Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Michele Waltz Comarú

Outra

Divulgação Científica
  • núcleo de inovação em realidades digitais: um espaço de divulgação científica e criação.
  • As realidades digitais são tecnologias presentes na sociedade há décadas, porém apenas nos últimos anos vêm se tornando populares devido à redução de custo dos dispositivos necessários para implementação destes ambientes tecnológicos. São inúmeras as possibilidades educacionais decorrentes do uso dessas ferramentas, especialmente para vivência de experiências em que dispositivos reais não podem ser utilizados, tanto pela complexidade de aquisição, quanto de localização. O objetivo desse projeto é investigar processos de ensino e aprendizagem decorrentes da implementação do primeiro Núcleo de Inovação em realidades digitais do município de Mesquita, na baixada fluminense (RJ). Além de criar uma série de produtos educativos voltados para divulgação científica utilizando recursos de realidades digitais, são metas complementares deste projeto: Implementar central de criação de vídeos, ambientes tridimensionais e interativos; Realizar pesquisas de nível pós-graduação com foco na divulgação científica e na educação básica; Treinamento de pessoal nas tecnologias citadas anteriormente. Será um estudo qualitativo do tipo Pesquisa de campo. Serão etapas gerais da pesquisa: Capacitação de pessoal; Desenvolvimento de ideias junto às equipes colaboradoras; Produção, aplicação e validação de materiais de divulgação científica. Especial ênfase será dada à investigação de produtos voltados à acessibilidade para pessoas com deficiências. Espera-se como resultado o desenvolvimento de recursos inovadores para a divulgação científica, em particular para o ensino básico e para espaços museais e, com isso, novos conhecimentos sobre seu uso em processos educacionais formis e não formais. Pesquisas realizadas em ambientes não-formais utilizando tecnologias digitais são raras no Brasil. Busca-se por meio dos conhecimentos gerados, contribuir para o contexto da pesquisa sobre popularização da ciência e alfabetização científica e também para as práticas sociais-educativas.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Micheline Rosa Silveira

Outra

Ciências Ambientais
  • avaliação ecotoxicológica dos antirretrovirais dolutegravir, lamivudina e tenofovir sobre os organismos aquáticos biomphalaria glabrata, daphnia magna, microcystis novacekii, aliivibrio fischeri, artemia salina, chlorella vulgaris, hyalella azteca e danio
  • No Brasil, existem aproximadamente 900 mil pessoas em terapia antirretroviral. Desde 2017, o esquema inicial preferencial de 1ª linha para o tratamento do HIV em adultos é constituído por três medicamentos, Tenofovir (TDF), Lamivudina (3-TC) e Dolutegravir (DTG). Esses antirretrovirais são ferramentas importantes nas políticas governamentais no controle da transmissão do vírus do HIV. No entanto, poucas informações sobre o impacto ambiental desses medicamentos estão disponíveis na literatura científica. Tem-se conhecimento da presença de diversos antivirais em corpos de águas superficiais utilizadas para o abastecimento de populações. Destaca-se ainda, que os tratamentos convencionais de esgoto doméstico e água para abastecimento não visam à eliminação desses fármacos e seus possíveis metabólitos. Por meio de ensaios de ecotoxicidade, organismos aquáticos de diferentes níveis tróficos são utilizados com o objetivo de conhecer os efeitos ambientais de diferentes substâncias. Esses testes são utilizados como ferramenta complementar para vigilância ambiental e para o monitoramento de efeitos de produtos químicos sobre os diferentes ecossistemas aquáticos. Nesse sentido, propõe-se a utilização de diferentes modelos biológicos, dentre eles bactérias (Microcystis novacekii e Allivibrio fischeri), microalga (Chlorella vulgaris, Raphdocelis subcapitata), microcrustáceos (Daphnia similis, Ceriodaphnia dúbia e Artemia salina), crustáceo (Biomphalaria glabrata e Hyalella azteca) e peixe (Danio rerio), para a avaliação ecotoxológica dos antirretrovirais. Além de avaliar os efeitos sobre diferentes níveis tróficos, ensaios de toxicidade (aguda e crônica), citotoxicidade, genotoxicidade e embriotoxicidade serão utilizados para avaliar a toxicidade desses resíduos (fármaco, medicamento e excipientes) sobre diferentes biomarcadores. Os resultados produzidos contribuirão para um maior entendimento sobre o impacto desses resíduos no ambiente.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michelle Agostini

Ciências da Saúde

Odontologia
  • exame preventivo da boca na atenção primária à saúde: uma abordagem direcionada à população com risco aumentado para o câncer de boca no município do rio de janeiro
  • O câncer de boca (CB) é um problema de saúde pública no Brasil, com alta morbidade e mortalidade, associadas principalmente ao diagnóstico tardio, que implica em tratamento de alto custo e grande impacto social, com sequelas estéticas e funcionais. Tabagistas e etilistas apresentam um risco aumentado para a doença, sendo a detecção precoce a forma mais eficaz de aumentar a sobrevida. No Brasil, o plano de ações para o enfrentamento do câncer recomenda o diagnóstico precoce pelo exame oportunístico, o qual é executado durante as visitas regulares ao dentista. Porém, essa estratégia ainda não foi capaz de reverter o quadro de diagnóstico tardio, provavelmente relacionado ao reduzido acesso às consultas odontológicas pelos grupos mais vulneráveis. Estudos apontam a eficácia do exame físico preventivo da boca (EPB) para detecção precoce quando direcionado à população com o risco aumentado para a doença. O presente estudo tem como objetivo comparar diferentes estratégias que visam ampliar o acesso da população com risco aumentado para o CB ao EPB. Um ensaio de campo randomizado em clusters (grupo controle e grupos experimentais I e II) será desenvolvido nas unidades da Atenção Primária à Saúde na Área Programática 5.2 do município do Rio de Janeiro (oito bairros da Zona Oeste). No grupo controle não haverá modificação do atendimento vigente. Em ambos os grupos experimentais os Agentes Comunitários e profissionais de saúde serão qualificados para a prevenção do CB e orientados a convocar os usuários com risco aumentado para o EPB na unidade de saúde. Após 6 meses, no grupo experimental I, será realizada uma busca ativa dos usuários que não compareceram para o EPB, enquanto no grupo experimental II, uma campanha sobre o CB será realizada durante um mês convidando a população para o exame. Depois de dois anos, o número de pessoas com risco aumentado para o CB examinadas em cada grupo será comparado e correlacionado com variáveis sócio-demográficas e clínico-patológicas.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michelle Cequeira Feitor

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • deposição por plasma de cilindros catódicos de filmes finos compósitos resistentes ao desgaste e à corrosão: uma nova tecnologia
  • O uso de revestimento duros, em especiais os derivados de nitretos de transição, devido à alta resistência ao desgaste em ambientes de usinagem onde são submetidos a condições severas de atrito e alta temperatura tem aumentado nas últimas décadas. Um desafio na deposição de filmes com essas características está na adesão do filme ao substrato e a tensão residual que existe entre os filmes, principalmente em estudos que visam a deposição de multicamadas. A técnica de plasma pode atuar tanto como uma fonte capaz de promover a deposição de filmes finos como auxiliar aos processos já tradicionais como no caso da Deposição física ou química de vapor auxiliada por plasma (PAPVD ou PACVD). Contudo, a deposição por plasma também pode ser realizada através de uma técnica que foi originalmente desenvolvida para resolver algumas desvantagens do tratamento de nitretação a plasma, a gaiola catódica, que se mostrou promissora em várias pesquisas desenvolvidas internacionalmente. Apesar de apresentar vantagens com relação a nitretação a plasma, a gaiola catódica, possui a limitação de só poder depositar material partindo de uma chapa sólida com furos que auxiliem a promover o confinamento do plasma na configuração cátodo oco depositando o material arrancado da parede dos furos sobre o substrato. Pensando na otimização da deposição de filmes compósitos desenvolveu-se a técnica de deposição de filmes finos através da deposição a plasma de cilindros catódicos. Assim, para estudar a eficiência dessa tecnologia, esse projeto tem o objetivo de analisar a cinética de deposição de filmes compósitos com composição complexas para avaliar a resistência ao desgaste e à corrosão dos filmes depositados. Para isso filmes com composição TiSiCrN, TiVNbN, SiZnNbN, YCrZnAl, TiVNbN, YCrAlZnNb, SiZnNbN, CoAlTiZnN e NiTiSiNbN serão depositados sobre substratos de AISI 4340 e posteriormente serão depositados sobre o aço AISI M2 para avaliar a vida útil de ferramentas de usinagem.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026