Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Eduardo Coelho Marques da Costa

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • estimação dos parâmetros elétricos de sistemas de transmissão de energia elétrica em aplicações offshore
  • O projeto propõe um método aplicado à estimação dos parâmetros elétricos de cabos submarinos utilizados na transmissão de energia elétrica a partir de parques eólicos offshore. Observa-se uma grande quantidade de pesquisas publicadas sobre a geração propriamente dita; i.e. pesquisas sobre o desenvolvimento dos aerogeradores e técnicas de controle; no entanto, poucas pesquisas são encontradas sobre tecnologias aplicadas à transmissão de energia elétrica por meio de cabos submarinos. Convencionalmente, a impedância e admitância de sistemas de transmissão são calculadas por meio de métodos analíticos e consideradas constantes durante toda operação. Todavia, sabe-se que os cabos e condutores estão sujeitos a ação do tempo (e.g. envelhecimento, oxidação, corrosão) e eventos de ordem técnica (e.g. descarga disruptivas, efeito corona, falha na isolação elétrica). Neste contexto, propõe-se uma metodologia de estimação a partir de medições fasoriais nos terminais dos cabos, levando-se em conta eventuais ruídos presentes durante o processo de medição e aquisição dos dados. A partir dos fasores de corrente e tensão nos terminais, os parâmetros podem ser estimados fazendo uso de técnicas de filtragem ótima e identificação de sistemas. Dessa forma, o sistema adquire um caráter dinâmico, em função da variação de tais parâmetros, e consequentemente, outras características elétricas podem ser analisadas de forma mais acurada, tais como: perdas, carregamento do cabo, características de propagação, margem de estabilidade de tensão, e potências natural e crítica em um dado instante. Técnicas similares foram utilizadas na estimação dos parâmetros de linhas aéreas de transmissão em Projeto Universal do CNPq, proposto anteriormente por este mesmo coordenador, mostrando resultados precisos para qualquer condição de operação. Logo, essas mesmas técnicas serão utilizadas como ponto de partida para o desenvolvimento de métodos aplicados aos cabos de transmissão submarino.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo Cremonese Filippi Chiela

Ciências Biológicas

Morfologia
  • papel das células senescentes e do fenótipo secretor associado à senescência (sasp) na progressão tumoral: um estudo integrando modelos in vitro e in vivo
  • Quimioterápicos genotóxicos são a primeira escolha para terapia do câncer. Muitos deles induzem senescência, uma parada irreversível na proliferação celular. Porém, apesar de não proliferativa, a célula senescente permanece viva, secretando fatores parácrinos (senescence-induced secretory phenotype, SASP) que podem modular o fenótipo de outras células. A maioria dos protocolos clínicos envolve múltiplos ciclos de terapia farmacológica, os quais podem resultar no acúmulo de células senescentes induzidas por terapia (CSITs) no microambiente tumoral. Entretanto, pouco se sabe a respeito da influência das CSIT no comportamento tumoral após o tratamento, levantando a hipótese de que as CSITs poderiam contribuir diretamente para a progressão tumoral. Assim, o objetivo deste projeto é avaliar o papel das CSITs e do SASP na progressão tumoral. Para isso, diferentes métodos in vitro e in vivo serão utilizados. Primeiramente, células de câncer de mama, câncer de pulmão e glioblastoma, cultivadas em 2D ou 3D, serão tratadas in vitro com quimioterápicos pró-senescentes clinicamente relevantes. Serão quantificadas a porcentagem de CSIT e o perfil molecular do SASP em cada condição de cultivo e tratamento. Culturas celulares enriquecidas em CSITs serão paralelamente tratadas ou não com compostos senolíticos, a fim de reduzir a quantidade de CSITs, e posteriormente serão implantadas em membrana corioalantóide (MCA) de embriões de galinha. Após 7 dias em MCA, serão avaliados parâmetros de crescimento e progressão tumoral (mitose, invasão, angiogênese, transição epitélio-mesênquima e possíveis metástases no embrião), de modo comparativo 2D x 3D e com ou sem o tratamento senolítico. Os resultados obtidos com a execução desta proposta poderão embasar modificações nos regimes terapêuticos, com a inclusão de senoterapias intercaladas aos quimioterápicos, a fim de reduzir o risco de progressão e recorrência tumoral favorecida pelas CSITs induzidas pelos ciclos iniciais de tratamento.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo Damião da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • a influência das emoções, sob a perspectiva de gênero, no processo de decisão estratégica dos membros dos conselhos de administração de cooperativas de saúde e agropecuárias do estado do paraná.
  • O fortalecimento das estruturas de governança nas sociedades cooperativas demanda estudos cada vez mais aprofundados para compreender e explicar as relações e impactos da adoção dessas estruturas com o processo decisório das organizações. O principal órgão na estrutura de governança é o conselho de administração (CAD), sendo uma das principais atribuições a definição das diretrizes estratégicas. A principal base teórica dos estudos em governança é a Teoria da Agência. A governança possui a função de apoiar o processo decisório dos conselheiros, dando o suporte necessário ao enfrentamento da complexidade organizacional, bem como monitorar as relações entre principal e agente, para minimizar o comportamento oportunista. Este projeto de pesquisa propõe que há outros aspectos comportamentais em nível individual, relacionados à dimensão psicológica, que podem afetar o processo decisório dos conselheiros. A estratégia comportamental é área da gestão que se propõe a estudar esses aspectos e suas influências na gestão, aplicando a psicologia cognitiva e social à teoria e prática da gestão estratégica. Neste projeto inseriu-se a questão de gênero como um fator de maior compreensão deste fenômeno. Dessa forma, decidiu-se investigar o seguinte problema de pesquisa: Qual a influência das emoções, sob a perspectiva de gênero, no processo de decisão estratégica dos conselheiros de administração das cooperativas de saúde e agropecuária do estado do Paraná? O método escolhido é a identificação das decisões estratégicas nas pautas da reunião do conselho, sincronizadas com a identificação das emoções registradas no FaceReader, software de reconhecimento de expressões faciais. Os resultados esperados residem na identificação dos fatores determinantes da diversidade de gênero na composição do CAD das cooperativas pesquisadas, na identificação da influência das emoções, por gênero, no processo decisório, bem como a identificação das condições do ambiente das reuniões do conselho.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Nov 16 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Eduardo de Castro Ferreira

Ciências Biológicas

Ecologia
  • mostra educacional gamer: jogando com a saúde única
  • A MOSTRA EDUCACIONAL GAMER: Jogando com a Saúde Única será um evento de abrangência municipal, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, onde estudantes do ensino médio (convencional e técnico) apresentarão propostas inéditas de jogos educativos (jogos de tabuleiro ou games) dentro da temática “Saúde Única”. Os jogos didáticos mostram-se como instrumento com grande potencial metodológico no processo de ensino-aprendizagem, sensibilização e divulgação de conceitos, conteúdos, competências e habilidades de forma interdisciplinar, autônoma e colaborativa. Deste modo, ao promover a inovação e criatividade, propondo que estudantes de ensino médio, orientados por seus professores, desenvolvam e apliquem jogos didáticos baseados em dados e evidências científicas, da área de Ciências da Saúde, sobre um tema atual, como a abordagem em Saúde Única (Saúde humana, animal e ambiental), terá como resultado a divulgação e popularização das ciências. Para que construam o jogo, os participantes da Mostra precisam conhecer os conceitos, apropriar-se dos resultados mais recentes e saber a melhor forma de ensinar e divulgar esses resultados. Estudantes de ensino médio costumam não ter acesso aos meios de comunicação científico, cujos vocabulários não atingem toda a população. Por isso, a importância de se buscar meios que levem até essa comunidade o conhecimento produzido pelas ciências. Assim, a gamificação será a estratégia aqui proposta para promover o letramento científico e a investigação científica, possibilitando aos estudantes de ensino médio atuarem com protagonismo, autonomia e potencial investigativo e inventivo na área de Ciências da Saúde e Educação, usando o método científico na identificação e resolução de problemas.
  • Fundação Oswaldo Cruz - MS - Brasil
  • Fri Jan 22 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Eduardo de Moraes Rego Fairbairn

Engenharias

Engenharia Civil
  • desenvolvimento de novas técnicas de construção em concreto para as usinas hidrelétricas reversíveis.
  • Este projeto dedica-se a desenvolvimentos numéricos e experimentais visando a construção de Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHRs) através de técnicas de construção que se utilizam de impressão 3D. Com o advento de novas energias renováveis como eólica e solar, um dos principais desafios tecnológicos a serem vencidos é o armazenamento destas energias devido a sua intermitência. Uma das soluções mais econômicas e eficientes para este armazenamento são as UHRs. Resumidamente esta usina consta de dois reservatórios em dois níveis diferentes e a água é bombeada do reservatório mais baixo ao mais alto quando a geração de energia é maior que a demanda, e liberada sua queda para geração quando há aumento de demanda. O tipo de reservatório e barragens destas usinas são diferentes dos tradicionais exigindo novas soluções para sua construção. Desta forma, neste projeto propõe-se estudar a construção das barragens de UHRs com a utilização de impressão 3D visando rapidez, economia e segurança no processo construtivo. Em se tratando de novas tecnologias, será necessário o desenvolvimento de novos materiais, de novos procedimentos construtivos e da adaptação de modelos numéricos para simular e analisar a construção destes aproveitamentos hidrelétricos. Assim, utilizando-se de todo o conhecimento na construção de concreto massivo adquirido pela nossa equipe ao longo dos anos, e também das recentes pesquisas do Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ em construção 3D, pretende-se, ao longo do período deste projeto, propor o desenvolvimento de novas técnicas para a construção de UHRs.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Feb 11 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo do Nascimento

Ciências Humanas

Educação
  • rede contestado de educação, ciência e tecnologia: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.
  • A região do Contestado é o território de menor índice desenvolvimento humano do estado de Santa Catarina e de acentuadas desigualdades, devido ao seu processo histórico de formação. Por isso, é fundamental a manutenção dos espaços simbólicos no Contestado e a construção de identidades coletivas locais que compartilhem valores de pertencimento que fortaleçam a auto-organização comunal. Portanto, o objetivo deste projeto é realizar ações educativas, por meio da divulgação científica, tecnológica e cultural, que fortaleçam a identidade coletiva cabocla no Contestado. Serão realizadas exposições, oficinas, mostras audiovisual e intercâmbio entre 15 escolas da região do Contestado, com o objetivo de capacitar associações comunitárias para planejamento e desenvolvimento regional e para popularizar os conhecimentos científicos, tecnológico e culturais no Contestado. Além disso, será produzido um documentário de registro e diagnóstico sobre as crianças e a escola do Contestado. Assim, o público-alvo deste projeto são estudantes e comunidade escolar do ensino básico que estão preferencialmente em locais de maior vulnerabilidade e de menores condições de acesso, como por exemplo, distritos rurais, bairros periféricos e municípios de população muito pequena. A construção da Rede Contestado de Educação, Ciência e Tecnologia é o resultado de ações fomentadas pelo CNPq que duram os últimos 3 anos, o que já caracteriza ações em médio-prazo. Neste momento, planeja-se ampliar o alcance das atividades a longo prazo, na medida em que, com as ações propostas seja possível atingir demandas de maior necessidade da comunidade da educação básica, ao mesmo tempo que, utilizamos deste espaço para fortalecer as linhas de pesquisa e ofertar espaços para o protagonismo discente.
  • Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Eduardo Donizeti Girotto

Ciências Humanas

Educação
  • ensino integral, gentrificação escolar e desigualdades: estudo longitudinal na rede estadual de educação de são paulo (2012-2021)
  • O termo gentrificação escolar vem sendo utilizado por pesquisas no contexto internacional, sendo escassos, no entanto, as investigações no contexto brasileiro. De modo geral, o termo gentrificação “caracteriza-se normalmente pela ocupação dos centros das cidades por uma parte da classe média, de elevada remuneração, que desloca os habitantes da classe baixa, de menor remuneração, que viviam no centro urbano” (BATALLER, 2012, p.10). No caso da gentrificação escolar, esta mudança se refere ao perfil dos estudantes matriculados em determinada unidade educacional. Em diferentes estudos, a mudança do perfil socioeconômico está também relacionada a mudança do perfil étnico-racial, diminuindo a população autodeclarada negra. Desde 2016, temos estudado o processo de implementação do Programa Ensino Integral (PEI) na rede estadual de educação de São Paulo. Criado em 2012, atualmente o Programa está presente em mais de 1000 escolas por todo estado de São Paulo, oferecendo jornadas ampliadas para milhares de estudantes. Nas pesquisas até aqui realizadas, é possível verificar que esta política educacional tem produzido mudanças significativas na rede estadual de educação de São Paulo, sendo uma delas a alteração no perfil socioeconômico dos estudantes nas escolas participantes do Programa. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar os efeitos do Programa Ensino Integral (PEI) na dinâmica da rede estadual de educação em São Paulo, com o intuito de verificar se a implementação do Programa tem produzido processos de gentrificação escolar nas unidades participantes e ampliando desigualdades escolares e socioespaciais. Para isso, realizaremos estudo longitudinal quali-quanti com unidades participantes do programa entre 2012 e 2021 em diferentes regiões do estado de São Paulo. Entre os resultados esperado, buscaremos produzir evidências que permitam aperfeiçoar a oferta de ensino integral em São Paulo considerando a busca pela equidade do direito à educação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Feb 16 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo Eizirik

Ciências Biológicas

Genética
  • genômica aplicada à conservação de carnívoros neotropicais
  • Análises genômicas estão revolucionando todas as áreas das Ciências da Vida, permitindo que quantidades massivas de dados sejam incorporadas na investigação dos mais variados problemas. Isso inclui o estudo da evolução dos seres vivos, a compreensão dos impactos antrópicos em sua viabilidade populacional, e o delineamento de estratégias para a sua conservação. Nesse contexto, nosso grupo de pesquisa tem utilizado análises genômicas de carnívoros há 10 anos para aprofundar os estudos genéticos que desenvolvemos desde os anos 1990 com foco em problemas evolutivos, biogeográficos, ecológicos e de conservação. A presente proposta se insere nesta linha, tendo como objetivo expandir e aprofundar as análises genômicas de carnívoros neotropicais, com três focos específicos: (1) onça-pintada, (2) pequenos felinos e (3) canídeos. Em cada um destes focos, propomos a realização de diversas análises evolutivas e genético-populacionais com base em genomas completos, o que constitui a estratégia de ponta, em nível internacional, para abordar estes tipos de problema. No caso da onça-pintada, investigaremos a diversidade genômica e o efeito da fragmentação de habitats na perda de variabilidade e na ocorrência de endocruzamento em populações remanescentes da Mata Atlântica e da Caatinga, comparando-as com populações presentes nos demais biomas brasileiros. Os resultados obtidos serão diretamente aplicados no delineamento de estratégias para a conservação (in-situ e ex-situ) destas populações criticamente ameaçadas, em parceria com pesquisadores de diversas instituições que fazem parte da equipe desta proposta. No caso dos pequenos felinos e canídeos, investigaremos questões filogenômicas (p.ex. relações evolutivas, processos de hibridação entre espécies), demografia histórica comparada e detecção de assinaturas de seleção natural divergente entre populações regionais. Os resultados serão também imediatamente incorporados pela equipe em estratégias de conservação das espécies-alvo.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo Fermino Carlos

Ciências Humanas

Educação
  • engenharia genética em porta-enxertos de citros visando tolerância ao estresse hídrico
  • Vide projeto anexo
  • Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - PR - Brasil
  • Fri Nov 29 00:00:00 BRT 2019-Wed Nov 30 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Eduardo Fleury Mortimer

Ciências Humanas

Educação
  • o discurso de aulas de ciências da natureza no ensino superior e educação básica: dimensões semânticas, comunicativas e multimodais
  • O projeto pretende investigar o discurso de salas de aula de ciências do ensino superior e educação básica, destacando como os professores lidam com o contexto e com a complexidade do conhecimento científico e com a tensão entre o discurso dialógico e o discurso de autoridade. O objetivo é caracterizar o discurso de professores, na comunicação e representação do conhecimento científico e suas implicações para a aprendizagem dos estudantes. Para uma amostra de professores, pretende-se também analisar as dimensões multimodais do discurso, para além da linguagem verbal. Para investigar as relações entre discurso e contexto/complexidade, usaremos a Teoria dos Códigos de Legitimação, na sua dimensão semântica, envolvendo a gravidade e a densidade semânticas. Para investigar a tensão entre discurso dialógico e de autoridade, usaremos o conceito de abordagem comunicativa. E para a dimensão multimodal, usaremos a semiótica social. O problema geral diz respeito à identificação de práticas discursivas docentes que favoreçam a construção do conhecimento científico por estudantes. Especificamente, há vários aportes na literatura que reconhecem que a variação de gravidade e densidade semânticas, de abordagens comunicativas e o uso de diferentes modos/recursos semióticos favorecem a aprendizagem dos estudantes. Nossa própria investigação prévia nesta área indica a pertinência dessa hipótese. A nossa proposta é identificar práticas discursivas que apresentem essas variações e verificar a sua potencialidade para ser usada em cursos de formação de professores. A metodologia envolve a observação, o registro e a análise de aulas de ciências. Já temos parte dessas aulas gravadas. Neste projeto, pretende-se desenvolver novos instrumentos para análise, relacionado as diferentes dimensões do discurso em sala de aula de ciências, já mencionadas. Os resultados das análises serão usados na formação continuada e planejamento de aulas de uma amostra de professores, que também serão analisadas
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo França Castro

Outra

Divulgação Científica
  • feira de ciências, tecnologia, educação e cultura (fecitec/ufv): ciências nas escolas de minas gerais
  • Eventos de divulgação e popularização das Ciências vem ganhando destaque na Educação Básica, como por exemplo as Feiras de Ciências e/ou Mostras Científicas que desde 2016 tem sido incorporada na Rede Estadual de Ensino, apresentando-se como uma ação inovadora, para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem para além da sala de aula, por meio da participação ativa, criativa e lúdica dos estudantes. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) fundamentada na trilogia do ensino, pesquisa e extensão possui uma rica história voltada para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Entre as atividades científicas e educacionais, voltadas para a divulgação e popularização das Ciências, podemos destacar a Semana de Ciência e Tecnologia da UFV Campus Florestal, que ocorre em outubro e engloba a Mostra de Profissões (desde 2010), o Simpósio de Iniciação Científica (SIA/UFV Campus Florestal, desde 2009) e a Feira de Ciências (FECITEC/UFV, desde 2004). Nestes eventos temos a participação da comunidade escolar da UFV e de escolas municipais e estaduais, públicas e particulares, com apresentação de atividades científicas e culturais (apresentação de trabalhos, projetos, cursos, palestras e outros), envolvendo em média mais de 1500 estudantes, provenientes de vários municípios de Minas Gerais (como por exemplo: Florestal, Pará de Minas, São Gonçalo do Pará, Juatuba, Nova Serrana, Betim, Belo Horizonte, Contagem, Itaúna, Mateus Leme, Esmeraldas, Barbacena, Ibirité e Ipatinga). Os trabalhos apresentados são provenientes de instituições públicas municipais, estaduais e federais e, também, particulares. Desde 2016, a FECITEC/UFV conta com a parceria com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Pará de Minas e Metropolitana B, e, agora com a SRE de Ponte Nova, o que atinge diretamente a mais de 40 municípios do Estado de Minas Gerais. Esta parceria consolida as áreas de educação científica e de divulgação e popularização das ciências da UFV com a Educação Básica.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Fri Dec 10 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Eduardo Furtado de Simas Filho

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • arquiteturas inovadoras para aprendizado profundo implementadas em sistemas embarcados com aplicações em instrumentação
  • Arquiteturas de Aprendizado Profundo têm sido aplicadas a diferentes áreas do conhecimento, tais como medicina, visão computacional, bioinformática, processos industriais, robótica social, computação em nuvem, computação na borda, inspeções não destrutivas e veículos autônomos. Desde que adequadamente projetadas, tais estruturas são capazes de produzir resultados equivalentes aos de especialistas humanos, porém com rapidez e repetitividade superiores. A principal característica destas arquiteturas é o fato de possuírem múltiplas camadas internas na rede, requerendo uso intenso de recursos computacionais (memória e processamento) para treinamento de tais modelos. Contudo, redes projetadas em frameworks de alto nível geralmente possuem um número de camadas muito grande, sendo voltadas para dispositivos computacionais de alto desempenho ou dispositivos amparados por computação em nuvem. Neste contexto, sistemas embarcados na ponta (na chamada computação na borda) podem ter seu desempenho deteriorado por contenções nos canais de comunicação com a nuvem. Assim, este projeto visa propor novos métodos para otimização de arquiteturas de Aprendizado Profundo para implementação em sistemas embarcados, de forma a atender restrições de tempo real e recursos limitados destes sistemas. Tais limitações de recursos impõem a necessidade de fazer adaptações às arquiteturas de redes de Aprendizado Profundo, de forma a encontrar representações com recursos reduzidos, porém com resultados equivalentes. Entre os métodos de redução de modelo pode-se utilizar poda de nós, destilação de conhecimento, etc. As diferentes metodologias desenvolvidas permitirão o projeto de sistemas embarcados de menor custo e com maior independência da nuvem. O foco inicial é a aplicação em instrumentação embarcada em problemas como inspeção não destrutiva de equipamentos, robótica, e instrumentação científica no contexto do Experimento ATLAS do LHC.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo Guimarães Couto

Ciências Agrárias

Agronomia
  • avaliação temporal e espacial de propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e da atmosfera em área manejada com fogo prescrito no parque nacional de chapada dos guimarães (mt).
  • O fogo desempenha um papel dominante no desmatamento, particularmente nos trópicos, mas a extensão relativa da conversão e a influência da frequência do fogo na perda final da floresta permanecem obscuras. O Brasil implementou recentemente o manejo integrado do fogo (MIF), usando queima prescrita no manejo de áreas protegidas no Cerrado brasileiro para mitigar incêndios florestais. No entanto, existem poucos estudos que relacionam as consequências desses incêndios às emissões de poluentes atmosféricos e degradação do solo. Portanto, o objetivo deste trabalho é caracterizar a composição química, física e biológica do solo e da atmosfera antes e após queimas prescritas realizadas no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT). Além disso, a composição atmosférica de uma área urbana (Cuiabá, capital de Mato Grosso) será caracterizada simultaneamente com a área de estudo para estimar a distribuição espacial desses poluentes. Assim, três transectos de 1200 m2 serão delineados e submetidos ao fogo prescrito em diferentes períodos (chuvoso e seco) para avaliar a influência da intensidade do fogo no solo e na atmosfera. Parâmetros físicos, químicos e biológicos serão avaliados ao longo de cada transecto. Todos os transectos serão pesquisados​​em três profundidades (0-5, 5-10 e 10-15 cm) e em diferentes tempos (antes, imediatamente após e 3 meses após o fogo) para avaliar o impacto e o potencial de resiliência da área queimada. A composição da atmosfera será determinada pela detecção de material particulado em diferentes frações (PTS, PM 2,5µm e PM 10µm), gases ácidos e deposição seca. A caracterização física e química será realizada por meio de composição elementar e iônica, análise gravimétrica, Black Carbon, NMR e Espectroscopia Raman. Esperamos que os dados obtidos possam ajudar a orientar as políticas públicas na otimização da queima de baixa intensidade para gerenciar com eficácia o armazenamento de carbono e manter a biodiversidade no bioma Cerrado.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo Harry Birgel Junior

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • os efeitos da uso da oxigenoterapia nasal de alto fluxo durante o tratamento de bezerros com hipóxia
  • Pesquisas desenvolvidas na USP têm demonstrado o sucesso do uso da ventilação mecânica na reversão da asfixia e da síndrome do Desconforto Respiratório (SDR) em bezerros oriundos de clonagem, FIV ou nascidos de partos distócicos. Entretanto, o uso de ventiladores mecânicos nas fazendas tem um custo muito caro e exige uma formação técnica complexa, tornando o seu uso restrito a condições experimentais. Ao pesquisar a existência de equipamentos que possam ofertar FiO2 elevada associada a PEEP encontrou-se o Sistema de CPAP Aberto - O_Two Medical Technologies que permite oxigenoterapia nasal de alto fluxo com pressão contínua das vias aéreas. O sistema possui uma válvula virtual acoplada a máscara facial para ventilação não invasiva. Esse equipamento permite montar um sistema barato para dar suporte respiratório a bezerros neonatos asfixiados e que pode ser utilizado pelos veterinários / tratadores de bezerros nas fazendas. O presente projeto tem o objetivo de estabelecer um protocolo seguro do uso do Sistema de CPAP Aberto e avaliar os efeitos da oxigenoterapia nasal de alto fluxo durante o tratamento de bezerros com asfixia neonatal”. A hipótese formulada é que o uso da oxigenoterapia nasal de alto fluxo na primeira hora de vida é eficiente no tratamento da hipóxia e determina melhora na PO2 arterial, uma redução da PCO2 e no restabelecimento do equilíbrio ácido-básico de bezerros com asfixia neonatal. Para a avaliação da eficiência do equipamento será realizada hemogasometria, determinação da pressão da artéria pulmonar / monitorização hemodinâmica invasiva com o Cateter de Swan-Ganz , hemograma, perfil bioquímico e mensuração dos teores plasmáticos de lactato. Esta será a primeira pesquisa na clínica de bovinos que estuda o uso da oxigenoterapia de alto fluxo, sendo que não existem informações disponíveis sobre o uso do Sistema CPAP Aberto - O_Two Medical na neonatologia veterinária.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo Henrique da Silva Aranha

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • desafio games & educação 2022
  • O pensamento computacional e a capacidade de se comunicar são habilidades fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade moderna, os quais podem ser trabalhados na escola com o uso de jogos digitais. O desenvolvimento dos jogos envolve desde a idealização do jogo, com produção textual do chamado game design, até a programação dos jogos digitais. Nesse contexto, o próprio processo de construção dos jogos pode ser utilizado para divulgar, capacitar, e engajar estudantes e professores no tocante ao processo de desenvolvimento de jogos digitais e no desenvolvimento das habilidades requeridas para tal. Este projeto tem como objetivo suportar a edição 2022 do Desafio Games & Educação, um projeto organizado pelo Instituto Metrópole Digital da UFRN desde 2014, através de seu Laboratório de Pesquisa em Jogos Digitais e Educação, e que conta com a participação de centenas de estudantes e professores do ensino médio e fundamental. O Desafio possui atividades de produção de material, divulgação, capacitação, criação de jogos, mostra científica e premiação dos mesmos. Dentre as atividades de capacitação, podemos citar as de produção textual dos game design e da programação dos jogos idealizados. Os alunos e professores com melhor desempenho receberão bolsas e participarão de atividades mais avançadas relacionadas ao desenvolvimento de jogos digitais e seu uso na educação.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Tue Dec 21 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Eduardo José Fernandes Nunes

Ciências Humanas

Educação
  • análise dos impactos da pandemia no sistema municipal e estadual de educação na bahia: estudo de casos em municípios baianos.
  • Analisar a relação entre Educação e Saúde nesse momento é de crucial importância social e científica no Brasil e em particular, para o Estado da Bahia. Essas duas áreas de conhecimento vitais devem trabalhar estreitamente na medida que avança o processo de vacinação com a abertura das escolas na forma presencial. A proposta de pesquisa visa analisar as novas estratégias e os protocolos adotados em doze (12) escolas, seis (06) municipais e (06) estaduais para conter o avanço do novo Covid em seis sedes de municípios baianos. Para a realização da pesquisa serão escolhidas em cada sede municipal duas escolas, uma escola municipal e outra estadual, onde serão acompanhadas as atividades escolares durante o período da pesquisa. A pesquisa utilizará uma abordagem quali-quantitativa. Na pesquisa qualitativa, serão realizadas entrevistas com secretários municipais, diretores, professores e estudantes das escolas selecionadas. Nessas entrevistas serão avaliados os protocolos adotados por cada escola e as diretrizes definidas pela secretaria municipal. Na análise quantitativa serão observados dados sobre educação e de saúde dos municípios estudados e dados sobre as escolas como número de estudantes, número de professores e de pessoal administrativo em cada unidade escolar, recursos financeiros e estrutura física dos equipamentos com o intuito de explicitar a situação geral desses municípios, além deste será aplicado um questionário para levantamento do perfil da comunidade escolar e conhecimento sobre a pandemia. Através dessas metodologias pode-se oferecer um quadro bastante real das medidas que estão sendo tomadas para a realização da atividade escolar com a melhor segurança e de como está sendo dinamizado o processo educativo em cada uma dessas escolas e as políticas públicas adotadas na área de saúde e educação em seus respectivos municípios. A partir dessa pesquisa pretende-se desenvolver novas tecnologias e novos ajustes ao processo educacional em tempos de pandemia.
  • Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo José Lopes Torres

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • efeitos dos impactos ambientais em agentes zoonóticos (helmintos e rickettsias lato sensu) em mamíferos silvestres do pantanal sul mato-grossense na perspectiva da saúde única.
  • O Brasil é o maior país tropical do mundo, possui megadiversidade e é uma potência do Cone Sul. Investir em taxonomia integrativa de helmintos em associação com impactos ambientais e zoonoses, mostra-se internacionalmente estratégico, principalmente em região de fronteira. A equipe proponente tem experiência com pequenos e médios mamíferos, que são indicadores de impactos, hospedeiros de alta diversidade de helmintos e reservatórios de zoonoses. Trabalharemos com indicadores de impactos, diante da diversidade parasitária, riscos de transmissão e controle de zoonoses, integrando saúde humana, animal e ambiental - Saúde Única. No Pantanal, descrevemos dezenas de novas espécies de helmintos e estudamos a comunidade helmíntica de roedores e carnívoros em diferentes condições climáticas (chuva e seca). A fragmentação, pecuária, construções de estradas e queimadas no Pantanal veem impactando a biodiversidade e, consequentemente, aumentam o risco de transmissão de doenças infecto-parasitárias. Além das graves perdas, a população humana pode estar mais exposta à transmissão de zoonoses. Investiremos esforços para avaliar a atual situação da biodiversidade helmintológica desta região e os riscos de transmissão de outras zoonoses bacterianas em Corumbá-MS, cidade fronteira com um país que adota estratégias diferentes no controle de zoonoses. Investiremos em ferramentas básicas (microscopia e biologia molecular) e em inovação (filogeografia, microscopia iônica e modelagem 3D). Investigaremos, em amostras biológicas obtidas em mamíferos silvestres, a presença de DNA de Rickettsias lato sensu, bactérias dos gêneros Bartonella spp., Rickettsia spp. e da espécie Coxiella burnetti, que são microrganismos causadores de zoonoses com impacto na saúde animal e humana. Animais silvestres são importantes na dinâmica florestal e atuam como reservatórios. Destaca-se a crise internacional da COVID-19, que possivelmente tem relação com impactos que afetam animais silvestres.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo Jose Manzini

Ciências Humanas

Educação
  • validação de instrumento digital para avaliar a acessibilidade em ambientes educacionais
  • A entrada de estudantes com deficiência na escola tornou-se uma realidade brasileira. Uma das garantias para que esses estudantes possam frequentar e participar de ambientes escolares refere-se às condições de acessibilidade que estão presentes ou ausentes na arquitetura escolar. Como avaliar e identificar nessas escolas, de forma rápida e precisa, os espaços adequados e inadequados em relação à acessibilidade para prever mudanças na estrutura arquitetônica, de comunicação e sinalização e de equipamentos considerados urbanos e escolares? Em 2006, construímos um instrumento para realizar esse tipo de avaliação, que foi publicado na forma impressa. O objetivo do projeto atual é realizar uma validação do material impresso em um instrumento de avaliação na forma digital. Para atingir essa meta, será preciso a criação de um banco de dados e a elaboração de algoritmos para realizar operações. A primeira etapa será transportar a parte gráfica para o meio digital: texto, desenhos e tabelas, e realizar uma análise da composição do layout do material. A segunda etapa será a elaboração dos algoritmos para equacionar as operações aritméticas e a criação de um banco de dados. A terceira etapa será verificar se o instrumento é fidedigno se comparado com o instrumento impresso, e três escolas serão avaliadas com ambos os instrumentos. A quarta etapa será aplicação do instrumento em um município do estado de São Paulo para testar a transmissão de dados via internet para o banco de dados. A última etapa será a aplicação do instrumento em várias escolas dentro e fora do estado de São Paulo e, também, em Cali, na Colômbia, verificando sua generalização. Ao final, o instrumento será disponibilizado gratuitamente para outros pesquisadores ou profissionais da Educação.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo José Marandola Junior

Ciências Humanas

Geografia
  • mobilidades contemporâneas: transformações na experiência de casa e de rua a partir da pandemia
  • A pandemia do COVID-19 impôs ao mundo um conjunto de práticas cotidianas que impactaram nossa experiência social, como as restrições à circulação e a atividades presenciais, o que ficou conhecido como isolamento social. Embora não sejam permanentes, os impactos não se restringem ao período da pandemia, podendo repercutir em transformações em nossa experiência dos lugares e da própria mobilidade, o que pode ser investigado a partir da tensão-ambivalência casa-rua, enquanto o espaço da familiaridade e o espaço da alteridade. A pandemia provocou ressignificações nos sentidos estabelecidos de casa (como espaço privado, de proteção e de reprodução familiar) e de rua (como espaço público, de exposição a riscos e da possibilidade da política). Isso se deu tanto pelo aumento da (co)permanência nos domicílios de diferentes grupos sociais e etários, quanto pela privação dos convívios nos espaços públicos. A pesquisa parte do questionamento referente às mudanças nos sentidos de casa e de rua na experiência das mobilidades contemporâneas a partir da pandemia do COVID-19, considerando a mobilidade como fenômeno geográfico articulador. Para isso, realizamos dois movimentos, como estratégias metodológicas: o primeiro se refere à descrição e compreensão de experiências concretas de existentes em suas (i)mobilidades cotidianas durante a pandemia, realizando mapeamentos biográficos de seus trajetos diários em diferentes municípios, tanto na área urbana quanto na área rural; o segundo movimento envolve a compreensão dos impactos de tal experiência nos sentidos de casa e de rua. O objetivo é compreender as transformações que as experiências de (i)mobilidade durante a pandemia legam para os sentidos de casa e de rua, em especial no que se refere a(o): papel do espaço público no cotidiano urbano; decisões locacionais residenciais; sentido de comunidade; fortalecimento/enfraquecimento dos sentidos de bairro; padrões de circulação; segurança/insegurança residencial.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo Kazuo Kayo

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • decisões de investimento e financiamento no setor de energia elétrica
  • 1. Nos últimos anos, temos assistido a uma tendência mundial de mudança na matriz energética com investimentos crescentes em fontes renováveis de energia, de forma a aumentar a oferta e reduzir o impacto negativo de fontes poluentes. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de novas tecnologias (e.g., carros híbridos) aumenta a demanda por energia e por investimentos em toda a cadeia de valor do setor (i.e., geração, transmissão e distribuição de energia). 2. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética, 63,5% da geração elétrica no Brasil em 2019 dependia de hidrelétricas, o que deixa o país extremamente dependente das condições meteorológicas, ao passo que outras fontes renováveis de energia, como a eólica e a solar, ainda tinham baixa participação na matriz energética do país em 2019, de 8,9% e 1,1% respectivamente. Portanto, o Brasil apresenta um grande potencial de crescimento nos investimentos em energia renovável. 3. O problema de pesquisa geral deste projeto envolve a análise das decisões de investimento e financiamento de empresas do setor elétrico brasileiro e internacional. 4. A questão específica que se pretende analisar é: Quais são as causas e consequências das decisões de investimento e financiamento de empresas do setor elétrico brasileiro e internacional? 5. Esse tema é estrategicamente importante para todos os países, mas particularmente importante para o Brasil que, nas últimas décadas, tem enfrentado severas crises de abastecimento de energia em função das condições hídricas e climáticas e dos reduzidos investimentos em fontes alternativas de energia. 6. A estratégia metodológica inclui desde técnicas econométricas tradicionais, como regressões por Mínimos Quadrados Ordinário, até soluções mais modernas e robustas, com técnicas de quase-experimento e experimentos naturais (e.g., diferença-em-diferenças), efeitos de tratamento com uso de matching, etc, para mitigar problemas de endogeneidade típicas dos fenômenos a serem analisados.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo Leite Krüger

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • rede de conforto térmico: desenvolvimento de estação microclimática de baixo custo (embc) e padronização de protocolo de coleta de dados.
  • O enfrentamento dos efeitos deletérios das mudanças climáticas e a demanda por edifícios eficientes tornam imperativa a realização de pesquisas sobre conforto térmico no Brasil com vistas à melhoria da qualidade ambiental do ambiente construído. Essa necessidade é ainda maior se considerarmos a distribuição geográfica dos estudos sobre conforto térmico já realizados, pois a maioria deles se concentra na Europa, Ásia e América do Norte. Portanto, há uma lacuna a ser preenchida com relação aos limites de conforto térmico para as populações dos diversos climas brasileiros. A inexistência de uma rede integrada de pesquisa dedicada ao tema e o alto custo dos equipamentos para pesquisa são também barreiras a serem vencidas. Assim, esta pesquisa parte da hipótese de que diversos modelos de conforto térmico são pouco adequados à população brasileira, especialmente considerando a diversidade climática do país. Neste contexto, pretende-se, a partir da formação de um grupo de pesquisa atuante em distintas regiões do país, desenvolver uma Estação Microclimática de Baixo Custo (EMBC) para monitoramento térmico do espaço construído e elaborar um protocolo para levantamento de dados relativos à percepção térmica do ocupante. O método a ser adotado integra o desenvolvimento da EMBC em conjunto com o desenvolvimento de protocolo padronizado para coleta de dados (variáveis subjetivas individuais e variáveis ambientais associadas ao conforto térmico). Os resultados deste projeto contribuirão para unificar e padronizar as pesquisas em conforto térmico no Brasil e para a construção de modelos de conforto mais condizentes com a diversidade climática e populacional do país.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo Lucas Subtil

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • tratamento de lixiviado de aterro sanitário em biorreator eletroquímico com membranas: remoção de poluentes, geração de energia, formação de depósito e análise da comunidade microbiana
  • O tratamento de lixiviado é ainda um grande desafio para a Engenharia Sanitária pela presença de poluentes de difícil degradação e elevada toxicidade. Embora os biorreatores com membranas (MBR) sejam uma opção importante para tratar esse efluente, a remoção de micropoluentes e poluentes recalcitrantes, a intensificação do depósito nas membranas, a inibição da nitrificação e o gasto de energia são ainda barreiras para aplicação da tecnologia. A hipótese central desta pesquisa é que a integração de células combustíveis microbianas (CCM) com a adição de material suporte pode melhorar o desempenho de reatores de membranas (MBR) no tratamento de lixiviado. Especificamente, almeja-se responder: A separação dos processos de óxido-redução e bioeletroquímico podem aumentar a remoção de poluentes e gerar eletricidade? O uso de material granular é capaz de reduzir o depósito externo das membranas e melhorar a remoção de poluentes? Quais são os microrganismos envolvidos nos bioprocessos? Quais são as condições ótimas para os processos? O projeto é um desdobramento de um estudo iniciado com co-tratamento de lixiviado em MBR pelo proponente, que identificou microrganismos na CCM com potencial para degradar compostos recalcitrantes e melhorar a nitrificação e também a necessidade de controlar a formação de depósito em MBR com lixiviado. Para isto, serão utilizados dois MBRs em paralelo alimentados com lixiviado do aterro sanitário de Santo André/SP, um deles será a unidade controle, e o outro será o sistema integrado com a CCM, com dois compartimentos e com diferentes condições e tipo de biomassa. Serão caracterizados os processos de conversão e remoção de poluentes convencionais e emergentes, bem como uma robusta caracterização das comunidades microbianas pela metagenômica do gene 16S rDNA. A formação de depósito nas membranas será avaliada em função da composição do licor misto, das resistências a filtração e da caracterização avançada da superfície da membrana.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • o papel das engenharias, ciência e tecnologia na popularização e fortalecimento da educação
  • Este documento trata da proposta de continuidade ao projeto de cunho estratégico intitulado Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE), que tem por finalidade a implantação de um programa de formação de recursos humanos na área das ciências exatas, humanas e naturais, visando, o desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado de Alagoas, antecipando demandas de tecnologias e estratégias claramente reconhecidas e analisadas. O objetivo principal da presente proposta é alavancar a preparação dos alunos carentes da 9ª série, 1º (PAESPE Jr) e 3º ano (PAESPE) do ensino médio aos matriculados nas escolas públicas estaduais e moradores do entorno da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e de outros municípios a, em princípio, ingressarem na UFAL. Desta forma, irá ampliar as condições de acesso ao nível superior de ensino dando ênfase para as ciências exatas, humanas e naturais, e tendo como pretensão final criar uma rede de cursos preparatórios comunitários com a sociedade organizada, tendo como referência o PAESPE. Para o ano de 2022 o projeto conta com a participação de mais de 10 escolas públicas que já estão engajadas na presente proposta. Como estratégia de ação, serão realizadas atividades das seguintes modalidades: Portas abertas, Seminário ou Ciclo de Palestras, Conjunto de Oficinas de CT&I, mostra de vídeos e mostra de Engenharia. As ferramentas utilizadas serão games, jogos on-line gratuitos para realização de atividades para divulgação das Engenharias Civil, Química, Ambiental e Sanitária e Petróleo do Centro de Tecnologia da UFAL. Além disso serão realizadas oficinas para trabalhar temas ambientais da Engenharia nas seguintes temáticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis (oficinas para produção de sabão), ação contra a mudança global do clima, vida na água, entre outros.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Eduardo Martín Tarazona Santos

Ciências Biológicas

Genética
  • ancestralidade, doenças e medicina de precisão no brasil
  • Os genomas dos brasileiros, povo miscigenado, são mosaicos de ancestralidades europeias, africanas e nativas americanas. Embora o genoma seja linear, as implicações da informação que guarda o fazem multidimensional. A genômica humana se ocupa de conceitos complexos como mestiçagem e ancestralidade, em parte pela necessidade humana de conhecer nossa história, mas principalmente porque a distribuição geográfica de variantes genéticas que causam doenças depende da história. Nesse contexto, temos três objetivos: (1) A partir de dados genômicos das coortes de idosos de Bambuí (MG) e do Estudo Longitudinal de Saúde do Idoso (ELSI, de abrangência nacional) desenvolveremos e aplicaremos uma metodologia estatística baseada na Computação Bayesiana Aproximada, para inferir a dinâmica da miscigenação biológica e do viés sexual (acasalamentos entre homens e mulheres de populações com diferentes padrões de ancestralidade) nas populações brasileiras, integrando estas inferências com dados de demografia histórica, e propondo um modelo da distribuição das variantes genéticas associadas com doenças no Brasil; (2) A partir de dados de exomas de 200 brasileiros miscigenados com hemofilia A (doença mendeliana ligada ao cromossomo X) que desenvolveram anticorpos inibidores contra FVIII exógeno do tratamento, avaliaremos as arquiteturas genéticas da resposta ao protocolo de imunotolerância e de aspectos clínicos relacionados ao desenvolvimento de inibidores; (3) A partir de casos de pacientes miscigenados brasileiros com doenças raras, identificaremos as variantes genéticas responsáveis a partir do sequenciamento de exomas, implementando práticas de medicina de precisão. Num contexto em que a maior parte dos conhecimentos em genômica humana derivam do estudo de populações europeias, o foco nos componentes de ancestralidade africana e nativa americana dos brasileiros é uma oportunidade para elucidar novas variantes e mecanismos genéticos responsáveis por doenças.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Sun Feb 06 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo Mazoni Andrade Marçal Mendes

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • desenvolvimento tecnológico para registros de imagem de cálcio em animais movendo-se livremente: dinâmica espaço-temporal de redes neurais em ensaios pré-clínicos
  • Como as redes neurais de nosso cérebro representam o mundo que nos cerca? Como estas redes interagem com nosso sistema motor gerando comportamentos essenciais para a sobrevivência? Essas são perguntas centrais às neurociências, cuja resposta, se é que única, só poderá ser respondida com abordagem trans/interdisciplinar e avanços tecnológicos que permitam registrar tanto aspectos da arquitetura das redes neurais quanto de sua dinâmica. Por duas décadas estudamos estas questões utilizando técnicas de imagem/bioquímicas para obter informações sobre a estrutura (p.e. microscopia, MRI, biologia molecular), ensaios comportamentais para quantificar função e eletrofisiologia para avaliar a dinâmica. Mais precisamente, as técnicas de registro das variáveis fisiológicas caem em um gradiente entre ter boa resolução espacial ou boa resolução temporal. Torna-se imperativo preencher o vão de técnicas que registrem vários elementos da rede neuronal, onde eles estão e quando entram em atividade para determinar os padrões espaço-temporais associados à dinâmica das interações sensório-motoras, memória, e até mesmo desordens neurológicas. Mais recentemente, a possibilidade de captar imagens da variação do cálcio intracelular (sinalizador da atividade neuronal), por meio do uso de microscópios miniaturizados (MM) acoplados ao cérebro de animais movendo-se livremente, traz exatamente esta perspectiva. Várias linhas investigativas de nosso grupo, assim como de vários outros laboratórios no Brasil, dariam um salto qualitativo se esta metodologia estivesse disponível, bem divulgada e com soluções adequadas ao cenário nacional - este projeto objetiva atender esta demanda. Aplicações imediatas na pesquisa desenvolvida no nosso grupo: 1) Solução de malha-fechada (detecção e supressão) para o tratamento das Epilepsias - trabalhos clínicos, básicos com patentes registradas; 2) Estudo de Memória e Isolamento Social; 3) Acidentes vasculares encefálicos e 4) Modelagem matemática de redes neurais.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo Osorio

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • influência no rendimento e qualidade dos coprodutos do processo de produção de coque metalúrgico com a adição de resíduos de carvão vegetal e da destilação de petróleo
  • A indústria siderúrgica busca, por meio de iniciativas com grupos de pesquisa, colaborar com os compromissos internacionais para redução da emissão de gases de efeito estufa. A sustentabilidade é buscada por meio da redução da emissão, aproveitamento de resíduos e também pela diversificação das matérias-primas incluindo as renováveis. No caso das usinas integradas brasileiras, as matérias-primas para produção de coque são majoritariamente carvão mineral importado, com elevada participação no custo de produção do aço. Nesse contexto, o estudo de moinha de carvão vegetal e coque de petróleo como aditivos à mistura de carvão mineral coqueificável, tem contribuição importante nos aspectos mencionados. O estudo das influências dos aditivos para coqueificação tem duas linhas importantes: propriedades do coque (produto principal) e coprodutos (gás de coqueria e alcatrão). Enquanto diversos estudos têm abordado a influência dos aditivos na qualidade do coque, inclusive realizados pelo grupo proponente, pouca atenção tem sido dada aos coprodutos do processo, que tem papel importante do ponto de vista econômico e de fornecimento de energia para usina. Desta forma, este projeto visa contribuir para o entendimento e quantificação das influências da adição de coque de petróleo e moinha de carvão vegetal no rendimento e qualidade dos coprodutos da coqueificação. Este entendimento servirá como uma ferramenta para apoiar a indústria siderúrgica na inserção destas matérias-primas no processo de coqueificação, promovendo a sustentabilidade do processo. Para execução do projeto serão realizados experimentos de coqueificação em escala laboratorial em um aparato experimental inédito no Brasil, desenvolvido pelo grupo, que será ajustado com colaboração de especialistas da Gerdau Ouro Branco, para reproduzir as condições industriais de processo. Desta forma, os resultados do projeto serão obtidos em condições análogas às industriais e, portanto, de mais fácil transposição para indústria.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Sep 29 00:00:00 BRT 2022-Tue Sep 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo Resende Secchi

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • resiliência e estabilidade ecológica do estuário da lagoa dos patos e costa marinha adjacente perante a perturbações naturais e antrópicas
  • O sítio Estuário da Lagoa dos Patos e Costa Marinha Adjacente (PELD-ELPA), que teve início na primeira edição do programa PELD em 1998, tem como eixo científicos principal nesta proposta de renovação o tema de Resiliência, Estabilidade Ecológica e Biodiversidade e Funcionalidade do Ecossistema (BEF). O objeto principal é identificar relações entre diversidade biológica e funcionalidade ecossistêmica em diferentes níveis (e.g. populações, comunidades, grupos funcionais, níveis tróficos, sistemas), avaliando a estabilidade de longo prazo e a resiliência ecológica do ELPA frente às perturbações naturais e antrópicas. As principais hipóteses da proposta são: (i) O grau de resiliência dos diferentes componentes da biota do ELPA é variável, mas o ELPA como um todo é resiliente em longo prazo; (ii) Apesar das grandes oscilações de abundância das espécies e mudanças na estrutura das comunidades, o ecossistema tem permanecido estável em longo prazo, pelo menos desde que começaram os estudos na década de 70/80; (iii) A diversidade biológica afeta a funcionalidade ecológica das comunidades do ELPA através do aumento do número de tratos funcionais e/ou magnitude de processos (medidos em densidade, biomassa, estoque, produção ou taxas etc). Para testar estas hipóteses, o PELD-ELPA continuará o monitoramento de mais de 20 anos de variáveis abióticas e bióticas que incluem desde os produtores primários até predadores topo deste ecossistema. A análise utilizará a base de dados existentes, uma das mais longas e consolidadas da América do Sul, associada a uma diversidade de métodos de análise de ecossistemas e de processamento de dados históricos e atuais. Além dos aspectos científicos, a proposta prevê inúmeras ações de interação social e apoio a gestão ambiental e políticas públicas que irão contribuir para a educação, sensibilização e capacitação humana e institucional na mitigação e adaptação ao impactos naturais e antrópicos, incluindo maior previsibilidade e alerta precoce aos efeitos das mudanças climáticas. Todas essas contribuições estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Década da Ciência Oceânica da ONU (2020-30). A proposta também prevê a integração com outros sítios PELD por meio de estudos comparativos e oferecimento de cursos de qualificação em bancos de dados, tendo como base as experiências adquiridas no PELD-ELPA, bem como o lançamento das bases para uma futura rede de sítios PELD Costeiro-Marinhos com parceiros nacionais e internacionais. Pretende-se ainda utilizar as informações geradas nas últimas décadas para iniciar o processo de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), com a proposta de criar uma ou um mosaico de Unidades de Conservação, com diferentes níveis de uso e restrição dependendo das múltiplas relações possíveis entre significância ecológica e demanda socioeconômica das áreas do ELPA. A proposta fortalecerá as Ciências do Mar por meio da formação de alunos de graduação e pós-graduação em programas qualificados e via integração com pesquisadores do PELD- ELPA e outros colaboradores no Brasil e exterior. A realização dos estudos no tema de resiliência e estabilidade ecológica e de BEF serão importantes para a consolidação da ciência e tecnologia marinha brasileira. As ações de divulgação científica (midias sociais e outras plataformas) e de extensão em curso serão fortalecidas e ampliadas, incluindo ações na (i) comunidade local, (ii) na comunidade escolar, e (iii) com subsídios à Gestão Pública por meio da participação em fóruns de pescadores e meio ambiente com os diferentes atores sociais.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Mon Dec 07 00:00:00 BRT 2020-Tue Dec 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Eduardo Resende Secchi

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • respostas do ecossistema pelágico às mudanças climáticas no oceano austral – ecopelagos
  • O último relatório Intergovernamental sobre alterações climáticas foi contundente em concluir que "o aquecimento do sistema climático é inequívoco...". A Península Antártica Ocidental (PAO) é uma das regiões do Planeta onde se registra o mais rápido aquecimento dos últimos 50 anos. A temperatura do ar superficial aumentou 2oC na média anual e 6oC na média do inverno. A temperatura da água superficial também aumentou mais de 1oC no mesmo período e cerca de 87% das geleiras da PAO estão em retração. A extensão do gelo marinho reduziu e sua duração média encurtou cerca de 90 dias, sendo o gelo perene não mais uma característica deste ambiente. Este padrão contrasta com as demais regiões da Antártica, inclusive com locais próximos, como a região leste da Península Antártica (Mar de Weddell), a qual é mais estável e não apresenta evidência óbvia dos efeitos do aquecimento global. As muitas espécies que vivem em áreas aquecidas e inalteradas oferecem uma oportunidade ímpar para comparar a resiliência de todos os níveis de organização biológica. Tais “condições experimentais naturais” existem em muitos poucos lugares na Terra, fazendo do ambiente marinho antártico um excelente “laboratório” para que aprendamos sobre as vulnerabilidades às quais está submetido e onde estão os pontos de inflexão para que possamos informar e contribuir cientificamente para uma política global que vise minimizar os efeitos das mudanças climáticas ao longo dos próximos anos, especialmente no que se refere à perda de biodiversidade. Além disso, a complexidade biológica e as histórias evolutivas do planeta sugerem que as tensões na função de ecossistemas polares podem ser fundamentalmente diferentes daqueles de regiões de latitudes mais baixas. Portanto, o entendimento de processos ecossistêmicos polares é fundamental para um debate ecológico amplo sobre a natureza da estabilidade e as possíveis alterações observadas e/ou esperadas em toda a biosfera em função das mudanças climáticas. As mudanças no clima Antártico e na dinâmica do gelo marinho afetam todos os níveis da cadeia alimentar, desde comunidades microbianas, produtores primários (fitoplâncton), krill e outros organismos zooplanctônicos, e peixes até predadores de topo, cujas histórias de vida apresentam diferentes graus de afinidade com o gelo. Dentro deste contexto, o Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL), sedeado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tem desenvolvido estudos, desde 2002, na porção norte da Península Antártica. Essa região é composta por um conjunto de ambientes únicos do ponto de vista oceanográfico, e engloba o Estreito de Bransfield, o Estreito de Gerlache, a porção noroeste do Mar de Weddell e a porção sul do Estreito de Drake. Vários destes ambientes têm se mostrado sensíveis do ponto de vista climático e, recentemente, vêm apresentando diversas alterações nas suas características físicas e biogeoquímicas, e na sua biota associada. Embora avanços significativos tenham sido alcançados nos últimos anos, os domínios biológicos e ecológicos do ambiente marinho Antártico permanecem, em grande parte, inexplorados. Os pesquisadores das ciências da vida antártica se dedicam ao entendimento sobre a evolução e a diversidade da vida marinha no Oceano Austral para determinar como esses processos produziram ecossistemas singulares. Porém, como o Oceano Austral é vasto e remoto, a coleta de dados físicos e biológicos in situ torna-se um enorme desafio. Informações provenientes de sensoriamento remoto, flutuadores e/ou fundeios oceanográficos, fornecem informações sinóticas sobre o ambiente físico do Oceano Austral que podem ser integradas em modelos numéricos ou estatísticos, e validados com dados in situ. Esta é uma abordagem eficaz para maximizar a utilidade de dados biológicos esparsos. Desta forma, o projeto EcoPelagos avança, em relação às pesquisas pretéritas do grupo, na qualidade, e diversidade de dados oceanográficos, por meio da ampliação espacial e temporal da coleta utilizando métodos tradicionais e contemporâneos (como a genômica e proteômica). Sua execução permitirá gerar informações fundamentais sobre a relação entre a biota e as variáveis físico-químicas do ecossistema Antártico. Fundamentalmente, permitirá expandir o entendimento sobre a estrutura e função biológica, desde o nível molecular ao ecossistêmico, projetar possíveis respostas e avaliar a capacidade de resiliência dos ecossistemas pelágicos antárticos perante as alterações climáticas. A pesquisa permitirá a detecção e projeção de suas respostas a futuras mudanças a partir da percepção de eventuais alterações nos processos biológicos, que estejam ocorrendo em regiões sob diferentes impactos das mudanças climáticas. Para tal, uma série de objetivos específicos são propostos, com enfoque inter e multidisciplinar, combinando abordagens observacionais, experimentais e in silico (modelagem). Essa abordagem multidisciplinar inovadora e de liderança, somada às parcerias internacionais estabelecidas, fortalecerá e qualificará as pesquisas na área de ciências da vida marinha, globalmente importantes, dentro do Programa Antártico Brasileiro. Este será um projeto ecossistêmico, que levará em consideração as interações entre os principais componentes da teia trófica pelágica, bem como a interação pelágico-bentônica, objetivando compreender como diferentes condições físico-químicas do ambiente, desencadeadas pelas mudanças climáticas, determinam os padrões de diversidade biológica, incluindo da plastisfera, as principais vias de fluxo de energia entre seus componentes e a saúde geral do ambiente marinho da PAO. A proposta está em sintonia com os novos programas de pesquisa da área de ciências da vida do Comitê Científico de Pesquisas Antárticas (SCAR). Além da contribuição científica e da formação de recursos humanos, o sucesso desta proposta ampliará a contribuição e o protagonismos da comunidade científica brasileira no cenário internacional das pesquisas polares.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Tue Dec 25 00:00:00 BRST 2018-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Eduardo Rodrigues Alves Junior

Ciências Humanas

Filosofia
  • motivando – feira de inovação e ciências
  • A presente proposta visa estimular a ciência e inovação em 35 cidades de Mato Grosso que correspondem a 56% da população mato-grossense, região que possui escassez de estímulo na ciência e de formação de alunos e professores nesta área. A proposta apresenta como importante diferencial a abrangência (o planejamento prevê que aconteça parcialmente online, inclusive a fase de capacitação), tendo como previsão alcançar 750 equipes, divididas nas categorias “Feira de Experimentos”, “Mostra Científica” e “Ideias inovadoras”. Todas as equipes inscritas passarão por capacitação focadas no desenvolvimento e melhoria de projetos em experimentos, pesquisa e inovação, visando sempre a solução de problemas da sociedade com uso de ciência e tecnologia. A etapa final do evento será presencial, com transmissão ao vivo, e com premiações motivadoras para estimular a participação dos alunos de ensino fundamental e médio, especialmente meninas e alunos de escolas públicas.
  • Centro Universitário de Várzea Grande - MT - Brasil
  • Wed Feb 10 00:00:00 BRT 2021-Fri Jun 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Eduardo Santana de Almeida

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • uma investigação sobre o projeto e evolução de arquiteturas de linhas de produto de software
  • O objetivo deste projeto é investigar o projeto e a evolução de arquiteturas de linhas de produto de software com base em estudos quantitativos e qualitativos visando a identificação de um conjunto de evidências para auxiliar arquitetos de software no projeto arquitetural.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Eduardo Valério de Barros Vilas Boas

Ciências Agrárias

Agronomia
  • valorização de plantas alimentícias não convencionais
  • As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) apresentam potencial nutricional, funcional e sensorial, embora ainda pouco explorado cientificamente. As PANCs têm sido alvo de pesquisas nos últimos anos. Não obstante, muitas incógnitas ainda precisam ser desvendadas, para que essas plantas passem a fazer parte, efetivamente, da alimentação do povo brasileiro, abrindo portas para o mercado internacional. Embora trabalhos científicos sobre frutos do cerrado já estejam disponíveis na literatura, eles ainda não foram explorados sob a perspectiva proteômica. O estudo proteômico desses frutos permitirá entender os mecanismos envolvidos na construção de sua qualidade, o que pode ser utilizado no desenvolvimento e otimização de técnicas de produção e conservação e em projetos de domesticação dessas espécies. Quanto às hortaliças não convencionais, poucos são os trabalhos disponíveis na literatura científica. O potencial nutricional e funcional, bem como a segurança de algumas dessas hortaliças ainda tem que ser comprovado. Ademais, técnicas de conservação, como o resfriamento e a modificação atmosférica, bem como de processamento mínimo devem ser investigadas, visando-se a máxima qualidade dessas PANCs e a saúde e segurança do consumidor. Logo, objetiva-se investigar as alterações no perfil proteico de frutos de Annona crassiflora (marolo), Campomanesia pubescens (gabiroba) e Caryocar brasiliense (pequi) durante seu desenvolvimento, associando-se o mapa proteico com a construção de sua qualidade. Ainda, objetiva-se avaliar o efeito do hidrorresfriamento, da temperatura de armazenamento, da modificação atmosférica e do processamento mínimo sobre a qualidade e vida útil das hortaliças não convencionais Amaranthus sp. (amaranto), Rumex acetosa (azedinha), Bassela alba (bertalha) e Sonchus oleraceus (serralha). O perfil proteico será obtido a partir de análises proteômicas, enquanto a qualidade das PANCs será avaliada utilizando-se análises físicas, químicas e bioquímicas.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eduardo Victorio Morettin

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • audiovisual e espaços de perpetração: imagens e lugares de memória das ditaduras do brasil e do cone sul
  • 1. O debate sobre a relação entre memória e violência política em contextos ditatoriais se tornou central no debate contemporâneo na pesquisa acadêmica, no direito internacional e nos movimentos sociais comprometidos com a democracia e com os direitos humanos. Dentro deste debate, a produção audiovisual tem sido o canal de representações sobre a violência de Estado e sua memória em períodos ditatoriais, formulando sínteses originais sobre essas experiências traumáticas. 2. Este projeto procura compreender o papel do audiovisual na construção de representações sobre a relação entre memória, política e violência de Estado durante as ditaduras militares do Cone Sul. 3. A maneira como uma cinematografia representa perpetradores e espaços de violência pode remeter às formas de memorização e apagamento da experiência traumática, aspectos que adensam as identidades políticas e sociais no processo de revisão histórica desse passado traumático, com implicações sociais e políticas que vão muito além da experiência estética em si mesma. 4. De que maneira o audiovisual e os espaços de memória, como museus e memoriais, nos países que sofreram a ditadura militar no Cone Sul representaram a experiência traumática da violência cometida pelo Estado? 5. Torre das donzelas (Suzanna Lira, 2018) reencena a prisão onde inúmeras militantes foram encarceradas no período ditatorial. Ao reconstruir o espaço da opressão em um estúdio de cinema, o longa-metragem propõe um lugar performático da memória, desvelando não apenas o cerco desferido aos corpos femininos, mas inclusive o afeto necessário às mulheres para lidar contra os abusos. 6. A metodologia está centrada na análise fílmica, definida pelo exame de seus aspectos narrativos (sonoro, visual, verbal), a partir da qual analisaremos as representações criadas pelo audiovisual e espaços de memória que indicam os regimes de memorização da experiência das ditaduras militares do Cone Sul.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Sun Mar 27 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Edvani Curti Muniz

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento biotecnológico de hidrogéis produzidos a partir de fontes vegetais para uso eficiente da água e do solo: aplicação às áreas agrícola, ambiental e da saúde
  • Hidrogéis são redes poliméricas tridimensionais que têm capacidade de reter grande quantidade de água e/ou de outras moléculas hidrofílicas, mantendo sua integridade estrutural, e com resposta à variação de pH, temperatura, etc. Os hidrogéis são materiais avançados multifuncionais com muitas aplicações tecnológicas, podendo ser classificados como químicos ou físicos, dependendo do tipo de reticulação. Na área agrícola, os hidrogéis contribuem para o aproveitamento da água, aumentando retenção de água e a permeabilidade do solo em sistemas de irrigação e, assim, contribuir para aumento da produção de biomassa de forrageiras usadas na alimentação animal, e de diversos cultivares para consumo humano. A utilização de hidrogéis reduz a necessidade de irrigação, reduz a compactação, erosão e a lixiviação do solo melhorando o crescimento das plantas. Considerando o desenvolvimento tecnológico proposto no presente projeto, outras formulações serão desenvolvidas e poderão ser utilizadas como adsorventes de poluentes ou para liberação de solutos de interesse na área da saúde. Na área ambiental, os hidrogéis têm sido utilizados como adsorventes de íons metálicos ou de corantes, devido a grande quantidade de grupos funcionais. Na área da saúde, os hidrogéis serão usados como carreadores de fármacos, em muitas situações devido as suas respostas a pH, temperatura, etc. A equipe proponente tem larga experiência no tema e existem interações anteriores consolidadas entre os membros de várias IES. Os membros da equipe da presente proposta apresentam significantes contribuições, por meio de desenvolvimento de diversos tipos de hidrogéis e utilizando diversas estratégias de preparação. Muitas destas estratégias serão utilizadas nesta proposta, visando sinergismos entre os membros da equipe. Além disso, a experiência em efetiva aplicação dos materiais a serem desenvolvidos poderá resultar em efetivas contribuições para a área de materiais, especificamente na área de hidrogéis.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Elaine Almeida Delarmelinda

Outra

Multidisciplinar
  • desvendando a ciência brasileira do bicentenário para a promoção de novos cientistas rondonienses
  • O Projeto visa contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação da região Central de Rondônia, por meio da realização de exposição de CT&I e ciclo de palestras, como instrumento de popularização da ciência e melhoria dos ensinos fundamental e médio, e incentivo para jovens talentos seguirem carreiras técnico-científica e docente. Será executado em 06 (três) municípios do Território Central da de Rondônia, sendo Novo Horizonte, Alvorada do Oeste, Teixeropólis, Urupá, Ji-Paraná e Jaru, e alcançará um público (área urbana e rural) de aproximadamente de 2200 alunos. Será realizado durante a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizado em 6 escolas (estaduais e escola da família agrícola) e contará com ciclo de palestras sobre o tema: “como se faz ciência e como ser um cientista?”, destacando para a carreira de cientistas locais e seus projetos de pesquisa. Também será realizada nessas escolas, a Exposição de CT&I intitulada: “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação e as transformações no Brasil” com abordagem na evolução da ciência brasileira neste período, principais cientistas e suas descobertas que tem impacto na vida contemporânea. Neste evento, será destaque às mulheres brasileiras cientistas, que contribuíram efetivamente com suas conquistas e descobertas, como forma de incentivar a participação feminina no mundo das ciências. As ações serão divulgadas em rádios locais, e de forma digital, por redes sociais institucionais. Espera-se que este projeto contribua para a conscientização e reflexão da comunidade em geral, notadamente estudantes da educação básica, da contribuição da ciência, tecnologia e inovação para o avanço do Brasil nos últimos 200 anos. E, despertar o interesse dos estudantes, especialmente das meninas, para a carreira científica, a partir do contato presencial com cientistas locais e ampliar o conhecimento sobre a importância da ciência para o progresso nacional.
  • Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Elaine Christine de Magalhães Cabral Albuquerque

Engenharias

Engenharia Química
  • desenvolvimento de produto, baixo custo, para uso tópico associado ao tratamento de feridas como úlcera do pé diabético ou lesões da esporotricose.
  • Estima-se em dezesseis milhões o número de portadores de Diabetes Mellitus (DM) tipo 2 em 2019 no Brasil, ocupando o quinto lugar no mundo segundo dados da International Diabetes Federation. Desse número, cerca de 25% serão acometidos, ao longo de suas vidas, por lesões denominadas Úlcera do Pé Diabético (UPD), que resultam em alta morbimortalidade. Em 2020, mais de dez mil amputações foram realizadas ao custo de R$12 milhões aos cofres do SUS. Os ferimentos nestes pacientes infectam com frequência e evoluem rapidamente para formas graves que resultam em internações prolongadas, uso de antibióticos endovenosos, amputações e muitas vezes resultando em sepse e morte. O tratamento destas lesões necessita de curativos muitas vezes caros, importados e inacessíveis ao paciente. A Esporotricose é uma zoonose que no Brasil é causada pelo fungo Sporothrix brasiliensis, transmitido pelo gato, sendo responsável atualmente por uma epidemia que se alastrou por várias cidades brasileiras. Na Bahia, cidades como Salvador e Camaçari, notificaram mais de 100 casos cada, no ano de 2019. E, como toda doença negligenciada, o índice de subnotificações deve ser bastante elevado. O tratamento pode ser realizado com Itraconazol, terbinafina ou Iodeto de potássio oral, sendo demorado, geralmente, de 3-9 meses. Com base no exposto, formulações tópicas à base de iodo ganhou destaque desde o seu primeiro uso no tratamento de feridas no século XIX. Além disso, o uso de bioativos de plantas tem ganhado destaque e o óleo resina de copaíba tem se mostrado promissor em processos de cicatrização de lesões de pele. Assim, o desenvolvimento de formulações tópicas inovadoras para tratamento de úlceras de difícil resolução são de grande relevância clínica, tecnológica e comercial. O desenvolvimento de um produto à base de iodo/óleo de copaíba associados em um veículo semissólido com propriedades secativas se apresenta bastante atrativo, inovador e com grandes chances de resposta clinica relevante.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Elaine Corrêa Pereira

Ciências Humanas

Educação
  • investigações sobre a constituição da prática profissional de professores da educação básica das escolas do campo.
  • Este projeto de pesquisa aborda a temática da Educação do Campo e tem como objetivo geral investigar a constituição da prática profissional de professores da Educação Básica das Escolas do Campo, a partir dos aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais que permeiam esse contexto. Baseia-se em uma abordagem metodológica qualitativa, com o desenvolvimento de ações que incluem a implementação de um laboratório virtual colaborativo de formação de professores do campo, contendo atividades formativas para estes professores. As informações discursivas serão produzidas com base nas atividades formativas e serão analisadas por meio do método da Análise Textual Discursiva (ATD). Os sujeitos da pesquisa serão professores da Educação Básica das Escolas do Campo, da rede municipal e estadual, que participarão das atividades propostas. Dentre as contribuições do projeto, está a compreensão do processo formativo desses profissionais das Escolas do Campo, bem como, a proposição de possíveis ações e políticas públicas que possam fortalecer a Educação do Campo.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Elaine Cristina Pereira De Martinis

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • prospecção genômica e marcadores genéricos e espécie-específicos em bactérias láticas isoladas de diferentes matrizes para fomentar aplicações biotecnológicas
  • Bactérias láticas (BAL) podem ser consideradas “biofábricas” de compostos de interesse em saúde humana, animal e em alimentos, destacando-se a produção de peptídeos antimicrobianos (bacteriocinas), compostos antifúngicos, enzimas (lactase, proteinases) e vitaminas (complexo B), além do possível efeito de exclusão competitiva de patógenos quando administradas diretamente na forma de probióticos. O objetivo deste projeto é estudar detalhadamente o genoma de BAL comprovadamente produtoras de compostos de interesse biotecnológico, utilizando para isso culturas isoladas de alimentos variados por nosso grupo ao longo de quase 20 anos de pesquisa. Para isso, de acordo com nossa experiência recente em sequenciamento de genoma completo (WGS) e bioinformática, a utilização dessas ferramentas poderosas permitirá avançar na fronteira do conhecimento e potencialmente viabilizar a aplicação biotecnológica das culturas de BAL. Os resultados esperados estão relacionados a: (1) desenho de primers que permitam a prospecção de BAL de matrizes diversas; (2) entendimento da dinâmica de adaptação nicho-específica dos microrganismos, por meio de estudos comparativos, principalmente por análises de pangenoma, (3) proposição de novos genes marcadores de potencial biotecnológico, e (4) complementação de bancos de dados públicos com genomas de cepas de interesse biotecnológico oriundas de diversas matrizes alimentares e localidades, que podem ajudar a definir produtos de origem controlada (biogeografia), com alto valor agregado e possível geração de renda para o país.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Elaine Cruz Rosas

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • novo derivado da isoniazida contra o mycobacterium tuberculosis: estudo do efeito hepatotoxico, toxicológico e na resposta imunológica
  • A tuberculose (TB) é uma doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis (Mtb) e umas das principais causa de morte no mundo. As drogas anti-Mtb de primeira escolha foram desenvolvidas há mais de 4 décadas e apresentam efeitos adversos, o que prejudica a aderência ao tratamento e o surgimento de cepas multirresintentes. Esses fatores, tornam o tratamento da TB ainda mais complicado o que leva a necessidade do desenvolvimento de novos quimioterápicos com baixa toxicidade e alto potentencial tuberculostático ou tuberculocida. A isoniazida (INH) é um dos fármacos de primeira linha para o tratamento da tuberculose sendo altamente eficaz. No entanto, o seu metabolismo, que ocorre no fígado, envolve acetilação pela N-acetiltransferase (NAT-2) e biotranformação pelas isoformas do citocromo P450, gerando uma série de subespécies reativas. Esse processo lesiona os hepatócitos e induz uma alteração na resposta imune, o que pode induzir uma hepatite medicamentosa e causar lesão e/ou insuficiência hepática dificultando o tratamento. Nesse trabalho, avaliaremos a atividadade farmacotoxicológica de um derivado da INH, a hidrazida 4b, que foi eficaz contra o Mtb e mais potente que todos os anti-Mtb de primeira escolha, incluindo a INH. Estudaremos a hidrazida 4b em hepatócitos e macrófagos in vitro, observando a sua ação sobre as isoformas do CYP2E1, CYP2C19, CYP3A e CYP2D6, sobre a produção de TNF-alfa e IL-1beta e sobre a liberação alanina aminotransferase (ALT) e aspartato aminotransferase (AST). Além disso, avaliaremos o comportamento dessa hidrazida após a administração oral em camundongos quanto a toxicidade aguda e por doses-repetidas usando como base as diretrizes da OEDC e quanto ao potencial hepatotóxico.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Thu Jun 23 00:00:00 BRT 2022-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Elaine Cruz Rosas

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • avaliação do galato de metila na inflamação articular; estudo do mecanismo de ação e dos parâmetros farmacocinéticos e toxicológicos.
  • A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune de alta incidência em adultos caracterizada pela inflamação articular que leva a perda da qualidade de vida e incapacitação. O processo inflamatório nas articulações é caracterizado pelo acúmulo de leucócitos no espaço sinovial como neutrófilos e macrófagos (Wong et al., 2004; Scott et al., 2010) e pela excessiva produção de radicais livres, enzimas de degradação de matriz e mediadores inflamatórios como citocinas, quimiocinas e mediadores lipídicos. A terapia para a AR foca em medicamentos com ação anti-inflamatória e modificadores do curso da doença. Contudo, a dificuldade no tratamento devido aos elevados custos, as incidências de infecções e distúrbios gastrointestinais promovem uma busca contínua para a identificação de novas entidades terapêuticas (Lajas et al., 2003). Produtos derivados de plantas que podem modular a expressão de sinais inflamatórios têm um potencial contra a artrite. Nosso grupo demonstrou que o galato de metila (GM), um ácido fenólico encontrado em diferentes espécies de vegetais, tem ação anti-inflamatória na artrite experimental induzida por zimosan (Correa et al., 2016) reduzindo a dor, edema, o acúmulo celular, a produção de citocinas IL-1, IL-6 e TNF-α, a expressão de NFkB e moléculas da via da MAPK (Correa et al, 2020). Recentemente demonstramos que o tratamento com GM por via oral foi eficaz na artrite induzida por antígeno ou por colágeno, modelos estes que se aproximam mais da fisiopatologia da doença. O tratamento durante 7 dias com GM inibiu a resposta inflamatória, degradação de cartilagem e perda óssea na artrite induzida por antígeno e não apresentou efeitos indesejados (Correa et al, submetido). Na presente proposta pretendemos aprofundar o conhecimento sobre a ação do GM na resposta de neutrófilos e macrófagos e avaliar seus parâmetros farmacocinéticos e toxicológicos, comparando com fármaco de referência metotrexato, usado na clínica para a terapia da artrite.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Elaine Rabelo Neiva

Ciências Humanas

Psicologia
  • gestão da mudança organizacional: o papel da liderança e da prontidão para a mudança nos comportamentos de apoio e no bem-estar no trabalho
  • A mudança organizacional pode ser conceituada como um conjunto de alterações nos componentes organizacionais desencadeadas intencionalmente ou não por intervenções que tragam consequências para os resultados da organização e para seus membros. Esse projeto testar as relações entre práticas de gestão da mudança organizacional, o comportamento do líder na mudança, a prontidão para a mudança e as razões e os benefícios para mudar considerando os comportamentos de apoio às mudanças e o bem-estar no trabalho como variáveis-resposta. Está sendo proposto um modelo com relações mediadas entre as variáveis. O estudo também pretende investigar em que medida a relação entre essas variáveis se alteram ao longo do tempo. Participarão do estudo profissionais de organizações públicas e privadas do Distrito Federal, do Rio de Janeiro e da Bahia que estejam vivenciando processos de mudança organizacional. O estudo envolverá pelo menos três organizações com representatividade de profissionais assegurada na amostra. A representatividade será avaliada por meio da obtenção de, pelo menos, 30% dos empregados da organização, envolvendo todas as unidades organizacionais. Serão utilizadas as seguintes medidas: Escala de Práticas de Gestão da Mudança; Escala de Prontidão para a Mudança, Inventário do Comportamento do líder na Mudança; Escala de Razões e benefícios para a mudança; Instrumento de Comportamentos de apoio a mudança organizacional; e Escala de Bem-estar no trabalho. Os instrumentos serão aplicados aos profissionais e aos gestores das unidades, em três momentos T1, T2 e T3, para avaliar as medidas individuais e as medidas no nível da unidade. Para análise dos dados serão utilizadas estatísticas descritivas, inferenciais multivariadas, análises envolvendo o nível individual e de grupo (análises multinível) e análises dos modelos e do tempo por meio de equações estruturais.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Elaine Thumé

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • projeto integrado de pesquisa, ensino e extensão para a formação de gestores e profissionais da aps e a qualificação do cuidado de pessoas com hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e obesidade na região sul do rio grande do sul
  • A proposta visa fortalecer e melhorar a qualidade do cuidado às pessoas com hipertensão, diabetes e/ou obesidade no âmbito do Sistema Único de Saúde. O projeto integra atividades de pesquisa, ensino e extensão realizadas por meio da análise diagnóstica, formação e avaliação dos efeitos da formação com o objetivo de reorganizar o processo de trabalho das equipes de Atenção Primária à Saúde. Explora estratégias inovadoras e intervenções com potencial para serem desenvolvidas no cuidado às condições crônicas não transmissíveis e os fatores associados, reforça os atributos da APS e a relevância da Estratégia Saúde da Família como principal modelo de atenção à saúde. O público-alvo é formado por gestores e profissionais de saúde dos municípios da região sul do Rio Grande do Sul e será desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Fri Dec 04 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Elainne Christine de Souza Gomes

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • desenvolvimento e uso de qpcr como alternativa para o diagnóstico e controle da esquistossomose em áreas de baixa endemicidade para doença.
  • No Brasil, estima-se que cerca de 1,8 milhão de pessoas, principalmente na região Nordeste do país, estejam infectadas pelo Schistosoma mansoni. E apesar do sucesso do Programa de Controle da Esquistossomose (PCE) esta endemia continua sendo um grave problema de saúde pública no país. Atualmente, o principal problema enfrentado pelo PCE está relacionado a falta de um método diagnóstico complementar para identificação dos casos em áreas de baixa endemicidade, tendo em vista o fato de que o método padrão-ouro, o Kato-Katz, apresenta baixa sensibilidade para detecção de casos nessas áreas, onde os indivíduos possuem baixa carga parasitária, resultando em resultados falso-negativos. Frente a essa problemática e levando em consideração que o diagnóstico correto é a principal ferramenta para o tratamento e controle da esquistossomose no Brasil, este projeto tem como principal objetivo desenvolver, otimizar e avaliar a performance da qPCR no diagnóstico da esquistossomose em amostras de fezes e sangue. Os processos metodológicos que serão executados neste trabalho envolvem a otimização do método de extração de DNA de S. mansoni em amostras de fezes e sangue, o desenvolvimento e otimização da qPCR, o uso da técnica em amostras de campo, a determinação da sua sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivos e negativos, e acurácia da técnica em comparação ao teste padrão-ouro, bem como determinar os níveis de concordância dessas técnicas. Os resultados deste trabalho preencherão uma lacuna importante do PCE que é a detecção precoce de casos assintomáticos, com baixa carga parasitária, e oriundos de áreas de baixa endemicidade para doença, que poderiam não ser detectados pelo Kato-Katz em exame de rotina. Tal diagnóstico possibilita o tratamento precoce, minimizando sequelas graves para o paciente e reduzindo o ônus que um paciente crônico gera para o sistema público de saúde.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Elbert Einstein Nehrer Macau

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • covid-19: modelo integrado multiescala de propagação de doença e estratégias de controle
  • Esta proposta de pesquisa contempla uma iniciativa de desenvolvimento de um arquétipo dinâmico baseado em modelos matemáticos, objetivando o entendimento das características dinâmicas fundamentais que regem a propagação da COVID-19 nas populações, considerando três níveis de escalas de percepção e suas interconexões. Essa estrutura incluirá tanto modelos compartimentais baseados em equações diferenciais com atraso, quanto baseados em agentes, além da equação logísitica. Os dados epidemiológicos disponíveis serão explorados para ajustar de forma integrada os enfoques desses diferentes modelos, visando a obtenção de um modelo da dinâmica de propagação epidêmica em três diferentes escalas, que se inter-relacionam. No nível de microescala, que representa a expansão da epidemia no contexto de bairros, comunidades e ambientes de trabalho, pretende-se explorar o modelo de agentes, onde cada um deles possui regras próprias de comportamento, que permitem capturar a heterogeneidade característica de diferentes subgrupos sociais, com comorbidades e diferentes faixas etárias, que interagem entre si, no contexto de um ambiente virtual que captura as características demográficas e urbanas locais. No nível de mesoescala, que representa a expansão da doença em conglomerados de bairros, cidades e regiões metropolitanas, os dados reais disponíveis, associados aos resultados oriundos do modelo de agentes, irá permitir o ajuste de modelos compartimentais baseados em equações diferencias com atraso, que capturam diferentes estados de uma população diante da COVID-19, além da interação de subpopulações com características próprias. Já no modelo de macroescala, o foco de interesse é a expansão da doença pelas cidades de um estado ou país, onde redes complexas de multicamadas representam os diferentes modais das malhas de transporte entre cidades, os nós modelam a dinâmica da cidade ou região usando um modelo comportamental, enquanto existem atrasos de propagação entre os diferentes nós da rede. Esse arquétipo dinâmico será usado para entender de forma integrada dinâmica de expansão da doença, além de possibilitar que se chegue a estratégias apropriadas de controle da expansão no contexto das diferentes escalas em consideração, incluindo a determinação da forma adequada de utilização de testes de antígeno e anticorpos segundo as características de diversidade da população, visando distribuir os testes disponíveis de forma apropriada segundo os diferentes grupos considerados, visando colocar em quarentena contaminados. A estrutura dinâmica será usada para determinar as dinâmicas de propagação da pandemia e controles adequados às peculiaridades do Brasil, China e Rússia, que são os coparceiros
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Jan 25 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Elder Yokoyama

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • o papel do ferro no surgimento e resiliência da vida durante o tempo geológico
  • O ferro é o elemento mais abundante do planeta Terra e, devido à sensibilidade do ciclo ferro ao estado-redox, este pode ser interligado às grandes variações paleoclimáticas na evolução do planeta. Os depósitos de ferro representam registros geológicos dessas variações paleoclimáticas e, dessa forma, ressaltam-se três relevantes intervalos de tempo: o Paleoproterozoico, o Neoproterozoico e o Devoniano. Apesar dos inúmeros estudos acerca dessas variações climáticas e dos depósitos de ferro associados, ainda existem questões não resolvidas a respeito da relação ao ciclo biogeoquímico do ferro. Essas questões envolvem a contribuição biológica nos mecanismos de oxidação de Fe (II), a influência de ciclos orbitais na deposição das formações-ferríferas, a presença e evolução da fauna nesses ambientes (e.g., sin e pós-glacial), e a fonte do reservatório de ferro. O Brasil possui ocorrências de ferro que são excelentes laboratórios naturais para responder essas questões, destacando-se: (i) Carajás-PA e Quadrilátero Ferrífero-MG do Paleoproterozoico; (ii) Urucum-MS e Nova Xavantina-MT do Neoproterozoico e (iii) Formação Ponta Grossa (Bacia do Paraná) e Formação Pimenteiras (Bacia do Parnaíba) do Devoniano. Além desses alvos, as barragens de rejeito em minerações de ferro constituem também bons laboratórios para esse tipo de análise, podendo ser considerados análogos modernos. Nesse contexto, o presente projeto visa entender a contribuição de ferro no surgimento e resiliência da vida, por meio do estudo do ciclo do ferro e a interconectividade com as grandes variações climáticas da Terra.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Electo Eduardo Silva Lora

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • estudos teórico-experimentais para a maximização da inserção da bioenergia e do hidrogênio na matriz energética brasileira durante a transição para um cenário zero carbono.
  • A geração de eletricidade no Brasil deve quase triplicar até 2050 numa transição energética para fontes renováveis visando a sua descarbonização. Entretanto a intermitência relacionada à eólica e solar é um desafio a ser solucionado. Neste contexto, fontes renováveis firmes como biomassa e hidrogênio podem contribuir para a equalização da geração com pouca ou nenhuma emissão líquida de carbono na atmosfera. O projeto realizará estudos teóricos e experimentais para a maximização da inserção da bioenergia e do hidrogênio. A utilização de biocombustíveis em plantas de pequena escala, no contexto da geração descentralizada, representa uma mudança de paradigma, sendo particularmente vantajosa para o caso brasileiro, dado ao potencial de aproveitamento de resíduos agroindustriais e urbanos. O tema da proposta é bioenergia e hidrogênio como elementos viabilizadores da matriz energética com recursos renováveis intermitentes (solar e eólica) e de baixo carbono através da composição e complementação. A bioenergia e o hidrogênio poderão oferecer base firme de oferta de energia elétrica diante da inevitável expansão da demanda por energia no Brasil combinada pela restrição da expansão da hidroenergia que não poderia ser atendida de maneira confiável somente por energia solar e eólica enquanto se busca a neutralidade de carbono. Estas fontes podem subsidiar a transição para uma matriz zero carbono. Em 2020, o PNE 2050 apontou o hidrogênio como uma tecnologia disruptiva e como elemento de interesse no contexto da descarbonização da matriz energética. O Brasil tem extensa área territorial para implementação de cultivos energéticos em grande escala, além de abundantes resíduos agroindustriais, e enormes recursos solares e eólicos. Ferramentas como SIG, avaliação termodinâmica, modelagem matemática, calculo de LCOE, elaboração de matriz SWOT e ACV serão utilizadas no projeto.
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • Sat Feb 05 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Elen Rose Lodeiro Castanheira

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação de serviços de atenção primária à saúde, aprimoramento e meta-avaliação do sistema qualiab
  • A grande heterogeneidade organizacional dos serviços de Atenção Básica (AB), ao lado da crescente complexidade e diversidade de condições de saúde e doença sob responsabilidade desses serviços, exigem estratégias de avaliação que contemplem as especificidades da AB brasileira e estejam alinhadas com os princípios e diretrizes do SUS. Além da ampliação no perfil nas demandas, mudanças nas políticas institucionais têm exigido ajustes organizacionais. Como os serviços de AB têm respondido às demandas emergentes, como as postas pela atual pandemia, pela população em situação de rua, pela população LGBTQIA+, entre outras, além das demandas tradicionalmente já incorporadas? Avaliações com uso de sistemas de avaliação on-line, com adesão voluntária e disponibilidade imediata de resultados personalizados, contribuem com a implementação de mudanças? O presente projeto tem por objetivo desenvolver um sistema aberto de autoavaliação de serviços de AB como estratégia de avaliação formativa para profissionais de saúde e apoio para o planejamento e gestão desse nível de atenção. Para tanto propõe o aperfeiçoamento, atualização e validação do Sistema QualiAB de Avaliação e Monitoramento da Atenção Básica (www.abasica.fmb.unesp.br), seguido de meta-avaliação a partir de sua aplicação no estado de São Paulo. Apesar da capacidade avaliativa já demonstrada, as mudanças exigem revisão do sistema, tornando-o aberto, com aumento da autonomia dos municípios e unidades básicas; incorporação de novas questões, e avaliação de sua utilidade e efetividade na instituição de mudanças. A atualização do conteúdo ocorrerá por processo iterativo com revisão por pares, grupo de especialistas, profissionais da AB e da população usuária; o software será aperfeiçoado e terá a inclusão de apoio por inteligência artificial para o processo de adesão; após testes piloto, difusão e aplicação censitária no estado de São Paulo, será realizado a etapa de meta-avaliação (avaliação da avaliação).
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Elena Lassounskaia

Ciências Biológicas

Imunologia
  • desenvolvimento de novas ferramentas imunoquímicas para o diagnóstico rápido de infecções micobacterianas não tuberculosas e sua diferenciação com a tuberculose.
  • Tuberculose (TB) e as infecções provocadas por micobactérias não tuberculosas, como M. avium, que também podem causar uma doença pulmonar similar a TB, continuam gerar grande problema de saúde pública. A diferenciação de M. avium (Mav) e M. tuberculosis (Mtb) no diagnóstico é importante, pois o tratamento é distinto, devido às diferenças de bactérias na susceptibilidade aos antibióticos. O isolamento de micobactéria em cultura com posterior caracterização bioquímica é a padrão ouro de diagnóstico, mas é demorado (4 semanas). A identificação de bactéria por métodos moleculares é rápida, mas exige equipamentos e insumos importados, com custo elevado para os programas de controle de TB em países em desenvolvimento. Testes imunoquímicos de detecção dos antígenos micobacterianos constituem uma alternativa, sendo que são menos complexos e caros. O teste rápido SD BIOLINE Ag MPT64 RAPID® (Abbott) permite identificação de Mtb em culturas isoladas em 15 min através de detecção do antígeno secretado MPT64. Entretanto, este teste não detecta Mav. Recentemente, nosso grupo identificou outro antígeno secretado, o APA, que pode ser utilizado como alvo para a discriminação entre micobactérias. Foram produzidos anticorpos monoclonais anti-APA capazes de reconhecer as bactérias do complexo Mav, mas não Mtb (patente submetido). Neste projeto, pretendemos utilizar os anti-APA e anti-MPT64– in house para produção de protótipos de testes imunoquímicos (ELISA sanduiche e teste imunocromatográfico no formato duplex) visando a diferenciação de bactérias do complexo Mav e Mtb através de detecção dos respectivos em culturas isoladas dos pacientes com a doença pulmonar ou em material fecal do gado bovino suspeito em paratuberculose ou TB. Após da validação e verificação da acurácia diagnóstica em comparação com os testes-padrão, os novos testes poderá ser usados como uma poderosa ferramenta na detecção e identificação de micobacterias mais prevalentes nos população humana e no gado.
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Elenilda Farias de Oliveira

Ciências da Saúde

Odontologia
  • estudo da condição de saúde bucal na população negra do recôncavo baiano: uma proposta de cuidado e intervenção.
  • O Recôncavo Baiano (RB) é uma região geográfica que circunda a Baía de Todos-os-Santos. Representa relevância histórica para o Brasil e é caracterizada por desigualdade social e falta de infraestrutura. Devido à descendência africana, há alta prevalência de doença falciforme nesses indivíduos. A patologia bucal com segunda maior recorrência no mundo é doença periodontal, que pode levar a consequências sistêmicas. Nota-se a necessidade de estudos em saúde bucal e associação com determinantes sociais, bem como medidas adequadas e planos de intervenção. Estudo objetiva investigar associação genética e fatores predisponentes, consequentes e associados, com a presença de doenças bucais em uma população do RB, bem como estabelecer relação com intervenções e tratamentos. Estudo transversal, caso-controle, com indivíduos (n=500) maiores de 18 anos, de predominância negra, residentes no RB, CAAE: 45556221.4.0000.0042. Serão aplicados questionário sócio econômico, multiprofissional, com foco em estilo de vida e condições gerais de saúde, encaminhados à avaliação odontológica na clínica escola da Faculdade Adventistas da Bahia(FADBA) ou em atendimentos em campo. Farão parte do grupo caso todos que apresentarem periodontite, após avaliação criteriosa por profissional calibrado. Aos pacientes do grupo caso será oferecido acompanhamento odontológico gratuito. Em ambos os grupos haverá coleta de sangue para testagens (genética, bioquímica e imunológica). A coleta de sangue será por profissional habilitado, sendo preparada em laboratórios da FADBA. Armazenamento e análise de expressão gênica se dará no laboratório de imunofarmacologia da UFBA. Informações serão armazenadas de forma sigilosa em um software estatístico (SPSSTM). Os achados científicos promoverão a ampliação do conhecimento vigente e compreensão de mecanismos de atuação na população estudada, alcançado melhor condição de vida nos aspectos de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal e global dos participantes
  • Instituição Adventista Nordeste Brasileira - BA - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eleonora d' Orsi

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • aspectos comportamentais e de saúde da população idosa frente a pandemia da covid-19 em florianópolis: estudo longitudinal epifloripa idoso
  • A população de idosos (60 anos ou mais de idade) vem aumentando no Brasil nas últimas décadas, onde a região sul do Brasil é a mais envelhecida, com a maior expectativa de vida encontrada no estado de Santa Catarina, próxima a 80 anos. Os idosos são as principais vítimas da COVID-19, estando sujeitos ao maior risco de formas graves, óbito por COVID-19, exclusão digital e acesso desigual ao sistema de saúde. Essa população tem recebido orientação de permanecer em isolamento domiciliar por tempo indeterminado, afastada inclusive de seus familiares, o que pode aumentar sua fragilidade. O EpiFloripa Idoso, (https://epifloripaidoso.paginas.ufsc.br/) estudo longitudinal de base populacional, acompanha as condições de saúde de uma coorte de idosos representativa de Florianópolis há 12 anos, desde 2009/10 (linha de base do estudo). Destaca-se o rigor e método científico do estudo. A terceira onda foi realizada em 2017/19 (n=1.333, sendo 737 entrevistas do acompanhamento dos mesmos participantes da linha de base e 596 novos entrevistados). Esta proposta tem o objetivo de investigar aspectos comportamentais e de saúde de participantes do estudo EpiFloripa Idoso frente a pandemia da COVID-19 em Florianópolis,e o impacto da exclusão digital. Serão utilizados os telefones dos bancos de dados do acompanhamento dos idosos de Florianópolis, tanto da linha de base (em 2009-10) como da segunda onda de seguimento (2013-14) e da terceira onda de seguimento (2017-19). Será aplicado um questionário em entrevistas domiciliares englobando perguntas acerca do isolamento social, vacinação, sintomas e internação por COVID-19 e inclusão digital. Será realizado o linkage do banco de dados do Epifloripa com o banco de dados da vigilância para investigar as informações sobre data de início dos sintomas, confirmação do diagnóstico de COVID-19, internação e óbito, assim como situação vacinal dos participantes. Será ofertado programa de inclusão digital aos participantes digitalmente excluídos
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eliade Ferreira Lima

Ciências Humanas

Filosofia
  • 4ª feira de ciências universidade-comunidade: ciência,tecnologia & inovação para a humanidade
  • o presente projeto pretende fomentar discussões e empoderamento da comunidade escolar acerca da contribuição da CT&I na história da humanidade e impulsionar inovações metodológicas para o desenvolvimento tecnologias de aprendizagem significativa voltadas ao incentivo da participação dos/das estudantes, em especial das meninas, e desenvolver a capacidade criativa e investigativa nestes e nestas, proporcionando o surgimento de vocações para as carreiras ligadas às áreas científicas e tecnológicas e docente. São ainda objetivos dessa proposta: a. Possibilitar espaço/tempo de encontro Universidade comunidade, com vistas ao fortalecimento de parcerias e democratização da produção de saber; b. Incentivar a discussão e a produção de conhecimento e tecnologias voltadas para Ciência, Tecnologia e Inovação para em prol da Humanidade c. Potencializar o desenvolvimento de uma cultura crítica, investigativa e científica na comunidade escolar; d. Fomentar atividades de iniciação científica na educação básica visando ao desenvolvimento e à elaboração de projetos. e. Incentivar o conhecimento científico de forma articulada com outras instituições de ensino do município, aproximando as realidades das diferentes escolas e da Universidade e iniciando programas científicos de colaboração. f. Estimular o desenvolvimento de uma cultura mais inclusiva através do incentivo à formação de grupos heterogêneos para elaboração dos experimentos.
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • Sat Mar 20 00:00:00 BRT 2021-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Eliade Ferreira Lima

Outra

Divulgação Científica
  • mostra universidade-comunidade e 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil - snct 2022
  • De acordo com a pesquisa de percepção pública da ciência divulgada em julho de 2019 pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, cerca de 73% dos entrevistados se disseram otimistas em relação à ciência. Porém, ao mesmo tempo, 90% não souberam mencionar o nome de um cientista e 88% não foram capazes de dizer onde se faz pesquisa no país. Nesse sentido, temos que a divulgação científica tem o papel de promover uma sociedade mais democrática para que o público possa tomar decisões informadas. Além disso, a grande maioria das regiões brasileiras não possui acessos a espaços específicos, ficando apenas a mercê das informações divulgadas pelas mídias digitais, que muitas vezes traz as informações com uma ideia definida e ideológica. Portanto, a divulgação científica não deve ser entendida como um acessório, mas sim como uma ferramenta necessária para que a pesquisa cumpra o potencial que tem de impactar não apenas a comunidade científica, mas também a sociedade. Nesse sentido, este projeto visa organizar e sistematizar a mostra “Universidade-Comunidade e 200 Anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, a ser realizada no município de Uruguaiana dia 22 outubro de 2022, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Neste evento pretende-se dar ênfase à divulgação da ciência produzida na Universidade local, através de uma mostra científica dos grupos de pesquisa, bem como dos trabalhos produzidos pelos estudantes da educação básica das escolas uruguaianenes através da Feira de Ciências Universidade-Comunidade. O evento de comemoração da SNCT vem sendo realizado anualmente desde o ano de 2017 tendo atingido uma média de público de 2000 pessoas por edição. A divulgação do evento será realizada junto às escolas estaduais por meio dos estudantes do curso de Ciências da Natureza de Uruguaiana que atuam nas escolas da região. O público em geral será convidado por meio de chamadas nos programas de rádio e tv locais, redes sociais e cartazes em locais públicos.
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Eliade Ferreira Lima

Engenharias

Engenharia Química
  • exposição itinerante: a astrofísica dos corpos negros
  • Trata-se de uma proposta que fará divulgação, por meio de exposição itinerante presencial, da astrofísica, da carreira científica, da pesquisa e da formação de um astrofísico pela perspectiva da trajetória de vida e de formação científica de jovens astrofísicos negros brasileiros. A proposta terá como referência a revista em quadrinhos "Entrevistas Além do Tempo", produzida como resultado de uma pesquisa de pós-doutorado desenvolvida na ECA-USP (2020-2021), que relata a trajetória de vida e de formação de cinco jovens negros astrofísicos brasileiros, quatro mulheres e um homem. Serão alcançadas as 27 capitais do Brasil e 54 cidades do interior dos 27 estados, abrangendo um total de 81 cidades das cinco regiões brasileiras. Serão montadas cinco exposições temáticas à astrofísica, apresentado pesquisas desenvolvidas pelos cinco astrofísicos negros. Será montada uma exposição paralela com a revista em quadrinhos "Entrevistas Além do Tempo". As exposições serão acompanhadas de uma entrevista coletiva onde os astrofísicos negros serão entrevistados por uma coletiva de estudantes de escolas públicas da educação básica (Ensino Fundamental e Médio), capacitados anteriormente, seguindo o modelo do Programa Imprensa Jovem desenvolvido pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O projeto terá a parceria das Secretarias Estaduais de Educação dos 27 estados do Brasil e das Secretarias Municipais de Educação de 54 cidades do interior dos 27 estados do Brasil. Os astrofísicos estarão presencialmente no lançamento das exposições e nos eventos de entrevistas coletivas que acontecerão ao vivo, com transmissão simultânea para ampliar o número de estudantes a serem alcançados. As entrevistas serão gravadas, editadas e disponibilizadas nas mídias sociais e no Portal eduCAPES. A revista em quadrinhos terá uma edição impressa para doação e distribuição em escolas públicas. A proposta prevê audiodescrição e tradução Libras como forma de acessibilidade.
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • Thu Nov 24 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Eliana Amorim de Souza

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • vigilância e atenção à saúde para hanseníase e doença de chagas em áreas endêmicas rurais do estado da bahia: abordagens integradas no sus para controle
  • Entre os críticos desafios para alcance do controle de doenças tropicais negligenciadas (DTN) insere-se a necessidade de reconhecimento das pessoas acometidas e aquelas sob risco de desenvolver, como demarcado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A hanseníase e a doença de Chagas, como condições crônicas, destacam-se no Brasil pela elevada carga de morbimortalidade, particularmente na região Nordeste. O objetivo deste trabalho é analisar padrões epidemiológicos e operacionais de vigilância, prevenção e controle da doença de Chagas e da hanseníase no SUS em áreas rurais de municípios endêmicos do interior do Estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa de múltiplos métodos, integrando estudos epidemiológicos (ecológico e transversal analítico) e pesquisa qualitativa em territórios rurais dos municípios de Tremedal e Vitória da Conquista. Serão incluídas pessoas e comunidades sob risco ou vulnerabilidade com base em amostragem estratificada, além de profissionais de saúde e gestores atuantes nestes territórios. A pesquisa fundamenta-se nas seguintes etapas metodológicas: 1- Estudo ecológico misto para caracterização de tendências temporais e padrões espaciais de detecção e morbimortalidade com base em dados secundários de 2001 a 2021; 2- Estudo qualitativo a partir da análise de conteúdo de discursos que possam interferir no processo de adoecimento e cuidado para DTNs, estruturando-se protocolo de aconselhamento; 3- Inquéritos soroepidemiológico para doença de Chagas e clínico-epidemiológico para hanseníase, com reconhecimento de dimensões de vulnerabilidade e estimativa da prevalência de cada DTN, comorbidades e sobreposição de doenças. O projeto visa ao final estruturar análise integrada dos dados obtidos até então com vistas a contribuir no processo de construção de Linha de Cuidado nestas áreas endêmicas rurais, a partir de seminários e oficinas com ampla participação de atores locais.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Feb 15 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eliana Andréa Severo

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • inovação, práticas ambientais e ações sociais no contexto da pandemia do covid-19 nas empresas brasileiras
  • As empresas contribuem para o desenvolvimento econômico do país, pois criam novos produtos, atendem as necessidades de mercado, além de gerar empregos e renda. Contudo, perante a Pandemia do Covid-19, as inovações sustentáveis foram efetivamente impactadas, pois vivenciou-se um período de quarentena, isolamento social, lockdown e crise de saúde pública. Neste cenário, quais as relações da inovação com as práticas ambientais, as ações sociais e de melhoria da qualidade de vida das pessoas? Coerentemente, este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre a inovação, as práticas ambientais e as ações sociais de melhoria da qualidade de vida das pessoas, nas empresas brasileiras, perante a Pandemia do Covid-19. As organizações foram drasticamente influenciadas, seja por fatores estratégicos, ou por influências coercitivas, normativas e legislativas. A inovação sustentável em resposta à desaceleração econômica, desencadeada pela Pandemia, resultaram um efeito negativo dos seres humanos e das organizações sobre o meio ambiente, pela diminuição da poluição atmosférica, em virtude da diminuição das atividades econômicas e as restrições ao tráfego. Entretanto, ocorreu um impacto negativo na performance organizacional e na economia do país, assim como o aumento do número de desempregados. Neste contexto, a preocupação com a inovação sustentável pode estar na ordem da competitividade organizacional. A metodologia utilizada será uma pesquisa quantitativa de natureza descritiva, do tipo survey, por meio da aplicação de questionários, com afirmativas em uma escala Likert de 5 pontos. Para a coleta de dados será utilizado o método bola de neve, onde os questionários serão disponibilizados pelas redes sociais e e-mail, através de um Formulário no Google Forms. Se utilizará as Associações de Empresas, bem como o contato telefônico para a coleta de dados. Para a análise dos dados será utilizada a Análise Fatorial Exploratória e a Modelagem de Equações Estruturais.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eliana Bolorino Canteiro Martins

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • tendências do trabalho de assistentes sociais na educação básica pública no brasil
  • O objeto de estudo da presente pesquisa se constitui nas tendências do trabalho profissional de assistente social no âmbito da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), na educação publica, seja estadual ou municipal no Brasil. A questão central que norteará a pesquisa será: quais as novas tendências presentes no trabalho de assistentes sociais na educação básica pública no Brasil? O objetivo geral identificar e analisar as novas tendências do trabalho de assistentes sociais na educação básica pública no Brasil. Os objetivos específicos são: mapear a produção do conhecimento sobre o serviço social na educação básica no Brasil; identificar as bases legais a partir das quais são recrutados, lotados e reconhecidos os profissionais do Serviço social na educação básica; identificar a presença de assistentes sociais na educação básica nos municípios brasileiros; Identificar os programas, projetos, serviços e setores a partir dos quais os/as assistentes sociais desenvolvem seu trabalho; mapear as requisições, formas de apreensão e respostas profissionais; identificar os fundamentos teóricos que sustentam o trabalho dos assistentes sociais (concepção de educação, de política de educação, da própria profissão) na educação básica; refletir sobre os desafios do trabalho de assistente social no trabalho coletivo desenvolvido na área da educação. As concepções teóricas fundantes que estão imbricadas ao objeto de pesquisa serão educação e política de educação, trabalho e trabalho coletivo e Serviço Social e Serviço Social na Educação. A pesquisa envolverá pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O universo da pesquisa abrange todos estados e municípios brasileiros onde identificarmos a presença do assistente social na educação básica.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eliana Borges Correia de Albuquerque

Ciências Humanas

Educação
  • livros didáticos de alfabetização do pnld 2022 e 2023: quais as mudanças? quais os impactos na formação e na prática cotidiana docente?
  • Vivenciamos, nas últimas décadas, mudanças significativas na forma de se conceber a alfabetização. Diferentes textos oficiais que orientam o trabalho do professor, como a BNCC, têm destacado a importância de se considerar a alfabetização como um processo de apropriação da escrita alfabética e como práticas de letramento. A atual Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo decreto Nº 9.765, de 11 de abril de 2019, propôs uma virada no tratamento da linguagem na escola ao prescrever, com base em evidências científicas do campo da psicologia cognitiva, mais especificamente de neurociências, a instrução fônica como a metodologia mais eficaz para o ensino da leitura e da escrita. Nessa perspectiva, para viabilizar que as turmas de alfabetização das escolas públicas do país atendam ao que está prescrito na PNA, os livros didáticos destinados ao último ano da Educação Infantil e ao primeiro ano do Ensino Fundamental, conforme explicitado nos editais dos PNLD 2022 e 2023 respectivamente, devem priorizar a instrução fônica e o ensino das relações entre fonemas e grafemas. Assim, torna-se importante dar continuidade ao estudo que vimos realizando sobre os livros aprovados no PNLD e os usos que os/as docentes têm feito desse material. Buscaremos, nessa pesquisa, analisar as propostas de alfabetização e de formação docente dos livros didáticos aprovados nos PNLD 2022 e 2023, assim como investigar os usos que as/os docentes deles fazem em suas práticas de ensino. A pesquisa, de natureza qualitativa, envolverá a análise documental de livros de alfabetização aprovados nas referidas edições do PNLD, e a realização de entrevistas e observação de aulas de professoras que lecionam em Secretarias de Educação de diferentes cidades do estado de Pernambuco. Os livros didáticos, assim como os dados produzidos nas entrevistas e observações, serão submetidos à análise de conteúdo, passando por processos de descrição, inferência e interpretação (BARDIN, 1977).
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eliana Martins Lima

Ciências da Saúde

Farmácia
  • sistemas nanoestruturados e biomiméticos para administração intranasal e inalatória
  • A administração de fármacos por meio das vias aéreas, embora não seja uma descoberta recente, tem crescido em importância. Além de não invasivo, o delivery pulmonar de fármacos pode se beneficiar da grande área de superfície altamente absortiva representada pelos pulmões e assim ser útil para o tratamento de doenças locais e sistêmicas. Por outro lado, a administração pela via intranasal é uma das mais importantes formas de se vencer o desafio do delivery cerebral de moléculas destinadas ao tratamento de doenças do sistema nervoso central, em uma estratégia denominada de nose-to-brain que reúne vantagens como o aumento da concentração do fármaco no cérebro quando comparada com a via sistêmica, a maior aderência ao tratamento e a prevenção da eliminação do fármaco pelo metabolismo de primeira passagem. Nosso grupo tem se dedicado ao estudo destas duas abordagens que também representam rotas de grande interesse pela indústria farmacêutica brasileira e mundial. Embora administrar fármacos na forma de spray nasal ou de aerossol possa representar vantagens, diversos desafios persistem como a rápida eliminação por clearance mucociliar, efeitos adversos graves, baixa estabilidade, etc. A encapsulação de fármacos em sistemas lipídicos ou poliméricos pode contribuir para a superação destas desvantagens, como o aporte da dosagem adequada ao tecido alvo (SNC ou pulmões), maior tempo de retenção e liberação controlada, proteção contra degradações enzimáticas, etc. A pandemia de Covid-19, cuja transmissão preferencial é pelas vias aéreas, trouxe ainda maior destaque à necessidade de se investigar e conhecer a administração de medicamentos por esta via, incluindo produtos profiláticos e vacinas. Neste projeto desenvolveremos nanocarreadores biomiméticos ou biocompatíveis para o transporte e delivery de fármacos pelas vias intranasal e inalatória, comparando sua biodistribuição e eficácia com aquela alcançada por vias de administração convencionais.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eliana Midori Sussuchi

Outra

Divulgação Científica
  • contribuições das pesquisas da educação básica em sergipe para o bicentenário da independência
  • Este projeto tem como objetivo produzir material de divulgação científica, sob a forma de vídeos que tragam relatos de projetos/atividades científicas e seus resultados de várias áreas de conhecimento, traduzidos numa linguagem direta, dinâmica e acessível, a fim de que cidadãos comuns, não iniciados na ciência e de diversos graus de escolarização, possam ter acesso às informações científicas e entender seu conteúdo e importância. Os vídeos serão abrigados no portal de internet da Associação Sergipana de Ciência (ASCi) e disponibilizados para as escolas públicas e privadas de Sergipe, Secretaria da Educação (SEDUC), Fapitec, e para os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) do Estado e Instituições de Ensino Superior (IES). Haverá duas modalidades de vídeos de divulgação científica: 1) vídeos relatando pesquisas feitas por professores e/ou pesquisadores vinculados às escolas da Educação Básica do Estado; 2) vídeos nos quais alunos das escolas de educação básica, muitos deles estão vinculados a projetos de PIBIC Jr, relatem as suas experiências relacionadas com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. Nos dois casos os vídeos terão duração máxima de até dez minutos. Trata-se de um desafio aos professores e alunos que devem apresentar suas pesquisas e descobertas em linguagem simples, para um público diversificado e não especializado, inclusive referindo se houve financiamento da pesquisa e quem a financiou. Os vídeos poderão ainda ser abrigados nos repositórios institucionais a fim de ampliar ainda mais seu acesso. Além disso, os alunos e professores das escolas participantes do projeto serão convidados a participar das atividades de “Portas abertas” na Universidade Federal de Sergipe, com a visitação em laboratórios de pesquisa e extensão que terão exposição de experimentos relacionados a ciência e tecnologia.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Eliana Midori Sussuchi

Outra

Divulgação Científica
  • divulgando projetos de ciências, tecnologia e inovação do ccet/ufs em sergipe
  • No mundo moderno a ciência se tornou indispensável para todos e principalmente para desmitificar conhecimentos errôneos. A ciência e a tecnologia que dela decorre, aumentam o tempo de vida das pessoas, encurtam distâncias, criam redes ou canais de sociabilidade vinculando indivíduos e grupos em tempo real e em qualquer parte do mundo, definem os rumos dos conflitos e da paz entre as nações. Enfim, nunca como agora os desenvolvimentos sociais, políticos, morais e econômicos das nações foram tão dependentes do conhecimento científico. De forma que, a relação saber-poder tem se tornado cada dia mais forte e definidora dos rumos da humanidade. Vivemos, desde o século XIX, um modelo social que deposita na ciência e na tecnologia suas maiores esperanças: uma sociedade do conhecimento que, para se sustentar, deve se nortear por uma cultura “aprendiz”, que permita superar o paradoxo entre a disponibilização e o controle, entre o domínio e o acesso do conhecimento. Este é o desafio a ser superado pelas ações de popularização e divulgação da ciência.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Eliane Cristina de Araujo Sbardellati

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • desindustrialização, heterogeneidade setorial e produtividade do trabalho nas economias mundial e brasileira no limiar do século xxi
  • Este projeto propõe investigar a desindustrialização como um processo globalmente desigual, relacionado tanto ao grau de desenvolvimento e a dependência de trajetórias, quanto às políticas econômicas que reforçam tendências de longo prazo ou, alternativamente, possibilitam mudanças estruturais. Este fenômeno, que é normalmente mensurado pela queda do produto e/ou emprego da manufatura em relação ao produto/emprego total, pode se apresentar como uma tendência natural do processo de desenvolvimento, mas, quando observado de modo mais acurado, pode, também, evidenciar considerável heterogeneidade regional e setorial. É acerca desta temática que a presente pesquisa se ocupa tendo como foco de análise as economias mundial e brasileira em contextos de desindustrialização e heterogeneidade setorial da indústria manufatureira relacionadas às trajetórias de desenvolvimento e produtividade do trabalho, em uma perspectiva analítica teórico-histórica e empírica. Neste propósito, a primeira parte do projeto se debruça sobre o tema da desindustrialização e heterogeneidade setorial da indústria manufatureira, utilizando para isso de análises teórica e empírica. A segunda parte da pesquisa tratará do processo de desindustrialização no Brasil e seus efeitos sobre a produtividade do trabalho. Como mostram os modelos de economia dual, a existência de grandes gaps de produtividade do trabalho entre partes tradicionais e modernas da economia, ou entre um mesmo setor como a manufatura, são uma realidade fundamental das sociedades em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Assim, documentar esses gaps e investigar se o processo de desindustrialização fez com que o trabalho fluísse de atividades de alta produtividade para atividades de baixa produtividade, limitando o aumento da produtividade e do crescimento econômico, são de grande relevância para compreender os custos que a desindustrialização prematura tem sobre a produtividade do trabalho e o crescimento econômico.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eliane D Elia

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento e avaliação de revestimetos com base em grafeno e compósitos metal-grafeno eletrodepositados sobre aço carbono frente à corrosão
  • Novos revestimentos com base em óxido de grafeno e compósitos metal-óxido de grafeno reduzido eletrodepositados sobre peças de aço carbono, destinadas à indústria de petróleo, estão sendo estudados. As peças modificadas serão submetidas a ensaios de corrosão atmosférica em câmara de névoa salina e ensaios eletroquímicos de impedância e de curvas de polarização para avaliar as propriedades anticorrosivas dos revestimentos. Além dos ensaios de corrosão, as peças revestidas serão caracterizadas por Microscopia eletrônica de varredura acoplada à espectroscopia de energia dispersiva (EDS) e Espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios-X (XPS). Nos primeiros seis meses foram obtidos revestimentos compósitos de diferentes metais Cd, Ni e Zn com óxido de grafeno reduzido sobre peças de aço carbono em condições e banhos já praticados pela empresa Eletromatrix para deposição desses metais. A deposição foi feita a potencial constante por tempos já determinados para alcançar uma determinada espessura de filme, mas pretendemos através deste projeto realizar a deposição em outras condições, com vistas a melhorar a qualidade dos revestimentos utilizando ainda menores concentrações dos íons metálicos. Os procedimentos para obtenção desses revestimentos compósitos serão otimizados na segunda fase do projeto tendo como variáveis respostas o módulo da impedância em 0,001 Hz, a densidade de corrente de corrosão e os tempos que os corpos de prova resistem à corrosão acelerada em câmara de névoa salina. Para isso, modelos estatísticos de triagem e modelagem, tais como o modelo Plackett-Burman e Experimento Composto Central, respectivamente, serão aplicados (onde várias variáveis serão estudadas, a saber, a potência do banho de ultrassom e o tempo usados na esfoliação do óxido de grafite, a concentração do cátion metálico, a concentração do óxido de grafeno, o pH da solução, a tensão e /ou densidade de corrente aplicada e o tempo de eletrodeposição, em dois níveis). Na primeira fase foram produzidos filmes de óxido grafeno sobre o aço carbono 1020 utilizando a técnica de deposição eletroforética onde um estudo de triagem pelo método Plackett Burman foi realizado com vistas a obter as melhores condições para produção do revestimento de óxido de grafeno sobre a placa de aço carbono 1020 e obtenção de uma possível condição ótima. Esse planejamento estudou a influência de sete fatores: Razão Grafite/KMnO4, Tempo de esfoliação do óxido de grafite, Concentração de óxido de grafeno [OG], pH da solução de deposição, Potencial de deposição, Tempo de deposição e Tempo de secagem do revestimento obtido, sobre a variável resposta do módulo de impedância em 0,001 Hz. Nenhum parâmetro estudado foi considerado ativo, não sendo necessário, desta forma, realizar a modelagem dos parâmetros. Sendo assim, a melhor condição experimental foi definida de acordo com o efeito de cada parâmetro (Tabela 4 do relatório técnico), que corresponde a 0,5 mg mL-1 de óxido de grafeno, 1 V de potencial de deposição, 200 s de deposição, 2 h de secagem, 20 h de esfoliação, razão Grafite/KMnO4 de 1:10 e pH = 2. Esses valores estão de acordo com o experimento 13 (Tabelas 2 e 3 do relatório técnico), onde foi obtido o maior módulo de impedância. A deposição dos revestimentos compósitos realizada na primeira fase utilizou a concentração de OG de 0,5 mg mL-1. Esta concentração está bem abaixo dos valores de concentração encontrados na literatura para produção de compósitos M-OG. Mesmo utilizando baixa concentração de OG foi possível mostrar que a sua incorporação ao filme metálico aumenta substancialmente a resistência contra a corrosão. A ideia será otimizar as condições de produção de cada compósito estudado (Zn-OG, Cd-OG e Ni-OG) e /ou outros (Zn-Ni-OG) e verificar a possibilidade de usar concentrações menores dos sais desses metais pela adição de OG sem perder a sua proteção contra corrosão. O objetivo será encontrar condições que levem a filmes mais resistentes contra a corrosão e à fragilização pelo hidrogênio mesmo usando concentrações menores de íons metálicos no banho de deposição. A Eletromatrix é uma empresa 100% brasileira, voltada para produção de revestimentos metálicos por galvanoplastia, a sua missão é prestar serviços de tratamento de superfícies metálicas em revestimento de cádmio, zinco, níquel, prata, ouro, fosfatização, cobre, oxido negro, alodine, cromo, cobre e estanho. É uma empresa homologada na indústria de petróleo & gás, aviação, infraestrutura, defesa, marítima, entretanto até o momento não existe nenhum processo que envolva o óxido de grafeno no processo de obtenção dos revestimentos da empresa, logo a proposta é inovar na Eletromatrix com novos processos envolvendo revestimentos com base em compósitos de metais com óxido de grafeno em substituição a revestimentos metálicos puros como de cádmio. O Laboratório de Eletroquímica e Eletroanalítica (UFRJ) tem como foco desenvolver métodos anticorrosivos principalmente para o aço carbono em suas diversas aplicações, onde diferentes meios corrosivos vêm sendo estudados, como a água produzida de petróleo, meios de decapagem ácida, água de refrigeração, entre outros. Em paralelo o laboratório tem vasta experiência no desenvolvimento de métodos analíticos para análise de combustíveis, fármacos e alimentos. Nessa linha a coordenadora vem pesquisando sensores eletroquímicos com base em óxido de grafeno reduzido nos últimos anos, portanto o grupo de pesquisa tem experiência na produção de óxido de grafeno por diferentes metodologias, bem como na sua caracterização. Esta proposta apresenta uma ideia inovadora que busca novos revestimentos anticorrosivos com base em óxido de grafeno para serem aplicados na empresa Eletromatrix que é de pequeno porte e busca aprimorar os seus processos de deposição metálica, bem como o desempenho das peças produzidas, isso certamente refletirá em aumento de sua produtividade e competitividade.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Sep 29 00:00:00 BRT 2021-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Eliane Fialho de Oliveira

Ciências da Saúde

Nutrição
  • das uvas às panc: como seus compostos fenólicos atuam em culturas de células de câncer de mama? estratégias bioquímicas, moleculares e metabolômica.
  • De acordo com a OMS, o câncer é uma das principais causas de mortalidade no mundo. A busca por fitoquímicos com potencial quimiopreventivo e quimioterapêutico é de extrema relevância e um dos principais desafios encontrados no tratamento de diferentes tipos de câncer é a resistência a quimioterápicos. Os eventos celulares regulados por fitoquímicos incluem o reparo do DNA, parada da progressão do ciclo celular, diminuição da proliferação celular, diferenciação e indução da apoptose, dentre outros. Todos os mecanismos envolvidos nestes processos atuam em conjunto na quimioprevenção e até na quimioterapia. Porém, os estudos ainda são inconclusivos e ressalta-se a necessidade de se estabelecer eficácia e toxicidade de combinações de fitoquímicos e quimioterápicos. Sendo assim, o projeto objetiva identificar e caracterizar polifenóis presentes em uma espécie de uva tinta e três espécies de ora-pro-nóbis, uma vez que a literatura sugere moléculas em comum, assim como o uso desses isolados ou combinados entre si ou com diferentes quimioterápicos em culturas de células de câncer de mama resistentes ou sensíveis a quimioterápicos. A primeira fase do projeto será identificar e caracterizar os polifenóis por meio de CLAE/EM. Posteriormente, os compostos isolados (obtidos por CLAE/MS ou padrões comerciais) ou combinados entre si ou com diferentes quimioterápicos serão empregados nas diferentes culturas de células de câncer de mama. Viabilidade, citotoxicidade, migração, formação de colônias e proliferação celulares, mecanismos de morte celular, alteração de ciclo celular, produção de EROs e estresse oxidativo celulares serão avaliados. O perfil metabólico das diferentes linhagens celulares, após os diferentes tratamentos, será analisado por CG-EM/EM e CLAE-EM/EM. A elucidação das melhores combinações entre fitoquímicos e quimioterápicos poderá contribuir e subsidiar futuras estratégias de utilização em ensaios experimentais e clínicos no tratamento de câncer de mama.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eliane Gonçalves dos Santos

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • salão das ciências
  • O projeto Salão de Ciências será pautado na perspectiva de formação para ciência em um processo de dois anos, planejando, orientando, desenvolvendo e projetando a ação junto das escolas locais no intuito de desenvolver a área de ciências. Assim contribuiremos fortemente na formação de cidadãos mais críticos e preparados para o futuro e quiçá com o gosto pelas ciências ao fazer desenvolver o campo científico.A abrangência da feira será municipal, sendo no município de Cerro Largo–RS (sede da UFFS) junto às escolas estaduais, municipais e particular. Além das escolas esperamos envolver de modo direto e indireto a secretaria da saúde, meio ambiente, educação e cultura, EMATER, Sindicatos e Associações Municipais. São esperados 300 alunos das escolas de Educação Básica, 40 professores de Ciências, Biologia, Física e Química do município, 140 licenciandos bolsistas de programas como PIBID, Residência Pedagógica e PET, Pesquisa e Extensão da UFFS e em torno de 15 professores formadores da UFFS, oficineiros e palestrantes. Em anos anteriores os vencedores ganharam troféus, medalhas e certificados, além da bolsa, participaram das atividades de iniciação a prática científica na UFFS, de eventos como o V SEPE – UFFS, Salão do Conhecimento da UNIJUÍ, Encontro sobre Investigações na Escola do RS. Ações que pretendemos manter e ampliar para o novo projeto 2021-2022 se aprovado.
  • Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
  • Tue Jan 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Eliane Macedo Sobrinho Santos

Outra

Divulgação Científica
  • iv snct do ifnmg – campus araçuaí: bicentenário da ct&i no brasil
  • A IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFNMG - Campus Araçuaí (IV SNCT do IFNMG - Campus Araçuaí) será desenvolvida com o intuito de fomentar a divulgação de trabalhos de pesquisa junto à comunidade acadêmica e extramuro, promover ações de integração entre pesquisadores de outras instituições de pesquisa e atualizar o conhecimento acerca de futuras parcerias para o desenvolvimento da pesquisa a nível regional. O evento terá sua culminância no período de 17 a 23 de outubro de 2022, no IFNMG – Campus Araçuaí, contemplando ainda a repetição e/ou continuidade das atividades estabelecidas num prazo de doze meses, a partir da data de culminância do evento. Serão realizadas palestras, mesas redondas e workshops relacionados com a pesquisa científica e tecnológica para estudantes, pesquisadores e comunidade em geral, além de minicursos de cunho científicos e mostra dos trabalhos acadêmicos. Um destaque da SNCT deste ano são as atividades focadas na educação maker. Uma maneira de fomentar o empreendedorismo, impulsionar a inovação e promover soluções criativas. Também é importante para o desenvolvimento de competências que ajudam no gerenciamento de empresas. A educação maker pode estar inserida em todos os níveis de ensino e, quanto mais cedo for abordada, melhor. Os alunos da educação básica (ensino fundamental e ensino médio), do ensino profissionalizante/técnico, do ensino superior, da rede pública ou particular de ensino, e demais segmentos da sociedade, como pessoas com deficiência, comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, povos tradicionais, meninas/mulheres, moradores de periferias urbanas, população rural, dentre outros, estarão contemplados no público-alvo do evento. O evento será também uma oportunidade para que empresas públicas e privadas da região, de diversas áreas de atuação, possam apresentar para os participantes do evento novidades tecnológicas. Neste ano, atenção especial será dada ao plano de como fazer a melhor divulgação do evento.
  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Eliane Macedo Sobrinho Santos

Outra

Divulgação Científica
  • iii semana nacional de ciência e tecnologia do ifnmg - campus araçuaí
  • A Semana de Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é o evento Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Araçuaí, em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em 2021, o tema da SNCT do IFNMG - Campus Araçuaí é "III SNCT do IFNMG – Campus Araçuaí: A transversalidade da CT&I", alinhado com a temática da Semana Nacional “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. A SNCT do IFNMG - Campus Araçuaí acontecerá no período de 04 a 08 de outubro de 2021, no Campus Araçuaí do IFNMG. Durante a SNCT do IFNMG - Campus Araçuaí serão realizadas as atividades principais da III SNCT do IFNMG – Campus Araçuaí: A transversalidade da CT&I, a II SAEAA: Semana Acadêmica da Engenharia Agrícola e Ambiental e o I IFthon. A programação do evento foi planejada de forma a atender aos anseios do público diversificado esperado para o evento. Foram organizadas atividades em diferentes áreas temáticas, tais como: educação, agrárias e ambiental, administração, humanas, ciências da computação, saúde, tecnologia e inovação e muitas outras. Em virtude da pandemia do Coronavírus muitas atividades acontecerão no formato virtual, até que sejam permitidas as atividades presenciais. A III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFNMG - Campus Araçuaí (III SNCT do IFNMG - Campus Araçuaí) será desenvolvida com o intuito de fomentar a divulgação de trabalhos de pesquisa junto à comunidade acadêmica e extramuro, promover ações de integração entre pesquisadores de outras instituições de pesquisa e atualizar o conhecimento acerca de futuras parcerias para o desenvolvimento da pesquisa a nível regional. O evento terá sua culminância no período de 04 a 08 de outubro de 2021, no IFNMG – Campus Araçuaí, contemplando ainda diferentes atividades estabelecidas num prazo de seis meses, a partir da data de culminância do evento. Serão realizadas palestras, mesas redondas e workshops relacionados com a pesquisa científica e tecnológica para estudantes, pesquisadores e comunidade em geral, além de minicursos de cunho científicos e mostra dos trabalhos acadêmicos. Um destaque da SNCT deste ano são as atividades focadas na educação empreendedora. Uma maneira de fomentar o empreendedorismo, impulsionar a inovação e promover soluções criativas. Também é importante para o desenvolvimento de competências que ajudam no gerenciamento de empresas. A educação empreendedora pode estar inserida em todos os níveis de ensino e, quanto mais cedo for abordada, melhor. A realização da SNCT do IFNMG - Campus Araçuaí corrobora com o efetivo processo de interiorização da universidade pública, principalmente em regiões de elevadas demandas em todos os segmentos socioeconômico como é no semiárido mineiro, compreendendo uma das regiões mais carentes de Minas Gerais. Esse projeto de evento de ciência e tecnologia possibilita ao IFNMG, como instituição pública de ensino superior, assumir, de fato, o lugar e os meios de se tornar agente solidário da sociedade mineira e nacional. Neste contexto, o IFNMG se desponta como um promissor centro de produção Científica regional, participando diretamente dos arranjos produtivos locais e colaborando com o reconhecimento das potencialidades e desenvolvimento das vocações regionais. Por fim, a SNCT do IFNMG - Campus Araçuaí oferecerá oportunidades de discussões sobre os rumos da C&T, principalmente nas regiões norte e nordeste de Minas Gerais, sendo as discussões pautadas no tema “Transversalidade da CT&I”. A metodologia do evento consistirá em gerenciar e planejar a disposição dos horários de apresentações e exposições dos trabalhos acadêmicos, bem como as demais atividades contempladas no evento. Por fim ressalta-se algumas atividades destaque que farão parte da proposta: 3° Wi-Sci; 2° Edutech; KaiauMaker; 2° Maratona Inovac; 2° Ciclo de Palestras da Agro (EAA e Agroecologia); Projeto: As potencialidades do Vale; Projeto: Minha baia, minha vida; Projeto: Vale-Fish; COVID-19 em foco. Atenção especial será dada ao plano de como fazer a melhor divulgação do evento. A divulgação da SNCT do IFNMG - Campus Araçuaí será dirigida para um público prioritário por isso será necessário ter uma estratégia de produção de conteúdo bem definida para que a mensagem chegue às pessoas certas. Dessa forma, a divulgação do evento seguirá o que foi contemplado no plano de comunicação demonstrado. Para obter êxito total na organização do evento, primeiramente preparou-se um checklist, do que deve ser feito para a programação científica do evento, de modo que nada passasse despercebido. A definição dos espaços de apresentação foi planejada previamente, de acordo com a capacidade de participantes e quantidade de apresentações que serão feitas no evento. Definiu-se com antecedência as salas e locais de apresentação, sendo este um pré-requisito para o planejamento. Após ter os locais definidos foi o momento de partir para a programação dos horários, que se encaixou perfeitamente com a programação geral do evento. Cuidados foram tomados para os horários de apresentação não coincidirem com as atrações principais do evento e também permitir um horário que a maioria dos participantes possam acompanhar as apresentações. Optou-se na metodologia do evento por criar as trilhas de apresentações por áreas temáticas. Isso facilita para que o público do evento compareça as apresentações de sua área de interesse, tanto com horários próximos como em áreas próximas do evento. Portanto na hora da criação das trilhas por tema foi importante levar em consideração os locais próximos e horários para concentrar um mesmo tema ou temas relacionados. No último dia do evento será realizada a avaliação do evento, onde será obtido feedback dos participantes. Esta etapa tem por objetivo saber quais são as expectativas dos participantes do s evento e constatar se elas foram atendidas e saber o que agradou.
  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Elibio Leopoldo Rech Filho

Ciências Biológicas

Genética
  • inct biologia sintetica
  • A atividade econômica abastecida pela pesquisa e inovação em ciências biológicas, denominada “bioeconomia”, constitui um segmento de rápido crescimento no mundo, direcionando substanciais benefícios sócio-econômicos. Esta proposta trabalha a “bioeconomia” pela rota de biologia sintética e possui dois escopos de interesse do país. O primeiro é o desenvolvimento econômico e tecnológico e o segundo é de preservação ambiental e agregação de valor a biodiversidade. Ao longo das ultimas décadas de pesquisa, o desenvolvimento de ferramentas cada vez mais acuradas e rápidas para obtenção e uso de dados biológicos, trouxeram-nos mais perto do limiar de um futuro, até então, inimaginável: plantas adaptadas a condições adversas, produtos alimentares desenhados para atender às necessidades alimentares específicas, combustíveis líquidos produzidos diretamente a partir de CO2, plásticos biodegradáveis, a partir de biomassa, biossensores para monitoramento em tempo real das plantações, ambiente e saúde, biofábricas de drogas e moléculas sintéticas para a saúde. Cada vez mais a pesquisa científica e tecnológica está empenhada em intensificar as abordagens multidisciplinares, para soluções dos mais exigentes desafios sociais e econômicos, que deverão afetar profundamente o futuro. Os avanços da bioeconomia dependem da expansão das tecnologias emergentes, como a genômica, proteômica e metabolômica (estudo sistematizado e manipulação de vias metabólicas), bioinformática (ferramentas computacionais para a análise de “big data” de origem biológica) que formam o fundamento para a biologia sintética (a edição de genomas, rotas metabólicas e engenharia de plantas e microrganismos). Para ser bem sucedido e contínuo desenvolvimento, a bioeconomia deverá buscar a geração constante de novos processos e produtos que atendam às necessidades nacionais e globais de competitividade e sustentabilidade. O Brasil aloca uma das biodiversidades mais ricas do mundo, sendo um membro do grupo composto por 17 países megadiversos. Desta forma, o país é especialmente responsável por uma mudança de paradigma. Estabelecer áreas de proteção tem sido um dos instrumentos mais eficazes para a conservação da biodiversidade. O Brasil tem agido de forma inovadora na preservação de áreas protegidas. O trabalho para a preservação envolve o conhecimento da biodiversidade e a valoração desta, sem o tradicional processo extrativista de geração de riqueza. Entretanto, a biodiversidade constitui um sistema biológico complexo, que para ser estudado com base na agregação de valor, depende do uso intensivo e acelerado de avanços biotecnológicos na fronteira do conhecimento. A proposta do INCT-BioSyn inclui a biologia sintética como um desafio adicional, direcionado para a efetiva contribuição na preservação, uso sustentável e agregação de valor à biodiversidade, com foco no desenvolvimento de plataformas para engenharia da função gênica em plantas e microrganismos. Sabemos que o desenvolvimento de produtos de alto valor agregado estão diretamente relacionados com a utilização intensivo de conhecimento e altos padrões tecnológicos. Este fato indica que a utilização da biotecnologia avançada em seu sentido pleno constitui uma opção viável e uma ferramenta imprescindível para orientar o uso sustentável e desenvolvimento de produtos de alto valor agregado derivados da biodiversidade. O uso da biotecnologia desde a prospecção, genoma, metaboloma, engenharia da função gênica e desenvolvimento de ativos biotecnológicos, que possam fundamentar a futura geração de produtos e processos inovadores, implicará na coleta de alguns organismos, ou parte deles, como fonte de matéria-prima genética que permitirá a prospecção, caracterização, engenharia da expressão gênica e função usando biologia sintética e prova-de-conceito (investigação deve demonstrar a eficácia funcional de uma característica ou tecnologia no organismo alvo, a fim de reduzir o risco de falha do produto) e geração de plataformas tecnológicas transversais para plantas e microrganismos. Existem várias abordagens para a engenharia de sistemas biológicos sintéticos. A proposta do INCT-BioSyn, possui um formato de um sistema de “inovação aberta” e visa a geração da base bio-nanomolecular para uso da biologia sintética. Inicialmente, deveremos elencar recursos biológicos de plantas e microrganismos nativos e domesticados da biodiversidade utilizados comercialmente. A partir destes recursos será gerada uma base de dados genéticos nanoestruturais, que constitui o fundamento para estabelecer modelos operacionais com possíveis “espaço-biologia sintética”. A partir da compilação de partes da biodiversidade pode-se constituir unidades básicas construídas a partir de genes e proteínas ou seus fragmentos. As unidades básicas são definidas como um elenco de peças e circuitos com complexidade convergentes relativos aos sistemas biológicos complexos. Serão unidades básicas, aqui denominadas como “R-bions” (definidos como componentes nanomoleculares envolvendo unidades básicas programáveis, visando o dobramento e montagem de estruturas 3D de interesse). Os R-bions podem interagir para gerar unidades auto-montáveis, que podem combinar e organizar unidades básicas para produzir conjuntos e sistemas biológicos funcionais. Com esse amplo espectro de uso potencial nos diferentes setores de produção, a proposta do INCT-BioSyn deverá concentrar no desenvolvimento de provas de conceito e geração de modelos de plataformas transversais, para geração de base de dados dinâmicas e integrativas de recursos biológicos, incluindo genomas, metagenomas, metaboloma, produção R-bions, peças e circuitos biológicos, encapsulamento e compartimentalização funcional em sistemas de expressão de plantas e microrganismos, visando e engenharia da função gênica, associados a descrição de como envolvendo o desenvolvimento de inovação relacionada a agregação de valor a biodiversidade.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • Fri Nov 25 00:00:00 BRST 2016-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Elielton da Silva Ferreira

Ciências Humanas

Filosofia
  • jornada científica estadual - exposição de cientistas notáveis acrianos
  • Realizar a Jornada cientifica no Estado, promovendo as ações de difusão científica desenvolvidas anualmente pelas instituições de CT&I, através da disseminação de atividades de popularização da ciência com foco na promoção e a inclusão social, prioritariamente estudantes de baixa renda, em todos os níveis escolares, em comunidades periféricas, indígenas, ribeirinhas e municípios isolados. Dentro dessa realidade esse projeto visa o enriquecimento sustentável da população amazônica do Acre ao mesmo tempo em que se preserva e respeita as leis ambienteis vigentes no país e se promove a geração de riquezas para as comunidades tradicionais com a divulgação de áreas protegidas e visitação destas. Enfatizar a importância da continuidade do desenvolvimento cientifico e sustentável e mostrar através de ações conjuntas a efetividade e a eficácia do evento.
  • Governo do Estado do Acre - AC - Brasil
  • Tue Dec 29 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Elielton da Silva Ferreira

Outra

Divulgação Científica
  • semana nacional de ciência e tecnologia em senador guiomard - acre
  • Ao longo dos anos a Semana de Ciência e Tecnologia no Acre (SNCT/AC) segue avançando progressivamente excedendo as metas anualmente estabelecidas. No Acre, a rede de Parceiros vem se consolidando nos últimos três anos e isso tem sido fundamental para que estes resultados tenham sido alcançados. Dessa forma, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o vínculo que agrega todos estes atores em um mesmo cenário, trazendo a comunidade para dentro da academia, promovendo a transferência de conhecimentos científicos, promovendo a interação e a inclusão social. Ressalta- se o comprometimento pelo qual, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Acre, desde que assumiu a coordenação da SNCT no ano de 2013. Tornando-se fato isolado apenas dentro de alguns municípios. Em 2022, a 1ª Expotec terá como foco central a capacitação da comunidade, através de oficinas, palestras e minicursos com base temática nacional, além de outros temas transversais de acordo com a necessidade apontada pela comunidade acadêmica e instituições inseridas no projeto. O objetivo principal do projeto vem da necessidade de suprir as demandas da sociedade relativas ao conhecimento científico, através da divulgação e popularização da ciência, para isso, unem-se forças com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Educação, Prefeitura Municipal de Senador Guiomard, Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Acre, União Educacional do Norte, Faculdade Meta, Faculdade da Amazônia Ocidental, Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas e demais entidades governamentais, para promoção da feira.
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre - AC - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Elielton da Silva Ferreira

Outra

Divulgação Científica
  • semana nacional de ciência e tecnologia no acre
  • Ao longo dos anos a Semana de Ciência e Tecnologia no Acre (SNCT/AC) segue avançando progressivamente excedendo as metas anualmente estabelecidas. No Acre, a rede de Parceiros vem se consolidando nos últimos três anos e isso tem sido fundamental para que estes resultados tenham sido alcançados. No ano de 2015, encontraram-se várias dificuldades relacionadas ao aporte de recursos para a execução da SNCT. Sabe- se que o Brasil se encontra em um cenário de crise econômica, desta forma os Estados da região norte são os mais prejudicados. O Acre participa de 3,4210% dos 25% do Fundo de Participação dos Estados (FPE) pertencentes à Região Norte, de forma que em 2015 este fundo teve um saldo negativo de R$115,1 milhões em relação à 2014 (Portal da Transparência da Controladoria Geral da União). Desta forma o governo dispôs de contrapartida mínima para o desenvolvimento das atividades da Secretaria de Ciência e Tecnologia e demais entidades vinculadas. Há que destacar que o Estado possui cerca de 264.593 estudantes da educação básica matriculados (MEC/INEP/DEAES 2020), a atenção dedicada sob seus aspectos educacionais deixam em evidência o grande impacto social e a indiscutível atuação direta em cada indivíduo, promovendo a integração de eventos que geralmente são individualmente organizados por cada instituição, unificando em um mesmo ambiente um grande número de trabalhos científicos. O vínculo que agrega todos estes atores em um mesmo cenário, trazendo a comunidade para dentro da academia, promovendo a transferência de conhecimentos científicos, promovendo a interação e a inclusão social. Em 2022, a Expociência terá como foco central a capacitação da comunidade, através de oficinas, palestras e minicursos com base temática nacional “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, além de outros temas transversais de acordo com a necessidade apobjetivo principantada pela comunidade acadêmica e instituições inseridas no projeto.
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre - AC - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Eliene Barbosa Lima

Ciências Humanas

Educação
  • o cálculo diferencial e integral: uma análise das tentativas de sua escolarização
  • Este projeto tem como objetivo analisar debates que intentaram incluir o Cálculo Diferencial e Integral como conteúdo escolar a partir da Reforma Benjamin Constant até os dias atuais. Isso porque, pelo menos desde essa Reforma, há tentativa de escolarização do Cálculo Diferencial e Integral no então curso secundário. O que se seguiu a esse tempo foram debates e muitas discussões com o intuito de trazer o Cálculo Diferencial e Integral para o nível não universitário. Tendo em vista essas tentativas e argumentações as mais diversas sobre a inserção do Cálculo Diferencial e Integral em nível escolar, este projeto norteia-se pela seguinte questão: Por que o Cálculo Diferencial e Integral não se consolidou como um conteúdo da disciplina escolar Matemática? O insight inicial deu-se a partir dos resultados alcançados sobre o ensino de cálculo diferencial e integral no âmbito do ensino superior, durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa, de cunho histórico, intitulado “Tecendo o processo histórico de profissionalização docente, no âmbito da matemática, nos seus diferentes níveis de formação na Bahia, de 1925 a década de 1980”, fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mediante aprovação no Edital da Chamada Universal MCTI/CNPQ n. 01/2016.
  • Universidade Estadual de Feira de Santana - BA - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eliene Gomes dos Anjos

Ciências Humanas

Sociologia
  • cooperativismo e diversidade: uma análise exploratória do perfil racial, geracional e de gênero no ramo agropecuário
  • O cooperativismo é apresentado como estratégia para viabilizar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente para aqueles que se referem à igualdade de gênero, redução das desigualdades, fome zero e agricultura sustentável. Dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) revelam o quão árduo está sendo o caminho para uma equidade de gênero nas cooperativas, principalmente nos cargos diretivos. Sobre a diversidade racial há uma lacuna porque o atributo étnico/racial não está incorporado nos estudos da OCB. Diante desse cenário, este estudo objetiva correlacionar o perfil de gênero, racial e geracional do quadro social e do conselho de administração das cooperativas agropecuárias, com o intuito de dimensionar a atuação do cooperativismo na promoção da diversidade e na redução das iniquidades sociais. Metodologicamente, será realizada uma amostragem representativa estratificada das cooperativas rurais na Bahia, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Os dados serão coletados por questionário fechado enviado às cooperativas. As variáveis oriundas das questões abordadas na ferramenta de coleta dos dados serão submetidas à Análise Fatorial Múltipla (AFM), usada com o intuito de definir a existência de fatores comuns quanto à incidência nos perfis racial, etário e de gênero no quadro social de cooperativas agropecuárias. A pesquisa resultará em um conjunto de dados sobre a diversidade de gênero, de raça e de geração nas cooperativas dos estados participantes. Espera-se subsidiar as ações dos comitês de gênero, juventude e secretaria de mulheres das entidades de representação do cooperativismo e das cooperativas para ampliar a participação feminina e de jovens no quadro social e nos cargos diretivos. Além de despertar para a necessidade de incorporar o perfil racial na produção do conhecimento do cooperativismo, possibilitando, dessa forma, inferir se as cooperativas são espaços potenciais de representação da população negra.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • Thu Nov 17 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Eliete Neves da Silva Guerra

Ciências da Saúde

Odontologia
  • modulação do processo de reparo em modelos pré-clínicos de osteorradionecrose
  • Estudos recentes da atividade de inibidores naturais da via PI3K-PTEN-AKT-mTOR mostraram aumento da proliferação e migração celular. Com isso, sugere-se que a aplicação tópica de compostos farmacológicos derivados da Curcuma longa possa apresentar efeitos vantajosos para a regeneração epitelial em lesões de pele, mucosa e tecido ósseo. No osso irradiado, a fotobiomodulação foi capaz de controlar a resposta inflamatória, aumentar a vascularização tecidual e acelerar o reparo ósseo. Assim, esse projeto tem como objetivos estabelecer modelo in vitro de osteorradionecrose com co-cultura celular de osteoblastos e fibroblastos para analisar a modulação do reparo ósseo pós-terapia com curcumina e fotobiomodulação. Em seguida, pretende-se transpor essa análise para estudos in vivo, com modelo em animal. Metodologia: Etapa 1- Estabelecer modelo in vitro de osteorradionecrose utilizando co-cultura celular de osteoblastos e fibroblastos gengivais, induzida por bactéras e radiação ionizante. Avaliar os efeitos da curcumina e fotobiomodulação, analisando a morfologia, a viabilidade e migração celular, produção de células-tronco progenitoras, bem como a expressão gênica de citocinas inflamatórias e proteínas da via PI3K-PTEN-AKT-mTOR. Etapa 2- Estabelecer modelo de osteorradionecrose in vivo animal para avaliar a reposta óssea tecidual após extração dentária e irradiação ionizante com e sem tratamento com curcumina e fotobiomodulação; análise clínica e de imagem, histológica e molecular, analisando o aumento da produção de células-tronco progenitoras e a expressão gênica e proteica de citocinas inflamatórias e dos componentes da via PI3K-PTEN-AKT-mTOR no processo de reparo. Resultados esperados: A investigação inédita de modelos pré-clínicos de osteorradionecrose, bem como a avaliação dos efeitos de moduladores do reparo ósseo poderão contribuir para o aprimoramento de terapias, impactando na qualidade de vida dos pacientes oncológicos e na redução de gastos públicos.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eliete Zanardi Lamardo

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • o papel da matéria orgânica na biodisponibilidade de contaminantes orgânicos na coluna d’água e avaliação do risco ecológico em estuários com diferentes perfis de uso
  • A matéria orgânica (MO) é um emaranhado de estruturas complexas que não são totalmente elucidadas pela comunidade científica. Devido a esta complexidade, a interação da MO com os contaminantes no meio aquático ainda é pouco estudada. Entretanto, sabe-se que a MO tem um papel fundamental no transporte, biodisponibilidade e potencial tóxico dos contaminantes. Esta proposta visa investigar a hipótese de que a qualidade da matéria orgânica altera a biodisponibilidade dos biocidas usados em tintas anti-incrustantes e dos HPA. Estes compostos causam efeitos adversos aos organismos e ambos estão relacionados com atividades náuticas. Apesar de decorridos 2 anos do acidente com óleo que atingiu a costa brasileira, o legado deste evento (HPA) ainda é observado, principalmente na região de Tamandaré (PE). Este estudo propõe a caracterização da MO em 4 estuários brasileiros, através de suas propriedades ópticas, da composição elementar, e razões isotópicas do C/N. A ampla diversidade dos constituintes da MO está diretamente relacionada com os principais aportes, com as características físicas e químicas de cada ambiente, além de interferir na biodisponibilidade de contaminantes. Esta biodisponibilidade será avaliada por meio de amostradores passivos de borrachas de silicone e em ostras transplantadas para o local de estudo, comparando com o tipo de MO presente. Os efeitos dos estressores sobre os organismos transplantados serão medidos através de biomarcadores bioquímicos. O uso de amostradores passivos que integrem uma base temporal, concomitante com a avaliação de efeitos, traz um conhecimento sobre a saúde e de processos ambientais relevantes. Por fim, a sucessão ecológica dos organismos incrustados nos amostradores será avaliada e correlacionada com a capacidade sortiva dos mesmos. Este entendimento conduzirá à avaliações de riscos ecológicos e confecção de mapas de sensibilidade.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • inct de fármacos e medicamentos
  • Este projeto representa o avanço substancial do atual Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR), e se propõe a prosseguir a bem sucedida iniciativa do atual INCT-INOFAR. A proposta se enquadra na área estratégica de Saúde e Fármacos, do edital 016/2014 do CNPq, tendo como principais objetivos consolidar e aprimorar a plataforma para desenvolvimento de novos fármacos e medicamentos, dedicada à inovação radical e incremental, agregando competências acadêmico-científícas e empresariais. Esta proposta objetiva avançar nas ações interativas construídas entre os segmentos universidade e empresa, ao longo do atual projeto em vigor, de maneira a viabilizar iniciativas de translacionalidade que permitam colher os frutos dos esforços de pesquisa realizados até aqui. Estas ações propiciaram a identificação de novas moléculas orgânicas sintéticas, autênticas candidatas a novos fármacos de distintas classes terapêuticas, completando os estudos de fase pré-clínica e espera-se atingir a fase clínica nos subprojetos mais avançados em termos de resultados que compõem esta proposta. Ademais, agregando novos laboratórios associados, pretende-se integrar competências chaves as pesquisas em andamento, em distintas fases, e identificar novos candidatos a fármacos, que prossigam rumo à plataforma pretendida. Obedecendo o edital, a presente proposta apresenta todos os itens sequenciados como lá indicados. Em virtude do limite de espaço e em conformidade com a determinação do Edital (30 páginas) e à amplitude de uma propoosta para um INCT, estão disponíveis na página do portal do atual INCT-INOFAR, na aba “Proposta-2014” (Proposal-2014), informações referentes à bibliografia citada no projeto, com link para acesso direto e no item “Material Suplementar” informações adicionais, diversas, possivelmente uteis à avaliação da proposta. Cabe registro que tivemos grande dificuldade em categorizar as subáreas e especialidades desta proposta, face àquelas disponíveis no formulário on-line que não preveem o termo QUÍMICA MEDICINAL, área que melhor caracteriza a proposta em tela. Esta proposta se dedica à inovação farmacêutica radical, à incremental e à social, e propoem o aprimoramento e avanço das atividades de divulgação e popularização das ciências dos fármacos e medicamentos. A complexidade da cadeia da inovação farmacêutica, estudada por muitos especialistas, evidencia seu caráter inter- e multidisciplinar, especialmente necessário ao seu pleno domínio em saber-fazê-la. Dentre as disciplinas imprescindíveis estão a Química Medicinal e a Farmacologia, representando as áreas da Química e da Biologia conforme aludiu Arthur Komberg, Nobel de Medicina. Em consonância com o estado da arte dos temas de estudos eleitos neste INCT-INOFAR, ênfase será dada à identificação de novas substâncias de interesse farmacêutico (inovação farmacêutica radical) para o tratamento de doenças crônicas degenerativas não transmissíveis (e.g. cardiovasculares, inflamatórias, metabólicas e câncer), além de parasitoses negligenciadas (e.g. leishmaniose e Chagas). A priorização das doenças alvo nesta proposta, baseia-se no avanço dos estudos até então conduzidos no atual INCT-INOFAR, que lograram identificar compostos promissores como protótipos de novos fármacos cardioativos, anti-inflamatórios, antidiabéticos, anticâncer e leishmanicidas. Resultados preliminares nos motivaram a incluir o estudo de novos compostos úteis para o combate à dependência química, especialmente à cocaína, caracterizando uma iniciativa de inovação radical de cunho social. No que se refere à inovação farmacêutica incremental, pretende-se adotar, como parte das estratégias de definições temáticas dos esforços de pesquisa, o estudo de rotas de síntese de fármacos genéricos atuais ou futuros - de relevo para empresas do setor ou de interesse econômico para o SUS. A demanda originária de empresas farmoquímicas ou farmacêuticas, parceiras, motivadas por projetos de iniciativas governamentais ou não, contarão com a capacitação técnica e acadêmica-científica deste INCT-INOFAR, que analisará a melhor estratégia para viabilidade e exequibilidade temporal da proposta. Ademais, foi possível articular a aproximação de empresa farmoquímica parceira (Nortec Química) com a Diretoria de Metrologia da Saúde (DIMAV) do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) para a implantação de unidade química de escalonamento, em condições de garantia de boas práticas laboratoriais, em área física daquela instituição federal e com apoio do Ministério da Saúde, para dirimir um importante gargalo da cadeia de inovação farmacêutica no País, diagnosticado pelo INCT-INOFAR que será co-partícipe ativo nesta iniciativa. No ambiente da inovação incremental, o INCT-INOFAR estudará rotas de síntese de novos fármacos genéricos sem produção no País e aqueles com proteção patentária vencida ou a vencer, que representem relevantes oportunidades de negócios. Pretende-se ainda ampliar o foco de atuação para estudar a verticalização de rotas de síntese de intermediários de insumos farmacêuticos ativos (IFA) estratégicos e otimizar as rotas sintéticas estudadas em termos de seus eventuais impactos ambientais, em consonância com os princípios de química verde e sustentabilidade. Outrossim, as atividades de popularização e divulgação da ciência serão realizadas nos moldes do atual INCT-INOFAR, com a ampliação dos projetos de confecção de material didático sobre o uso racional de medicamentos e seu adequado descarte, e sua divulgação, de forma interativa, em colégios do ensino fundamental e médio, através de convênios de colaboração firmados com as Secretarias de Educação municipal e estadual, respectivamente, além da realização de seminários e palestras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), a fim de fomentar vocações científicas e contribuir para na formação de licenciados em Química, nesta região carente do país.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Nov 23 00:00:00 BRST 2016-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Elis Helena de Campos Pinto Sinnecker

Outra

Divulgação Científica
  • ciência para a independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação
  • Durante a SNCT desenvolveremos uma série de atividades de divulgação científica na UFRJ e em escolas situadas em regiões de baixa renda, com uma equipe de pesquisadores, divulgadores, alunos de graduação e do ensino médio e professores das escolas. Na segunda-feira (17/10) teremos a vinda de 10 ônibus de diferentes escolas, provenientes de 5 municípios do estado do Rio de Janeiro, para a UFRJ. Estes alunos participarão do evento Ciência de Portas Abertas, uma série de atividade (veja o plano de trabalho para detalhamento) que incluem oficinas de Física, Matemática e Astronomia, visitas a laboratórios de pesquisa e palestras sobre a UFRJvac a vacina para covid-19 desenvolvida na UFRJ, e sobre o Desenvolvimento da Ciência no Brasil. De terça a quinta-feira teremos equipes de professores e alunos da UFRJ realizando atividades em escolas de regiões carentes do Rio de Janeiro. Entre quinta e sábado, uma equipe será deslocada para Paraty, onde faremos atividades em escolas carentes. A equipe da iniciativa tem vasta experiência neste tipo de atividade. Após o término da SNCT levaremos um grupo de 30 meninas do ensino médio de escolas públicas, que participam do projeto Tem Menina no Circuito, em visita às instalações do LNNano e SIRIUS. Nossa estimativa é que um público de 3500 pessoas, em sua grande maioria alunos da educação básica, seja atendido por esta proposta.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023