Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Paulo Pureur Neto

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • supercondutividade e magnetismo: interações, textura de spin e novos materiais
  • O presente Projeto é apresentado por uma equipe de 11 pesquisadores-doutores de quatro Instituições Federais do Estado do Rio Grande do Sul. Esta equipe há muito atua em rede e tem experiência na realização de projetos em cooperação. O Projeto se articula em torno do problema da interação entre supercondutividade e magnetismo, priorizando a investigação experimental e teórica dos efeitos da supercondutividade nos estados magnéticos adjacentes de materiais crescidos artificialmente ou de compostos estruturalmente complexos. O estudo subdivide-se em três sub-temas principais: a. Interação entre supercondutividade e magnetismo em filmes finos heteroestruturas. Esta linhas de investigação visa o estudo de texturas magnéticas não-triviais induzidas por avalanches de fluxo magnético e vórtices de Abrikosov em bicamadas do tipo Co-Nb ou Co-YBCO. Prioriza-se o estudo das texturas magnéticas em escala nanoscópica. Espera-se observar a estabilização de domínios quirais e a formação de skyrmions, ou outros sólitons de spin induzidos por vórtices de Abrikosov. Os estudos experimentais serão acompanhados de simulações micromagnéticas. Outra vertente deste sub-projeto é o desenvovimento de um software para simular heteroestruturas supercondutor-magneto no espaço real utilizando o método de Krylov–Bogoliubov-de Gennes. b. Estudo das Propriedades Magnéticas de Sistemas Líquido de Spin com Desordem Magnética. A principal motivação desta proposta é aliar desenvolvimentos teóricos recentes obtidos pelo grupo com a realização de experimentos que propiciem avanços na descrição do estado líquido de spin e de sua relação com a supercondutividade. c. Propriedades de magneto-transporte em sistemas intermetálicos de terras-raras. Nesta linha, estuda-se os efeitos de ordens magnéticas complexas nas propriedades de magnetotransporte de sistemas intermetálicos do tipo RCo12B6, R5Si4, R5Ge4 e RxNi1-xBi3 (R=terra-rara). Estes sistemas são interessantes para refrigeração magnética.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Apr 04 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Renato de Souza

Outra

Ciências Ambientais
  • moccif21 – v mostra científica e cultural do ifsp - câmpus suzano
  • Vide projeto anexo.
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Jan 13 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Paulo Renato de Souza

Outra

Multidisciplinar
  • feccif22 – i feira estadual de ciência e cultura do ifsp
  • A Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP (FECCIF) é uma iniciativa que se origina como um desdobramento da realização da Mostra Científica e Cultural do IFSP Suzano (MOCCIF). Tendo a experiência da execução de cinco edições da MOCCIF, projeto que abarca diversos municípios da região do Alto Tietê, foram identificadas características e potenciais específicos desse tipo de evento e reconheceu-se a necessidade de ampliar sua abrangência de maneira a expandir seus benefícios a outras regiões do estado de São Paulo. A FECCIF é um projeto que busca estimular nos estudantes, em especial de nível fundamental e médio, o olhar investigativo e o apreço pela ciência, além de desenvolver a criatividade, promover a expansão de seu repertório cultural e contribuir para sua formação integral, fomentando o pensamento crítico e despertando talentos. As atividades propostas mobilizam competências, habilidades e atitudes desejáveis para o adequado desenvolvimento dos alunos e criam condições para um aprendizado significativo e efetivo, permitindo que se estabeleçam as necessárias relações entre os diferentes conteúdos estudados em diversas disciplinas. Ademais, a realização do evento possibilita a ampliação de saberes de diferentes áreas e promove a divulgação e a popularização do conhecimento científico e tecnológico, favorecendo a interação entre a comunidade e o meio acadêmico. Prevê-se que a FECCIF22 seja realizada em modelo híbrido, conjugando atividades presenciais e remotas, viabilizando a participação de um maior número de estudantes e aumentando o alcance das ações propostas. Dessa forma, o IFSP se propõe a realizar a FECCIF22 – I Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP, em âmbito estadual, compreendendo que esta iniciativa está em consonância com a missão do IFSP de “ofertar uma práxis educativa que efetive a formação integral e contribua para a inclusão social, o desenvolvimento regional, a produção e a socialização do conhecimento”.
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Feb 23 00:00:00 BRT 2022-Thu Feb 29 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Paulo Renato Schneider

Ciências da Saúde

Odontologia
  • ações de mobilidade para o fortalecimento dos programas de pós-graduação da ufsm em áreas estratégicas
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Thu Jan 09 00:00:00 BRT 2020-Thu Jan 09 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Renato Soares Terra

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • alavancagem operacional e demanda por liquidez corporativa: evidências da reforma da legislação trabalhista no brasil
  • 1. As inter-relações entre finanças corporativas e mercado de trabalho ainda são um fenômeno pouco explorado na literatura internacional. Como fator fundamental de produção, o trabalho é um elemento relevante, mas ainda ignorado para as decisões financeiras das empresas. 2. Este projeto investiga se a redução da rigidez do mercado de trabalho após a promulgação da Reforma da Legislação Trabalhista em 2017 impactou a demanda por liquidez das empresas brasileiras ao atenuar os efeitos da alavancagem operacional. A flexibilização nas regras trabalhistas reduziu a alavancagem operacional das empresas e, assim, a necessidade de acumularem reservas financeiras. 3. A questão de pesquisa é investigar o efeito de mudanças no mercado de trabalho sobre a demanda por liquidez das empresas. Um melhor entendimento deste problema permitirá a proposição de políticas públicas que aliviem as restrições financeiras enfrentadas pelas empresas brasileiras. 4. A hipótese é que o principal efeito sobre a demanda por liquidez advém da redução da rigidez dos custos de mão-de-obra por meio do canal da alavancagem operacional. As empresas demandariam liquidez para fazer frente às incertezas causadas pela rigidez em sua estrutura de custos. 5. Evidências empíricas e anedóticas sugerem que um mercado de trabalho mais dinâmico resulta em menos litígios entre trabalhadores e empresas – afetando diretamente os custos de mão-de-obra. A promulgação da reforma em novembro de 2017 resultou em uma redução imediata de 6,4% nas disputas judiciais trabalhistas (a partir de 2018). 6. A chave para identificar se a demanda por liquidez da firma é afetada pela rigidez do mercado de trabalho é considerar a promulgação da reforma trabalhista como um choque exógeno. Explorar essa variação exógena elimina as explicações endógenas das mudanças na gestão da liquidez das empresas, mostrando que o principal canal que afeta a liquidez das empresas é a mudança na alavancagem operacional após a promulgação da reforma.
  • Fundação Getúlio Vargas - SP - Brasil
  • Sun Feb 06 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Ricardo de Matos

Engenharias

Engenharia Civil
  • nanocem3d: compósitos cimentícios micro e nanoreforçados para impressão 3d
  • A impressão 3D (I-3D) é uma técnica de alta produtividade e precisão com consumo de material otimizado. O uso da I-3D de materiais cimentícios como método construtivo é uma realidade em alguns países; contudo, existem desafios para consolidá-la dentro da indústria da construção. Os compósitos cimentícios aplicados à I-3D têm novas exigências no estado fresco e endurecido quando comparado com materiais para aplicações tradicionais. Neste contexto, a otimização das propriedades reológicas e mecânicas dos compósitos para esta aplicação específica é fundamental. Os principais desafios encontrados são: atingir uma trabalhabilidade adequada que permita a extrusão, mas ainda resista ao peso das camadas sobrepostas de material ainda fresco; e a aderência entre as camadas depositadas sucessivamente. Para contornar problemas mecânicos/de aderência em concreto, costuma-se usar macrofibras (metálicas ou poliméricas), porém estas são inviáveis para I-3D em virtude de limitações executivas. Assim, este projeto avaliará a incorporação de micro/nanofibras de diferente tipo (carbono, SiC, etc.) para a melhoria das propriedades mecânicas de elementos impressos, avaliando também o impacto destas nas propriedades reológicas e adequação à impressão. Complementarmente, será avaliado o uso de ligantes alternativos (geopolímeros), contribuindo para o desenvolvimento de elementos construtivos sustentáveis. O uso de micro/nanofibras em matrizes cimentícias tem sido amplamente investigado nos últimos anos, levando à incrementos significativos no desempenho mecânico. Contudo, a aplicação destes micro/nanoreforços praticamente não foi explorado para aplicações em I-3D. Assim, a partir da integração de TCCs, dissertações e teses, bem como um programa experimental interinstitucional, será avaliado o efeito da incorporação de micro/nanofibras nas propriedades reológicas, impressibilidade, mecânicas e microestruturais de compósitos cimentícios produzidos com ligantes Portland e alternativos.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Ricardo Gherardi Hein

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • classificação e monitoramento da qualidade da madeira e seus produtos em tempo real por meio da espectroscopia no nir e machine learning
  • A indústria florestal requer soluções para caracterizar e classificar de forma rápida e confiável a matéria-prima básica de seus produtos. Espectrômetros no infravermelho próximo (NIR) tem sido utilizados com sucesso para avaliar as propriedades de biomateriais, identificar falhas, ajustar parâmetros em processamento industrial e controlar em tempo real a qualidade do produto final. No entanto, a aplicação desta tecnologia a partir de equipamentos portáteis em madeira em situação de campo, pátio ou esteira está condicionada ao enfrentamento de uma série de desafios inexistentes em condições de laboratório. A madeira a ser analisada em situação de uso sofre grande variação em termos de umidade, temperatura, qualidade de superfície, etc. O presente projeto pretende contribuir para o desenvolvimento de soluções para caracterizar, classificar e controlar a qualidade da madeira e de seus produtos em tempo real por meio da associação de assinaturas espectrais no NIR de equipamentos portáteis e ferramentas de análise de dados e de aprendizado de máquinas. Assim, modelos multivariados e redes neurais artificiais (RNA) serão desenvolvidas para identificar espécies de madeira, estimar as propriedades da madeira e de seus produtos e classificar os materiais em níveis de qualidade visando ações de controle e fiscalização, seleção de materiais e melhoramento genético, definição de parâmetros para processamento industrial e controle de qualidade. Espera-se que os modelos de predição e/ou classificação forneçam informações rápidas e confiáveis para auxiliar gestores na tomada de decisão em tempo real, aumentando expressivamente o controle de qualidade dos produtos de base florestal e contribuindo para o uso racional dos recursos florestais.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • Thu Feb 24 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Roberto da Cunha

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • influência do treinamento em ceticismo profissional no estado cético de auditores de entidades públicas e privadas
  • O ceticismo é um elemento significativo na auditoria pois objetiva analisar as evidências de auditoria com a mente questionadora e atenta a indícios de fraude ou distorções relevantes. O efeito da falta de ceticismo do auditor tende a prejudicar a tomada de decisão dos usuários da informação contábil e seus reflexos são observados na sociedade. Pesquisas mostram que os auditores são capazes de realizar julgamentos de forma cética (HURTT et al.,2013), mas que nem sempre o fazem (MOCK; TURNER, 2001). Portanto, espera-se que treinamento em ceticismo profissional seja condição capaz de estimular os auditores no exercício cético, seja na auditoria interna ou externa, seja em organizações públicas ou privadas. Diante disso, este projeto tem por objetivo analisar a influência do treinamento em ceticismo profissional no estado cético de auditores de organizações públicas e privadas. Para isso, serão examinados os julgamentos de pré-treinamento, pós-treinamento e compará-los entre si, para testar se o estado cético pode ser estimulado por treinamento. Como resultados espera-se alcançar impactos científicos, tecnológicos, financeiros e social. Científico por intensificar as pesquisas de ceticismo e seus reflexos na qualidade da auditoria; tecnológico por ser um curso formatado e desenvolvido para ser cursado a distância de forma síncrona que pode beneficiar diferentes auditores independentes e internos; financeiro, considerando que as organizações e seus stakeholders tem se mostrado vítimas de ações fraudulentas, visto que ceticismo tem potencial para minimizá-las; e social, por compreender os aspectos que podem influenciar o ceticismo e consequentemente a qualidade da auditoria (PCAOB, 2013; IAASB, 2018; CAQ, 2018). Por fim, a socialização dos achados poderá aproximar pesquisadores e profissionais de auditoria de forma que ambos possam estabelecer agendas e parcerias de pesquisa na área de auditoria.
  • Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Roberto Da Silva

Ciências Agrárias

Agronomia
  • interação trigo x rhopalosiphum padi: mecanismos de defesa da planta e indução de resistência utilizando isolados nativos de trichoderma spp.
  • O trigo está entre os alimentos de maior relevância alimentar no Brasil e o pulgão Rhopalosiphum padi L. é a principal praga que ataca a cultura no país. Neste sentido, o desenvolvimento de estratégias sustentáveis de controle deste pulgão se faz necessário. A presença de elevada quantidade de tricomas nas folhas e/ou caules e manutenção/aumento da expressão de genes da via octadecanóide têm sido relacionadas com a resistência de cereais a afídeos. Além do uso de cultivares resistentes, em outras culturas a utilização de bioprodutos contendo Trichoderma spp para indução/potencialização da resistência na planta é uma estratégia em ascensão. Neste sentido, este projeto visa ampliar o conhecimento sobre os mecanismos de resistência do trigo ao pulgão e avaliar a capacidade de indução de resistência por isolados de Trichoderma. Para a avaliação dos mecanismos de resistência, as cultivares resistentes BRS Atobá e TBIO Sonic e as suscetíveis TBIO Consistência e BRS Gralha Azul serão avaliadas por microscopia eletrônica de varredura quanto a quantidade e tipos de tricomas. Paralelamente, plântulas das cultivares BRS Atobá e TBIO Consistência serão desafiadas pelos pulgões e 24 e 48 horas após a infestação, avaliadas por RT-qPCR, quanto ao nível de expressão de 20 genes envolvidos em rotas de resposta a afídeos. Para a avaliação de indução da resistência mediada por Trichoderma será feita a inoculação durante o plantio em ambiente controlado de cinco diferentes isolados nas cultivares BRS Atobá, TBIO Sonic, TBIO Consistência e BRS Gralha Azul. Dezoito dias após a inoculação as plantas serão avaliadas pelo teste de preferência do pulgão. Os isolados de Trichoderma já estão disponíveis e foram coletados na maior região produtora de trigo do país, a região centro-sul do estado do Paraná. A associação dos resultados obtidos neste estudo pode levar ao desenvolvimento de estratégias de manejo e bioprodutos para controle do R. padi em trigo de maneira sustentável.
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Roberto Elian dos Santos

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • emergência sanitária, arquivos e memória: reflexões teóricas, desafios institucionais e inovação
  • O projeto objetiva refletir sobre a relação entre emergência sanitária e produção, uso e gestão de documentos e informações no contexto da Fiocruz, instituição central para as ações de enfrentamento da pandemia. A proposta é partir de três experiências institucionais para a reflexão sobre rotinas de trabalho, produção documental e demandas memoriais, e de uma experiência comunitária de produção de registros sobre práticas e vivências de populações dos territórios onde a Fiocruz atua. Para compreender a abrangência da pesquisa, é preciso considerar que a pandemia de Covid-19 produziu mudanças nos modos de vida e nos processos de trabalho, com efeitos sobre a produção e acumulação de registros documentais de natureza pública, institucional e pessoal. A aceleração de algumas atividades e a paralisação de outras, a urgência na coleta e análise de dados, a demanda crescente por acesso remoto a documentos e informações, a preocupação com a coleta e a preservação de registros de naturezas diversas capazes de “documentar” esse momento nas suas múltiplas facetas são algumas das dimensões envolvidas no processo. A Fiocruz, instituição cuja trajetória de 121 anos está ligada ao enfrentamento de crises sanitárias, se engajou na luta contra a Covid-19 desde os primeiros meses de 2020, com a alteração de rotinas de pesquisa, ações de diagnóstico e atenção à saúde, produção e desenvolvimento tecnológico, e a definição de uma série de protocolos de proteção a seus trabalhadores e alunos. No campo da pesquisa, foi necessário acelerar a investigação sobre o vírus e as terapêuticas capazes de enfrentá-lo; no campo da produção de vacinas, as tratativas para acordos de transferência de tecnologia e a participação em ensaios clínicos ocuparam a cena; na área de informação e comunicação, a formação de redes e o lançamento de campanhas visaram à coleta de dados e à produção de conteúdo para informação da população. De maneira geral, a pandemia afetou todas as áreas de atuação institucional, alterando prioridades e pautando investimentos. Ao propor identificar e analisar novos processos e dinâmicas de produção documental e arquivamento, o projeto incide sobre rotinas e perspectivas estabilizadas de gestão de documentos no ambiente institucional da Fiocruz à luz dos desafios impostos pela urgência e monumentalidade que caracterizam o contexto da pandemia. Vale registrar que a concepção de “documento” que informa a pesquisa abarca distintas modalidades de registro e dimensões da cultura material. A ideia não é buscar exaustividade, mas analisar situações que inspirem reflexões teórico-metodológicas capazes de aliar o respeito a princípios disciplinares que orientam a gestão desses acervos a soluções inovadoras visando atender tanto os profissionais que produzem, acumulam e utilizam tais registros como os usuários que os acessarão, no presente e no futuro. As quatro situações que constituem o campo empírico da pesquisa são: 1)O acervo de Biomanguinhos, unidade da Fiocruz responsável pela produção de vacinas para o Programa Nacional de Imunização (PNI). Estrutura central no acordo de transferência de tecnologia para produção da vacina Oxford/Astrazeneca, a unidade experimenta novos processos produtivos com implicações sobre a produção e gestão de registros documentais. 2)O acervo produzido pelo Observatório Covid-19, iniciativa que tem como objetivo o “desenvolvimento de análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para enfrentamento da pandemia por Covid-19 pelo SUS e pela sociedade brasileira”. O Observatório é um ambiente virtual e colaborativo voltado para a produção e disseminação de informações e análises, funcionando como um “hub” de ações desenvolvidas por diversos grupos de pesquisa da Fiocruz. 3)Projeto “Arquivos da pandemia: memórias da comunidade Fiocruz”, voltado para a constituição de um acervo colaborativo que reúne documentos e textos livres de trabalhadores, alunos e moradores dos territórios vizinhos à Fiocruz sobre suas experiências no contexto da Covid-19. Nesse caso, trata-se mais propriamente de uma coleção de registros de distintas procedências, reunidos por meio de plataforma digital sob a égide da “memória” e do “testemunho”. 4)O quarto campo empírico tem características diversas dos três primeiros, pois se afasta de processos institucionais. Trata-se de dialogar com uma iniciativa do território voltada para a emergência sanitária com o objetivo de conhecer as dinâmicas de organização e produção de informações e registros sobre as ações desenvolvidas. O contato com a organização social, nesse caso, visa ao estabelecimento de uma parceria por meio da qual possamos entender as lógicas que orientam a produção e guarda de tais acervos, as demandas que buscam atender e as expectativas com relação à constituição de uma memória das experiências vivenciadas pela comunidade.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Nov 01 00:00:00 BRT 2021-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024