Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Christina Danielli Coelho de Morais Faria

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • desenvolvimento de aplicativos móveis para avaliação e tratamento de indivíduos com doenças neurológicas
  • Doenças neurológicas, em especial o acidente vascular encefálico (AVE), são incapacitantes. Embora existam muitos instrumentos para avaliação de indivíduos pós AVE, a infinidade de informações disponíveis é uma barreira para o seu uso adequado no processo de avaliação dessa população. Além disso, pacientes com doenças neurológicas comumente precisam realizar exercícios físicos diariamente, mas não apresentam adesão ao programa proposto para domicílio, sendo fundamental o monitoramento destes pacientes de forma remota. O uso de aplicativos tem se mostrado promissor para o processo de cuidado à saúde de indivíduos com várias condições de saúde. Portanto, o objetivo desta proposta é desenvolver dois aplicativos: o primeiro para guiar o fisioterapeuta na escolha do melhor instrumento de avaliação a ser utilizado em indivíduos pós-AVE, oferecendo instruções simples, cálculo automático dos escores e sua interpretação; e, o segundo, para prescrever e monitorar a realização de exercícios domiciliares por pacientes neurológicos, notificando-os no horário programado. Estes aplicativos são inéditos em nosso país e representam avanço importante nos processos de avaliação e reabilitação de pacientes com doenças neurológicas. O primeiro proporcionará aos fisioterapeutas instrumentos e informações para direcionar diagnósticos e planos de tratamento mais assertivos, além de reduzir o tempo de avaliação. Com o segundo, os fisioterapeutas prescreverão exercícios terapêuticos por meio de vídeos de qualidade, de fácil compreensão, facilitando a execução de exercícios em domicílio, além de fornecer um lembrete para sua realização e monitorar a adesão ao plano de exercícios proposto. Os aplicativos serão desenvolvidos em cinco etapas: 1) Análise de requisitos e conteúdo e estabelecimento de objetivos; 2) Desenvolvimento da interface dos aplicativos; 3) Desenvolvimento dos protótipos; 4) Teste-piloto e; 5) Refinamento dos protótipos e disponibilização dos aplicativos.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Christopher Shneider Cerqueira

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • plataforma vleo (very low earh orbits) modular para operações responsivas
  • Missões de baixíssima órbita são missões de curta duração que podem ser melhor exploradas no setor espacial. Com a utilização de lançadores de pequeno porte, veículos sub orbitais, balões, ou outros mecanismos de rápido acesso ao espaço, missões de curta duração proporcionam a capacidade de realização de missões espaciais especializadas por demanda de evento. Esse tipo de missões possui o caráter responsivo, podendo ser realizadas e configuradas de acordo como resposta à um evento específico. Para que essas missões possam ser realizadas, a plataforma espacial precisa ser modularizada para a evolução dos sistemas e para o acoplamento de diferentes cargas úteis, como por exemplo instrumento em missões científicas de monitoramento in loco, rádios para missões para provimento de enlace de comunicação, e/ou câmeras para missões de monitoramento remoto.
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
  • Mon Jan 16 00:00:00 BRT 2023-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Christovam Barcellos

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • big data e co-produção de observatórios sobre mudanças climáticas e saúde
  • A crise climática é uma preocupação crescente no mundo. Apesar de ser um fenômeno global, possui particularidades locais que precisam ser identificadas de modo a permitir a ampliação do debate sobre essa crise, bem como o estabelecimento de estratégias de enfrentamento. Essa crise pode aumentar a frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como inundações e secas, crises de abastecimento de água, queimadas, além do aumento de temperatura. Todos esses fenômenos podem ter graves consequências sobre a saúde humana, como o espalhamento de doenças transmitidas por vetores, surtos de doenças de veiculação hídrica e o aumento da incidência e gravidade de doenças respiratórias. Além disso, esses problemas de saúde se agravam em áreas e populações socialmente vulneráveis, o que forçosamente inclui a questão das desigualdades sociais e da governabilidade nos estudos acadêmicos. Desse modo, a avaliação de contextos específicos dessa crise, com a constituição de observatórios locais de clima e saúde, é uma necessidade premente, permitindo a tradução de um complexo conjunto de dados – de grande volume, diversidade de fontes e significados – voltados para a análise, monitoramento e tomada de decisões compartilhadas. Esse projeto tem como objetivo principal desenvolver ferramentas de sistematização, acesso e co-produção de conhecimento sobre os efeitos das mudanças climáticas sobre a saúde. Para isso, serão reunidos dados sobre variabilidade climática, ambiente, condições socioeconômicas e saúde em uma plataforma que permita a produção de indicadores específicos de problemas identificados pelas comunidades e gestores locais. Serão, para isso, tomadas as experiências de participação social e gestão de crises climáticas em comunidades do Semiárido Brasileiro, da Amazônia, do norte do Chile e do Caribe, onde existem já iniciativas em fase de desenvolvimento. Espera-se construir metodologias e tecnologias que possam ser empregadas em outras situações e locais.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cibele Cardoso de Castro

Ciências Biológicas

Botânica
  • eficiência, manejo, valoração econômica e etnobiologia da polinização em culturas de olerícolas na agricultura familiar
  • Os polinizadores favorecem a produção da maioria das culturas agrícolas, representando grande valor econômico. No entanto, suas populações estão em declínio, causando redução da produção agrícola mundial. Torna-se premente a investigação da eficiência e do manejo de polinizadores nativos, sua valoração econômica e a divulgação da polinização entre agricultores. As olerícolas podem ser favorecidas pelo manejo de abelhas. Apesar de se conhecer os polinizadores da maioria das olerícolas, raros estudos avaliam a eficiência de polinizadores, testam a influência de seu manejo na qualidade da produção em plantios abertos, estimam a valoração de polinizadores e investigam a percepção de agricultores em relação à polinização. O objetivo deste projeto é testar a eficiência de abelhas nativas e a influência do seu manejo sobre a produção de olerícolas usando como modelo a agricultura familiar. Visa, ainda, estimar o valor econômico de polinizadores específicos e investigar a percepção de agricultores em relação à polinização. As hipóteses são: 1) Polinizadores diferem em sua eficiência dentro e entre culturas; 2) O manejo de abelhas nativas melhora a quantidade e a qualidade da produção 3) O valor econômico varia entre polinizadores e culturas e 4) A percepção de agricultores em relação à polinização é influenciada por fatores socioeconômicos e pelo conjunto de plantas que cultivam. A eficiência de polinizadores será testada por meio do método de única visita. O manejo será testado inicialmente com Plebeia (pimentão) e Xylocopa (berinjela). As variáveis-resposta avaliadas nos experimentos de eficiência e manejo serão número e dimensões de frutos e sementes, e características químicas de frutos com ênfase em compostos comercialmente relevantes. A valoração de polinizadores será baseada no grau de dependência da cultura em relação à polinização e no valor da produção. Dados etnobiológicos serão obtidos inicialmente por entrevistas semi-estruturadas e oficinas participativas.
  • Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cibele Maria Lima Rodrigues

Ciências Humanas

Educação
  • educação integral em pernambuco: limites, contradições e avanços
  • O tema da educação em tempo integral é retomado com a criação de um novo programa federal (em 2023), todavia, essa proposta estava prevista desde a LDB (Lei Nº 9394/1996). A agenda tinha sido recuperada pelo governo Lula (em 2007), com a criação de programas federais e por meio do Plano Nacional de Educação vigente. Naquele contexto, o governo de Pernambuco criou, em 2008 (Lei nº 125/2008), o Programa de Escolas em Tempo Integral - Ensino Fundamental (anos finais) e Médio. Nesse ínterim, o Programa possui um currículo específico (feito em parceria com uma instituição privada) e se tornou uma referência para a implantação de programas de escolas de tempo integral em outros estados e para a Reforma do Ensino Médio. Nesse contexto, Pernambuco aparece com bons resultados nas avaliações padronizadas como se fosse sinônimo de educação de qualidade, entretanto, esses resultados são fruto da contraditória política (global) da performatividade que se opõe à perspectiva da humanização. Essa centralidade, justifica a importância de estudá-lo de forma profunda e crítica. Sendo assim, a questão da pesquisa é: quais os limites, contradições e avanços desse programa em termos do seu currículo, das condições materiais para seu funcionamento, da gestão e do trabalho docente, no contexto de hegemonia neoliberal? Como proporciona ou limita os processos de humanização, na perspectiva do direito à educação? De antemão, é preciso considerar que o Programa estabeleceu dualidades entre escolas (de turnos e de tempo integral) e entre docentes (por ofertar uma gratificação e a possibilidade de dedicação exclusiva). Para atingir os objetivos será feita a análise dos documentos da política educacional e da percepção de diferentes atores (professores, gestores escolares, estudantes, secretaria de educação e sindicato); avaliação das condições de funcionamento das escolas por meio de observação (e análise de dados secundários).
  • Fundação Joaquim Nabuco - PE - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cibele Masotti

Ciências Biológicas

Genética
  • caracterização de mecanismos mutacionais do hla tumoral para aprimoramento do diagnóstico molecular do câncer
  • A evasão do sistema imunológico é uma característica da evolução tumoral. Diferentes mecanismos mutacionais operam sobre apresentação de neoantígenos, incluindo mutações nas moléculas apresentadoras codificadas pelos genes HLA, que, por consequência, diminuem a imunogenicidade e a resposta imune adaptativa anti-tumoral. A literatura recente vem demonstrando o impacto de alterações no número de cópias e da perda de diversidade alélica nesses genes num cenário de pior prognóstico do câncer. Procura-se também por biomarcadores moleculares de resposta à imunoterapia. Os genes HLA estão entre os mais variáveis do genoma humano e a caracterização de mutações somáticas é um grande desafio metodológico. O desafio é ainda maior para o diagnóstico molecular do câncer, que, na prática clínica, não utiliza o sequenciamento pareado do tecido normal. Na ausência do tecido normal, a distinção de mutações somáticas se apoia em bancos de dados de polimorfismos. Há uma escassez de dados públicos de variantes de HLA da população brasileira para a correta distinção entre alelos frequentes, raros ou mutações somáticas. Dada a importância do conhecimento do genótipo do HLA tumoral, o desafio principal deste projeto é validar uma estratégia computacional capaz de caracterizar mutações somáticas do tipo SNVs/INDELs em genes HLA na ausência do tecido normal. Utilizando dados genômicos públicos, analisaremos 33 tipos tumorais e compararemos duas abordagens de chamada de mutações: (1) tumor-normal pareados versus (2) somente do tumor. Utilizando uma coorte local de câncer de bexiga e um banco de variantes HLA da nossa população, validaremos nossa estratégia 2 em pacientes brasileiros. Por fim, avaliaremos o impacto das mutações detectadas sobre a imunogenicidade dos tumores e o prognóstico, disponibilizando essas mutações em um banco de dados público.
  • Hospital Sírio-Libanês - SP - Brasil
  • Wed May 03 00:00:00 BRT 2023-Fri Oct 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Cibelle Albuquerque de La Higuera Amato

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • efetividade e propriedades psicométricas de um aplicativo de acompanhamento do desenvolvimento de linguagem em crianças de zero a 5 anos
  • O desenvolvimento da habilidade de linguagem durante a primeira infância é um indicador muito importante para o desenvolvimento global da criança. Sendo assim, avaliar e intervir nessa habilidade precocemente, pode contribuir para ganhos significativos posteriores. Este estudo pretende adaptar e verificar propriedades psicométricas de um aplicativo denominado Tagarela para identificação e estimulação de alterações de linguagem em crianças de zero a 5 anos. Evidências científicas indicam que os déficits na fala por exemplo, são os mais comuns das deficiências na infância e afetam cerca de 1 em cada 12 crianças ou 5% a 8% das crianças em idade pré-escolar. Os instrumentos de avaliação desenvolvidos ou adaptados ainda continuam muito escassos, tornando o processo de avaliação e intervenção durante a primeira infância muito difícil para pais e profissionais da área. Neste cenário, um bom instrumento de triagem deve ser curto, de baixo custo, e fácil de administrar e interpretar. Possibilitar o rastreio por profissionais da saúde e familiares torna-se uma alternativa viável e interessante para a realidade nacional. Desta forma a proposta deste estudo de concluir a elaboração e validar uma ferramenta digital para a identificação precoce de déficits de linguagem em um grande número de crianças na primeira infância com possibilidade de investigação de indícios de distúrbios do desenvolvimento e determinação das crianças que se beneficiariam de uma avaliação mais completa torna-se uma prioridade. Foi pensando em todo o contexto mencionado acima que foi desenvolvido o aplicativo Tagarela com o objetivo de identificar e estimular habilidades de linguagem durante a primeira infância em crianças brasileiras. Principalmente por tratar-se de uma ferramenta curta, de baixo custo, fácil de administrar e interpretar, e que pode ser usada por cuidadores de crianças e professores.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cícero Armídio Gomes Dias

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • pneumonias pneumocócicas graves em crianças uma década após a utilização da vacina pneumocócica conjugada 10 valente: sorotipos, genotipos e viruloma dos isolados
  • Infecções causadas por Streptococcus pneumoniae (pneumococo) contribuem globalmente para carga de doença e morte em crianças e idosos. As vacinas conjugadas conferem proteção aos principais sorotipos causadores de infecção pneumocócica. No Brasil, vacina polissacarídica conjugada 10 valente (PCV-10, dez sorotipos) foi implementada para crianças pelo SUS e tem propiciado significativa diminuição das infecções. Problemas, contudo, permanecem, em especial pela ocorrência de infecções graves, pneumonias em especial, causadas por pneumococos pertencentes a sorotipos não vacinais. A questão da pesquisa é estudar as pneumonias pneumocócicas graves em crianças com relação às características dos pneumococos e aos desfechos clínicos das infeções. A realização deste estudo não apenas é plausível como também necessária para entender o problema em profundidade e qualificar as decisões sobre futuras vacinas para prevenção de infecções pneumocócicas. Os casos de pneumonia pneumocócica grave serão cuidadosamente estudadas do ponto de vista clínico e a investigação microbiológica irá incluir a caracterização de sorotipos, genótipos e viruloma dos isolados.
  • FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE - RS - Brasil
  • Tue Apr 18 00:00:00 BRT 2023-Thu Apr 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cicero Beserra de Menezes

Ciências Agrárias

Agronomia
  • fenotipagem de alto rendimento para determinação de características fisiológicas e morfologia radicular associadas à tolerância a seca em sorgo
  • O aumento da frequência de eventos climáticos extremos, como longos períodos de seca, aliados a altas temperaturas, estão entre os principais efeitos das mudanças climáticas e impactam negativamente a agricultura global. Apesar de ser um dos principais produtores agrícolas mundiais, o Brasil também tem sido afetado por tais eventos. O Brasil realiza duas safras anuais. A primeira é plantada no verão-outono, que coincide com a época das chuvas. Já a segunda ocorre no outono-inverno, quando as chuvas reduzem drasticamente. Esta segunda safra é caracterizada por períodos de estresse hídrico e, uma espécie resiliente a estresses abióticos, como o sorgo, é a mais recomendada por ser tolerante à seca. A Embrapa é uma das principais fornecedoras de genética no mercado nacional e possui pesquisas nesta área. Um painel associativo de 243 linhagens de sorgo foi genotipado, via GBS, e fenotipado no campo para rendimento de grãos. A partir dos dados da genotipagem, alguns marcadores foram encontrados relacionados a características importantes para seca (staygreen e presença de cerosidade na folha), além de detectar forte interação entre tolerância à seca e altas temperaturas. O objetivo da presente proposta é dissecar um grupo menor de linhagens, buscando entender essas características em cultivares tolerantes e encontrar novas características fisiológicas de planta e/ou de morfologia radicular que possam auxiliar na seleção de cultivares mais tolerantes à seca. Para tanto, a Embrapa está iniciando uma parceria com o Donand Danforth Plant Science Center, localizado em Saint Louis (EUA), que possui grande experiência na área de fenotipagem de alto rendimento em sorgo, com equipamentos ultramodernos e automatizados. A eventual incorporação dessas estratégias no programa de melhoramento da Embrapa será um fator de modernização e eficiência, levando o programa de seleção de cultivares para estresses abióticos a um novo patamar.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - MG - Brasil
  • Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Cícero Célio de Figueiredo

Ciências Agrárias

Agronomia
  • biochar-k: novo fertilizante à base de biochar enriquecido em potássio e ácidos orgânicos
  • Esta proposta está focada no desenvolvimento de um novo fertilizante organomineral enriquecido em potássio (K) obtido pela mistura de biochar, agromineral silicático (sienito) e ácidos orgânicos microbianos. O biochar de lodo de esgoto como matriz orgânica apresenta boa concentração de nutrientes como fósforo e nitrogênio. No entanto, a baixa concentração de K é um fator limitante para o uso do BLE como fertilizante. O projeto é baseado nas seguintes hipóteses: o enriquecimento do biochar com fontes solúveis de K (KCl) produzirá fertilizante de liberação lenta de K; o uso de ácidos orgânicos microbianos aumenta a solubilidade do K de fertilizantes à base de biochar enriquecidos com agromineral. As hipóteses serão testadas por meio de estudos que englobam a produção, caracterização química, física, mineralógica e morfológica dos fertilizantes. Estudos sobre a dinâmica de liberação de K no solo também serão desenvolvidos. Por fim, a avaliação agronômica dos novos fertilizantes será realizada. Portanto, espera-se que uma nova rota tecnológica que introduz ácido orgânico microbiano durante a produção de fertilizante à base de biochar servirá de referência para a indústria de fertilizantes organominerais, além de introduzir o biochar como matéria prima orgânica com propriedades especiais para a obtenção de fertilizantes organominerais.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Thu Dec 29 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Cicero Coelho de Escobar

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • fotocatalisadores magnéticos à base de nitreto de carbono grafítico (g-c3n4) com aplicação na degradação de fármacos sob irradiação de luz solar
  • Uma preocupação crescente na literatura tem se voltado para os chamados contaminantes emergentes, sendo os fármacos integrante desses contaminantes. Nesse contexto, a tecnologia de fotocatálise heterogênea pode ser uma ferramenta útil para ajudar a sanar este problema. Apesar de extensamente estudada, a fotocatálise ainda sofre de algumas desvantagens que impedem seu uso em larga escala, sendo uma delas o uso de fotocatalisadores que sejam ativos sob irradiação de luz visível e que concomitantemente também sejam facilmente reciclados da solução aquosa após seu uso. Nesse contexto, uma possibilidade é a integração de partículas magnéticas com fotocatalisadores semicondutores para reter o alto desempenho reativo dos fotocatalisadores e para permitir a utilização renovável por separação de força magnética. Nesse sentido, os poucos trabalhos que já exploraram esse assunto sugerem que catalisadores do tipo de heterostrutura nitreto de carbono grafítico (g-C3N4) estão entre algumas das alternativas promissoras para o avanço da fotocatálise heterogênea sob irradiação de luz solar. Ainda são poucos os estudos de fotocatalisadores à base de g-C3N4 magnético na degradação de fármacos, menos ainda avaliando anti-inflamatórios/analgésicos, seja amostra artificial ou real. Após tratamento fotocatalítico, o efluente tem potencial de reuso em irrigação. Portanto, a fitotoxicidade é outro aspecto pouco explorado na literatura da fotocatálise de fármacos. Sendo assim, a hipótese do projeto é que fotocatalisadores magnéticos à base de g-C3N4 devem contribuir para a degradação de fármacos em amostras sintéticas de fármacos, bem como melhorar a biodegradabilidade (relação DQO/DBO) de efluentes hospitalares reais sob irradiação de luz solar (artificial e natural). Dessa forma, como estratégia metodológica, serão realizados testes de fotocatálise visando a degradação amostras artificiais de fármacos e também de efluentes hospitalares reais.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Sun Dec 10 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cícero Rafael Cena da Silva

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de métodos point-of-care rápidos e de baixo custo para o diagnóstico de doenças tropicais negligenciadas, visando seu controle e mitigação
  • O uso de métodos de fotodiagnóstico, que combinam técnicas de espectroscopia óptica com inteligência artificial, tem sido extensivamente pesquisado devido à sua praticidade ao utilizar luz para analisar a composição molecular de amostras, como o soro sanguíneo e a saliva. Esses métodos se destacam por sua acessibilidade financeira, facilidade de implementação e resultados rápidos. A comprovação de conceito (POC) já demonstrou uma precisão de mais de 85% em diversas doenças. Neste projeto, nosso objetivo principal é validar a eficácia desses métodos no diagnóstico de doenças tropicais negligenciadas, contribuindo assim para o controle e mitigação. Após a POC e validação, planejamos integrar os algoritmos em uma única plataforma, criando assim uma plataforma de diagnóstico multidiagnóstica. Além disso, pretendemos colaborar com empresas do setor para elevar o nível TRL do produto. Os métodos de fotodiagnóstico têm o potencial de revolucionar o diagnóstico de doenças negligenciadas devido à sua baixa complexidade de uso, tornando-os acessíveis a profissionais com diversos níveis de capacitação. O desafio crucial reside na criação de algoritmos robustos capazes de generalizar os resultados, o que requer a análise de amostras altamente caracterizadas e conhecidas para o treinamento dos algoritmos. As técnicas de espectroscopia óptica permitem a análise da composição molecular das amostras. A hipótese é que as infecções provocam sutis alterações na composição molecular, que podem ser identificadas e usadas para diferenciar grupos de pacientes com diferentes infecções. Essas hipóteses já foram validadas com sucesso na literatura, onde o método demonstrou alta precisão na diferenciação. Investigaremos amostras com infecções comprovadas e desenvolveremos uma série de rotinas de análise de dados para obter diagnósticos mais precisos. O conhecimento científico gerado durante o processo será documentado e publicado em revistas internacionais de alto impacto.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cid Bartolomeu de Araújo

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • espectroscopia óptica (linear e não linear) de materiais para aplicações fotônicas
  • As atividades serão concentradas nas seguintes Linhas de Pesquisa: (A) Espectroscopia Óptica de Nanoestruturas Fotônicas. (B) Efeitos Ópticos Não Lineares Transversais.(C) Lasers Aleatórios: Fundamentos e Aplicações.(D) Espectroscopia Não Linear (NL) de Materiais Orgânicos. Na linha de pesquisa A serão estudados vidros dopados com íons de terras raras, filmes luminescentes, e coloides com nanopartículas (NPs) metálicas e nanoclusters (NCs) de átomos metálicos. O interesse será no estudo de propriedades luminescentes, e na resposta óptica NL dos sistemas investigados. Pretendemos investigar a influência dos plasmons superficiais nas NPs e suas consequências sobre as propriedades ópticas dos materiais hospedeiros. No caso dos NCs pretendemos estudar as propriedades não lineares de NCs de Ag, Au, e Cu. Na linha de pesquisa B estudaremos alterações no perfil transversal de feixes ópticos intensos ao se propagar em meios homogêneos. Serão empregadas técnicas baseadas no controle da não linearidade para estudos de fenômenos relacionados com o controle de sólitons espaciais e efeitos de modulação de fase espacial. Na linha de pesquisa C estudaremos novos esquemas de operação de Lasers Aleatórios (LAs) - em inglês: Random Lasers - e mecanismos de emissão e amplificação óptica nestes lasers. Serão estudados esquemas de funcionamento dos LAs baseados em fenômenos de “conversão ascendente de frequências”. Nossos trabalhos realizados até o presente, relacionados com transições de fase fotônicas, serão aprofundados. A linha de pesquisa D terá como objetivos a síntese e a investigação de moléculas orgânicas com potencial para uso em limitadores ópticos e chaves ópticas ultra rápidas. Serão continuadas experiências com moléculas mesoiônicas, moléculas derivadas do tetratiafulvaleno e derivadas do oxadiazol. O principal objetivo será a identificação das propriedades de absorção e refração NL destes sistemas nas regiões do infravermelho próximo, visível e ultravioleta próximos.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cimélio Bayer

Ciências Agrárias

Agronomia
  • agricultura de baixa emissão de carbono
  • A agropecuária é responsável por 1/3 das emissões totais de GEE no Brasil, e vem sendo fortemente impactada com o avanço do aquecimento global e das mudanças climáticas. Neste cenário, a redução da pegada de C dos produtos agropecuários brasileiros é crucial para o nosso futuro, pois terá forte influência no mercado de commodities, além das oportunidades do mercado de C global pós COP-21. Através de uma rede de pesquisa interdisciplinar e multinstitucional formada por pesquisadores sêniores (47 bolsistas PQ-CNPq) e pesquisadores emergentes (36), o INCT–Agricultura de Baixa Emissão de Carbono propõe-se a nuclear competências, ampliar a representatividade e consolidar índices técnicos de sequestro de C no solo e de emissões de GEE, com o objetivo de identificar tecnologias de baixa emissão de carbono em sistemas agrícolas, pecuários e integrados com agricultura, nas principais regiões brasileiras. De forma pioneira, o projeto também irá atuar na adaptação dos sistemas de produção agropecuária às mudanças climáticas. A instituição sede do projeto será a UFRGS, e a gestão da equipe e das ações de pesquisa será realizada pela Coordenação Geral (Prof. C. Bayer, UFRGS) e por quatro Coordenações Técnicas (Prof. C. E. P. Cerri, USP/Esalq; Prof. M. Bustamante, UnB; Prof. P. C. F. Carvalho, UFRGS; Prof. J. M. Reichert, UFSM), as quais compõem o Comitê Gestor do INCT. O INCT terá expressiva contribuição para o avanço científico (150 artigos científicos e 30 capítulos de livro) e formação de capital humano de excelência na temática (50 doutores, 40 mestres, e 30 pós-doutores). Além disso, irá atuar na transferência das tecnologias ao setor produtivo nacional, e na difusão das características de alta eficiência técnica e de sustentabilidade da agricultura brasileira em nível inter-continental. Os produtos do INCT serão de fundamental suporte a políticas públicas, tais como o Plano ABC+ do Ministério da Agricultura. O investimento para sua execução será de R$ 7,0 milhões.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Dec 22 00:00:00 BRT 2022-Fri Dec 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Cimélio Bayer

Ciências Agrárias

Agronomia
  • agropecuária de baixo carbono e adaptada às mudanças climáticas no subtrópico brasileiro
  • O subtrópico brasileiro tem na agricultura a sua principal atividade. Nessa região, a agropecuária contribui com aproximadamente 50% das emissões totais de GEE, que têm reconhecida influência nas mudanças climáticas. Nesse sentido, este setor é “causa e consequência” das vulnerabilidades climáticas advindas do aquecimento global, pois os modelos de predição prevêem forte impacto nas culturas agrícolas e na pecuária. Em parte, a solução do problema está na transição dos atuais modelos de produção pós-revolução verde em direção a modelos pautados no cerne técnico-científico da intensificação sustentável. Em outras palavras, conciliar competitividade produtiva com a produção de serviços ecossistêmicos. Portanto, o futuro da agropecuária regional depende da evolução dos sistemas de produção através da ampla adoção de tecnologias mitigadoras das emissões de GEE e que permitam a adaptação às mudanças climáticas. Esta proposta constitui-se numa Rede de colaborações sem precedentes em nível regional. O presente projeto pretende consolidar índices técnicos de sequestro de C no solo e de mitigação de GEE em sistemas de produção agrícola, pecuária e de integração lavoura-pecuária. Nas ações de pesquisa envolvendo adaptação, o foco principal é a identificação de tecnologias para ampliar a eficiência do uso da água, reduzindo a pegada hídrica da produção primária e secundária. Todas essas ações estão em plena sinergia com o atual Plano de Agricultura de Baixo Carbono do Ministério da Agricultura (ABC+). O projeto será coordenado pela UFRGS, e agrega pesquisadores de diversas instituições consolidadas e emergentes. Através da atuação organizada desta rede de pesquisadores é esperado significativo avanço científico com publicação estimada de 55 artigos científicos e formação de 30 mestres e doutores. O investimento para a execução da proposta é de R$ 985.000,00.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Dec 26 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cinthia Obladen de Almendra Freitas

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • direito e não-coisas
  • Para o Direito, o estudo e compreensão da Inteligência Artificial é mais do que uma necessidade é uma premência da sociedade de algoritmos que é ubíqua e pervasiva. O Direito das Coisas, arraigado na posse e na coisa física, material e tangível, precisa de uma releitura e a filosofia de Byung-Chul Han (2022) sobre Não-Coisas é o marco teórico a ser utilizado na pesquisa. A temática da pesquisa visa responder a seguinte pergunta de pesquisa: A filosofia de Byung-Chul Han sobre não-coisas pode influenciar o Direito das Coisas? A hipótese de pesquisa que se pretende validar ou refutar é: A filosofia de Byung-Chul Han (2022) sobre Não-Coisas pode influenciar o Direito das Coisas por meio das tecnologias móveis, da Inteligência Artificial, da mudança no entendimento sobre posse e coisas. Visa-se compreender como o Direito e a Inteligência Artificial precisam caminhar juntos na busca de soluções para uma sociedade saudável e ambientalmente justa. Para realização da pesquisa será utilizado o método dedutivo. Partindo-se de uma concepção jurídico-filosófica acerca do Direito das Coisas para adentrar à filosofia de Byung-Chul Han (2022) sobre Não-Coisas, trabalhando a Inteligência Artificial como elemento principal da sociedade de algoritmos. O estudo permitirá uma releitura sobre: coisas, ponderando-se sobre tecnologias móveis, Inteligência Artificial e mudança no entendimento sobre posse e coisas. O projeto estará atento ao procedimento histórico de levantamento das diversas correntes filosóficas e metodológicas acerca do desenvolvimento, implementação e uso responsável da Inteligência Artificial (IA), agregando resultados de maneira consistente e fundamentada ao Direito das Coisas e, em um ponto inovador, ao Direito das Não-Coisas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cinthia Pereira Machado Tabchoury

Ciências da Saúde

Odontologia
  • qualidade de dentifrícios fluoretados distribuídos pelo sus no brasil e impacto na saúde bucal
  • Cárie dentária é considerada uma das mais relevantes doenças não transmissíveis (DANT) na cavidade bucal e tem impacto negativo na qualidade de vida da população. Porém, a doença pode ser controlada pela presença de fluoreto em dentifrícios, mas para isso é imprescindível que o fluoreto esteja quimicamente solúvel na formulação para ser biodisponibilizado na boca durante a escovação. Formulações com CaCO3/Na2FPO3 tem imenso impacto social, principalmente para países como o Brasil. Primeiro porque custam 2-3 vezes menos que outras formulações, segundo e mais importante, são amplamente distribuídas para populações com menor condição socioeconômica, como é feito no Brasil por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, muitas vezes a concentração de fluoreto nestas formulações está abaixo ao desejável para o controle de cárie, ou mesmo é inexistente. Assim, o objetivo deste projeto será avaliar se os dentifrícios distribuídos por meio do SUS nos 26 estados brasileiros atendem à resolução ANVISA N. 530, de 4 de agosto de 2021, em termos de fluoreto total, e se possuem concentração de fluoreto solúvel para ter potencial anticárie. Gestores de saúde dos 26 estados brasileiros serão contatados para fornecerem amostras de dentifrícios. Serão obtidas amostras em 2 cidades de cada estado brasileiro, a capital e a segunda maior cidade do estado. Serão analisadas as concentrações de fluoreto total (FT), fluoreto solúvel total (FST), flúor iônico (FI) e flúor insolúvel (Fins) juntamente com dentifrícios controle. As amostras serão analisadas, usando um eletrodo íon-específico acoplado a um potenciômetro. Padrões de calibração com concentrações variadas de fluoreto serão usados para verificar a precisão e a exatidão da análise. Após a análise das amostras, relatórios serão elaborados aos gestores e profissionais de saúde de cada município. Os resultados obtidos serão apresentados e discutidos com os gestores e profissionais de saúde municipais e estaduais de cada estado.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Wed Jan 03 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Cíntia Alves Salgado Azoni

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • construção, validação, precisão e normas para o instrumento de triagem em precursores de linguagem escrita: trilhar
  • Estudos de validação de ferramentas de triagem na área da Linguagem ainda são incipientes. Este grupo pretende consolidar um trabalho iniciado previamente, no esforço de trazer para a prática do fonoaudiólogo e profissionais envolvidos com o desenvolvimento infantil um instrumento que facilite a identificação precoce de alterações da linguagem que irão repercutir na aprendizagem da leitura e escrita. Assim, as habilidades de vocabulário e consciência fonológica, ambos preditores importantes serão utilizados nesta triagem. Tratam-se de dois preditores que repercutem de forma significativa no processo de aprendizagem da decodificação e compreensão leitora. Desta forma, é importante que as crianças que apresentam baixo desempenho nestas habilidades sejam identificadas o mais cedo possível, a fim de que sejam encaminhadas à avaliação e intervenção precoces. Contudo, o Brasil carece de instrumentos que facilitem esta prática, enfatizando assim a necessidade deste estudo. O objetivo é construir e verificar as evidências de validade para o instrumento de triagem TRILHAR. Nossa principal hipótese é de que os instrumentos com atividades breves de vocabulário e consciência fonológica são capazes de diferenciar crianças com alterações de linguagem daquelas com desenvolvimento típico. Esta ideia é fortificada pelos diversos estudos na área que apontam que, desde tenra idade, já é possível distinguir o processo desenvolvimental de escolares com alterações de linguagem oral e escrita. Farão parte deste estudo crianças entre 3 e 7 anos de idade, das regiões nordeste, centro-oeste e sudeste do Brasil, que serão submetidas ao processo de triagem nas clínicas escolas das instituições envolvidas, bem como de escolas públicas das cidades das instituições. Os dados coletados serão utilizados para validar psicometricamente, de acordo com os procedimentos mais indicados na literatura da área, os instrumentos de triagem do vocabulário e de consciência fonológica.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cíntia Aparecida de Jesus Pereira

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • ação de um fitoterápico de momordica charantia, e de anti-helmínticos sintéticos sobre larvas de primeiro estádio (l1) de angiostrongylus sp. agente zoonótico em minas gerais.
  • Angiostrongylus sp. é um helminto com distribuição cosmopolita parasitando as artérias pulmonares, veias mesentéricas, coração e cerébro de roedores, insetívoros, carnívoros e humanos. Existem várias espécies descritas, em Minas Gerais observa-se A. cantonensis que causa meningite eosinofílica em humanos, presente no Parque urbano Jaques Coustau em Belo Horizonte (BH), A. costaricensis causador da angiostrongilose abdominal, A. vasorum que causa no cão tosse, dispnéia, perda de peso, sinais neurológicos, deficiências cardíacas e A. minasensis que acomete veias mesentéricas de quatis do Parque das Mangabeiras. O tratamento anti-helmíntico na angiostrongilose é um desafio, o ciclo do nematoide é heteroxeno, moluscos se infectam com larvas de primeiro estágio (L1), eliminadas nas fezes do hospedeiro definitivo. Esses parasitos são resistentes a maioria dos anti-helminticos existentes no mercado e os extratos de plantas com propriedades anti-helmínticas podem ser alternativa promissora ao controle. Nesse trabalho, será observado a ação de extratos brutos e sub-frações de Momordica charantia, bem como anti-helminticos sintéticos contra L1 de Angisotrongylus sp. Serão feitos testes in vitro em L1 de A. vasorum (CEUA 227/2021) isolado de cães de Caratinga-MG e de A. cantonensis (CEUA 306/2017) isolado de roedor de BH -MG. As doses com melhor atividade anti- helmíntica in vitro, L1s após contato de 24 h serão utilizadas para infectar Biomphalaria glabrata. Após 30 dias serão recuperadas L3 desses moluscos e avaliado o potencial do anti-helmíntico in vivo sobre as L1 de Angiostrongylus sp. Acredita-se que os resultados serão importantes e uma promissora alternativa para o controle dessa helmintose, pois a validação científica de fitoterápicos, bem como, dos anti-helminticos sintéticos é essencial para seu uso como medicamentos alternativos sobre L1 eliminadas no ambiente e poderá apresentar como um avanço nos protocolos medicamentosos para o controle desse parasito.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Jan 15 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Cintia Lima Crescêncio

Ciências Humanas

História
  • uma história das artistas do traço no brasil (1960-1990)
  • O humor gráfico, os quadrinhos e a ilustração brasileiras construíram expressiva tradição no século XX e são alvo de inúmeros estudos. Apesar disso, as mulheres artistas do traço são desconhecidas. Nesse sentido, é urgente questionar: quem eram, o que produziam, onde publicavam e a que temas se dedicavam as cartunistas, quadrinistas e ilustradoras brasileiras? Qual o lugar do humor nessa produção? Este projeto tem como objetivo contar uma história das artistas do traço no Brasil entre 1960, momento do golpe, mas também de circulação de ideias feministas e efervescência da imprensa, e 1990, pós-redemocratização e quando do advento da Internet. A partir dos conceitos de gênero, arte e humor, pretende-se revelar, construir e narrar histórias de mulheres e de sua produção. Em investigações anteriores já levantamos alguns nomes que surpreendentemente não foram alvo de estudo detido: Hilde Weber, Cahú, Crau, Ciça, Mariza são alguns exemplos. Os estudos situados nos campos da história cultural do humor e da história das mulheres, seguem silenciosos. Para responder a estas ausências, pretendemos investigar e tornar visíveis trajetórias de mulheres artistas do traço que utilizavam diferentes técnicas, variadas abordagens, debatiam diversos assuntos e publicavam numa multiplicidade de veículos impressos, com muita frequência usando como recurso o humor. Iniciativas semelhantes já inspiraram a criação de obras de referência em países como Argentina e Chile. Para viabilizar a escrita de uma história das artistas do traço no Brasil, será realizado amplo trabalho de pesquisa em acervos e arquivos públicos em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, cidades que contam com coleções expressivas de jornais e revistas impressas, bem como investigação online. Este projeto, fruto de parcerias interinstitucionais e internacionais, pretende divulgar seus resultados por meio da publicação de um livro/catálogo, textos acadêmicos e da criação de um site.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cintia Monteiro de Barros

Ciências Biológicas

Morfologia
  • espécies reativas de oxigênio e sua influência na neurorregeneração: explorando o potencial terapêutico de enzimas-chave
  • As doenças neurológicas correspondem à principal causa de incapacidade e à segunda principal causa de morte no planeta. Isso se deve principalmente à incapacidade regenerativa do sistema nervoso, em comparação a outros sistemas fisiológicos com melhor capacidade regenerativa em humanos. Interessantemente, a capacidade de regenerar o sistema nervoso é crescente à medida que nos afastamos de nossa espécie na filogenia. Um dos aspectos que se desenvolveram bastante ao longo da filogenia foi a inflamação, processo altamente relacionado à dois fenômenos: a geração de grandes quantidades de espécies reativas de oxigênio (ROS); e a ativação de enzimas hidrolases, ambos relacionados à expansão da lesão tecidual. Entretanto, essas mesmas ROS e enzimas hidrolases em ações pontuais atuam como sinalizadores, que estimulam dentre outros processos, eventos cruciais para o desenvolvimento normal e regeneração. Dessa forma, a comparação de seus mecanismos de ação em espécies com alta e baixa capacidade neurorregenerativa através de abordagens in-silico, in-vitro e in-vivo deve fornecer um salto na compreensão dos limitadores neurorregenerativos em humanos, identificado alvos para modulação e prováveis compostos a serem testados para otimizar esse processo tão importante para melhorar a qualidade de vida humana.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cira Souza Pitombo

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • relações entre teletrabalho, escolhas residenciais, e-commerce e comportamentos de viagens
  • Este projeto de pesquisa, colaborativa entre pesquisadores vinculados aos estados de São Paulo, Minas gerais, Bahia e Pernambuco, além de Portugal, tem duração prevista de 36 meses e será realizado em forma de cooperação acadêmica entre Brasil e Portugal. A equipe é formada por sete pesquisadores (USP, UFMG, UFBA, UFPE e ULisboa), sendo essencialmente formada por alunos de pós-graduação, docentes e pesquisadores vinculados às instituições. O projeto visa investigar relações entre teletrabalho, escolhas residenciais, e-commerce e comportamentos de viagens. Além disso, espera-se realizar uma análise comparativa entre comportamentos de viagens e relações mencionadas entre Brasil e Portugal. As principais etapas metodológicas são: (1) Revisão da literatura e testes diversos para determinação de modelos teóricos; (2) Adaptações de questionários utilizados previamente em Portugal; (3) Escolha de amostra piloto e aplicação da primeira versão do questionário adaptado; (4) Ajustes finais do questionário; (5) Coleta de dados; (6) Tratamento das bases de dados; (7) Análise estatísticas univariadas, bivariadas e multivariadas; (8) Calibração de Modelos de Equações Estruturais; (9) Comparações de achados relativos às amostras de Brasil e Portugal. Ao final do projeto, espera-se trazer benefícios ao meio acadêmico, proposição de políticas de transportes, formação de recursos humanos (orientações de alunos de pós-graduação) e divulgação (participação em congressos e publicação de artigos científicos).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Jan 03 00:00:00 BRT 2024-Fri Jul 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cira Souza Pitombo

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • tecnologias e mobilidade urbana: uma análise do impacto do serviço de ridesourcing no transporte público em cidades de médio porte
  • Este projeto de pesquisa, colaborativa entre pesquisadores vinculados aos estados de São Paulo, Bahia, Paraíba, Paraná e Pernambuco tem duração prevista de 36 meses e será sediado no Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (USP). A equipe é formada por doze pesquisadores (USP, UFSCAR, UFPB, UFRB, UFPR e UFPE), essencialmente formada por alunos de pós-graduação, graduação e docentes vinculados às instituições. O projeto visa avaliar o impacto de tecnologias na mobilidade urbana, especificamente os serviços de ridesourcing (definidos como a solicitação de viagens através de um aplicativo de smartphone, o qual conecta o passageiro a um motorista). Grande parte dos estudos recentes avaliou o impacto dos serviços de ridesourcing no transporte público, tendo como possíveis efeitos os de complementaridade ou de substituição. Este projeto de pesquisa avaliará, especificamente, o efeito de substituição do Transporte Público pelo ridesourcing, sobretudo para viagens curtas e cidades de médio porte (São Carlos – SP, Feira de Santana - BA e João Pessoa - PB) em um cenário pós-pandemia. As principais etapas metodológicas são: (1) Revisão da Literatura sobre ridesourcing; (2) Caracterização individual da oferta de Transporte Público para as três cidades; (3) Design do experimento para composição de cenários de Preferência Declarada; (4) Formulação de questionário; (5) Coleta de dados; (6) Tratamento das bases de dados; (7) Calibração de modelos; (8) Análises comparativas entre as cidades envolvidas; (9) Discussões e conclusões. Ao final do projeto, espera-se trazer benefícios ao meio acadêmico, proposição de políticas aos operadores de transporte público, formação de recursos humanos (orientações de alunos de graduação e pós-graduação) e divulgação (participação em congressos e publicação de artigos científicos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ciro César Rossi

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • contribuição do sistema de produção agropastoril para a disseminação de genes de resistência bacteriana
  • A resistência antimicrobiana (RAM) é um grave problema de saúde pública mundial que compromete o tratamento de infecções causadas por bactérias. Estima-se que 1.27 milhão de pessoas morrem por ano em decorrência da RAM. A Organização Mundial de Saúde lançou o Sistema de Vigilância Global em Resistência Antimicrobiana, um esforço colaborativo do qual participam mais de 100 países para gerar estudos para subsidiar decisões a níveis nacionais e globais para o enfretamento da RAM. Os processos produtivos usados na agricultura também podem contribuir para o agravamento da RAM. Na agricultura familiar e orgânica resíduos de origem animal são usados para melhorar as propriedades químicas e físicas do solo, reduzir os custos e aumentar a produtividade. Porém, estudos indicam que a abundância de genes de RAM pode ser aumentada pela dispersão entre animais confinados e produtos frescos. Esses resultados revelam que os sistemas de produção de alimentos merecem ser repensados e cuidadosamente avaliados para entender potenciais ameaças que são impostas à saúde humana. O sistema de produção agropastoril é caracterizado por um sinergismo entre agricultura e pecuária em uma mesma área, de maneira consorciada, rotacionada ou em sucessão. No Brasil, esse sistema de produção cresce alavancado por benefícios como aumento da produção e melhor aproveitamento de insumos. Na integração lavoura-pecuária (IPL), após a produção de grãos a área de cultivo é destinada ao pastoreio de bovinos, quando são introduzidos no ambiente dejetos que podem conter antibióticos residuais usados no tratamento de doenças veterinárias. Com as fezes dos animais também são veiculadas bactérias resistentes a antibióticos que podem persistir e disseminar no solo e nas plantas. Por transferência horizontal de genes, a RAM pode chegar aos microbiomas existentes no solo e àqueles associados às plantas. Conhecer as vias de disseminação é imperativo para propor estratégias ou intervenções adequadas para redução de RAM.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ciro José Jardim de Figueiredo

Engenharias

Engenharia de Produção
  • plataforma web baseada em modelos de decisão espacial para ações no âmbito da segurança pública no estado do rio grande do norte
  • O Brasil é um dos países que registram elevados números de homicídios no Mundo. Conforme o Anuário de Brasileiro de Segurança Pública, no ano de 2022, houve 47.508 registros de homicídios, o que representa uma taxa de 23,4 ocorrências para cada 100 mil habitantes. De modo a se atuar no combate à violência, são elaboradas as políticas de segurança pública, que podem ser tanto ações reativas, quanto preventivas, e dados espaciais podem fornecer importantes insights para os gestores de segurança. Assim, a utilização de modelos de decisão espacial para avaliar a segurança pública pode contribuir para uma melhor tomada de decisão na área. Auxiliando na identificação bairros ou setores censitários violentas, na modelagem das preferências para classificação de áreas vulneráveis, localizar zonas espaciais quentes (hotspots), priorizar estratégias de combate ao crime e a avaliar a eficiência de existência e atuação de bases policiais. Entretanto, se constata a inexistência de um sistema de monitoramento web que permitiria avaliar a segurança pública de maneira holística em todo um estado, considerando-se seus municípios. Além de incluir vários fatores (sociais, econômicos, demográficos, ambientais, etc), não restringindo apenas às ocorrências de violência. A plataforma, então, poderá ser disponibilizada para gestores da área de segurança pública do Estado e dos municípios, servindo de suporte para a tomada de decisão. Além disso, um segundo indicador de avaliação do desenvolvimento global de municípios será proposto. Para isso, serão usados dados e modelos da literatura, criando interfaces para a plataforma. As etapas incluem coleta e combinação de dados (espaciais e não-espaciais), uso de plataformas de projetos espaciais para disponibilizar resultados em serviços com abordagem data-driven e gerenciamento de bases de dados espaciais. Colaborando com o conhecimento científico em modelos de decisão espacial, especialmente na segurança pública.
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ciro Martins Gomes

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • saúde única na atenção primária à saúde indígena e no âmbito do programa mais médicos: educação, prevenção e tratamento precoce das dermatoses negligenciadas nos 34 distritos sanitários especiais indígenas.
  • Em março de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sediou a primeira reunião global para eliminação das doenças tropicais negligenciadas (DTN) da pele. Estas doenças afetam mais de 1 bilhão de pessoas em situação de vulnerabilidade. No cenário da retomada do programa “Mais Médicos”, a correta capacitação dos novos profissionais incorporados ao SUS torna-se crítica, principalmente em áreas de difícil acesso. Outros fatores que justificam ações educacionais consistem na baixa fixação de profissionais e na alta rotatividade (particularmente de médicos). Diante disto, a presente proposta visa incorporar estratégias pedagógicas para a formação de profissionais de saúde para a APS nos territórios indígenas. O objetivo geral da proposta constitui em capacitar multiplicadores por meio de uma estratégia de capacitação em serviço ampla, e contínua (matriciamento e nivelamento) para provimento de ações de Saúde Única na Atenção Primária à Saúde Indígena visando a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento oportuno das dermatoses negligenciadas nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Objetiva-se ainda aumentar a resolubilidade do atendimento com menor necessidade de remoções aos centros de referência ou às Casas de Saúde Indígena (CASAI). As ações serão direcionadas aos DSEI e consistem na geração de material teórico de suporte e posterior matriciamento das equipes no momento das ações especializadas de combate às doenças dermatológicas como a hanseníase, as leishmanioses, a tungíase e as micobacterioses não tuberculosas. A metodologia do presente projeto é dividida em 3 principais eixos incluindo: 1. Ações de capacitação teórica; 2. Ações de intervenção com capacitação prática e matriciamento; 3. Monitoramento dos indicadores educacionais e de saúde. Por fim, estratégias de monitoramento incluirão avaliação do aprendizado, aplicação do Método Q, estudos com dados secundários e geração de dados primários de prevalência e incidência.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Claiton Henrique Dotto Bau

Ciências da Saúde

Medicina
  • caracterização de adultos brasileiros com tdah quanto a parâmetros de neuroimagem e seus correlatos com dados clínicos e genômicos.
  • O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) tem elevada prevalência e grande impacto na qualidade de vida, mas, tal como outros transtornos psiquiátricos, ainda não conta com marcadores biológicos suficientemente informativos. A neuroimagem tem uma perspectiva muito promissora, mas ainda há poucos estudos aliando grandes tamanhos amostrais, sobretudo em adultos com TDAH, a uma boa caracterização clínica e dados genômicos robustos, particularmente em populações do hemisfério sul. A complexidade cerebral exige uma abordagem exploratória que demanda correção para testagens múltiplas e, portanto, um tamanho amostral muito grande, somente alcançando poder estatístico com a colaboração de consórcios internacionais, como o ENIGMA, do qual participamos. O nosso objetivo é portanto fornecer uma caracterização abrangente de dados de neuroimagem em adultos brasileiros com TDAH (segundo critérios do DSM-5) e suas relações com aspectos clínicos e genômicos. A partir de aproximadamente 1500 casos e 2000 controles diagnosticados pela Rede TDAH Brasil, esse projeto nos permitirá dobrar a sub-mostra com exames de ressonância magnética de 3.0 T, chegando a 400 exames com imagens de natureza estrutural e funcional. Para a abordagem genômica e derivação de escores poligênicos, boa parte da amostra já foi genotipada através dos microarranjos PsychChip (Infinium PsychArray BeadChip) e Global Screening Array (GSA). A amostra total genotipada com ambos microarranjos inclui até o momento 665 casos com TDAH e 995 controles, mas novas levas de expansão estão em andamento. O tamanho amostral permitirá uma caracterização bastante abrangente na amostra brasileira, além de comparações relevantes com dados de outros países e também com relação à própria heterogeneidade clínica, sociodemográfica e genômica. Com isso, a Rede TDAH Brasil contribuirá com os esforços globais e com a validação de dados de neuroimagem para a nossa população.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Claiton Marcio da Silva

Ciências Humanas

História
  • histórias e futuros (sustentáveis) conectados entre brasil e holanda
  • Sustentabilidade é noção ambígua (ELLIOT et al., 2017), mas sensível para estudar narrativas socioambientais (CARADONNA, 2018). No plural, permitem analisar narrativas de eventos históricos interligados. No Brasil, desde os anos 1970, a aceleração da soja (na época majoritariamente plantada no bioma Mata Atlântica e hoje também no Cerrado) tem sido associada a desmatamentos, violência e agrotóxicos. Sua exportação tornou a Holanda o maior criador intensivo de animais da Europa desde então, interligando dois países por meio de uma crise ambiental que persiste há mais de 4 décadas, envolvendo resíduos sólidos (estrume), poluição por nitrogênio (N), aumento das emissões de gases de efeito de estufa e riscos para a saúde humana, animal e do solo em diferentes ecorregiões holandesas. Essa história interligada da soja não foi ainda discutida. O projeto analisa narrativas históricas da soja do Brasil e da Holanda a partir de fontes diversas e por meio da aproximação entre História Ambiental (HA) e Pesquisa Transdisciplinar sobre Sustentabilidade (PTS). A equipe busca redimensionar narrativas que permanecem presas a lógicas fragmentadas ou nacionais da história da soja, (a) analisando narrativas de sustentabilidade da soja a partir da história ambiental global (O'GORMAN; GAYNOR, 2020); (b) problematizando a governamentalidade sobre a política do conhecimento em torno da sustentabilidade da soja (JENSSEN et al., 2018); (c) construindo nova abordagem teórico-metodológica (uma história ambiental história das sustentabilidades); (d) formando quadros de graduação e pós-graduação por meio de atividades no Soycene (Observatório Socioambiental da Soja), (e) difundindo/transferindo conhecimento histórico sobre sustentabilidades para fora da academia, (f) redimensionando/provocando diálogos entre História e PTS, com benefícios mútuos e (g) promovendo estratégias de história pública e sustentabilidade como ciência cidadã em exposições em museus.
  • Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Clandia Maffini Gomes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • gestão de mudanças climáticas, modelo de negócios, reputação empresarial e políticas públicas
  • A postura empresarial em relação as emissões de GEE mudou na última década, sendo que à medida que a regulamentação climática se tornou inevitável, acompanhada de uma crescente conscientização ambiental do público e dos pedidos de investidores por transparência sobre as emissões corporativas e estratégias para reduzi-las, as empresas começaram a adotar estratégias mais proativas. As empresas passaram a ver as questões climáticas como oportunidades de mercado, antecipando regulamentações, inovando e lucrando com o mercado de carbono e até mesmo ganhando reputação (ORSATO et al., 2015; DAMERT; BAUMGARTNER, 2018). A reputação corporativa consiste no capital intangível das empresas, sendo uma forma de obter desenvolvimento e acesso à vantagem competitiva (LIAO, 2018). A oportunidade está relacionada a implementação de estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas ou a aceitação da responsabilidade, que pode acarretar melhoria da marca, imagem e reputação (HOFFMAN, 2005; KOLK; PINKSE, 2004). Tendo isso em vista, a gestão de práticas de mudanças climáticas pode ser considerada propulsora de gestão da circularidade de modelo de negócios, influenciando a reputação corporativa e as políticas públicas. Dessa forma, torna-se fundamental investigar o modelo de negócios circular a partir da gestão de práticas das mudanças climáticas e seus reflexos na reputação corporativa e na formulação de políticas públicas. O presente estudo, ao tratar das temáticas de gestão de práticas de mudanças climáticas e modelo de negócios circular e da relação com a reputação corporativa e as políticas públicas, pode contribuir para a construção de um modelo teórico associando esses temas, impulsionar a adoção de um comportamento empresarial que integre os objetivos climáticos e circulares de forma estratégica e sistêmica, bem como apoiar os formuladores de políticas a desenvolver planos de ações para melhorar a eficiência dos recursos e reduzir as emissões de GEE.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Clandia Maffini Gomes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • práticas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas e o impacto das políticas públicas
  • As mudanças climáticas decorrentes das externalidades geradas pela linearidade do modelo econômico de produção e consumo causam vários riscos para a sociedade e para as organizações. Sabe-se que uma das maneiras de atingir as metas climáticas diz respeito a uma transformação no modo como os produtos são fabricados e utilizados. Nesse sentido, a economia circular complementa o que é necessário para enfrentar a crise climática, mostrando as deficiências do sistema atual e estimulando novas oportunidades para os negócios e para a sociedade. Destaca-se, ainda, que a economia circular é considerada por formuladores de políticas, gerentes, profissionais e acadêmicos como um princípio orientador que, assim como os desafios das mudanças climáticas, deve influenciar as políticas. Dessa forma, para enfrentar esses problemas globais, o governo surge como um importante agente no que concerne à formulação de políticas públicas. Assim, este projeto, ao tratar das temáticas de gestão de práticas de mudanças climáticas e modelo de negócios circular e de sua relação com a reputação empresarial e as políticas públicas, pode contribuir para construir um modelo teórico que associe esses temas, impulsionar a adoção de um comportamento empresarial que integre os objetivos climáticos e circulares de forma estratégica e sistêmica e, ainda, apoiar os formuladores de políticas a desenvolverem planos de ações para melhorar a adaptação aos impactos, otimizar a eficiência dos recursos e reduzir as emissões de GEE. A pergunta fundamental do presente projeto consiste em: como a gestão de práticas de mudanças climáticas inseridas no modelo de negócios circular influencia a reputação de empresas industriais e as políticas públicas? O estudo será realizado em duas fases. A primeira fase do estudo caracteriza-se como qualitativa e a segunda etapa caracteriza-se como quantitativa e compreenderá a realização de pesquisas com empresas industriais no Brasil e na Alemanha.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Mon Dec 26 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026