Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Renato Luiz Guerino Cunha

Ciências da Saúde

Medicina
  • seleção, desenvolvimento e validação de novos vetores para a manufatura de células de defesa geneticamente modificadas para o tratamento de pacientes portadores de mieloma múltiplo e leucemia mielóide aguda – um projeto br-cart-platform
  • Com o sucesso da terapia com células T CAR para neoplasias de células B, novos alvos têm sido investigados para inúmeras neoplasias que carecem de tratamentos inovadores com potencial curativo. O BCMA tem sido proposto como um alvo potencial para células T CAR em mieloma múltiplo e inúmeros outros para o tratamento de pacientes portadores de leucemia mielóide aguda. Recentemente, a American Society of Hematology apoiou a iniciativa de criar uma plataforma para desenvolver células T CAR com tecnologia 100% brasileira que permitiu selecionar novos clones scFv, com o objetivo de serem incorporados em novos vetores lentivirais. A identificação de novos anticorpos para os alvos humanos para as proteínas BCMA (MM) e CD123 ou CD99 (LMA) foi realizada com o uso biopainéis e biblioteca phage-display para a região scFv humana. As sequências de DNA dos clones scFv e as proteínas das regiões determinantes de complementariedade obtidas foram analisadas e comparadas com bases de dados universais. As sequências selecionadas apresentaram menos de 80% de similaridade e algumas foram consideradas inéditas, um indicativo de que os produtos de terapia avançada do presente projeto são originais e possuem alto potencial de registro de patentes. Assim, neste projeto objetiva-se: 1) validar através de novos vetores lentivirais e experimentos in vitro os novos clones scFv selecionados; 2) validar modelos animais para experimentos in vivo dos novos clones scFv e vetores lentivirais desenvolvidos e; 3) validar o processo de manufatura em sala limpa de acordo com as boas práticas de fabricação de vetores e células T CAR para uso clínico. Ao final, espera-se que a nova tecnologia brasileira seja traduzida para uso em protocolos de pesquisa clínica como novas opções de tratamento para pacientes portadores de MM e LMA e, ao mesmo tempo, se resultados clínicos satisfatórios, resultará em pedido de registro do produto celular junto à ANVISA com o objetivo de incorporá-lo ao Sistema Único de Saúde.
  • Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto - SP - Brasil
  • Tue Dec 08 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Renato Luiz Sobral Anelli

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • o papel das redes de infraestrutura na redução das vulnerabilidades das cidades brasileiras às mudanças climáticas.
  • Este projeto de pesquisa visa suprir a lacuna de estudos teóricos e aplicados sobre os impactos das mudanças climáticas nas cidades brasileiras em interface com infraestruturas urbanas e assentamentos precários. Insere-se em um contexto em que a elevação das temperaturas do planeta e a intensificação dos eventos extremos afetam com maior intensidade as populações mais pobres. O modelo de urbanização das cidades brasileiras, com ocupações de áreas precárias sujeitas a inundações e deslizamentos, impermeabilização do solo e ilhas de calor contribuem para modificar os processos de precipitação e de umidade do ar, agravando tais impactos que se distribuem de modo desigual no território. A descoordenação setorial entre as áreas correlatas à ciências ambientais, ao planejamento urbano e infraestrutura dificultam a implementação de políticas públicas com foco na resiliência das cidades. O projeto reúne uma rede de pesquisadores interinstitucionais com o propósito de discutir o papel das redes de infraestrutura de transporte, drenagem, saneamento e áreas verdes em interface com as mudanças climáticas. Tais redes estruturam a urbanização e devem ter seus paradigmas alterados para ampliar a resiliência das cidades aos eventos extremos do clima. Tem como objeto localidades com características distintas no estado de São Paulo. A metodologia envolve as seguintes etapas: sistematização e análise bibliográfica; seleção de novos casos a partir da experiência acumulada pela equipe; análise de áreas vulneráveis, considerando a ausência ou provisão de infraestrutura; levantamento da cadeia de impactos dos eventos extremos, identificando parâmetros de recorrência e relevância; construção de parâmetros de planejamento e de projeto urbano que visam orientar as políticas públicas; produção de material e métodos para ampliar competências de corpos técnicos/administrativos de instituições públicas, privados e de organizações da sociedade civil.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Renato Machado Monaro

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • plataforma para testes de proteção de geradores eólicos de velocidade variável com conversor back-to-back de três níveis
  • A energia eólica é uma das formas de geração de eletricidade que mais cresce no mundo. A utilização de energia eólica no Brasil representa 10% da capacidade instalada, no entanto, está em forte crescimento. Desta maneira, o entendimento do funcionamento dos geradores eólicos é de fundamental importância para o controle e proteção destes equipamentos. Nos geradores eólicos há uma crescente utilização de eletrônica de potência. Um tópico de pesquisa ainda pouco explorado é a análise dos transitórios eletromagnéticos que ocorrem nos aerogeradores durante a ocorrência de faltas nos geradores elétricos. Sobretudo quando estes estão associados a conversores/inversores de potência. O objetivo principal deste projeto é a proposição de novas técnicas de proteção para aerogeradores baseados em geradores de indução e geradores síncronos de rotor bobinado. Para tanto, será realizado um extenso levantamento bibliográfico seguido da avaliação das técnicas de proteção atualmente empregadas e propostas para aerogeradores de velocidade variável. O entendimento do comportamento transitório dos aerogeradores será fundamental para a proposição de técnicas inovadoras de proteção. O estudo do comportamento transitório será realizado por meio de simulações e ensaios realizados em laboratórios em máquinas elétricas reais. Além disso, as formas de ondas coletadas em conjunto com as informações obtidas nas simulações servirão para testar o desempenho das técnicas de proteção sob avaliação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Renato Machado Pereira

Engenharias

Engenharia Química
  • olimpíada de matemática dos institutos federais (omif)
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Wed Feb 17 00:00:00 BRT 2021-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Renato Martins da Silva

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • estudo clínico - fase iii, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo para avaliar a eficácia e segurança do azvudine (fnc) no tratamento de pacientes adultos afetados pela infecção do vírus sars-cov2.
  • A doença infecciosa COVID-19 que cursa com síndrome respiratória aguda grave 2, causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), tornou-se uma emergência de saúde pública de interesse internacional devido à epidemia global de 2020. Cerca de 80% dos casos confirmados são ligeiros ou assintomáticos e a maioria recupera-se sem sequelas. No entanto, 15% são infecções graves que necessitam de oxigênio e 5% são infecções muito graves que necessitam de ventilação assistida em ambiente hospitalar. Os casos mais graves podem evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória grave, septicemia, falência de vários órgãos e morte. Entre os sinais de agravamento da doença estão: a falta de ar, dor ou pressão no peito, cianose de extremidades, perturbações na fala e no movimento. O agravamento pode ser súbito e ocorre geralmente durante a segunda semana requerendo atenção médica de urgência. A OMS ainda não aprovou qualquer medicamento para o tratamento de infecções por coronavírus em seres humanos, e ainda não há uma vacina disponível. O medicamento AZVUDINE (FNC) é um novo tipo de inibidor da transcriptase reversa de nucleosídeo, que promove uma inibição significativa e de amplo espectro de vírus de RNA e DNA, apresentando uma boa segurança clínica. AZVUDINE está na fase III do ensaio clínico anti-HIV (GQ-FNC-201) e anticoronavírus (COVID-19), com boa eficácia e segurança até o momento.
  • INSTITUTO GALZU - RJ - Brasil
  • Mon Jun 28 00:00:00 BRT 2021-Fri Jun 30 00:00:00 BRT 2023