Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Carla Vitola Gonçalves

Ciências da Saúde

Medicina
  • perfil da coinfecção hiv/sars-cov-2 em pacientes do extremo sul do brasil
  • O coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) é um novo coronavírus humano responsável pela pandemia da doença coronavírus 2019 (COVID-19). As respostas imunes, especialmente mediadas por citocinas, são fundamentais para a fisiopatologia da COVID-19, com papel importante na gravidade da doença. Estudos clínicos sugerem que idade avançada e comorbidades crônicas estão associadas a resultados piores da infecção por SARS-CoV-2, mas não está claro até o momento se a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) é um fator de risco para maior gravidade e mortalidade por COVID-19. Os dados sobre pessoas que vivem com HIV (PVHIV) na atual pandemia de COVID-19 ainda são escassos e conflitantes. Enquanto estudos apontam que PVHIV parecem ter maior risco de mortalidade por SARS-CoV-2, outros sugerem que elas apresentam um quadro clínico da COVID-19 comparável à da população geral, podendo até apresentar menor gravidade da doença. Não foram encontrados estudos brasileiros que abordem essa problemática. Assim, o objetivo do presente trabalho é avaliar o perfil epidemiológico, clínico e molecular da coinfecção HIV/SARS-COV-2 em pacientes atendidos em um centro de referência para PVIHV no extremo sul do Brasil. Será avaliado o desfecho da COVID-19 em PVHIV de acordo com o tratamento antirretroviral, taxa de linfócitos T CD4, Carga Viral, valor de Ct da RT-PCR em tempo real para SARS-COV-2 e marcadores bioquímicos. Amostras de SARS-COV-2 serão genotipadas através de sequenciamento genético de última geração e os subtipos do HIV-1 serão determinados por reação em cadeia da polimerase e posterior por sequenciamento automático. Além disso, será avaliado o perfil de resposta imune dos pacientes através de exames bioquímicos de rotina e por análise por citometria de fluxo de citocinas perfil Th1, Th2 e Th17. Será também acompanhado o estado de saúde no pós COVID-19 desses pacientes.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 24/01/2023-31/01/2026
Foto de perfil

Carlo Gabriel Porto Bellini

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • o jogo da imitação: testes de turing, debates tipo oxford e rastreamento ocular para estimar consciência, carga cognitiva e efetividade na interação com inteligência artificial
  • A inteligência artificial (IA) tornou-se ubíqua e silenciosa no atual contexto de uso das tecnologias digitais por pessoas de todos os perfis, tanto em suas ações proativas (e.g., ao usarem ferramentas de IA para a produção de materiais profissionais ou de entretenimento) quanto passivas (e.g., ao conscientemente se submeterem a ferramentas de identificação biométrica ou ao inconscientemente submeterem seus dados à manipulação por ferramentas embarcadas em redes sociais virtuais, ou, ainda, na interação involuntária com ferramentas de crime cibernético). Mesmo que a IA promova benefícios para o indivíduo (e.g., carros autônomos), sociedade (e.g., segurança pública) e empresas (e.g., parques industriais 4.0), também oportuniza a ocorrência de crimes (e.g., facilitação da engenharia social) e armadilhas (e.g., aprisionamento de indivíduos em guetos de pensamento único em redes sociais). Assim, é oportuno e relevante aplicar o Modelo ABC de Efetividade Digital (Access, Behavior, Cognition, https://doi.org/10.1145/3205945) para entender as configurações de ergonomia ambiental, cognição e comportamento do usuário de tecnologia que facilitam ou dificultam o uso propositado e consciente, ativo ou passivo, de ferramentas de IA por esse usuário. Em outras palavras, quer-se identificar os mecanismos ABC que facilitam ou dificultam ao usuário discernir a presença humana ou computacional e alcançar propósitos de uso na interação tecnológica. Para isso, o presente projeto adota perspectivas e métodos incomuns advogados de forma dispersa na comunidade acadêmica e empresarial: abordagem fronética (sabedoria pragmática) e heurística/abdutiva (melhor explicação) apoiada por experimentos (Testes de Turing, Debates Tipo Oxford e Rastreamento Ocular) para medir a atenção plena (mindfulness), a carga cognitiva e a efetividade ao processar quatro tipos de objetos: códigos-fonte de computador, comunicações científicas, campanhas de sustentabilidade, e produtos de marketing.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlo José Freire de Oliveira

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • compósitos micro/ultra/nano estruturados enriquecidos com moléculas bioativas no tratamento de doenças infecciosas cutâneas.
  • O tratamento de agressões infecciosas cutâneas é um importante desafio devido aos casos de ineficiência ou resistência à ação dos antimicrobianos. Os compósitos em micro/ultra/nano escalas enriquecidos com moléculas bioativas surgem como uma promissora solução para esses desafios, uma vez que atuam potencializando o efeito ou a capacidade de entrega de fármacos, e podem atuar como adjuvantes imunológicos. Este projeto tem como objetivo desenvolver compósitos inovadores em forma de fios e esferas, utilizando polímeros biocompatíveis e componentes químicos já conhecidos ou formulações fitoterapêuticas com potencial sobre agentes agressores cutâneos. Nossa proposta é explorar as propriedades antibióticas, antifúngicas e antiparasitárias desses biomateriais. A expectativa é que a biodisponibilidade, eficácia e a elevada área superficial desses materiais possibilitem interações seletivas com células imunes e microorganismos, potencializando os efeitos terapêuticos dos medicamentos. A pesquisa envolverá a produção dos compósitos biocompatíveis por meio de técnicas de centrífuga eletrofiação e coagulação com banho de não-solvente. Os polímeros a serem utilizados incluem celulose e seus derivados químicos, polivinil álcool, ágar, proteínas da babosa e colágeno de aves ou animais, enquanto os componentes adicionais serão nano partículas magnéticas, polímeros condutores. Iremos avaliar tanto compostos bioativos antimicrobianos já disponíveis quanto fórmulas fitoterápicas provenientes do Centro de produção e Pesquisa em Fitoterápicos (CEFITO / UFTM). Testes in vitro e in vivo serão conduzidos para avaliar a citotoxicidade e atividade antimicrobiana dos compósitos enriquecidos. A expectativa é desenvolver compósitos com atividades biológicas capazes de serem utilizados no desenvolvimento de terapias inovadoras contra Leishmaniose cutânea, infecções fungicas (esporotricose e dermatofitoses) e bacterianas cutâneas (ex: infecções causadas por Streptococcus e Staphylococcus spp).
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlo José Freire de Oliveira

Ciências da Saúde

Farmácia
  • farmacocinética e perfil imune de medicamentos à base de cannabinoides: comparação entre produto nanotecnológico e convencional.
  • A proposta visa abordar a questão da falta de dados sobre a farmacocinética e o perfil imune em relação aos Medicamentos à Base de Cannabis (MBC) no Brasil, uma vez que a regulamentação atual não exige informações detalhadas sobre esses aspectos. Mais especificamente, buscamos entender como a biodisponibilidade oral de MBC pode variar entre formulações convencionais e aquelas com tecnologia nanoparticular, preenchendo uma lacuna crítica em nosso conhecimento. Além disso, pretendemos analisar o perfil imune desses indivíduos após o uso do CBD. O problema central é a ausência de dados essenciais sobre a farmacocinética e o perfil imune em relação aos MBC disponíveis no mercado brasileiro, o que limita a capacidade dos profissionais de saúde de tomar decisões informadas na prescrição desses medicamentos. Nossa pesquisa tem como objetivo investigar se MBC com tecnologia nanoparticular demonstra maior biodisponibilidade oral em comparação com formulações convencionais e como isso pode afetar o perfil imune dos pacientes, uma questão fundamental para otimizar o uso desses produtos. Existem evidências significativas que sugerem que a tecnologia nanoparticular pode melhorar a biodisponibilidade de medicamentos e que o CBD pode influenciar a resposta imune, o que torna nossa hipótese plausível. Para abordar essa questão, conduziremos um estudo farmacocinético e imunológico envolvendo 50 indivíduos, divididos em grupos que serão submetidos a diferentes condições, como jejum e pós-prandial, a fim de investigar fatores que possam afetar a biodisponibilidade oral e o perfil imune desses medicamentos. Esses dados serão cruciais para orientar a prescrição mais precisa de MBC e melhorar as práticas de saúde pública relacionadas ao uso de CBD.
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • 26/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Adam Conte Junior

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • aprimorando a saúde única no brasil: vigilância ativa do resistoma dos microbiomas brasileiros por meio do sequenciamento metagenômico shotgun.
  • O uso indevido de antimicrobianos e a sua prescrição excessiva criaram uma força motriz na seleção da resistência microbiana. Uma consequência dessa exposição é a seleção de patógenos multirresistentes, que se tornam recalcitrantes frente a ação da maioria dos antimicrobianos. Por essa razão, as doenças causadas por bactérias multirresistentes são uma das principais causas de mortalidade no mundo. Esse projeto consiste em uma abordagem proativa da vigilância epidemiológica usando o sequenciamento metagenômico shotgun para estudar o resistoma dos microbiomas brasileiros oriundos de fontes de animais, humanos, ambiente e alimentos. Para identificar e avaliar os diferentes mecanismos de desenvolvimento e disseminação de resistência aos antimicrobianos é necessária uma abordagem ampla e eficiente. Coletaremos amostras de microbioma advindas das 5 regiões do Brasil através de uma parceria com o Laboratório de Referência de Enterobactérias e da Coleção de Campylobacter do Instituto Oswaldo Cruz, ambos responsáveis pelo recebimento de amostras de todo o país. Desta forma, obteremos um panorama do resistoma microbiano em todo o país a partir do sequenciamento genético no decorrer dos dois primeiros anos de projeto Até então, não existe um estudo único e independente de tamanha proporção que caracterize a diversidade dos genes de resistência, especialmente para populações de bactérias não cultiváveis no Brasil. Com a dimensão e importância das informações obtidas nesse projeto, almejamos a implementação da metodologia para monitoramento contínuo em nível nacional da distribuição de genes de virulência no Brasil. Desta forma, ao chamar a atenção para a interconectividade da saúde humana, animal e ambiental por meio da perspectiva de Saúde Única, o projeto de pesquisa lançará luz sobre a resistência antimicrobiana e suas possíveis implicações para a saúde pública e o meio ambiente no Brasil.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • reconhecimento da diversidade e processos de inclusão: intersecções entre esg, ods/onu e relato integrado em sociedades anônimas nacionais e internacionais.
  • O debate relativo ao processo de respeito à diversidade humana e a inclusão de grupos sub-representados, vem ganhado destaque nos setores produtivos e na academia, reforçado pela discussão sobre ESG nas organizações e adoção dos ODS da ONU. Não incomum, em proximidades de datas simbólicas – relativa às pautas de gênero, orientação sexual, etnia, raça, por exemplo – diversas empresas procuram associar sua imagem à tais causas, no entanto, numa perspectiva crítica, é possível que elas estejam gerenciando a percepção e inserção na sociedade a partir do relato integrado usando diversidade como capital, cooptando as pautas e financeirizando-as. A contabilidade por ser uma área que atende a demandas de diversos usuários interessados no patrimônio das organizações, também contribui para a construção de uma imagem institucional que reporte credibilidade, em um ambiente de negócios competitivo. Assim, a partir dos pressupostos da Impression Management Theory esse estudo objetiva analisar as intersecções entre ESG e ODS/ONU quanto ao reconhecimento da diversidade e processos de inclusão em companhias brasileiras e estrangeiras a partir de seus Relatos Integrado e busca resposta para a seguinte questão de pesquisa: como as companhias brasileiras e estrangeiras reconhecem a diversidade e promovem inclusão de grupos não hegemônicos, em atenção às intersecções entre ESG e ODS/ONU a partir de seus Relatos Integrados? Metodologicamente constitui-se numa pesquisa descritiva, com adoção de procedimento documental e abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados utilizados serão os Relatos Integrados de companhias abertas brasileiras e estrangeiras que disponibilizam tais documentos. Os dados serão apreciados qualitativamente por meio de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016) e quantitativamente por meio de Análise Envoltória de Dados (DEA) para estabelecer um indicador de avaliação da eficiência da relação insumos/produtos e a lista de empresas consideradas benchmarking.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Alberto Achete

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • desenvolvimento de filtros altamente porosos e fotoativos baseados em nanofolhas de óxido de grafeno e nb2o5 para a descontaminação de água.
  • O principal objetivo desta proposta é solucionar um dos maiores problemas enfrentados atualmente pela população mundial a respeito da potabilidade da água: presença de cianotoxinas e desreguladores endócrinos que não são removidos durante os processos de purificação. Para este propósito as propriedades hidrofílicas do óxido de grafeno serão exploradas na construção de filtros altamente porosos, com alta capacidade para adsorção de moléculas orgânicas como: geosmina, 2-metilisoborneol, fármacos e hormônios. Associado à matriz porosa constituída majoritariamente de grafeno, moléculas com alto poder de fotodegradação, Nb2O5, serão usadas em seu tamanho nanométrico, como o objetivo de prover a degradação dos compostos em estudo e regenerar a matriz filtrante através do tratamento com a luz UV. Esta área de pesquisa estratégica e inovadora fornecerá novas metodologias para remoção de agrotóxicos de matrizes aquosas e também novos dispositivos de sensoriamento capazes de identificar e quantificar esses compostos nestas matrizes. Assim, este projeto contribuirá também para o desenvolvimento científico e formação de recursos humanos diretamente ligados à inovação e às novas tendências do mercado, o que é extremamente importante para o desenvolvimento tecnológico no país.
  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - RJ - Brasil
  • 25/11/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Carlos Alberto Brayner de Oliveira Lira

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • implementação de novas técnicas experimentais para análise 3d de fenômenos termoidráulicos em investigações de reatores tipo smr.
  • O avanço e a necessidade de fontes energéticas seguras, de baixo custo e eficientes para o meio ambiente são aspectos cruciais na modernidade. Dentro desse panorama, a geração de energia nuclear se destaca por sua relevância, com destaque para os Reatores Compactos Modulares (SMRs - Small Modular Reactors). Os SMRs, variantes dos reatores de geração III+, apresentam atributos importantes como simplicidade, segurança aprimorada e competitividade econômica. O controle de reatividade em reatores nucleares tipo PWR ainda é um desafio notável no avanço da tecnologia dos SMRs pressurizados. Em especial, a diluição de boro assume papel fundamental na segurança nuclear, necessitando de estudos aprofundados. Os reatores do tipo iPWRs (SMR integral) apresentam maiores vantagens, mas exigem um mecanismo de circulação alternativo para a homogeneização das concentrações de boro, o que pode resultar em transitórios de potência. No Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE) existe uma bancada experimental simplificada de baixa pressão, em escala reduzida de um pressurizador de um SMR, sendo uma ferramenta valiosa para a prospecção de resultados inéditos no estudo da diluição de boro em reatores SMR de configuração integral. Um protótipo virtual do reator nuclear SMR será desenvolvido utilizando modelagem 3D avançada. Essa abordagem permitirá visualizar o reator em detalhes, estudar seu comportamento e avaliar sua segurança operacional. O desenvolvimento desse protótipo virtual irá contribui para o avanço da tecnologia nuclear, fornecendo uma base sólida para a criação e aprimoramento de reatores nucleares eficientes e seguros. A técnica RPT, inédita em medidas com radiação gama em fluidodinâmica, será implantada para confirmação de dados experimentais. As inovações introduzidas neste projeto permitirão não só a obtenção de dados mais precisos e completos sobre o comportamento do boro no pressurizador, mas também a validação dos modelos de CFD.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Alberto Della Rovere

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • design e produção de ligas refratárias multicomponentes à base de crhfnbtatizr para aplicações aeroespaciais
  • Nas últimas décadas, o conceito de ligas multicomponentes vem sendo intensamente explorado por pesquisadores ao redor de todo o planeta. Este novo conceito de projetar ligas metálicas, que envolve a utilização de vários elementos principais em vez de apenas um, tem possibilitado que conjuntos de propriedades surpreendentes, e jamais vistos em ligas convencionais, sejam alcançados. Recentemente, uma atenção especial tem sido dada às ligas multicomponente com elementos refratários (LMR) como Cr, Hf, Nb, Ta, Ti, e Zr (e adições de Al e Si), pois estas são consideradas candidatas potenciais para atender à necessidade de ligas de alto desempenho para aplicações em temperaturas elevadas e condições operacionais agressivas, como aquelas experimentadas em peças de motor a jato de aviões. Entretanto, o espaço de composição multidimensional a ser explorado com esse novo conceito é praticamente ilimitado e apenas regiões pequenas foram investigadas até agora. Além disso, como o desenvolvimento das LMRs é relativamente recente, muitas de suas propriedades ainda são motivo de investigação, como, por exemplo, o comportamento de oxidação em altas temperaturas. Dessa forma, o projeto de pesquisa tem como objetivos principais projetar, produzir e caracterizar composições de LMRs que sejam promissoras para aplicações aeroespaciais. Inicialmente, pretende-se, por meio de simulação termodinâmica computacional, pesquisar intensivamente e sistematicamente composições baseadas em sistemas refratários CrHfNbTaTiZr (Al,Si) que possuam baixa massa específica, microestruturas promissoras para estabilidade térmica e elementos formadores de óxidos estáveis em temperaturas elevadas (> 1000 °C). Posteriormente, produzir e caracterizar as composições projetadas visando entender a viabilidade de fabricação e processamento. Finalmente, avaliar o comportamento de oxidação em altas temperaturas ao ar e o desempenho frente à corrosão eletroquímica em soluções ácidas e salinas das ligas produzidas.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 06/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Carlos Alberto do Nascimento Ramos

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • diarreia em bezerros nos biomas pantanal e cerrado de mato grosso do sul, um estudo comparativo dos microbiomas e resistomas.
  • Diarreias em bovinos jovens são uma importante fonte de impacto econômico a bovinocultura. Segundo estimativas, até 34% da mortalidade de animais até 90 dias de idade pode ocorrer devido a diarreia. Em Mato Grosso do Sul, Brasil, que ocupa atualmente a 4ª posição entre os maiores exportadores de carne do país, as perdas são significativas. Patotipos de E. coli tem sido indicados como os principais causadores de diarreia em bovinos jovens. E o seu tratamento, ocorre principalmente com o uso de antimicrobianos, muitas vezes sem critérios adequados de escolha. Tais ações, possibilitam uma maior emergência de populações bacterianas resistentes aos antimicrobianos, representando riscos aos humanas e meio ambiente. No entanto, pouco se sabe sobre a distribuição dos patotipos, genes de resistência a antimicrobianos (GRAs), e a real importância desse agente na etiologia das diarreias na região, sobretudo nos principais biomas do estado (Pantanal e Cerrado). Dessa forma, se pretende estudar a distribuição dos patotipos e seus GRAs, além de avaliar sua associação com casos de diarreia na área de abrangência do estudo. Para tanto serão obtidas amostras fecais de animais com e sem diarreia, em diferentes propriedades localizadas em ambos os biomas. As amostras serão inicialmente processadas por meio de técnicas básicas de isolamento microbiológico e métodos moleculares como PCR e sequenciamento de DNA. Adicionalmente, se pretende realizar um estudo mais amplo sobre o microbioma e o resistoma de animais com e sem diarreia, representativos dos biomas Pantanal e Cerrado, a fim de se identificar se há ou não diferenças na microbiota e resistoma dos animais, e qual a possível relação com os biomas. Com isso, pretende-se gerar informações que possibilitem uma melhor abordagem terapêutica das diarreias, uma melhor prevenção da ocorrência de surtos, e conhecimentos iniciais que possibilitem determinar os impactos ou influências dos biomas sobre a distribuição dos GRAs.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026