Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Neli Teresinha Galarce Machado

Ciências Humanas

Arqueologia
  • mudanças climáticas, paisagens e povoamento da bacia hidrográfica do guaíba durante o holoceno final - parte ii
  • Esta proposta é de complementação ao projeto aprovado pelo CNPq em 2021 (Processo: 408657/2021-9), projeto teve sua aprovação, porém com valor bem abaixo do sugerido. Dessa forma, a presente proposta visa a continuidade, a qualificação e o avanço nas análises do projeto anterior. Este estudo realizará a reconstrução paleoclimática dos últimos ~3000 anos na bacia hidrográfica do Guaíba, relacionando os resultados ao processo de povoamento de populações horticultoras durante o Holoceno Tardio (populações Guarani e Jê Meridionais). A pesquisa busca compreender como era o clima antes da chegada dessas populações, e como evoluiu após o seu estabelecimento. Os dados permitirão avaliar se condições ambientais foram decisivas para a colonização mais intensa da área. A área delimitada para este estudo se localiza na porção central e nordeste do Rio Grande do Sul, abrangendo nove bacias hidrográficas: Alto Jacuí, Pardo, Vacacaí, Baixo Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí e Lago Guaíba. Nessa região, os últimos ~2000 anos foram marcados pela intensificação dos fluxos migratórios: os Jê, que se expandiram desde o Brasil central, e logo os Guarani, procedentes da Amazônia. Cruzando dados palinológicos e dados arqueológicos, pretende-se apresentar indicadores para se compreender: 1) as mudanças climáticas ocorridas nos últimos ~3000 anos; 2) a relação entre as mudanças climáticas e as dinâmicas populacionais; 3) a dinâmica espaço-temporal da ocupação humana da região. Para discutir a evolução climática regional serão obtidos testemunhos sedimentares para análises palinológicas. Também será realizado levantamento botânico e de amostras superficiais para chuva polínica em áreas chave, permitindo associar o espectro palinológico com tipos específicos de vegetação para se gerar um modelo atual das variações do passado a partir do registro palinológico.
  • Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Nelio Teixeira Machado

Engenharias

Engenharia de Energia
  • valorização das cadeias produtivas sustentáveis de açaí (euterpe oleracea, mart) e tucumã (astrocaryum aculeatum) no pará e amazonas via produção de bio-óleos, compostos bioativos, gasolina, querosene e diesel verdes, bio-carvão, e ligantes de asfalto
  • A cadeia do Açaí (Euterpe Oleracea, Mart.) tem grande importância na econômia do Estado do Pará [1]. O Pará produziu 1.228.811 ton/ano de frutos de Açaí em 2018, produzindo após o processamento, entre 85% e 83% (m./m.) de caroços de Açaí [2,3], os quais geram um problema ambiental de gestão de resíduos sólidos [4,5]. A cadeia do Tucumã (Astrocaryum Aculeatum) comercializado na região metropolitana de Manaus, representa uma atividade econômica significativa e crescente [6,7]. Em 2017 foram comercializados, em média, 83 ton/mês [7], de frutos de Tucumã, totalizando 1000 ton/ano, produzindo, após o despolpamento, 65% (m./m.) de caroços de Tucumã [8], gerando um problema ambiental de disposição final e gestão de resíduos sólidos em Manaus. Os caroços de Açaí e Tucumã são ricos em lignina, celulose e hemicelulose com potencial de aplicação em processos de transformação térmicos [8], assim como fonte de compostos bioativos [9,10]. Dentre as tecnologias de transformação de biomassa, destaca-se a pirólise [11,12], a qual produz bio-carvão, bio-óleo, água, e gases com alto poder calorífico [13]. O bio-óleo possui hidrocarbonetos e uma fração oxigenada, rica em compostos fenólicos [10], com propriedades antioxidantes [15]. A pirólise dos caroços de Açaí e Tucumã geram aproximadamente 10% e 60% (m./m.) em bio-óleo, respectivamente [10,16]. A destilação do bio-óleo produz gasolina, querosene e diesel verdes, além de um produto de fundo com propriedades de Asfalto ligante. Estudos in vitro e in vivo demonstram que compostos do bio-óleo apresentam propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, hepatoprotetoras, supressão de estresse oxidativo, carcinogênese e inseticida [14]. Neste contexto, propõem-se neste projeto de P&D, alternativas tecnológicas com foco na valorização dos resíduos das cadeias do Açaí e do Tucumã, através da produção de bio-carvão, bio-adsorvente, bio-óleo, bio-combustíveis, ligante asfáltico, e compostos bio-ativos com potencial farmacológico e industrial.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Thu Dec 22 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026