Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Celso Teixeira Mendes Junior

Ciências Biológicas

Genética
  • genômica funcional em tecido epitelial de brasileiros miscigenados utilizando sequenciamento long-read oxford nanopore: análise integrada da diversidade genética e expressão gênica para a predição da pigmentação da pele e de idade epigenética
  • A miscigenação brasileira se reflete em uma ampla diversidade fenotípica que é facilmente observável na distribuição da cor da pele, olhos e cabelos. Apesar da alta herdabilidade, a pigmentação da pele apresenta forte interação ambiental. A depender da quantidade de melanina, a exposição à luz UV pode resultar em danos no DNA, alteração de padrões de metilação e expressão gênica e bronzeamento. Por esta razão, ferramentas de Fenotipagem Forense por DNA para predição da cor da pele (ex.: HIrisPlex-S e Snipper) baseada em SNPs apresentam baixa acurácia, principalmente para cores intermediárias. Porém, pouco se sabe sobre o impacto direto/indireto de cada SNP sobre a expressão gênica, o qual pode ser determinante para os frequentes erros de predição. Portanto, uma estratégia de genômica funcional se faz necessária. Temos por hipótese que a constituição genética e a expressão gênica sejam determinantes para estabelecer a cor da pele, e que os padrões de metilação apresentem variação no tecido epitelial de acordo com a pigmentação da pele (maior ou menor exposição do DNA à luz UV) e ajam como modificadores de todo o processo. Além disso, sabe-se que os marcadores de metilação estão associados à idade cronológica/biológica, podendo ser empregados no desenvolvimento de modelos preditivos, os quais existem basicamente para sangue e saliva. Com os avanços na análise de touch DNA em cena de crime, é essencial que o tecido epitelial passe a ser estudado. Dessa maneira, pretendemos analisar a variabilidade genômica, epigenômica e transcriptômica de tecido epitelial de 48 indivíduos miscigenados por meio de sequenciamento de terceira geração (Oxford Nanopore), e realizar análise de associação em escala genômica entre estas variáveis e características de pigmentação, utilizando ancestralidade global e local como covariáveis. Esta estratégia permitirá uma visão integrada abrangente sobre a pigmentação e identificar variáveis que exerçam impacto na fenotipagem forense por DNA.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Celson Pantoja Lima

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • model-bio - modelos de transferência de tecnologia para as rotas de desenvolvimento ligadas à cadeias produtivas da bioeconomia.
  • O projeto “Modelos de Transferência de Tecnologia para as Rotas de Desenvolvimento Ligadas à Cadeias Produtivas da Bioeconomia” visa criar uma rede de cooperação internacional entre instituições de pesquisa do Norte e Nordeste brasileiro e instituições portuguesas no entorno do tema Bioeconomia, um tema estratégico para o país e para o mundo, que vive hoje uma grande busca por soluções compatíveis com a manutenção da floresta em pé para atender as mais diferentes necessidades da sociedade. Objetivos propostos pelas diferentes instituições parceiras, muito difíceis de alcançar de maneira isolada, compõem este projeto que gerará conhecimento e produtos para fortalecer cadeias da Bioeconomia do Norte e Nordeste Brasileiro através do benchmarking de melhores práticas de cadeias de valor europeias; da prospecção tecnológica de produtos; de estudos de futuro; avaliação do uso de indicações geográficas; da elaboração de modelos de negócio para a transferência tecnológica para as cadeias de valor; e da criação de conexão com a Rede Europeia de Polos de Inovação Digital, conhecimentos estes selecionados para proporcionar às cadeias a capacidade de vislumbrar oportunidades, agregar valor aos seus produtos, ganhar produtividade e acesso ao mercado nacional e internacional. Para tanto, o projeto inclui atividades de ensino, pesquisa e extensão, mobilidade acadêmica, e o compartilhamento de metodologias e dados coletados entre as instituições parceiras para que se alcance os objetivos propostos. Contempla ainda um plano de divulgação científica pensado para aumentar a difusão e o impacto do conhecimento gerado pelo projeto. O projeto prevê a qualificação de professores das instituições parceiras, a formação de alunos de pós-graduação, e a consolidação de vínculos que podem no futuro ser a base para novos projetos e atividades de formação de recursos humanos qualificados neste e em outros temas.
  • Universidade Federal do Oeste do Pará - PA - Brasil
  • Thu Jan 11 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cenira Maria Lupinacci

Ciências Humanas

Geografia
  • uso adequado das terras: em busca de uma metodologia para evitar a erosão rural
  • Segundo documento da FAO (2015), no Ano Internacional dos Solos, a erosão constitui-se em um dos principais fatores de degradação deste importante elemento físico. O documento considera que há necessidade de coletar e avaliar dados para gerar tecnologias de previsão e controle da erosão do solo, adaptadas as condições locais, principalmente na América Latina. Considerando que grande parte da problemática da erosão vincula-se a padrões de uso inadequado do solo, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo colaborar com a produção de dados científicos, na forma cartográfica, que possam subsidiar a gestão dos espaços rurais visando conter ou impedir o desenvolvimento da erosão, que se constitui em grande desafio para a sustentabilidade da produção agrícola e, portanto, para as comunidades rurais brasileiras. Para isso, buscar-se-á desenvolver uma metodologia cartográfica para ambientes rurais degradados, a qual permita avaliar o histórico de cultivos das comunidades e a dinâmica natural da área a fim de sugerir um sistema de uso e manejo adequado às características locais e limitações do meio físico. Busca-se garantir um ambiente ecologicamente equilibrado, a partir de evidências científicas que possam subsidiar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico rural sustentável. Foram selecionadas como áreas de estudo bacias hidrográficas no setor de cuestas do estado de São Paulo, considerado como ambiente altamente suscetível a atividade erosiva, de antiga ocupação, principalmente pela monocultura canavieira. Pretende-se adaptar, aprimorar e expandir a proposta metodológica de Zanatta (2018), criada para o oeste paulista, em contexto histórico de uso da terra e físico diferenciado do proposto nesta pesquisa. Além disso, a participação de pesquisadores de outros estados, que trabalham em condições ambientais distintas das estudadas, visa criar uma rede de pesquisa em busca de metodologia própria, nacional, para estabelecer o uso adequado das terras.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cesar Albenes Zeferino

Outra

Microeletrônica
  • arquiteturas de sistemas em chip para visão computacional baseada em aprendizado de máquina
  • O avanço dos processos de fabricação de circuitos integrados impulsionou o uso massivo das tecnologias de informação e de comunicação. Em especial, esse avanço viabilizou o desenvolvimento de novas aplicações como, por exemplo, os sistemas de direção assistida em automóveis. As soluções atuais de visão computacional empregam técnicas e tecnologias de processamento de imagem e de aprendizado de máquina para extrair e interpretar informações de imagens capturadas por câmeras, mimetizando o sistema de visão humana. Contudo, o grande volume de dados gerados e os requisitos de desempenho para analisar essas imagens em tempo real demandam o uso de plataformas orientadas ao domínio de aplicação. Atualmente, existe uma grande diversidade de técnicas de aprendizado de máquina e de tecnologias e arquiteturas de hardware e software que devem ser investigadas para se avaliar sua aplicabilidade em sistemas de visão computacional. Considerando esse problema, este projeto busca identificar quais são as técnicas, tecnologias e arquiteturas mais eficientes para atender os requisitos específicos dessas aplicações. A literatura recente aponta que as técnicas de aprendizado profundo oferecem bons níveis de acurácia na interpretação de informações extraídas de imagens, contudo demandam alto poder de processamento para execução em tempo real, o que remete à necessidade de emprego de sistemas com hardware dedicado. Este projeto de pesquisa pretende abordar essa questão por meio do desenvolvimento de uma plataforma SoC multiprocessada baseada em aprendizado de máquina e aceleradores em hardware para a implementação de soluções de visão computacional. O projeto envolverá uma equipe multi-institucional com larga experiência em P&D de arquiteturas avançadas, em especial para aplicações da área de processamento de imagem. Como resultado, espera-se disponibilizar uma plataforma de referência para desenvolvimento rápido de aplicações baseadas em visão computacional.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

César Alberto da Silva

Outra

Divulgação Científica
  • mostra científica, cultural e tecnológica do ifsp - presidente epitácio - edição 2024
  • Este projeto tem como objetivo precípuo contribuir para o desenvolvimento científico, cultural, tecnológico e de inovação no município de Presidente Epitácio-SP. Em outras palavras, este projeto visa atingir as camadas mais vulneráveis da sociedade por meio da popularização da ciência, identificar jovens talentos e incentivá-los a seguir carreira técnico-científica e docente. Estimular-se-á à participação de alunos da educação básica, enfatizando a importância deles para o avanço da área científica. Desse modo, destaca-se que a indissociabilidade entre ciência/sociedade torna-se fundamental para a transmissão do conhecimento, ou seja, além de produzir conhecimento científico, este projeto busca divulgar a ciência para a sociedade de um modo amplo, estreitando-se os laços, aproximando as escolas, instituições de ensino superior e pesquisa e a comunidade. Em linhas gerais, as atividades serão: mostra de projetos, mostra cultural, apresentação oral, competições científicas e esportivas e feira de ciências. Nesse sentido, a 12ª Edição da Mostra Científica, Cultural do IFSP, câmpus Presidente Epitácio representa um evento de importância primordial para a formação plena dos discentes de todos os níveis de ensino, pois cria-se a possibilidade de interação entre alunos, professores, profissionais da área e da sociedade, propiciando o acesso à ciência e à cultura. Este projeto parte da perspectiva da não neutralidade da ciência e da tecnologia, pois, como construções humanas, são atravessadas pelas demandas dos contextos histórico, econômico, social e ambiental. Pensando nas diversas demandas da escola, as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, confirmaram a urgência da inserção de discussões sobre a equidade étnico-racial nos currículos, assim, as ações deste projeto visam, também, a promoção da sensibilização, conscientização acerca da temática étnico-racial por meio da divulgação científica.
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Sun Dec 17 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Cesar Augusto Castro

Ciências Humanas

Educação
  • a circulação e adoção do método português castilho em portugal e no brasil no oitocentos
  • O presente projeto de pesquisa objetiva reconstituir de forma sistemática e crítica a circulação e a adoção do Método de Leitura de António Feliciano de Castilho em Portugal e no Brasil. Portanto, buscaremos identificar a trajetória do autor, a origem e finalidade do Método Portugûes de modo a compreendermos como ocorreram os processos de circulação e adoção isto é, classificar os diferentes territórios pedagógicos e educativos em ambos os países, as relações de sociabilidades, as críticas e as defesas do autor frente a sua proposta educativa e identificar a cultura material escolar para a aplicação do Método Portugûes. Esta investigação apresenta como problema central compreender de que maneira o Método de Leitura de António Feliciano de Castilho circulou e foi adotado em Portugal e no Brasil? E como hipótese é a de que este método de ensino oportunizou reformas educativas relevantes em ambos territórios no oitocentos. Neste estudo optamos pela pesquisa de cunho bibliográfico e documental. Para tanto, faremos uso dos fundamentos teóricos e metodológicos da História Cultural. Esta proposta é relevante pela pouca incidência de estudos em Portugal e no Brasil sobre os aspectos educativos do autor; b) o papel que o Método assumiu em diferentes espaços educativo desses dois países; c) possibilitar estreitamento das relações entre os pesquisadores da História da Educação maranhense com investigadores nacionais e internacionais.Sendo assim, esta pesquisa é uma possibilidade de (re)visitarmos e ampliamos os debates sobre a História da Educação e a História da Alfabetização e como estes campos são férteis e rico em abordagens e, ao mesmo tempo, entendermos a maneira pela qual os modelos, as formas de ensino não obedecem as fronteiras e os limites do tempo e lugares, mas são globais, e adaptáveis as características nacionais e regionais como ocorreu com a adoção do Método Castilho em Portugal e no Brasil.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

César Augusto Tureta de Morais

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • criatividade e inovação depois dos 40 anos de idade
  • A capacidade criativa das pessoas tende a diminuir a partir dos 40 anos de idade. Algumas evidências mostram que a maturidade traz benefícios que permitem os profissionais lidarem com as limitações oriundas da idade mais avançada. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, a força de trabalho tem envelhecido nas últimas décadas. As organizações têm sofrido pressões para serem mais criativas e inovadores. Um relatório da Mckinsey sobre o futuro do trabalho mostra que até 2030 a criatividade será uma das habilidades mais demandas dos funcionários nas organizações. O problema geral a ser abordado é como profissionais com mais de 40 anos de idade lidam com as limitações impostas pelo envelhecimento para se manterem criativos em seus trabalhos. Esse estudo é importante porque ajudará a entender as estratégias que os profissionais utilizam para contornar os efeitos negativos do avanço da idade na criatividade. O conhecimento e a expertise adquiridos ao longo da carreira geram benefícios que os profissionais mais velhos podem usar para superar as limitações que o envelhecimento produz na criatividade e na capacidade de inovar. A expertise e o conhecimento sobre fatos, princípios, critérios estéticos e scripts para solução de problemas, em um determinado campo profissional, estabelecem um amplo leque de respostas possíveis para a geração e elaboração de ideias criativas. Uma vez adquiridos, esses elementos tendem a se manter durante toda a vida profissional, oferecendo benefícios cumulativos que disparam um círculo virtuoso, estimulando a busca por mais conhecimento e potencializando a criatividade. O projeto será desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa. Serão entrevistados profissionais (com mais de 40 anos de idade) de áreas nas quais a criatividade e a capacidade de inovar são elementos centrais do trabalho (e.x. profissionais da indústria criativa, empreendedores, executivos de empresas e cientistas/pesquisadores).
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cesar Barreira

Ciências Humanas

Sociologia
  • instituto nacional de ciência e tecnologia violência, poder e segurança pública (invips)
  • O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública (INViPS) é uma iniciativa que reúne 15 grupos de pesquisa de referência na área de estudos da violência, crime e segurança pública, com atuação em 10 estados brasileiros. Seu objetivo é ser uma rede com impacto nacional no conhecimento sobre como o fenômeno da violência e do crime afeta a sociedade brasileira, suas instituições e cultura. A ideia consiste em criar um intercâmbio de ações de pesquisa, ensino e extensão, com a construção de uma rede de pesquisadores e a criação de vasta base de dados de relevante impacto para pesquisa científica e promoção de boas práticas no campo da segurança pública e da justiça. Esta rede possui qualificadas pesquisadoras e pesquisadores com vasta experiência nesse campo de estudo, configurando uma robusta proposta de cooperação e desenvolvimento científico de acúmulos teórico-metodológicos para compreensão, análise e crítica dos problemas de segurança pública e justiça na sociedade brasileira. O INViPS conta ainda com uma rede de consultoras e consultores internacionais que, em seu desenvolvimento, irão ajudar a ampliar o escopo dos estudos e resultados apresentados. A perspectiva metodológica que anima a proposta se fundamenta em uma abordagem multissituada e comparativa para análise dos problemas locais possíveis de serem observados em diferentes contextos. Procura entender como fenômenos da violência e do crime observados em diferentes Estados se comunicam a partir dos seus contextos, possibilitando encontrar especificidades e similitudes entre diferentes práticas. Ao congregar as informações, o INViPS visa se tornar uma referência importante na produção de conhecimento, consolidação de tipologias e mapeamentos sobre o crime e a violência, assim como disseminador de boas informações para a sociedade civil e governos brasileiros.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Wed Jan 04 00:00:00 BRT 2023-Mon Jan 31 00:00:00 BRT 2028
Foto de perfil

César de Castro Martins

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • as múltiplas faces do carbono e dos metais no ecossistema antártico: ferramentas elementares, isotópicas e moleculares aplicadas a geoquímica e poluição marinha da antártica (carbmet ii)
  • O resumo da proposta é apresentado no formulário completo (páginas 5 e 6).
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Fri Dec 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

César Fernando Meurer

Ciências Humanas

Filosofia
  • nem interno, nem externo: rumo a um fundamento ecológico para a sintaxe da linguagem natural
  • A linguagem natural é tal que possibilita agrupar itens lexicais de modo a formar expressões, frases e sentenças. Em virtude do que certos agrupamentos são sintaticamente corretos e outros não? A pergunta pelos fundamentos da sintaxe já foi respondida de diversas maneiras. As abordagens mais influentes do último século - a cognitivista e a estruturalista - propõem um fundamento interno e externo, respectivamente. Para um cognitivista como Chomsky, a mente conta com uma faculdade para a linguagem; um sistema biológico inato e universal que opera por parâmetros computacionais. Estudar a linguagem significa estudar esse sistema, que determina o que é sintaticamente correto na linguagem natural. Para um estruturalista como Bloomfield, por outro lado, o correto no âmbito da linguagem é apenas um subproduto das condições sociais. Estudar a linguagem significa examinar uma série de fenômenos observáveis, um deles justamente o que em certas condições sociais é tido como sintaticamente correto. De um ponto de vista pós-cognitivista, ambas as abordagens falham pois se baseiam em concepções de cognição, percepção e ação que são perpassadas por dualismos. No entanto, o movimento pós-cognitivista ainda não elaborou uma resposta à questão dos fundamentos da sintaxe. Propomos desenvolvê-la nesta direção: o fundamento da sintaxe da linguagem natural não é interno e tampouco externo, mas relacional. Amparados na psicologia ecológica, propomos que o campo de affordances de um organismo possui uma sintaxe e que a sintaxe da linguagem natural está fundada na (e se funde com a) sintaxe do campo de affordances. Essa proposta, de abordar a sintaxe sem reeditar dualismos tradicionais, é original e inédita. Seu desenvolvimento constitui avanço teórico na psicologia ecológica e na abordagem pós-cognitivista da mente. Isso, por sua vez, pode ensejar avanços empíricos, pois estudos empíricos de orientação pós-cognitivista seguem endossando premissas cognitivistas acerca da sintaxe.
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
  • Mon Dec 18 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cesar Geraldo Guimarães

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • políticas da terra – encontros da universidade com os saberes e fazeres afro-indígenas
  • Este projeto dá continuidade ao trabalho realizado junto à Formação Transversal em Saberes Tradicionais na UFMG e articula uma rede de alianças e experiências compartilhadas que já se vislumbrava em diversas frentes, entre as universidades federais de Minas Gerais, do Ceará e do Sul da Bahia, e a Teia dos Povos. Especialmente, nos interessa retomar duas experiências desta Formação, as disciplinas Políticas da Terra e Escolas da Terra. Nelas, soubemos das várias lutas pela terra em assentamentos de trabalhadores rurais, comunidades indígenas, em quilombos e terreiros de religiões afro-brasileiras; as injustiças e as várias formas de invenção política que estas comunidades abrigam. No projeto, estas iniciativas se retomam e se desdobram em três conjuntos de atividades: a primeira visa instaurar um processo de pesquisa compartilhada com mestras e mestres de tradições indígenas e afro-brasileiras, ampliando sua presença em uma perspectiva decolonial e, mais ainda, contracolonial na universidade. A segunda frente se refere à edição, publicação impressa e audiovisual e circulação de resultados da pesquisa compartilhada com mestras e mestres. Por fim, em uma terceira frente, daremos continuidade às experiências de formação protagonizadas por mestras e mestres, em cursos oferecidos nas universidades e no Assentamento Terra Vista. Por meio destas ações de pesquisa, publicação e formação, o projeto se esforça por não separar a criação compartilhada de conceitos e as práticas concretas nos territórios. Ele busca conhecer, em suas especificidades, experiências ligadas às lutas pela terra (os assentamentos rurais, as retomadas indígenas e quilombolas, os enfrentamentos das comunidades pesqueiras; os modos de cultivo, de base agroecológica, nos vários biomas), em metodologias que procuram desfazer a divisão persistente entre sujeitos e objetos do conhecimento.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Dec 27 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

César Henrique Lenzi

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • modelos holográficos para a descrição da matéria de estrelas compactas
  • Dada as frequentes atualizações nos dados observacionais de estrelas compactas, oriundas, por exemplo, da missão ``Neutron star Interior Composition Explorer'' (NICER), e de colaborações como LIGO-Virgo, de detecção de ondas gravitacionais, o estudo de diferentes equações de estado (EDE) para descrição das propriedades da matéria sob condições extremas, é muito relevante e atual. Essas análises podem trazer uma maior compreensão sobre a matéria constituinte no interior destas estrelas, trazendo à luz, por exemplo, a existência de matéria desconfinada no interior destes objetos. Por outro lado, a dualidade calibre/gravidade trouxe uma inovadora maneira de acessar o regime não-perturbativo de teorias de calibre, apresentando grande sucesso para fenomenologia hadrônica, transições de fase da Cromodinâmica Quântica (QCD) e na descrição das propriedades do plasma de quarks e glúons. Nesse projeto, serão utilizados modelos holográficos da QCD para descrição da matéria nuclear, objetivando desenvolver equações de estado (EdE) para descrição de estrelas compactas. Serão explorados tanto modelos D3/D7, onde a energia livre é obtida da ação clássica na geometria de brana negra, bem como modelos fenomenológicos Anti-de Sitter/QCD (AdS/QCD). Neste sentido, analisaremos os modelos na perspectiva da missão NICER , que recentemente forneceu dados observacionais sobre a massa e o raio de estrelas de nêutrons, e também da colaboração LIGO-Virgo, que vem contribuindo com ajustes cada vez mais refinados aos parâmetros de EdE, por via da análise do parâmetro de deformabilidade de maré. Tais testes serão realizados no contexto da relatividade geral, bem como de distintas teorias modificadas de gravitação tais como, teorias do tipo $F(R)$ e outras extensões, para as quais expressões para a determinação de alguns parâmetros astrofísicos, como o parâmetro de deformabilidade de maré, e equações relativas às oscilações radiais, ainda não são conhecidos.
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cesar Rossas Mota Filho

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • rede de pesquisa para o monitoramento de bactérias resistentes a antibióticos e de genes de resistência aos antimicrobianos no esgoto de cidades brasileiras
  • O aumento de infecções causadas por bactérias resistentes a antimicrobianos (BRAs) é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade atualmente. Dados de vigilância confiáveis que caracterizam a ocorrência e distribuição da RAM são fundamentais para o monitoramento e avaliação das mudanças de resistência ao longo do tempo para desenvolvimento de ações para o controle da RAM. Os esgotos sanitários são ricos em marcadores biológicos, genéticos e químicos excretados pela população. O monitoramento desses marcadores constitui a epidemiologia baseada no esgoto (EBE), que tem sido usada mundialmente na vigilância da RAM e de diversos patógenos. A EBE é considerada uma ferramenta importante em saúde pública, pois é possível obter informações no nível populacional, independentemente do número de casos clínicos. Diante do atual cenário de escassez de informações sobre a circulação e prevalência de BRA no país, a EBE pode contribuir para o monitoramento da RAM a nível nacional, fornecendo dados essenciais para o conhecimento da evolução espacial e temporal da resistência bacteriana a antimicrobianos considerados críticos para a saúde humana. O objetivo deste projeto é criar uma Rede de Pesquisa para Vigilância da Resistência Antimicrobiana Baseada no Esgoto (REVIRAE), englobando importantes capitais brasileiras, em todas as regiões do país. O monitoramento terá como foco a identificação de Enteropatógenos resistentes a antimicrobianos, elencados pela OMS e pelo MAPA como prioritários. Ademais, serão identificados, por meio de metagenômica, os genes de resistência a antimicrobianos no esgoto, bem como o resistoma dos principais patógenos isolados por meio do sequenciamento genômico completo. A Rede conta com robusto arranjo institucional, incluindo o MinSaúde, LACENs, ANA, Fiocruz, CETESB e importantes instituições federais de ensino e pesquisa
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Dec 29 00:00:00 BRT 2022-Tue Sep 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

César Serra Bonifácio Costa

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • biofortificação fenólica e propriedades bioativas do aspargo marinho salicornia neei e do salsão apium graveolens cultivado em diferentes salinidades.
  • O aspargo marinho Salicornia neei Lag. e o salsão/aipo Apium graveolens L. têm ampla distribuição nas costas da América do Sul e podem ser cultivados em aquaponia integrada a carcinocultura marinha intensiva e em solos sobre irrigação salina. São usados na alimentação humana, dieta animal e produção de fármacos. Estudos mostraram que elas acumulam em seus tecidos de compostos fenólicos antioxidantes e com outras propriedades bioativas com a elevação da salinidade de seu cultivo, indicando uma capacidade de biofortificação. Nossa hipótese de trabalho é que a biofortificação por estresse salino pode ser induzida nas duas halófitas antes da colheita apenas com o uso de tempos de exposição e teores salinos específicos. A biofortificação por estresse salino de compostos fenólicos com propriedades bioativas será investigada nestas duas espécies através de uma pesquisa colaborativa entre a Universidade Federal do Rio Grande-FURG e o Centro de Ciências do Mar - CCMAR da Universidade do Algarve (Portugal). Análises bioquímicas e moleculares (expressão gênica através RT-qPCR) serão efetuadas em extratos das halófitas cultivadas hidroponicamente em diferentes salinidades (0, 5, 15 e 30g de NaCl L-1) e tempos de exposição aos estresses salinos (1, 2, 3, 4, 17, 34 e 50 dias). A expressão gênica em vias metabólicas dos compostos fenólicos e o acumulo destes nos tecidos permitirão compor um quadro de intensidade e tempo de exposição para o enriquecimento das biomassas. As atividades antioxidantes, antidiabética e neuroprotetora dos extratos das duas halófitas também serão quantificadas nas diferentes salinidades. Um segundo experimento aplicará o manejo da salinidade, indicado pelo primeiro estudo, em halófitas cultivadas aquaponicamente com águas de cultivos do camarão marinho Litopenaeus vannamei, sendo a produção de compostos fenólicos e propriedades bioativas comparadas com plantas de sistemas de cultivo que não sofrerão intervenção na salinidade.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cézar Augusto Casagrande

Engenharias

Engenharia Civil
  • concreto de ultra-alto desempenho com agregados reciclados: sustentabilidade para compósitos cimentícios
  • O Concreto de Ultra-Alto Desempenho (CUAD) é conhecido por suas excepcionais propriedades mecânicas (fck >120MPa) e, por consequência, alta durabilidade. A produção do CUAD é similar ao concreto convencional e, por isso, envolve impactos ambientais significativos pelo uso extensivo de agregados naturais, indo em caminho ao esgotamento de recursos. Outro problema associado aos materiais de construção civil é o descarte irregular e entulhos, que se apresentam como problema ambiental principalmente em grandes centros urbanos. Assim, existe uma linha de pesquisa que se concentra na incorporação de agregados reciclados como uma alternativa sustentável nas formulações de compósitos cimentícios. Estudos indicam que a incorporação de agregados reciclados em CUAD, em níveis de substituição de até 40% podem ser adequados sem afetar as propriedades físicas do compósito, indicando potencial de estudo. Além disso, a incorporação de agregados reciclados contribuiu para a redução de resíduos e conservação de recursos, abordando os crescentes desafios da gestão de resíduos na indústria da construção. Com relação a durabilidade, o CUAD com agregados reciclados demonstrou resistência favorável à penetração de íons em comparação com o CUAD convencional, também apresentou aumento do refinamento dos poros e a melhora da zona de transição interfacial. Neste estudo tem-se como objetivo investigar a influência de agregados reciclados no desempenho de CUAD e avaliar seu potencial como solução sustentável para esse tipo de compósito. Assim, neste projeto será avaliado o potencial de incorporação de agregados reciclados em compósitos cimentícios de ultra-alto desempenho, nas propriedades do estado fresco e o impacto destas nas propriedades reológicas e adequação a consistência adequada de uso, nas propriedades mecânicas para fins estruturais e relacionadas a durabilidade, como lixiviação e retração, e por fim, analisado o potencial sustentável da adição de agregados reciclados à mistura.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Mar 28 00:00:00 BRT 2024-Wed Mar 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Charbel Nino El Hani

Ciências Humanas

Educação
  • desenvolvimento e aplicação de uma moldura teórica e de um modelo de pesquisa sobre educação intercultural
  • No mundo globalizado, é essencial compreender as relações entre grupos humanos distintos e seus sistemas de conhecimento, colocados em contato crescente, para lidar com dimensão intercultural da educação e criar condições de que alun@s valorizem e entendam os conhecimentos de suas culturas e de outros grupos, fazendo-se capazes de cruzar fronteiras entre culturas. Nosso objetivo geral é construir uma moldura teórica que gere tal compreensão e seja aplicada numa educação intercultural que dê conta desses desafios, com base no diálogo entre sistemas de conhecimento. São objetivos específicos 1) elaborar pilares da moldura teórica - compreensão da tradução intercultural como ato produtor de significados no diálogo entre conhecimentos; interpretação pluralista pragmática das relações entre conhecimentos; metodologia para estudo de convergências parciais em ontologias, epistemologias e valores de sistemas de conhecimento. 2) Gerar avanços em métodos de coprodução de conhecimento em comunidades de prática reunindo professor@s e pesquisador@s, integrando contribuições teóricas e conhecimentos docentes e locais no design de inovações educacionais. 3) Construir e investigar práticas inovadoras de educação intercultural. 4) Estabelecer modelo de pesquisa reunindo estudos filosóficos e de conhecimentos biológicos/ecológicos de comunidades indígenas/locais, e pesquisa e inovação educacional, informando a proposição de práticas inter-/transdisciplinares. O projeto expande estudos do proponente e de pesquisadores brasileiros (UFBA,UFSC,USP,UFMG) e estrangeiros (WUR,MUNI,UPN) nos últimos 8 anos, no INCT IN-TREE. Inclui estudos teórico-filosóficos e empíricos qualitativos em comunidades pesqueiras e comunidade indígena. Estudos empíricos envolverão triangulação de métodos de observação participante, análise de gravações em áudio/filmagens, e entrevistas semi-estruturadas, sendo os dados tratados por codificação e análise categórica, com procedimentos de validação de resultados.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Charles Aparecido de Almeida

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • geometria dos espaços de moduli de fibrados vetoriais
  • Nosso principal objetivo nesse projeto será avançar, em várias direções possíveis, no estudo da geometria dos espaços de moduli de fibrados vetoriais em esquemas projetivos, como descreveremos em detalhes a seguir. 1) Estudo da dimensão e de novas componentes irredutíveis: Pretendemos fornecer métodos efetivos para o cálculo da dimensão do espaço tangente dos espaços de moduli de um fibrado vetorial. Isto permitirá o estudo não apenas do número exato de componentes para o espaço de moduli de fibrados vetoriais com carácter de Chern fixado, mas também esperamos conseguir uma fórmula para o limitante superior da dimensão espaços de moduli de fibrados, como a de Deligne-Mumford para espaço de moduli de curvas. 2) Estudo da teoria de interseção das componentes irredutíveis: Muito trabalhos foram feitos nos últimos 30 anos, estudando-se a geometria das componentes irredutíveis de espaços de moduli de fibrados vetoriais, mas pouco se sabe a respeito de sua teoria de interseção, como por exemplo, não há um estudo detalhado de seus anéis de Chow, deste modo, pretendemos preencher essa lacuna neste projeto. 3) Estudo das componentes dos fibrados instanton em particular de posto mais alto em esquemas projetivos mais gerais: Neste trabalho nosso objetivo será estender a definição de fibrados instantons a outras variedades, como as obtidas pela explosão de espaços projetivos ao longo de subesquemas, e também para o caso de instantons de posto alto, para então estudar seus espaços de moduli 4)Estudo da estrutura algébrica dos primeiros módulos de cohomologia dos fibrados vetoriais, e sua relação com a geometria dos espaços de móduli: Os Teoremas da dualidade e de anulamento de Serre, garantem que esses módulos de fato são álgebras artinianas graduadas, o que possibilita o estudo da presença das propriedades de Lefschetz nelas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Charles dos Santos Guidotti

Ciências Humanas

Educação
  • comunidades aprendentes: rede escola-universidade de pesquisa-formação com professores de ciências
  • Neste projeto de pesquisa, buscamos compreender os impactos nas ações didático-pedagógicas de professores de Ciências participantes de processos formativos em comunidades aprendentes, constituídas em rede escola-universidade de pesquisa-formação. Pretende-se defender o argumento de que em uma comunidade aprendente de professores, tanto em estágios iniciais quanto em formação continuada, os participantes aprendem e aperfeiçoam ações didático-pedagógicas ao desenvolverem investigações de suas práticas. Para isso, o corpus da pesquisa será constituído a partir de três cenários formativos, oriundos de projetos de ensino e extensão com professores da Educação Básica do Rio Grande do Sul, propostos pelos grupos de pesquisa CEAMECIM e CIEFI. O processo de construção de argumentos acontecerá em uma abordagem sociocultural com base na linguagem destes professores, em que a fenomenologia hermenêutica é assumida como meio de construção epistemológica. As informações produzidas a partir dos cenários de investigação serão analisadas, em uma perspectiva de pesquisa qualitativa, seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). As principais contribuições científicas incluem a compreensão do impacto das comunidades aprendentes na formação acadêmica-profissional de professores e ao mesmo tempo do fortalecimento da rede escola-universidade na perspectiva de construir conhecimento interligado as mudanças das ações didático-pedagógicas no contexto escolar, potencializando a abordagem formativa colaborativa nas comunidades com professores de ciências.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Charley Christian Staats

Ciências Biológicas

Genética
  • metabólitos secundários de fungos patogênicos: aplicação de biologia sintética com abordagem multi hospedeiros para a identificação rotas e de moléculas bioativas de interesse biotecnológico
  • Metabólitos secundários (MSs) são produtos de síntese e transformação com ampla atividade biológica. Na infecção por fungos, os MSs exercem podem modular a resposta imune do hospedeiro e alterar a microbiota vicinal. Análises genômicas têm revelado grande quantidade de agrupamentos gênicos (BGCs) associados à produção de MSs, demonstrando sua quimiodiversidade, superficialmente explorada. Algumas destas moléculas se mostraram muito importantes no tratamento de doenças humanas, como infecções e câncer. Como fungos são capazes de infectar virtualmente todos os organismos, especula-se que existem MSs produzidos por fungos com potencial para o desenvolvimento de moléculas de interesse biotecnológico. Objetivamos analisar e identificar BGCs de fungos patogênicos e avaliar a sua participação na virulência em distintos modelos de hospedeiros. Iniciaremos com a identificação e conservação de BGCs em genomas de fungos comumente encontrados em solos, e que podem ser associados à virulência em diferentes espécies, como insetos, humanos, animais, plantas, bem como endofíticos. Realizaremos também análises para avaliar a expressão destes BGCs em modelos de interação com amebas e larvas de insetos, predadores naturais destes organismos no solo. Paralelamente, iremos avaliar se há aumento da expressão destes BGCs durante a interação destes fungos com seus hospedeiros. Os BGCs identificados serão analisados utilizando duas abordagens: i-desenvolvimento de metodologias de geração de mutantes nulos para os BGCs com CRISPr/Cas e ii-expressão dos BGCs em Aspergillus nidulans para produção heteróloga dos MSs associados aos BGCs. A virulência dos mutantes será analisada nos mesmos modelos, bem como a toxicidade das moléculas produzidas de modo heterólogo. Esta proposta permitirá avançar na caracterização de rotas de síntese de moléculas bioativas com possível aplicação além de implantar metodologia atuais para estudo de função gênica em fungos filamentosos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Chou Sin Chan

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • estudos de atribuição das mudanças climáticas e geração de cenários e de indicadores de impacto em suporte à planejamentos de medidas de adaptação regional e local
  • Este projeto tem por objetivo geral investigar causas e consequências das mudanças climáticas globais e de mudanças de uso da terra no Brasil, produzindo cenários e aprimorando indicadores de impactos locais, de forma a subsidiar políticas de mitigação e adaptação no país. Será buscado o aumento da compreensão dos processos geradores das mudanças climáticas, o desenvolvimento de ferramentas de modelagem numérica adequada e a realização de estudos detalhados dos impactos setoriais em consequência dos cenários de aquecimento global e alterações do uso da terra sobre o Brasil. Essas são etapas necessárias para identificar as vulnerabilidades e apoiar estudos de adaptação às mudanças climáticas. Uma inovação na proposta é a investigação da atribuição das mudanças climáticas utilizando, não somente modelos globais e concentrações globais dos gases de efeito estufa, mas também modelos de alta resolução com a inclusão de alterações do uso da terra em escala local e dessa forma realizar estudos de atribuição das mudanças climáticas. Da mesma forma, serão adicionados cenários futuros de alteração, de escala local, como desmatamento e restauração de florestas, e projeções de crescimento de manchas urbanas das principais regiões metropolitanas para os cenários futuros. A hipótese é que as análises anteriores dos impactos foram conservadoras ao não considerar alterações locais do uso da terra. Com a inclusão de cenários futuros de alterações locais, serão analisados os impactos na biodiversidade, saúde humana, desastres naturais, desastres costeiros, energias renováveis, recursos hídricos e eventos extremos. Além disso, será criada uma base de dados, de conteúdo aprimorado, de acesso aberto, que permitirá seu uso de forma a apoiar e facilitar estudos de adaptação em diversos setores. Planeja-se atividades de divulgação e treinamento de uso dos dados para aplicar em estudos de impactos e adaptação. A equipe é formada por vários especialistas no tema das mudanças climáticas.
  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - SP - Brasil
  • Tue Jan 24 00:00:00 BRT 2023-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Christian da Silva

Ciências Biológicas

Botânica
  • estudos anatômicos e filogenéticos em echinolaena desv. (poaceae, panicoideae, paspaleae)
  • Echinolaena é um gênero de Poaceae pertencente à tribo Paspaleae, subfamília Panicoideae. Até recentemente o gênero englobava seis espécies, cinco distribuídas na América Tropical e uma delas endêmica de Madagascar. Contudo, a inclusão do gênero em um estudo filogenético com base em marcadores moleculares nucleares e plastidiais mostrou que o mesmo não era monofilético. Desta forma, sua circunscrição foi alterada e hoje o gênero engloba apenas duas espécies endêmicas da região Neotropical, onde habitam áreas abertas. Uma dessas espécies, E. gracilis, é facilmente reconhecível e no Brasil ocorre mais à oeste, em áreas de Cerrado e Savana Amazônica. Porém, E. inflexa apresenta grande variação morfológica e ampla distribuição no Brasil, ocorrendo em diversos tipos de vegetação nos domínios da Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Observações realizadas em campo, somadas à extensa análise de materiais de E. inflexa, sugerem a existência de um complexo de espécies cujos limites morfológicos são confusos. Portanto, a hipótese a ser testada é a de que a diversidade do gênero encontra-se subestimada. Sendo assim, o objetivo deste projeto é investigar os limites interespecíficos em Echinolaena através de análises filogenéticas utilizando múltiplos acessos e marcadores moleculares, além de dados anatômicos foliares.
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Jan 08 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Christian Fausto Moraes dos Santos

Ciências Humanas

História
  • o novo mundo de pragas: animais peçonhentos e venenosos nas américas portuguesa e espanhola dos séculos xvi e xvii
  • Para além da extração de recursos naturais e exploração de monoculturas, o período compreendido pelo primeiro século do estabelecimento de europeus no Novo Mundo foi caracterizado por um alto grau de observação, descrição e classificação da fauna nativa. Entretanto, não foram somente aves e macacos que chamaram a atenção de colonizadores espanhóis e portugueses. Muitos foram os relatos, crônicas e tratados em que figuraram serpentes, formigas, sevandijas, moscas, lacraus, aranhas, carrapatos e lacraias. A diversidade, riqueza e minúcia das descrições de espécies com características que remetiam, naquele período, há um conceito de animais nocivos, ou seja, pragas, demonstravam o quão relevante poderia ser a atuação de tais animais no cotidiano exploratório dos territórios recém-descobertos. Além de evidenciar um colonizador criterioso e investigativo, a análise de tais relatos pode contribuir a um entendimento de alguns dos perigos e obstáculos naturais, encontrados durante o processo colonizatório. Destaca-se ainda a interação entre esses animais com os exploradores europeus e povos nativos, e a maneira com que a flora nativa era utilizada nos processos de cura e contra peçonha em uma análise a partir da perspectiva da História da Ciência da Saúde. Para a realização do projeto, buscará realizar uma abordagem metodológica interdisciplinar, abarcando grandes áreas como História, Antropologia, Biologia, Geografia, Farmacologia e Historiografia. Nesse contexto, a natureza americana foi essencial para a reestruturação dos paradigmas filosóficos naturais europeus, contribuindo para o surgimento de teorias classificatórias, catalogação e classificação de novos animais e plantas. A presente proposta para a Chamada Pública MCTI/CNPq nº14/2023 pretende, portanto, analisar as descrições de animais e plantas considerados peçonhentos, venenosos e daninhos, encontrados nas Américas espanhola e portuguesa do século XVI e XVII
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Fri Jan 05 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Christian Horacio Olivera

Ciências Exatas e da Terra

Probabilidade e Estatística
  • aproximação estocástica e o estudo de modelos irregulares.
  • 1- O projeto aborda duas questões importantes: a aproximação e representação estocástica de modelos irregulares e o estudo das equações de transporte em um ambiente turbulento. 2-Um dos principais objetivos é obter estimativas quantitativas para aproximar, por sistemas de partículas que interagem moderadamente, modelos irregulares representadas por equações diferenciais parciais determinísticas e estocásticas(ruído rough ), como por exemplo as equações de Navier-Stokes e o modelo de Keller-Segel local e não local. Por outro lado, estudaremos o fenômeno de regulação por ruído em algumas equações hiperbólicas estocásticas, como por exemplo na equação de transporte e na equação de advecção, neste ponto nosso objetivo é introduzir uma nova classe de soluções e provar que a equação está bem posta enquanto a equação determinística é mal posta. 3-O projeto aborda duas questões importantes: a aproximação e representação sistemática de modelos irregulares representados por equações diferenciais parciais determinísticas e estocásticas, e o estudo das equações de transporte em um ambiente turbulento. Em ambos os casos, a motivação é dada por modelos biológicos e físicos. Por exemplo, citamos os sistemas de Keller-Segel local e não local e as equações de Navier-Stokes. 4-Vamos estudar a aproximação e representação sistemática de modelos irregulares representados por equações diferenciais parciais e o estudo das equações de transporte em um ambiente turbulento. 5- Os pesquisadores já tem publicado em revistas internacionais de matemática em temas correlatos. Acreditamos que os problemas propostos podem ser resolvidos. 6- Neste projeto aplicaremos métodos da teoria de cálculo estocástico em dimensão finita e infinita, da teoria de semigrupos, teoria das distribuições e teoria de rough path.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Christian Jeremi Rodriguez Coronado

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • estudo e caracterização da combustão bi-fuel e dual-fuel para a redução das emissões de co2 no setor de transportes em veículos a gasolina e veículos diesel, respectivamente.
  • O modo de combustão dual-fuel utilizando biocombustíveis é uma técnica em potencial tanto para reduzir as emissões de poluentes quanto para aumentar a eficiência global em motores diesel. Os benefícios são alcançados através das diferentes reatividades dos combustíveis (RCCI – Reactivity controlled compression ignition) ou reduzindo as emissões de CO2 substituindo parcialmente um combustível fóssil por um renovável. Por outro lado, quanto ao regime bi-fuel a presente proposta também visa atender a uma demanda específica do setor de transportes brasileiro, especificamente o desenvolvimento de um motor bi-fuel de alta eficiência a etanol e biometano para aplicação de veículos comerciais leves (vans, caminhões delivery, micro ônibus, etc.). Esta proposta de projeto apresenta o plano de trabalho e as etapas a serem desenvolvidas em conjunto pela UNIFEI do Brasil e pela UCLM da Espanha. O projeto possui caráter inovador com o objetivo de estudar tanto a tecnologia dual-fuel quanto a bi-fuel utilizando diferentes biocombustíveis com impacto direto na matriz energética brasileira e espanhola: Diesel Verde (HVO), etanol, H2 e Gás Natural Renovável (Biometano). Serão 36 meses de trabalho a serem desenvolvidas em ambas as universidades parceiras. Há convênio formal assinado em 2019 por ambas instituições, com renovação em 2024. Espera-se com a presente proposta fomentar a capacidade de ambos os grupos de pesquisa, que já possuem histórico de trabalho, para a articulação de uma rede de cooperação acadêmica internacional, assim como incentivar a participação de pesquisadores brasileiros em projetos de cooperação na comunidade europeia e no Brasil. Ambos os grupos possuem Projetos P&D em andamento relacionados ao escopo desta proposta, portanto, a infraestrutura, os recursos humanos e o Acordo final já assinado garantem o sucesso desta proposta.
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • Fri Jan 05 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Christian Loret de Mola Zanatti

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • o papel da parentalidade na transmissão intergeracional de saúde mental e nas interações mãe-filho: um estudo de coorte de nascimentos no brasil
  • Os problemas de saúde mental são etiologicamente complexos, e vêm aumentando no Brasil nas últimas décadas. Novas abordagens são críticas, mas precisam focar nos fatores modificáveis para prevenção primária ou secundária. A associação entre saúde mental materna e infantil é um achado consistente na literatura, e possui mediadores importantes, como práticas parentais e a interação mãe/pai-criança. As práticas parentais, geralmente são alvo de intervenções para prevenir a transmissão intergeracional de problemas de saúde mental. Porém, muitas dessas intervenções não levam em consideração as particularidades comportamentais, ambientais e sociais da população brasileira. Com o objetivo de preencher essa lacuna, esta proposta combina múltiplas disciplinas (psicologia, epidemiologia e ciência de dados) para avaliar interações específicas da cultura e comportamentos no contexto de uma coorte de nascimentos brasileira estabelecida em 2019 (n=2051), a qual foi projetada para estudar transtornos de saúde mental em díades mãe-filho. Serão feitas filmagens em primeira pessoa através de câmeras fixadas na testa das mães e crianças que fazem parte da coorte de Rio Grande de 2019 para avaliar a interação entre eles dentro do ambiente familiar. Nosso objetivo geral é avaliar a transmissão intergeracional (da mãe para a criança) de problemas de saúde mental, bem como as vias envolvidas, avaliando o papel de mediadores e modificadores de efeito. Temos dois objetivos específicos a serem alcançados em 3 anos: i. Coletar e codificar vídeos das interações entre a díade mãe-filho participante da coorte em suas casas com o intuito de avaliar comportamentos, atitudes, comunicação verbal e não-verbal e o cenário onde acontece a interação; e ii. Analisar a associação entre trajetórias de saúde mental materna, práticas parentais (mediador) e saúde mental dos filhos, e o efeito modificador do ambiente interno (casa) e externo (bairro, escola, áreas de lazer) com georreferenciamento.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Christian Luiz da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • cidades (in)sustentáveis e os resíduos plásticos: políticas públicas comparadas em metrópoles dos brics
  • As cidades podem ser vistas como um sistema complexo, em contínua transformação. Sob a ótica do desenvolvimento sustentável, a gestão dos resíduos sólidos urbanos são essenciais para entender esse sistema. O crescimento populacional, econômico e a urbanização aumentam a geração de resíduos sólidos, principalmente nos países em desenvolvimento. Destaque para os países do BRICS, nos quais o número de metrópoles tem crescido, corroborando com as estimativas de que 85% da população seja urbana até 2100. Os resíduos plásticos são um dos principais problemas, por seu impacto ambiental e social e, ao mesmo tempo, uma oportunidade econômica e estratégica para cidades sustentáveis. Assim, é importante entender como os países do BRICS gerenciam esses resíduos em relação a organização institucional; políticas públicas; diferenças regionais e efetividade das políticas. A pergunta de pesquisa é: sob a ótica de cidades sustentáveis, de que forma as políticas públicas, em metrópoles dos países do BRICS, propõem alternativas para lidar com os desafios relacionado aos resíduos plásticos? O objetivo geral é analisar comparativamente as políticas públicas dessas metrópoles para resíduos plásticos sob a ótica de cidades sustentáveis. A metodologia de pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e amostra intencional. Os objetivos são: exploratórios (políticas públicas publicadas); descritivos (estruturas institucionais e funcionalidades); e explicativos. E um estudo multicaso, com os países e metrópoles do BRICS, com análise individua e cruzada. Os resultados envolvem uma matriz de comparação das estruturas legal e institucional; painel de análise bibliométrica e documental; políticas públicas para resíduos plásticos; curva de análise de eficiência na gestão desses resíduos; e painel de experiências comparadas. Os resultados serão explicitados em: artigos científicos, seminários, livros, orientações, palestras, ações comunitárias e relatórios de pesquisa.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Christian Robson de Souza Reis

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de plataformas de diagnóstico para doenças infecciosas utilizando antígenos recombinantes e anticorpos monoclonais
  • As doenças infecciosas emergentes e reemergentes são uma constante ameaça à saúde pública no Brasil e no mundo, o que evidencia a necessidade crescente e constante do fortalecimento dos sistemas de vigilância epidemiológica nacionais e ações governamentais para seu enfrentamento. Neste cenário, é fundamental o desenvolvimento de novas plataformas nacionais, eficientes, de baixo custo e com baixa demanda de infraestrutura, para o diagnóstico de doenças infecciosas, que possam ser aplicadas de forma simples e rápida nos sistemas de saúde. Os testes rápidos para diagnóstico indireto ou direto baseados na utilização de antígenos recombinantes e anticorpos monoclonais, respectivamente, apresentam características promissoras para aplicação na vigilância epidemiológica de doenças infecciosas. Entretanto, muitos dos insumos fornecidos ao Sistema Único de Saúde (SUS) são importados, fazendo com que exista uma dependência tecnológica que em casos extremos, como o ocorrido na pandemia da COVID-19, além dos custos advindos da logística de importação dos insumos que são produzidos no exterior até o Brasil. A presente proposta visa desenvolver e produzir testes rápidos nacionais para o diagnóstico direto e indireto da peste bubônica, a hepatite E, o sarampo e a rubéola, para serem utilizadas no SUS. Atualmente o Ministério da Saúde distribui testes rápidos para HIV e hepatites virais (B e C), facilitando a vigilância epidemiológica dos agravos correspondentes. Desta forma, a demanda de desenvolvimento de testes para outras doenças infecciosas é estratégico para o país. Neste sentido, serão obtidos anticorpos monoclonais anti-sarampo e anti-peste por hibridomas. Os genes que codificam os antígenos recombinantes e para anticorpos monoclonais serão expressos e purificados de Escherichia coli e Leishmania tarentolae, respectivamente, e em seguida serão avaliados quanto suas capacidades diagnósticas, frente às doenças estudadas, em ensaios sorológicos
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Fri Dec 08 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Christian Wittee Lopes

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • preparação de catalisadores baseados em metais altamente dispersos em espaços confinados para reações de hidrogenação seletiva
  • O projeto proposto visa utilizar agentes direcionadores de estrutura inovadores baseados em cátions imidazólio e amônio contendo ânions metálicos para a síntese de sistemas catalíticos metal@zeólita via método one-pot. Além disso, pretende-se realizar uma caracterização avançada dos sistemas mais promissores por meio de técnicas de raios X explorando as possibilidades oferecidas por novos métodos. A aplicação dos catalisadores sintetizados será direcionada de acordo com as espécies químicas formadas e sua nuclearidade, com foco na hidrogenação seletiva de nitrilas e alcinos para obtenção de produtos de maior valor agregado. Espera-se que esse projeto contribua para o avanço na área de síntese e caracterização de sistemas catalíticos metal@zeólita, proporcionando uma compreensão aprofundada das propriedades eletrônicas e do ambiente de coordenação das espécies metálicas em zeólitas. Outro aspecto fundamental deste projeto é fomentar a colaboração internacional já estabelecida entre o grupo da UFPR e o grupo do ITQ-UPV-CSIC. Ainda, pretende-se ampliar a formação de recursos humanos em técnicas de caracterização avançada, o que é de extrema importância no contexto da possibilidade de utilização de um síncrotron de 4ª geração como o Sirius. O projeto visa ainda fornecer insights para o desenvolvimento de processos de hidrogenação de nitrilas e alcinos e possível transferência do processo para a indústria.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Fri Dec 29 00:00:00 BRT 2023-Fri Jul 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Christiane Meyre da Silva Bittencourt

Ciências da Saúde

Farmácia
  • biodefensivos a base de nanoemulsões contendo óleo essencial de dysphania retusa.
  • O Brasil tem se consolidado como expoente agrícola. No entanto, o ataque de insetos-praga, em especial em grãos armazenados, são responsáveis por aumentar as perdas neste estágio que podem chegar a 10%. A crescente demanda por produtos agrícolas e manejo de pragas tem levado ao uso abusivo de produtos com segurança duvidosa, geração de resistência de pragas e aumento no número de casos de intoxicações agudas e crônicas, com impactos ao meio ambiente. A necessidade de formas mais ecológicas de pesticidas tem influenciado o olhar do setor de inovação para técnicas de manejo integrado de pragas, com pouco impacto em outros organismos para um continente mais verde e saudável. Neste contexto, os produtos vegetais podem ser uma opção sustentável, relativamente mais baratos, acessível aos agricultores e que sejam mais seguros que os produtos hora disponíveis. Considerando o potencial bioinseticida de Dysphania ambrosiodes, com patente depositada e observando, em investigação prévia conduzida pela proponente, a presença prevalente do ascaridol, com potencial inseticida, pretende-se investir na obtenção do óleo essencial a partir da espécie D. retusa, e utilizar o rejeito do processo de extração para obtenção de extratos e frações que possam exibir potencial biodefensivo. As folhas, coletadas nas distintas épocas do ano, serão submetidas à extração do óleo essencial através de hidrodestilação. O material vegetal remanescente será submetido à extração com etanol e a água de decocção será submetida a extração com acetato de etila. Os derivados serão caracterizados por CG/EM, CG-FID, CLAE e RMN. O potencial inseticida será avaliado pela fórmula de Abbott e repelente em arena X, contato direto e residual para avaliação de efeitos letais, subletais e comportamentais e pelo método de controle `a campo com iscas para as formigas cortadeiras Acromyrmex spp. Diante dos resultados serão elaboradas nanopartículas dos respectivos materiais e submetidos à avaliação bioinseticida.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Dec 20 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Christiane Ricaldoni Giviziez

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • laborátorio de situação interinstitucional e transdisciplinar em saúde (labsits): disseminação equitativa da informação em saúde
  • A proposta do Laboratório de Situação Interinstitucional e Transdisciplinar em Saúde (LabSITS) é ser um espaço físico e virtual, associado a um suporte de tecnologias de ponta, para promover a disseminação equitativa de informação em saúde. Será utilizada como ferramenta essencial a Análise de Situação de Saúde (ASIS), a fim de garantir a redução das desigualdades e iniquidades em saúde. Tal cenário depende do investimento em plataformas de conhecimentos que proporcionem a análise e síntese de dados, informações e evidências de forma oportuna, ágil e transparente. Além disso, ressalta-se a realização de videoconferências com grupos extrainstitucionais com a finalidade de debater questões emergentes de saúde pública. Frente ao exposto, um dos maiores desafios é a disseminação do conhecimento científico para que as evidências sejam efetivamente compreendidas e utilizadas para a criação, atualização, aprimoramento e aferição das Políticas Públicas no mbito do SUS. O referido desafio se esbarra na formação linear e unidisciplinar dos profissionais que constituem e/ou constituirão o SUS, a qual pode impugnar o tratamento do indivíduo como ele é: um organismo complexo e integrado. A relevância da proposta é atribuída à convergência de vários campos do conhecimento para a resolução de problemas em Saúde Coletiva. Pretende-se também inserir princípios da educação transdisciplinar, com vistas a promover um diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento, em prol da minimização da tendência formativa linear e fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem. Logo, visa-se favorecer a transdisciplinaridade no SUS, com enfoque nos três níveis de atenção e, especialmente, as populações em condições de vulnerabilidade. Por fim, destaca-se o apoio de instituições relevantes no cenário em questão, como a Universidade Federal de Goiás, a Universidade de Brasília e a Universidade Federal de Lavras.
  • Universidade Federal de Jataí - GO - Brasil
  • Wed Jan 03 00:00:00 BRT 2024-Thu Jul 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Christianne de Faria Coelho Ravagnani

Ciências da Saúde

Educação Física
  • efeitos agudos da ingestão de tereré (ilex paraguariensis) sobre indicadores de hidratação e desempenho físico de atletas
  • A erva-mate (EM), em razão de suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, vasodilatadoras e lipolíticas, pode ser um alimento adjuvante no tratamento de doenças ou como auxílio ergogênico para atletas. No que se refere à ergogênese, efeitos positivos da EM foram observados na oxidação de gorduras (com consequente poupança do glicogênio muscular), na percepção de esforço e na recuperação muscular. Tais efeitos são atribuídos principalmente às ações estimuladoras da cafeína no sistema nervoso central e periférico e dos fitoquímicos presentes na EM (ácido clorogênico e flavonóides), que podem amenizar os processos inflamatórios e a produção de espécies reativas de oxigênio, auxiliando na reparação tecidual. Todavia, ainda existem inúmeras lacunas científicas acerca desse tema, as quais incluem: dosagens, modos de administração (ex. cápsulas, alimento, água quente ou fria), períodos de administração (ex. pré-treino, pós-treino), população-alvo (atletas, pacientes), situações de esforço (exercício de força, endurance, intervalados), entre outras. Em grande parte dos estudos, a erva é administrada na forma de cápsulas e, portanto, divergente do hábito alimentar das pessoas, que costumam ingeri-la na forma de bebida. Ademais, a maioria dos estudos com EM têm usado modelos animais ou pessoas com doenças crônicas e baixo condicionamento físico. Há pouquíssimos estudos envolvendo populações saudáveis e fisicamente ativas e em nossa revisão, encontramos apenas dois com atletas. No clinical trials há 4 estudos registrados nessa temática e somente um envolve parâmetros de desempenho físico em atletas. Hipotetizamos portanto, que o tereré (EM servida com água gelada) comparado ao placebo, promova agudamente, igual ou maior hidratação e melhor desempenho físico dos atletas. Trata-se de um estudo randomizado, duplo-cego e cruzado (já aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa) envolvendo atletas adultos, experientes de diferentes esportes (metodologia descrita a seguir).
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Tue Dec 19 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Christina Danielli Coelho de Morais Faria

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • desenvolvimento de aplicativos móveis para avaliação e tratamento de indivíduos com doenças neurológicas
  • Doenças neurológicas, em especial o acidente vascular encefálico (AVE), são incapacitantes. Embora existam muitos instrumentos para avaliação de indivíduos pós AVE, a infinidade de informações disponíveis é uma barreira para o seu uso adequado no processo de avaliação dessa população. Além disso, pacientes com doenças neurológicas comumente precisam realizar exercícios físicos diariamente, mas não apresentam adesão ao programa proposto para domicílio, sendo fundamental o monitoramento destes pacientes de forma remota. O uso de aplicativos tem se mostrado promissor para o processo de cuidado à saúde de indivíduos com várias condições de saúde. Portanto, o objetivo desta proposta é desenvolver dois aplicativos: o primeiro para guiar o fisioterapeuta na escolha do melhor instrumento de avaliação a ser utilizado em indivíduos pós-AVE, oferecendo instruções simples, cálculo automático dos escores e sua interpretação; e, o segundo, para prescrever e monitorar a realização de exercícios domiciliares por pacientes neurológicos, notificando-os no horário programado. Estes aplicativos são inéditos em nosso país e representam avanço importante nos processos de avaliação e reabilitação de pacientes com doenças neurológicas. O primeiro proporcionará aos fisioterapeutas instrumentos e informações para direcionar diagnósticos e planos de tratamento mais assertivos, além de reduzir o tempo de avaliação. Com o segundo, os fisioterapeutas prescreverão exercícios terapêuticos por meio de vídeos de qualidade, de fácil compreensão, facilitando a execução de exercícios em domicílio, além de fornecer um lembrete para sua realização e monitorar a adesão ao plano de exercícios proposto. Os aplicativos serão desenvolvidos em cinco etapas: 1) Análise de requisitos e conteúdo e estabelecimento de objetivos; 2) Desenvolvimento da interface dos aplicativos; 3) Desenvolvimento dos protótipos; 4) Teste-piloto e; 5) Refinamento dos protótipos e disponibilização dos aplicativos.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Christopher Shneider Cerqueira

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • plataforma vleo (very low earh orbits) modular para operações responsivas
  • Missões de baixíssima órbita são missões de curta duração que podem ser melhor exploradas no setor espacial. Com a utilização de lançadores de pequeno porte, veículos sub orbitais, balões, ou outros mecanismos de rápido acesso ao espaço, missões de curta duração proporcionam a capacidade de realização de missões espaciais especializadas por demanda de evento. Esse tipo de missões possui o caráter responsivo, podendo ser realizadas e configuradas de acordo como resposta à um evento específico. Para que essas missões possam ser realizadas, a plataforma espacial precisa ser modularizada para a evolução dos sistemas e para o acoplamento de diferentes cargas úteis, como por exemplo instrumento em missões científicas de monitoramento in loco, rádios para missões para provimento de enlace de comunicação, e/ou câmeras para missões de monitoramento remoto.
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
  • Mon Jan 16 00:00:00 BRT 2023-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Christovam Barcellos

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • big data e co-produção de observatórios sobre mudanças climáticas e saúde
  • A crise climática é uma preocupação crescente no mundo. Apesar de ser um fenômeno global, possui particularidades locais que precisam ser identificadas de modo a permitir a ampliação do debate sobre essa crise, bem como o estabelecimento de estratégias de enfrentamento. Essa crise pode aumentar a frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como inundações e secas, crises de abastecimento de água, queimadas, além do aumento de temperatura. Todos esses fenômenos podem ter graves consequências sobre a saúde humana, como o espalhamento de doenças transmitidas por vetores, surtos de doenças de veiculação hídrica e o aumento da incidência e gravidade de doenças respiratórias. Além disso, esses problemas de saúde se agravam em áreas e populações socialmente vulneráveis, o que forçosamente inclui a questão das desigualdades sociais e da governabilidade nos estudos acadêmicos. Desse modo, a avaliação de contextos específicos dessa crise, com a constituição de observatórios locais de clima e saúde, é uma necessidade premente, permitindo a tradução de um complexo conjunto de dados – de grande volume, diversidade de fontes e significados – voltados para a análise, monitoramento e tomada de decisões compartilhadas. Esse projeto tem como objetivo principal desenvolver ferramentas de sistematização, acesso e co-produção de conhecimento sobre os efeitos das mudanças climáticas sobre a saúde. Para isso, serão reunidos dados sobre variabilidade climática, ambiente, condições socioeconômicas e saúde em uma plataforma que permita a produção de indicadores específicos de problemas identificados pelas comunidades e gestores locais. Serão, para isso, tomadas as experiências de participação social e gestão de crises climáticas em comunidades do Semiárido Brasileiro, da Amazônia, do norte do Chile e do Caribe, onde existem já iniciativas em fase de desenvolvimento. Espera-se construir metodologias e tecnologias que possam ser empregadas em outras situações e locais.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cibele Cardoso de Castro

Ciências Biológicas

Botânica
  • eficiência, manejo, valoração econômica e etnobiologia da polinização em culturas de olerícolas na agricultura familiar
  • Os polinizadores favorecem a produção da maioria das culturas agrícolas, representando grande valor econômico. No entanto, suas populações estão em declínio, causando redução da produção agrícola mundial. Torna-se premente a investigação da eficiência e do manejo de polinizadores nativos, sua valoração econômica e a divulgação da polinização entre agricultores. As olerícolas podem ser favorecidas pelo manejo de abelhas. Apesar de se conhecer os polinizadores da maioria das olerícolas, raros estudos avaliam a eficiência de polinizadores, testam a influência de seu manejo na qualidade da produção em plantios abertos, estimam a valoração de polinizadores e investigam a percepção de agricultores em relação à polinização. O objetivo deste projeto é testar a eficiência de abelhas nativas e a influência do seu manejo sobre a produção de olerícolas usando como modelo a agricultura familiar. Visa, ainda, estimar o valor econômico de polinizadores específicos e investigar a percepção de agricultores em relação à polinização. As hipóteses são: 1) Polinizadores diferem em sua eficiência dentro e entre culturas; 2) O manejo de abelhas nativas melhora a quantidade e a qualidade da produção 3) O valor econômico varia entre polinizadores e culturas e 4) A percepção de agricultores em relação à polinização é influenciada por fatores socioeconômicos e pelo conjunto de plantas que cultivam. A eficiência de polinizadores será testada por meio do método de única visita. O manejo será testado inicialmente com Plebeia (pimentão) e Xylocopa (berinjela). As variáveis-resposta avaliadas nos experimentos de eficiência e manejo serão número e dimensões de frutos e sementes, e características químicas de frutos com ênfase em compostos comercialmente relevantes. A valoração de polinizadores será baseada no grau de dependência da cultura em relação à polinização e no valor da produção. Dados etnobiológicos serão obtidos inicialmente por entrevistas semi-estruturadas e oficinas participativas.
  • Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cibele Maria Lima Rodrigues

Ciências Humanas

Educação
  • educação integral em pernambuco: limites, contradições e avanços
  • O tema da educação em tempo integral é retomado com a criação de um novo programa federal (em 2023), todavia, essa proposta estava prevista desde a LDB (Lei Nº 9394/1996). A agenda tinha sido recuperada pelo governo Lula (em 2007), com a criação de programas federais e por meio do Plano Nacional de Educação vigente. Naquele contexto, o governo de Pernambuco criou, em 2008 (Lei nº 125/2008), o Programa de Escolas em Tempo Integral - Ensino Fundamental (anos finais) e Médio. Nesse ínterim, o Programa possui um currículo específico (feito em parceria com uma instituição privada) e se tornou uma referência para a implantação de programas de escolas de tempo integral em outros estados e para a Reforma do Ensino Médio. Nesse contexto, Pernambuco aparece com bons resultados nas avaliações padronizadas como se fosse sinônimo de educação de qualidade, entretanto, esses resultados são fruto da contraditória política (global) da performatividade que se opõe à perspectiva da humanização. Essa centralidade, justifica a importância de estudá-lo de forma profunda e crítica. Sendo assim, a questão da pesquisa é: quais os limites, contradições e avanços desse programa em termos do seu currículo, das condições materiais para seu funcionamento, da gestão e do trabalho docente, no contexto de hegemonia neoliberal? Como proporciona ou limita os processos de humanização, na perspectiva do direito à educação? De antemão, é preciso considerar que o Programa estabeleceu dualidades entre escolas (de turnos e de tempo integral) e entre docentes (por ofertar uma gratificação e a possibilidade de dedicação exclusiva). Para atingir os objetivos será feita a análise dos documentos da política educacional e da percepção de diferentes atores (professores, gestores escolares, estudantes, secretaria de educação e sindicato); avaliação das condições de funcionamento das escolas por meio de observação (e análise de dados secundários).
  • Fundação Joaquim Nabuco - PE - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cibele Masotti

Ciências Biológicas

Genética
  • caracterização de mecanismos mutacionais do hla tumoral para aprimoramento do diagnóstico molecular do câncer
  • A evasão do sistema imunológico é uma característica da evolução tumoral. Diferentes mecanismos mutacionais operam sobre apresentação de neoantígenos, incluindo mutações nas moléculas apresentadoras codificadas pelos genes HLA, que, por consequência, diminuem a imunogenicidade e a resposta imune adaptativa anti-tumoral. A literatura recente vem demonstrando o impacto de alterações no número de cópias e da perda de diversidade alélica nesses genes num cenário de pior prognóstico do câncer. Procura-se também por biomarcadores moleculares de resposta à imunoterapia. Os genes HLA estão entre os mais variáveis do genoma humano e a caracterização de mutações somáticas é um grande desafio metodológico. O desafio é ainda maior para o diagnóstico molecular do câncer, que, na prática clínica, não utiliza o sequenciamento pareado do tecido normal. Na ausência do tecido normal, a distinção de mutações somáticas se apoia em bancos de dados de polimorfismos. Há uma escassez de dados públicos de variantes de HLA da população brasileira para a correta distinção entre alelos frequentes, raros ou mutações somáticas. Dada a importância do conhecimento do genótipo do HLA tumoral, o desafio principal deste projeto é validar uma estratégia computacional capaz de caracterizar mutações somáticas do tipo SNVs/INDELs em genes HLA na ausência do tecido normal. Utilizando dados genômicos públicos, analisaremos 33 tipos tumorais e compararemos duas abordagens de chamada de mutações: (1) tumor-normal pareados versus (2) somente do tumor. Utilizando uma coorte local de câncer de bexiga e um banco de variantes HLA da nossa população, validaremos nossa estratégia 2 em pacientes brasileiros. Por fim, avaliaremos o impacto das mutações detectadas sobre a imunogenicidade dos tumores e o prognóstico, disponibilizando essas mutações em um banco de dados público.
  • Hospital Sírio-Libanês - SP - Brasil
  • Wed May 03 00:00:00 BRT 2023-Fri Oct 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Cibelle Albuquerque de La Higuera Amato

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • efetividade e propriedades psicométricas de um aplicativo de acompanhamento do desenvolvimento de linguagem em crianças de zero a 5 anos
  • O desenvolvimento da habilidade de linguagem durante a primeira infância é um indicador muito importante para o desenvolvimento global da criança. Sendo assim, avaliar e intervir nessa habilidade precocemente, pode contribuir para ganhos significativos posteriores. Este estudo pretende adaptar e verificar propriedades psicométricas de um aplicativo denominado Tagarela para identificação e estimulação de alterações de linguagem em crianças de zero a 5 anos. Evidências científicas indicam que os déficits na fala por exemplo, são os mais comuns das deficiências na infância e afetam cerca de 1 em cada 12 crianças ou 5% a 8% das crianças em idade pré-escolar. Os instrumentos de avaliação desenvolvidos ou adaptados ainda continuam muito escassos, tornando o processo de avaliação e intervenção durante a primeira infância muito difícil para pais e profissionais da área. Neste cenário, um bom instrumento de triagem deve ser curto, de baixo custo, e fácil de administrar e interpretar. Possibilitar o rastreio por profissionais da saúde e familiares torna-se uma alternativa viável e interessante para a realidade nacional. Desta forma a proposta deste estudo de concluir a elaboração e validar uma ferramenta digital para a identificação precoce de déficits de linguagem em um grande número de crianças na primeira infância com possibilidade de investigação de indícios de distúrbios do desenvolvimento e determinação das crianças que se beneficiariam de uma avaliação mais completa torna-se uma prioridade. Foi pensando em todo o contexto mencionado acima que foi desenvolvido o aplicativo Tagarela com o objetivo de identificar e estimular habilidades de linguagem durante a primeira infância em crianças brasileiras. Principalmente por tratar-se de uma ferramenta curta, de baixo custo, fácil de administrar e interpretar, e que pode ser usada por cuidadores de crianças e professores.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cícero Armídio Gomes Dias

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • pneumonias pneumocócicas graves em crianças uma década após a utilização da vacina pneumocócica conjugada 10 valente: sorotipos, genotipos e viruloma dos isolados
  • Infecções causadas por Streptococcus pneumoniae (pneumococo) contribuem globalmente para carga de doença e morte em crianças e idosos. As vacinas conjugadas conferem proteção aos principais sorotipos causadores de infecção pneumocócica. No Brasil, vacina polissacarídica conjugada 10 valente (PCV-10, dez sorotipos) foi implementada para crianças pelo SUS e tem propiciado significativa diminuição das infecções. Problemas, contudo, permanecem, em especial pela ocorrência de infecções graves, pneumonias em especial, causadas por pneumococos pertencentes a sorotipos não vacinais. A questão da pesquisa é estudar as pneumonias pneumocócicas graves em crianças com relação às características dos pneumococos e aos desfechos clínicos das infeções. A realização deste estudo não apenas é plausível como também necessária para entender o problema em profundidade e qualificar as decisões sobre futuras vacinas para prevenção de infecções pneumocócicas. Os casos de pneumonia pneumocócica grave serão cuidadosamente estudadas do ponto de vista clínico e a investigação microbiológica irá incluir a caracterização de sorotipos, genótipos e viruloma dos isolados.
  • FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE - RS - Brasil
  • Tue Apr 18 00:00:00 BRT 2023-Thu Apr 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cicero Beserra de Menezes

Ciências Agrárias

Agronomia
  • fenotipagem de alto rendimento para determinação de características fisiológicas e morfologia radicular associadas à tolerância a seca em sorgo
  • O aumento da frequência de eventos climáticos extremos, como longos períodos de seca, aliados a altas temperaturas, estão entre os principais efeitos das mudanças climáticas e impactam negativamente a agricultura global. Apesar de ser um dos principais produtores agrícolas mundiais, o Brasil também tem sido afetado por tais eventos. O Brasil realiza duas safras anuais. A primeira é plantada no verão-outono, que coincide com a época das chuvas. Já a segunda ocorre no outono-inverno, quando as chuvas reduzem drasticamente. Esta segunda safra é caracterizada por períodos de estresse hídrico e, uma espécie resiliente a estresses abióticos, como o sorgo, é a mais recomendada por ser tolerante à seca. A Embrapa é uma das principais fornecedoras de genética no mercado nacional e possui pesquisas nesta área. Um painel associativo de 243 linhagens de sorgo foi genotipado, via GBS, e fenotipado no campo para rendimento de grãos. A partir dos dados da genotipagem, alguns marcadores foram encontrados relacionados a características importantes para seca (staygreen e presença de cerosidade na folha), além de detectar forte interação entre tolerância à seca e altas temperaturas. O objetivo da presente proposta é dissecar um grupo menor de linhagens, buscando entender essas características em cultivares tolerantes e encontrar novas características fisiológicas de planta e/ou de morfologia radicular que possam auxiliar na seleção de cultivares mais tolerantes à seca. Para tanto, a Embrapa está iniciando uma parceria com o Donand Danforth Plant Science Center, localizado em Saint Louis (EUA), que possui grande experiência na área de fenotipagem de alto rendimento em sorgo, com equipamentos ultramodernos e automatizados. A eventual incorporação dessas estratégias no programa de melhoramento da Embrapa será um fator de modernização e eficiência, levando o programa de seleção de cultivares para estresses abióticos a um novo patamar.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - MG - Brasil
  • Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Cícero Célio de Figueiredo

Ciências Agrárias

Agronomia
  • biochar-k: novo fertilizante à base de biochar enriquecido em potássio e ácidos orgânicos
  • Esta proposta está focada no desenvolvimento de um novo fertilizante organomineral enriquecido em potássio (K) obtido pela mistura de biochar, agromineral silicático (sienito) e ácidos orgânicos microbianos. O biochar de lodo de esgoto como matriz orgânica apresenta boa concentração de nutrientes como fósforo e nitrogênio. No entanto, a baixa concentração de K é um fator limitante para o uso do BLE como fertilizante. O projeto é baseado nas seguintes hipóteses: o enriquecimento do biochar com fontes solúveis de K (KCl) produzirá fertilizante de liberação lenta de K; o uso de ácidos orgânicos microbianos aumenta a solubilidade do K de fertilizantes à base de biochar enriquecidos com agromineral. As hipóteses serão testadas por meio de estudos que englobam a produção, caracterização química, física, mineralógica e morfológica dos fertilizantes. Estudos sobre a dinâmica de liberação de K no solo também serão desenvolvidos. Por fim, a avaliação agronômica dos novos fertilizantes será realizada. Portanto, espera-se que uma nova rota tecnológica que introduz ácido orgânico microbiano durante a produção de fertilizante à base de biochar servirá de referência para a indústria de fertilizantes organominerais, além de introduzir o biochar como matéria prima orgânica com propriedades especiais para a obtenção de fertilizantes organominerais.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Thu Dec 29 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Cicero Coelho de Escobar

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • fotocatalisadores magnéticos à base de nitreto de carbono grafítico (g-c3n4) com aplicação na degradação de fármacos sob irradiação de luz solar
  • Uma preocupação crescente na literatura tem se voltado para os chamados contaminantes emergentes, sendo os fármacos integrante desses contaminantes. Nesse contexto, a tecnologia de fotocatálise heterogênea pode ser uma ferramenta útil para ajudar a sanar este problema. Apesar de extensamente estudada, a fotocatálise ainda sofre de algumas desvantagens que impedem seu uso em larga escala, sendo uma delas o uso de fotocatalisadores que sejam ativos sob irradiação de luz visível e que concomitantemente também sejam facilmente reciclados da solução aquosa após seu uso. Nesse contexto, uma possibilidade é a integração de partículas magnéticas com fotocatalisadores semicondutores para reter o alto desempenho reativo dos fotocatalisadores e para permitir a utilização renovável por separação de força magnética. Nesse sentido, os poucos trabalhos que já exploraram esse assunto sugerem que catalisadores do tipo de heterostrutura nitreto de carbono grafítico (g-C3N4) estão entre algumas das alternativas promissoras para o avanço da fotocatálise heterogênea sob irradiação de luz solar. Ainda são poucos os estudos de fotocatalisadores à base de g-C3N4 magnético na degradação de fármacos, menos ainda avaliando anti-inflamatórios/analgésicos, seja amostra artificial ou real. Após tratamento fotocatalítico, o efluente tem potencial de reuso em irrigação. Portanto, a fitotoxicidade é outro aspecto pouco explorado na literatura da fotocatálise de fármacos. Sendo assim, a hipótese do projeto é que fotocatalisadores magnéticos à base de g-C3N4 devem contribuir para a degradação de fármacos em amostras sintéticas de fármacos, bem como melhorar a biodegradabilidade (relação DQO/DBO) de efluentes hospitalares reais sob irradiação de luz solar (artificial e natural). Dessa forma, como estratégia metodológica, serão realizados testes de fotocatálise visando a degradação amostras artificiais de fármacos e também de efluentes hospitalares reais.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Sun Dec 10 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cícero Rafael Cena da Silva

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de métodos point-of-care rápidos e de baixo custo para o diagnóstico de doenças tropicais negligenciadas, visando seu controle e mitigação
  • O uso de métodos de fotodiagnóstico, que combinam técnicas de espectroscopia óptica com inteligência artificial, tem sido extensivamente pesquisado devido à sua praticidade ao utilizar luz para analisar a composição molecular de amostras, como o soro sanguíneo e a saliva. Esses métodos se destacam por sua acessibilidade financeira, facilidade de implementação e resultados rápidos. A comprovação de conceito (POC) já demonstrou uma precisão de mais de 85% em diversas doenças. Neste projeto, nosso objetivo principal é validar a eficácia desses métodos no diagnóstico de doenças tropicais negligenciadas, contribuindo assim para o controle e mitigação. Após a POC e validação, planejamos integrar os algoritmos em uma única plataforma, criando assim uma plataforma de diagnóstico multidiagnóstica. Além disso, pretendemos colaborar com empresas do setor para elevar o nível TRL do produto. Os métodos de fotodiagnóstico têm o potencial de revolucionar o diagnóstico de doenças negligenciadas devido à sua baixa complexidade de uso, tornando-os acessíveis a profissionais com diversos níveis de capacitação. O desafio crucial reside na criação de algoritmos robustos capazes de generalizar os resultados, o que requer a análise de amostras altamente caracterizadas e conhecidas para o treinamento dos algoritmos. As técnicas de espectroscopia óptica permitem a análise da composição molecular das amostras. A hipótese é que as infecções provocam sutis alterações na composição molecular, que podem ser identificadas e usadas para diferenciar grupos de pacientes com diferentes infecções. Essas hipóteses já foram validadas com sucesso na literatura, onde o método demonstrou alta precisão na diferenciação. Investigaremos amostras com infecções comprovadas e desenvolveremos uma série de rotinas de análise de dados para obter diagnósticos mais precisos. O conhecimento científico gerado durante o processo será documentado e publicado em revistas internacionais de alto impacto.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cid Bartolomeu de Araújo

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • espectroscopia óptica (linear e não linear) de materiais para aplicações fotônicas
  • As atividades serão concentradas nas seguintes Linhas de Pesquisa: (A) Espectroscopia Óptica de Nanoestruturas Fotônicas. (B) Efeitos Ópticos Não Lineares Transversais.(C) Lasers Aleatórios: Fundamentos e Aplicações.(D) Espectroscopia Não Linear (NL) de Materiais Orgânicos. Na linha de pesquisa A serão estudados vidros dopados com íons de terras raras, filmes luminescentes, e coloides com nanopartículas (NPs) metálicas e nanoclusters (NCs) de átomos metálicos. O interesse será no estudo de propriedades luminescentes, e na resposta óptica NL dos sistemas investigados. Pretendemos investigar a influência dos plasmons superficiais nas NPs e suas consequências sobre as propriedades ópticas dos materiais hospedeiros. No caso dos NCs pretendemos estudar as propriedades não lineares de NCs de Ag, Au, e Cu. Na linha de pesquisa B estudaremos alterações no perfil transversal de feixes ópticos intensos ao se propagar em meios homogêneos. Serão empregadas técnicas baseadas no controle da não linearidade para estudos de fenômenos relacionados com o controle de sólitons espaciais e efeitos de modulação de fase espacial. Na linha de pesquisa C estudaremos novos esquemas de operação de Lasers Aleatórios (LAs) - em inglês: Random Lasers - e mecanismos de emissão e amplificação óptica nestes lasers. Serão estudados esquemas de funcionamento dos LAs baseados em fenômenos de “conversão ascendente de frequências”. Nossos trabalhos realizados até o presente, relacionados com transições de fase fotônicas, serão aprofundados. A linha de pesquisa D terá como objetivos a síntese e a investigação de moléculas orgânicas com potencial para uso em limitadores ópticos e chaves ópticas ultra rápidas. Serão continuadas experiências com moléculas mesoiônicas, moléculas derivadas do tetratiafulvaleno e derivadas do oxadiazol. O principal objetivo será a identificação das propriedades de absorção e refração NL destes sistemas nas regiões do infravermelho próximo, visível e ultravioleta próximos.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cimélio Bayer

Ciências Agrárias

Agronomia
  • agricultura de baixa emissão de carbono
  • A agropecuária é responsável por 1/3 das emissões totais de GEE no Brasil, e vem sendo fortemente impactada com o avanço do aquecimento global e das mudanças climáticas. Neste cenário, a redução da pegada de C dos produtos agropecuários brasileiros é crucial para o nosso futuro, pois terá forte influência no mercado de commodities, além das oportunidades do mercado de C global pós COP-21. Através de uma rede de pesquisa interdisciplinar e multinstitucional formada por pesquisadores sêniores (47 bolsistas PQ-CNPq) e pesquisadores emergentes (36), o INCT–Agricultura de Baixa Emissão de Carbono propõe-se a nuclear competências, ampliar a representatividade e consolidar índices técnicos de sequestro de C no solo e de emissões de GEE, com o objetivo de identificar tecnologias de baixa emissão de carbono em sistemas agrícolas, pecuários e integrados com agricultura, nas principais regiões brasileiras. De forma pioneira, o projeto também irá atuar na adaptação dos sistemas de produção agropecuária às mudanças climáticas. A instituição sede do projeto será a UFRGS, e a gestão da equipe e das ações de pesquisa será realizada pela Coordenação Geral (Prof. C. Bayer, UFRGS) e por quatro Coordenações Técnicas (Prof. C. E. P. Cerri, USP/Esalq; Prof. M. Bustamante, UnB; Prof. P. C. F. Carvalho, UFRGS; Prof. J. M. Reichert, UFSM), as quais compõem o Comitê Gestor do INCT. O INCT terá expressiva contribuição para o avanço científico (150 artigos científicos e 30 capítulos de livro) e formação de capital humano de excelência na temática (50 doutores, 40 mestres, e 30 pós-doutores). Além disso, irá atuar na transferência das tecnologias ao setor produtivo nacional, e na difusão das características de alta eficiência técnica e de sustentabilidade da agricultura brasileira em nível inter-continental. Os produtos do INCT serão de fundamental suporte a políticas públicas, tais como o Plano ABC+ do Ministério da Agricultura. O investimento para sua execução será de R$ 7,0 milhões.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Dec 22 00:00:00 BRT 2022-Fri Dec 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Cimélio Bayer

Ciências Agrárias

Agronomia
  • agropecuária de baixo carbono e adaptada às mudanças climáticas no subtrópico brasileiro
  • O subtrópico brasileiro tem na agricultura a sua principal atividade. Nessa região, a agropecuária contribui com aproximadamente 50% das emissões totais de GEE, que têm reconhecida influência nas mudanças climáticas. Nesse sentido, este setor é “causa e consequência” das vulnerabilidades climáticas advindas do aquecimento global, pois os modelos de predição prevêem forte impacto nas culturas agrícolas e na pecuária. Em parte, a solução do problema está na transição dos atuais modelos de produção pós-revolução verde em direção a modelos pautados no cerne técnico-científico da intensificação sustentável. Em outras palavras, conciliar competitividade produtiva com a produção de serviços ecossistêmicos. Portanto, o futuro da agropecuária regional depende da evolução dos sistemas de produção através da ampla adoção de tecnologias mitigadoras das emissões de GEE e que permitam a adaptação às mudanças climáticas. Esta proposta constitui-se numa Rede de colaborações sem precedentes em nível regional. O presente projeto pretende consolidar índices técnicos de sequestro de C no solo e de mitigação de GEE em sistemas de produção agrícola, pecuária e de integração lavoura-pecuária. Nas ações de pesquisa envolvendo adaptação, o foco principal é a identificação de tecnologias para ampliar a eficiência do uso da água, reduzindo a pegada hídrica da produção primária e secundária. Todas essas ações estão em plena sinergia com o atual Plano de Agricultura de Baixo Carbono do Ministério da Agricultura (ABC+). O projeto será coordenado pela UFRGS, e agrega pesquisadores de diversas instituições consolidadas e emergentes. Através da atuação organizada desta rede de pesquisadores é esperado significativo avanço científico com publicação estimada de 55 artigos científicos e formação de 30 mestres e doutores. O investimento para a execução da proposta é de R$ 985.000,00.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Dec 26 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cinthia Obladen de Almendra Freitas

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • direito e não-coisas
  • Para o Direito, o estudo e compreensão da Inteligência Artificial é mais do que uma necessidade é uma premência da sociedade de algoritmos que é ubíqua e pervasiva. O Direito das Coisas, arraigado na posse e na coisa física, material e tangível, precisa de uma releitura e a filosofia de Byung-Chul Han (2022) sobre Não-Coisas é o marco teórico a ser utilizado na pesquisa. A temática da pesquisa visa responder a seguinte pergunta de pesquisa: A filosofia de Byung-Chul Han sobre não-coisas pode influenciar o Direito das Coisas? A hipótese de pesquisa que se pretende validar ou refutar é: A filosofia de Byung-Chul Han (2022) sobre Não-Coisas pode influenciar o Direito das Coisas por meio das tecnologias móveis, da Inteligência Artificial, da mudança no entendimento sobre posse e coisas. Visa-se compreender como o Direito e a Inteligência Artificial precisam caminhar juntos na busca de soluções para uma sociedade saudável e ambientalmente justa. Para realização da pesquisa será utilizado o método dedutivo. Partindo-se de uma concepção jurídico-filosófica acerca do Direito das Coisas para adentrar à filosofia de Byung-Chul Han (2022) sobre Não-Coisas, trabalhando a Inteligência Artificial como elemento principal da sociedade de algoritmos. O estudo permitirá uma releitura sobre: coisas, ponderando-se sobre tecnologias móveis, Inteligência Artificial e mudança no entendimento sobre posse e coisas. O projeto estará atento ao procedimento histórico de levantamento das diversas correntes filosóficas e metodológicas acerca do desenvolvimento, implementação e uso responsável da Inteligência Artificial (IA), agregando resultados de maneira consistente e fundamentada ao Direito das Coisas e, em um ponto inovador, ao Direito das Não-Coisas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cinthia Pereira Machado Tabchoury

Ciências da Saúde

Odontologia
  • qualidade de dentifrícios fluoretados distribuídos pelo sus no brasil e impacto na saúde bucal
  • Cárie dentária é considerada uma das mais relevantes doenças não transmissíveis (DANT) na cavidade bucal e tem impacto negativo na qualidade de vida da população. Porém, a doença pode ser controlada pela presença de fluoreto em dentifrícios, mas para isso é imprescindível que o fluoreto esteja quimicamente solúvel na formulação para ser biodisponibilizado na boca durante a escovação. Formulações com CaCO3/Na2FPO3 tem imenso impacto social, principalmente para países como o Brasil. Primeiro porque custam 2-3 vezes menos que outras formulações, segundo e mais importante, são amplamente distribuídas para populações com menor condição socioeconômica, como é feito no Brasil por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, muitas vezes a concentração de fluoreto nestas formulações está abaixo ao desejável para o controle de cárie, ou mesmo é inexistente. Assim, o objetivo deste projeto será avaliar se os dentifrícios distribuídos por meio do SUS nos 26 estados brasileiros atendem à resolução ANVISA N. 530, de 4 de agosto de 2021, em termos de fluoreto total, e se possuem concentração de fluoreto solúvel para ter potencial anticárie. Gestores de saúde dos 26 estados brasileiros serão contatados para fornecerem amostras de dentifrícios. Serão obtidas amostras em 2 cidades de cada estado brasileiro, a capital e a segunda maior cidade do estado. Serão analisadas as concentrações de fluoreto total (FT), fluoreto solúvel total (FST), flúor iônico (FI) e flúor insolúvel (Fins) juntamente com dentifrícios controle. As amostras serão analisadas, usando um eletrodo íon-específico acoplado a um potenciômetro. Padrões de calibração com concentrações variadas de fluoreto serão usados para verificar a precisão e a exatidão da análise. Após a análise das amostras, relatórios serão elaborados aos gestores e profissionais de saúde de cada município. Os resultados obtidos serão apresentados e discutidos com os gestores e profissionais de saúde municipais e estaduais de cada estado.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Wed Jan 03 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Cíntia Alves Salgado Azoni

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • construção, validação, precisão e normas para o instrumento de triagem em precursores de linguagem escrita: trilhar
  • Estudos de validação de ferramentas de triagem na área da Linguagem ainda são incipientes. Este grupo pretende consolidar um trabalho iniciado previamente, no esforço de trazer para a prática do fonoaudiólogo e profissionais envolvidos com o desenvolvimento infantil um instrumento que facilite a identificação precoce de alterações da linguagem que irão repercutir na aprendizagem da leitura e escrita. Assim, as habilidades de vocabulário e consciência fonológica, ambos preditores importantes serão utilizados nesta triagem. Tratam-se de dois preditores que repercutem de forma significativa no processo de aprendizagem da decodificação e compreensão leitora. Desta forma, é importante que as crianças que apresentam baixo desempenho nestas habilidades sejam identificadas o mais cedo possível, a fim de que sejam encaminhadas à avaliação e intervenção precoces. Contudo, o Brasil carece de instrumentos que facilitem esta prática, enfatizando assim a necessidade deste estudo. O objetivo é construir e verificar as evidências de validade para o instrumento de triagem TRILHAR. Nossa principal hipótese é de que os instrumentos com atividades breves de vocabulário e consciência fonológica são capazes de diferenciar crianças com alterações de linguagem daquelas com desenvolvimento típico. Esta ideia é fortificada pelos diversos estudos na área que apontam que, desde tenra idade, já é possível distinguir o processo desenvolvimental de escolares com alterações de linguagem oral e escrita. Farão parte deste estudo crianças entre 3 e 7 anos de idade, das regiões nordeste, centro-oeste e sudeste do Brasil, que serão submetidas ao processo de triagem nas clínicas escolas das instituições envolvidas, bem como de escolas públicas das cidades das instituições. Os dados coletados serão utilizados para validar psicometricamente, de acordo com os procedimentos mais indicados na literatura da área, os instrumentos de triagem do vocabulário e de consciência fonológica.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cíntia Aparecida de Jesus Pereira

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • ação de um fitoterápico de momordica charantia, e de anti-helmínticos sintéticos sobre larvas de primeiro estádio (l1) de angiostrongylus sp. agente zoonótico em minas gerais.
  • Angiostrongylus sp. é um helminto com distribuição cosmopolita parasitando as artérias pulmonares, veias mesentéricas, coração e cerébro de roedores, insetívoros, carnívoros e humanos. Existem várias espécies descritas, em Minas Gerais observa-se A. cantonensis que causa meningite eosinofílica em humanos, presente no Parque urbano Jaques Coustau em Belo Horizonte (BH), A. costaricensis causador da angiostrongilose abdominal, A. vasorum que causa no cão tosse, dispnéia, perda de peso, sinais neurológicos, deficiências cardíacas e A. minasensis que acomete veias mesentéricas de quatis do Parque das Mangabeiras. O tratamento anti-helmíntico na angiostrongilose é um desafio, o ciclo do nematoide é heteroxeno, moluscos se infectam com larvas de primeiro estágio (L1), eliminadas nas fezes do hospedeiro definitivo. Esses parasitos são resistentes a maioria dos anti-helminticos existentes no mercado e os extratos de plantas com propriedades anti-helmínticas podem ser alternativa promissora ao controle. Nesse trabalho, será observado a ação de extratos brutos e sub-frações de Momordica charantia, bem como anti-helminticos sintéticos contra L1 de Angisotrongylus sp. Serão feitos testes in vitro em L1 de A. vasorum (CEUA 227/2021) isolado de cães de Caratinga-MG e de A. cantonensis (CEUA 306/2017) isolado de roedor de BH -MG. As doses com melhor atividade anti- helmíntica in vitro, L1s após contato de 24 h serão utilizadas para infectar Biomphalaria glabrata. Após 30 dias serão recuperadas L3 desses moluscos e avaliado o potencial do anti-helmíntico in vivo sobre as L1 de Angiostrongylus sp. Acredita-se que os resultados serão importantes e uma promissora alternativa para o controle dessa helmintose, pois a validação científica de fitoterápicos, bem como, dos anti-helminticos sintéticos é essencial para seu uso como medicamentos alternativos sobre L1 eliminadas no ambiente e poderá apresentar como um avanço nos protocolos medicamentosos para o controle desse parasito.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Jan 15 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027