Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mariana Claudia Broens

Ciências Humanas

Filosofia
  • tecnologias digitais, persuasão e criatividade: uma análise filosófico-interdisciplinar
  • O presente projeto tem como objetivo investigar a natureza e influência de técnicas presentes em sistemas automatizados que apresentam capacidades persuasivas e, eventualmente, criativas sobre hábitos individuais e coletivos. A pesquisa será efetuada a partir de dois eixos: (E1) um estudo sobre a influência de tecnologias de persuasão, fake news e engano nos sistemas de crença/conduta de seus usuários; (E2) um estudo da influência de tecnologias digitais (como ChatGPT, Bing, Dall-E, sistemas de recomendação) na criatividade científica e artística, bem como suas implicações pragmáticas, epistemológicas e éticas. Nossa hipótese de trabalho (HT) é que (E1) e (E2) se conectam, pois, em ambos serão analisadas consequências do uso generalizado de tecnologias digitais de inteligência artificial, no âmbito da criatividade computacional e de tecnologias persuasivas. O desenvolvimento de sistemas que lidam com massiva quantidade de dados, envolvendo aprendizado de máquina, parece estar alterando critérios de relevância, métodos de análise e de produção na ciência e na arte. Nesse contexto, problemas se colocam principalmente em situações em que ocorre o acaso, no sentido de Cournot (2013), definido como cruzamento de linhas causais com histórias independentes. Em tais situações, típicas de descobertas por serendipidade, sistemas autônomos podem apresentar resultados positivos e negativos. Do lado positivo, destacam-se sistemas autônomos para controle de incêndios e a realização de atividades em locais insalubres. Do lado negativo, sistemas generativos de processamento de linguagem natural podem ser utilizados para persuadir e influenciar hábitos sociais, científicos, éticos e estéticos em conformidade com diretrizes e propósitos não transparentes, enganosos e fraudulentos. Nosso objetivo é, justamente, buscar subsídios para fundamentar (HT) através de uma pesquisa filosófico-interdisciplinar nos eixos (E1) e (E2).
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Dec 28 00:00:00 BRT 2023-Tue Jun 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mariana Côrtes Boité

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • investigação dos mecanismos de ganho de aptidão em distintos genótipos de l infantum
  • A introdução de Leishmania infantum nas Américas durante a colonização europeia representa uma oportunidade singular para investigar os mecanismos de adaptação ecológica deste parasita. Detectamos uma deleção sub-cromossômica apenas em cepas brasileiras de L. infantum, o que pode ser reflexo deste processo. A região deletada inclui sítios codificantes para duas das três cópias da enzima 3'ecto-nucleotidase (Ecto-3NT/NU), essencial na via de captação de purinas do meio extracelular pelo parasita, que é incapaz de sintetizá-las de novo. Confirmamos no genótipo deletado (DEL) a reduzida atividade desta enzima. Apesar de levar a uma deficiência, a maioria das cepas brasileiras apresenta a deleção, sugerindo maior fitness potencialmente associado à fase intravetrorial do parasita no vetor do Novo Mundo, Lutzomyia, o que justificaria a maior dispersão do genótipo DEL. De fato, resultados não publicados revelaram que cepas DEL apresentam maior capacidade de colonizar Lu. longipalpis, com maior presença de formas metacíclicas. Outras variações biológicas responsáveis por este resultado precisam ser mais bem exploradas. Sinais de potencial compensação da deleção pelos parasitas foram encontrados em análise de variação do número de cópias de genes que codificam transportadores de nucleosídeos (NT1) e amastina. Ja foi descrito que os níveis de adenosina (ADO) no meio de cultura modulam negativamente a atividade da Ecto-3NT/NU, e que esta e outras purinas têm efeito inibitório sobre a metaciclogênese de L. infantum em Lu. longipalpis, alimentadas com adição de ADO. Propomos testar a hipótese de que cepas DEL e NonDEL respondem de forma diferente ao efeito modulatório de ADO, tanto na sua metaciclogênese quanto na expressão de genes envolvido na infecção (amastina) e captação de purinas (NT1). Estes processos podem levar a ganho de fitness, alterando a colonização do intestino do inseto, afetando de forma diferencial a transmissão dos distintos genótipos pelo vetor.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mariana de Mattos Vieira Mello Souza

Engenharias

Engenharia Química
  • produção de hidrogênio sustentável a partir de compostos derivados de biomassa
  • O hidrogênio tem sido apontado como uma das maiores fontes de energia do futuro devido a sua disponibilidade e flexibilidade de produção, podendo contribuir de forma decisiva para a descarbonização dos sistemas de energia. Com a finalidade de se obter o hidrogênio de forma sustentável, deve-se desenvolver tecnologias que utilizem matérias-primas renováveis. A utilização de compostos derivados de biomassa para a produção de hidrogênio é altamente vantajosa do ponto vista ambiental e energético, pois permite reduzir ou mesmo suprimir as emissões de CO2 e demanda menos energia que processos de eletrólise. Neste contexto, destaca-se a produção de hidrogênio a partir do glicerol, bio-óleo e compostos oxigenados obtidos por via fermentativa. O aproveitamento do glicerol, gerado como subproduto no processo de produção de biodiesel, torna-se extremamente atrativo devido ao seu baixo valor agregado e problemas ambientais gerados no seu descarte. O bio-óleo é uma mistura de compostos oxigenados produzida a partir de resíduos de biomassa por pirólise, que é uma decomposição térmica sem a presença de oxigênio ou vapor d'água. Produtos oxigenados derivados de biomassa também podem ser produzidos por fermentação de diferentes matérias-primas. No Brasil há enorme disponibilidade desses derivados de biomassa. Catalisadores a base de níquel, convencionalmente empregados na reforma a vapor de gás natural, podem ser usados na reforma a vapor de compostos derivados de biomassa. Para isso, é necessário aprofundar os estudos de formulação desses catalisadores (modificação do suporte e/ou adição de promotores), a fim de se obter alta seletividade a hidrogênio e minimizar as reações indesejadas, além de melhorar a estabilidade frente a formação de coque. Este projeto visa o desenvolvimento de catalisadores e otimização de condições reacionais para a produção de hidrogênio a partir da reforma a vapor de compostos oxigenados derivados de biomassa.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Dec 07 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mariana Emerenciano Cavalcanti de Sá

Ciências Biológicas

Genética
  • identificação do subgrupo ph-like em crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com lla-b no contexto do sus
  • A fusão gênica mais conhecida em câncer, BCR::ABL1, resultante do cromossomo Filadelfia (Ph+), constitui também um grande exemplo de sucesso do uso da terapia-alvo em câncer (saúde de precisão). Embora seja um biomarcador de prognóstico ruim, pacientes com leucemia linfoblástica aguda de células precursoras B (LLA-B) Ph+ se beneficiam da disponibilidade de terapia seletiva (inibidores de tirosina quinase) e alcançam boas respostas. Estudos recentes identificaram um subgrupo de 15% das crianças e 40% dos adolescentes e adultos jovens com LLA-B que não têm Ph+, mas exibem um perfil de expressão gênica altamente semelhante ao observado nos casos positivos. Este grupo foi chamado de ‘BCR::ABL1-like’ ou ‘Ph-like’ e sua identificação é uma missão complexa, visto que a detecção baseia-se em um painel padrão-ouro que inclui análises de expressão gênica (requer uso de RNA). Para preencher esta lacuna, nos propomos a estabelecer um teste genético de prognóstico, uma vez que identificará o subgrupo de alto-risco Ph-like, que seja viável no contexto do SUS, através do uso de uma tecnologia simples baseada em DNA. Este painel inovador será desenvolvido com base em dados de estudo de larga escala genômica (NGS) para definir polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) que sejam exclusivamente associados a LLA Ph-like. Posteriormente, será conduzida uma fase de validação, utilizando amostras de indivíduos brasileiros que serão simultaneamente caracterizadas através do painel padrão-ouro e do painel definido pelo presente estudo. Esperamos desenvolver um teste genético que possa auxiliar na estratificação prognóstica dos pacientes deste subgrupo de alto risco. De forma importante, nosso objetivo é que este teste seja viável no contexto de atendimento oncológico do SUS nas diferentes regiões do país, provendo um acesso mais inclusivo a terapia-alvo, uma vez que o uso de inibidores de tirosina quinase também é benéfico para este subgrupo.
  • Instituto Nacional de Câncer - RJ - Brasil
  • Sun Dec 04 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Mariana Gobbo Braz

Ciências Biológicas

Genética
  • efeito toxicogenético, epigenético e oxidativo-inflamatório da exposição ocupacional anestésica
  • Profissionais atuantes em centro cirúrgico têm exposição ocupacional aos anestésicos inalatórios utilizados para realizar anestesia geral. As condições de exaustão/ventilação das salas operatórias veterinárias do Brasil e de países em desenvolvimento são inadequadas. Nosso grupo de pesquisa tem se preocupado com essa temática negligenciada. Recentemente verificamos alto nível anestésico no ambiente de trabalho (bem superior ao recomendado internacionalmente) e associação com instabilidade genética (mucosa bucal) em veterinários expostos ao anestésico isoflurano. De forma inédita no Brasil e na literatura mundial, o presente estudo objetiva monitorar a exposição anestésica (anestésicos inalatórios isoflurano e sevoflurano, que são os mais utilizados mundialmente) tanto na urina quanto na utilização de dosímetros a serem utilizados por veterinários e avaliar os impactos dessa exposição nestes profissionais, comparado a um grupo de voluntários não expostos aos anestésicos, para avanço no conhecimento científico e compreensão das possíveis vias de toxicidade. Realizar-se-á avaliação de: danos basais e oxidativos no DNA pelo teste do cometa (tradicional e modificado com enzimas); viabilidade e processo apoptótico em células mononucleares e fases do ciclo celular em células mononucleares e polimorfonucleares (citometria de fluxo); dados bioquímicos; marcadores de estresse oxidativo em lipídios e proteínas bem como enzimas antioxidantes e capacidade antioxidante plasmática; marcadores inflamatórios e expressão de genes relevantes por qPCR. Adicionalmente, haverá abordagem inédita de avaliação epigenética tanto pela expressão de microRNAs (Nanostring nCounter® assay) como análise da metilação global (HPLC). Assim, testaremos a hipótese que veterinários tenham alta exposição anestésica em dosímetro e urina e que esta exposição está associada a danos no DNA e nos componentes celulares, estresse oxidativo e inflamação e modulação transcricional e epigenética.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026