alexandre Ribeiro Gonçalves Barbosa

Ciências Biológicas

Biofísica
  • estudos estruturais e funcionais das esterol c24-metiltransferases dos fungos patogênicos humanos candida auris e aspergillus fumigatus visando o desenvolvimento de potenciais fármacos antifúngicos
  • Infecções fúngicas invasivas são a maior causa de mortalidade entre os pacientes imunodeprimidos, sendo principalmente causadas pelos gêneros Candida e Aspergillus. Destacam-se as espécies Candida auris com altas taxas de mortalidade chegando a 72% e Aspergillus fumigatus com taxas entre 60% e 90%. Existem apenas quatro classes principais de medicamentos antifúngicos disponíveis para tratar infecções fúngicas invasivas, os azóis, os polienos, as equinocandinas e as fluoropiridinas. O fato de os fungos serem eucarióticos, com estreita relação evolutiva com hospedeiros humanos dificulta a busca por alvos antifúngicos. O ergosterol é um lipídio essencial para a viabilidade fúngica pois é responsável pela fluidez e permeabilidade da membrana. Colesterol e ergosterol compartilham a mesma via metabólica até a etapa de síntese de zimosterol, a partir deste ponto se diferenciam e utilizam enzimas distintas. Atualmente, o principal alvo é a enzima lanosterol 14-α-demethylase, codificada pelo gene erg11 e inibida por azóis, que atua em etapa comum das vias do colesterol e ergosterol. Consequentemente, pacientes podem apresentar efeitos colaterais durante o tratamento com azóis, além da ineficiência no tratamento de C. auris e A. fumigatu devido à sua resistência a essa classe de compostos. O gene erg6, presente em fungos e ausente em humanos codifica a esterol C-24 metiltransferase (SMT) que atua adicionando um grupo metil ao C-24 do zimosterol convertendo-o a fecosterol, ou, alternativamente, ao lanosterol convertendo-o em eburicol. A ausência da SMT em humanos torna-a um excelente alvo terapêutico. Até o momento, nenhuma estrutura cristalográfica de SMT foi resolvida, dado crucial para o conhecimento detalhado das interações entre as proteínas e outras moléculas. Portanto, o objetivo deste projeto é fornecer informações estruturais e funcionais das SMTs de C. auris e de A. fumigatus para o desenvolvimento de fármacos potentes e seletivos.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Augusto Mattar Neto

Ciências Humanas

Educação
  • desenvolvimento de competências digitais em professores e estudantes da educação básica e superior
  • O desenvolvimento de competências digitais em educação já era uma preocupação antes da pandemia da covid-19, que deixou mais patente sua importância. As competências digitais envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à utilização de tecnologias digitais. Seu domínio é importante para o processo de ensino e aprendizagem. Assim, organizações educacionais enfrentam o desafio de incorporar o desenvolvimento dessas competências em seus planos de ensino. O problema a ser abordado nesta proposta é a complexidade da formação para o desenvolvimento de competências digitais. A questão específica a ser investigada é como desenvolver adequadamente competências digitais em professores e alunos. O projeto envolve inicialmente a avaliação do nível de competência digital de professores e alunos por meio da aplicação de instrumentos desenvolvidos e validados. Em seguida, prevê a elaboração, aplicação e avaliação de atividades visando o desenvolvimento de competências digitais em professores e estudantes. Por fim, serão realizados cursos de formação de professores para o desenvolvimento de competências digitais em alunos. A pesquisa é aplicada, explicativa, longitudinal e de campo, com uma abordagem de métodos mistos. A metodologia inclui surveys, intervenções com delineamento pré-experimental e estudos de caso. A coleta de dados ocorrerá por meio da aplicação de questionários e testes, complementada por entrevistas e observação. A análise dos dados quantitativos utilizará estatística descritiva e inferencial, e dos dados qualitativos, codificação e categorização. Espera-se que as propostas de atividades contribuam para o desenvolvimento de competências digitais em professores e alunos da educação básica e superior, assim como o curso de formação oriente os educadores a utilizarem essas estratégias em suas atividades docentes. A pesquisa em rede internacional é desenvolvida em parceria com a Université Téluq (Canadá) e a Universidade de Lisboa (Portugal).
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Joao Batista Calixto

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • inovação em medicamentos e identificação de novos alvos terapêuticos - inct inovamed
  • Apesar dos esforços da CAPES e CNPq para formar pessoal e dos avanços da ciência brasileira em periódicos internacionais, o Brasil progrediu pouco com relação a apropriação do conhecimento para gerar inovação tecnológica. Na área de medicamentos, apesar do Brasil ser o oitavo mercado mundial, em 2013 tivemos um déficit na balança comercial da ordem de 7 bilhões de dólares. Fica portanto, claro que o Brasil necessita apoiar grupos de pesquisa das universidades, Institutos de pesquisa e ICTs, para estabelecer parcerias necessárias ao fortalecimento das atividades de P&D das indústrias farmacêuticas de capital nacional e, reduzir a médio e longo prazo, esse déficit de conhecimento que separa o Brasil dos países desenvolvidos e alguns em desenvolvimento. Através da interação entre diferentes instituições brasileiras e colaboradores internacionais, esta proposta visa o desenvolvimento de novos fármacos e a pesquisa de novos alvos terapêuticos. Este projeto, portanto, pretende contribuir para avançar a inovação e a ciência de qualidade na área de desenvolvimento de medicamentos e tem os seguintes objetivos: 1) Estabelecer parcerias com as principais indústrias farmacêuticas brasileiras (de capital nacional ou multinacional) visando realizar pesquisas pré-clínicas e clínicas nas seguintes áreas: câncer, depressão, ansiedade, psoríase, coceira; e doenças crônicas e degenerativas (artrite reumatóide, doença de Alzheimer, dor e esclerose múltipla), com especial ênfase na interação entre o sistema imune e o sistema nervoso; 2)Identificar e validar novos alvos terapêuticos para as doenças citadas acima, empregando técnicas de biologia celular e molecular, além de estudos funcionais clássicos; 3) Produzir ciência de alta qualidade com publicações em revistas internacionais de destacado prestigio internacional e contribuir para a inserção internacional do grupo e para o aumento da visibilidade da ciência e tecnologia brasileira; 4) Formar recursos humanos nas áreas relacionadas ao desenvolvimento de medicamentos e na identificação e validação de alvos biológicos de interesse ao desenvolvimento de medicamentos; 5) Apoiar grupos emergentes nas áreas de farmacologia, neurociências, biotecnologia e biologia parasitária visando a consolidação dos mesmos; 6) Contribuir para a melhoria dos programas de pós-graduação onde estes grupos encontram-se inseridos; 7) Apoiar e disseminar o emprego das boas práticas de laboratório, necessárias ao desenvolvimento de medicamentos,no Brasil; 8) Disseminar para a comunidade em geral, através de congressos, simpósios, sites, cursos, palestras; os avanços recentes que vêm ocorrendo na área de medicamentos e estimular as parcerias entre as universidades/centros de pesquisa e as empresas. O projeto conta com dois centros modernos de pesquisas pré-clínica (CIEnP) e clinica (NPDM) que possuem experiência em trabalhar em parceria com as industrias farmacêuticas. O primeiro grupo liderado pelo coordenador deste INCT tem mais de 25 anos de experiência em estudos pré-clínicos e participou do desenvolvimento de alguns produtos que estão no mercado como: Acheflan, Syntocalm (Lab. Aché) e Flavonoides de passiflora (linha Cronos, Natura, além de 4 medicamentos que estão em estudos clínicos. O grupo da UFC liderado pelo vice-coordenador deste INCT foi pioneiro na realização de estudos clínicos no Brasil, sendo um dos grupos que mais colaborou com a introdução bem sucedida dos medicamentos genéricos no Brasil. Os dois grupos agora contando com excelentes estruturas para o desenvolvimento de pesquisa pré-clínica e clínica, financiados pelo MCTI, MS, governo de SC e BNDES; pretendem trabalhar em colaboração e em estreita parceria com as principais indústrias farmacêuticas estabelecidas no Brasil, para que com o apoio das políticas públicas, colaborar para que o país se torne, em médio e longo prazo, menos dependente da importação de medicamentos. Além disso, o projeto conta com pesquisadores com boa formação acadêmica e experiência na área de farmacologia e biologia molecular das seguintes universidades: UFSC, UFPR, UFRJ, UNIVALI, UNCEUMA, além de 9 pesquisadores colaboradores internacionais. Espera-se que o desenvolvimento do presente projeto permitirá atingir as seguintes metas: 1. consolidação de parcerias com as principais indústrias farmacêuticas brasileiras (de capital nacional ou multinacional), estabelecer uma rede de cooperação entre diferentes IES brasileiras e estrangeiras; 2. identificar e validar novos alvos terapêuticos para o câncer, depressão, ansiedade, psoríase, coceira; e doenças crônicas e degenerativas (artrite reumatóide, coceira, psiríase, doença de Alzheimer, depressão, esclerose múltipla, dor crônica); 3. produção de ciência de alta qualidade disseminada através de publicações em revistas internacionais de alto impacto 4. formação de recursos humanos em diferentes níveis (graduação, mestrado, doutorado, pós-doc) nas áreas relacionadas ao desenvolvimento de medicamentos e na identificação e validação de alvos biológicos. 5. consolidação de grupos de pesquisa e melhoria dos programas de pós-graduação emergentes nas área de farmacologia, neurociências, biotecnologia e biologia parasitária; 6. Apoiar a disseminação do emprego de boas práticas laboratoriais, necessárias ao desenvolvimento da área de medicamentos no Brasil.
  • Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos - SC - Brasil
  • Mon Nov 28 00:00:00 BRST 2016-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

João Batista de Macedo Freire Filho

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • a comunhão da aversão: mídia, política e sensibilidade moral
  • Este projeto de pesquisa possui como tema a mobilização política do “idioma moral do nojo” efetuada por líderes e porta-vozes da extrema-direita no Brasil e a consequente construção de figuras execráveis, descritas, numa profusão de textos e de imagens, como portadoras de atributos, disposições e ideais capazes de contaminar e de corromper toda a nação. O objetivo da pesquisa é, mais especificamente, analisar como discursos e artefatos midiáticos produzidos por grupos conservadores e por representantes da extrema-direita acionam, de modo sistemático, a retórica e a iconografia do asco com o intuito de rechaçar integrantes de movimentos sociais e de partidos políticos associados ao campo progressista. Argumentamos que é fundamental estudar tais representações desumanizadoras do oponente político, porque sua circulação crescente, em diferentes esferas, comporta significativas consequências psíquicas e materiais: além de servir para deslegitimar as reivindicações de minorias por direitos civis, inclusão social e reconhecimento cultural, pode contribuir para racionalizar medidas repressivas e atitudes hostis (em certos casos, até mesmo letais) contra as presumidas ameaças aos bons costumes, à vida produtiva e à segurança nacional. O quadro de referência teórico da nossa investigação é composto, essencialmente, por trabalhos de pesquisadores das áreas das ciências sociais e da filosofia que abordam o nojo como uma emoção hierárquica e política — o substrato afetivo da construção de barreiras simbólicas e concretas contra a mobilidade social e espacial do Outro asqueroso e intolerável. Para o exame do material que integra o corpus empírico, tomamos como base arcabouço analítico proposto por Sara Ahmed, em The Cultural Politics of Emotion, para desvendar como figuras de linguagem afetivamente carregadas (metáfora e metonímias, em especial) produzem a emotividade dos textos culturais que movem os leitores, aproximando-os ou afastando-os de determinados objetos e corpos.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Joao Batista Florindo

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • análise de imagens médicas usando redes convolucionais profundas e descritores fractais
  • Este projeto propõe o estudo e desenvolvimento de ferramentas matematico-computacionais para análise de imagens médicas combinando redes neurais profundas com geometria fractal. As redes neurais profundas convolucionais têm se popularizado também na análise de imagens médicas, porém os descritores clássicos, como os fractais, ainda são competitivos nesta área, além de, na maioria das vezes, poderem ser mais facilmente interpretados. Neste contexto, propõe-se que ambas as abordagens sejam combinadas. Tal combinação se dá de dois modos: treinando a rede a partir da imagem original e da imagem submetida a uma transformação multifractal ou calculando a dimensão fractal da saída associada a cada filtro aprendido pelas camadas convolucionais da rede. Os descritores extraídos serão aplicados a dois problemas da área médica: análise de evolução do Adenoma Pleomórfico para Carcinoma (câncer) e estudo da relação entre imagens de tecidos afetados pelo Carcinoma Neuroendócrino de Pulmão do tipo ``de Pequenas Células'' com a expectativa de vida do paciente. Espera-se que os resultados obtidos tragam implicações importantes para a sociedade, ajudando na melhor compreensão destes processos carcinogênicos e fomentando assim possibilidades tanto de um diagnóstico mais precoce quanto de um tratamento mais eficaz, melhorando assim a qualidade e a expectativa de vida do paciente.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

João Batista Garcia Canalle

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • 25 olimpíada brasileira de astronomia e astronautica
  • Vamos realizar a 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica em cerca de 10.000 escolas com a participação de aproximadamente 1.000.000 alunos do ensino fundamental e médio, haja vista que em 2021 participaram, mesmo com pandemia, 481.525 alunos. A realização da OBA, contudo, implica na realização de diversos eventos dela decorrentes que abaixo listamos. Realização do Curso à distância de Astronomia para alunos participantes das “seletivas”, isto é, para alunos que tentarão participar das equipes internacionais. Realização da Jornada Espacial com cerca de 60 alunos e 60 professores dentre aqueles alunos do ensino médio que se destacaram nas respostas às perguntas de Astronáutica. Realização da XVI Mostra Brasileira de Foguetes entre alunos do ensino fundamental e médio entre todas as escolas previamente cadastradas para participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Realização de 10 Jornadas de Foguetes com os alunos campeões em suas Escolas. Realização das Provas seletivas a partir das quais selecionamos as equipes internacionais. Participação na Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica a qual em 2022. Participação na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica a qual em 2022. Organização dos Encontros Regionais de Ensino de Astronomia em cerca de oito diferentes cidades do Brasil.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Dec 10 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

João Batista Garcia Canalle

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • 24 olimpíada brasileira de astronomia e astronautica
  • Vide projeto anexo
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Dec 22 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

João Batista Lopes

Outra

Ciências Ambientais
  • desenvolvimento de compósito destinado a design ecológico de mobiliário
  • O desenvolvimento de materiais a partir de fontes renováveis vem despertando interesse dos meios científicos, técnicos e produtivos, considerando-se a possibilidade da inserção no mercado de produtos eficientes, energeticamente, ancorados nas amplas abordagens da sustentabilidade. A fibra de penas de frango é um produto biodegradável, que dentre outras aplicações, tem se apresentado, potencialmente, eficaz como reforço de materiais da construção civil. Trata-se de produto de baixa densidade, excelente compressibilidade e resiliência, capacidade de amortecimento de som, retenção de calor e morfologia com distinta estrutura de farpas. Ressalte-se, ainda que a produção de frango de corte o Brasil tem se firmado como importante atividade econômica, porém, em contrapartida, gera grande volume de resíduo, especialmente, as penas, que se não forem utilizadas devidamente, pode provocar grande impacto ambiental. Assim, tem-se como hipótese que a associação penas de frango com resinas pode se tornar alternativa sustentável no desenvolvimento de compósito com aplicação direta na fabricação de móveis, minimizando o uso de madeiras maciças, bem como materiais como o MDF e MDP. Com o presente estudo, pretende-se avaliar o potencial das fibras de penas a serem utilizadas como reforço em base de matriz polimérica, para a utilização no design de interiores, bem como de mobiliário. O material será obtido nos abatedouros de Teresina, em seguida, submetido a tratamento físico, visando a limpeza do material para se obter um resíduo de boa qualidade. As penas passarão por um processo de desidratação em estufa a 60ºC, por 48 horas. Em sequência, os compósitos serão confeccionados com diferentes proporções de fibra de penas e resina, devendo-se avaliar as propriedades por meio de testes de resistência a tração, impacto, absorção, inchaço, microdureza, decomposição do material, investigação microscópica comparativa sobre as características e propriedades intrínsecas, em relação ao MDF.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Batista Rosolem

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • laboratório integrador cpqd (sisfóton-mcti)
  • Desde sua criação, em 1976, o CPQD destaca-se como um elo entre as universidades, cujo foco é a pesquisa científica (centradas na geração de conhecimento), e as empresas, cujo foco são produtos inovadores (centradas na exploração do conhecimento), colaborando no desenvolvimento e disseminação do conhecimento (tecnologia) para o setor empresarial. O CPQD possui um amplo ecossistema de parceiros e grande experiência na composição de arranjos produtivos visando consolidar a rede de inovação ideal, integrando atores com competências e tecnologias complementares (academia, startups, empresas, indústrias e governo). Na proposta do CPQD a integração dos laboratórios do Sisfóton-MCTI será feita pelos Laboratório de Sensoriamento e Monitoração Óptica (LSMO) e Laboratório de Integração Fotônica (LIF). O LSMO possui 4 doutores, 2 mestres, e 2 engenheiros e 1 técnico em seu quadro de pesquisadores. Os pesquisadores do LSMO através de projetos de pesquisa e desenvolvimento da ANEEL, da ANP e da FINEP desenvolveram projetos e introduziram redes de sensoriamento óptico em diversas empresas do setor elétrico e de óleo e gás, atendo como objetivo a demonstração de suas vantagens. Entre estas empresas citamos a Petrobrás, Cemig, Eletrobrás, Repspol, CPLF, Copel, Baesa, Prysmian, Foz do Chapecó, Engie-Tractebel, Epasa, DME. O número de patentes solicitadas pelo LSMO é de 27, sendo que 6 patentes já foram concedidas. O número de artigos publicados em periódicos Qualis/CAPES A1 é de 27 e o número de artigos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais é 80. Uma característica que diferencia o LSMO de outros laboratórios é sua vocação para aplicações reais de sensores ópticos, sendo que em todos os projetos são realizados testes de campo dos sistemas desenvolvidos. Já o LIF possui 2 doutores, 1 mestre, 1 engenheiro e 1 bolsista em seu quadro de pesquisadores. Os pesquisadores do LIF, através de projetos de pesquisa e desenvolvimento da FINEP atualmente desenvolvem componentes fotônicos (moduladores, fotodetectores, etc) dentro do contexto do projeto “Sistemas Ópticos em 1TB/s para Internet do Futuro”. Através de projetos no âmbito Embrapii desenvolve projetos de lasers sintonizáveis de cavidade integrada para aplicações em sistemas ópticos de telecomunicações, cuja transferência de tecnologia para o mercado se dará através da empresa parceira IDEA sistemas eletrônicos. Com relação ao LIF, todos os pesquisadores são membros da Sociedade Brasileira de Fotônica, atuando em conjunto nas determinações e direcionamentos desta Sociedade perante o cenário global das tecnologias fotônicas. Mantém parcerias com empresas tais como Padtec e Idea sistemas eletrônicos e diversas universidades, com destaque à Unicamp, USP, UFPB e centros de pesquisa tais como CNPEM e CTI. A estratégica para se obter a integração dos laboratórios dos Sisfóton se baseia na execução das seguintes atividades: Atividade 1 – Conhecer Laboratórios 1.1 - Conhecer os laboratórios de Fotônica aprovados na chamada Sisfóton e mapear o ecossistema de cada laboratório. 1.2 - Conhecer o desenvolvimento do estado da arte em Fotônica através de participação em eventos internacionais, substancialmente nos temas desenvolvidos pelos laboratórios do Sisfóton. 1.3 - Difundir uma visão única entre os laboratórios baseada nos princípios do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton-MCTI). Atividade 2 – Acompanhar Laboratórios 2.1 - Acompanhar qualitativamente o desenvolvimento dos projetos aprovados pelos laboratórios de Fotônica. 2.2 - Interagir com instituições parceiras regionais de forma a facilitar a integração dos laboratórios nacionalmente. 3.3 - Evidenciar para os laboratórios do Sisfóton o desenvolvimento da fotônica no país em relação a visão de estado da arte/futuro a ser difundida periodicamente pelo Laboratório Integrador. Ao mesmo tempo analisar nas áreas que sendo priorizadas/trabalhadas se existem deficiências. Atividade 3 - Integrar Laboratórios 3.1 - Promover encontros com periodicidade semestral com apresentações conjuntas dos laboratórios de Fotônica junto com empresas/startups de forma a difundir modelos de negócio, formas de operação e de boas práticas, além de compartilhamento de experiências. 3.2 - Identificar demandas específicas de cada laboratório do Sisfóton, auxiliar no suprimento das necessidades a partir da cooperação entre os demais integrantes da rede e avaliar a prontidão (readiness level) das tecnologias ópticas dos laboratórios para aplicações das empresas/startup. 3.3 - Planejar e realizar interações entre os laboratórios de Fotônica e empresas/startups a partir de eventuais de interesses manifestados pelos laboratórios e ou empresas, que levem a realização de negócios e investimentos. 3.4 - Promover encontros presenciais ou online com periodicidade anual entre os laboratórios nacionais de fotônica e laboratórios internacionais. Atividade 4 – Captar Recursos 4.1 - Acompanhar a disponibilidade de editais e ou chamadas de P&D de agências de fomento federais ou estaduais, Lei da Informática, Embrapii e de empresas atuantes no setor elétrico, petróleo, saúde, automotivo, entre outros, que tenham temas para submissão de projetos de Fotônica, como fontes de recursos adicionais aos laboratórios do Sisfóton. Atividade 5 – Divulgar Resultados 5.1 - Divulgar os resultados dos laboratórios de Fotônica e de possíveis interações com empresas através da realização de eventos de divulgação a serem realizados no CPQD ou nas instituições dos laboratórios de Fotônica. O CPQD irá construir também uma página na internet em seu domínio para a divulgação dos resultados. Outras atividades a serem propostas são promover a realização de webinars e visita virtuais em cada lab. 5.2 - Estimular a divulgação dos resultados científicos dos laboratórios de Fotônica através de publicações em capítulos de livros em periódicos de boa avaliação da CAPES. Atividade 6 – Finalizar Projeto 6.1 Finalização do projeto com a avaliação.
  • Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações - SP - Brasil
  • Mon Jul 19 00:00:00 BRT 2021-Wed Jul 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

João Batista Souza Junior

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • nanocelulose decorada com nanomateriais como plataforma multifuncional para aplicações em meio ambiente e biomedicina
  • A utilização das propriedades óticas, elétricas e magnéticas únicas observadas para nanomateriais requer o desenvolvimento de dispositivos que garantem a estabilidade química e coloidal dos sistemas nanoestruturados. Dessa forma, a utilização da nanocelulose como plataforma mecânica para ancorar nanomateriais destaca-se pela versatilidade de desenvolvimento de sistemas multifuncionais e de elevado valor tecnológico agregado. A nanocelulose foi escolhida pela sua elevada razão de área de superfície, possibilidade de funcionalização com químicos funcionais e elevado poder de absorção (aerogel). Variando os nanomateriais, diversas plataformas multifuncionais podem ser sintetizadas para utilização desde áreas como saúde (tratamento de feridas e liberação controlada de fármacos) a meio ambiente (remediação ambiental e plásticos biodegradáveis). O problema a ser abordado neste projeto é a obtenção de compósitos estáveis de nanocelulose obtidos pela funcionalização de superfície da nanocelulose (carboxilatos, aminas e tióis) e a ligação química com a superfície das nanopartículas (Fe2O3, Ag, Au e óxidos metálicos). Os nanocompósitos magnéticos serão avaliados frente as aplicações como aerogel para remediação ambiental, enquanto nanocompósitos com propriedades óticas e bacteriológica serão avaliados para aplicações em biomedicina. O diferencial deste projeto será a obtenção de compósitos com estabilidade química e estruturais adequadas para diferentes aplicações (multiplataforma), ou seja, nanopartículas estarão ancoradas na matriz com boa distribuição e evitando a agregação. A metodologia a ser abordada envolverá a utilização de protocolos de obtenção da nanocelulose já estabelecidas no grupo de síntese do LNNano e duas etapas de síntese dos nanocompósitos. O primeiro via síntese in situ das nanopartículas no meio reacional contendo a nanocelulose e o segundo a ancoragem de nanopartículas previamente sintetizadas através de mistura mecânica na matriz de nanocelulose.
  • Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - SP - Brasil
  • Wed Feb 09 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Batista Tolentino Junior

Outra

Divulgação Científica
  • popularização da ciência no planalto serrano catarinense
  • A celebração do “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, sensibiliza a comunidade acadêmica para a divulgação da trajetória exitosa da ciência brasileira na construção do conhecimento, promoção da tecnologia e inovação ao longo desses últimos 200 anos. Nesse contexto, essa proposta visa contribuir com o desenvolvimento de atividades de divulgação e popularização da Ciência nos municípios da região da AMURC – Associação dos Municípios da Região do Contestado. Esta associação é composta por 5 municípios: Santa Cecília, Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, São Cristóvão do Sul e Curitibanos, situados na região do Planalto Catarinense. Serão desenvolvidas atividades no Campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina tendo com público-alvo estudantes do ensino básico das escolas públicas dos municípios da região. Espera-se, com a realização deste evento, divulgar o conhecimento científico produzido nas instituições de Ciência e Tecnologia do Brasil e do mundo, com ênfase em seus benefícios para a comunidade local.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Sun Sep 18 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

João Carlos Medeiros

Ciências Agrárias

Agronomia
  • balanço de carbono em sistemas de cultivo de cacau (theobroma cacao) no bioma mata atlântica
  • A dinâmica dos gases de efeito estufa (GEE), relacionados às atividades agrícolas é dependente do manejo dos solos, o qual interfere na permanência destes no solo ou a emissão para a atmosfera, contribuindo para o aumento do efeito estufa. Visando a redução das emissões é preconizada a utilização de práticas de manejo que permitam a permanência desses gases no solo e o menor lançamento para a atmosfera. A região sul da Bahia nos últimos 30 anos vem passando por alterações no uso do solo, relacionadas aos sistemas de cultivo de cacau, principal atividade econômica da região. E, não existem ainda estudos que tenham avaliado emissões de GEE, nessa região do Brasil, considerando os sistemas de cultivo de cacau. Portanto, o trabalho será desenvolvido com o objetivo de identificar o montante de GEE emitidos em sistemas de cultivo de cacau, realizar o balanço de carbono orgânico do solo, e, gerar um índice monetário que relacione as emissões por unidade de cacau produzido. O estudo será realizado na CEPLAC, em Ilhéus, BA. Serão avaliados sistemas de cultivo de cacau predominantes na região, com quatro repetições: (i) SAF de cacau + açaí; (ii) SAF de cacau + cupuaçu; (iii) SAF cabruca, onde o cacau é cultivado no sub-bosque da mata atlântica; (iv) cacau a pleno sol consorciado com plantas de cobertura de espécies de Fabaceas nas entrelinhas; (v) cacau a pleno sol consorciado com Braquiária; (vi) Cacau a pleno sol consorciado com cobertura de plantas espontâneas; (vii) cacau a pleno sol mantendo o solo exposto e como referência (viii) mata atlântica nativa. Será realizada avaliação das emissões dos GEE (CO2, CH4 e N2O), o levantamento de dados de precipitação, temperatura média do ar, temperatura do solo e coleta de solo para determinação de análises relacionadas com as emissões (físicas, químicas e microbiológicas). Será avaliado o estoque de carbono orgânico total (COT) até 1m de profundidade e a produtividade de cacau nos sistemas avaliados.
  • Universidade Federal do Sul da Bahia - BA - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Carlos Palazzo de Mello

Ciências da Saúde

Farmácia
  • desenvolvimento de micropartículas mucoadesivas contendo extrato de baicuru como tratamento adjuvante na periodontite
  • As doenças periodontais, incluindo gengivite e periodontite, são um problema de saúde bucal global que afeta quase 10% da população mundial. Porphyromonas gingivalis é a principal bactéria envolvida nesses processos inflamatórios, pois é capaz de invadir o tecido do hospedeiro e colonizar o epitélio subgengival pela ação de proteases sobre as gengivas. Micropartículas mucoadesivas têm sido desenvolvidas com o objetivo de aderir a mucosa oral, liberando o(s) ativo(s) de forma prolongada, aumentando a eficácia, reduzindo efeitos adversos e melhorando a adesão do paciente ao tratamento, além de mascarar características organolépticas desagradáveis. Limonium brasiliense, popularmente conhecido como baicuru, é uma planta rica em polifenóis em seus rizomas. Esses compostos já são conhecidos por apresentarem boa atividade contra proteases de P. gingivalis. Além disso, apresentou potencial bacteriostático, antioxidante, antiviral e anti-inflamatório. O tratamento periodontal atualmente utilizado consiste no desbridamento mecânico e, eventualmente, no tratamento antibacteriano local e sistêmico. As terapias que usam antioxidantes podem ser interessantes para prevenir ou diminuir a degradação dos tecidos periodontais. Estudos recentes in vitro indicam atividade bacteriostática, anti-inflamatória e antioxidante de extratos de L. brasiliense e o uso de design fatorial para produzir diferentes tipos de extratos que demonstraram atividade antibacteriana frente a diferentes bactérias, incluindo as multirresistentes e bactérias relacionadas à doença periodontal. Estudos clínicos mais detalhados em seres humanos são necessários para comprovar a eficácia do extrato de L. brasiliense ou dos compostos isolados frente à doença periodontal. Sendo assim, o objetivo deste trabalho será avaliar o efeito clínico do extrato de L. brasiliense em micropartículas mucoadesivas como adjuvante no tratamento da doença periodontal em pacientes fumantes.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Claudio Bassan de Moraes

Engenharias

Engenharia Civil
  • produção e caracterização de cimento à base de magnésio empregando lodo de estação de tratamento de água (leta)
  • Um tema global é a busca por opções de materiais na construção civil que apresentem melhores propriedades (mecânicas, físicas, etc.) e maior sustentabilidade (durabilidade, aproveitamento de resíduos, menor gasto energético, etc.). Dentro deste contexto, o cimento à base magnésio é uma opção de material que pode apresentar vantagens em relação ao cimento Portland, como menor demanda energética, melhor durabilidade e possibilidade de empregar fibras naturais como reforço, e ainda apresentar propriedades similares ao cimento convencional. Esse tipo de cimento pode ser obtido a partir da combinação de um material rico em óxido de magnésio e outro rico em silicato/aluminossilicato. Dentro da proposta de trabalho, a fonte de óxido de magnésio será a magnesita (MgCO3), enquanto o material empregado como fonte de aluminossilicato será um resíduo: o lodo de estação de tratamento de água (LETA). O problema geral que será resolvido com o emprego do LETA é fornecer um destino apropriado ao grande volume gerado deste resíduo, trazendo um caráter de sustentabilidade ao projeto. A destinação do LETA tem sido um grande desafio atualmente, e a possibilidade do emprego de grande volume deste resíduo em uma aplicação nobre, como a produção de cimentos, visa atender às demandas de propriedades do material e sustentáveis na construção civil. A principal questão deste trabalho é avaliar o LETA na produção de cimento à base de magnésio e fornecer uma destinação adequada a um resíduo através de uma aplicação nobre. Como o LETA é um material rico em aluminossilicatos, estudos preliminares mostraram que o resíduo tem grande potencial para ser empregado como matéria-prima em cimento à base magnésio. A magnesita e o LETA serão tratados termicamente combinados a fim de produzir o cimento à base de magnésio. Este cimento será caracterizado fisicamente e quimicamente, e depois será usado em pastas e argamassas para sua microestrutura, propriedades mecânicas/físicas e processo de hidratação.
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Joao Damasceno Martins Ladeira

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • divulgadores científicos no brasil contemporâneo: criadores de audiovisual em plataformas de streaming
  • A pesquisa se foca nas reconfigurações recentes das indústrias culturais, abordando um grupo de criadores voltados à produção de audiovisual dirigido a plataformas de streaming como o YouTube. O projeto recorta canais de divulgação científica reunidos em torno do ScienceVlogs Brasil, projeto cuja premissa consiste em estabelecer critérios de excelência para conteúdo on-line. Considera-se tais criadores como um nicho ocupando lugar dentro de um campo amplo de produtores e distribuidores de imagens. Trata-se de criadores de menor porte, participando de uma estrutura complexa para produção de cultura, na qual estão presentes tanto personagens mais discretos quanto empresas de tecnologias como o Google e as demais big techs. Como pressuposto, entende-se que o ecossistema midiático se encontra em transformação, e que o audiovisual não se restringe mais às redes nacionais de televisão ou às emissoras globais distribuídas a cabo ou via satélite. Difundido decididamente pela internet, elabora um campo em que forças de diferentes intensidades se encontram em embate, recorrendo, cada uma delas, a estratégias distintas, retomando o referencial teórico de Bourdieu. A interação entre criadores e tecnologias de distribuição controladas por plataformas digitais transforma esses personagens em parte de um processo produtivo que flexibiliza as dinâmicas prévias para a apropriação da cultura. Nesse conflito, cada personagem desfruta de acesso a diferentes recursos, com capacidade desigual de manuseá-los. Mapear essa situação se torna o objetivo do projeto. O esforço se justifica pela necessidade de identificar tanto oportunidades quanto dificuldades estruturais, pensando em estratégias para profissionais que pretendam se envolver no circuito. A metodologia recorre à a entrevista com interesse de registrar a biografia dos personagens. A divulgação da pesquisa transformará as entrevistas num podcast, narrando a vivência dos produtores e concedendo maior visibilidade ao trabalho.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Fernandes da Silva Júnior

Ciências Agrárias

Agronomia
  • mapeamento digital de solos e predição de atributos utilizando suscetibilidade magnética, espectrocolorímetro, temperatura da superfície terrestre e aprendizado de máquina em diferentes substratos geológicos e paisagens
  • O mapeamento de classe e atributos dos solos em escala detalhada ainda é um grande desafio para o manejo sustentável dos solos tropicais. Uma vez, que não existem leis específicas para a conservação e governança no País. Para a conservação e governança dos solos é fundamental o mapeamento detalhado para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS): 13 Combate as alterações climáticas, 14 Vida na água e 15 Vida terrestre. No entanto, para obter essas informações dos solos de forma rápida, precisa e econômicas como: suscetibilidade magnética (SM), cor e temperatura da superfície terrestre para mapear e estimar de forma indireta as classes taxonômicas e atributos físicos e químicos dos solos. Nesse sentido nós propomos o uso da suscetibilidade magnética, cor do solo e temperatura da superfície terrestre junto com machine learning(ML) para entender melhor os solos para poder planejar o futuro uso do solo. É possível criar um mapa pedológico digital de solos baseados nas em uma área de referência e ML e também é possível usar smartphone, colorímetro e SM para estimar atributos físicos e químicos do solo? Sayão et al., (2018); Hounkpatin et al., 2018 Baldo et al 2020 mostraram que nossas hipóteses são plausíveis. Serão selecionadas 21 covariáveis obtidas do odelo digital de elevação do SRTM 30m e dos satélites Landsa5 5 e PlanetScope. A área de referência (AR) será o município de Tracuateua. Já a área de validação (AV) (verdade do terreno) será o mapa pedológico legado. Depois da escolha entre (KNN, SVM, RF, RNA), será usado esse algoritmo para os municípios vizinhos: Capanema, Primavera e Quatipuru. Com um grid de 250 amostras de solo de capanema: serão separados em dois conjuntos, calibração 70% das amostras n=175 e validação 30% das amostras n=75. A regressão linear será utilizada para obter as equações de pedotransferencia, o coeficiente de determinação (R²), raiz do erro quadrático médio (RMSE) aplicado ao conjunto de dados de validação.
  • Universidade Federal Rural da Amazônia - PA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Ferreira de Oliveira

Ciências Humanas

Educação
  • expansão e qualidade da educação superior no contexto do plano nacional de educação – pne 2014-2024: transições políticas, novos modos de regulação e perspectivas de controle social
  • Este projeto insere-se no contexto de análise crítica das políticas e reformas da educação superior no Brasil a partir dos anos 1990. Objetiva analisar as políticas, indicadores, metas, estratégias e processos de expansão da educação superior, estabelecidas, sobretudo, a partir do PNE (2014-2024), considerando as transições políticas, os novos modos de regulação, as perspectivas de controle social e a compreensão do papel da educação superior no processo de desenvolvimento econômico e social do país. Serão examinadas, portanto, as metas e estratégias do PNE que tratam da expansão e qualidade da graduação e da pós-graduação à luz das políticas, das ações, das estratégias dos agentes, da conjuntura e das condições objetivas do atual sistema de educação superior no país. Questiona-se em que medida as transições políticas que vem ocorrendo, os novos modos de regulação e as alterações no controle social e no papel da educação superior mudaram efetivamente as condições para se atingir as metas do Plano? A investigação conta com pesquisares da UFG, UFRN, UERN e UEG. A metodologia prevista contempla: revisão de literatura acerca da temática em estudo; levantamento e análise de fontes documentais primárias e secundárias, bem como dos dados agregados, em conformidade com variáveis e indicadores definidos na investigação; e, ainda, tratamento e análise de dados coletados. Os indicadores serão explorados em cruzamentos diversos, uma vez que os bancos de dados disponíveis não contemplam todas as especificidades tratadas nas metas e estratégias do Plano. Considera-se que, a partir de 2014, as políticas, programas e ações, visando o cumprimento das metas do PNE, vem sofrendo severa descontinuidade, especialmente devido à crise econômica e política, que resultou, dentre outros, na aprovação da Emenda Constitucional No 95 (EC-95). Esta decisão tem prejudicado não só o cumprimento do PNE em vigor, mas também poderá inviabilizar os dois futuros planos nacionais de educação.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Flávio da Silveira Petruci

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • construção de plataformas analíticas iot miniaturizadas e de baixo custo para sensoriamento remoto de analitos em amostras diversas
  • A miniaturização e automação de sistemas de análises químicas tem como principais vantagens a diminuição do volume de amostra requerida, o acoplamento de múltiplas etapas analíticas, diminuição no custo total e baixo consumo de energia. Essas características conferem portabilidade ao instrumento, permitindo a realização de análises no local (in situ) e minimizando erros comumente obtidos em etapas convencionais de transporte, armazenamento e tratamento de amostras. Com o atual desenvolvimento tecnológico, a miniaturização de sistemas analíticos é facilitada pela variedade de dispositivos (opto)eletrônicos, métodos de fabricação e dispositivos de aquisição e transmissão de dados disponíveis. Entretanto, devido a diferentes exigências de performance analítica e tipos de amostras, a construção de microssistemas analíticos deve ser realizada de maneira dedicada a aplicação requerida. Dessa forma, o objetivo deste projeto é a construção de diferentes microssistemas de análises químicas e aplicação em problemas analíticos relevantes, como por exemplo: (i) monitoramento móvel de poluentes atmosféricos utilizando microimpingers e reações colorimétricas e acoplando a plataforma analítica com veículos aéreos (drones); (ii) análise de contaminantes em alimentos e cosméticos utilizando técnica de microextração por difusão a gás seguida por análise colorimétrica; (iii) eletrodos sensores integrados a um potenciostato sem fio acoplados a um protetor bucal para a análise de Li+ na saliva e (iv) outras aplicações. Métodos ópticos e eletroquímicos possuem grande potencial para aplicação devido a variedade de reações químicas de identificação e fácil acesso a dispositivos eletrônicos de detecção, conferindo adaptabilidade ao problema abordado. Em todos os instrumentos desenvolvidos, a transmissão dos resultados gerados será realizada utilizando dispositivos IoT, facilitando a aplicação remota e obtenção/tratamento de dados em diferentes períodos de tempo e/ou tipos de amostras
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Joao Francisco Galera Monico

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • tecnologia gnss no suporte à navegação aérea
  • O uso de sistemas de posicionamento por satélites (GNSS) para a navegação aérea constitui uma tendência mundial na atualidade e será a principal tecnologia adotada no futuro para a determinação de posição das aeronaves em todas as fases do voo. O uso de tecnologia desta natureza apresenta inúmeras vantagens com uma considerável redução na necessidade de instalação de equipamentos em solo, otimização do espaço aéreo com rotas, redução do tempo de voo e consequente economia de combustível, dentre outros. Inserido neste contexto, destaca-se o sistema GBAS (Ground-Based Augmentation System), tecnologia que faz uso de sistemas GNSS, sobretudo o sistema de posicionamento global americano (GPS) com a transmissão de correções para a melhora da acurácia na determinação de posição visando a conduzir aeronaves para um pouso de precisão. Entretanto, os sinais do sistema GPS, assim como o de qualquer outro sistema de posicionamento por satélite, sofre forte influência da camada ionosférica, com a introdução de erros que podem afetar os requisitos de acurácia, integridade, disponibilidade e continuidade exigidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). A camada ionosférica apresenta comportamentos distintos em função da localização (sobretudo com a variação de latitude), da hora do dia, do período do ano e do ciclo de atividade solar, cujo período é de onze anos. A ionosfera sobre o território brasileiro, em especial nas regiões de ocorrência da anomalia da ionização equatorial, apresenta características singulares com relação ao restante do planeta pela concentração de fenômenos e anomalias que ali ocorrem fazendo com que o desempenho de sistemas de posicionamento por satélite na região seja pior quando comparado a regiões como os Estados Unidos e a Europa, por exemplo. Por esta razão, a aplicação de tecnologias baseada em GNSS na aviação sobre o território brasileiro exige uma avaliação profunda dos efeitos da ionosfera. Estudos nesse sentido revestem-se de grande importância em razão dos criteriosos requisitos de segurança envolvidos na aviação, por envolver risco de vidas humanas. Diante deste cenário, a proposta de criação deste INCT visa realizar uma análise detalhada dos modelos de decorrelação de erros devido à ionosfera (modelo de risco), desenvolvidos para uso nos Estados Unidos, que garantem a segurança da operação para sistemas de pouso de precisão, como o GBAS. Tais modelos exigem uma análise de viabilidade para uso no Brasil, uma vez que as condições ionosféricas são bastante distintas daquelas para onde foram desenvolvidos os modelos. Adicionalmente, serão propostas adaptações e melhorias neste modelo de risco a fim de adequá-lo à realidade brasileira de modo a atender os critérios de acurácia, integridade, continuidade e disponibilidade exigidos pela OACI. Também os estudos deste projeto INCT contribuirão para o aperfeiçoamento do uso da fusão GNSS com sistemas inerciais. Para o desenvolvimento do projeto em tela, faz-se necessário um conjunto consistente e abrangente de dados de receptores de GNSS em território nacional a fim de subsidiar as análises das especificidades da ionosférica brasileira e a consequente viabilização do uso de tecnologias GNSS para a navegação aérea. Por isso, propõe-se uma ampliação das redes de monitoramento contínuo existentes compostas por receptores GNSS com capacidade de medição dos parâmetros mais importantes da atividade ionosférica: o Conteúdo Eletrônico Total (CET) e os índices de cintilação ionosférica (S4 e P2). A demanda exposta foi apresentada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para atender a comunidade brasileira com um serviço seguro para procedimentos de pouso de precisão. Os dados de receptores GNSS desta nova rede poderão ser utilizados para a otimização do desempenho dos receptores GNSS durante a incidência de cintilações ionosféricas e ainda para disponibilizar aos usuários mapa em tempo real dos erros causados pelo atraso ionosférico e da ocorrência de cintilação. Tais mapas são úteis em diversas aplicações geodésicas, dentre as quais agricultura de precisão e posicionamento de plataformas de prospecção de petróleo. Podem ainda ser assimilados por modelos ionosféricos e utilizados em diversos estudos científicos. Contudo, o enfoque do projeto se dará com fins à navegação aérea. Vislumbra-se ainda a possibilidade de, no futuro, os mapas de TEC e cintilação incorporarem um serviço prestado pelo Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). No contexto do problema exposto, a UNESP Presidente Prudente, que vem pesquisando o desenvolvimento de metodologias e algoritmos considerando aplicações do GNSS para Geodésia, Atmosfera e Agricultura de Precisão, em conjunto com o INPE, que é um instituto especializado em estudos da ionosfera e o ITA e o IAE, especializados em questões aeronáuticas, propõe o presente INCT visando atender a essa demanda da sociedade.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Sun Jan 08 00:00:00 BRST 2017-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

João Hermínio Martins da Silva

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • mostra científica e de inovação em biotecnologia - fiocruz ceará e escola técnica eusébio de queiroz
  • A região nordeste tradicionalmente tem sido uma das regiões com o pior acesso a saúde de qualidade, com recursos financeiros menores e menor disponibilidade de informação. Associado a grandes epidemias de arboviroses e doenças infectocontagiosas, particularmente devido ao saneamento básico precário e a falta de esclarecimento quanto à hábitos e práticas saudáveis, a região torna-se especial para a realização de atividades como as propostas na SNCT, em especial com a temática de 2022, “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. Durante a pandemia de Covid-19, particularmente a região nordeste foi muito penalizada, sendo essa uma oportunidade de esclarecimento contínuo e amplificação do conhecimento. A relação entre a FIOCRUZ Ceará e a Escola Técnica Eusébio de Queiroz data de 2014, quando propusemos a criação do Curso Técnico em Biotecnologia, vislumbrando o atendimento à demanda que surgiria com a inauguração do Campus onde está sediada a Unidade Regional da FIOCRUZ no Ceará (Eusébio). Trata-se do único curso técnico em Biotecnologia no Estado do Ceará. Tradicionalmente, integramos as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ao calendário acadêmico do Estado do Ceará, assim como à Feira do Conhecimento, realizada em nível Estadual. Durante a SNCT de 2018 a FIOCRUZ CE realizou um dia de atividades diretamente na Escola Técnica, com grande sucesso e adesão dos alunos. Em 2022 pretendemos intensificar a participação dos alunos no evento, realizando as apresentações dos trabalhos de conclusão, em formato de projeto científico (pôsteres) durante a SNCT, integrado a programação que já realizaremos, com rodas de conversa, palestras, apresentação teatral apresentação de vídeos e outras atividades, financiadas por chamada específica da FIOCRUZ. Importante ressaltar que o evento será realizado no campus da instituição proponente, FIOCRUZ Ceará.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Joao Luis Ribeiro Fragoso

Ciências Humanas

História
  • as escrituras da cabeça política do estado do brasil: construção de um banco de dados dos livros de notas de salvador da bahia, 1664-1807
  • Este projeto objetiva elaborar um banco de dados de TODAS as escrituras públicas dos tabelionatos (Ofícios de Notas) da antiga América portuguesa entre os séculos XVI e XVIII. Tais escrituras legalizavam e publicizavam, como até hoje o fazem, diferentes atos da sociedade. Nelas temos vendas, créditos, contratos de negócios, testamentos, alforrias, patrimônios para padres, procurações etc. Portanto, a sociedade ao rés do chão. O ponto de partida serão os tabelionatos da cidade de Salvador da Bahia, por ser a cabeça política do então Estado do Brasil, disponibilizados no site da British Library, para o período 1664 – 1807 (76.472 imagens). Essas escrituras serão transcritas com o auxílio do aplicativo Transkribus (a transcrição manual de 15% do documento gera modelos que transcrevem do restante) e contém ainda ferramentas de buscas. Em seguida, será elaborado um banco de dados permitindo investigações nas áreas de Ciências Humanas e Econômicas. O banco será hospedado em universidades públicas e, via internet, franqueado ao público em geral. O projeto será capitaneado pelo grupo de pesquisa Antigo Regime nos Trópicos (ART) da UFRJ e credenciado no CNPq, em rede com pesquisadores de diferentes Universidades públicas do Brasil. Aquelas escrituras servem à diversas metodologias da historiografia. Para os adeptos da história serial dos Annales é possível estudar as mudanças e permanências da sociedade; no caso de séries temporais das vendas, dos créditos etc. Para a micro história o tabelionato registrava, ao menos, parte das relações vividas pelos agentes da sociedade. Assim, tendo como fio de Ariane os nomes das pessoas em tais papeis –dotes, testamentos etc – poder-se- ia entender a lógica da sociedade. Além, de permitir fazer mapas georreferenciados. Seja qual for o método optado o banco das escrituras irá dar a solides empírica para a ainda jovem historiografia brasileira. Auxiliando a melhor compreensão da sociedade contemporânea e a solução de seus problemas.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Luiz Nicolodi

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • integração da gestão costeira com o planejamento espacial marinho: múltiplas abordagens para um planejamento eficiente do sistema marinho-costeiro
  • A zona costeira e marinha do Brasil apresenta elevado grau de estresse ambiental, social e populacional em função da exploração de recursos naturais, uso desordenado do solo e baixa efetividade de políticas de planejamento territorial. Agrega-se as discussões acerca de mudanças climáticas e seus aspectos como vulnerabilidade, risco e sensibilidade. Uma das principais problemáticas nesse cenário é a falta de integração entre bases conceituais, ferramentas e, principalmente, de um escopo metodológico que propicie a otimização da utilização de informações nos instrumentos de gestão com foco no planejamento. Parte-se da premissa de que, a partir da adoção da perspectiva informacional, conjuntos de dados possam ser efetivamente integrados e adotados em instrumentos de gestão territorial. Propõe-se o desenvolvimento conceitual de um sistema embasado no tratamento de informações suas formas de representação e visualização a partir da convergência entre cartografia e tecnologia da informação. Vislumbra-se contribuir, para além dos aspectos acadêmicos, na redução de custos e esforços para elaboração e implantação destes instrumentos. Este é o enfoque desta proposta, a qual está estruturada em três módulos: 1: Análise multi-escalar de governança: estabelece o contexto de políticas públicas e relações entre setores interessados na utilização de espaço e recursos e identifica fontes e tipologia de dados oficiais disponibilizados em formato digital com potencial emprego em sínteses. 2: Sistematização informacional: padronização metodológica de sínteses cartográficas que subsidiem os instrumentos de gestão costeira conforme as escalas de governança, e estruturação da informação publicamente disponível para aplicação nas metodologias e catalogamento de metadados com disponibilização pública em plataforma Web. 3: Elaboração de produtos audiovisuais a partir de conceitos e técnicas que trabalham na transposição de conteúdos científicos complexos para linguagens de acesso universal.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Wed Feb 09 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Manoel da Silva Malheiro

Ciências Humanas

Educação
  • os clubes de ciências e os processos de ensino e aprendizagem das ciências na educação básica
  • As escolas públicas, são espaços propícios a criação de Clubes de Ciências que tenham atividades didático-pedagógicas com foco em Metodologias Ativas, em especial o Ensino Investigativo. Com base nos resultados exitosos do Clube de Ciências/Campus Castanhal, acreditamos que a efetivação desses espaços, poderá contribuir para despertar o interesse e a aprendizagem das Ciências entre os estudantes da escola básica, contribuindo para que professores replanejem suas aulas objetivando a aprendizagem dinâmica dos alunos. Diante de um ensino de Ciências muitas vezes desinteressante pela forma como os conteúdos são ensinados é que acreditamos que a criação de Clubes de Ciências, fundamentados no Ensino investigativo, proporcionará a alunos e professores o desejo de compreender de forma dinâmica como a Ciência se desenvolve ao longo do tempo. Objetivando compreender de que maneira as ações didáticas e pesquisas científicas realizadas em Clubes de Ciências do Pará podem contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem das Ciências no ambiente de sala de aula, é que propomos esse projeto, acreditando que é possível ensinar e aprender Ciências de forma mais ativa e contextualizada, mesmo sem laboratórios nas escolas. Pesquisas recentes demonstram que Clube de Ciências com metodologias investigativas, mesmo em escolas sem laboratórios e com poucos recursos didáticos, conseguem ter bons resultados com a utilização de materiais de baixo custo e/ou recicláveis, promovendo a motivação para ensinar entre os professores e o aprender entre os alunos. Portanto, a execução desse projeto permitirá a fomentação e possível implementação de Clubes de Ciências nos municípios interessados, a formação continuada de professores de Ciências nas escolas públicas, além de motivar a organização de um Ensino Investigativo dinâmico dentro dos processos interativos/dialógicos, motivando o desenvolvimento de processos formativos entre professores e alunos.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Thu Mar 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Marcello Fortes Furtado

Ciências da Saúde

Medicina
  • deficiência visual e cegueira em pessoas em situação de rua de ribeirão preto, brasil
  • Existe uma escassez de estudos sobre de cegueira e deficiência visual no Brasil, principalmente de estudos que abordam populações vulneráveis. As pessoas em situação de rua apresentam fatores de risco aumentado para diversas condições que podem afetar os olhos, como doenças infecciosas, desnutrição e maior exposição ao ultravioleta, além de menor acesso a serviços de saúde. Por isso, conhecer as condições de saúde ocular e os fatores de risco para deficiência visual das pessoas desta população é de extrema importância para o desenvolvimento de políticas públicas. Tendo como população-alvo pessoas em situação de rua de Ribeirão Preto (SP), os objetivos do projeto são descrever: 1) a frequência de deficiência visual e cegueira e suas causas; 2) as doenças oculares presentes e suas frequências; 3) a qualidade de vida relacionada a visão. Como as populações vulneráveis possuem mais barreiras ao acesso a serviços de saúde ocular, nossa hipótese é que pessoas em situação de rua apresentem altas frequências de deficiência visual e cegueira, principalmente por erros refrativos não corrigidos. Resultados compatíveis com esta hipótese foram encontrados em outras populações vulneráveis. Serão incluídos neste estudo transversal 500 adultos em situação de rua atendidos nos centros de apoio da cidade, divididos em 20 visitas. Será utilizado o questionário socioeconômico e protocolo de atendimento do Brazilian Amazon Region Eye Survey adaptado para o estudo. A avaliação clínica será composta de medida de acuidade visual para longe e perto, tonometria, biomicroscopia, refração, oftalmoscopia indireta, retinografia, e aplicação do questionário VFQ-25. Será designada a causa principal acuidade visual pior que 20/32 por olho e por participante. Tabelas de frequência serão utilizadas para análise descritiva, e as associações entre variáveis categóricas e co-variáveis serão avaliadas por análise de regressão logística múltipla. P menores que 0,05 serão considerados significativos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Joao Marcio Palheta da Silva

Ciências Humanas

Geografia
  • mapeamento dos impactos territorias dos grandes empreendimentos de mineração na amazônia brasileira (2010/2021)
  • O projeto de pesquisa propõe analisar, o período de 2010 a 2021, com base nas políticas territoriais do Estado brasileiro, que impactam os territórios da Amazônia Legal e as suas contradições no uso e apropriação dos recursos minerais pelos Grandes Empreendimentos Mineradores (GEM); analisar as concessões de territórios para uso das atividades econômicas da mineração, através do diagnóstico e do mapeamento cartográfico dos conflitos nas áreas diretamente atingidas pela atividade de mineração e como as políticas territoriais tem fortalecido ou aumentado o grau de vulnerabilidade socioeconômico e a pressão sobre a infraestrutura, os bens e serviços desses territórios. Através da construção da metodologia comparativa entre os territórios estudados, propomos classificar quais são as áreas sob influência direta e indireta dos Grandes Empreendimentos Mineradores, mensuradas através da criação do índice de desenvolvimento territorial em áreas de mineração e grau de bem estar social das cidades sedes dos GEM nos estados do Pará, Maranhão, Amapá e Mato Grosso.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Maurício Gama Boaventura

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • criação de valor aos stakeholders
  • A teoria dos stakeholders se desenvolveu nas três últimas décadas e sua influência na sociedade é cada vez maior. Evidências recentes disto estão no Manifesto Davos 2020, no qual o propósito universal das empresas deve ser a criação de valor a todos os stakeholders (World Economic Forum, 2020) e na Declaração do Propósito da Firma, pelo CEO Roundtable, em 2019, que redefine o propósito da empresa para todos os stakeholders e não apenas aos acionistas. Apesar do avanço desta teoria ainda há pontos obscuros, carentes de teses e evidências empíricas. Recentemente Freeman (2017) delimitou os limites desta teoria, apontando a ausência de um critério claro para a distribuição de valor aos stakeholders. Este projeto foca esta lacuna teórica e fundamentando-se na discussão ligada à importância estratégica do stakeholder para a criação de valor, como abordado por Garcia-Castro e Aguilera (2015), Tantalo e Priem (2016) e Yin e Jamali (2016) e nos aspectos positivos de justiça no tratamento aos stakeholders ao desempenho da empresa (Bridoux e Stoelhorst, 2014), desenvolve-se a hipótese que quão maior for a justiça na distribuição de valor aos stakeholders maior será o desempenho da empresa. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um modelo teórico de distribuição justa de valor entre os stakeholders que se relacione com um desempenho superior e testá-lo. Se validado, este modelo tem aplicação prática na gestão de empresas, e o projeto promoverá tanto uma contribuição teórica como prática. A coleta de dados se dará por meio de análise de conteúdo nos prospectos para abertura de capital (IPOs) na Brasil, Bolsa, Balcão – B3, na New York Stock Exchange – NYSE, na National Association of Securities Dealers Automated Quotations – NASDAQ, na London Stock Exchange – LSE, na Bolsa Mexicana de Valores – BMV e na Australian Securities Exchange - ASX, no período de 2003 a 2020. O tratamento dos dados irá empregar método quantitativo, por meio de regressões estatísticas.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 30 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Paulo Assis Gobo

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • investigação de microplasticos aerotransportados: uma cooperação entre brasil e frança (ima)
  • Um tipo emergente de poluição, os microplásticos, origina-se a partir da quebra de resíduos plásticos e representa um desafio ambiental futuro. Essas partículas possuem estrutura microscópica e podem persistir na atmosfera por longos períodos. Ainda há lacunas quanto às pesquisas de microplásticos em suspensão na atmosfera e na precipitação pluviométrica, em especial na região Amazônica. Propõe-se então investigar a poluição potencial por microplásticos aerotransportados e precipitados em áreas da Amazônia e do Sudeste do Brasil. A hipótese que orienta essa proposta é a de que os microplásticos estão presentes na precipitação pluviométrica e no ar de centros urbanos e locais não urbanos da Amazônia brasileira e de São Paulo, tendo sua concentração forte relação com o uso e ocupação do solo. A metodologia será composta da comparação de precipitação pluviométrica coletada por meio de um Pluviômetro Ville de Paris, e de material aerotransportado com amostradores passivos e ativos (hi-vol) durante todos os meses no intervalo de um ano, em diferentes localidades: na cidade de Porto Velho-RO, na Reserva biológica Jaru (município de Ji-Paraná-RO); em São Paulo-SP; e Iguape-SP, representativas de diferentes ambientes (urbano médio, urbano denso, florestal e litorâneo). Todas as amostras serão filtradas em filtros de fibra de quartzo GF / A Whatman (1,6 μm). Os filtros serão armazenados em placas de Petri de vidro e analisados com um estereomicroscópio com câmera acoplada, para posterior Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) para identificar as fibras sintéticas e sua composição química. Por fim, será realizada interpretação e relação espacial das amostras a partir da identificação da presença e abundância dos microplásticos aerotransportados e precipitados, comparados aos resultados obtidos na França, utilizando-se do modelo HYSPLIT da NOAA calcular as trajetórias, distâncias e direções das partículas, e identificar as fontes de poluição.
  • Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Paulo Bassin

Engenharias

Engenharia Química
  • tratamento de esgoto por meio da tecnologia inovadora de lodo granular aeróbio: aliando eficiência na remoção de poluentes e recuperação de recursos
  • O déficit de tratamento de esgoto doméstico é uma grande preocupação do Brasil. No país, esse tratamento é geralmente realizado em plantas de grande porte, localizadas em áreas distantes de comunidades sem rede coletora. Outra preocupação emergente é a remoção de micropoluentes (como fármacos e produtos de higiene pessoal) do esgoto, pois trazem impactos negativos à saúde humana e de outros animais. Sistemas de tratamento descentralizados que sirvam toda a população de coleta, e que apresentem maior capacidade de remoção de poluentes, são, portanto, imprescindíveis na conjuntura atual. Além disso, a recuperação de subprodutos a partir do tratamento permite a geração de renda para um setor tradicionalmente visto como ônus para os municípios. A tecnologia de lodo granular aeróbio (LGA) vem sendo considerada um divisor de águas na área de saneamento. A presença de diversos microrganismos possibilita a remoção simultânea de diversos poluentes, como matéria orgânica e nutrientes (nitrogênio e fósforo), em um único reator compacto. Devido à ampla diversidade microbiana, esse processo biológico tende a ser mais eficiente na remoção de micropoluentes. Adicionalmente, permite a recuperação de subprodutos de alto valor agregado a partir do lodo biológico em excesso, como exopolissacarídeos do tipo alginato, que podem ser usados em aplicações médicas e alimentícias. Nesse trabalho pretende-se avaliar a remoção combinada de matéria orgânica, nutrientes, e micropoluentes de esgoto doméstico, sintético e real, em condições ambientais brasileiras, por meio do LGA. Para tornar a processo autossustentável, serão obtidos, a partir do lodo biológico em excesso, subprodutos como alginato e biogás, esse último a partir da digestão anaeróbia. Os principais microrganismos presentes nos grânulos serão avaliados e relacionados com o desempenho dos reatores biológicos. Espera-se que, com o ajuste das condições operacionais, seja possível tratar esgoto de forma eficiente e gerar recursos.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Paulo Bestete de Oliveira

Outra

Divulgação Científica
  • xvii semana de ciência e tecnologia do ifes - campus de alegre
  • Evento que culmina com a apresentação dos diferentes projetos desenvolvidos na instituição, que tem como público-alvo a comunidade acadêmica interna e a externa, visando estimular a prática da ciência e da tecnologia, como elemento integrador do ensino e pesquisa, contribuindo para redução das desigualdades sociais do país. As atividades planejadas para a Semana atuarão como agentes, estimulando a vivência, gerando conteúdos e compartilhando experiências, envolvendo variadas estratégias didático-pedagógicas aderentes à proposta. O evento ocorrerá sob a forma de portas abertas, recebendo o público em geral. Apesar de total envolvimento da educação profissional, também haverá mostra de trabalhos realizados pelos acadêmicos da graduação e pós-graduação, palestras e minicursos e também de uma gincana acadêmica dentro da temática “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. A Semana estimulará a criatividade, atitude científica, inovação e, destacadamente, a importância dessas, na individualidade e coletividade nacionais, contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto de pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. Mais ainda, para que a ciência e tecnologia se tornem parte integrante na vida dos cidadãos.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

João Paulo Bizarro Lopes

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de compostos heterocíclicos para inibição de proteínas quinases associadas à proliferação de células tumorais
  • O câncer é a segunda doença com maior causa de morte no mundo e a maioria dos fármacos utilizados no tratamento possui modo de ação citotóxico, com risco de comprometer também células saudáveis. Dentro do contexto da terapia alvo, que é mais seletiva para determinada célula, tecido ou órgão, os inibidores de proteínas quinases representam uma alternativa mais segura, como os fármacos já comercializados imatinibe, ribociclibe e palbociclibe, entre outros. No entanto, é recorrente o aparecimento de linhagens celulares resistentes. Neste cenário, o desenvolvimento de fármacos mais potentes, eficazes e alternativos, representa um avanço proeminente no combate ao câncer. A modificação estrutural em compostos bioativos é uma importante estratégia, que pode ampliar a diversidade molecular e oferecer um elenco variado dentro de um novo nicho a gerar propriedade intelectual. Além disso, contribui para o entendimento das interações com a enzima alvo, possibilitando o planejamento de drogas mais seletivas. Neste contexto, este projeto visa a obtenção de compostos inibidores de quinases e com atividade antiproliferativa, para aplicação como agentes terapêuticos para diversos tipos de câncer. Como objetivos específicos, visa-se a síntese de: derivados de purina na forma de híbridos purina-difenilureia, visando combinar as atividades de inibição do ciclo celular e da angiogênese; híbridos quinazolinas-difenilureias, desenhadas para expressarem atividade citotóxica contra linhagens de células tumorais, bem como atividade de inibição de quinases relacionadas à proliferação celular; híbridos de quinazolinas contendo o núcleo selenazol; além de estudos de Modelagem Molecular envolvendo os compostos propostos neste projeto com enzimas associadas e à proliferação celular, à interrupção da mitose e do ciclo celular. Os compostos serão sintetizados utilizando metodologias simples de síntese orgânica a partir de produtos naturais, como a hipoxantina, e reagentes comerciais simples.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Mar 22 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Paulo Gama Oliveira

Ciências Humanas

Educação
  • os jornais estudantis em sergipe (1874-1959): práticas educativas pela ótica dos discentes do secundário
  • A proposta em tela tem como objetivo geral investigar as práticas educativas do ensino secundário através dos jornais estudantis produzidos por estudantes secundaristas de Sergipe entre os anos de 1874 a 1959. O marco inicial, 1874, refere-se à publicação de O Porvir e o limite final situa-se no ano de 1959, com a circulação de O Eco, vinculado à associação estudantil Grêmio Cultural Clodomir Silva. Compreende-se que os jornais estudantis constituem-se como fontes para o estudo dos costumes, das práticas culturais, das manifestações ideológicas e dos espaços de sociabilização da juventude brasileira. Nesse sentido, o Projeto almeja responder à seguinte questão: quais práticas educativas os jornais estudantis produzidos por discentes secundaristas em Sergipe, entre o final do século XIX até meados do século XX, podem revelar? Para o desenvolvimento da pesquisa, recorreremos às fontes de textos normativos da legislação, documentos manuscritos das instituições aportes desses jornais e, fundamentalmente, dos próprios periódicos estudantis salvaguardados no Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense, Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Arquivo Público do Estado de Sergipe, Biblioteca Epifânio Dórea, como também em acervos digitais e de outras escolas a serem investigadas. Como potencial de impacto dos resultados do ponto de vista técnico-científico, de inovação, difusão, socioeconômica, a pesquisa visa: vinculação aos Departamentos de Educação e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de História da UFS e da UFPel; vinculação com escolas da educação básica que produziram tais jornais e ainda em funcionamento; aportar alunos de diferentes níveis de ensino nas etapas da pesquisa, gerando resultados impactantes na formação de recursos humanos; difusão de conhecimento acerca da temática em eventos, periódicos, sites institucionais e redes sociais com a ampliação e renovação da História da Educação, a partir da ótica dos discentes do secundário.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Joao Paulo Machado Torres

Ciências Biológicas

Ecologia
  • exposição e impacto de contaminantes ambientais na biota do arquipélago de são pedro e são paulo
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Nov 28 00:00:00 BRT 2019-Wed Jul 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

João Paulo Sales Macedo

Ciências Humanas

Psicologia
  • saúde mental e povos tradicionais: desenvolvimento de tecnologias de detecção, análise e atenção para populações vulneráveis de difícil acesso
  • No cenário acadêmico, quando se trata de pesquisas em saúde mental, particularmente sobre a incidência de transtornos mentais, padrões de uso de álcool, drogas e de psicofármacos, predominam investigações focalizadas em áreas urbanas. Há uma evidente defasagem quando se trata de moradores das zonas rurais, especialmente com os povos tradicionais, os quais são fortemente afetados por inúmeras adversidades sociais, políticas e ambientais. Assim, os povos tradicionais encontram-se em condição de maior vulnerabilidade psicossocial, especialmente em tempos de pandemia. Logo, podem apresentar condições mais deterioradas de saúde mental. Contudo, as especificidades culturais, limitações teórico-metodológicas e dificuldades de acesso restringem as pesquisas e as possibilidades de intervenção junto a essas populações. Em razão disso propomos uma investigação em comunidades quilombolas e indígenas com o objetivo de: 1) Definir o perfil de morbimortalidade em saúde mental; 2) Identificar padrões de uso de álcool e outras drogas; 3 Detectar a incidência de transtornos mentais comuns; 4) Identificar os níveis de cobertura e acesso aos cuidados em saúde mental; 5 Mapear necessidades em saúde mental, levando em conta suas especificidades socioculturais; 6) Identificar problemas e potencialidades na rede de atenção primária e psicossocial em relação aos cuidados em saúde mental dirigidos a essa população, visando sua reorganização; 7) Propor estratégias interventivas culturalmente sensíveis à realidade dessas comunidades; 8) Realizar parcerias e colaborar com equipes e gestores de saúde nos territórios pesquisados. A pesquisa é de natureza mista (quanti-quali), em comunidades quilombolas e indígenas dos estados do PI, CE, RN, AL e MG, com manejo de dados secundários (indicadores de saúde mental) e primários, e uso de instrumentos de rastreio em saúde mental (AUDIT, ASSIST, SRQ-20), roteiro de entrevista e grupo focal com gestores e profissionais de saúde.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA - PI - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Joao Pereira Leite

Ciências da Saúde

Medicina
  • estudos translacionais nas epilepsias farmacorresistentes e suas comorbidades
  • Pacientes com epilepsia do lobo temporal (ELT) apresentam alta frequência de farmacorresistência, e para estes a remoção cirúrgica da zona de início ictal é o principal tratamento, sendo a esclerose hipocampal (EH) a etiologia mais frequente. Além das crises não controladas, pacientes farmacorresistentes apresentam importantes comorbidades, como déficits de memória, depressão, psicose, e em alguns crises psicogênicas. A nova classificação da EH trouxe importantes evidências da ligação entre o padrão de perda neuronal hipocampal e a história clínica dos pacientes. Entretanto, ainda há importantes lacunas quanto à associação entre tipos de EH e as comorbidades encontradas nestes pacientes. Na presente proposta, buscamos investigar, com modelos animais e pesquisa clínica, as associações entre comorbidades e alterações na comunicação entre diferentes regiões cerebrais, bem como entre comorbidades e as alterações estruturais e moleculares observadas no hipocampo. Para investigar estas associações, realizaremos uma série de estudos que visam demonstrar: 1) a ligação entre maior heterogeneidade nas imagens de ressonância magnética no lobo temporal e a presença de depressão em pacientes; 2) a associação entre alterações nas espinhas dendríticas e moleculares em pacientes com EH2 e performance nos testes de memória; 3) a relação entre tipo de EH e padrão de microRNAs em pacientes com comorbidades psiquiátricas; 4) a existência de dinâmica amigdalo-cortical própria em modelos animais de desamparo aprendido, uma situação próxima da depressão comórbida observada na ELT; 5) diferenças na plasticidade homeostática, medida através da morfologia de espinhas dendríticas, em modelo de ELT; 6) demonstrar a importância da neurotransmissão glutamatérgica na anedonia em camundongos nocaute para NMDAr Maior detalhamento sobre este projeto e sua equipe podem ser encontrados em https://www.dropbox.com/s/e00o9ieaivabtrt/Projeto_Universal_2021.pdf?dl=0
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

João Ricardo Vieira Iganci

Ciências Biológicas

Botânica
  • pampa singular: popularização da ciência através de ações transversais
  • O projeto visa criar espaços educativos, de diálogos e participação para pensar coletivamente no potencial do ecoturismo e da conservação da biodiversidade como negócios socioambientais de impacto para a região do bioma Pampa. Nesta construção coletiva do saber, desenvolveremos conhecimentos e práticas que estimulem o pertencimento, empoderamento a autonomia dos sujeitos envolvidos. Através da sensibilização para o ecoturismo focado na paisagem, criaremos espaços para que a comunidade pense o seu território como um potencial socioeconômico. Assim, a metodologia ativa de aprendizagem englobará diferentes práticas com o objetivo de fazer do aluno o protagonista da própria aprendizagem, participando ativamente de sua jornada educativa e estimulando o interesse em assuntos promissores para o desenvolvimento sustentável da região. As atividades promoverão o estímulo a uma maior responsabilidade do estudante pela construção do próprio saber em instituições de ensino básico nos municípios abrangidos pela proposta. Assim, o estudante se envolve no processo de aprendizagem de maneira ativa, superando a ideia de aulas expositivas e com pouca interação do tradicional processo de ensino. Serão empregadas ações de arte-educação e edu-comunicação através de oficinas direcionadas para estudantes e professores da rede básica de ensino. Nestas ferramentas os estudantes serão estimulados a contarem suas próprias histórias, criando espaços de diálogo para pensar em formas de gerar renda e conservar a biodiversidade. Na metodologia ativa, os estudantes são protagonistas e participam na resolução de problemas de forma colaborativa, onde o engajamento, empoderamento e pertencimento são estimulados pelos facilitadores. Desta forma, espera-se popularizar a Ciência no interior do estado do Rio Grande do Sul e contribuir para a conservação dos recursos naturais remanescentes. Ao final do projeto, será realizada a Primeira Mostra Científica Pampa Singular, em alusão ao dia do bioma Pampa.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Wed Dec 08 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

João Ricardo Vieira Iganci

Outra

Divulgação Científica
  • pampa singular: transversalidade na ciência e na arte para o desenvolvimento sustentável
  • O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter apresenta em seu acervo uma importante coleção representativa da biodiversidade do bioma Pampa. Conservar este patrimônio e levar o conhecimento à comunidade são importantes atividades desenvolvidas pelo Museu, capazes de despertar o interesse pelo conhecimento e conservação da biodiversidade. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia representa um grande potencial para estimular o contato da comunidade com o Museu e assim fomentar a divulgação e popularização da ciência em Pelotas e região. Desta forma, o projeto visa criar espaços educativos, de diálogos e participação para pensar coletivamente no potencial da divulgação científica e popularização da ciência para a conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável do bioma Pampa. Nesta construção coletiva do saber, desenvolveremos conhecimentos e práticas que estimulem o pertencimento, o empoderamento e a autonomia dos sujeitos envolvidos. Através da sensibilização para a biodiversidade local, criaremos espaços para que a comunidade pense o seu território como um potencial socioeconômico sustentável. Assim, a metodologia ativa de aprendizagem englobará diferentes práticas com o objetivo de fazer do aluno o protagonista da própria aprendizagem, participando ativamente de sua jornada educativa e estimulando o interesse em assuntos promissores para o desenvolvimento sustentável. As atividades promoverão o estímulo a uma maior responsabilidade do estudante pela construção do próprio saber em instituições de ensino básico. Serão empregadas ações de arte-educação e edu-comunicação como ferramentas onde os estudantes serão estimulados a desenvolver a sensibilidade pelos ecossistemas que os rodeiam, criando espaços de diálogo para pensar culturas e história através de ferramentas da ciência e da arte. Através da organização de oficinas, palestras, workshop e uma exposição temática virtual, será possível mobilizar a comunidade para ampliar a visitação ao Museu, elevando ainda mais o diálogo entre a comunidade científica e a população em geral. A exposição temática abordará a Ilustração Científica, apresentando espécies ameaçadas de extinção, empregando a transversalidade entre ciência e arte. Desta forma, será possível destacar a importância de conhecer e preservar a biodiversidade local, empregando a arte como potente ferramenta para acelerar o processo de sensibilização da comunidade para a necessidade de conservar os recursos naturais, contribuindo para as metas firmadas pelo Brasil junto à Convenção da Diversidade Biológica e com os objetivos de desenvolvimento sustentável.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

João Ricardo Vieira Iganci

Ciências Biológicas

Botânica
  • pampa singular: transversalidade e conservação da flora endêmica
  • Apenas 10% da flora endêmica do Pampa tem avaliação formal do risco de extinção, o que é necessário para indicar áreas prioritárias para conservação. Métodos em Inteligência Artificial surgem do desafio de acessar o estado de conservação de toda a flora, indicando espécies e áreas em risco. A expansão da agricultura e o aumento de espécies invasoras, por sua vez, transformam a paisagem, fragmentam habitats e reduzem a biodiversidade no Pampa. A pecuária no Rio Grande do Sul iniciou em 1607, através dos espanhóis, e durante as expedições dos primeiros naturalistas, as paisagens originais do Pampa já sofriam influência antrópica. Os relatos e ilustrações desta época evidenciam as transformações na paisagem ao longo do tempo. O Pampa guarda singularidades ainda inexploradas pelo turismo ecológico sustentável. Integrar diferentes disciplinas e atores assegura maior efetividade na conservação dos recursos naturais. Assim, integrar a comunidade é o primeiro passo para conservar espécies ameaçadas e contribuir para o desenvolvimento regional através de alternativas socioeconômicas. Neste contexto, o projeto avaliará o estado de conservação da flora endêmica do Pampa e sensibilizará a comunidade local para a conservação, e é guiado pelas perguntas: Quais espécies são endêmicas e ameaçadas de extinção no Pampa brasileiro? O que os relatos naturalistas dos séculos XVIII e XIX revelam sobre a vegetação original do Pampa? Qual o nível atual de conhecimento sobre biodiversidade do Pampa nas comunidades locais e qual o impacto da educação ambiental para a conservação? O estado de conservação da flora endêmica do Pampa será avaliado através das categorias e critérios da IUCN, aplicando Inteligência Artificial; um resgate histórico sobre paisagens naturais do Pampa será produzido. Oficinas de educação em ciências e arte-educação sensibilizarão a comunidade e promoverão o sentimento de pertencimento local e o conhecimento da biodiversidade para a conservação e uso sustentável.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025