Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Andre Rodrigo Rech

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • contribuições da natureza para as pessoas: o papel de interações bióticas no funcionamento de serviços ecossistêmicos e ambientais no vale do jequitinhonha (mg-brasil)
  • Esta proposta nasce da demanda por subsídios que embasem a construção de políticas de pagamento por serviços ambientais nos municípios do Vale do Jequitinhonha. Majoritariamente inserida no semiárido brasileiro, essa região apresenta baixíssimos índices de desenvolvimento humano em paralelo com boas proporções de áreas preservadas e um modelo de agricultura campesina que aparenta favorecer as interações associadas com a proteção de recursos hídricos e polinizadores/dispersores. Não se conhece, no entanto, onde estão, como funcionam e quais os indicadores socioeconômicos associados ao uso de serviços ecossistêmicos na região. Neste projeto reunimos uma equipe multidisciplinar com balanço de gênero e estágios da carreira para investigar um problema central para a sustentabilidade nas Ciências Agrárias a partir de um olhar interdisciplinar. Organizamos 3 grupos de trabalhos que irão: i). mapear e georreferenciar o uso de serviços ecossistêmicos de provisão hídrica e produção de alimentos bem como as características da paisagem e da vegetação que permitam estimar a oferta de serviços ecossistêmicos em eventuais futuros programas de pagamento por serviços ambientais (PSA); ii) investigar o papel de interações bióticas (mutualismos e antagonismos) no funcionamento e provimento desses serviços; e iii) relacionar o uso dos serviços ecossistêmicos com indicadores socioeconômicos e modelos de agricultura utilizados em municípios do Vale do Jequitinhonha. Esperamos ao final desse projeto gerar conhecimentos úteis tanto na escala regional, disponibilizando subsídios aos municípios interessados na criação de políticas de pagamento por serviços ambientais quanto para o entendimento do papel das interações bióticas na provisão e manutenção de serviços ecossistêmicos e da sua necessidade no planejamento e monitoramento de serviços ambientais. Esperamos ainda entender quais arranjos produtivos e modelos de organização agrícola favorecem ou configuram serviços ambientais na região.
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Andre Talvani Pedrosa da Silva

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • dispositivos fototerápicos com a luz azul como estratégia terapêutica complementar durante a infecção por trypanosoma cruzi - do controle parasitário à modulação da resposta imune em mamíferos
  • A doença de Chagas, causada pelo Trypanosoma cruzi, permanece negligenciada, debilitante e endêmica na América Latina, cujo tratamento etiológico (benznidazol/Bz) apresenta alta citotoxicidade e falha terapêutica devido a características genéticas do parasito e do hospedeiro. Alterações leves, moderadas ou graves na estrutura e função do coração, e de outros órgãos, apresentam relação direta com a resposta inflamatória no hospedeiro infectado. Diante da resistência do T.cruzi ao arsenal quimioterápico vigente, a fototerapia com luz azul (FLA) poderia atuar como potencial estratégia de controle parasitário, uma vez que na faixa de 400 a 470nm, ela eleva o estresse oxidativo, altera organelas citoplasmáticas e induz morte em bactérias e fungos. Pela inexistência destes estudos em protozoários, demonstramos que a FLA controla a replicação parasitária no sangue e músculo cardíaco de animais infectados por T.cruzi, sem danos estruturais à célula hospedeira. Nesta proposta, exploraremos como a FLA atua na biologia do parasito e da célula hospedeira, em presença do Bz. Pretendemos elucidar se a FLA seria uma estratégia viável de complementação terapêutica e de proteção anti-T.cruzi. Para isso, serão desenvolvidos dispositivos de FLA para aplicação em cultura de células Vero e em camundongos C57BL/6 infectadas(os) com as cepas Y, Colombiana e VL-10 do T.cruzi, na presença e ausência de Bz. Nas células Vero e em fragmentos de coração, encéfalo, gastrocnêmio e tec. adiposo epididimal haverá (i)quantificação de parasitos e de mediadores inflamatórios, (ii)expressão gênica de receptores e proteínas intracelulares, (iii)avaliação proteômica, (iv) fenotipagem do infiltrado inflamatório e (v)avaliação histomorfológica e apoptótica. Será avaliado, ao final, a proteção da FLA em pele escoriada de animais expostos ao T.cruzi, num modelo similar à transmissão vetorial. Na derme será quantificado o DNA do T.cruzi e avaliados parâmetros imuno-histológicos e angiogênicos locais.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

André Telles da Cunha Lima

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • detecção, controle e remediação preventiva de acidentes com transporte de óleo e combustíveis ao largo da costa brasileira
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Thu Dec 10 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Andre Viana Custodio

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • articulação intersetorial para proteção de crianças e adolescentes contra a violação de direitos.
  • O projeto de pesquisa tem como tema a violação dos direitos de crianças e adolescentes e a articulação intersetorial de políticas públicas de atendimento proteção e justiça. O objetivo geral é estudar as estratégias e ações intersetoriais para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos para a garantia dos direitos fundamentais no marco jurídico da teoria da proteção integral. Os objetivos específicos são: analisar o contexto das violações de direitos de crianças e adolescentes com ênfase na exploração do trabalho infantil, violências, abuso e exploração sexual; sistematizar a legislação de proteção contra a violação dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes e estudar os parâmetros para a articulação intersetorial de políticas públicas de atendimento, proteção e justiça para os casos de violação de direitos de crianças e adolescentes. O problema questiona como o reordenamento das políticas públicas de atendimento, proteção e justiça podem contribuir para a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes no Brasil. Como hipótese tem-se que a articulação intersetorial das políticas públicas de atendimento, proteção e justiça podem alcançar maior eficiência mediante a formulação de diagnóstico, fluxos de encaminhamento e capacitação integrada da rede de atendimento. Considerando estes aspectos, busca-se como resultado o desenho metodológico de pressupostos para processos de formulação de diagnóstico rápido e participativo das políticas públicas para crianças e adolescentes em âmbito local; a formulação de fluxos de encaminhamento de crianças e adolescentes considerando as responsabilidades setoriais e intersetoriais de acordo com a competência de cada órgão do sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente e o levantamento dos conteúdos básicos para capacitação dos operadores do sistema e da rede de atendimento à criança e ao adolescente no município.
  • Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025