Projetos de Pesquisa

 

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Mariana Maia Peixoto

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • engenharia de requisitos de privacidade na engenharia de software contínua
  • Estudos recentes na Engenharia de Requisitos evidenciaram uma adoção crescente da Engenharia de Software Contínua, que estende as práticas ágeis na indústria de software. À medida que a popularização das Tecnologias da Informação e Comunicação cresce, mais dados são gerados, combinados, analisados e até repassados para terceiros. Esses dados são fornecidos consciente ou inconscientemente por indivíduos através dos dispositivos pessoais, muitas vezes conectados à Internet. Desse contexto, surgem algumas perguntas: o indivíduo sabe quais das suas informações pessoais estão sendo enviadas ao proprietário dos sistemas que ele está usando? Essas informações são usadas para qual finalidade? Elas são repassadas a terceiros? Portanto, a privacidade do indivíduo torna-se vulnerável e os engenheiros de sistemas precisam se preocupar em considerar os requisitos de privacidade logo no início do desenvolvimento para garantir que nenhum dado, além daqueles permitidos por seus donos, seja publicado ou compartilhado com terceiros. Portanto, este projeto visa realizar um estudo sobre a Engenharia de Requisitos de Privacidade no contexto da Engenharia de Software Contínua. A pesquisa envolve o levantamento de práticas de Engenharia de Requisitos na indústria brasileira que utiliza a abordagem da Engenharia de Software Contínua e a definição de uma abordagem de Engenharia de Requisitos que capture adequadamente o requisito não funcional de privacidade e seja compatível com as leis de proteção de dados pessoais. Por fim, a abordagem será avaliada na indústria por meio de estudos de caso.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Mariana Minatel Braga

Ciências da Saúde

Odontologia
  • customizando a implementação das evidências para aproximar os achados de ensaios clínicos da prática clínica em odontopediatria – inclusão da visão dos profissionais e usuários de serviços e de princípios de equidade e diversidade
  • Evidências importantes para guiar a prática clínica têm sido produzidas, mostrando tendências de mudanças de paradigmas vigentes e demandando um esforço ativo para converter as evidências em ação. A implementação efetiva dessas intervenções depende de aspectos ligados a diferentes stakeholders, entre eles, os pacientes/núcleos familiares, profissionais e gestores. Uma proposta de implementação que leve em conta a visão desses atores, tende a ser mais eficiente. Nesse protocolo investigamos o potencial de incorporação das evidências científicas em recomendações clínicas e políticas públicas. São objetivos: 1-investigar fatores, entre eles evidências científicas, associados à tomada de decisão do profissional, 2-explorar escolhas relacionadas aos profissionais e pacientes associadas a diferentes intervenções em Odontopediatria, 3-determinar o valor atribuído pela sociedade pela inserção de tais intervenções no Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS), 4-demonstrar o impacto na alocação de recursos para introdução das mesmas no SUS , 5-propor e testar uma estratégia personalizada para implementação das evidências recém-produzidas, buscando minimizar iniquidades no processo e (6) comparar duas realidades distintas relacionadas à aplicação de evidências. Serão aplicados experimentos de escolha discreta para determinar os atributos associados às escolhas dos profissionais e pacientes em relação ao uso de evidências científicas e às próprias intervenções em si (1-2). Experimentos de disponibilidade em pagar demonstrarão o valor atribuído às intervenções sob investigação (3) e realizadas avaliações de custo-benefício (4). Análises de impacto orçamentário e de implementação serão realizadas com o SUS como cenário. Finalmente, testaremos no SUS uma estratégia personalizada que contemple facilitadores e barreiras aqui identificadas ebuscando identificar e minimizar potenciais fontes de iniquidades no processo (5). Todo o processo será replicado na República Dominicana (6).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Jan 05 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
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Mariana Minatel Braga

Ciências da Saúde

Odontologia
  • customizando a implementação das evidências para aproximar os achados de ensaios clínicos da prática clínica em odontopediatria - estudos de preferências e de disponibilidade em pagar associados a avaliação de custo-benefício norteando políticas em saúde
  • Ensaios clínicos randomizados vem sendo desenvolvidos na Odontologia para criar evidências que suportem a prática clínica. Em Odontopediatria, tem se produzido evidências importantes para guiar a prática clínica, mostrando tendências de mudanças de paradigmas vigentes e demandando um esforço ativo para converter as evidências em ação. A implementação efetiva dessas intervenções depende de aspectos ligados a diferentes stakeholders, entre eles, os pacientes/núcleos familiares, profissionais e gestores. Acredita-se, assim, que uma proposta de implementação que leve em conta a visão desses atores, tende a ser mais eficiente. Nesse protocolo investigamos o potencial de incorporação das evidências científicas em recomendações clínicas e políticas públicas. Nossos objetivos são: 1-investigar fatores associados à tomada de decisão do profissional, entendendo entre eles o papel da evidências, 2-explorar escolhas relacionadas aos profissionais e pacientes associadas a diferentes intervenções em Odontopediatria, 3-determinar o valor atribuído pela sociedade pela inserção de tais intervenções no Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS), 4-demonstrar o impacto na alocação de recursos quando da introdução dessas intervenções no SUS e 5-propor e testar uma estratégia personalizada para implementação das evidências recém-produzidas no referido contexto. Sserão aplicados experimentos de escolha discreta para determinar os atributos associados às escolhas dos profissionais e pacientes em relação ao uso de evidências científicas e às próprias intervenções em si (1-2). Serão também realizados experimentos de disponibilidade em pagar para que os participantes demonstrem o valor atribuído às intervenções sob investigação (3) e realizadas avaliações de custo-benefício (4). Análises de impacto orçamentário e de implementação serão realizadas com o SUS como cenário. Finalmente, testaremos no SUS uma estratégia personalizada que contemple facilitadores e barreiras aqui identificadas (5).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Mariana Pires de Campos Telles

Ciências Biológicas

Ecologia
  • ppbio araguaia: ecologia molecular e dimensões da biodiversidade
  • A bacia hidrográfica do rio Araguaia abriga uma das maiores e mais importantes planícies de inundação do Brasil, e atualmente sujeita a pressões antrópicas que se intensificaram gradualmente nas últimas décadas. Por outro lado, os padrões de diversidade são relativamente pouco conhecidos. Assim, o objetivo do PPBio Araguaia é contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, ampliando o conhecimento sobre a biodiversidade e fornecendo elementos para o desenvolvimento de ações estratégicas para a implementação de políticas públicas visando a conservação da biodiversidade na região da bacia do rio Araguaia. O PPBio Araguaia está estrutura em torno de três projetos associados, visando 1) a obtenção de dados básicos de biodiversidade, amostrados de forma padronizada a partir de um modelo de regionalização ambiental construído a partir de dados de microbacias, para diferentes grupos de organismos (vegetação, fungos terrestres, aves, mamíferos, peixes, botos, fitoplâncton, zooplâncton, macrófitas aquáticas, odonata, zoobentos, macroinvertebrados associados às raízes de plantas aquáticas, abelhas, algas perifíticas, fauna perifítica e hifomicetos aquáticos); 2) Desenvolver e estabelecer protocolos eficientes para metodologias inovadoras para avaliação e monitoramento da biodiversidade baseadas em DNA ambiental (eDNA), bem como expansão de dados de barcode e análises de genômica populacional para algumas espécies de maior interesse; 3) realizar análises em escala regional para avaliar os processos relacionados aos padrões de diversidade local e regional, avaliando os padrões de concordância e dimensionalidade em relação à variação ambiental e efeitos antrópicos, auxiliando na elaboração de análises de regionalização e na definição de áreas prioritárias para conservação utilizando métodos de planejamento sistemático.
  • Pontifícia Universidade Católica de Goiás - GO - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Mariana Ramos Chrusciak

Engenharias

Engenharia Civil
  • geofun: revolucionando o ensino de geotecnia através da gameficação
  • A necessidade de inovação no processo de ensino de engenharia tem se tornado cada vez mais evidente, não só devido aos índices de evasão cada vez mais altos, mas também devido a mudança de comportamento da nova geração. As abordagens tradicionais, baseadas em aulas expositivas, têm mostrado limitações em engajar os estudantes e prepará-los para os desafios práticos da profissão. Nesse contexto, práticas de ensino ativo têm ganhado destaque, buscando promover uma participação mais dinâmica dos alunos, estimulando o pensamento crítico, a resolução de problemas e o desenvolvimento de habilidades práticas. É notório que a abordagem lúdica e interativa aprimora a compreensão dos conceitos e o desenvolvimento de habilidades práticas. No entanto, nas áreas técnicas, ainda há dificuldades em sua implementação. Nesse sentido, este projeto de pesquisa propõe inovar no ensino de geotecnia por meio do uso de jogos de tabuleiro temáticos. A hipótese a ser investigada é que a gamificação, por meio dos jogos, promove o engajamento dos alunos na área de geotecnia. Assim o projeto tem impacto direto na abordagem do ensino de geotecnia no país, uma vez que a gameficação será aplicada a área e avaliada em alunos de diferentes regiões do Brasil. As principais atividades previstas no projeto incluem o desenvolvimento de jogos de tabuleiro, em português e inglês, abordando diversos tópicos da mecânica dos solos, testes que medirão o impacto dos jogos desenvolvidos em alunos de graduação nas 5 regiões do país, a realização de oficinas nas instituições parceiras para divulgar e capacitar os professores no uso e criação de jogos como abordagem inovadora em suas práticas pedagógicas, e ainda, a publicação de um ebook e a criação de um site, ambos em português e inglês, para divulgação e disponibilização dos jogos, buscando ampliar o alcance e o impacto do projeto, permitindo que profissionais do Brasil e do mundo tenham acesso aos jogos e aos materiais educacionais desenvolvidos.
  • Universidade Federal de Roraima - RR - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026