Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Fábio Corrêa de Castro

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • um bicentenário e muita matemática
  • Nossa proposta é manter viva a nossa Mostra de Matemática e continuar levando diversão e conhecimento às fronteiras do nosso Estado. Todos os anos, desde 2017, apresentamos uma Mostra de Matemática durante a SNCT e também levamos um pouco deste avento para as escolas do interior do Estado. Durante a SNCT recebemos em nossa universidade inúmeros visitantes, das mais diversas idades e lugares do Estado, e a partir daí fazemos parcerias para visitações em escolas. Essa é a nossa dinâmica! Também recebemos a visita da imprensa, de outros meios de comunicação e temos o reconhecimento da sociedade.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Tue Sep 13 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Fábio Corrêa de Castro

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • a matemática a serviço da evolução humana
  • Nossa proposta é manter viva a nossa Mostra de Matemática e continuar levando diversão e conhecimento até às fronteiras do nosso Estado.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Fábio Costa Morosini

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • direito internacional economico heterodoxo: evidencias empiricas a partir do estudo dos investimentos chineses em economias de renda media
  • O papel que a China exerce no direito internacional econômico tem sido uma fonte de grande interesse no campo do direito internacional. A literatura emergente sobre a ordem economica chinesa argumenta que a novidade da interação da China com a ordem jurídica existente está na maneira como o país, ao tempo em que não abandona as ferramentas tradicionais do direito internacional econômico - como acordos de comércio e tratados bilaterais de investimento - desenvolve espacos regulatorios alternativos, e ferramentas jurídicas inovadoras para acomodar os seus interesses. Esta literatura, entretanto está majoritariamente concentrada em análises de impacto da ordem econômica chinesa em países desenvolvidos ou de menor desenvolvimento relativo. Este projeto de pesquisa, por sua vez, foca um uma categoria de países ainda muito pouco explorada na literatura, que sao as economias de renda media, como o Brasil. Este projeto objetiva 1) descrever as ferramentas de direito internacional econômico que emergem do encontro da economia chinesa (via investimentos diretos) com um grupo especifico de paises denominados de economias de renda media; e 2) teorizar essas ferramentas no contexto da ortodoxia do direito internacional economico. A principal hipótese desta pesquisa é que o encontro da ordem econômica chinesa com economias de renda média, a partir da análise dos investimentos chineses, produz um direito internacional econômico ainda não capturado pela literatura especializada. Para tanto, examinamos, em parceria com pesquisadores nacionais e estrangeiros, os instrumentos juridicos nos niveis macro, meso e micro mobilizados pela China no encontro com as seguintes jurisdicoes: Australia, Brasil, India, Nigeria e Uzbequistao. A pesquisa se ancora em pesquisa bibliografica e empirica, com o auxílio de um Computer-assisted qualitative data analysis software (CAQDAS), especificamente com o uso do software Atlas.ti©.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabio de Lima Leite

Outra

Divulgação Científica
  • escola preparatória para futuros cientistas
  • A Escola Preparatória para Futuros Cientistas (EPFC) tem como objetivo principal incentivar, instruir e desenvolver em alunos do ensino fundamental e médio ferramentas necessárias para a realização de pesquisa e exploração científica, através de diferentes atividades, como palestras, oficinas, shows de ciências e workshops que ajudam no desenvolvimento e estimulam o aprendizado, criatividade e a imaginação dos envolvidos, permitindo que estes alunos tenham contato direto com a universidade pública, expandindo suas perspectivas de carreira profissional
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Fábio de Souza Mendonça

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • plantas tóxicas para ruminantes em pernambuco, paraíba and alagoas
  • As intoxicações por plantas têm particular importância no território brasileiro pois surtos de intoxicação em herbívoros domésticos costumam ocorrer com frequência. Resultados prévios do indicam que Tephrosia noctiflora pode estar relacionada à ocorrência de uma nova doença de bovinos que ocorre na Zona da Mata de Alagoas, Pernambuco e Paraíba denominada por nosso grupo de pesquisa de “dermatopatia com aspecto de pele de elefante”. Com base em resultados prévios, identificamos que no Agreste Meridional de Pernambuco e na Zona da Mata de Alagoas, três espécies de Psychotria (P. hoffmannseggiana, P. colorata e P. capitata) podem ser importantes para bovinos por causarem surtos de intoxicação com evolução aguda e morte, similar ao quadro de intoxicações por plantas que contém monofluoracetato de sódio. Desta forma, estudos adicionais sobre a epidemiologia, sinais clínicos, patologia e a reprodução experimental dessas intoxicações precisam ser realizados para que se comprove a importância dessas espécies, como plantas tóxicas de interesse pecuário. Com esse projeto objetiva-se estudar a epidemiologia, os sinais clínicos e descrever as lesões macro e microscópicas da intoxicação espontânea por T. noctiflora em bovinos; Reproduzir experimentalmente a intoxicação por T. noctiflora em cobaias e ovinos; Determinar a concentração de rotenoides nas folhas e sementes de T. noctiflora; Estudar a epidemiologia, os sinais clínicos e as lesões macro e microscópicas da intoxicação espontânea por Psychotria spp. em bovinos; Reproduzir experimentalmente a intoxicação por Psychotria spp em coelhos e Identificar monofluoracetato de sódio em P. hoffmannseggiana, P. colorata e P. capitata. A epidemiologia, sinais clínicos e a patologia das intoxicações espontâneas por essas plantas serão realizadas nos municípios onde se obtiveram os históricos das doenças.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fábio Fedrizzi Vidor

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • simulação e implementação de uma rede em corrente contínua (cc) de baixa tensão com a inserção de recursos energéticos distribuídos
  • Impulsionadas pelo aumento da conscientização ecológica com vistas a sustentabilidade, fontes de energia renováveis de pequeno porte vem se proliferando nas matrizes energéticas nacional e internacionais. Desta forma, o planejamento de sistemas de energia futuros deve considerar uma massiva inserção de recursos energéticos distribuídos (DER) tanto na geração quanto no armazenamento da energia. Tendo em mente a inadequação frente a inserção destes DER no sistema atual de baixa tensão que opera em corrente alternada (CA), a presente proposta visa explorar redes de baixa tensão em corrente contínua (CC) de modo a facilitar a inserção e operação destes recursos distribuídos. Além de redes CC não possuírem potência reativa e seus condutores apresentarem uma menor resistência equivalente, elas contam com um controle de tensão e sincronismo facilitados para a inserção de DER intermitentes (ex.: geração eólica e solar). Adicionalmente, se considerar que a grande maioria das DER são intrinsecamente fontes de energia CC ou que possuem uma etapa de retificação e inversão para sincronismo com redes CA, múltiplas etapas de conversão de energia (CC->CA ou CA->CC->CA) são evitadas ao se utilizar diretamente uma rede CC, aumentando assim a eficiência global do sistema. A metodologia empregada será baseada em simulações e na implementação prática de uma rede CC de baixa tensão em escala. Adicionalmente, diferentes modos de operação da rede (normal e com falta) serão avaliados, além dos procedimentos para modificação de redes CA para redes CC com o mínimo de alterações possíveis. Em suma, juntamente com o avanço dos estudos relacionados a redes CC para inserção de DER, a presente proposta tem como objetivo a implementação prática de uma rede em escala para validação e complementação das simulações executadas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabio Fonseca de Castro

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • comunicação, diversidade sociocultural e desenvolvimento na amazônia. uma etnografia das práticas comunicacionais em mocajuba, pará.
  • A evidente relação entre a Comunicação, diversidade sociocultural e desenvolvimento social sustentável resta pouco investigada, tanto no campo comunicacional como em suas áreas conexas. Não obstante, muitas são as práticas e estratégias de comunicação – midiática, interpessoal e social – utilizadas na vida cotidiana de populações tradicionais, em sua relação com os agentes econômicos, com o poder público e com as demais instituições da sociedade civil. Esses processos são particularmente intrigantes em espaços com grande complexidade sociocultural, pouca cobertura jornalística e midiática e acesso prejudicado às tecnológicas de produção e difusão de conteúdos, como é o caso da Amazônia. O objetivo deste projeto de pesquisa é compreender como práticas e estratégias de comunicação são utilizadas, por certas populações amazônicas do município de Mocajuba, Pará, tradicionais ou subalternizadas, no seu relacionamento com a sociedade que as envolve. O projeto constrói a hipótese central de pesquisa de que as interconexões comunicacionais entre as redes urbanas e rurais amazônicas e entre as experiências e saberes locais e as experiências e saberes globais se auto-produzem como uma bricolagem produtora de materialidades e estratégias que permitem utilizar os instrumentos e práticas comunicacionais na reivindicação de direitos. Especificamente, procuraremos compreender como o uso dos meios de comunicação e das tecnologias de informação e comunicação (TICs), seja enquanto fonte de informação, seja como dispositivos de produção da opinião pública, seja, ainda, como dispositivos de conexão social, permitem a interação, a ponderação e a consolidação de percepções de mundo e tomadas de posição diante das questões relativas ao desenvolvimento. O projeto busca compreender as experiências sociais comunicacionais desdobradas em territórios amazônicos e como essas mesmas experiências tanto derivam como constituem as várias paisagens e realidades amazônicas.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabio Frezatti

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • usos diagnóstico e interativo do sistema de controle gerencial como potencializadores das respostas estratégicas em tempo de pandemia
  • 1.A pandemia COVID-19 gerou mudanças enormes e as organizações adotaram diferentes opções em termos de respostas estratégicas para seus negócios, trazendo consequências para a própria sustentabilidade delas. 2.Algumas dessas respostas afetam estritamente o curto prazo e outras também o médio e longo prazos e, num primeiro momento, o mais importante era dar sequência às atividades; num segundo momento, espera-se sequência que produzam resultados de longo prazo. 3. Algumas respostas decorreram da existência ou não de estrutura de controle gerencial e/ou perfil de resultados financeiros. As lacunas identificadas e que motivaram a pesquisa foram: i.os trabalhos anteriores sobre as respostas estratégicas das empresas foram desenvolvidos durante o momento de ocorrência da pandemia, sem que fosse possivel obter um olhar de resultados obtidos, ii.análise das combinações dos “pacotes” das respostas estratégias associadas ao sistema de controle com uso diagnóstico e uso interativo e iii associação de resultados financeiros com os diferentes “pacotes” de respostas estratégicas. 4. O objetivo desta pesquisa consiste em identificar as várias respostas estratégicas implementadas e verificar associação com os mecanismos de uso diagnóstico e de uso interativo das organizações investigando o perfil do pacote de respostas estratégicas. A macro questão da pesquisa é: quais os principais fatores que influenciaram as respostas estratégicas das organizações? 5. A pesquisa é viável pois: i.existem construtos disponíveis, tais como o das respostas estratégicas (Wenzel, Stanske, & Lieberman, 2021) e dos sistemas de controle diagnostico e interativo (Simons, 1995), ii. o desenvolvimento do levantamento é viável e a equipe já desenvolveu pesquisas similares, dominando os elementos conceituais e técnicos. 6. Consiste em pesquisa quantitativa, a partir de aplicação de questionário sobre população de empresas brasileiras e tratamento por estatística multivariada.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fábio Gonçalves Daura Jorge

Ciências Biológicas

Ecologia
  • efeitos sistêmicos de uma rara cooperação boto-pescador
  • Cooperação é um paradoxo evolutivo e uma escolha geralmente incompreendida. Em um mundo de ações egoístas, como emerge a cooperação? Interações cooperativas entre indivíduos ou entre espécies intrigam pesquisadores por mais de século—um debate acadêmico que originou uma sólida base teórica em múltiplas disciplinas acadêmicas. Porém, tal avanço também gerou uma lacuna entre teoria e mundo real. Pouca atenção foi dada a estudos empíricos que validem as expectativas teóricas, e muito menos às consequências da cooperação além de custos e benefícios individuais. Pode um evento cooperativo influenciar a dinâmica da população, comunidade e de um sistema ecológico como um todo? Esta proposta representa uma rara oportunidade de combinar dados empíricos com modelos teóricos para responder tais perguntas mediante um estudo em longo prazo de uma cooperação interespecífica entre botos e pescadores artesanais forrageando por um recurso comum, a tainha. Esta interação compõe o repertório cultural local—tanto de pescadores quanto de botos—por mais de 120 anos, porém pouco se sabe sobre os mecanismos que a mantém e suas consequências para as populações e ecossistemas em que está inserida. Entender tais mecanismos é fundamental para predizer as condições mínimas de disponibilidade de recursos e perturbações antrópicas para que os serviços ecossistêmicos desta interação sejam mantidos. A partir de coleta sistemática de dados empíricos, desvendaremos os mecanismos comportamentais da interação boto-pescador, e estimaremos parâmetros populacionais de botos, pescadores e recursos pesqueiros. Para investigar se a interação influencia a dinâmica e viabilidade das populações de botos e pescadores, desenvolveremos múltiplos modelos matemáticos—jogos estratégicos, numéricos e estocásticos—para predizer a estabilidade da interação boto-pescador e trajetórias populacionais em diferentes cenários de disponibilidade de recurso e perturbações antrópicas. Como esta interação é parte de um ecossistema maior, o Sistema Estuarino de Laguna (SEL), é preciso entender como ela pode influenciar níveis mais altos de organização—tanto o ecossistema quanto o contextos social e econômico a ele associados. Para compreender a interdependência entre esta interação cooperativa e os demais contextos, combinaremos dados biológicos da comunidade ecológica com dados sociais humanos em modelos ecossistêmicos e bioeconômicos. Estimaremos diversos componentes biológicos do SEL para construir um modelo ecossistêmico que descreva o funcionamento do ecossistema em diversos cenários de variações na dinâmica pesqueira e da interação boto-pescador. Estimaremos também o papel das atividades pesqueiras nesse ecossistema mediante a construção de modelos bioeconômicos para buscar soluções economicamente ótimas, socialmente justas e ecologicamente sustentáveis para o manejo de um conjunto de pescarias. Esta etapa final considerará o conhecimento integrado do ecossistema para criar cenários preditivos que integrem aspectos ecológicos, sociais e econômicos do SEL para então serem discutidos de forma participativa com os principais atores do SEL em busca de soluções. Ao desvendar fundamentos de interações ecológicas e gerar novas hipóteses sobre suas influências através de escalas biológicas, esta proposta contribuirá com o conhecimento teórico de ecologia comportamental, de populações, comunidades e ecossistemas. Ao compreender o funcionamento deste sistema, poderão ser fomentados esforços de conservação integrados, que considerem a interação do contexto ecológico com os culturais, sociais e econômicos das pessoas que dele dependem. Assim, esta abordagem interdisciplinar integrará todos os saberes e pesquisas em um novo sítio de Pesquisa Ecológica de Longa Duração que combine ecologia teórica e aplicada para gerar conhecimento científico que ofereça soluções para as demandas da sociedade.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Thu Dec 10 00:00:00 BRT 2020-Tue Dec 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Fabio Henrique Barros de Lima

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • investigação de reações envolvidas em conversão eletroquímica de energia
  • O cenário atual, com o acentuado efeito negativo sobre o meio ambiente da liberação de dióxido de carbono na atmosfera, leva à necessidade de pesquisas em energias renováveis. Assim, é desejável desenvolver e aumentar a eficiência e a versatilidade de sistemas de conversão de energia tais como eletrolizadores e células a combustível. Em consonância com estes aspectos, os principais objetivos deste projeto incluem investigações de processos eletrocatalíticos relacionados com a (i) redução eletroquímica de dióxido de carbono para "armazenar" energia elétrica e, ao mesmo tempo, produzir moléculas combustíveis ou precursoras para a produção de combustíveis, tais como metano, etileno ou outras moléculas maiores, e monóxido de carbono; (ii) eletrólise da água e de nitrogênio molecular, com o objetivo de gerar vetores transportadores de energia como hidrogênio e amônia, para posterior uso em células a combustível (ou em turbinas a gás, para o caso de hidrogênio) para a geração de energia elétrica e; (iii) a eletrocatálise da oxidação de álcoois produzidos pela biomassa, como o etanol, para a sua conversão em energia elétrica ou reforma eletroquímica para a produção de hidrogênio. Em todos os casos das pesquisas mencionadas acima, esta proposta terá foco no desenvolvimento eletrocatalisadores com alta atividade e eficientes, com investigações guiadas por técnicas acopladas com células eletroquímicas, principalmente com cromatografia gasosa associada com espectrometria de massas. A meta final é o desenvolvimento de eletrolisadores e células a combustível que operam em condições reais de aplicação prática. A interpretação dos resultados eletroquímicos associados com as técnicas analíticas será baseada nos mecanismos reacionais globais e o tratamento dos dados será realizado tendo-se como ponto de partida as bases conceituais e o formalismo desenvolvidos em experiências prévias da equipe de pesquisadores desta proposta.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025