Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tania Beatriz Creczynski Pasa

Ciências da Saúde

Farmácia
  • estratégia tecnológica para terapia de câncer de próstata envolvendo micrornas
  • Os microRNAs (miRNAs) são pequenas moléculas de RNA, que regulam a expressão gênica pela complementariedade de bases com RNAm, inibindo ou induzindo a tradução de proteínas. Os miRNAs são importantes nos processos fisiológicos, como a proliferação, diferenciação e morte celular. A expressão aberrante dos miRNAs é associada à origem e evolução de doenças, incluindo câncer. A terapia com miRNAs, para repressão ou recuperação de moléculas, cuja expressão esteja alterada, exige carreadores, para evitar a degradação e facilitar a entrega na célula. Temos dados com o perfil de expressão de miRNAs na linhagem de câncer de próstata (CP) avançado PC-3 em comparação às células não tumorais. Foi identificado o miR-205-5p com expressão diminuída e a expressão elevada do miR-183-5p e -664b-3p. Utilizar-se-á o miR-205-5p em um nanocarreador para transfecção in vitro, na linhagem celular PC-3 e in vivo, em modelo de CP em peixe zebra. Em paralelo, utilizar-se-á de CRISPR/Cas9 (em carreador Au-NP-Arg) para diminuir a expressão do miR-183-5p e -664b-3p in vitro e in vivo seguido da validação de genes-alvo com a expressão alterada no CP, dado o valor desta compreensão na elucidação da patogenia, diagnóstico, prognóstico e terapia. Haja vista que não há terapia eficaz para CP avançado e a resistência farm. é frequente. Assim, atuaremos em 4 frentes de trabalho independ.: I consiste na síntese, caracterização e avaliação do efeito em linhagem celular de CP de um sistema carreador para os miRNAs; II, utilizaremos ferramentas de bioinformática para a predição de alvos e validação dos genes/proteínas alvo dos miRNAs; III ensaios no modelo in vivo, incluindo efeitos de transfecção de inibidores e mimic de miRNAs e ex vivo, morfologia de células/tecidos; IV síntese ciclohexanonas e derivados em sinergia com o mimic-miR-205-5p para testes de citotoxicidade em células PC-3. Enfim, nova estratégia de terapia para CP e potencias novos biomarcadores de diagnóstico.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Thu Feb 10 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Tania Couto Machado Chianca

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • avaliação da usabilidade e aplicabilidade de um aplicativo com o processo de enfermagem na formação de enfermeiros para o cuidado clínico
  • Tecnologias de informação têm sido utilizadas para apoiar o desenvolvimento do processo de enfermagem. Este orienta a coleta de dados, o raciocínio clínico com a elaboração de diagnósticos, resultados e planejamento de intervenções de enfermagem. Consideramos que um aplicativo com o processo de enfermagem é valioso na implementação do cuidado de enfermagem integral, seguro e eficaz, sendo uma estratégia eficiente para promover habilidades cognitivas, comportamentais e de hábitos de mente importantes na prática clínica. Assim, propõe-se criação de um aplicativo móvel para colaborar com a aquisição de conhecimentos e habilidades dos alunos de graduação em Enfermagem na aplicação do processo de enfermagem. Questiona-se: um aplicativo móvel construído com conteúdo válido e qualidade técnica favorece o raciocínio clínico e o ensino do processo de enfermagem de graduandos de Enfermagem no Brasil e nos Estados Unidos? Estudo de abordagem metodológica e desenvolvimento tecnológico para construção, validação e avaliação de um aplicativo com o processo de enfermagem em versão português do Brasil e inglês dos Estados Unidos. Estudo descritivo nas etapas 1, 2 e 4, quase experimental nas etapas 3 e 5. As etapas são: 1)construção do aplicativo seguindo a metodologia design instrucional contextualizado; 2) avaliação de usabilidade e validação de conteúdo; 3)avaliação da aplicabilidade pela acurácia diagnóstica em estudo quase-experimental com estudantes de cursos de graduação em enfermagem brasileiros; 4) tradução, adaptação cultural e validação de usabilidade e conteúdo do aplicativo para a língua inglesa; 5) avaliação da aplicabilidade pela acurácia diagnóstica em estudo quase-experimental com estudantes de curso de graduação em enfermagem de uma universidade americana. Índices de validade de conteúdo serão estabelecidos e análises descritivas e inferenciais serão realizadas para comparar a acurácia diagnosticas de alunos de enfermagem no Brasil e nos Estados Unidos.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Feb 09 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Tania Marcia Cezar Hoff

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • biopolíticas e constituição do sujeito contemporâneo: produção de subjetividades no contexto das democracias neoliberais.
  • Neste projeto, abordamos as interrelações comunicação, consumo e política, à luz da noção das biopolíticas do consumo no contexto das democracias liberais contemporâneas. O corpus é composto por material de comunicação midiática caracterizado por um ethos publicitário, independente do gênero discursivo, veículo de publicação e formato, produzidos e divulgados no período de 2010-2022. Considerando o protagonismo do corpo e do self nos processos comunicacionais midiáticos contemporâneos, entrecruzam-se dois movimentos de natureza política: um de reivindicação por direitos e outro de responsabilização do sujeito pelo governo de si. Nestes dois movimentos que se inter-relacionam, identificamos aspectos da governamentalidade contemporânea, que se realiza por meio de uma biopolítica bastante afeita às lógicas do consumo no contexto das democracias neoliberais. Definimos o seguinte problema de pesquisa: Como as biopolíticas do consumo, emergentes nas democracias neoliberais contemporâneas, alicerçam políticas do corpo, considerando os processos de subjetivação implicados nos regimes de verdade expressos nos discursos sobre a gestão da vida? Trata-se de pesquisa interdisciplinar que enfeixa os estudos de comunicação, consumo e política, articulados às teorias do discurso, aos estudos de política e neoliberalismo, bem como aos estudos da noção foucaultiana de biopolítica. Para investigarmos os discursos sobre o governo de si – notadamente os regimes de verdade e produção de subjetividade neles implicada, assumimos a análise do discurso como principal conduta teórico-metodológica. Deste modo, analisamos as relações entre comunicação, consumo e política, visando a problematizar a noção de biopolíticas do consumo no contexto das democracias neoliberais. Quanto aos resultados da pesquisa, consideramos contribuir com o debate sobre o engendramento de lógicas do consumo na constituição do sujeito e da política na sociedade contemporânea.
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025