Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aaron Sena Cerqueira Reis

Ciências Humanas

Educação
  • ensino de história para estudantes surdos: uma proposta inclusiva a partir da consciência histórica
  • Localizado em uma zona de fronteiras, o Ensino de História é um campo do conhecimento direcionado aos processos de ensino-aprendizagem da História. Sob influência da teoria da História alemã e das teorias da Aprendizagem, pesquisadores desse campo têm se debruçado sobre a formação da consciência histórica de estudantes e professores. Apesar da valorização e incorporação desses sujeitos na constituição disciplinar da História, uma parcela significativa ainda é invisibilizada, trata-se da população surda. Neste projeto, buscamos evidenciar o direito do surdo ao conhecimento histórico, bem como o dever da História em elegê-lo como sujeito de estudo e ensino. Nosso escopo é o desenvolvimento de pesquisas relacionadas às narrativas históricas construídas por estudantes surdos e seus professores, suas percepções acerca das práticas de ensino de História e a produção de material didático de História. Com apoio de professores e estudantes de graduação, desenvolveremos pesquisa de campo em escolas inclusivas da cidade de Aracaju-SE. Esperamos que este projeto possa dirimir alguns dos problemas apontados por pesquisadores do Ensino de História para surdos, como a ausência de reflexões sobre a surdez no processo de formação inicial e continuada de professores de História. Ademais, esperamos contribuir com a produção de evidências capazes de subsidiar políticas públicas para a educação inclusiva, bem como para o desenvolvimento do arcabouço teórico das áreas relacionadas à História, Educação e Surdez.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 08/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Abelmon da Silva Gesteira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • potencializando a memória epigenética em citros através do déficit hídrico: um avanço no cultivo agropecuário.
  • O déficit hídrico provoca alterações morfofisiológicas, bioquímicas e moleculares que condicionam a planta a estratégias para aclimatização e/ou adaptação. A metilação do DNA é sensível e dinâmica nas plantas, podendo ser alterada durante o déficit hídrico. Combinações laranjeira 'Valência' (LA) com os porta-enxertos limoeiro 'Cravo' (LC) e tangerineira 'Sunki Maravilha' (SM) foram submetidas a três de déficit hídrico. Os resultados indicaram que as plantas cítricas possuem memória aos episódios recorrentes de déficit hídrico, afetando os parâmetros fotossintéticos em eventos subsequentes. Diante desses resultados, surgiram os seguintes questionamentos: Mudas formadas com borbulhas de plantas que sofreram déficit hídrico transfere a memória de estímulos anteriores? A origem da borbulha, de qual combinação copa/porta-enxerto foi retirada, determina os níveis de organização da planta para estímulos adicionais? Para responder essas questões, três porta-enxertos; LC, SM e tangerineira ‘Sunki Tropical’ (ST) foram combinadas com LA e submetidos a três ciclos de déficit hídrico. Após o déficit hídrico, borbulhas de LA foram enxertadas em citrumelo 'Swingle', avaliando-se o comportamento das diferentes combinações resultantes. Verificou-se que a origem da borbulha e o número de ciclos em que foi submetida ao déficit hídrico determinaram a resposta ao déficit hídrico posterior. Dois ciclos de déficits hídricos estimularam uma melhor resposta fotossintética em comparação com as plantas enxertadas com borbulhas que não foram desafiadas. Avanços foram alcançados nessa área, mas é necessário compreender melhor o significado funcional da metilação do DNA associada à memória de tolerância à seca em citros. Além disso, pretende-se validar, em condições de campo, a transmissão de marcas epigenéticas, associadas ao déficit hídrico, em plantas cítricas cujas borbulhas foram submetidas a esse tratamento.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - BA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Acácia Bastos Couto Pinto

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • expogeo virtual: popularizando a educação geocientífica através de museu digital
  • Vide projeto anexo
  • ESTADO DA BAHIA - BA - Brasil
  • 24/12/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Acélio Rodrigues Souza

Outra

Multidisciplinar
  • olimpíada feminina de matemática do estado da bahia - ofmeba
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 29/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Acir Moreno Soares Junior

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • inteligência artificial aplicada à detecção e classificação comportamental de cabras em confinamento
  • Dentro da zootecnia de precisão, a visão computacional, uma técnica não invasiva, de baixo custo e com múltiplas aplicações, pode ser utilizada para avaliação e monitoramento, tanto qualitativo quanto quantitativo, de parâmetros de desenvolvimento, saúde e Bem Estar Animal (BEA) em atendimento às exigências mercadológicas. O ponto central desta técnica encontra-se no tratamento adequado das imagens geradas em conjunto com o uso de Inteligência Artificial (IA) na tomada de decisões e gerenciamento da produção em tempo real, promovendo ganhos efetivos de eficiência, produtividade e redução do impacto ambiental. A despeito do crescente número de pesquisas na área, ainda não existe um software genérico para atuar com diferentes equipamentos, espécies e cenários, que permitam a correta identificação e rastreabilidade dos animais. Além disso, a aplicação de IA para execução de funções específicas, como por exemplo a identificação precoce de doenças, requer a criação de bancos de imagens com datalogs manuais realizados por especialistas para o treinamento de redes neurais. Pretende-se com este projeto elaborar um sistema de baixo custo para a identificação e rastreamento de cabras em confinamento e criar um banco de imagens analisadas por especialistas para o treinamento de redes neurais que façam a classificação automática da atividade do animal entre ócio, ruminação e ingestão. A partir disso verificar a viabilidade de se aplicar o sistema desenvolvido na avaliação de experimentos nutricionais e no monitoramento de rebanhos em propriedades de pequeno e médio porte. Embora a utilização de sensores de baixo custo reduzam a qualidade das imagens capturadas, a experiência do grupo com o pré-processamento de sinais indica que a utilização de filtros de Kalman poderá compensar eventuais deficiências sem comprometimento do resultado final.
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adalberto Fazzio

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • materials informatics
  • A habilidade de manusear e sintetizar materiais é de importância para o desenvolvimento de civilizações, a ponto de marcar eras da humanidade, como a idade da pedra, do cobre, do bronze e do ferro. Tais divisões ocorrem por conta da vantagem estratégica do domínio de materiais, tanto para infraestrutura como para aplicações de defesa. No momento que uma civilização domina um material significativamente superior, ela tem avanços estratégicos, sendo que cada nova era é sucedida por uma revolução econômica. Fica claro então que o domínio de novos materiais torna-se crucial para melhorar e manter civilizações, sendo por conta de tornar viável a infraestrutura para populações crescentes, sua defesa e para promover avanços econômicos. A forma de descobrir novos materiais foi revolucionada recentemente pelo programa Materials Genome Initiative, (EUA, 2011). Percebeu-se que a utilização de técnicas de big data, alidadas a simulação computacional, reduzem consideravelmente o custo destes processos. Tais iniciativas criaram a área de pesquisa hoje chamada de Materials Informatics com avanços fundamentais relacionados a big data e inteligência artificial, intimamente relacionados à computação de alto desempenho. Tendo isto em mente, este INCT Materiais Informatics visa consolidar a comunidade científica nacional de simulações de materiais para a utilização das técnicas para a descoberta de novos materiais estratégicos, com objetivo de transferência de conhecimento para o setor produtivo e sociedade. Para isso serão formados recursos humanos altamente treinados, por meio colaborações, eventos e tutoriais. Também será fomentada a colaboração internacional com projetos já bem sucedidos em Materials Informatics. Assim, o Brasil poderá utilizar de maneira organizada os novos recursos computacionais em iminência de aquisição, consolidando-se no cenário internacional da descoberta de materiais.
  • Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - SP - Brasil
  • 06/01/2023-31/01/2028
Foto de perfil

Adalberto Leandro Faxina

Engenharias

Engenharia Civil
  • estudos para desenvolvimento de bioasfaltos para aplicações em pavimentação
  • A motivação principal desta proposta de pesquisa é a necessidade do desenvolvimento de materiais alternativos ao asfalto, que é um material de construção largamente usado como agente cimentante na indústria da pavimentação para produzir misturas asfálticas. Asfaltos são derivados da destilação do petróleo e a sua disponibilidade depende basicamente do quanto durar o ciclo do petróleo, que tem seu fim previsto para as próximas duas décadas. Uma solução promissora para a iminente interrupção na produção de ligantes derivados de petróleo são os ligantes de base vegetal, ou bioligantes, o qual também é o objetivo principal desta proposta. Este desenvolvimento é um processo complexo similar ao desenvolvimento de um asfalto modificado por polímero, englobando diversas fases: formulação dos bioasfaltos usando diferentes insumos vegetais e outros insumos tais como polímeros, avaliação da resistência ao envelhecimento, caracterização reológica e química, em conjunto com a dosagem de misturas asfálticas preparadas com bioasfaltos e sua caracterização mecânica. Um asfalto convencional e um asfalto modificado com polímero serão usados como materiais de referência. Adicionalmente, modelagem computacional e análise mecanística serão conduzidas para avaliar o desempenho dos bioasfaltos em pavimentos simulados. No que se refere a aplicações práticas, pode-se afirmar que os bioasfaltos são uma tecnologia disruptiva, por representar a transição de agentes cimentantes derivados de fontes não-renonáveis para materiais avançados produzidos com base em fontes renováveis tais como a biomassa. Espera-se que os resultados globais do estudo proporcionem um grande banco de dados acerca da caracterização de bioasfaltos e uma nova tecnologia de aplicação imediata para a indústria da pavimentação. Espera-se também que o trabalho colaborativo com as empresas encurte o caminho entre o desenvolvimento da tecnologia e a sua disseminação como uma nova prática para estradas mais sustentáveis.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 30/01/2023-31/01/2026
Foto de perfil

Adalberto Ramon Vieyra

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • novos e velhos atores para estratégias terapêuticas em nefropatias: terapias celulares, acelulares e farmacológicas
  • Nefropatias, nome amplo que caracteriza a diminuição da função renal, têm como etiologias mais frequentes processos de isquemia-reperfusão (I/R) (agudos), uropatia obstrutiva e hipertensão (crônicas). Apesar da desnutrição, a obesidade e o elevado consumo de sal constituírem um conjunto heterogêneo de distúrbios alimentares, elas têm a hipertensão como comorbidade comum que promove nefropatias graves. Independente do tempo de evolução da nefropatia, sem a terapêutica eficiente, a perda da total função do rim será o desfecho. Por serem doenças multifatoriais, a farmacoterapia disponível – seletiva para um único alvo molecular – não evita a dependência da diálise ou do transplante, impactando os sistemas públicos de saúde e previdenciário. Estudos deste grupo de pesquisa apontam que alterações no Sistema Renina Angiotensina Aldosterona, no consumo da energia resultante do metabolismo mitocondrial, no transporte ativo de íons mediado por ATPases transportadoras e no balanço redox contribuem para a perda da função renal. A hipótese de trabalho é que fármacos multialvos (com conhecida ação sobre o balanço redox e moduladores epigenéticos) ou produtos de terapia avançada (celulares e acelulares) atuam conjuntamente sobre estes mecanismos fisiopatológicos, sendo agentes nefroprotetores eficientes. Estudaremos modelos pré-clínicos de nefropatias aguda (I/R renal) e crônica (hipertensão associada à desnutrição, obesidade e ao elevado consumo de sal e uropatia obstrutiva) e novas abordagens terapêuticas. Em termos de prospecção para a clínica, este projeto visa, com base na experiência e nas contribuições do grupo: (i) a curto prazo propor o reposicionamento de fármacos, superando a barreira do custo no desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento de nefropatias, e (ii) a longo prazo, promover a aplicação de produtos de terapias avançadas na medicina de precisão (naturais e advindos da medicina regenerativa, como vesículas extracelulares, organoides e tubuloides).
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 21/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Adaliene Versiani Matos Ferreira

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • efeito da restrição calórica e jejum sobre a senescência celular no contexto da obesidade: um estudo translacional
  • A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo relacionado a desordens metabólicas e a inflamação crônica de baixo grau deflagrado pelo consumo excessivo de calorias e nutrientes. Essa doença também se relaciona ao envelhecimento precoce associado ao acúmulo de células senescentes e a um perfil inflamatório, pró-oxidativo e genotóxico. O balanço energético negativo, com restrição calórica, aumento da atividade física ou ambos, é a estratégia mais utilizada no seu tratamento não farmacológico, mas adesão ao tratamento e adaptações metabólicas podem interferir no sucesso dessa intervenção. Assim, outras estratégias dietéticas têm sido propostas como tratamento, dentre elas o jejum, o que inclui a alimentação com tempo restrito. Apesar da literatura recente demonstrar a perda de peso e adiposidade utilizando-se dessa estratégia, ainda é incipiente os conhecimentos dos efeitos da janela de alimentação/jejum sobre alterações no gasto energético de repouso, metabolismo, perfil inflamatório e microbiota intestinal. Além de ser desconhecido o efeito dessa estratégia sobre marcadores de senescência celular. Assim, este projeto é dividido em dois eixos que objetivam: (i) avaliar, em camundongos obesos, o efeito da restrição calórica e do jejum intermitente sobre o metabolismo e os marcadores de senescência celular em tecidos metabólicos; (ii) avaliar, em um ensaio clínico, os efeitos de uma intervenção nutricional com restrição calórica e restrição de tempo de alimentação (8 horas) em mulheres adultas com sobrepeso e obesidade sobre parâmetros imunometabólicos e idade epigenética. Os resultados permitirão entender melhor a dinâmica da senescência induzida pela obesidade em diferentes tecidos, além de identificar estratégias terapêuticas benéficas tanto para o tratamento per si da obesidade como da reversão ou atenuação de disfunções celulares que desencadeiam condições, doenças e enfermidades relacionadas senescência celular.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 02/01/2024-30/11/2026
Foto de perfil

Adelar Bracht

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • valorização de resíduos e subprodutos alimentares e agrícolas: a procura por compostos promotores da saúde
  • Este projeto representa a continuidade das atividades de um grupo engajado num programa de investigação de cunho internacional onde o objetivo comum é a busca de moléculas funcionais e adjuvantes terapêuticos. Ao longo dos anos o grupo tem encetado e publicado bom número de estudos sobre produtos de origem vegetal e fúngica, considerados resíduos e subprodutos, que possuem atividades biológicas benéficas à saúde humana e com potencial terapêutico ao menos ao nível de adjuvantes. Tanto extratos caracterizados como também substâncias têm sido investigadas. No âmbito desta proposta pretende-se: (1) avaliar bioatividades de um extrato puro e de um extrato encapsulado de ora-pro-nóbis; (2) caracterizar o efeito dos extratos hidroalcoólicos de resíduos (casca e semente) de Tamarindus indica como adjuvantes no controle da diabetes e dislipidemias; (3) elucidar os efeitos da epigalocatequina-3-galato, como exemplo de um princípio puro frequentemente encontrado em resíduos e subprodutos, sobre o metabolismo hepático na saúde e na doença; (4) determinar o perfil fenólico e atividades funcionais das cascas do fruto do jatobá (Hymenaea courbail); (5) investigar mecanismos da ação anti-inflamatória do óleo de sésamo. A linha investigativa comum será: material bruto  extração  fracionamento  separação e identificação de componentes químicos  testes biológicos com extratos, frações ou substâncias puras. Serão medidas atividades antioxidantes, anti-inflamatórias, hepatoprotetoras e hepatotóxicas, antidiabéticas, anti- e pro-esteatose hepática, anti- e pró-metabólicas, anti- e pró-digestivas de amido e triglicerídeos, tanto in vitro como in vivo. Espera-se que as atividades propostas, a exemplo de outras já realizadas pelo grupo, revelem preparações ou compostos úteis como componentes de aditivos alimentares (e.g., antioxidantes, substâncias imunoativas, etc.) e de adjuvantes terapêuticos (e.g., anti-inflamatórios, moduladores metabólicos).
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ademar Arthur Chioro dos Reis

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • novas tecnologias, inovação e as mudanças na atenção integral, gestão do cuidado e gestão em saúde - o caso ipes
  • Informação é insumo relevante para o cuidado e a gestão em saúde, mas sua produção é fragmentada. Serviços de saúde usam diferentes sistemas de informação (SIS) e prontuários eletrônicos que não interoperam e deixam de transferir e utilizar informações de maneira uniforme. A interoperabilidade tem alto custo e é dominada por poucas empresas estrangeiras. Tornar SIS interoperáveis e viabilizar um registro eletrônico de saúde (RES) do paciente contribui para a qualificar o cuidado e aumentar a efetividade e eficiência. Em 2020, fruto de encomenda tecnológica, uma fundação pública da Bahia, em parceria com o Consórcio Nordeste, iniciou a implantação da Plataforma Eletrônica da Saúde (iPES), uma solução nacional inovadora que se conecta a qualquer SIS ou prontuário eletrônico e gera o RES a partir de repositório de dados clínicos. Sob governança pública e segura, está presente em 15 municípios e dois estados, com preço público tabelado para adesão. Questões de pesquisa: como se deu o processo de formulação e implementação da iPES e quais foram seus efeitos imediatos no cuidado e na gestão da saúde? Hipótese: estudar a iPES como processo pode contribuir para a crítica e análise de outras estratégias de transformação digital em curso. Objetivo: analisar o desenho e a implementação da iPES e seus efeitos imediatos na atenção e gestão da saúde. Metodologia: estudo de caso, em Recife (PE), associando métodos quanti e qualitativos. A análise combinará elementos de projetos de transformação digital da saúde no país com modelos e experiências internacionais de plataformas articuladas a ecossistemas de inovação e governança pública de dados. A técnica de modelização será associada às teorias e metodologias de análise do processo político para estudar a formulação da iPES, e a produção de uma cadeia de valor para um framework que guiará a análise de implementação. O Projeto foi aprovado pelo CEP-Unifesp e é cofinanciado pela Fundação Estatal Saúde da Família - FESF.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ademar Avelar de Almeida Júnior

Ciências da Saúde

Educação Física
  • avaliação e monitoramento da saúde global e da sobrevida de pessoas com doença renal crônica submetidas a hemodiálise: um estudo de coorte
  • A doença renal crônica (DRC) se caracteriza pela perda progressiva e irreversível da função renal. Em seu estágio mais avançado, a insuficiência renal obriga o paciente a ser submetido a terapias substitutivas, como a hemodiálise (HD). A fragilidade decorrente do avanço da DRC bem como os efeitos da HD impactam na qualidade de vida e na saúde dos pacientes, aumentando o risco de desenvolvimento de outras comorbidades como a sarcopenia. Estudos apontam que a sarcopenia está associada ao aumento da mortalidade em pessoas com DRC. Entretanto, ainda não está bem estabelecido quais indicadores de saúde estão associados ao desenvolvimento da sarcopenia, bem como essas associações impactam na hospitalização e mortalidade desta população. Assim, esta pesquisa tem por objetivo determinar a prevalência de sarcopenia em pessoas com DRC em HD e investigar o impacto da sarcopenia na sobrevida dessa população, além de verificar as possíveis associações entre parâmetros gerais de saúde, desenvolvimento de sarcopenia e sobrevida. Esta pesquisa se caracteriza como uma coorte prospectiva com previsão de monitoramento, inicialmente, por três anos, com avaliações realizadas, inicialmente, a cada seis meses. Os participantes da pesquisa serão recrutados em um hospital da cidade de Maringá. Serão coletados dados pessoais, sociodemográficos e aplicados questionários para obtenção de informações acerca dos hábitos de vida, nível de atividade física, consumo de alimentos, ansiedade, depressão e risco de sarcopenia. Os parâmetros de saúde avaliados e monitorados incluem parâmetros cardiovasculares, cognição, antropometria, composição corporal, força, flexibilidade, e biomarcadores inflamatórios. Espera-se que ao longo do período de acompanhamento, os pacientes em HD sem sarcopenia sejam mais ativos fisicamente, apresentem melhores parâmetros de saúde física e mental, melhor qualidade de vida e maior sobrevida
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ademar Takeo Akabane

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • aplicação dos conceitos de computação urbana no provimento de soluções inteligentes com foco em problemas de mobilidade veicular urbana
  • Devido ao rápido crescimento populacional urbano, o acesso aos recursos limitados de uma cidade tem afetado negativamente a vida de bilhões de cidadãos ao redor do mundo. Para amenizar esse enorme problema, pesquisadores, empresas e orgãos públicos têm investido cada vez mais no conceito de computação urbana com intuito de melhorar os serviços urbanos, e consequentemente, aumentando a qualidade de vida de seus habitantes. Computação urbana é uma área interdisciplinar que utiliza diversas tecnologias da informação e comunicação, gestão avançada de grandes volumes de dados e diversos métodos de análises de dados coletados. Dentro do cenário apresentado, este projeto visa fomentar pesquisas na área da computação urbana, por meio de estudos, proposição e avaliação de soluções inteligentes que buscam contribuir com o estado-da-arte no campo da mobilidade veicular urbana. O objetivo geral deste projeto de pesquisa é propor algoritmos, modelos e protocolos que possam, a partir dos dados heterogêneos do espaço urbano, extrair informação útil para aplicações ou serviços para cidades inteligentes. Para isso, serão utilizados os paradigmas de redes veiculares e de Computação em Névoa, por exemplo, para processar os dados coletados e assim extrair informação útil que será consumida pelos Sistemas de Transporte Inteligentes. Vale destacar que o foco da computação urbana é melhorar o planejamento das cidades e também compreender a natureza dos fenômenos urbanos e sociais.
  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP - Brasil
  • 06/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Ademir José Zattera

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • obtenção e modificação de estruturas carbonosas para potenciais aplicações de armazenamento de energia
  • Devido à limitação das fontes convencionais de energia, se faz necessário o desenvolvimento de sistemas eficientes de armazenamento dessa energia. Novas tecnologias de armazenamento de energia eletroquímica, como supercapacitores e novas configurações de baterias de íons de lítio, podem incluir estruturas carbonáceas a fim de melhorar suas capacidades. O aumento da vida útil destes dispositivos de energia também contribui para o meio-ambiente, uma vez que baterias convencionais são constituídas por alguns materiais altamente tóxicos. Além disso, a nanotecnologia tem potencializado o desenvolvimento de uma gama de materiais com características especiais, capazes de apresentar propriedades muitos superiores aos materiais convencionais, tornando-se um ramo da ciência de grande projeção. Neste contexto, este projeto tem por objetivo modificar estruturas carbonáceas (nanoplaquetas de grafeno e carvão ativado) por meio da deposição física de nanopartículas metálicas (nióbio, chumbo, níquel e/ou manganês) e utilizá-las para a produção de um revestimento para filmes de nanocelulose. O carvão ativado será produzido através da conversão termoquímica de resíduos de madeira (pinus e eucalipto), e de resíduos de casca de arroz. Ao final, pretende-se avaliar as características elétricas como a condutividade volumétrica e superficial, bem como suas características capacitivas e eletroquímicas destes filmes, visando a potencial aplicação em equipamentos e dispositivos eletroeletrônicos, com aumento da densidade de energia em relação aos capacitores convencionais, mantendo uma alta densidade de potência. Com isso, o dispositivo terá uma maior quantidade de energia disponível em relação à massa do próprio dispositivo, podendo fornecer esta energia com alta velocidade.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • 07/12/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Ademir José Zattera

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de hidrogéis com incorporação de diferentes carreadores de bioativos para aplicação na agricultura
  • A agricultura é um dos principais setores da economia mundial, porém, entre os principais problemas desta área está a escassez dos recursos naturais, o que leva a uma maior dependência de uso de pesticidas e recursos hídricos. Assim, busca-se cada vez mais a utilização de técnicas produtivas mais sustentáveis. O uso de hidrogel na agricultura é visto como uma inovação promissora, sendo uma técnica sustentável e benéfica para a natureza, reduzindo o impacto ambiental e melhorando o aproveitamento dos recursos hídricos, pois libera nutrientes de forma controlada e é capaz de reter água. O desenvolvimento de hidrogéis com nanocargas e óleos essenciais vêm sendo estudados nos últimos anos em diversas pesquisas, e visa potencializar o desenvolvimento das plantas através da ação de proteção antifúngica, antibacteriana e contra as mudanças climáticas. Sabe-se que apenas 1% dos agrotóxicos utilizados atingem os agentes indesejados, os outros 99% acabam se espalhando pela natureza podendo contaminar o solo e, também, causar problemas à diversas outras espécies. Assim, o controle de fungos fitopatogênicos é fundamental para o desenvolvimento das culturas agrícolas. No entanto, a utilização de fungicidas tende a causar danos ambientais. Com isso, o emprego de fungos promotores de crescimento de plantas, como Clonostachys rosea e Trichoderma, podem viabilizar o controle de fungos fitopatogênicos auxiliando no seu desenvolvimento Como o hidrogel é um material polimérico, natural e biodegradável, é muito promissor para este tipo de aplicação, em decorrência de suas propriedades de absorção e hidrofilicidade, pois libera nutrientes e água para as plantas, aos poucos, além de atuar no solo e nas raízes. Nesse contexto, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de hidrogéis com incorporação de óleos essenciais das espécies Cymbopogon citratus (capim-limão) e Allium sativum L (alho) e diferentes nanocargas (nanoargilas e biocarvão), visando sua aplicação na agricultura.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adenilton José da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • otimização em dispositivos quânticos ruidosos de escala intermediária
  • Espera-se que em breve os dispositivos quânticos ruidosos e de escala intermediária tenham aplicabilidade prática e estejam disponíveis comercialmente. A construção destes dispositivos é motivada pelo ganho em eficiência, em alguns casos exponencial, na resolução de certos problemas computacionais. Embora esses dispositivos não sejam universais, já que só podem executar circuitos com profundidade limitada, existem provas de conceito em inteligência artificial, finanças e outras áreas indicando potenciais benefícios do desenvolvimento desta tecnologia. Os resultados são particularmente positivos quando consideramos problemas de otimização, sendo vasta a documentação da aplicabilidade de métodos de computação quântica tais como Annealing, o QAOA (Quantum Approximate Optimization Algorithm), o VQE (Variational Quantum Eigensolver), entre outros, para solução de problemas em contexto industrial. Crucial para a implementação destas tecnologias, é o trade-off entre métodos clássicos e quânticos, que permite contornar as eventuais limitações dos dispositivos quânticos garantindo que o ganho computacional destes dispositivos ocorra estrategicamente nos processos em que a diferença de custo clássico-quântico é mais pronunciada. Considerando este cenário, neste projeto serão investigados algoritmos clássicos para otimização de sistemas quânticos e algoritmos quânticos aplicados a sistemas clássicos e quânticos. Mais especificamente, pretendemos investigar a i) otimização dos recursos necessários para a implementação de circuitos quânticos; ii) otimização com foco em aprendizado de máquina; iii) estudo de heurísticas clássicas para sistemas inteligentes quânticos, com aplicações em finanças; iv) heurísticas quânticas para otimização de sistemas clássicos e quânticos; e v) mitigação de ruído em diversas aplicações.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 25/11/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Adevailton Bernardo dos Santos

Outra

Divulgação Científica
  • xxix ciência viva
  • A feira Ciência Viva é uma feira do conhecimento, realizada anualmente, desde 1995, na cidade de Uberlândia-MG, aberta a estudantes da Educação Básica (ensino fundamental, médio, profissionalizante e da educação de jovens e adultos - EJA) das instituições de ensino do município, preferencialmente da rede pública. O objetivo da Ciência Viva é promover o desenvolvimento da criatividade, da capacidade inventiva e investigativa, em todas as áreas de conhecimento, possibilitando e divulgando a construção de novos saberes, despertando vocações, revelando capacidades e contribuindo para formar estudantes comprometidos com o desenvolvimento, o bem-estar da sociedade, o combate ao racismo, à discriminação e ao preconceito. As atividades, que ocorrerão de forma presencial, são planejadas de forma a envolver a participação de estudantes das escolas do município de Uberlândia, que serão avaliados na apresentação de seus trabalhos no evento principal. As ações formativas, que favorecem as trocas de saberes e foram uma constante ao longo das edições anteriores, serão mantidas e aprimoradas, principalmente na forma de oferta de palestras, rodas de conversas, minicursos e oficinas, ocorrerão de forma remota. Outra característica que será mantida é a assessoria prestada pela equipe de pesquisadores e monitores integrantes do projeto aos professores e estudantes das escolas. Dentre os trabalhos apresentados haverá a seleção de pelo menos um para apresentação em evento de âmbito nacional.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 15/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Adilson Paulo Sinhorin

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • estudo químico e atividade biológica com extrato, fração e/ou moléculas obtidas a partir de veneno de bufonídeos dos biomas cerrado e amazônico brasileiro
  • A natureza é um grande laboratório que oferece uma vasta variedade de produtos naturais, ricos em compostos para todo tipo de aplicação. Nesse contexto a floresta amazônica e o cerrado possuem uma grande biodiversidade de fauna e flora inexploradas com esse potencial. Dentre as espécies animais destacamos a família de sapos Bufonidae contém cerca de 49 gêneros e 592 espécies distribuídas por quase todo o planeta. Esses animais produzem e armazenam veneno em suas glândulas parotoides e pele, o qual é composto por diversas substâncias químicas, como esteroides, aminas biogênicas e peptídeos, oriundas do metabolismo secundário deles. Esses compostos estão relacionados com a interação com o ambiente e proteção contra predadores. Além disso, muitas destas substâncias apresentam atividades biológicas com relevante potencial biotecnológico. Nesse contexto este projeto objetiva estudar a composição química e atividade biológica de extratos, frações e moléculas obtidas a partir de veneno de espécies de bufonídeos presentes nos biomas Cerrado e Amazônico brasileiro.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 25/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Admilson Teixeira Franco

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • instituto nacional de ciência e tecnologia em reologia de materiais complexos aplicada a tecnologias avançadas - inct-rhe9
  • No atual contexto mundial, produto das mudanças climáticas, é fato que o desenvolvimento tecnológico e econômico dos países nas próximas décadas estará intrinsicamente atrelado ao desenvolvimento de novos materiais e ao aperfeiçoamento de processos que ainda hoje se apresentam ou com baixa eficiência ou com alto custo. Neste sentido, esta proposta tem o objetivo de construir o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Reologia de Materiais Complexos aplicada a Tecnologias Avançadas (INCT-Rhe9). A Reologia é a ciência que estuda a deformação e o escoamento de materiais complexos, estes presentes nos mais diversos setores energéticos como elementos fundamentais dos processos de transformação de energia. Os grupos que comporão este INCT-Rhe9, expoentes na área de reologia do Brasil, atuam em pesquisas não só na linha de redução de custos e aumento de eficiência na produção e transporte de petróleo (atualmente uma matriz energética fundamental para o Brasil), como também olhando para materiais que serão fundamentais para novos produtos, como nanofluidos (que podem ser utilizados em coletores solares, em suspensões de baterias, entre outras muitas aplicações), hidratos (possíveis soluções para captura de CO2 da atmosfera), polímeros (utilizados em diversas aplicações da indústria), além de inúmeros outros fluidos complexos utilizados não apenas na área de energia, mas também na construção civil, farmacêutica, entre outras. O entendimento do comportamento micro e macroscópico de materiais com comportamento reológico complexo é de fundamental importância para aplicações tecnológicas, com foco em aumento de produção, redução da poluição e da emissão de gases de efeito estufa, otimização de processos e busca por novos materiais. Desta forma, o INCT-Rhe9 tem como foco o de impulsionar o desenvolvimento de novos materiais e de novos processos tecnológicos para a transição da matriz energética do Brasil.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 09/01/2023-31/01/2028
Foto de perfil

Adnilson de Almeida Silva

Ciências Humanas

Geografia
  • territorialidades e marcadores territoriais das terras indígenas da amazônia: diálogos e sinapses socioculturais
  • O projeto apresentado ao CNPQ, em virtude decorrência Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 - UNIVERSAL. Será executado no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia - PPGG e Departamento de Geografia/UNIR, pelo Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas – GENTEH, com um horizonte previsto de 30 meses, tem como objetivo principal “Desenvolver pesquisa relacionada às expressões socioculturais mediante à ótica dos ‘marcadores territoriais’ em terras indígenas localizadas na Amazônia sul ocidental”, de modo que buscará compreender as expressões, representações de mundo (culturas, modos de vida), com foco no pertencimento identitário e memorial cosmogônico. A execução será concretizada a partir de estudos acadêmico-científicos, especialmente, aqueles vinculados a orientações nos níveis de Iniciação Científica ao Doutorado, junto ao PPGG/UNIR, inclusive na produção de textos (artigos, capítulos, livros, etc.). As temáticas inerentes a esses estudos ancoram-se na perspectiva de serem imprescindíveis ao entendimento sobre modos de vida, culturas dos povos originários (indígenas) e populações rurais e urbanas amazônicas, ao tempo em que permitirá discutir como essas populações constituem afinidades territoriais, nas quais representações sociais, culturais, socioambientais e territoriais se inserem como elementos, aspectos e fenômenos teóricos na Geografia. Busca ainda demonstrar a pertinência no que se refere às transformações culturais, sociais e econômicas decorrentes da aproximação com a sociedade nacional e que “produzem” mudanças e transformações no modo de relacionamento com as territorialidades. Visa proporcionar discussão teórica que considera a construção e visão de mundo, no realizar-se como espaço de ação, experiência e vivência, cujos códigos se inter-relacionam no modo de compreender o mundo. CONTINUA NO ARQUIVO ANEXO.
  • Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
  • 03/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Ado Jorio de Vasconcelos

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • espectroscopia raman de defeitos em grafeno com resolução atômica: instrumentação e picometrologia
  • Este projeto visa a compreensão do comportamento vibracional de defeitos isolados em folhas de grafeno, importante no controle das propriedades elétricas, térmicas e ópticas deste material bidimensional. Para isso, iremos combinar um sistema de nano-espectroscopia (tip-enhanced Raman spectroscopy - TERS) com um sistema de microscopia de tunelamento (scanning tunnelling microscopy - STM) de ultra-alto vácuo (ultra-high vacum - UHV). O sistema TERS foi desenvolvido pela equipe deste projeto, composta por pesquisadores da UFMG e do INMETRO, e as tecnologias foram licenciadas para uma spinoff acadêmica, a Fábrica de Nanossoluções LTDA (FabNS), para sua comercialização. Este equipamento, entretanto, trabalha em condiçôes ambientes e tem resolução óptica na faixa de 10 nanômetros. Com este projeto, este sistema desenvolvido será combinado ao sistema STM-UHV do Centro de Microscopia da UFMG, para atingir resolução sub-angstrom. A teoria de TERS em defeitos será desenvolvida por um dos maiores especialistas mundiais no assunto, hoje professor na Universidade da Pensilvânia, que junto ao coordenador dessa proposta publicou um artigo de TERS em grafeno na revista Nature, em 2021. O orçamento solicitado está integralmente estruturado para a implementação da parte óptica do TERS no STM, incluindo objetiva, nanoposicionadores e peças de adaptação para ambiente de UHV. Além da produção científica de alto impacto e da formação de recursos humanos, com este projeto pretendemos manter o país na liderança mundial do desenvolvimento e utilização da nano-Espectroscopia Raman, em intenso desenvolvimento no mundo, e manter a spinoff acadêmica FabNS competitiva no mercado. O trabalho será divulgado para a comunidade científica nacional e internacional por meio de artigos em periódicos e apresentações em congressos, e para o público geral através de textos e jornais e revistas, palestras e entrevistas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adolfo Jatobá Medeiros Bezerra

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • potencializando a sustentabilidade da piscicultura através da biorremediação na produção integrada de peixes e hortaliças
  • A presente proposta tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável da agropecuária, por meio da avaliação do uso de biorremediadores em cultivo de tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) em bioflocos integrado com a produção de hortaliças, visando formação de recursos humanos e difusão de novas tecnologias na produção de alimento de origem animal e vegetal. Para obter êxito, a proposta foi dividida em quatro etapas: 1ª, Caracterização dos bacilos com potencial biorremediador, nesta etapa serão avaliadas as características de diferentes bacilos com potencial biorremediador quanto a produção enzimática, capacidade de inibir patógenos, e adaptações a diferentes meios de cultura; 2ª, Ensaio de dose resposta dos bacilos, avaliar diferentes concentrações dos bacilos caracterizados na etapa anterior quanto a capacidade de biorremediar efluentes do sistema de bioflocos, em especial a capacidade de transformar os compostos nitrogenados e matéria orgânica; 3ª, Efeito na comunidade bacteriana da água e saúde da tilápia-do-nilo, avaliar a dose definida na etapa anterior em um cultivo de biofloco, com foco na qualidade de água e saúde dos animais, verificando se os microrganismos colaboram com a ambiência e homeostase animal; e 4ª, Avaliação dos bacilos em sistema integrado de peixes e hortaliças, verificar se a degradação da matéria orgânica melhorará a qualidade de água, disponibilizando mais nutrientes às hortaliças através da melhor ciclagem nos nutrientes, aprimorando a retenção de nutrientes, em especial nitrogênio e fósforo. Ao final do projeto almeja-se o desenvolvimento de um novo biorremediador, assim como o protocolo para seu uso em condições de cultivo de peixes integrado com hortaliças, além da formação de recursos humanos aptos a aplicar esta, assim como desenvolvê-la para outras espécies. Consequentemente aumento das publicações e difusão das informações relacionadas com esta tecnologia mais ambientalmente amigável.
  • Instituto Federal Catarinense - SC - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adolpho Jose Melfi

Outra

Ciências Ambientais
  • valorização de digestato produzido em usinas de biogás da usp e da ufc no cultivo convencional e hidropônico: avaliação da produção sustentável no cultivo de cana, milho e hortaliças
  • O número de usinas de biogás cresceu de 113 em 2015 para 755 em 2021, atingindo uma produção total de 2,3 bilhões Nm3 de biogás por ano, utilizado para geração de energia elétrica (71%), térmica (6%) ou biometano (23%). além do aproveitamento do fluxo de energia dos resíduos e efluentes, plantas de biogás permitem a recuperação do conteúdo de nutrientes, um produto de alto valor para condicionamento de solos e fertilização agrícola. Somente 5% das plantas atuais de biogás usam o digestato como fertilizante. O uso do disgetado no setor agrícola permite fechar os ciclos de nutrientes e diminuir a dependência da agricultura brasileira da importação desses insumos. Além de nutrientes inorgânicos, o digestato contém grande quantidade de microrganismos representando uma comunidade extremamente biodiversa e é rico em compostos orgânicos metabolizáveis na faixa aeróbia dos solos. Há carência de estudos para geração de produtos de alto valor agregado a partir do digestato, em escalas econômicas. Os processos de produção do disgestato, serão estudados simultaneamente no IEE-USP e na UFC, enquanto as pesquisas para compreensão do impacto do uso do digestato em diferentes solos e culturas, serão desenvolvidos no IEE-USP na UFC e na Apta Centro Sul, considerando as potencialidades locais. O projeto terá por objetivos: (i) avaliar o balanço de nutrientes em usinas de biogás de escalas semi-industrial e piloto, (ii) desenvolver e avaliar técnicas de tratamento, recuperação, produção e enriquecimento de biofertilizante a partir do digestato; (iii) avaliar o impacto do uso dos biofertilizante produzidos em diferentes tipos de cultivo: vaso, hidroponia e cultivo extensivo, inclusive em ambiente urbano; (iv) avaliar o impacto ambiental das técnicas estudadas e o valor agregado dos produtos para a produção de alimentos no Brasil; (v) avaliar o estado-da-arte do uso de biofertilizante no Brasil e as barreiras regulatórias e institucionais para sua difusão.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 09/01/2023-31/01/2026
Foto de perfil

Adrian Gurza Lavalle

Ciências Humanas

Ciência Política
  • inct participa - transformações da participação, do associativismo e do confronto político
  • A transformação dos processos de organização e mobilização social e a emergência de novos atores e conflitos são fenômenos globais que acompanham a crise da democracia, o crescimento da vulnerabilidade social produzida por políticas liberalizantes, a ascensão da extrema direita populista e a centralidade adquirida por tecnologias digitais de comunicação. Esses fenômenos expressam e produzem transformações na composição da sociedade civil e nas relações de seus atores com o Estado. Esse amplo e complexo processo de reconfiguração das interações entre sociedade civil e Estado no Brasil é o tema deste INCT. Após um período de governos de centro-esquerda, marcado pela abertura de espaço para a participação de organizações e movimentos sociais nas políticas públicas e pelo fortalecimento das políticas sociais, os anos 2010 foram marcados por protestos críticos ao sistema político, em defesa do impeachment presidencial e pelo crescente protagonismo na esfera pública de atores civis conservadores e de organizações políticas de extrema-direita. Assim, vêm se modificando as formas de interação da sociedade civil com o sistema político e partidário, com os agentes e agências do Estado e com os atores e arenas mercantis. Além disso, alteram-se as relações estabelecidas dentro da própria sociedade civil, abrindo vez e voz para contramovimentos diversos. Para dar conta dessa complexificação, o INCT Participa articula uma rede ampla de pesquisadores e organizações da sociedade civil que produzem conhecimento orientado à intervenção; rede com diversidade disciplinar, presença em todas as regiões do país, expertise reconhecida e com histórico de colaboração. Visando a produção de conhecimento de ponta, a formação de novos pesquisadores, o desenvolvimento de capacidades estatais e de ação de atores da sociedade civil, e internacionalização, a rede se debruça sobre três linhas de pesquisa: participação, associativismo e confronto político.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 05/02/2024-28/02/2029
Foto de perfil

Adrian Pablo Hinojosa Luna

Ciências Sociais Aplicadas

Demografia
  • modelagem demográfico-estrutural de processos infeciosos em síndromes respiratórias agudas (severe acute respiratory syndrome sars): estudo longitudinal de contatos sociais epidemiologicamente relevantes.
  • Os estudos científicos sobre modelos epidemiológicos para doenças relacionadas à síndrome respiratória aguda grave – SARS tem demonstrado que as capacidades preditivas dos modelos matemáticos foram aprimoradas através da quantificação das taxas de contato social. A equipe envolvida nesta proposta tem atuado nesta fronteira de pesquisa, por meio da construção de modelos que associam características epidemiológicas a diversos fatores sociométricos, vinculados às interações sociais em alguns contextos de socialização, o que chamamos de círculos sociais-chave: vizinhança, trabalho, lazer, escolas e transporte público. A partir da pesquisa aqui proposta, a equipe pretende aprimorar este modelo epidemiológico, realizando a quantificação dos contatos sociais de forma longitudinal, o que permitirá rastrear o número de contatos ao longo do tempo e explorar as diferenças sociodemográficas associadas à sua permanência ou variação. Dito em forma sucinta, queremos pesquisar quais são os determinantes sociodemográficos das interações humanas que favorecem a disseminação de agentes patógenos causantes de Síndromes Respiratórias Agudas. Para tanto, serão realizados levantamentos de dados primários e secundários, utilizando fontes oficiais, nacionais e internacionais, que disponibilizam informações epidemiológicas sobre SARS e dados sociodemográficos da população de estudo. Além disso, pretende-se coletar informações longitudinais sobre contatos sociais em um setor popular urbano em Belo Horizonte/MG, mediante entrevista domiciliar, durante a qual será aplicado um questionário (diário epidemiológico) abordando informações sobre contatos sociais diários e entre agrupamentos de pessoas (contatos pele a pele ou face to face). Esses dados irão alimentar três tipos de modelos epidemiológicos complementares, de caráter estatístico, que permitam estimar, de forma realista, a evolução de doenças relacionadas à SARS.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 05/05/2022-31/05/2025
Foto de perfil

Adriana Aparecida Dragone Silveira

Ciências Humanas

Educação
  • efeitos e consequências da atuação dos tribunais de contas nas políticas educacionais e nas gestões públicas: aprimoramento institucional ou inflação de controles?
  • Estudos do grupo de pesquisa proponente indicam a crescente presença dos Tribunais de Contas (TC) no controle das políticas educacionais, fenômeno que decorre da judicialização da educação e se materializa na expansão das finalidades dos TC, dos tradicionais controles formais de contas para o que se denomina controle finalístico, entendido como o acompanhamento das políticas públicas desde a formulação, mediante determinações e recomendações à administração pública. Em relação às políticas educacionais, esse processo está articulado à estruturação de auditorias de acompanhamento permanente dos planos decenais de educação e a projetos de atuação específicos em distintos estados, desenvolvidos em parceria com órgãos públicos e entidades privadas; atuação que é coordenada e disseminada nacionalmente pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). Isso tem permitido aos TC intervir mesmo quando não verificadas situações de ilegalidade, sob argumento preventivo. A atuação finalística, no entanto, é indissociável dos processos de controle de contas, cuja apreciação pode levar a graves consequências administrativas, cíveis, eleitorais e reputacionais para o gestor público. A pesquisa objetiva analisar e categorizar a atuação dos TC no controle finalístico da política educacional, os efeitos provocados na política pública e as consequências para o gestor educacional. Trata-se de analisar se esse processo de expansão dos TC é parte de um aprimoramento institucional para lidar com as especificidades das políticas educacionais e o direito à educação ou decorre de um movimento de inflação das instituições de controle que impõe riscos à discricionariedade do poder público e à gestão democrática. A metodologia está baseada em pesquisa qualitativa, com pesquisa exploratória nacional sobre o conjunto das iniciativas dos TC e das instâncias nacionais de articulação, seguido de estudo de casos múltiplos de TC Estaduais.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana Barbieri Feliciano

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • tecnologias sociais e de saúde para o enfrentamento das iniquidades de gênero, raça e classe no campo da formação e assistência em saúde no sus
  • A pandemia de covid-19 ampliou as desiguais e vulnerabilidades que interferem na saúde da população e estas devem ser pensadas na interseccionalidade. Por outro lado, o contexto pandêmico também trouxe dificuldades aos processos de trabalho dos serviços de atenção primária (APS), serviços esses que lidam e atuam mais diretamente com tais populações vulnerabilizadas. Assim, há a necessidade de novas estratégias tecnológicas para a capacitação profissional para lidar com essas desigualdades e as novas vulnerabilidades. Assim, uma pergunta se impõe: quais seriam as estratégias tecnológicas inovadoras do campo da educação em saúde na APS que consigam impactar a qualidade da atenção à saúde, considerando as vulnerabilidades na perspectiva dessas interseccionalidades? O objetivo desse estudo é produzir estratégias de qualificação para a formação e atuação profissional na APS/SUS, que tenham como finalidade impactar o acesso e qualidade de atenção à saúde, considerando as vulnerabilidades, em especial, aquelas relacionadas às questões de raça/cor, gênero, violência e saúde mental. Metodologicamente, propõe-se uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, realizada em 03 municípios do interior do Estado São Paulo de diferentes portes e complexidades. Os sujeitos da pesquisa serão diferentes mulheres com alguma vinculação com o SUS e APS: profissionais de saúde que atuam nos serviços de saúde; médicas que atuam no Programa Mais Médicos; usuárias da APS/SUS nos cenários definidos da pesquisa; mulheres vinculadas a movimentos sociais nos cenários de pesquisa; profissionais de saúde responsáveis pela Educação Permanente em Saúde; pós-graduandas/os (matriculada/os ou egressas/os de mestrados profissionais, de residência médica e multiprofissional em saúde); gestores da APS dos municípios participantes da pesquisa; articuladores da atenção básica dos respectivos DRS participante; profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF-AB)e das e-multi na APS.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 06/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Adriana Castro Araújo

Ciências Humanas

Ciência Política
  • mulheres negras cotistas na universidade
  • O Brasil é um país que apresenta extrema desigualdade decorrente da discriminação étnico racial de sua população. As mulheres negras se encontram na base da pirâmide social e são as que mais sofrem com os efeitos dessa discriminação, apresentando os piores indicadores sociais do país, entre os quais o de violência doméstica. A cidade de Fortaleza apresenta o terceiro maior índice de violência doméstica no Nordeste. Estudos revelam que a elevação do grau de escolaridade das mulheres negras diminui significativamente as taxas de violência doméstica, sendo dez vezes menor entre as grávidas com nível superior. Assim, a política de cotas nas universidades serve de subsídio para proporcionar uma oportunidade de acesso aos níveis mais elevados de escolaridade. Contudo, o simples acesso à universidade não é suficiente, sendo inexorável que as condições de permanência sejam asseguradas para que a política surta o efeito desejado. Na Universidade Federal do Ceará (UFC) constatou-se elevada evasão e pífias taxas de sucesso entre os cotistas. Essa pesquisa busca investigar, a partir de uma análise interseccional, as vivências acadêmicas das cotistas negras na UFC. Interessa saber se essas alunas se sentem discriminadas e se as práticas pedagógicas e as ações internas da UFC contribuem para a permanência dessas mulheres na instituição. Para tanto, serão analisadas seis dimensões: pessoal; interpessoal; de carreira; de estudo; institucional; e, material. Utilizar-se-á uma amostra de estudantes de todas as áreas de conhecimento. Para a coleta dos dados utilizar-se-ão questionário e entrevista semiestruturada. Espera-se contribuir com o processo de produção de informações de elevado valor científico acerca das mulheres negras em situação de vulnerabilidade econômica e social, de modo que os gestores públicos possam desenvolver ações a fim de romper com a lógica de exclusão que afeta essas mulheres.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 17/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Adriana Costa Bacelo

Ciências da Saúde

Nutrição
  • análise comparativa de intervenções presenciais e virtuais para o acompanhamento nutricional de adultos: ensaio clínico de superioridade
  • O avanço tecnológico tem impulsionado transformações significativas na área da saúde. As intervenções presenciais e virtuais têm se destacado, suscitando indagações acerca de sua eficácia, aplicabilidade e impacto nos resultados clínicos. Objetivo: Comparar as intervenções presenciais e virtuais no acompanhamento nutricional, com foco na adesão ao tratamento, evolução clínica e satisfação dos pacientes. Metodologia: Ensaio clínico de superioridade de comparação entre estratégias virtuais e convencionais de mapeamento e intervenção nutricional. Todos os 250 trabalhadores (servidores públicos, terceirizados, e bolsistas) e alunos, maiores de 19 anos, não gestantes, da Fiocruz Ceará serão convidados para participar do estudo. Após assinatura do TCLE serão randomizados em dois grupos: virtual (intervenção) e presencial (comparação). Ambos terão avaliação da composição corporal presencial no Dzero, D180 e D360. As consultas individuais serão trimestrais, e as e coletivas serão semanais. A avaliação nutricional incluirá exames clínicos, antropométricos, bioimpedância e ultrassonografia de quadríceps femoral; além de aplicação da escala EBIA de insegurança alimentar, PSS de estresse percebido, adesão, qualidade de sono, qualidade de vida e imagem corporal. Uma sub amostra de 50 participantes obesos, 25 de cada grupo, será randomizada para investigação da hipersensibilidade alimentar, metabolômica e citocinas inflamatórias em Dzero e D360. O gerenciamento dos dados será por RedCap. A análise por R-project®e as diferenças serão consideradas um poder de 0,8 e significante se p≤ 0.05. A regressão logística irá considerar os desfechos de interesse ao fim do seguimento entre os grupos estratificados por grau de intervenção. Resultados esperados: Espera-se que as estratégias digitais sejam superiores, fornecendo subsídios concretos para aprimorar a prática clinica do SUS e influenciar na formulação de políticas de saúde mais inclusivas com a adoção de tecnologias digitais.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • a pedagogia da formação de professores na perspectiva histórico-cultural: um processo social, intencional e direcionado, com foco no desenvolvimento profissional.
  • A ação da Universidade no processo de formação do profissional de educação em línguas justifica-se à medida que tal profissional se apropriar de um construto teórico-metodológico que o habilite a imprimir, em sua ação docente, um viés convergente com o substrato de que se apropriou. No entanto, verifica-se que, tipicamente, alunos egressos de Letras, ao assumirem seu espaço de atuação profissional, tendem a incorporar procedimentos metodológicos estereotípicos que caracterizam a realidade escolar, denegando ou relativizando os eixos que deveriam constituir fundamento para sua condição profissional. Isso posto, parece necessário que se explicite o papel significativo que formadores de professores de línguas adicionais e o processo de formação em si desempenham no desenvolvimento profissional dos professores de línguas, de modo a evitar uma perpetuação que, por vezes, nem mesmo os próprios profissionais têm consciência. O objetivo deste projeto é promover estratégias potencialmente capazes de romper com essa estereotipia e, portanto, impactar a prática pedagógica desses profissionais. Para tanto, é preciso observar, acompanhar e documentar o desenvolvimento dos professores com quem trabalhamos em seu processo de aprender a ensinar, e registrar clara e explicitamente a nossa atividade ao mediar essa aprendizagem. O construto teórico-metodológico que guia este projeto baseia-se na teoria sociocultural vygotskiana, que concebe a pedagogia da formação de professores como um processo social, intencional e direcionado. Este projeto se encaixa na interação entre a prática de formação de professores em si, que se pretende caracterizada da forma acima descrita, e o olhar analítico que lançaremos para interpretar os resultados a serem alcançados com essa metodologia de trabalho.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana de Faria Gehres

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • dancing simply together (dast): explorando as conexões e os fluxos entre dança e complexidade
  • DAST é uma pesquisa sobre relações e produção de diferenças (DELEUZE, 2018), com danças nas sociedades contemporâneas, profundamente marcadas pelas relações entre humanos e não-humanos que vêm se aprofundando na produção de semelhanças. Atualmente, os processos de criação em dança baseados em princípios organizativos (LESTE, 2010), promovem condições propícias para explorar a multiplicidade dos corpos num coletivo, baseadas nos processos complexos e no sentido de togetherness (TSENG, et. al., 2021). No campo da produção e ensino da dança, observa-se o interesse pela improvisação com populações treinadas e não treinadas, em situações que remetem à arte, educação, saúde e ao lazer. Os estudos dos processos neurais em dança têm apontado para a composição de uma área denominada de neuroestética (ZEKI et. al., 2020). Esse projeto se propõe a problematizar as relações entre processos de criação, ensino de dança com diferentes populações em ambientes de arte, saúde, lazer e educação, na ótica das redes funcionais cerebrais dinâmicas, entendidas como sistemas complexos que co-produzem corpos dançantes e sociedades potencialmente comprometidas com a produção das diferenças. Nossa hipótese a ser testada prende-se com a criação e produção de procedimentos de criação e ensino de dança com a improvisação, em situação atual e virtual, com e sem a avaliação de redes funcionais cerebrais, na produção das danças, a partir dos Agent Based Models (CHAUDHRY, 2016), compreendidos com os sistemas complexos, que apontam para uma ética do encontro, uma política de co-produção, gerando danças, estéticas e poéticas auto-organizadas, dança generativa. O estudo se caracteriza como um estudo de abordagem mista de estratégia transformadora com triangulação concomitante (CRESWELL, 2007). Assim, DAST surge pela necessidade de amplificar a discussão acadêmica, para um melhor entendimento ético e político da dança generativa e compreender a dinâmica da conectividade funcional na dança coletiva.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • 27/02/2023-28/02/2026
Foto de perfil

Adriana Falangola Benjamin Bezerra

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação econômica das práticas integrativas e complementares em saúde no sistema único de saúde
  • Cada vez mais, instituições de pesquisas têm buscado contribuir com a eficiência e efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS), realizando investigações acerca das políticas públicas e suas implicações na qualidade de vida dos usuários. No que se refere às Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) é evidente o seu uso e disseminação nos serviços públicos mundialmente. Apesar da crescente disponibilidade e popularidade, a implantação e o financiamento público das MTCI não são consensuais e tem sido apontada a necessidade do aumento de estudos acerca da sua eficácia, efetividade e custo-efetividade. No Brasil, MTCI são designadas como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), e vêm ampliando sua distribuição e quantitativo de atendimentos nacionalmente. Sem, porém, acompanhar-se de pesquisas de efetividade e custo. Neste sentido, este estudo tem como objetivo realizar a avaliação econômica das PICS implementadas no SUS, considerando o contexto de inserção das mesmas e as condições de saúde de maior demanda dos usuários. Propomos avaliar sob a perspectiva do usuário e prestador de serviço, concentrando-se nos custos do cuidado, no custo-oportunidade e nas consequências do cuidado sobre os usuários. Estas serão compostas por medidas que observem diferentes domínios da saúde e vida humanas e organização dos serviços, de modo a tornar abrangente a avaliação. Portanto, métodos quantitativos e qualitativos serão utilizados na coleta e análise de dados. No momento, não há estudos publicados de avaliação econômica das PICS no SUS. Assim, este estudo visa ofertar evidências quanto aos aspectos positivos da oferta de PICS e demonstrar as suas possíveis deficiências; bem como, avaliar a efetividade das equipes com oferta de PICS na busca de potencializar seus efeitos e minimizar os riscos para os usuários. Este projeto é fruto de pesquisas desenvolvidos desde 2002 pela equipe, voltadas ao uso, cobertura e avaliação dos serviços de PICS no SUS.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 16/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Adriana Franco Paes Leme

Ciências da Saúde

Odontologia
  • capacitação de dispositivos baseados na tecnologia de biossensor guiada pela proteômica clínica para aprimorar prognóstico de câncer oral
  • O carcinoma epidermóide (CEC) é o quinto tumor maligno mais comum em homens no Brasil. O diagnóstico em estágio inicial da doença é determinante para controlar sua progressão, uma vez que a presença de metástase cervical é um fator prognóstico desfavorável. O tratamento mais comum utilizado é a cirurgia de remoção da lesão e de esvaziamento cervical radical (ECR). A cirurgia de ECR tem altas taxas de morbidade e apresenta um elevado custo para o sistema de saúde. Portanto, a identificação de tecnologias complementares que auxiliem no prognóstico de pacientes com CEC é essencial para a diminuição dos índices de mortalidade, melhora nas estratégias de tratamento desses pacientes e diminuição de custos. Dentre essas tecnologias, o desenvolvimento de um biossensor prognóstico para CEC baseado em biomarcadores específicos destaca-se como uma ferramenta poderosa. Assim, esta proposta possui como objetivo principal desenvolver um biossensor utilizando potenciais biomarcadores de câncer de boca a partir de proteínas provindas de biópsias líquidas e, com isso, gerar uma metodologia inovadora capaz de classificar com precisão e acurácia pacientes com e sem metástase cervical, ou seja, predizer um perfil prognóstico, que possa ser utilizado na decisão clínica. Inicialmente, serão empregados os potenciais biomarcadores LTA4H, CSTB e COL6A1 verificados em saliva de pacientes com CEC em estudos prévios do nosso grupo. Os biossensores serão caracterizados por métodos eletroquímicos. Como prova de conceito será feita uma comparação da sensibilidade e especificidade dos biossensores com ensaios de ELISA e análise por proteômica clínica baseada em espectrometria de massas. Além disso, os resultados obtidos serão analisados por métodos de aprendizado de máquina a fim de obter uma alta acurácia e sensibilidade. Portanto, esse ensaio validado, somado aos métodos clínicos tradicionais, possibilitará o desenvolvimento de tecnologias personalizadas mais eficientes, precisas e acessíveis.
  • Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - SP - Brasil
  • 19/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana Giaqueto Jacinto

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • a proteção social especial nos municípios de pequeno porte: a perspectiva dos usuários, trabalhadores e gestores.
  • A Proteção Social Especial dedica-se às situações em que as violações de direitos demandam atenção diferenciada em face de sua complexidade. Esta proposta tem como tema a implementação da proteção social especial nos municípios de pequeno porte. O cenário que se apresenta na política de assistência social é de tensão entre diferentes projetos políticos, em um quadro de intensa ampliação de demandas sociais e de um Estado privatista. O problema central da pesquisa é de que forma a proteção social especial está sendo implementada nos municípios de pequeno porte, diante da retração estatal no que diz respeito às políticas públicas? A hipótese principal é de que a negligência do Estado quanto às suas atribuições vem trazendo ampliados desafios à população atendida, aos trabalhadores da assistência e aos gestores, desafios que pretendemos conhecer, ouvindo estes sujeitos. Pretendemos conhecer os sujeitos, o que pensam sobre esta política, os territórios, os determinantes que levaram à implantação da proteção social especial, os processos de referência e contrarreferência, os fluxos de atendimento, as redes, as demandas e as respostas a essas demandas, os orçamentos, os avanços e desafios desta política, principalmente na visão dos sujeitos envolvidos. Esta pesquisa poderá contribuir com os municípios, como também com outras realidades e estudos semelhantes, na direção das transformações necessárias para a efetivação da proteção social como política pública viabilizadora de direitos. Caracteriza-se como de natureza qualitativa a partir de recolha de dados bibliográficos, documentais e de campo. O recorte será a região de abrangência da DRADS de Franca/SP, com a seleção de 4 municípios. Serão selecionados 2 trabalhadores e 5 usuários de cada município. Estes sujeitos e mais os gestores serão ouvidos através de rodas de conversas e formulários. Os dados serão analisados de acordo com as categorias desveladas na perspectiva do materialismo histórico dialético.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana Gioda

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • poluição do ar exterior-interior em ambiente urbano: monitoramento e estudo dos impactos associados
  • Com o rápido crescimento da economia e populacional, uma enorme quantidade de recursos (p.ex., energia, água e alimentos) é necessária em nossa sociedade para sustentar essas atividades. Como resultado, vários tipos de poluição têm sido produzidos. Entre os vários problemas de poluição, a poluição do ar tem causado grande preocupação em todo o mundo devido à sua natureza generalizada, danos ao meio ambiente e potencial risco à saúde dos seres humanos. Embora haja preocupação com a emissão de poluentes atmosféricos de fontes antropogênicas, nossa sociedade ainda depende fortemente de combustíveis fósseis para várias aplicações, como geração de eletricidade, transporte, aquecimento industrial e doméstico entre outras. O resultado óbvio disso é a deterioração da qualidade do ar, principalmente nos países em desenvolvimento. Não apenas a poluição do ar externo, mas também a poluição do ar interno tem despertado o interesse de muitos cientistas, já que as pessoas passam a maior parte do tempo (>80%) em ambientes fechados e a pandemia do COVID-19 exacerbou esse comportamento. Embora o tempo que as pessoas passam em ambientes fechados varie de acordo com a estação, idade, gênero, tipo de trabalho, condições de saúde dos habitantes, uma boa qualidade do ar pode proteger a saúde dos ocupantes e aumentar a produtividade dos trabalhadores. Alguns estudos mostram que as concentrações de poluentes no ar interno são maiores do que no exterior. Isso indica a importância de realizar mais estudos para melhorar nossa compreensão sobre a causa dos problemas e medidas corretivas associadas. Portanto, para resolver os problemas de poluição, o ambiente interno e externo deve ser considerado. No Brasil, assim com em outros países da América Latina, os estudos relativos à qualidade do ar ainda são escassos e merecem maior atenção. É nessa vertente que o projeto pretende contribuir.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana Gomes Dickman

Ciências Humanas

Educação
  • licenciatura interdisciplinar: estudos e propostas baseados na integração curricular das ciências da natureza
  • As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (DCNFP) de 2015, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 e o recém implantado Novo Ensino Médio trazem uma proposta de ensino integrado das disciplinas que compõem as Ciências da Natureza: Biologia, Física e Química, exigindo um maior domínio do professor nas três áreas de conhecimento. Esse fato representa uma grande mudança em termos de educação científica no Brasil, acarretando alterações significativas na formação de professores, essencialmente disciplinar, para a educação básica. Assim, surge o questionamento: como esses professores estão se adaptando à nova realidade? Neste projeto iremos investigar a situação do professor de ensino médio, em MG e SP, por meio de um questionário online, e entrevistas, buscando identificar situações que indiquem possíveis dificuldades na implementação da nova proposta na percepção desses sujeitos. Em uma outra frente, iremos mapear, por meio de análise documental, as principais licenciaturas inovadoras já catalogadas em publicações da área, bem como as novas propostas curriculares estaduais, a BNCC e documentos associados e os livros didáticos aprovados no PNLD 2022. Através da análise dos dados faremos uma reflexão sobre os desafios e potencialidades do professor em sala de aula durante a implantação da BNCC, especificamente na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Esta investigação tem como objetivo mapear os principais desafios vivenciados pelos professores e construir uma cartografia das inovações curriculares e de ações docentes diante deste novo cenário para o ensino de ciências. Os resultados da pesquisa darão subsídios para o desenvolvimento de uma nova licenciatura interdisciplinar, ou para a realização de adaptações nas licenciaturas existentes de maneira a propiciar uma formação inicial aos docentes mais adequada ao ensino delineado pelas normas da BNCC.
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 08/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana Gomes Magalhães

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • despertar: uma proposta de intervenção educativa para o cuidado no ciclo gravídico puerperal
  • A morte materna é uma grave violação dos direitos humanos que envolve óbitos prematuros evitáveis. No Brasil, a taxa de mortalidade materna permanece como foco de preocupação, com destaque para a Região Nordeste e o Rio Grande do Norte(DATASUS, 2023). Os profissionais atuantes na APS devem estar capacitados para identificar fatores que podem comprometer a vida da mulher durante a gestação, parto e pós-parto, e implementar ações para reduzir a mortalidade materna. Este estudo objetiva desenvolver e analisar intervenções educativas sobre a promoção do cuidado em saúde durante o ciclo gravídico puerperal para equipes de saúde da APS, com vistas à redução da mortalidade materna do RN. Justifica-se pelo potencial de promover benefícios sociais, econômicos e científicos. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, do tipo quase experimental, com realização de etapa exploratória antes e após intervenções educativas. O fluxo de execução do estudo dialogará com todos os atores envolvidos durante o processo, desde a elaboração da proposta, através da metodologia da ação-reflexão. Pesquisas realizadas com PPI (Patient and Public Involvement) promovem melhoria na qualidade, com impacto direto sobre as políticas públicas. O público-alvo será formado por profissionais de saúde da APS das oito Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAP) do Rio Grande do Norte. Será realizado cálculo amostral considerando como população o número total de profissionais atuantes na APS do RN que estejam registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Espera-se favorecer a garantia das mulheres em seus direitos à vida e à segurança, fortalecer a educação permanente em saúde, sensibilizar acerca da necessidade de redução da mortalidade materna e melhor qualificação ao cuidado à mulher no ciclo gravídico puerperal e promover mudanças do cenário atual. E contribuir para o fortalecimento dos programas de pós-graduação envolvidos na proposta e potencializar a articulação.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 30/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana Leiras

Engenharias

Engenharia de Produção
  • mapeando as interligações entre mudanças climáticas, operações humanitárias e objetivos de desenvolvimento sustentável para fortalecimento da agenda 2030
  • As consequências das mudanças climáticas (MC) incluem desastres que afetam significativamente o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que estão intrinsecamente interligados. Por exemplo, o aumento da população em extrema pobreza (ODS1) aumenta a insegurança alimentar (ODS2) que, por sua vez, impacta no trabalho digno e no crescimento econômico (ODS8). Por isso, intervenções específicas podem gerar sinergias e tradeoffs. Por um lado, os impactos das mudanças climáticas vêm acarretando o aumento da frequência e magnitude de diversos desastres, como enchentes e secas, que acabam por aumentar a demanda por mais políticas de assistência e, consequentemente, por mais Operações Humanitárias (OH), buscando equilibrar as respostas de curto prazo com as intervenções de desenvolvimento econômico e social de longo prazo. Por outro lado, as OH podem resultar em aumento de resíduos, dependência da comunidade assistida, baixo envolvimento da comunidade nas operações de desenvolvimento, e alocação ineficiente de recursos, levando a sinergias e tradeoffs com ODS específicos. Nesse contexto, este projeto visa investigar as interligações entre os ODS, a fim de alavancar políticas de combate às MC, e seus impactos decorrentes, com ênfase em políticas de OH. Os resultados esperados são a geração de conhecimento, inovação científica e a formação de recursos humanos qualificados. Têm-se como metas para os 48 meses de projeto, a formação de 4 bolsistas de iniciação tecnológica e industrial (ITI), 4 de desenvolvimento tecnológico industrial (DTI), 2 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado, bem como a publicação de, pelo menos, 8 artigos em periódicos científicos e 24 apresentações orais em conferências científicas. O projeto ainda contribui com o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à tomada de decisão para embasar as ações de combate às mudanças climáticas considerando políticas mais adequadas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 26/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana Maria Meneghetti

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • iii integra ciência - feira de ciências e mostra científica -
  • Este projeto atende a Chamada CNPq/MCTI Nº02/2023 e tem como título: III Integra Ciência - Feira de Ciências e Mostra Científica, e busca planejar, organizar, promover e realizar Feira de Ciências e Mostra Científica, na cidade de Santa Helena, PR. A proposta pretende realizar o trabalho em duas etapas, denominadas etapa escolar e etapa universidade. Inicialmente para que ocorra a etapa escolar, os professores das escolas participantes, da educação básica (fundamental e médio) receberão formação, objetivando aporte teórico e prático, pois serão além de disseminadores da ideia os multiplicadores, juntamente com a equipe da universidade, para que seus alunos possam desenvolver atividades científicas relacionadas ao conteúdo ensinado, e os melhores trabalhos escolhidos pelos professores e coordenadores do projeto, participarão da Feira de Ciências e Mostra Científica, que será a chamada etapa universidade. A etapa universidade consiste na realização da feira, na UTFPR Campus Santa Helena, na qual os melhores trabalhos escolhidos nas escolas serão apresentados na forma de à comunidade, podendo ser na modalidade Experimental e Mostra Científica. Os melhores trabalhos, dos três níveis de ensino receberão premiação específica. O projeto visa integrar o conhecimento científico, aquele desenvolvido nas escolas e universidade, com o conhecimento popular, e divulgar a ciência e tecnologia para a comunidade. Também busca chamar a atenção para projetos desenvolvidos na área de Ciências Exatas, Engenharias e Computação e que seja desenvolvido somente por meninas como forma de incentivo para inserir mulheres na ciência. Espera-se a visibilidade juntos aos professores, alunos, bem como dos visitantes, e a oportunidade de construção de conhecimento de forma interdisciplinar, contextualizada e integrada com a comunidade local, que não possuía eventos dessa natureza e a oportunidade de transformá-lo em evento que entre no calendário escolar do município e integrá-lo a universidade.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Adriana Mayumi Yano de Melo

Ciências Agrárias

Agronomia
  • formulação de bioinsumo a base de fungos micorrízicos arbusculares (fma): propagação e desenvolvimento de ferramentas para monitoramento em solos
  • O mercado de produtos biológicos vem se expandindo e estimativas apontam que até 2026 mais de 11 bilhões de dólares sejam movimentados, visando atender a demanda por produtos com mais qualidade e menor impacto ambiental. A produção de bioinsumos agregando os fungos micorrízicos arbusculares (FMA), conhecidos por trazer benefícios ao desenvolvimento e proteção de plantas, e nanocompostos que possam potencializar esta ação, poderá reduzir o uso excessivo de fertilizantes e aumentar a produtividade, contribuindo para a oferta de alimentos e manutenção de um solo mais saudável e resiliente. Ressalta-se que muitos bioinsumos a base de FMA não atendem a condição básica, ou seja, colonizar o sistema radicular das plantas de forma a prover algum tipo de benefício. Tal fato gera descrença do produtor quanto a viabilidade de uso. Neste sentido, buscaremos formular um bioinsumo a base de FMA e otimizar protocolos para análise de qualidade e monitoramento de impacto sobre comunidades de alguns grupos de micro-organismos edáficos. Para formulação do produto testaremos combinações de substratos, incluindo concentrações de nanocomposto, e plantas capazes de incrementar a propagação dos FMA. Os bioinsumos formulados serão testados quanto a habilidade de colonizar as plantas e beneficiar uma cultura de interesse, no caso o maracujazeiro, escolhido como planta teste por apresentar dependência micorrízica. Buscaremos estabelecer protocolo para monitoramento do bioinsumo a base de FMA no campo visando verificar sua efetividade em colonizar a planta e acompanhar potenciais mudanças na comunidade autóctone de FMA e na abundância de alguns grupos de organismos do solo, de forma a apresentar um produto de menor impacto no ambiente edáfico. Embora o uso de técnicas moleculares ainda não seja totalmente acessível do ponto de vista econômico para monitoramento da biota do solo, gerar conhecimento e dados que possam dar suporte para futuro uso é condição imprescindível.
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco - PE - Brasil
  • 09/01/2023-31/01/2026
Foto de perfil

Adriana Mortara Almeida

Ciências Sociais Aplicadas

Museologia
  • materiais educativos do museu de história natural e jardim botânico da ufmg: rompendo fronteiras
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 23/12/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Adriana Pugliese Netto Lamas

Outra

Multidisciplinar
  • feira de ciências e cultura da ufabc: “ctsa e desenvolvimento sustentável
  • A Feira de Ciências e Cultura da UFABC “CTSA e Desenvolvimento Sustentável”, é uma ação de popularização da ciência realizada pela Universidade Federal do ABC tendo como protagonistas alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a 1a série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da cidade de Santo André. A FCC tem como objetivo estimular o aspecto criativo, investigativo e reflexivo de estudantes da região de Santo André, por meio de desenvolvimento de projetos científicos interdisciplinares com orientação dos professores. Poderão participar da Feira as 174 escolas do município de Santo André que ofertam o Ensino Fundamental (6o ao 9o anos) e/ou Médio. Após a publicação do Edital de chamamento das escolas, a Seção de Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão (ProEC) da UFABC realizará a divulgação do projeto em diversas mídias, bem como entrará em contato com Direções e Coordenações de escolas para apresentá-lo. Utilizando-se os critérios de desenvolvimento do pré-projeto, aderência ao tema e localização geográfica, serão selecionados 100 trabalhos para participação na Feira. Durante o desenvolvimento dos projetos será estimulada a interação entre professores e pesquisadores da UFABC, professores e alunos da Educação Básica por meio do ambiente virtual disponibilizado no site da FCC e também do diário de bordo. Todos os participantes receberão certificados e medalhas. Os 5 trabalhos melhor avaliados receberão troféus e Bolsas de IC Jr. Todos os trabalhos produzidos, bem como seus respectivos diários de bordo serão compilados em um E-book e disponibilizado para todas as escolas da região do Grande ABC. A apresentação, por parte de alunos do Ensino Básico, de trabalhos dentro de uma universidade, pretende despertar nos jovens estudantes o entusiasmo pela ciência e pelo ambiente acadêmico. Ademais, esse estreitamento trará os professores do Ensino Básico de volta à Universidade, o que possui grande potencial de aprimoramento do Ensino Básico da região.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 01/02/2024-28/02/2026
Foto de perfil

Adriana Regina Bagaldo

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • manejo alimentar e peso ao abate em ovinos santa inês em pastejo
  • Nosso grupo de pesquisa tem realizado vários estudos com ovinos a pasto e alguns questionamentos foram aparecendo, tanto para melhorar o ensaio científico, como ter respostas mais exatas e concretas para produtores. Na maioria das propriedades bahianas, os ovinos pastejam durante o dia e são presos a noite em baias sem alimentos, por motivos de segurança. Deixar animais sem alimento de noite é comum até com animais confinados, porque para muitos produtores isso não causa perdas, pois acreditam que o animal não consome alimento nesse período, o que não é verdade. Estudos com manejo de ofertas de alimentos são mais comuns com vacas leiteiras, e esses estudo têm mudado a forma e manejo de fornecimento de alimentos. O quanto pode se deixar de ganhar ou perder com animais presos no período noturno, ou diferentes manejos de oferta de dietas, ainda não foi avaliado em ovinos. Outro questionamento que é com relação ao peso de abate. A literatura confirma que o peso ideal de abate de ovinos para se obter as melhores características da carcaça é aos 30 kg. Nos nossos trabalhos, utilizamos ovinos Santa Inês e mestiços que são 90% dos ovinos na Bahia, e temos observados que animais até 35 kg não atingem a cobertura de gordura ideal para o acabamento de carcaça. Quando se fala na produção familiar, o abate é feito no animal mais pesado, sem contar a idade e possíveis odores e sabores mais acentuados que também são rejeitados por consumidores. A proposta deste trabalho é realizar dois experimentos sobre manejo alimentar e peso ao abate de ovinos Santa Inês em pastejo. Este trabalho responderá a questões de qual seria o melhor manejo alimentar para ovinos a pasto? E quanto seria a perda ou o ganho em cada manejo alimentar? E por que e como ocorrem essas perdas? Como também, qual seria o melhor peso de abate para ovinos Santa Inês? E quanto tempo é necessário para chegar a esse peso? E como seria a aceitabilidade do consumidor de carne de animais abatidos com diferentes pesos?
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana Ribeiro Silva

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • mecanismos celulares e moleculares sensíveis ao ligante de ppar gama, rosiglitazona, na pneumonia causada pela infecção com klebsiella pneumoniae em camundongos e suas sequelas
  • A Klebsiella pneumoniae é uma bactéria oportunista que afeta indivíduos imunocomprometidos, causa hiperinflamação, e resiste à eliminação pelas células do hospedeiro. Uma vez descontrolada, a infecção pode levar à sepse com comprometimento de diversos órgãos que pode culminar em óbito ou sequelas graves. O dano tecidual causado pela infecção sistêmica tem como mecanismo básico a ativação de células da imunidade inata residentes nos tecidos como macrófagos e mastócitos e o recrutamento de neutrófilos a partir da circulação. Porém, estes componentes celulares são também fundamentais para combater e eliminar o foco infeccioso. Os ligantes do receptor ativado por proliferadores de peroxissomo (PPAR) gama são capazes de promover a melhora dos camundongos submetidos a modelo de sepse polimicrobiana (CLP) ao mesmo tempo que modificam vias de sinalização e produção de mediadores inflamatórios de forma célula específica. Nosso objetivo central é caracterizar o papel do ligante de PPAR gama na infecção pulmonar por K. pneumoniae e suas repercussões sobre o sistema nervoso central. K. pneumoniae resistente a antibióticos betalactâmicos será instilada por via intratraqueal e os animais serão tratados com rosiglitazona. Serão avaliados a contagem de leucócitos, produção de mediadores, e carga bacteriana no BAL, pulmão, sangue, e cérebro, e o escore clínico dos animais infectados e controles. Tecido pulmonar e cerebral também serão analisados para a identificação de infiltrado inflamatório, dano tecidual e ativação de vias de sinalização do NF-κB e MAP kinases. Cultura in vitro de macrófagos, parênquima pulmonar, mastócitos, micróglia, e astrócitos mimetizarão os diferentes tipos de interações celulares ao longo do processo infeccioso. A compreensão do papel das células da imunidade inata e suas interações permitirá desenvolver novas estratégias terapêuticas que direcionem a resposta inflamatória para a proteção do indivíduo infectado e supere a resistência a antibioticotera
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana Russi Tavares de Mello

Outra

Divulgação Científica
  • mapeamento das coleções etnográficas no brasil
  • Coletadas há séculos, as coleções etnográficas continuam em formação, em geral preservadas por museus. Constituídas por artefatos que materializam aspectos da vida social humana (adornos, vestuário, cerâmicas, trançados etc), são associadas a diferentes grupos sociais. Desde o século XIX se imbricam com a formação da ciência antropológica. Guias de museus no Brasil ou por regiões do país (IBRAM, 2011; ABREU e BESSA, 2013; MISAN e VASQUES, 2002) e estudos sobre coleções, como as indígenas (DORTA, 1992; VELOSO JUNIOR, 2019; CURY, 2021), não fornecem um panorama da localização de coleções etnográficas no país, tampouco dos grupos a elas relacionados. Dorta (1992) e Ribeiro (1994) identificaram problemas nos estudos dessas coleções. Preservadas em museus de antropologia, também são encontradas em museus históricos, de história natural e mesmo noutras iniciativas culturais (RUSSI e PEREIRA, 2021). A plataforma Museusbr registra mais de 3.900 museus no país. Tal quantitativo de instituições e a dispersão das coleções traz aos campos da Antropologia, da Museologia e das políticas públicas para a cultura, dificuldades para localização e identificação; para seus estudos; para a promoção da descolonização destes acervos, assim como, para a gestão e acesso de coleções. A organização e a disponibilidade para o acesso aos dados da pesquisa serão efetivadas num sistema próprio, assegurando um compilamento de informações objetivas e ao alcance do público. Constitui-se não apenas numa solução, como numa tendência estratégica no contexto da transformação digital. Dada a diversidade dessas coleções, há que se promover e se estruturar padrões de acesso (entradas) e taxonomias que permitam a recuperação, o entendimento e a interoperabilidade de informações entre diferentes coleções em plataformas digitais. Ao final, a plataforma web deverá disponibilizar e incorporar dados com o passar do tempo, com os avanços técnicos e científicos e com a ampliação das próprias coleções.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 08/02/2023-28/02/2026
Foto de perfil

Adriana Sanches Garcia de Araújo

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • estudo da interação vascular e da oferta de oxigênio periférica e respiratória como moduladores da capacidade de exercício em indivíduos com asma
  • Introdução: A asma é uma doença pulmonar crônica não transmissível, caracterizada por inflamação crônica das vias aéreas e limitação variável do fluxo aéreo expiratório. Acomete aproximadamente 20 milhões de pessoas no Brasil e 300 milhões ao redor do mundo, com alta prevalência em países de média e baixa renda, sendo assim, considerada um problema de saúde pública mundial. Indivíduos asmáticos, além do comprometimento pulmonar, apresentam repercussões sistêmicas da doença. Alterações no sistema cardiovascular e muscular são frequentes, como alterações no controle autonômico cardíaco e baixa tolerância ao exercício, além da disfunção endotelial. No entanto, ainda não é conhecida a influência do exercício sobre estas variáveis. Objetivo: Avaliar a influência do teste de exercício na função endotelial, oxigenação muscular periférica e respiratória e no controle autonômico cardíaco de indivíduos asmáticos. Métodos: Trata-se de um estudo transversal quantitativo descritivo comparativo, em que serão avaliados dois grupos (GControle: indivíduos saudáveis e GAsma: indivíduos asmáticos). As avaliações serão realizadas em dois dias, sendo: 1) Apresentação da pesquisa e registro do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, Avaliação; teste de função pulmonar e registro da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em repouso; 2) Será realizado teste de degrau de 3 minutos; avaliação da dilatação mediada por fluxo da artéria braquial (DMF) pré-exercício e pós-exercício; avaliação da oxigenação e desoxigenação muscular periférica e respiratória em repouso, durante e pós exercício; avaliação da variabilidade da frequência cardíaca durante e pós exercício. Resultados Esperados: O estudo poderá contribuir com novo conhecimento sobre o comportamento da função endotelial e oxigenação muscular na população asmática pré-exercício, durante exercício e após o exercício, bem como do controle autonômico cardíaco.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana Scoton Antonio Chinelatto

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de eletrodos com camada funcional para uso em células a combustível reversíveis de óxido sólido.
  • As mudanças climáticas mostram a necessidade de busca de geração de energia por meio de fontes ambientalmente amigáveis, como o hidrogênio. Dentro deste contexto, tem-se as células a combustível de óxido sólido (SOFCs) que possuem alta eficiência energética, podem operar com diversos combustíveis e possuem baixas emissões de poluentes. Entretanto, as altas temperaturas de uso (ao redor de 1000°C) inviabilizam o uso extensivo destas células. Uma alternativa é utilizar as células a combustível com eletrólitos formados por óxidos condutores protônicos (PCFC). Nestas células, as temperaturas em que ocorrem as maiores condutividades protônicas (entre 400°C e 600°C) levam a condições termodinâmicas favoráveis para a eletrólise do vapor de água. Esta característica permitem a construção de Células a Combustível Reversíveis de Óxido Sólido Protônicas (R-PCFCs) que podem tanto produzir eletricidade, a partir de um combustível, como podem produzir seu próprio combustível a partir de eletricidade. Um dos maiores desafios para o uso das R-PCFCs está na alta resistência de polarização do eletrodo de oxigênio, que ainda limita o alto desempenho destas células. As principais soluções para esse problema passam pelo desenvolvimento de eletrodos com alta atividade catalítica e a melhoria da interface eletrodo/eletrólito. Desta forma, este projeto tem como objetivo estudar o efeito da presença de uma camada funcional entre o eletrodo de oxigênio e o eletrólito em células R-PCFCs, com a finalidade de diminuir a resistência de polarização e melhorar a compatibilidade dos coeficientes de expansão térmicas entre eletrólito e o eletrodo. A célula será formada por um eletrólito condutor protônico, Ba(Ce,Zr,Y)O3-d, e serão produzidos eletrodos de oxigênio com condutividade mista protônica/eletrônica, a partir das fases Ba(Ce,Zr,Y)O(3-d) e LaNi(x)M(1-x)O(3-d) com M=Fe, Cr ou Co. A camada funcional será feita com uma variação composicional do próprio eletrodo, usando diferentes técnicas.
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriane Ribeiro Rosa

Ciências da Saúde

Medicina
  • identificação dos mecanismos transdiagnósticos em saúde mental baseado na biologia dos sistemas e ferramentas de bioinformática
  • Uma estratégia promissora para superar os desafios da Psiquiatria na prática clínica é a implementação da "Medicina de Precisão". Esta estratégia tem como objetivo aprimorar a saúde e promover cuidados personalizados, levando em consideração a variabilidade genética, ambiental e de estilo de vida de cada indivíduo. A proteômica e a metabolômica, ao contrário dos dados genômicos que geralmente não são modificáveis, permitem uma análise abrangente e global das proteínas e metabólitos em um sistema, em um momento específico e sob uma determinada condição. A integração dos dados ômicos, por meio da biologia de sistemas, permite a identificação de padrões ou assinaturas biológicas associadas a doenças específicas. Isso proporcionaria uma mudança de paradigma no entendimento das doenças mentais, na busca por subtipos biológicos mais homogêneos, biomarcadores específicos e, finalmente, para tratamentos personalizados. Esta abordagem inovadora alinha-se com os objetivos dos Research Domain Criteria. Apesar de altamente promissora, o uso destas abordagens para a identificação de assinaturas moleculares no diagnóstico psiquiátrico continua enfrentando desafios, como amostras pequenas, casos mal definidos e metodologia inadequada. Para superar essas questões, novas pesquisas devem se concentrar na utilização de coortes amplas e bem definidas e no uso de tecnologias avançadas como a espectrometria de massa. Portanto, através da análise de biologia dos sistemas e das ferramentas de bioinformática, este estudo pretende identificar subtipos biológicos mais homogêneos e potenciais alvos terapêuticos em uma amostra psiquiátrica transdiagnóstica. Entender os mecanismos de heterogeneidade ou de sobreposição subjacente ao processo de adoecimento é crucial e requer novas estratégias presentes na medicina de precisão.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriane Roso

Ciências Humanas

Psicologia
  • violências contra mulheres latino-americanas: um estudo transcultural à luz da teoria das representações sociais e dos estudos de gênero
  • Trata-se de uma proposta de pesquisa e formação de pessoal, cujo caráter é interdisciplinar e transcultural, envolvendo pesquisadoras de instituições brasileiras (UFSM, UFSC, UFPel, UNISC, UNIPAMPA, UNILASALLE, e UFAM) e internacionais (Univesidad Autónoma de Mexico, University of Portsmouth, Harvard University). A proposta visa fortalecer a integração entre os membros do Grupo de Trabalho “Representações Sociais” (Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia - ANPEPP), e fortalecer processos de internacionalização das universidades envolvidas no projeto. A promoção da internacionalização consiste no desenvolvimento de projetos colaborativos com as instituições copartícipes e qualificação das integrantes da equipe de pesquisa (estudos pós-doutorais e missões de estudos) e de discentes (via programas de Visiting scholars - Doutorado Sanduíche no Exterior). O objetivo geral é conhecer e analisar as narrativas e discursos de diferentes sujeitos, grupos sociais e instituições acerca das violências contra mulheres latinas\brasileiras, observando, descrevendo e interpretando as redes de representações sociais que contribuem para a construção das relações de gênero e de práticas sociais. A pesquisa é justificada pelo aumento global das violências contra as mulheres, particularmente em decorrência dos múltiplos impactos da pandemia da COVID-19. Uma variedade de métodos qualitativos será empregada, como levantamento documental internacional (Brasil, México e El Salvador), entrevistas narrativas, grupoterapia, grupos operativos, grupos reflexivos, com mulheres e homens brasileiros, além de grupos de treinamento\capacitação dirigido a profissionais brasileiros e oficinas dirigidas à comunidade não-acadêmica. Para análise e tradução das informações, utilizaremos análise temática e análise de discurso.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 16/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Adriano Adrega de Moura

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • aspectos combinatórios e estruturais de certos módulos para grupos quânticos sobre álgebras de lie de tipos finito e afim
  • O projeto visa estudar certos tópicos de álgebra abstrata (representações de álgebras de Lie grupos quânticos) cujas motivações originais remontam a questões de física teórica. Três membros da equipe tem trabalhado há algum tempo no estudo da estrutura dos módulos de dimensão finita para álgebras de Kac-Moody de tipo afim e seus grupos quânticos sob diversos pontos de vista. Um dos objetivos do projeto visa promover uma intensificação da interação entre eles. Dentre os problemas que estão sendo investigados citamos: construção de módulos primos reais e imaginários visando uma possível classificação de tais módulos, descrição de aspectos estruturais para certas subclasses de tais módulos como fórmulas de caráter, por exemplo, explorando conexões e aplicações em outras áreas. Os métodos utilizados envolvem bandeiras de Demazure, teoria de q-caráteres, cristais, álgebras de clusters, teoria de grafos, dualidade de Howe, entre outros. O tópico da dualidade de Howe, inclusive, é o grande motivador do segundo objetivo do projeto que visa promover a solidificação de uma incipiente colaboração do quarto membro da equipe com os dois membros radicados no Brasil. Mais especificamente, o grupo visa estudar versões dos teoremas fundamentais da teoria de invariantes e de dualidades de Howe associadas a operadores de Dirac no contexto de grupos quânticos do tipo finito. Uma das facetas menos exploradas nessa teoria é a descrição das propriedades estruturais do par dual visto como subconjutno do anel de operadores diferenciais com coeficientes polinomiais. Pretendemos estudar tais aspectos no caso clássico e sobretudo na sua versão quântica, tendo em vista que o processo de q-deformação nem sempre é compatível com inclusões. Posteriormente, será considerado versões afins tangenciando os assuntos envolvidos descritos anteriormente.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 08/12/2023-31/12/2026