Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
ASSOCIACAO ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
Associação Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Ensino Médio 03 do Gama
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO TECNICA TALMO LUIZ SILVA
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário FECAP
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Departamento de Polícia Federal
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Estadual Floriano Viegas Machado
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade Cásper Líbero
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Evangélica Goianésia
Faculdade Sudoeste Paulista
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Butantan
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital São Rafael
Hospital Universitário da UFSCar/Ebserh
Hospital Universitário João de Barros Barreto
Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
IEMA
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto de Botânica
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Economia Agrícola
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Educação Científica
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia de Alimentos
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto Euvaldo Lodi - DF
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Ceará - campus Pecém
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Maranhão - Campus São João dos Patos
Instituto Federal do Maranhão Campus Itapecuru-Mirim
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
Instituto Integrado
Instituto Internacional de Ecologia
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
MIL TECNOLOGIA E INOVACAO DO BRASIL LTDA
MUNICIPAL DE SÃOVICENTE FERRER MARANHÃO - PMSFM
Museu Paraense Emílio Goeldi
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
PREFEITURA MUNICIPAL
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Amargosa
Prefeitura Municipal de Barra Mansa
Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
Prefeitura Municipal de Eusébio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de João Pessoa
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Mossoró
Prefeitura Municipal de Nova Venecia
Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba
Prefeitura Municipal de Recife
Prefeitura Municipal de São Paulo
Prefeitura Municipal de Tangará
Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Prefeitura Municipal de Várzea Grande
PREFEITURA MUNICIPAL DO PAULSITA-PE
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
S B I
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria da Educação de Goiás
Secretaria da Educação do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina
Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional do Distrito Federal
Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Internacional de Pesquisa Científica
U. I. BERNARDO ALVES RODRIGUES
UNIDADE EXECUTORA DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL ANTONIO DE AGUIAR
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade da Região da Campanha
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade do Contestado
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amapá
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Grande Rio
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro Oeste
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Evangélica de Goiás
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade Ibirapuera
Universidade Iguaçu
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Metodista de Piracicaba
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vale do Rio Doce
VOAR TEATRO DE BONECOS
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Sanimar Busse
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
apoio de intercâmbio e cooperação com universidades brasileiras visando a formação de alunos de doutorado da unioeste
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
13/02/2020-12/02/2025
Santer Alvares de Matos
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
10ª feira brasileira de colégios de aplicação e escolas técnicas 10ª febrat
Resumo:
A Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas FEBRAT é realizada pelo Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais e pelo Museu Itinerante Ponto UFMG, sob a coordenação do Professor Dr. Santer Alvares de Matos, com o objetivo de integralizar e socializar o conhecimento produzido pelas instituições de ensino públicas e privadas de todo o país e aproximar professores e estudantes da Educação Básica e Profissional de debates e do fazer científico. Desde 2013 a FEBRAT promove a divulgação de trabalhos de estudantes da Educação Básica e da Educação Profissional, regularmente matriculados nas instituições educacionais de todo o Brasil. Nos anos de 2020 e 2021, em decorrência da pandemia pelo SARS-CoV-2, a 8ª e a 9º FEBRAT foram realizadas em plataforma virtual. Para o ano de 2022, propõe-se a realização da FEBRAT em formato híbrido, ou seja, nas modalidades presencial/virtual e virtual. Os trabalhos apresentados presencialmente deverão, também, apresentar formato digital para apresentação virtual. De igual forma, haverá a possiblidade dos trabalhos serem apresentados apenas no formato digital. Com o aprendizado proporcionado pelo distanciamento social e pelas 8ª e 9ª edições da FEBRAT, será oportunizada a participação de trabalhos oriundos de locais distantes do local de realização do evento presencial (Belo Horizonte, Minas Gerais), bem como potencial solução para trabalhos sem recursos econômicos para o deslocamento e manutenção dos estudantes. O evento presencial será ofertado para 100 a 200 trabalhos. Já a versão virtual, contará com quantitativo ilimitado de trabalhos a serem apresentados. Os trabalhos serão de todo o território nacional, com a participação de, no mínimo, 10 territórios. O tema adotado para a 10ª FEBRAT será o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2022. A 10ª FEBRAT ocorrerá em outubro de 2022 e contará com a exposição presencial e virtual.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
05/01/2022-31/01/2024
Santino Seabra Júnior
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
cultivo protegido de tomateiro e sua influência no perfil bioquímico e capacidade antioxidante dos frutos
Resumo:
O cultivo do tomateiro em ambiente protegido adequado às diferentes épocas do ano é essencial para viabilizar a produção em Mato Grosso, necessitando de avanço científico para entender os diferentes efeitos dos estresses abióticos na cultura e sua relação com a produção e qualidade dos frutos. Esta proposta visa dar continuidade às ações da equipe, que estuda estruturas de ambiente de cultivo protegido que minimizem o efeito da radiação, seja com filtro de infravermelho ou malhas de redução da carga térmica, relacionando o desempenho produtivo e qualitativo do tomateiro com atributos fisiológicos e bioquímicos. O ensaio realizado em Sinop-MT será com cultivo protegido tipo capela. Serão avaliados dois ambientes, sendo (1) local coberto com placas de polietileno alveolar e filtro para redução de radiação infravermelha produzido pela passagem do filme de água no interior da placa; (2) ambiente coberto com filme difusor de 150 micras (controle). Em ambos os ambientes serão cultivados tomateiros em espaçamentos de plantio na linha (20, 30, 40, 50 e 60 cm). Em um outro ensaio que será realizado em Nova Mutum-MT, o tomateiro será cultivado sob túneis baixos cobertos com organza, agrotêxtil e telas de sombreamento 35% nas cores prata, vermelho, preta e em ambiente aberto, no período de seca. Ambos os ensaios serão conduzidos com a cultivar Fascínio, de crescimento determinado e identificado como termotolerante. Esses estudos darão base para outros ensaios que serão propostos durante o projeto, avançando com os melhores resultados. Serão avaliados os parâmetros ambientais (temperatura, umidade, luminosidade ou radiação global e PAR, parâmetros fotossintéticos, anatômicos, indicadores físico-químicos (sólidos solúveis, acidez titulável, índice de maturação de frutos), bioquímicos (teor de pigmentos - licopeno e β-caroteno, flavonoides, fenólicos totais, ácido ascórbico, capacidade antioxidante e enzimas SOD, CAT e APX), além da shelf life e análise de custos.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
25/03/2022-31/03/2025
Santuza Maria Ribeiro Teixeira
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de vacinas de rna e vacinas de parasitos atenuados por meio de edição gênica no trypanosoma cruzi e leishmania braziliensis
Resumo:
O Trypanosoma cruzi e várias espécies do gênero Leishmania são protozoários causadores da doença de Chagas e diferentes formas de leishmanioses. Nossos estudos com esses parasitos foram voltados para a caracterização (1) das trans-sialidades (TS), um grupo de proteínas presentes na superfície do T. cruzi responsáveis pela transferência de resíduos de ácido siálico (AS) do hospedeiro para glicoproteínas mucinas também presentes na superfície do parasito e (2) das amastinas, presentes na superfície de formas intracelulares do T. cruzi e Leishmanias e possivelmente envolvidas em interações com membranas na célula infectada. Utilizando as metodologias CRISPR/Cas9 e RNAi, o nosso grupo mostrou ser possível a obter linhagens atenuadas de T. cruzi e L. braziliensis, nas quais esses genes, identificados como fatores de virulência, foram nocauteados ou inibidos. Na presente proposta iremos testar a hipotese dessas linhagens atenuadas serem capazes de proteger animaais contra a infecção com uma cepa virulenta. Utilizando protocolos de CRISPR/Cas9 similares aos utilizados para obtenção de nocautes de TS em T. cruzi, pretendemos gerar linhagens nocautes de amastina em L. braziliensis e testá-las em ensaios de infecção e desafio. Paralelamente, como nova estratégia para o desenvolvimento de vacinas para a doença de Chagas e leishmaniose, pretendemos produzir RNA mensageiros transcritos in vitro codificando as proteínas TS e amastinas. Por terem se tornado vacinas comprovadamente eficazes para o tratamento antitumoral e mais recentemente, para Covid-19, pretendemos avaliar se protocolos de imunização com diferentes formulações contendo esses mRNAs podem resultar em uma resposta anti-TS e anti-amastina nos animais imunizados. Buscando contribuir para a identificação de novas formas de controle da doença de Chagas e leishmaniose, iremos verificar o efeito protetor da imunização com mRNA após desafio dos animais com cepas virulentas do T. cruzi e L. braziliensis.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
20/03/2022-31/03/2025
Sara Miriam Goldchmit
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Desenho Industrial
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
design da informação para educação em saúde em artrose do quadril e joelho
Resumo:
Artrose é a doença musculoesquelética mais comum em adultos maiores de 50 anos, afetando mais de 8 milhões de brasileiros. Causa dor, perda da mobilidade e qualidade de vida, além de gerar alto custo para a sociedade. A informação é essencial para que os pacientes entendam sua condição e cuidados, aumentando as possibilidades de autonomia e bem-estar. Materiais educativos para pacientes disseminados em meios digitais tem potencial para impactar um grande número de pessoas. Entretanto, informações sobre artrose do quadril e joelho disponíveis na internet em língua portuguesa ainda são escassas, inadequadas ou inexistentes em canais de comunicação oficiais dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A questão geral da pesquisa é: como podemos prover e aprimorar a transmissão da informação sobre artrose do quadril e joelho ao paciente do SUS, de modo a aumentar a acessibilidade, compreensão, memorização e satisfação? Este estudo é muito relevante pois a educação em saúde hoje é um pilar no tratamento das disfunções crônicas e otimizar a assimilação do conteúdo educacional é um desafio a ser enfrentado. A hipótese é a de que vídeos informativos sobre artrose do quadril e joelho desenvolvidos segundo métodos, conceitos e técnicas do design da informação terão bom desempenho quanto à acessibilidade, compreensão, memorização e satisfação pelo público-alvo. Estudos recentes sobre design para saúde mostram o valor de prover informação útil e acessível para atingir o cuidado centrado no paciente, paradigma atual da Organização Mundial de Saúde (OMS). Estudos anteriores realizados por esta equipe indicam que os usuários gostariam de obter mais informações respaldadas pela equipe médica do SUS, que possam prevenir a piora do quadro clínico, além do formato audiovisual ter tido boa aceitação por este público. Esta pesquisa empregará métodos do Design Centrado no Usuário e Design da Informação, que colocam necessidades e perfis dos usuários como fatores norteadores do projeto.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
01/04/2022-30/04/2025
Sarah Maria Athiê de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Botânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
diversidade de euphorbiaceae s.l. em pernambuco: taxonomia, distribuição e conservação
Resumo:
Euphorbiaceae s.l., é um dos principais componentes da flora brasileira ocorrendo em todas as regiões e tipos vegetacionais. O Nordeste, soma cerca de 450 espécies, 40% das quais em Pernambuco, Estado que está entre os três primeiros com maior número de espécies da região. Apesar da representatividade, amplitude de distribuição, importância biológica e econômica, a família não figura entre as quase 30 já monografadas na região. Um dos principais entraves ao conhecimento, gerenciamento e conservação da biodiversidade consiste no impedimento taxonômico. Pernambuco destaca-se negativamente, pois é um dos estados com menor número de famílias completamente monografadas. Dados subestimados da diversidade taxonômica aliados à deficiência sobre a distribuição geográfica criam lacunas de conhecimento que comprometem ações associadas à conservação. Euphorbiaceae tem elevado potencial para se tornar a primeira grande família amplamente conhecida do ponto de vista taxonômico e biogeográfico de Pernambuco, e assim, servir de modelo para propostas de planos de manejo e conservação da fitodiversidade do Estado. Estudos deste nível são extremamente necessários e ultrapassam a importância apenas para o estado ou para os interessados em Euphorbiaceae, já que ajudam a minimizar o impacto negativo do impedimento taxonômico, e se estendem à flora da região como um todo e aos domínios, seriamente ameaçados. Para isso, serão realizadas análises usuais de taxonomia, análises espaciais e de similaridade e a determinação do status de conservação. Ações voltadas às políticas públicas relacionadas à conservação da flora de Pernambuco dependem de estudos com este enfoque. Os dados gerados promoverão melhor circunscrição e conceito dos grupos estudados, categorização do risco de extinção dos táxons no Estado e ainda, auxiliarão ações de manejo/criação de unidades de conservação, além de indicar onde é necessário investir maior esforço de coleta de informações.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Saraí Patrícia Schmidt
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mídia, infâncias e discriminação: ampliando o debate sobre comunicação e educação
Resumo:
A pesquisa visa a problematizar a cultura da mídia associada à cultura do sucesso e discriminação, que invade o território escolar de diferentes formas. Em um mundo cada vez mais midiatizado, abordar temas como preconceito, discriminação e direitos humanos tornou-se paradoxalmente obrigatório e proibido no atual cenário da educação brasileira. Ao ocultar a diversidade e a pluralidade, a escola torna-se lugar de desconhecimento. O propósito deste estudo é escrutinar a relação entre mídia, infâncias e discriminação, colocando-a no centro do debate acadêmico. Com o auxílio da perspectiva pós-estruturalista, aliada ao debate interseccional e decolonial, é possível compreender a mídia operando dentro de um modelo permeado por regimes de verdade que hierarquizam racionalidades e formas específicas de conhecer. Considerando o quanto a mídia tem sido efetiva na produção das identidades infantis contemporâneas, a pesquisa aqui proposta estrutura-se a partir do objetivo central: investigar como diferentes atores sociais avaliam a efetividade da relação entre mídia e infâncias. Como estratégia metodológica, adota-se uma perspectiva interdisciplinar, e a produção do corpus de análise da investigação será realizada em etapas:a) produção de um inventário midiático que coloque em circulação representações das infâncias brasileiras; b) visitação da exposição fotográfica virtual Criança na Mídia: Tempos de Discriminação e Direitos Humanos; c) discussão sobre o material midiático e a exposição com professores da escola básica e acadêmicos; d) produção de campanhas midiáticas educacionais com acadêmicos de Comunicação;e) na análise teórica, o foco será identificar espaços de tensionamento nas representações das infâncias veiculadas no mapeamento midiático, na exposição, nos discursos dos grupos de discussão e nas campanhas produzidas, analisando-se que elementos entram na discursividade sobre a relação entre mídia, discriminação e constituição das identidades infantis contemporâneas.
Instituição/UF/País:
Universidade Feevale - RS - Brasil
Vigência:
24/02/2022-28/02/2025
Sarita Albagli
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Ciência da Informação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ciência cidadã em situações de emergências sanitárias: desafios à governança informacional
Resumo:
A pandemia da covid-19 evidenciou o agravamento das emergências sanitárias e suas interrelações com causas e efeitos da crise socioambiental global. A ciência cidadã expande-se como modo de mobilizar a contribuição e o engajamento público na ciência. Este projeto visa identificar e caracterizar formas e práticas de ciência cidadã, suas agendas e metodologias, na prevenção, monitoramento, resiliência e resposta a situações de emergência sanitária, com foco nas questões de governança informacional postas a essas iniciativas. Especificamente visa: a) situar o estado da arte sobre as principais linhas interpretativas e questões teórico-conceituais que informam diferentes vertentes e abordagens de ciência cidadã, e sua aplicação na temática proposta; b) identificar e confrontar experiências demonstrativas de distintos formatos e infraestruturas de ciência cidadã no enfrentamento de emergências sanitárias; c) analisar essas iniciativas de ciência cidadã, do ponto de vista de seus modos de governança informacional, considerando princípios, questões e protocolos adotados na produção participativa, acesso e (re)uso de dados e informações, privacidade e ética, e suas interfaces com outras vertentes e princípios da ciência aberta, particularmente abertura e compartilhamento de dados para pesquisa, infraestruturas e ferramentas de pesquisa abertas; d) subsidiar o estabelecimento de Plataforma de Ciência Cidadã com esse enfoque. A metodologia envolve: levantamento e revisão crítica da literatura pertinente às temáticas enfocadas; definição de parâmetros para análise dos aspectos de governança informacional; levantamento de dados e informações sobre iniciativas e infraestruturas de ciência cidadã no tema proposto, analisando-as com base nos parâmetros definidos; estudos de caso e entrevistas de caráter qualitativo; registro e plano de dados, sínteses interpretativas, discussão e disseminação de resultados e conclusões.
Instituição/UF/País:
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - DF - Brasil
Vigência:
27/04/2022-30/04/2025
Saul Rassy Carneiro
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tratamento de tuberculose resistente ou multirresistente utilizando os medicamentos bedaquilina e delamanida: revisão sistemática.
Resumo:
No mundo em 2019 a tuberculose atingiu 10 milhões de pessoas que desenvolveram a doença de TB, com cerca de 1,2 milhões de mortes por esta causa entre pessoas HIV-negativas e 208.000 mortes entre pessoas que vivem com HIV (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2020). A TBDR é um problema de questão pública, pois os indivíduos doentes transmitem a forma resistente, esta ocorre devido à resistência adquirida aos medicamentos no tratamento de TB por descontinuação do tratamento, não tratamento ou tratamento não eficaz (JACOBS; PINTO JUNIOR, 2020). No esquema de TBDR são utilizados no mínimo quatro fármacos efetivos, não utilizados antes, nos quais dois têm capacidade bactericida e esterilizante, e os outros dois são fármacos acompanhantes para estratégia protetora contra a resistência adquirida. A classificação da TBDR também influenciará no esquema, pois são classificados de acordo com o número de medicamentos ou tipo de medicamento que são resistentes. Sendo classificados em Monorresistência, Polirresistência, Multirresistência (TB MDR), Resistência extensiva (TB XDR), Resistência à rifampicina (TB RR)(BRASIL, 2019). Assim a busca por novos medicamentos para tratamento da tuberculose extensivamente resistente ou multirresistente, tem objetivo de avaliar ou reavaliar novas possibilidades farmacológicas, com menores efeitos adversos, pois conforme a mudança das linhas de medicamentos por causa da resistência aos antibióticos os medicamentos acabam se tornando mais agressivos, e outro fator importante é a diminuição da sua eficácia conforme aumenta da resistência no sucesso do tratamento. Será utilizado uma revisão sistemática com análise de impacto orçamentário para analisar a bedaquilina e delamanida, a fim de esgotar todas as bases de dados disponíveis de forma organizada e sistematizada, desse modo assegura-se a melhor evidência científica para dessas tecnologias
Instituição/UF/País:
Hospital Universitário João de Barros Barreto - PA - Brasil
Vigência:
07/12/2021-31/12/2022
Saulo de Tarso Marques Bezerra
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
algoritmo híbrido multiobjetivo para setorização de sistemas de distribuição de água
Resumo:
A setorização dos sistemas de distribuição de água tem se destacado como uma das principais ações para a gestão das perdas de água, pois promove o cálculo do balanço hídrico, adequação das pressões de serviço, detecção de vazamentos, redução de obras de reabilitação e redução de custos. Não obstante, é complexo determinar o melhor projeto de setorização, uma vez que os problemas de médio e grande porte possuem uma ampla quantidade de possíveis soluções. Embora a comunidade científica esteja apresentando metodologias para o projeto de distritos de medição e controle, há algumas lacunas nos estudos que apontam para a necessidade do desenvolvimento de modelos aplicáveis a sistemas reais. Por exemplo, a maioria dos métodos é de objetivo único, o que não atende satisfatoriamente às exigências dos técnicos das companhias de saneamento. Muitos fatores, como estabilidade de pressão, custos de reabilitação (para readequar o sistema ao novo layout), a qualidade da água e o tamanho dos distritos também devem ser considerados como objetivos do problema. Além disso, destaca-se a importância de incluir na metodologia um método específico de otimização para a reabilitação de redes de distribuição. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva contribuir com a indústria da água por meio do desenvolvimento de um modelo híbrido multiobjetivo aplicável a sistemas de distribuição de água de grande porte. Este modelo, que será baseado na teoria dos grafos e em um multi-objective particle swarm optimization, considerará os limites impostos pelas características hidráulicas e administrativas dos sistemas e os custos de reabilitação. Ao final da pesquisa, espera-se que o algoritmo desenvolvido seja uma ferramenta computacional prática e aplicável nos mais diversos tipos de projetos de setorização.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Saulo Fernandes de Andrade
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de protótipos otimizados derivados de 8-hidroxiquinolinas e quinazolinas visando a obtenção de novos candidatos a fármacos antimicrobianos
Resumo:
A descoberta de novos fármacos para tratamento de doenças infecciosas com limitadas opções terapêuticas é urgente. Em especial, as tripanossomíases como Doença de Chagas e as infecções fúngicas dispõem de poucas classes terapêuticas; associado a isso, casos de resistência aos fármacos disponíveis são cada vez mais reportados. Esta proposta visa a descoberta de novos candidatos a fármacos para tratamento destas enfermidades sendo, portanto, de grande importância para a saúde pública brasileira e mundial. A principal hipótese do projeto é que a modificação molecular de derivados de quinazolinas e 8-hidroxiquinolinas podem levar a novos derivados potentes promissores candidatos a fármacos antimicrobianos, especialmente, antifúngicos e antitripanossomatídeos. Esta é suportada pelos mais de 20 trabalhos publicados pelo grupo nos últimos 4 anos em revistas como Eur. J. Med. Chem., J. Med. Chem., NJC, Med. Mycol neste tema e pela experiência da equipe na área. Como resultado deste grande esforço 3 séries mais promissoras de compostos foram descobertas e apresentaram atividades na faixa de micromolar baixo a nanomolar com efeito celular ou alvo molecular de ação definido e servirão como hits para etapas finais de otimização e modificações objetivando-se a descoberta de novos candidatos a fármacos. Na estratégia metodológica, as séries 1, 2 e 3 sofrerão modificações moleculares aplicadas nas melhores universidades e indústrias farmacêuticas do mundo como bioisoterismos, variação de substituintes e/ou extensão das estruturas visando otimizar questões finais farmacodinâmicas, farmacocinéticas e/ou toxicológicas. As sínteses serão realizadas utilizando estratégias modernas como cross-couplings para inserção de fragmentos e as propriedades biológicas serão avaliadas utilizando ferramentas computacionais, modelos enzimáticos, celulares e animais apropriados; dado o caráter de amplo espectro dos derivados, outros patógenos também poderão ser investigados a depender dos recursos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Saulo Gantes Tractenberg
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fatores preditores de risco e proteção para problemas psicossociais em adolescentes em estado de vulnerabilidade
Resumo:
A adolescência é um período crítico do desenvolvimento. É amplamente caracterizada como uma janela de vulnerabilidade na qual há um aumento dos comportamentos de risco, impulsividade e desregulação emocional que podem impactar a saúde física e mental e contribuir para o surgimento de psicopatologias e problemas psicossociais (e.g., internações psiquiátricas, problemas legais, uso de drogas). A caracterização dos múltiplos fatores responsáveis por mediar a manifestação de comportamentos de extremo risco e, consequentemente, os desfechos psicossociais negativos ainda é um desafio para área, pois grande parte dos estudos se baseia em análises associativas transversais entre os fatores investigados. Assim, estudos longitudinais, com múltiplas variáveis e com foco na predição de desfechos específicos são de extrema relevância para a área, pois possibilitam não apenas elencar com acurácia fatores de risco e proteção, mas também identificar as múltiplas relações entre tais fatores. Com isso, torna-se possível propor planos e políticas de intervenção direcionadas e mais eficazes, reforçando fatores protetivos e atenuando risco a fim alterar um desenvolvimento desfavorável e promover a resiliência e saúde na adolescência. Neste sentido, este projeto busca investigar os múltiplos fatores preditivos de risco e de proteção para desfechos psicossociais existentes em adolescentes vulneráveis, ou seja, que já apresentam problemas psicossociais e de saúde mental. Serão avaliados fatores sociodemográficos, perfil clínico e cognitivo, traços de personalidade e estilo de vida, e marcadores biológicos, possibilitando estimar fatores de predição de resposta ao tratamento e que possam alterar o curso do desenvolvimento psicossocial negativo destes adolescentes. Ainda, a partir da implementação da ciência de dados em nossas análises, será possível delinear um projeto de intervenção em grupo, com enfoque na redução do risco e da promoção de resiliência e saúde.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Saulo Luis Capim
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
15ª feira dos municípios e 5ª mostra de iniciação científica da bahia (femmic)
Resumo:
A 15ª Feira dos Municípios e 5ª Mostra de Iniciação Científica (FEMMIC) é um evento cujo objetivo é reunir projetos de Iniciação Científica Jr, tendo como foco principal a apresentação de projetos de autoria de estudantes oriundos do estado da Bahia. Trata-se de uma iniciativa para congregar professores e alunos interessados na pesquisa como princípio educativo no âmbito da educação básica e técnica. A FEMMIC é a união de um evento tradicional a Feira dos Municípios , com um evento mais recente surgido em 2010, a Mostra Científica. A Feira dos Municípios ocorre no Instituto Federal Baiano (na época Escola Agrotécnica Federal de Catu) desde a década de 1980 e congrega estudantes, professores, agricultores, empresários de diversas cidades da Bahia com o intuito de expor o que os municípios têm mais representativo em seus aspectos econômico, cultural, artístico, etc. No ano de 2010, com o surgimento dos Institutos Federais, foi criada a Mostra Científica com o intuito de socializar a comunidade com os projetos desenvolvidos pelos estudantes da educação básica no âmbito estadual. Com a adesão de amplos segmentos da educação dos municípios baianos, o evento passou a ser realizado bienalmente, após a realização das feiras municipais/locais. Em 2010, o evento teve a sua primeira edição com a participação de projetos das 10 unidades do IF Baiano, além de instituições convidadas do IFBAIANO e da Rede Estadual do Estado da Bahia. Foram 125 trabalhos aprovados e a visitação da comunidade chegou a 2500 pessoas. A FEMMIC contou ainda com diversos minicursos, palestras, comunicações orais e o Fórum de Educação Científica do Município de Catu. No ano seguinte, em 2012, o evento passou a ser bienal e congregou 540 estudantes pesquisadores que apresentaram aproximadamente 230 Projetos nas mais variadas áreas do conhecimento. O evento contou a partir desse ano com representante de todos os territórios de identidade do estado da Bahia o que foi possível, graças à parceria e ao apoio do Instituto Federal Baiano com o Instituto Federal da Bahia e a rede estadual de educação, por intermédio do Instituto Anísio Teixeira e o fomento do CNPq. Em 2014, também com o auxílio do CNPq, a FEMMIC contou com a inscrição de mais de 290 projetos de pesquisa oriundos de diversas localidades da Bahia. Foram aprovados pelo Comitê Científico cerca de 230 trabalhos das mais variadas áreas do conhecimento e estes foram apresentados entre os dias 26 a 28 de setembro de 2014, na forma de pôster no Ginásio Poliesportivo do campus (ver lista completa por estado em www.ifbaiano.edu.br/femmic). A FEMMIC propiciou ainda algumas outras atividades com as seguintes repercussões: 30 minicursos propostos por profissionais de Universidades Federais e Estaduais de ensino que contou com a participação 800 pessoas da comunidade inscritas; Mostra de Conhecimentos com a participação de cerca de 25 entidades como o Museu Geológico da Bahia, Projetos Ciência, Arte e Magia e Rede Zoo da Universidade Federal da Bahia, Museu de Zoologia da UNIVASF, Demonstrações do Corpo de Bombeiros, 30 stands do Projeto de Extensão Ciência Itinerante (www.ifbaiano.edu.br/itinerante), 10 Empresas Privadas, contando com o público flutuante estimado em mais de 6000 pessoas que visitaram a Mostra nos três dias do evento; Fórum de professores da educação básica, que contou com cerca de 50 professores; 05 Palestras e Conferências; Apresentações Culturais e Lançamentos de livros de autorias de professores da região. Nesse contexto, a presente proposta passa a constituir a política de promoção da pesquisa como princípio educativo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Catu, no estado da Bahia. Dentre as principais atividades desenvolvidas na FEMMIC estão: Mostra de Iniciação Científica: Na Modalidade Pôster serão selecionados até 150 projetos de autoria de estudantes da educação básica e técnica que deverão ser expostos nos stands instalados no Ginásio Poliesportivo do IF Baiano campus Catu. Na modalidade Comunicações Orais, serão selecionados os 30 melhores trabalhos de diversas áreas do conhecimento. Os estudantes-autores terão 20 minutos para a exposição nas salas do pavilhão central de aulas do IF Baiano com transmissão on-line por área do conhecimento e posterior interação com os participantes-ouvintes. Minicursos para professores que serão oferecidos nas modalidades presenciais ou não, com transmissão on-line. As temáticas serão direcionadas ao desenvolvimento de pesquisa na educação básica, técnica e tecnológica para o ensino de ciências de forma lúdica e minicursos para estudantes que serão oferecidos nas modalidades presenciais ou não, com transmissão on-line nas diversas áreas do conhecimento. Estes terão a finalidade de discutir o desenvolvimento de projetos e as práticas de pesquisa no âmbito da Iniciação Científica Júnior, dentre outras atividades.Desta forma, a FEMMIC é um dos poucos eventos que consegue ter uma abrangência em praticamente todo o território baiano e sua realização tem estimulado a criação de clubes de ciências e mostras científicas locais e escolares. Através do Curso de Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências, do IF Baiano, a equipe FEMMIC tem orientado projetos de intervenção no sentido de criar clubes de ciências como o Departamento de Pesquisa do Centro Territorial de Educação Básica e Profissional da Cidade de Alagoinhas (DEPE). Os projetos que se destacam nessas feiras terão a oportunidade de serem apresentados na FEMMIC 2021 proporcionando o intercâmbio de conhecimentos entres as práticas científicas do estado. Além disso, cabe ainda destacar a visibilidade de estudantes com riquíssimos trabalhos científicos, que encontram nas feiras espaço para disseminar suas atividades científicas. De fato, vários estudantes que apresentam trabalhos na FEMMIC tem sido destaque na mídia por suas premiações estaduais, nacionais internacionais.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - BA - Brasil
Vigência:
31/12/2020-31/12/2022
Saulo Roberto de Oliveira Vital
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
riscos geomorfológicos e vulnerabilidade à erosão em áreas dos litorais lusoafrobrasileiro
Resumo:
A presente proposta tem como objetivo analisar a vulnerabilidade à erosão em áreas costeiras do Brasil, Portugal e Moçambique. Inicialmente, dando ênfase a áreas amostrais no estado da Paraíba, Brasil, Noroeste de Portugal e na cidade de Maputo, Moçambique. Essa escolha se justifica pelo crescente registro de processos de erosão costeira, principalmente em praias com presença de falésias e áreas estuarinas, com intenso retrabalhamento das desembocaduras flúvio-marinhas. Com isso, pretende-se identificar as similaridades e diferenças processuais nessas áreas, compartilhando experiências de identificação, monitoramento e proposições de intervenções em diferentes porções latitudinais. Para a investigação dessas aéreas, serão utilizadas Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) com Sistemas de Posicionamento Global de alta precisão, a fim de realizar modelagens morfológicas, em diferentes períodos, analisando as taxas de retrogradação e progradação anuais da linha de costa, aporte sedimentar e mudanças nas morfologias associadas. Na modelagem das dinâmicas costeiras, será utilizado o Sistema de Monitoramento Costeiro - SMC, da Espanha, adaptado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, em estudos no Litoral Brasileiro. Como elemento agregador, às análises dos processos físicos e ambientais, serão realizados levantamentos das condições socioeconômicas e culturais dessas áreas, buscando entender as relações de apropriação e uso das terras, bem como, os pertencimentos e percepção ambiental das populações locais. O conjunto de dados, das diversas análises, subsidiarão a proposição medidas de gestão integrada da zona costeira, visando o planejamento, acompanhamento e implementação de ações de mitigação dos danos ambientais e patrimoniais derivados dos processos erosivos. Espera-se, de modo geral, que os resultados alcançados possam estimular o desenvolvimento de novas pesquisas e projetos sobre essas áreas tão importantes e densamente povoadas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Sávia Gavazza dos Santos Pessôa
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
biorremediação de áreas degradadas e efluentes contaminados por compostos aromáticos
Resumo:
O avanço tecnológico tem permitido o desenvolvimento de novos produtos e processos que facilitam a vida humana e melhoram a economia mundial. Em contrapartida, o setor industrial ampliou sua contribuição aos problemas ambientais. Os compostos aromáticos formam a estrutura básica do petróleo e de muitos compostos sintéticos, usados na fabricação de corantes têxteis, tintas, explosivos, solventes, resinas, adesivos e pesticidas. Muitos são considerados xenobióticos, recalcitrantes, mutagênicos e tóxicos a diversos seres vivos. A conservação dos recursos naturais e a mitigação dos danos ambientais dependem do tratamento de águas residuárias e da biorremediação de áreas degradadas. Tais atividades estão alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) 6, 12, 13 e 14 da agenda 2030 da ONU. Os compostos aromáticos alvo desta proposta são provenientes das indústrias têxtil, de explosivos, de pesticidas e da cadeia produtiva do petróleo. O tratamento biológico será aplicado, usando processos anaeróbio, aeróbio, micro-aeróbio e em condições de redução de nitrato e/ou sulfato, de forma individual ou combinada. Para o tratamento de efluentes têxteis (corantes azo), de derramamentos de petróleo (HPAs) e de degradação de compostos de munição insensíveis (nitroaromáticos) serão conduzidos experimentos, em laboratório, usando diferentes processos microbiológicos oxidativos e redutivos. As pesquisas na temática de munições serão conduzidas em parceria com a Universidade do Arizona-USA. Biorremediação será conduzida em campo em parceria com a empresa multinacional Corteva Agriscience e com a Universidade de Toronto. Os compostos são as cloroanilinas e os clorobenzenos, onde será feito mapeamento e identificação dos microrganismos presentes na área contaminada, correlacionando-os com a habilidade de biodegradar tais contaminantes sob condições aeróbias e anaeróbias. Técnicas de biologia molecular de última geração serão aplicadas em todos os experimentos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Sebastiao Carlos Velasco e Cruz
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Ciência Política
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inct para estudos sobre os estados unidos
Resumo:
A proposta de renovação do INCT-INEU, que ora apresentamos, retoma as linhas gerais do programa original, e o renova profundamente -- pela ampliação de suas áreas e linhas de pesquisa, pela significativa expansão de sua equipe, pela diversificação e maior cobertura das instituições compreendidas em sua rede. O projeto inicial nascia da constatação de uma dupla disparidade nas relações culturais entre o Brasil e os Estados Unidos. É sabida a ignorância, se não o desinteresse, do público americano em geral sobre a realidade brasileira -- a qual, entretanto, é objeto de estudo sistemático e aprofundado de amplo universo de especialistas. No Brasil, a imagem parece inverter-se: os dados da cultura e da sociedade norte-americana são socialmente difundidos, e todos demonstram grande interesse neles -- mas carecemos de um corpo reconhecível de analistas dedicados ao estudo sistemático dessa sociedade. Na verdade, a impressão de familiaridade que temos com as coisas dos Estados Unidos é ilusória, pois ela não resulta de um trabalho de busca conscientemente efetuado. Ao contrário, ela tende a refletir, mais ou menos passivamente, a imagem de si mesmo que esse país projeta no mundo. Ora, como os Estados Unidos não são um país qualquer, como o mundo no qual vivemos -- em suas dimensões econômica, política, cultural, para não falar da militar -- é fortemente impactado por sua políticas e pelos processos que se desenvolvem em sua sociedade, entendemos que o desafio de estuda-lo a fundo precisava ser enfrentado. Esse o objetivo maior do INCT-INEU: produzir conhecimento qualificado sobre os Estados Unidos, com ênfase nas relações exteriores desse país e nos processos internos -- econômicos, políticos e sociais -- que as afetam. Em termos práticos, pretende-se habilitar os públicos-alvos do Instituto a decifrar diferentes aspectos da política externa dos EUA, em suas diferentes esferas, e em suas relações significativas com instituições e processos internos, a fim de que possam avaliar o significado de eventos particulares e de processos em curso do ponto de vista de seus efeitos sobre o papel desse país no sistema internacional e de suas implicações para o Brasil. Mas os objetivos do INCT-INEU no campo da pesquisa acadêmica não terminam aí. Tendo por base o diagnóstico rapidamente aludido no início deste resumo, pretende-se envidar esforços com vistas à conformação e consolidação no Brasil de um campo votado aos estudos sobre os Estados Unidos. Esta foi uma das preocupações que nortearam as atividades do Instituto no período que está prestes a se encerrar. Retomaremos tais iniciativas na próxima etapa, e pretendemos dar-lhes um alcance ainda maior. Entre outras coisas, pensamos em abrir um debate com colegas, de variadas instituições, que compartilham conosco o interesse sistemático no tema, sobre a possibilidade e a conveniência de criarmos uma associação científica voltada especificamente para essa área de estudo. Como pede o Programa, as atividades do INCT-INEU desdobram-se em três dimensões básicas: pesquisa, formação de recursos humanos, e transferência de conhecimento para a sociedade. No que diz respeito à primeira, o programa do INCT-INEU abrange um vasto espectro de temas, cobertos em 25 linhas de pesquisa, distribuídas em sete áreas e subáreas. Embora resumido, o quadro abaixo dá ao leitor uma idéia da amplitude e da complexidade deste programa. 1. Política Exterior dos Estados Unidos. 1.1. Política Econômica Internacional dos Estados Unidos; Número de linhas de pesquisa: 4 1.2. Grande Estratégia e Política de Segurança dos Estados Unidos; Número de linhas de pesquisa: 5 1.3. O Papel dos Estados Unidos nas Estruturas de Governança Global; Número de linhas de pesquisa: 4 2. Instituições, Processos e Políticas Governamentais nos Estados Unidos. Número de linhas de pesquisa: 5 3. Integração e Crise na América Latina e a Política dos Estados Unidos para a Região. Número de linhas de pesquisa: 4 4. Brasil e Estados Unidos. Desafios e Oportunidades de Uma Relação Complexa. Número de linhas de pesquisa: 3 Acolhida esta proposta, na segunda etapa de sua existência o INCT-INEU vai ampliar e diversificar significativamente o seu programa de formação de recursos humanos. Trata-se em parte de efeito mecânico da expansão da equipe, mas vai muito além dele. Nos cinco anos de funcionamento, assistimos à incorporação, como docentes universitários, de muitos dos pesquisadores que estavam ainda completando sua formação ao se integrar no Instituto. Ativos em suas respectivas instituições, esses jovens pesquisadores vêm se empenhando no desenvolvimento dos programas de ensino em seus Institutos e Departamentos. Dessa atividade já resultaram propostas de criação de dois novos cursos de Mestrado, que se encontram em análise na CAPES, no presente. O resultado conjunto desses dois movimentos -- a ampliação da equipe, e seu amadurecimento -- é a multiplicação de disciplinas sobre os Estados Unidos ofertadas, e do número de trabalhos acadêmicos (monografias, Dissertações, e Teses) concluídos. Quanto à transferência de conhecimentos à sociedade, daremos continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado, expandindo o raio do público alcançado e nele introduzindo duas inovações importantes: a implantação de um sofisticado banco de dados, que será, acreditamos, de interesse de órgãos públicos e setores privados, e a criação do Núcleo de Produção Audiovisual, que abrirá novas formas de linguagem ao INCT-INEU e lhe permitirá atingir um público muito mais vasto.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
23/11/2016-30/11/2024
Sebastiao de Campos Valadares Filho
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inct de ciência animal
Resumo:
A criação do INCT-CA em 2009 permitiu a estruturação das instituições participantes e a melhoria na formação de recursos humanos, na qualidade das pesquisas produzidas e na transferência de tecnologia para a sociedade, além de forte internacionalização da pesquisa. O INCT-CA foi proposto com 7 Instituições de pesquisa, sendo ao final acrescidas mais 3, cujos detalhes podem ser visualizados em www.inctca.ufv.br. As atividades de pesquisa foram conduzidas em cinco redes: Rede 1 - Pesquisa em Avaliação de Alimentos; Rede 2 - Nutrição e Produção de Ruminantes Rede 3 Nutrição e Produção de Monogástricos; Rede 4 - Avaliação Genética Quantitativa e Molecular em Animais de Produção, e Rede 5 Avaliação e Redução de Gases de Efeito Estufa na Pecuária, destacando-se que esta rede foi a última criada, não sendo possível sua conclusão. Ao final dessa chamada, todas as principais metas foram concluídas. A continuidade do Instituto aumentará a interação de grupos de pesquisa no Brasil uma vez que a nova proposta apresenta a formação de um grupo muito maior, constituído de 24 Instituições de todas as regiões do país (norte a sul), com aproximadamente 100 pesquisadores, demonstrando o grande sucesso do primeiro INCT-CA. Tal fato demonstra ainda que a condução de pesquisa em rede é um processo excelente e que deve ser adotado para todas as áreas do conhecimento, uma vez que estimula a cooperação científica e o uso compartilhado de laboratórios e equipamentos, e permite gerar produtos de alta qualidade e de amplo acesso para a sociedade brasileira. As Instituições envolvidas são EMBRAPA; EPAMIG; UESB; UESC; UFBA; UFC; UFGD; UFLA; UFMG; UFMT-CUIABÁ; UFMT-SINOP; UFPB; UFPI; UFRA; UFRB; UFRPE; UFSJ; UFV; UFVJM; UNESP-BOT.; UNESP-JAB.; UNIMONTES; UNIOESTE; USP-PIR. Assim, o INCT-CA propõe nova estrutura em 7 redes que serão resumidamente destacadas abaixo. Rede 1: Desenvolvimento, otimização e normatização de métodos para avaliação de alimentos e desempenho animal, coordenada por Edenio Detmann UFV; Produto Principal: Manual de analises de alimento (versão 2.0) em português e inglês e um Manual de procedimentos experimentais. Rede 2: Avaliação de Exigências Nutricionais de animais de produção, coordenada por Sebastião C. Valadares Filho UFV; Produtos: Publicar a 3a edição do BR-CORTE e atualizar o software BR-Corte 2.0. Publicar a 1a edição do BR-LEITE e desenvolver o Sistema Brasileiro de Exigências Nutricionais de Pequenos Ruminantes. Rede 3: Estudo da biologia muscular e qualidade de carne em sistemas tropicais, coordenada por Simone Eliza Facioni Guimarães UFV. Produtos: Agregação de valor na qualidade da carne de suínos, aves e ruminantes em sistemas tropicais de produção para atender as demandas da indústria e do mercado consumidor interno e externo e estruturação de laboratório multiusuário de proteômica e biologia estrutural. Rede 4: Avaliação e redução do impacto ambiental pela atividade pecuária nos trópicos, coordenada por Telma Teresinha BerchielliUNESP/Jaboticabal. Produtos: Estabelecimento de métricas para pegada de carbono em propriedades e leite e corte e Publicação do inventário de gases do efeito estufa em sistemas pecuários no Brasil. Rede 5: Realização de estudos sobre microbiologia zootécnica,coordenada por Odilon Gomes Pereira UFV. Produtos: Elaboração do manual de práticas de manejo de silagem e desenvolver cepas para aplicação biotecnologica em diferentes processos fermentativos. Rede 6: Avaliação de Alimentos funcionais e aditivos melhoradores de desempenho animal,coordenada por Paulo Borges Rodrigues UFLA. Produto: Manual de uso de aditivos para alimentação de animais ruminantes e não-ruminantes. Rede 7: Avaliação e seleção de bovinos leiteiros nos trópicos, coordenada por Cláudio Nápolis Costa EMBRAPA/Gado de leite. Produtos: Sumários de Touros com resultados das avaliações genéticas nas raças Gir Leiteiro, Guzerá, Girolando e Holandesa; Painel customizado para target sequencing de genes reguladores do metabolismo de lipídios na glândula mamária; e Identificação de marcadores moleculares para a resistência ao carrapato e à mastite para utilização nos programas de melhoramento genético das raças zebuínas e Girolando. Além dos produtos citados acima, espera-se a conclusão da orientação de aproximadamente 300 dissertações/teses, a orientação de centenas de bolsistas de iniciação científica e de apoio técnico e a publicação de centenas de artigos científicos em periódicos de elevado fator de impacto. Como contribuição geral, espera-se que os resultados obtidos dentro de cada uma destas redes possam gerar padronização de análises de alimentos, desenvolver novos métodos de pesquisa científica; publicar tabelas de exigências nutricionais para gado de corte, gado de leite e caprinos e ovinos que devem auxiliar todo o setor produtivo nacional. Além disso pretende-se entender o desenvolvimento muscular e qualidade de carne em bovinos, suínos e aves para atender demandas da agroindústria por carne de qualidade; reduzir o impacto ambiental pela atividade pecuária nos trópicos, apresentando estratégias de mitigação de metano entérico e estratégias de suplementação e manejo de pastagens em sistemas integrados para aumentar o estoque de carbono no solo. Também serão feitas prospecção de microrganismos e avaliação de silagens em condições tropicais e avaliação funcional do bioma de ruminantes com a finalidade de obter novos inoculantes e entender o crescimento microbiano ruminal; estudar alimentos funcionais e aditivos melhoradores de desempenho animal e melhorar a avaliação e seleção de bovinos leiteiros nos trópicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
28/11/2016-30/11/2024
Sebastiao de Campos Valadares Filho
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
atualização do br-corte 3.0 em português e em inglês, substituição de farelo de soja por uréia e validação de curvas para estimar a composição de alimentos e fezes de bovinos usando o nirs
Resumo:
O BR-CORTE publicado inicialmente em 2006, teve sua última edição escrita em 2016 (BR-CORTE 3.0) e o software em 2020 (www.brcorte.com.br). Com o aumento dos preços de milho e soja, alternativas têm sido necessárias para substituí-los, e dentre elas a substituição do farelo de soja por ureia. Além disso, o uso do NIRS para estimar a composição dos alimentos e fezes tem aumentado em razão de seu menor custo, maior rapidez e redução de poluentes no ambiente. As hipóteses desse projeto são que atualizar o BR-CORTE 3.0, incluindo a revisão ou inclusão de novos capítulos pode resultar em redução das exigências nutricionais e melhoria na eficiência alimentar de bovinos de corte; que o uso de ureia, substituindo parcial ou totalmente o farelo de soja, pode reduzir os custos de produção de bovinos em confinamento, e que o NIRS pode substituir os métodos convencionais de análises laboratoriais dos nutrientes de alguns volumosos, concentrados e fezes de bovinos. Os objetivos desse projeto são: 1) Atualizar e/ou validar em rebanhos comerciais as equações de predição do consumo de matéria seca de zebuínos puros e cruzados de corte e de leite;2) Atualizar e/ou validar as equações para estimar a eficiência microbiana;3) Gerar novas equações para obter as exigências de energia líquida para ganho de peso e para estimar a curva de lactação de vacas Nelore manejadas a pasto; 4) Atualizar as equações para estimar as exigências de proteína para ganho de peso de bovinos de corte e incluir nesse capítulo as exigências de aminoácidos; 5) Incluir novos capítulos para estimar as exigências nutricionais de água, e recomendar o uso de aditivos e vitaminas em dietas de bovinos de corte. Além disso, avaliar os efeitos da substituição parcial ou total do farelo de soja por ureia em dietas de bovinos em confinamento e desenvolver curvas de calibração para a predição composição química de alimentos e fezes, usando o NIRS.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Sebastiao Jose Nascimento de Padua
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
do papel para a mesa ótica: teoria e experimentos fotônicos de física quântica fundamental
Resumo:
Ao incorporar as leis da teoria quântica no armazenamento, processamento e transmissão de dados, a informação e computação quântica podem resolver problemas ainda sem solução. Fótons são utilizados para a transmissão de informação quântica, pois exibem efeitos quânticos à temperatura ambiente, podem ser distribuídos em longas distâncias no espaço livre ou em fibras óticas, com aplicações na distribuição de chaves quânticas, em metrologia/sensoriamento quântico e computação quântica. Sistemas de matéria condensada têm maior escalabilidade para a computação quântica e presenciamos recentemente a demonstração da vantagem quântica em computadores com circuitos supercomputadores e avanços com processadores quânticos de silício. Um dos problemas do aumento do número de qubits em processadores quânticos são os efeitos de decoerência. Caracterizar sistemas quânticos abertos é portanto essencial. Um dos temas do nosso projeto é o monitoramento e quantificação de não-markovianidade em sistemas quânticos abertos. O segundo tema são os estudos de fundamentos da física quântica. Testaremos os fundamentos visando a sua aplicação no sensoriamento quântico, imagens quânticas, metrologia quântica e comunicação quântica. Estudaremos novos interferômetros abordando a interferência quântica, medições sequenciais, testes de não-localidade e contextualidade. O terceiro tema é o estudo de emaranhamento em sistemas unidimensionais de muitos corpos sujeitos a uma situação de não-equilíbrio dinâmico. A metodologia do projeto consiste em explorar os problemas propostos pelos pesquisadores teóricos em experimentos nos laboratórios de Ótica Quântica da UFMG, em mesas óticas ou circuitos fotônicos (fabricados no Laboratório de Ótica do IF-UFAL, IFSC/USP ou IF-Unicamp). Usaremos os experimentos com fótons para avaliar protocolos e aspectos fundamentais da comunicação e da computação quântica com o objetivo de testar a sua viabilidade em setups mais complexos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Sebastião Rodrigo Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
potencial biotecnológico de piper macedoi, planta nativa da mata atlântica, para a produção de uma pomada para leishmaniose e um repelente contra mosquitos.
Resumo:
O potencial biotecnológico brasileiro encontra-se sob ameaça diante da perda progressiva de áreas nativas e da biodiversidade, o que pode implicar extinção de espécies ainda não caracterizadas. Esta realidade é agravada em áreas da Mata Atlântica no Extremo Sul da Bahia, em razão da monocultura de eucalipto. Uma das espécies endêmicas desse território, Piper macedoi Yunck, foi recentemente caracterizada por nosso grupo quanto a algumas das propriedades químicas e biológicas de suas frações. Os extratos (óleo volátil e extratos com solventes orgânicos) de P. macedoi apresentaram, in vitro, atividade leishmanicida contra Leishmania amazonensis, além de demonstrar ação inseticida e repelente contra Aedes aegypti e carrapaticida contra Rhipicephalus sanguineus. Ainda, apresentaram baixa citotoxicidade sobre as linhagens de celulares de mamíferos. Esses resultados promissores nos encorajam a propor a exploração do potencial biotecnológico dos extratos dessa espécie, justificada pelo cenário epidemiológico da leishmaniose tegumentar (LT), doença negligenciada, de tratamento difícil, caro e com muitos efeitos colaterais. Ainda, a alta prevalência de arboviroses requer o controle do A. aegypti como principal estratégia de prevenção, na qual o uso de repelentes é essencial para conter o avanço dessas doenças. Assim, o objetivo desta proposta é avaliar a atividade biológica in vivo dos extratos de P. macedoi incorporados a uma pomada para tratamento da LT e uma emulsão a ser testada como repelente. As propriedades citotóxicas e imunomoduladoras dos extratos purificados serão avaliadas in vitro em leucócitos obtidos do sangue periférico de voluntários humanos e em linhagem de células epiteliais. Os ensaios in vivo da pomada contendo óleo e extrato serão realizados em camundongos parasitados com L. amazonensis a fim de avaliar a atividade leishmanicida e imunomodulatória. A ação repelente será avaliada expondo a mão de voluntários humanos a fêmeas de A. aegypti livre de vírus
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Sul da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Página 170 de 193
145
146
147
148
149
150
151
152
153
154
155
156
157
158
159
160
161
162
163
164
165
166
167
168
169
170
171
172
173
174
175
176
177
178
179
180
181
182
183
184
185
186
187
188
189
190
191
192
193
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 3.381 - 3.400 de 3.845 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript