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Colégio Pedro II
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Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
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Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
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Faculdade Santa Casa BH
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
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Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
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Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
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Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
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Fundação Oswaldo Cruz
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Fundação Pio XII
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Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
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Magda Diniz Bezerra Dimenstein
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
competência cultural e qualidade do cuidado em saúde mental: desenvolvimento e avaliação de indicadores na atenção primária à saúde
Resumo:
A implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família/NASF fez parte da estratégia de ampliação do acesso aos cuidados, da oferta de ações e serviços de caráter psicossocial e de melhoria dos indicadores de saúde mental no Brasil. Eles representam um importante dispositivo não só para a Reforma Sanitária, mas também para a Reforma Psiquiátrica, pelo seu potencial em desenvolver tecnologias de detecção precoce e tratamento em saúde mental, gerar modelos substitutivos na comunidade, orientar a gestão dos planos de continuidade de cuidados e montar de estratégias culturalmente sensíveis às características dos territórios onde atuam, conferindo resolutividade às demandas em saúde mental, especialmente, das populações que vivem em cenários de vulnerabilidade psicossocial. Um dos maiores desafios e lacuna existentes atualmente no âmbito das Políticas Nacionais de Atenção Básica e de Saúde Mental diz respeito ao desenvolvimento de indicadores de qualidade da atenção em saúde mental na Atenção Primária à Saúde/APS que sinalizem para a produção de um cuidado integral e culturalmente sensível. Avaliar a qualidade do cuidado em saúde mental ofertado pelo NASF não é tarefa fácil levando em conta não só a complexidade desse cenário, mas especialmente por envolver aspectos que estão para além da instrumentalização de certos procedimentos técnicos. A presente investigação objetiva desenvolver e validar um Índice de Qualidade do Cuidado em Saúde Mental na APS a partir de um conjunto amplo e variado de indicadores, bem como validar a Escala de Avaliação de Competência Cultural entre Profissionais de Saúde (EMMC 14) e testar um modelo teórico da relação entre competência cultural e qualidade do cuidado em saúde mental na APS. Almeja-se contribuir no âmbito das políticas públicas para o desenvolvimento humano e social e ampliar os estudos avaliativos acerca da qualidade da atenção em saúde mental na APS.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Magda Macedo Madalozzo
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
cultura de segurança do paciente sob a perspectiva dos fatores psicossociais no trabalho
Resumo:
À medida que aumentam as demandas por cuidados de saúde de qualidade, a cultura de segurança do paciente (CSP) tem recebido investimentos de boa parte das organizações hospitalares pelo mundo e representa importante desafio para profissionais e gestores hospitalares. Os processos de acreditação hospitalar têm acelerado os resultados nessa direção por conta de orientações processuais e estruturais, cujo propósito é desenvolver uma cultura de segurança do paciente. Destarte, o objetivo deste estudo é obter subsídios para capacitar equipes de hospitais brasileiros nessa construção, com destaque para a análise dos fatores psicossociais relacionados ao trabalho (FPT) e a sua influência na segurança do paciente. A OMS defende a promoção de ações de incentivo à CSP como essencial à melhoria sustentável da segurança hospitalar, ainda mais a partir da pandemia de Covid-19. O estudo se caracteriza como transversal de abordagem quantitativa. Para tanto, a pesquisa seguirá seis etapas: (1) revisão de literatura nacional e internacional; (2) Coleta de dados junto a seis hospitais da região Sul do Brasil, a partir dos instrumentos Hospital Survey on Patient Safety Culture - HSOPSC (v2), desenvolvido pela Agency for Healthcare Research and Quality e o Copenhagen Psychosocial Questionnaire - COPSOQ III, sobre FPT, aplicados por formulários eletrônicos; (3) Análise dos resultados a partir de estatísticas descritivas e análise multivariada; (4) Elaboração de relatório com resultados de cada hospital; (5) Elaboração de material instrucional de apoio e protocolos para capacitação de profissionais que integram as equipes hospitalares; (6) Aplicação do programa de capacitação proposto para os hospitais pesquisados. Destaca-se a necessidade de sensibilizar os atores envolvidos no cotidiano hospitalar para identificar e intervir em fatores de risco e de proteção psicossociais de modo a fortalecer a CSP, ampliar o cuidado integral com os pacientes e com as equipes, salvando vidas.
Instituição/UF/País:
Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Wed Feb 07 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Magda Maria de Oliveira Ricci
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estatutos e associativismo na amazônia brasileira: estudos sobre a documentação estatutária de associações culturais, comerciais, políticas, religiosas, recreativas, esportivas e profissionais do pará (1835-1988)
Resumo:
Este projeto visa fomentar novas investigações em rede e promover ampla divulgação do acervo de associações civis sob a guarda do Centro de Memória da Amazônia da Universidade Federal do Pará (CMA-UFPA). Este acervo é composto por estatutos nos formatos de manuscritos, folhetos e impressos raros, representando o associativismo presente à população da cidade de Belém e interiores Amazônicos entre os anos de 1835 e 1988. Pretende-se visibilizar este acervo junto aos pesquisadores acadêmicos da região Amazônica, mas ainda deixá-lo acessível aos diferentes agentes culturais e patrimoniais dos tempos atuais. O projeto prevê organizar instrumentos de pesquisa digitais e possibilitar uma melhor integração do acervo dos Estatutos com os dos inventários, testamentos e casamentos entre as datas limites de 1835 e 1988. Ele ainda prevê integrar o acervo dos Estatutos com aquele vinculado ao período imperial presente no Arquivo Público do Estado do Pará (APEP-SECULT-PA). Vale recuperar que se tratam de associações e de irmandades, cuja memória coletiva de seus diretores e sócios tanto pode gerar estudos acadêmicos, quanto localizar e dar acesso público a ancestralidades de pessoas as mais diversas dentro da Amazônia brasileira: são sócios cidadãos, migrantes de diversas etnias, línguas e culturas literárias, esportivas e musicais que se associaram em irmandades religiosas e/ou instituições filantrópicas, abolicionistas, recreativas, mutualistas, esportivas e sindicais entre 1835 e 1988. Este projeto parte da UFPA e será realizado em parceria com as seguintes instituições de ciência e tecnologia: UNICAMP, UFC, UFRJ, Università di Bologna, UEA-AM, Centro de Memória e Documentação da Associação Folclórica Boi-Bumbá Caprichoso, Arquivo Público do Estado do Pará-SECULT, Cátedra João Lúcio de Azevedo (Instituto Camões-PO) e Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGPA).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
Wed Dec 21 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Magda Rosângela Santos Vieira
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de materiais inteligentes de níquel reforçados com nanopartículas carbonáceas (rgo e ntc) via eletrodeposição com potencial inovador e aplicação industrial
Resumo:
As superfícies super-hidrofóbicas (SSHF) integram a classe dos materiais inteligentes e são caracterizadas por apresentarem ângulos de contato (AC) > 150º, e ângulo de deslizamento (AD) < 10º, têm atraído cada vez mais atenção de pesquisadores e do setor industrial, devido às inúmeras aplicações tecnológicas, incluindo-se: autolimpeza, anticorrosão, antibioufouing, redução de arrasto, anticongelamento e separação óleo-água. Nanopartículas carbonáceas, como o óxido de grafeno reduzido (rGO) e nantobuos de carbono (NTC) são fortes candidatas como aditivos para obtenção de materiais super-hidrofóbicos, por apresentarem grande área de superfície específica, resistência à abrasão e excelente condutividade. Os custos estimados com corrosão são da ordem de 5% do produto interno bruto de países desenvolvidos. Além das perdas econômicas, acidentes ambientais e de risco de segurança operacional são frequentes, sendo de elevado interesse, o desenvolvimento de novos materiais que ampliem a vida útil dos equipamentos industriais. As SSHF surgem como fortes candidatas para este fim, pois são capazes de impedir ou retardar o acesso do meio corrosivo ao material e minizar a adesão de micro-organismos, que são responsáveis pelo processo de biocorrosão. Dentre as alternativas de obtenção de SSHF, a eletrodeposição vem apresentando grande destaque, por ser um processo fácil e de baixo custo, e por ser amplamente difundido no setor industrial, viabilizando assim, o seu uso em grande escala. Nesse contexto, o projeto propõe desenvolver superfícies inteligentes, de natureza super-hidrofóbica, que apresentem propriedades anticorrosivas, antibiofouling e autolimpantes, a partir da obtenção de revestimentos via eletrodeposição de Níquel reforçados com rGO e NTC, associados a agentes redutores de energia de superfície , ambientalmente sustentáveis e de baixo custo, visando o aumento da durabilidade de materiais metálicos aplicados ao setor industrial.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Sun Dec 17 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Magna Angelica dos Santos Bezerra Sousa
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
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Currículo
Título do Projeto:
recuperação de nutrientes e matéria orgânica a partir da coagulação/floculação da vinhaça e aplicação como fertilizante.
Resumo:
O cultivo da cana-de-açúcar tem influência direta no desenvolvimento e na economia brasileira desde a época da colonização até os tempos atuais, na produção de açúcar e álcool, tendo a sua consolidação como indústria sucroalcooleira. A vinhaça, principal efluente gerado nessa indústria, apresenta grande conteúdo de matéria orgânica, associado a nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio além de minerais, como zinco, ferro, manganês entre outros. Essas características tornam possível a sua utilização como fertilizante entre outras possibilidades de aplicação, sendo a fertirrigação uma estratégia comum em algumas propriedades produtoras de cana-de-açúcar. No entanto, essa prática adotada sem o manejo adequado pode acarretar o desequilíbrio da concentração de nutrientes e sais no solo, ocasionando a perda da sua fertilidade, contaminação do lençol freático e de mananciais superficiais, como rios e lagos. A técnica da coagulação/floculação, amplamente utilizada no tratamento de água bruta, consiste na desestabilização de partículas coloidais em um meio líquido, envolve mecanismos químicos e físicos. Este projeto tem como objetivo aplicar os processos de coagulação/floculação no tratamento da vinhaça para obtenção de biomassa rica em nutrientes e matéria orgânica com possibilidades de aplicação como fertilizante e recuperação de solos degradados. Nesse contexto, objetivos específicos são: Caracterização físico-química do efluente coletado de uma das usinas do estado do Rio Grande do Norte; seleção de coagulantes naturais e químicos; estabelecer as melhores condições coagulação e floculação, tais como, quantidade de coagulante, pH, velocidade e tempo de agitação; realizar avaliação comparativa dos dados obtidos com os coagulantes naturais e químicos; caracterização o lodo obtido no processo de coagulação e floculação; secagem do lodo e aplicação em testes no desenvolvimento de plantas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
Sun Dec 17 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Magna do Carmo Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
práticas sistemáticas significativas de ensino e de avaliação na alfabetização: documentos oficiais, produção do conhecimento acadêmico e narrativas docentes
Resumo:
O objetivo de nossa pesquisa é compreender as orientações presentes nos documentos oficiais e na produção do conhecimento acadêmico bem como as narrativas docentes acerca do desenvolvimento de práticas sistemáticas significativas de ensino e avaliação na alfabetização. No contexto nacional, há uma lacuna de estudos que tratem da temática de forma sistêmica. Na rede municipal de educação de Lagoa Santa, desde 2007, vem-se construindo e colocando em prática o Projeto Alfaletrar, que estimula o processo de desenvolvimento profissional dos docentes, baseado nos princípios de integração, continuidade, sistematização e acompanhamento. Tendo como base o Projeto Alfaletrar, a rede municipal de educação de Recife, Pernambuco, desenvolveu o Projeto Alfaletrando que também gerou bons índices nas aprendizagens das crianças.. Pelos motivos explicitados, escolhemos as duas redes de ensino nesta pesquisa. Para o desenvolvimento desse estudo, iremos realizar: a) A pesquisa de campo nos dois municípios com fins de perscrutar narrativas de professoras alfabetizadoras e de gestoras, que atuaram nos dois projetos, acerca do desenvolvimento de práticas sistemáticas significativas de ensino e de avaliação na alfabetização. b) A análise documental de propostas oficiais, nacionais e dos dois municípios envolvidos, com fins de abordar documentos que possuem orientações acerca do desenvolvimento de práticas sistemáticas significativas de ensino e de avaliação na alfabetização; c) pesquisa bibliográfica para analisar aspectos da produção do conhecimento no campo do desenvolvimento de práticas sistemáticas significativas de ensino e de avaliação na alfabetização, a partir de pesquisas de mestrado e doutorado concluídas e disponíveis nos repositórios científicos. Pressupomos, assim, desenvolver uma argumentação em favor da importância da elaboração de uma política nacional que possibilite o desenvolvimento de práticas sistemáticas significativas de ensino e de avaliação na alfabetização.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Fri Jan 12 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Magna Maria Inácio
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Ciência Política
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
unilateralismo administrativo dos presidente na américa latina: seletividade regulatória e particularismo
Resumo:
A pesquisa investiga o uso estratégico dos poderes administrativos pelos presidentes da América Latina com objetivo de implementar as suas preferências políticas e direcionar benefícios particularistas para seus apoiadores. A literatura sobre presidencialismo comparado demonstra a amplitude do poder dos presidentes na região, dada a sua posição de agenda-setter na produção legal, mas dá pouca atenção aos seus poderes administrativos. A proposta se concentra nos poderes dos presidentes para regulamentar leis e editar decretos autônomos. O poder presidencial de regulamentar as leis é uma delegação constitucional que permitir a regulamentação seletiva das leis, tornando-as mais próximas das suas preferências. Os decretos autônomos permite ao presidente modelar as condições de implementação das políticas governamentais, como o microdirecionamento de benefícios para grupos específicos. A hipótese central é que a seletividade regulatória e o particularismo presidencial são mais prováveis quanto maior a divergência de preferências políticas entre Executivo e Legislativo e entre os membros do gabinete presidencial. A pesquisa utilizará bases de dados contendo decretos administrativos editados pelos presidentes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Paraguai, no período de 1985 a 2022. A pesquisa realiza a análise comparada em perspectiva longitudinal e transversal (cross-sectional), tendo com variáveis dependentes os indicadores de seletividade regulatória e de particularismo presidencial. Serão utilizados técnicas de análise automatizada dos textos dos decretos, modelos de séries temporais, análise de redes e modelos de diferenças-em-diferenças. A diferença entre os conteúdos das leis e dos decretos (seletividade regulatória) e a alocação discricionária de benefícios para apoiadores do presidente no contexto de maior divergências de preferências entre Poderes e entre os membros do gabinete são evidências que corroboram as hipóteses da pesquisa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Magno Francisco de Jesus Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
por todos os sertões vizinhos: historiografia, sertões e fronteiras nos institutos históricos do brasil oitocentista(1838-1900)
Resumo:
Na historiografia brasileira, a centúria oitocentista demarcou o processo de construção da nação e de consolidação dos fazeres historiográficos, por meio da atuação de letrados que contribuíram na definição de temáticas, de pressupostos metodológicos e de modelos de entender o Brasil. No âmbito dessa conjuntura de invenção de tradições, os institutos históricos nacional e provinciais tornaram-se espaços privilegiados na formatação dos traços que seriam acionados para ler a nação e as diferentes regiões. Neste sentido, este projeto de pesquisa tem o intuito de analisar comparativamente a historiografia produzida sobre sertões e fronteiras no âmbito dos institutos históricos no Brasil ao longo da centúria oitocentista, com ênfase para o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, criado em 1838 no Rio de Janeiro, Instituto Histórico da Bahia (1856), Instituto Histórico e Geográfico da Província de São Pedro (1860), Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano (1862), Instituto Arqueológico e Geográfico de Alagoas (1869), Instituto do Ceará (1887) e o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (1894). A pesquisa ocorrerá por meio do levantamento da produção historiográfica dessas instituições publicadas nas suas respectivas revistas. Por tal ação, tornar-se-á possível entender as aproximações e os distanciamentos dos diferentes projetos historiográficos institucionais no processo de invenção das fronteiras nacionais e provinciais, bem como a construção das diversas acepções acerca dos sertões. Neste sentido, o projeto tem potencial de contribuir para pensar comparativamente um conjunto de instituições que geralmente são investigadas de forma isolada ou, no máximo, como uma extensão do sodalício nacional. Essa dimensão do projeto cria condições de contribuir para o repensar do lugar da nação e das regiões nos diferentes projetos historiográficos institucionais no Brasil do século XIX.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Magno Markus Ferreira Formiga Gonçalves de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
treinamento com restrição do fluxo sanguíneo em dpoc: um estudo de viabilidade randomizado controlado
Resumo:
O treinamento com restrição do fluxo sanguíneo (TRFS) é uma técnica que combina exercícios de baixa intensidade com uma oclusão parcial do fluxo arterial, capaz de produzir resultados semelhantes ao treinamento convencional de moderada/alta intensidade. Dessa forma, apresenta-se como uma alternativa interessante em situações onde a intensidade moderada/alta não consegue ser tolerada. Embora estudos evidenciem a sua eficácia e segurança em diversas populações, o uso do TRFS na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é escasso, mas existe justificativa para isso, uma vez que é comum indivíduos com DPOC não tolerarem incrementos de carga. A questão de pesquisa que se coloca é se o TRFS mais treinamento de força de baixa intensidade seria viável e seguro na DPOC, e quais seriam os desfechos com potencial para um ensaio clínico definitivo. Acreditamos que esse treinamento será viável, seguro e bem aceito na DPOC, e que resultará em ganhos similares aos obtidos via treinamento de força tradicional. A evidência até o momento na DPOC corrobora essa hipótese, uma vez que a única publicação sobre o uso do TRFS na DPOC (i.e., um relato de caso) evidenciou mudanças clinicamente relevantes em desfechos funcionais e auto-relatados relacionados à força. Será realizado um estudo de viabilidade aleatorizado, com dois grupos com indivíduos com DPOC, em paralelo, cego para participantes e avaliadores: 1, grupo intervenção (TRFS de baixa intensidade para extensores do joelho) e 2, grupo controle (treinamento convencional de moderada intensidade para extensores do joelho). Ambos os grupos treinarão 3x/semana por 6 semanas, com acompanhamento em 6 e 12 semanas pós-intervenção/controle (ver infográfico em anexo). Medidas de desfecho primário incluem medidas de viabilidade e segurança, principalmente. Medidas secundárias incluem medidas com potencial para serem desfechos primários ou secundários em um ensaio clínico definitivo, como medidas de função e estrutura muscular de quadríceps.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Magno Merces Weyll Pimentel
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
intervenção virtual para trabalhadores da atenção básica com síndrome metabólica, sintomas de burnout e estresse ocupacional: ensaio clínico randomizado
Resumo:
As metamorfoses que ocorrem no mundo do trabalho são notáveis, principalmente pela crise ideológica, social e política inconsequente de austeridade. Neste contexto, o cerne perpassa pela proletarização do trabalhador com perda da autonomia sobre o processo de trabalho o que proporciona sofrimentos e condições aviltantes de exploração. Com isso, advém o desgaste mental no trabalho, emergindo o estresse ocupacional (EO) e Síndrome de Burnout (SB). A SB é um fenômeno iniciado pelo estresse crônico no trabalho e acomete trabalhadores que possuem contato contínuo com pessoas. Estudos nacionais e internacionais apontam que o EO estimula o aparecimento de SB e, como desfecho, a Síndrome Metabólica (SM) a partir de ativação de marcadores inflamatórios associados ao estresse. Considerando que profissionais da Atenção Básica possuem alta prevalência de EO, SB e SM, o presente estudo abordará como uma intervenção virtual seria efetiva para reduzir componentes dos problemas de saúde citados. Através deste estudo, será possível estimular e fortalecer o autocuidado dos trabalhadores da Atenção Básica, dialogando com o cumprimento da Política de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora e com o Plano Nacional de Saúde. Assim, a hipótese alternativa é de que a intervenção virtual é efetiva na redução dos marcadores de SM, SB e EO. Esta hipótese é plausível dado estudos prévios que demonstram melhora de outras condições de saúde dos trabalhadores através de intervenção virtual, como por exemplo o controle dos sintomas de ansiedade. Para tanto, será realizado um ensaio clínico randomizado, com trabalhadores da Atenção Básica de Salvador e Manaus, que, após triagem e validação da plataforma virtual (PV), serão alocados aleatoriamente em dois grupos. O grupo intervenção será submetido à PV durante 12 semanas consecutivas e o controle receberá textos por e-mail, ambos monitorados quanto ao desfecho pelo mesmo tempo e com a mesma frequência. O projeto foi aprovado pelo CEP/UNEB.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
divulgação cientifica em um espaço não formal de ensino para promoção de sustentabilidade e inclusão
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
Fri Dec 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Magnus Luiz Emmendoerfer
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
análise da governança multinível e do desenvolvimento sustentável em cidades criativas da gastronomia da unesco em perspectiva comparada internacional
Resumo:
Este projeto em cooperação acadêmica internacional com horizonte 2030 alinhado a Agenda Global da ONU foi iniciado em 2022, no mesmo ano de reconhecimento da Rede da Cátedra UNESCO em Economia Criativa e Políticas Públicas, única em âmbito global. Esta Rede sediada na UFV, envolve 13 universidades cofundadoras no Brasil e 4 do exterior, além das outras 13 instituições colaboradoras deste projeto estruturador, visando contribuir com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para territórios mais resilientes e inclusivos a partir da cadeia produtiva da gastronomia, a luz da Administração e Políticas Públicas. O tema focaliza a Governança e o Desenvolvimento em Cidades Criativas da Gastronomia (CCGs), sobretudo em decorrência do estímulo da geração de empreendimentos, trabalho e renda. Embora a literatura aponte que exista um crescente debate acerca dos preceitos de Sustentabilidade na produção de bens e serviços de consumo, entende-se que os estudos dessa temática, especificamente no âmbito da Governança, são limitados. A questão é: como ocorre a Governança Multinivel em CCGs, em perspectiva comparada internacional, para o alcance dos ODS-ONU? A metodologia deste projeto inédito será: a) qualitativa, utilizando-se de estágios de pesquisa para observações in loco e entrevistas com roteiros semiestruturados (em CCGs em 8 países de diferentes continentes), os quais serão tratados por meio da análise de conteúdo / discurso; b) quantitativa, por meio de Survey, contendo roteiro de coleta de dados para mensurar o grau de Governança das CCGs (dentre 49 CCGs existentes até 2022) com suporte de Análise Estatística com multitécnicas e suporte de softwares especializados. O apoio do CNPq será fundamental para o fortalecimento desta Rede e avanço deste projeto em nível internacional, que conta com jovens doutores, bem como pesquisadores de Universidades das regiões NO, NE e CO do Brasil, bem como de países da América Latina, África e de outros continentes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
Wed Jan 31 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Magnus Luiz Emmendoerfer
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
governança e desenvolvimento em cidades criativas da gastronomia da unesco na iberoamerica
Resumo:
A Rede das Cidades Criativas da UNESCO propõe o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Este estudo abordará a Gastronomia no âmbito das Cidades Criativas da UNESCO, pois trata-se de um ramo entre práticas que envolvem técnicas e modos de traduzir e gerir materiais produzidos e cultivados por meio da culinária, com atenção à Sustentabilidade. O tema focaliza a Governança e o Desenvolvimento em Cidades Criativas da Gastronomia (CCGs) na Iberoamerica, sobretudo em decorrência do estímulo da geração de empreendimentos, trabalho e renda. Embora a literatura aponte que exista um crescente debate acerca dos preceitos de Sustentabilidade na produção de bens e serviços de consumo, entende-se que os estudos dessa temática, especificamente no âmbito da Governança, são limitados. A questão é: como ocorre a Governança em CCGs, em perspectiva comparada internacional, para o alcance dos ODS da ONU? Identifica-se como oportuno lançar luzes à essa questão para assimilar de que forma a Governança encontra-se imbricada nas ações e nas relações socioinstitucionais em CCGs, inclusive voltadas para o controle e accountability na Administração Pública, a partir do Turismo e da Economia Criativa, permitindo analisar o alcance dos ODS da ONU, como forma de compreender seus efeitos na sociedade. A metodologia abarcará a pesquisa qualitativa, utilizando-se de observações e entrevistas com roteiros semiestruturados, os quais serão tratados por meio da análise de conteúdo; quantitativa, por meio de Survey, contendo um roteiro de coleta de dados para mensurar o grau de Governança das CCGs no Brasil (Paraty, Belo Horizonte, Florianópolis e Belém) e no exterior (DéniaEspanha, San AntonioUSA, PopayánColômbia), bem como Análise Estatística Descritiva, via software Stata®. Assim, além de desenvolver um estudo comparado, envolvendo a pesquisa de campo, in loco, em CCGs iberoamericanas, esta investigação abrangerá a tríplice linguística português-espanhol-inglês.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
Wed Jan 31 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Maiane Liana Hatschbach Ourique
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
documentos de reconhecimento: narrativas de vida e docências do sul durante e pós-pandemia
Resumo:
A proposta reúne iniciativas realizadas nos últimos três anos pela proponente e colaboradores de três instituições federais de Educação Superior do sul do Brasil para dar continuidade de forma sistemática e ampliada a ações de investigação e formação com professores da infância. Considerando a catástrofe global dos últimos anos, a precarização do trabalho e adoecimento docente têm se mostrado nos inúmeros pedidos de demissão, afastamentos por questões de saúde, pedidos de licença motivados por sobrecarga psicológica, física e emocional. O objetivo principal é compreender as experiências de vida e de trabalho constituídas pelos professores da infância desde o início da crise pandêmica de 2020, registrando as sensibilidades narradas e os dispositivos pedagógicos construídos para acolher, ensinar e aprender em um cenário (pós-)traumático. A intenção é (re)figurar as trajetórias docentes, buscando um fio narrativo que possa responder a seguinte questão: de que forma os desafios de vida e docência sentidos pelos professores durante a pandemia impactaram e/ou foram integrados à sua experiência humana e às práticas pedagógicas da escola atual? A hipótese da pesquisa é a de que a escuta atenta e a narratividade são dispositivos de teorização que reconciliam o sentir, o pensar, o expressar e, assim, imunizam a investigação do domínio universalista e das análises enrijecidas, induzindo-a a produzir inovação teórico-prática e solidariedade entre todos os sujeitos envolvidos, neste caso, professores em seu contexto de vida e trabalho. A pesquisa possui uma abordagem metodológica qualitativa e hermenêutica, tendo como instrumentos entrevistas, rodas de conversa e narrativas autobiográficas sobre as perspectivas do reconhecimento intersubjetivo e de uma formação não violenta. Defende-se a ideia de que conhecer os efeitos da pandemia no cotidiano da docência e da escola é uma ação crucial para que dispositivos estruturais e formativos sejam mobilizados no contexto escolar.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
Tue Dec 19 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maiara Rodrigues dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
aprendizado sobre o cuidado culturalmente responsivo para crianças e suas famílias no ensino de graduação em enfermagem
Resumo:
Introdução: Enfermeiros de serviços de saúde com crianças apresentam carência de conhecimento sobre ética e diversidades culturais. Nesse sentido, intervenções educativas são fundamentais para garantir às crianças e suas famílias os cuidados de saúde que necessitam. As experiências internacionais de aprendizado são importantes ferramentas no ensino sobre questões globais de saúde e conscientização cultural para combater as desigualdades. Entretanto, os estudos carecem de uma análise ampliada sobre os impactos dessas iniciativas na graduação em enfermagem, incluindo a aplicação do aprendizado global e o desenvolvimento de competência ética e cultural, especialmente na área de enfermagem pediátrica. Este estudo analisará experiências de Aprendizado Colaborativo Internacional Online (COIL) em um curso obrigatório no componente curricular de enfermagem em duas universidades parceiras. Objetivo: Conhecer a experiência dos estudantes de enfermagem no Aprendizado Colaborativo Internacional Online (COIL) para desenvolvimento de competência ética e cultural no cuidado de crianças doentes e suas famílias e Examinar o impacto do COIL no conhecimento, habilidades e atitudes dos estudantes de enfermagem para a oferta de cuidado culturalmente responsivo para crianças doentes e suas famílias. Método: Trata-se de um estudo de método misto convergente, qualitativo fenomenológico e quantitativo, que será realizado no Brasil e nos Estados Unidos. Será guiado pelo modelo de alinhamento transcultural. A coleta de dados será realizada em duas etapas: quantitativa, com análise de um questionário e outra etapa qualitativa, com grupos focais e análise de mídias sociais. Resultados Esperados: A pesquisa contribuirá para disseminar atividades de formação acadêmica que visam o amadurecimento crítico e potencialização da aprendizagem, por meio de uma experiência de internacionalização e aproximação cultural entre diferentes países, com o foco na redução das desigualdades em saúde.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Mailiz Garibotti Lusa
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
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Currículo
Título do Projeto:
o caráter generalista da formação em serviço social no brasil e a abordagem da questão agrária e das ruralidades
Resumo:
A pesquisa tem por tema geral o atual projeto de formação profissional em Serviço Social expresso essencialmente nas Diretrizes Curriculares (DC) para os cursos no Brasil, elaboradas em 1996 em processo coordenado pela Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social (ABESS). O foco é a investigação do perfil generalista do egresso, que é um dos aspectos que perfilam tal projeto. No contexto de afirmação deste perfil à época estava a superação de uma visão fragmentada de realidade, que também repercutia em uma formação setorializada por subáreas, enfrentamento realizado sob a perspectiva de totalidade. Ainda são insipientes pesquisas e produções teóricas com foco neste perfil, mesmo que a sua afirmação esteja consolidada. As poucas produções sinalizam que ainda há fragilidades no desenvolvimento deste perfil, que vão desde a dificuldade de conceituá-lo, passando pela incerteza sobre a sua efetividade, até a abordagem transversal de temas no cotidiano da formação. Neste quadro, toma-se como problema de pesquisa a concepção sobre o perfil generalista e sua implicação na abordagem de temas transversais. O pressuposto é que há fragilidades na sua efetivação o que compromete o enfrentamento de questões que transversalizam a formação e o trabalho profissionais, como a questão agrária e étnico-racial. Como estratégia metodológica trabalhar-se-á com a pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e procedimentos de tipo bibliográfico, documental e empírico, com realização de entrevistas semiestruturadas e análise de Projetos Pedagógicos de Cursos para identificação das implicações para a abordagem de temas transversais. No tratamento dos dados será realizada análise de conteúdo. Espera-se contribuir para a compreensão, afirmação e efetividade deste perfil, assim como para o reconhecimento da intersecção de temas transversais, a fim de fortalecer a direção ético-política estratégica apontada no projeto profissional do Serviço Social brasileiro.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Mon Jan 08 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas públicas inovadoras para a monitoração eletrônica no brasil: entre os discursos legitimadores e a percepção dos sujeitos monitorados
Resumo:
No Brasil, a monitoração eletrônica (ME) tem assumido protagonismo no enfrentamento ao estado de coisas inconstitucional do sistema carcerário (tal como reconhecido pelo STF no julgamento da liminar da ADPF nº 347). Discursivamente, a medida tem sido apresentada em âmbito legislativo, judiciário e executivo, como: a) uma alternativa à violação de direitos humanos no sistema carcerário; b) condição de possibilidade para uma diminuição significativa dos gastos com a execução penal; c) uma forma de potenciar a integração sócio laboral dos sujeitos eletronicamente monitorados. Ocorre que, se na dimensão programadora da ME os discursos de legitimação e o delineamento legal da medida apresentam-na como uma alternativa viável ao cárcere, na dimensão operacional ela tem se mostrado cativa de uma lógica de reforço do controle punitivo, produzindo um cenário extremamente ambíguo. Estudos já produzidos pelo Conselho Nacional de Justiça e o PNUD acerca do tema apontam para o alto caráter estigmatizante da tornozeleira eletrônica (o que implica dificuldades de inserção social dos monitorados), falta de padronização na operacionalização da ME nos diferentes Estados federativos (o que gera um cenário de insegurança jurídica), bem como a existência de uma estrutura deficitária quando não inexistente no que se refere às equipes multiprofissionais de acompanhamento dos monitorados. Nesse sentido, a pesquisa visa a cotejar, em âmbito nacional, os discursos de legitimação da ME nos níveis do Poder Legislativo, Judiciário e Executivo, com a percepção das pessoas monitoradas, com o escopo de avaliar possíveis descompassos entre a dimensão programadora e a dimensão operacional da medida, a fim de apontar possíveis políticas públicas inovadoras para aprimoramento dos serviços de ME no país, considerando, ainda, a experiência pioneira da Colômbia com a ME e os resultados já evidenciados naquele país.
Instituição/UF/País:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maíra Avelar Miranda
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a construção linguístico-cognitiva de um repertório de gestos para o potugês brasileiro: aplicações de métodos de análise gestual a dados multimodais
Resumo:
Neste projeto, pretende-se desenvolver um Repertório de Gestos Recorrentes para o Português Brasileiro, tendo como base o campo de estudos da Linguística Cognitiva e sua inter-relação com os Estudos de Gesto. Na articulação teórico-metodológica entre esses dois campos do conhecimento, parte-se do princípio de que as construções gramaticais são de natureza multimodal (BRESSEM et al, 2013). Sendo assim, hipotetiza-se que é possível estabelecer padrões de identificação de gestos recorrentes (LADEWIG, 2014) e de famílias gestuais (KENDON, 2004) para o Português Brasileiro, cujo núcleo semântico comum demonstra que os gestos podem ser categorizados conforme critérios linguísticos, sendo possível estabelecer um pareamento entre forma e sentido, conforme proposto por teorias gramaticais de base cognitiva (LANGACKER, 2008, CROFT, 2017). Para a construção de um Repertório de Gestos Recorrentes do Português Brasileiro, serão coletadas 800 horas de dados videogravados provenientes de registros formais públicos, informais públicos e informais privados (C.f. RASO & MELLO, 2014). A metodologia utilizada, o Sistema Linguístico de Anotação Gestual, mostrou-se útil para a construção de repertórios de gestos em outras línguas, tais como: o Repertório de Gestos do Alemão (MÜLLER et al, 2013), do Inglês (LIDELL, 2012) e do Russo (IRISHKANOVA et al, 2019, ainda em construção). Resultados-piloto preliminares (AVELAR & GRAÇA, 2020) demonstraram ser possível encontrar padrões gestuais de negação no PB, em diferentes contextos da língua em uso, o que demonstra, previamente, a viabilidade e a relevância do projeto proposto.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Mon Jan 08 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Maira Covre Sussai Soares
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise das campanhas de prevenção à violência de gênero: 2000-2025
Resumo:
A violência de gênero é um tópico de crescente importância no Brasil e no mundo. Nas últimas décadas novas legislações foram introduzidas em muitos países de forma a combater esse tipo de violência. Um marco importante no Brasil foi a homologação da Lei Maria da Penha, nº 11.340, criada em 2006 a fim de coibir, punir e prevenir as violências contra a mulher. Após a Lei Maria da Penha, outras conquistas no âmbito do direito das mulheres foram atingidas, como a lei nº 12.015 que alterou o Código Penal ao dispor sobre os crimes contra a dignidade sexual, ampliando as configurações do crime de estupro para além da conjunção carnal. Finalmente, a Lei do Feminicídio, nº 13.104, foi sancionada em 2015 categorizando o feminicídio como homicídio qualificado e incluindo-o no rol dos crimes hediondos. Ao mesmo tempo, vários programas de prevenção foram criados e numerosas campanhas de consciência pública foram lançadas. O objetivo fundamental desse processo foi converter a violência de gênero de uma questão privada para uma questão pública, de modo que toda a sociedade e grandes órgãos assumam sua responsabilidade em preveni-la. Apesar disso, os níveis de violência de gênero permanecem em todo o mundo e pouco é conhecido sobre como e em que medida as campanhas auxiliaram a modificar atitudes e comportamentos na direção desejada. Este estudo inovador aprofundará o conhecimento acerca das campanhas de prevenção da violência de gênero no Brasil, lançadas no período de 2000 a 2025, de forma a sistematizar e analisar as principais entidades promotoras, seus objetivos, as estratégias e os impactos alcançados, de forma a identificar suas trajetórias e propor possíveis melhorias nas mesmas. Além disso, os dados do Brasil serão comparados aos obtidos em Espanha, Portugal e Colômbia, coletados em projeto internacional com objetivos semelhantes.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maira Galdino da Rocha Pitta
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
investigação de potenciais biomarcadores para o diagnóstico e acompanhamento de doenças raras
Resumo:
As doenças raras na reumatologia representam um grupo heterogêneo de síndromes com diferenças nas manifestações clínicas, etiologia, prognóstico e na resposta terapêutica, e possuem alta prevalência quando são analisadas em grupo. A heterogeneidade das manifestações clínicas dificulta o diagnóstico e pode determinar condutas terapêuticas inadequadas. Visando um diagnóstico presuntivo inicial para a esclerose sistêmica, doença de Behçet, doença mista do tecido conjuntivo e edrmatomiosite juvenil, que são 4 doenças raras, são utilizadas diversas técnicas baseando-se inicialmente nas manifestações clínicas do paciente. A biópsia do órgão atingido com características suspeitas, avaliação de sinalizadores de inflamação no sangue como proteína C-reativa, ressonância magnética, microarranjos proteicos, ELISA e avaliação de enzimas musculares são alguns dos principais métodos utilizados. O objetivo da presente proposta é buscar identificar e validar potenciais biomarcadores de diagnóstico e acompanhamento para doenças raras (Esclerose Sistêmica, Doença Mista do Tecido Conjuntivo, Doença de Behçet e Dermatomiosite) através de dados de sequenciamento de RNA (RNA-Seq), expressão gênica por RT-qPCR, análises dos potenciais biomarcadores no soro por ELISA e análises estatísticas para verificar a acurácia dos analitos identificados. A pesquisa faz-se relevante, uma vez que tais indicadores biológicos podem auxiliar no diagnóstico rápido e específico, e no acompanhamento dos pacientes acometidos de forma prática e segura. Destarte, a presente proposta se destaca pelo seu elevado grau de inovação e sua transversalidade, voltada para Doenças Reumatológicas Raras, espera-se contribuir de forma significativa para melhoria da qualidade de vida desses pacientes, aprimorar estratégias de manejo dos pacientes com doenças reumáticas raras no Sistema Único de Saúde, formação de recursos humanos e incremento científico-tecnológico em nível nacional e internacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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