Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Shirley Silva

Ciências Humanas

Educação
  • estudantes com deficiência no ensino superior: trajetórias de escolarização e produções de subjetividades no contexto da pandemia da covid-19
  • Nos últimos 20 anos, o acesso ao ensino superior no Brasil passou por uma notável ampliação e diversificação. Neste cenário, a permanência e participação de estudantes têm apresentado desafios, cujos sentidos demandam investigação. As pessoas com deficiência representam 0,56% das matrículas no ensino superior. Ao adentrar a universidade, às situações de deficiência como uma diferença social, interseccionadas à raça, gênero e classe, somam-se a fatores estruturais potencializadores de exclusão. Este projeto visa analisar as trajetórias de escolarização e produções de subjetividades de estudantes com deficiência no ensino superior, no contexto da pandemia da Covid-19. Estas questões são ainda pouco exploradas na área de conhecimento específico, o que demonstra a necessidade de pesquisas. Trata-se de uma investigação importante, pois pode fornecer subsídios para o desenvolvimento de tecnologias sociais de acessibilidade de caráter inovador e estratégias de permanência que promovam a qualidade de vida. Se a pandemia tem agudizado desigualdades, cumpre investigar de que modo essas dinâmicas atualizam-se na prática, particularmente junto a pessoas com biografias marcadas por barreiras de acesso. A questão proposta é plausível uma vez que dados quantitativos e o conhecimento tácito das situações de exclusão que as pessoas com deficiência vivenciam no ensino superior indicam a necessidade de perspectivas metodológicas voltadas para a escuta sensível das mesmas. Para se atingir o objetivo proposto a pesquisa visa desenvolver, sob a orientação da instituição executora e em colaboração com 5 universidades-base, distribuídas pelas 5 regiões do país, 3 atividades metodológicas fundamentais de coleta de dados submetidas à análise de conteúdo: (1) pesquisa documental e bibliográfica acerca de políticas educacionais e levantamento de estatísticas das diferentes regiões (Fase I); (2) realização de grupos focais (Fase II); (3) realização de entrevistas em profundidade (Fase II).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Mar 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sibelli Passini Barbosa Ferrão

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • utilização de extrato vegetal obtido a partir das flores de alcachofra (cynara cardunculus scolymus l.) para produção de queijos e avaliação de sua qualidade
  • A coagulação do leite é uma das etapas mais importantes na fabricação do queijo, envolvendo modificações da micela de caseína pela ação de proteinases específicas. Proteases de fontes vegetais vêm sendo estudadas como coagulantes do leite, e a flor da alcachofra (Cynara Cardunculus var Scolymus l.) possui potencial ação coagulante do leite em substituição a quimosina microbiana. O presente estudo possui como objetivos avaliar a utilização de extrato vegetal obtido das flores de alcachofra (C. cardunculus L.) e seu efeito sobre as características químicas, protéicas e sensoriais de queijo ao longo do processo de maturação. Serão obtidos extratos vegetais a partir das flores maduras da alcahofra (C. scolymus L.) e serão tomados como referência o extrato das flores maduras do cardo (C. cardunculus L.) e coalho microbiano (Aspergillus niger var. Awamori). Após caracterização dos extratos serão elaborados queijos a partir do leite pasteurizado de vaca e ovelha, adicionados de cultura mesofílica (Lactococcus lactis ssp lactis e Lactococcus lactis ssp cremoris), com 3 repetições para cada um dos coagulantes. Os queijos serão armazenados em BOD a 13ºC e armazenados por 30 dias. A qualidade e influência dos coagulantes serão avaliadas comparativamente para sua composição química, propriedades físico-químicas, textura, análise sensorial (Perfil Descritivo Otimizado-PDO, aceitação e intenção de compra), perfil proteico e de peptídeos solúveis em água (SDS-PAGE e RP-HPLC) e avaliação dos grupos funcionais por espectroscopia MIR e NIR nos tempos 0, 10, 20 e 30 dias de maturação. Espera-se obter queijos com qualidade nutricional e tecnológica viáveis a partir do uso de coalho vegetal (C. scolymus L.), tornando-se uma alternativa para produção de queijos com posterior transferência de produção para a indústria.
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sidartha Sória e Silva

Ciências Humanas

Sociologia
  • trabalho como ofício: artífices na profissão médica
  • O projeto propõe analisar um tipo específico de relação entre o indivíduo e sua ocupação profissional – qual seja, aquela pela qual o principal fator motivador para o trabalho reside na busca excessiva pela excelência ou pela perfeição em seu exercício –, elegendo-se, como caso empírico, a categoria profissional médica. Propõe-se identificar e mapear os fatores sociológicos que favorecem o surgimento deste tipo particular de relação com um trabalho ou profissão. Na linha de frente do combate à pandemia de covid-19 se colocaram os profissionais da saúde. Entre estes um subgrupo chamou atenção, por serem motivados não tanto por razões de ordem “altruísta” (bem comum, interesse público) ou “egoísta” (ganhos financeiros), mas por uma relação com o trabalho em que o próprio exercício da atividade parece lhes comprazer. Sobre a atividade do artífice, Richard Sennett observa o fenômeno pelo qual certos indivíduos assumem seu trabalho como ofício, ao que exibem características como a curiosidade metódica, a consciência material e o engajamento contínuo e permanente no aperfeiçoamento da perícia laboral. A importância deste trabalho reside na expectativa de se abrir uma nova abordagem conceitual e analítica na sociologia do trabalho que permita diálogos ativos com a sociologia das profissões, a psicologia do trabalho e a gestão organizacional. A hipótese central é que existe uma categoria de indivíduos – que se destacam em seus campos de atuação a ponto de serem percebidos socialmente como obsessivos e incansáveis em sua dedicação – que possuem uma relação com seu trabalho similar à de artífices em contato com seus ofícios, e que existe uma ordem de fatores (morais, éticos, familiares, educacionais) que condiciona o surgimento deste tipo de relação com o trabalho. A abordagem é qualitativa: após a seleção prévia de informantes prevê-se a realização de entrevistas a partir de questões semiestruturadas que visarão captar dados sobre as variáveis referentes aos fatores citados.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025