Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Cláudia Mendes Malhado

Outra

Divulgação Científica
  • conservação com inovação e arte: novos horizontes para o “mar à vista!”
  • O Projeto “Mar à Vista!” é uma série de desenhos animados para aumentar a sensibilização ambiental sobre o ambiente marinho entre as crianças. Foi desenvolvido na Universidade Federal de Alagoas em colaboração com muitos parceiros e voluntários durante a pandemia de Covid-19. Além da série animada, vários outros produtos e ações relacionados foram desenvolvidos, incluindo cartilhas educativas, livros de histórias positivas de conservação, o canal “crianças com ciência” no YouTube, músicas originais e jogos de tabuleiro para interações presenciais. Nossos desenhos animados são inclusivos, com tradução para a língua brasileira de sinais e audiodescrição para deficientes visuais. No âmbito do Projeto, pretendemos capitalizar a experiência acumulada e os conteúdos desenvolvidos na fase inicial para ampliar o alcance e o impacto da sensibilização ambiental e divulgação científica no tema dos objetivos do Programa Ciência no Mar e da cultura oceânica, para 1) promover a democratização do conhecimento junto ao público em geral, 2) ampliar o engajamento da sociedade brasileira com o desenvolvimento sustentável dos oceanos, 3) fortalecer a identidade cultural das comunidades costeiras, 4) promover a valorização das unidades de conservação marinho-costeiras do país, e 5) aumentar o conhecimento e a sensibilização sobre a ciência do mar e a cultura oceânica em grande escala. Assim sendo, buscamos fazer uma grande contribuição para a cultura oceânica no Brasil contribuindo com conservação, inovação e arte através dos novos horizontes do “Mar à vista!”
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Tue Jan 17 00:00:00 BRT 2023-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cláudia Oliveira Garcia dos Santos

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • projeto integrador de coordenação do programa pró-tic ia2
  • O Programa Pró-TIC IA2 tem como objetivo “apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo de base tecnológica no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação, com ênfase na ampliação e fortalecimento da capacidade da base de empresas Start-Ups em atuar no desenvolvimento de soluções e plataformas com emprego intensivo de tecnologias e conhecimentos inerentes à Inteligência Artificial (IA), por meio de um projeto coordenação de uma Organização Social (linha 1) em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) de excelência no tema (linha 2)”. (CNPq, 2022) Esta proposta formaliza a candidatura da Softex à coordenação do Programa Pró-TIC IA2 (LInha 1), com foco na integração dos projetos de PD&I desenvolvidos pelas ICTs e EBTs, além da articulação e fomento à divulgação das atividades de PD&I e empreendedorismo do Programa, para isso recorrendo a parcerias nacionais e internacionais e do apoio ao acesso ao mercado. A relevância da temática de inteligência artificial é evidenciada no ambiente tecnológico e dos negócios em todo o mundo. Visando contribuir para adoção tecnológica de IA nas empresas brasileiras, o Pró-TIC IA2 propõe a aproximação das ICTs, EBTs e empresas no desenvolvimento de projetos de PD&I. Para a execução da presente proposta a Softex adotará metodologias ágeis nas etapas de diagnóstico, identificação de necessidades e acompanhamento de atividades, de planejamento estratégico (apoio à elaboração de roadmaps e OKRs), de empreendedorismo para o fortalecimento das interações entre ICTs, EBTs e empresas, e de comunicação e capacitação na disseminação de competências em âmbito nacional e internacional.
  • Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SP - Brasil
  • Wed Dec 14 00:00:00 BRT 2022-Tue Mar 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Claudia Santiago de Vasconcellos

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • aperfeiçoamento profissional das equipes multidisciplinares de saúde indígena que atuam em áreas impactadas pelo garimpo de ouro na amazônia: uma abordagem integrada pesquisa-assistência-educação
  • Hoje, no Brasil, os Povos Indígenas da Amazônia representam a parcela da sociedade mais prejudicada pelo processo de mercantilização da natureza, marcado pela invasão ilegal de seus territórios por garimpeiros em busca de ouro. O garimpo provoca inúmeros problemas ambientais, porém sua sequela mais letal é a contaminação dos peixes por mercúrio. Assim, o pescado deixa de ser um alimento saudável e torna-se fator de risco para o surgimento de doenças neurológicas e cardiovasculares, que comprometem as atuais e futuras gerações. Essa realidade, coloca os indígenas em situação de extrema vulnerabilidade devido a importância do pescado na dieta e pela inaptidão das equipes locais da Atenção Primária à Saúde em atender às especificidades da contaminação humana pelo mercúrio. Tais problemas constituem a base para elaboração deste projeto, o qual pretende contribuir para o aprimoramento da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, por meio do aperfeiçoamento do trabalho desempenhado pelas equipes da Atenção Primária à Saúde que assistem as etnias mais afetadas pela atividade garimpeira na Amazônia (i.e., Yanomami, Munduruku e Kaiapó), no que tange a contaminação humana pelo mercúrio, e da produção de recursos de educação em saúde voltados a orientar comunidades indígenas. Em suma, espera-se realizar ao longo da vigência deste projeto a: (i) elaboração de um protocolo clínico voltado à prevenção, diagnóstico e acompanhamento de indígenas expostos ao mercúrio; (ii) estruturação e oferta de cursos de atualização profissional para as equipes da atenção primária; e (iii) produção de recursos educacionais em três línguas indígenas (Yanomami, Munduruku e Kaiapó) para orientar as comunidades sobre formas de mitigação da contaminação por mercúrio. Todas as atividades elencadas têm potencial de promover melhorias na qualidade de vida dos povos indígenas, aprimorar políticas públicas na área da saúde e fortalecer o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cláudia Vaz de Araújo

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • melhorando a produção de hidrogênio verde usando uma estrutura metal-orgânica como base para eletrodos
  • O hidrogênio verde está sendo considerado ótima escolha para o mercado de energia, sendo utilizado como meio de armazenamento de energia, vetor energético e combustível para transporte, indústria etc. A eletrólise da água é uma maneira preferível de sintetizar H2 limpo, bom para o meio ambiente, e pode ser feito de várias maneiras (eletroquimicamente, quimiocataliticamente e fotocataliticamente). O processo eletroquímico ocorre através de duas semi-reações, a Reação de Evolução do Hidrogênio (HER) e a Reação de Evolução do Oxigênio (OER). O gargalo do método ocorre na OER, que é uma reação lenta devido às várias etapas envolvidas. Hoje os materiais utilizados para OER usam como base metais nobres e raros, então existe um grande apelo para o desenvolvimento de catalisadores à base de metais abundantes e de baixo custo, como Ni, Cu, Co e Fe. Diferentes morfologias e substratos também podem melhorar o desempenho de eletrodos conhecidos. Nanomateriais estruturados são eficientes suportes para catálise, devido à sua elevada área superficial, em especial, óxidos de níquel e ferro. As redes de coordenação, Metal-Organic Frameworks (MOFs), e seus derivados são novas alternativas de base para nanopartículas catalisarem os processos de OER e HER. As MOFs em geral, possuem grande área superficial, alta estabilidade química e térmica, e podem ser obtidas por via hidro ou solvotermal sob temperatura e pressão controladas. Neste projeto visamos a produção de MOFs dopadas com óxidos metálicos, para a melhoria na performance eletrocatalítica de nanocatalisadores. As nanopartículas serão obtidas por coprecipitação sob ultrassom, com tamanhos de cristalitos na ordem de 10 nm. Espera-se, ao final do projeto, obter uma melhora significativa na performance de eletrodos não nobres para OER, além disso, contribuir com a disseminação desta tecnologia, formando especialistas na área e contribuindo para uma eficiente matriz energética Brasileira.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Coelho de Albuquerque

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação da efetividade das ações educacionais do projeto planifica-sus em cinco regiões de saúde brasileiras
  • O Projeto Planifica-SUS tem como objetivo a implementação da metodologia de Planificação da Atenção à Saúde em regiões de saúde brasileiras, implicando no fortalecimento dos papéis desempenhados pela atenção primária e especializada na organização da Rede de Atenção à Saúde. Por meio de abordagens educacionais, procura-se apoiar os profissionais na reorganização dos processos de trabalho dos serviços de saúde, visando consolidar a atenção primária dentro da perspectiva das redes de atenção. Essa abordagem permite o desenvolvimento das habilidades das equipes no sentido da qualificação da atenção à saúde, com um enfoque nas necessidades dos usuários sob sua responsabilidade, seguindo diretrizes clínicas, alinhadas com a Construção Social da APS e o Modelo de Atenção às Condições Crônicas. O objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar a efetividade das ações educacionais promovidas pelo Planifica-SUS na melhoria da organização e qualificação dos processos assistenciais da APS em cinco regiões de saúde do Brasil. Dada a relevância e dimensão de recursos públicos investidos por meio do PROADI-SUS, torna-se essencial medir e analisar os resultados e impactos dessa intervenção educacional. Para tal, será conduzido uma pesquisa avaliativa, de abordagem qualitativa, partindo de elementos conceituais e teóricos da Avaliação de Treinamentos propostos por Abbad (1999; 2003). Por meio da apreensão das narrativas de profissionais de atenção primária, tutores e gestores serão capturadas as percepções e interpretações relacionadas à intervenção, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada das complexidades inerentes às ações educacionais em questão. Além disso, serão analisadas trajetórias assistências de usuárias que realizaram pré-natal de alto risco e que, portanto, transitaram entre os níveis de atenção.
  • Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - PE - Brasil
  • Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026