Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandre Guida Navarro

Ciências Humanas

Arqueologia
  • vida e morte nas águas ancestrais: variação do nível da água dos lagos da baixada maranhense, adaptação ecológica e abandono das estearias
  • As estearias são moradias lacustres sobre palafitas pré-coloniais localizadas na Baixada Maranhense, no estuário ocidental maranhense. Até hoje poucos foram os estudos acadêmicos acerca destes sítios arqueológicos. Desde a década de 1950 quando Betty Meggers e Clifford Evans entranharam-se na floresta tropical amazônica, passando pela criação do PRONAPA em 1965 (Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas), este financiado pelo CNPq e Smithsonian Institution, a única menção que as estearias recebeu foi no catálogo de sítios realizado por Simões (1981). Este projeto tem por objetivo estudar a variação do nível do mar na região estuarina do Maranhão desde o ano 1 até o ano de 1300 AD para inferir mudanças no nível dos lagos onde habitaram os povos palafitieiros com o objetivo de inferir variações neste nível que afetaram suas vidas ao ponto de abandonar suas habitações. Assim, o projeto em questão encontra-se no contexto das discussões teóricas acerca do desenvolvimento das sociedades pretéritas nas terras baixas da América do Sul. O objetivo deste projeto é entender como a possível variação das águas destes corpos hídricos influenciaram na escolha deste ambiente aquático para moradia e se o nível da água dos lagos aumentou, levando ao abandono das palafitas pelos seus habitantes. O tema aqui apresentado compõe um projeto arqueológico acadêmico iniciado no ano de 2013 no âmbito institucional do Departamento de História (DEHIS), do Programa de Pós-Graduação em História/Conexões Atlânticas (PPGHIS) e do Laboratório de Arqueologia (LARQ) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui portaria autorizativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) sob o processo 01494.000442/2013-37. Participam também do projeto o Prof. Dr. Paulo Cesar Giannini da USP e Rodolfo José Angulo da UFPR, ambos especialistas em sedimentologia geológica e hidrologia, além do Prof. Dr. Stéphen Rostain, da Universidade de Paris I Pantheón-Sorbonne.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexandre Guilherme da Cruz Alves Junior

Ciências Humanas

História
  • a ocupação de alcatraz e o movimento indígena nos estados unidos: memórias, usos do passado e cultura política (1969-1971)
  • O projeto pretende analisar a ações e os projetos políticos empreendidos pelos ativistas indígenas que ocuparam a ilha de Alcatraz, localizada na Baía de São Francisco, entre novembro de 1969 e junho de 1971. Na ocasião, um grupo de 89 estudantes nativos chegaram à antiga prisão federal, intitulando-se “Indígenas de todas as Tribos”, com o objetivo de reclamar o território para a fundação de um centro cultural e uma universidade indígenas. Através da análise de seus manifestos públicos, do registro de suas atividades, da cobertura pela imprensa local e dos livros de memória, buscaremos compreender como uma leitura própria do passado foi utilizada tanto como instrumento de legitimação das ações políticas de ação direta não violenta, visando a autodeterminação dos povos indígenas nos Estados Unidos, como também instrumento para forjar uma identidade interétnica, que pudesse reverter as péssimas condições sociais dos povos nativos nos centros urbanos e nas reservas. Interessa ainda contribuir para os debates acerca do movimento indígena no contexto das lutas pelos direitos civis nas décadas de 1960 e 1970, objeto pouco explorado pela bibliografia especializada nos Estados Unidos e no Brasil.
  • Universidade Federal do Amapá - AP - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026