Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mauro Martins Teixeira

Ciências Biológicas

Imunologia
  • desenvolvimento de modelos de h5n1 para estudo de patogênese, novos alvos terapêuticos e prova de conceito de plataforma vacinal com nanopartículas lipídicas
  • Modelos experimentais de infecções por vírus Influenza são de extrema importância, pois fornecem conhecimento sobre os mecanismos imunes envolvidos na doença, na resposta à vacinação, a tratamentos antivirais, além de prover evidências sobre potenciais terapias imunomodulatórias, anti-inflamatórias ou pró-resolutivas. Sem os modelos experimentais adequados, não há como evoluir no desenvolvimento de novas terapias ou vacinas para a Influenza. Nosso grupo possui vasta experiência no desenvolvimento de modelos de doenças infecciosas, incluindo pelos vírus Influenza A sazonais (H1N1 e H3N2) e pelo SARS-CoV-2 que requer ambiente NB3 para os experimentos. Os antivirais atualmente aprovados contra a influenza – Oseltamivir e Baloxavir – são eficazes contra os vírus H5N1 circulantes. No entanto, Terapias adjuvantes aos antivirais em uso, com foco na resposta do hospedeiro, são desejáveis para o controle da patogênese. Além dos modelos experimentais, o estudo de biomarcadores durante a infecção em humanos também pode contribuir para o entendimento da patogênese e sugerir novas moléculas a serem testadas nos modelos pré-clínicos. Outro ponto importante na pesquisa sobre o vírus H5N1 é o desenvolvimento de plataformas vacinais rápidas, eficazes e seguras, que sejam capazes de conter uma eventual pandemia em poucos meses. A criação das formulações de vacinas de mRNA contra a COVID-19 marcou um novo estágio na evolução da medicina. Nosso grupo de pesquisa trabalha com metodologias inovadoras para produção de nanopartículas lipídicas com proteção intelectual e independência de tecnologia externas, permitindo assim criar um conhecimento patenteável, nacional e protegido. Tendo em vista nossa experiência na área de influenza, de novos anti-inflamatórios e de novas formulações vacinais, temos como objetivo desenvolver e caracterizar modelos animais de infecção por H5N1 a serem utilizados como plataforma de pesquisa de patogenia, novas terapias e vacinas e estudos translacionais.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Mauro Martins Teixeira

Ciências Biológicas

Imunologia
  • desenvolvimento de uma plataforma para entrega de ácidos nucleicos para terapias gênicas usando nanopartículas lipídicas.
  • O desenvolvimento de células T projetadas para expressar um receptor de antígeno quimérico (denominadas células CART) revolucionou o tratamento de alguns tipos de tumores hematológicos. Existem, ainda, desafios importantes para o uso mais abrangente desta tecnologia, incluindo o tempo e alto custo de fabricação, os potenciais efeitos adversos associados aos vetores virais e ausência de produtos aprovados contra tumores sólidos. Diversas iniciativas tem buscado substituir os vetores virais por métodos de transfecção não virais das células T, em especial o uso das nanopartículas lipídicas ionizáveis (LNPs). As LNPs tornaram-se mais relevantes desde a aprovação clínica de plataformas para entrega de mRNA e siRNA. As LNPs podem ser usadas para manipular células T in vitro para uma expressão transitória de CAR ou podem ser modificadas para entregar ácidos nucleicos à órgãos ou células específicas in vivo. Esta abordagem pode ser utilizada para desenvolver um produto menos dispendioso, em menor tempo, possivelmente com menos efeitos adversos, e que pode ser modificado para tratar tumores sólidos e hematológicos. Nosso grupo tem desenvolvido metodologias inéditas que permitem a entrega de ácidos nucleicos pelas LNPs in vitro e in vivo. Temos experiência no processo de fabricação das LNPs, bem como na síntese de lipídeos únicos que permitem patenteamento de processos inovadores. O objetivo da presente proposta é otimizar e validar nossa plataforma de LNPs com ácidos nucleicos para (i) geração de células CART in vitro e in vivo; (ii) entregar ácidos nucleicos com atividade imune e anti-tumoral de forma tecido-especifica in vivo. Esta plataforma inovadora poderá interagir com outros projetos em rede e permitir o real desenvolvimento de novas terapias para o câncer de forma segura, mais barata e com proteção intelectual do Brasil; tudo isto permitirá o uso de terapias anti-tumorais potentes e inovadoras no SUS.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Mauro Martins Teixeira

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de plataforma de vacina de mrna baseada em nanopartículas lipídicas ionizáveis
  • As vacinas de mRNA da Moderna e da BioNTech/Pfizer tem se destacado na atualidade, com elevada eficácia e segurança contra a COVID-19. Essas duas vacinas de mRNA são baseadas em nanopartículas lipídicas ionizáveis (LNP) e são as mais utilizadas atualmente. O encapsulamento dos ácidos nucléicos em LNPs é uma estratégia crucial, utilizada para uma entrega segura e eficaz do RNA, além de proteger da degradação e proporcionar maior tempo de circulação. Nesse contexto, nossa proposta consiste em desenvolver e implementar uma plataforma de vacinas de mRNA baseada em LNPs com lipídeos inovadores contra doenças infecciosas. De fato, um aspecto relevante da proposta relaciona-se a nossa capacidade de sintetizar lipídeos ionizáveis inéditos para criação de LNPs também inéditas. Como prova de conceito, no presente estudo propomos desenvolver um candidato vacinal de mRNA contra uma arbovirose extensamente estudada pelo grupo e que é problema de saúde pública no país: Chikungunya (CHIKV). Utilizaremos código de barras de RNA personalizados para obtenção e identificação de novas LNPs que serão desenvolvidas e testadas para uma entrega segura e eficaz de mRNA. Um grande diferencial da proposta é a implementação de uma plataforma inédita, que uma vez estabelecida, poderá ser utilizada para o desenvolvimento de vacinas direcionadas a outras doenças virais e até mesmo vacinas terapêuticas. Esse ponto é extremamente importante, uma vez que a médio prazo, pode reduzir em muito o tempo e custo de desenvolvimento de outras vacinas e, inclusive com grande impacto nos custos que essas síndromes representam para o país e para o SUS. Além disso, é nosso objetivo avaliar o efeito adjuvante de moléculas pró-resolutivas em nossa plataforma vacinal. Por fim, é oportuno mencionar que não existe plataforma para o desenvolvimento de vacinas de mRNA no Brasil. Vale ainda ressaltar o benefício da pesquisa e domínio dessa tecnologia em termos de soberania nacional, além de atender a demanda nacional.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 12/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Mauro Vivaldini

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • inteligência comportamental aplicada na melhoria da performance em cadeias de suprimentos
  • Integrar melhor o comportamento humano com a demanda de decisões necessárias em cadeias de suprimentos (CS) é uma oportunidade de pesquisa. É intenção desse projeto explorar como a inteligência comportamental (IC), no contexto da gestão de cadeias de suprimentos (GCS), pode ser utilizada para gerar competências gerencias com foco na melhoria da performance. Ou seja, entender como a IC pode ser adotada para o treinamento, desenvolvimento e condicionamento dos gestores na intenção de direcionar suas decisões. O projeto tem o desafio de desenvolver uma proposta conceitual baseando-se nas teorias correlacionadas ao comportamento humano e organizacional, avaliar sua aderência na prática empresarial, testar sua aplicação e validar sua funcionalidade. O projeto fará uso de diferentes metodologias, dentre elas o levantamento e a revisão bibliográfica para desenvolver o modelo teórico, estudos de casos direcionados a organizações em que seja possível avaliar o modelo, e a aplicação de instrumentos de medição do comportamento (tipo escalas utilizada na aplicação de testes psicológicos), além de análises qualitativas e quantitativas quando necessário. Um modelo de IC aplicado a gestão das organizações, cujo resultado esperado seja capaz de direcionar as decisões dos gestores na melhoria da performance, pode ser visto como um instrumento de gestão capaz de contribuir com o desenvolvimento profissional nas organizações. Também, vale destacar que (1) esta é uma proposta original pela convergência de dois cenários de conhecimento raramente estudados em conjunto: IC e GCS; (2) fortalece a possibilidade de empresas adotarem a IC como ferramenta de gestão capaz de contribuir para o condicionamento profissional com foco direcionado nos resultados; (3) é uma proposta que tem relação direta com a qualidade de vida nas organizações, uma vez que a aplicação da IC pode ajudar no equilíbrio da pressão pela qual os profissionais são submetidos.
  • Universidade Paulista - SP - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026