Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Paulo César de Faccio Carvalho

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • experimentos de longa duração em sistemas integrados de produção agropecuária
  • Consequências negativas da trajetória recente na produção de alimentos têm sido amplamente reportadas. Sistemas de produção altamente intensivos e especializados, pautados em tecnologia de insumos, ilustram uma trajetória de perda de diversidade e elevados impactos ambientais. Nesse contexto, os Sistemas Integrados de Produção Agropecuária se apresentam como rara alternativa a essa trajetória, pois caracterizam-se pela diversidade funcional, com ampla produção de serviços ecossistêmicos enquanto competitivos economicamente. Não obstante a enorme possibilidade de produzir grãos e pecuária na mesma unidade de área em um país como o Brasil, paradigmas associados a efeitos negativos da presença dos animais em áreas agrícolas imperam no meio técnico-científico. Animais em pastejo representam o resgate de um nível trófico importante, mas seus efeitos dependem do manejo e dos arranjos espaciais e temporais das diferentes sucessões. Neste contexto, visamos contribuir com uma proposta que abrange a investigação de 3 arranjos (experimentos) espaço-temporais de sistemas integrados (soja-bovinos, soja-ovinos, arroz-bovinos), onde estudamos em longo prazo a hipótese de que a integração de pastagens em rotações agrícolas é capaz de aumentar a produção de alimentos na mesma unidade de área, enquanto torna o sistema mais estável biológica e economicamente, quando comparados a sistemas puramente agrícolas. A estratégia metodológica é centrada na comparação de áreas "com e sem pastejo", onde avaliamos os componentes solo (atributos químicos, físicos e biológicos), planta (produção primária, componentes de rendimento) e animal (produção secundária, comportamento ingestivo). Além disso, a estabilidade é acessada por métricas derivadas da variabilidade das produções primária e secundária ao longo do tempo, enquanto a rentabilidade deriva de cálculos econômicos. A proposta envolve a formação de recursos humanos, 8 instituições parceiras e uma diversa equipe de 39 pessoas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Sep 30 00:00:00 BRT 2022-Tue Sep 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo César Oliveira

Ciências Humanas

Educação
  • crença de autoeficácia estatística e o letramento estatístico de estudantes de curso de formação de professores que ensinarão matemática
  • Este projeto de pesquisa visa a dar continuidade aos estudos sobre o desenvolvimento do letramento, mais especificamente, o estatístico, o qual tem sido abordado em nossos estudos desde 2016. O objetivo desta investigação é interpretar o letramento estatístico de estudantes da Licenciatura em Matemática e Pedagogia a partir da aplicação de uma escala de crença de autoeficácia estatística e de um conjunto de tarefas envolvendo objetos de conhecimento estatístico. Trata-se de uma pesquisa norteada por duas questões de pesquisa: existe relação entre as crenças de autoeficácia na resolução de tarefas estatísticas, o desempenho e o raciocínio estatístico? Que lacunas os estudantes universitários apresentam no decorrer das suas atividades que comprometem o desenvolvimento do letramento estatístico? A partir do levantamento bibliográfico constatamos pelas diferentes bases de dados consultadas, a inexistência no contexto brasileiro de alguma pesquisa que apresente interlocuções teórico-metodológicas entre crenças de autoeficácia e letramento estatístico. Para buscar respostas às nossas questões de investigação, optamos por uma metodologia de pesquisa quali-quantitativa. A natureza qualitativa da pesquisa dar-se-á com a análise do material empírico gerado por alunos de instituições públicas estadual e federal de Ensino Superior, mediante categorias de análise ‘a priori’ extraídas do modelo proposto para o desenvolvimento do letramento estatístico. Já a natureza quantitativa da pesquisa será evidenciada no decorrer do tratamento da escala de crença de autoeficácia estatística para ser aplicada com os sujeitos da amostra da pesquisa. A meta a ser perseguida é contribuir com a aprendizagem estatística dos estudantes, disponibilizando um instrumento calibrado na forma de escala e um conjunto de tarefas para o desenvolvimento do letramento na temática proposta para essa pesquisa.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Cesar Rocha

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • morfologia fluvial, variabilidade/mudanças climáticas e conectividade nos sistemas aluviais do baixo curso dos rios aguapeí e peixe, oeste paulista, brasil.
  • A análise das formas e processos fluviais permite compreender como a paisagem fluvial evolui no espaço e no tempo. Os rios Aguapeí e Peixe, localizados no extremo Oeste Paulista, são sistemas fluviais meandrantes e bem parecidos quanto aos canais principais, forma da bacia de drenagem, substrato litológico, relevo, clima e vegetação natural. Percorrem por aproximadamente 300 km no Planalto Ocidental Paulista e possuem importantes registros recentes com a construção de formas aluviais, como terraços fluviais e planície de inundação nos seus trechos inferiores. Com a preocupação de efeitos das mudanças climáticas e dos impactos do uso da terra nas bacias hidrográficas, somados ao recente incremento das áreas de cana de açúcar na região, o presente projeto tem como objetivos identificar a evolução e mudanças na morfologia recente dos sistemas rio-planície aluvial, os ajustes nos padrões de conectividade hidrodinâmica do rio com sua planície de inundação, assim como as influências pelos agentes naturais e antrópicos presentes nas bacias hidrográficas. Para esta análise, serão utilizadas geotecnologias e uso de um SIG para o mapeamento das mudanças morfológicas e processos de conectividade no sistema rio-planície de inundação em diferentes períodos, que representem os diferentes domínios de usos da terra e do regime hidrológico na bacia, estimando-se também o aporte de sedimentos aos canais. Serão também utilizadas ferramentas de estatística para as análises dos dados obtidos no espaço e no tempo. Como resultados esperados, esta proposta apresentará um diagnóstico das recentes modificações morfológicas nos sistemas fluviais e efeitos de processos naturais e impactos ambientais na conectividade dos rios com os ambientes de suas planícies fluviais. Apresentará uma atualização do contexto das principais ameaças sobre os processos hidrodinâmicos e conectividade nos sistemas rio-planície de inundação.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Cezar de Freitas Mathias

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • a adolescência como última oportunidade para bloquear ou mitigar a programação precoce que provoca na vida adulta disfunções cardiometabólicas
  • Obesidade, diabetes e hipertensão são doenças, entre outras disfunções, que compõem a síndrome cardiometabólica (SC). Uma parte considerável da população mundial desenvolve a SC. Baixa atividade física e dieta muito calórica são apontadas como causadoras da pandemia da SC; todavia, agressões no início da vida, como excesso ou restrição nutricional, escassez de micronutrientes, contaminação ambiental e o desequilíbrio psicossocial podem programar a SC na vida adulta. Nessas fases, como gravidez, lactação, infância, e mesmo na preconcepção, bloqueando as agressões ambientais é possível mitigar essa programação. A adolescência ao sofrer ataques ambientais também programa a SC, como nas outras janelas. A explosão hormonal durante a adolescência não só muda o fenótipo para a função reprodutiva como também provoca novas conexões neurais. Explorando assim o conceito DOHaD, é possível conceber que a adolescência como a última janela de programação deve ser alvo para conter a SC programada no início da vida. Com o crescimento da prevalência da SC no mundo e no Brasil, é preciso investigar os mecanismos envolvidos para dar instrumentos não só para tratar, mas também e sobretudo evitar, e a adolescência pode ser também um alvo. Usando ratos com dois modelos de programação na lactação, a redução de ninhada e consumo materno de uma dieta rica em gorduras. Ambos modelos induzem o excesso de consumo de leite materno dos filhotes. O excesso nutricional é um dos indutores da programação. Usar-se-á como intervenção, na adolescência, para bloquear ou mitigar a programação da SC: agente farmacológico, o antidiabético metformina e um não farmacológico, o exercício físico aeróbico. Artigos do nosso grupo vêm demonstrando que a adolescência é um período em que tanto excesso como a fartura nutricional programam a SC na vida adulta. Também estamos demonstrando que a metformina e o treinamento físico aeróbico podem bloquear ou mitigar, em outras janelas, a programação da SC.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Cruz Terra

Ciências Humanas

História
  • novos olhares sobre a história do trabalho: interseccionalidades e história pública
  • Os estudos sobre a História do Trabalho têm passado por importantes transformações recentes no Brasil, e no mundo, no sentido de desvelar uma visão mais complexa das relações trabalhistas e de quem eram os trabalhadores e a presente pesquisa busca contribuir nesse sentido ao propor o adensamento da perspectiva interseccional nessa historiografia, bem como a interface com a História Pública. Pretende-se, assim, abordar a História do Trabalho através do entrecruzamento dos grandes eixos da diferenciação social, como são as categorias de classe, gênero, raça, etnicidade, idade e orientação sexual. O desenvolvimento da perspectiva intereseccional no estudo da História do Trabalho será concretizado através de pesquisa em periódicos e da história oral, tendo como recorte a cidade do Rio de Janeiro em dois eixos (o pós-abolição e o tempo presente) do período republicano brasileiro. Assim, a hipótese central é que a perspectiva intereseccional trará novos olhares sobre a História do Trabalho no sentido de contribuir para mostrar como nos mundos do trabalho interagiam questões como os conflitos de classe, o racismo, o sexismo e a homofobia. Além disso, como as trabalhadoras e os trabalhadores criaram e recriaram suas múltiplas identidades e, sendo assim, como a intereseccionalidade impactou também nos processos de resistência. O objetivo de conectar a produção de uma História do Trabalho interseccional com a História Pública será efetivado através da realização das Oficinas Criativas. Essas serão espaços de reflexão em como transformar as pesquisas sobre a temática do projeto em podcasts e vídeos, sendo apontadas técnicas narrativas e oferecidos os equipamentos necessários para a realização dos produtos. Nas Oficinas serão criados materiais de apoio para auxiliar o debate nos diferentes níveis de ensino a partir dos podcasts e vídeos. Tenciona-se, portanto, explorar também as possibilidades da História Pública para a transformação e a renovação da História do Trabalho.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo de Tarso Guerrero Müller

Ciências da Saúde

Medicina
  • aplicação personalizada da vni no treinamento com exercício na doença pulmonar obstrutiva crônica
  • A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) apresenta alta morbidade,e o tratamento passa por medidas farmacológicas e reabilitação pulmonar (RP), sendo que esta última não garante redução da dispnéia e melhora do tempo máximo de tolerância ao esforço (Tlim) em 35-40% dos casos, seja na reabilitação em centros especializados ou domiciliar. Esta parcela vai se beneficiar usando uma estratégia ergogênica, seja oxigenioterapia ou ventilação não invasiva (VNI)durante o treinamento físico. O problema com a VNI é que os estudos consistentemente mostram resultados (paciente respondedor, R)em apenas ~ 50% dos casos (aumento de 33% na Tlim), levando a utilização desnecessária em outros 50% (não respondedor, NR). Apenas dois autores se preocuparam com este problema, sendo que um apontou que os respondedores tem menor hiperinsuflação estática e melhor resposta hemodinâmica no exercício, mas não se preocupou em criar um modelo preditivo, e outro, que criou um modelo preditivo muito limitado, baseado em regressão linear simples com apenas uma variável (força muscular inspiratória, PImax) que explicou apenas 24% da resposta. Portanto, este projeto propõe uma abordagem mais ampla, comparando dois grupos de 25 indivíduos (R e NR), aplicando um modelo de regressão logística com variáveis independentes de várias abordagens fisiológicas, desde função pulmonar avançada (incluindo PImax), função cardiaca, teste incremental de exercício com monitorização hemodinâmica (pressão arterial batimento-a-batimento), eletromiografia de músculos respiratórios e quantificação de enfisema por tomografia computadorizada. Nossa hipótese é que um modelo baseado em parâmetros de função pulmonar e hemodinâmico do exercício incremental, possivelmente também incluindo a quantificaçção de enfisema, possa prever entre 75-80% o grupo respondedor. Serão testados dois modelos com tres variáveis em cada um, sendo que um levará em conta volumes pulmonares e PImax e o outro incluirá aspectos hemodinâmicos.
  • Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh - MS - Brasil
  • Wed Jun 29 00:00:00 BRT 2022-Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Eigi Miyagi

Outra

Engenharia Mecatrônica
  • automação balanceada considerando sistemas ciber-físicos em processos produtivos e indústria 4.0
  • Com a evolução do mercado, os processos produtivos são continuamente revisados e, os especialistas já indicam a consolidação do que pode ser chamado de quarta revolução industrial, a Indústria 4.0. É a introdução da Internet das coisas (IoT), com foco nos dados e serviços em processos produtivos. Os operadores, as máquinas e os produtos comunicam entre si como numa rede social e a chave para isso é a integração de softwares, sensores, atuadores e processadores via sistemas ciber-físicos (CPSs). Um CPS combina tecnologias visando aplicações onde os componentes do sistema são capazes de se comunicar, detectar condições físicas por meio de sensores, avaliar a situação atual, tomar decisões sobre as ações futuras e atuar nos processos físicos. Têm-se assim laços de realimentação em que o ambiente físico (produtos e máquinas com seus sensores, atuadores e controladores) afeta o ambiente virtual (base de dados com a lógica dos processos e com informações sobre os produtos e estado dos equipamentos e do ambiente) e vice-versa. É evidente o impacto disso no futuro das empresas nacionais no setor de manufatura, gás e petróleo, construção civil e de serviços. Baseado assim nos resultados anteriores do projeto apoiado pelo CNPq em modelagem e análise de sistemas de automação balanceada e, no desenvolvimento de metodologias de projeto de sistemas produtivos os objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um framework para a integração dos CPSs e da IoT num ambiente da Indústria 4.0.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Paulo Elias Gotardelo Audebert Delage

Ciências Humanas

Psicologia
  • protocolo para desenvolvimento de tecnologias educacionais gamificadas e em formato de jogos: produção e aplicação
  • A área das Tecnologias Educacionais vem desenvolvendo jogos e usando elementos de jogos (gamificação) em programas de ensino, educação e treinamento. Contudo, muito dessa produção é intuitiva e assistemática, além de carecer de avaliação de seus impactos. O desenvolvimento de tecnologias educacionais expositivas (textos, vídeos etc.) segue padrões rigorosos de criação, validação e testagem, mas eles raramente são diretamente aplicáveis às tecnologias interativas, já que essas demandam processo decisório sobre dinâmicas, mecânicas e componentes de jogos e várias etapas de construção e testagem. Essa lacuna tem levado pesquisadores a considerarem o uso de quaisquer elementos interativos como exemplos de gamificação e a reduzir jogos sérios ao uso de elementos lúdicos. Além disso, como o processo de criação e qualidade dos produtos é muito variável, é difícil avaliar o real impacto de tecnologias educacionais baseadas em jogos, já que elas podem incluir desde aplicativos para registros de ocorrências a jogos completos e envolventes. Diante disso, é necessário que seja desenvolvido um protocolo que estabeleça um padrão rigoroso para a criação de tecnologias educacionais em formato de jogos ou gamificação, incluindo uma árvore decisória que inclua a escolha das melhores dinâmicas, mecânicas e componentes de jogos. Espera-se que a criação deste protocolo sirva de base para a produção de tecnologias baseadas em jogos mais adequadas à realidade onde serão aplicadas; que permita o desenvolvimento de produtos mais atrativos; e que favoreça a realização de análises mais amplas dos seus impactos, já que garantiria uma padronização do tipo de tecnologia aplicada/avaliada. Esta pesquisa envolverá, portanto, três etapas: criação de um protocolo para o desenvolvimento de estratégias baseadas em jogos; criação de pelo menos três estratégias gamificadas a partir do protocolo; e aplicação e avaliação das estratégias criadas por meio do protocolo junto ao público-alvo.
  • Universidade do Estado do Pará - PA - Brasil
  • Tue Mar 22 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Filemon Paolucci Pimenta

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • avaliação de distintos protocolos terapêuticos e da dose mínima de p. vivax influenciando na capacidade vetorial e na transmissão via picada ao hospedeiro pelos vetores anopheles darlingi e anopheles aquasalis.
  • A malária por P. vivax prevalece na região amazônica do Brasil. Os fármacos antimaláricos possuem considerável variabilidade inter-individual e diferentes efeitos clínicos, benéficos ou adversos, o que é evidenciado no polimorfismo genético do parasita. A primeira linha de tratamento da malária vivax é a terapia combinada de cloroquina/primaquina. Porém, uma das maiores ameaças ao controle e eliminação da malária é a disseminação de parasitas resistentes aos medicamentos. Devido a isto, protocolos terapêuticos utilizando outras combinações de antimaláricos são preconizados pelo PNCM/MS. Um aspecto crítico é o longo tratamento que pode durar até 14 dias. Todavia, após o inicio do tratamento não se conhece até quantas horas ou dias o P. vivax ainda pode ser transmitido aos mosquitos vetores. Outra situação é a possível falha ou reações adversas no tratamento devido a fatores farmacocinéticos, absorção inadequada, ou seleção de populações resistentes, ou finalmente, períodos em que as concentrações sanguíneas dos medicamentos estão inadequadas. Outro fato são os pacientes começarem a receber tratamentos, porém os parasitas são resistentes (p.ex. à cloroquina). Também é comum o abandono do tratamento após o paciente sentir uma certa melhora. Portanto, é importante considerar o tempo de viabilidade do plasmódio nos pacientes. A avaliação da eficácia dos tratamentos é feita nos pacientes devido à dificuldade de cultivar o P. vivax. O objetivo deste estudo é elucidar nos pacientes submetidos a diferentes tipos de protocolos antimaláricos no hospital da FMT-HVD, por quanto tempo após o inicio do tratamento, o plasmódio ainda pode permanecer viável como fator de risco para a transmissão do homem ao vetor. Vamos verificar a possibilidade de que indivíduos com malária vivax, apesar de estarem em tratamento, poderão ainda contribuir para a manutenção de focos ativos de transmissão do P. vivax do homem para dois principais mosquitos vetores brasileiros no seu retorno à moradia.
  • Fundação Oswaldo Cruz - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Freitas Gomes

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • aquisição e instalação de laboratório de física computacional em jataí (go) - ufj
  • Após o grande desenvolvimento tecnológico dos computadores nas últimas décadas, a física e a ciência em geral tem uma poderosa ferramenta para o estudo dos fenômenos naturais: os métodos computacionais. Esta ferramenta se soma ao experimento e estudo teórico e em algumas áreas é até mais poderoso que estas últimas duas devido a dificuldade de se realizar experimentos. Com estes métodos computacionais é possível tanto a simulação numérica de fenômenos como a análise de uma grande quantidade de dados. Por exemplo, análise de séries temporais e modelagens matemáticas visando a sua previsibilidade são amplamente utilizados no estudo de distúrbios geomagnéticos da magnetosfera terrestre devido a sua interação com o vento solar. Já a simulação numérica e a análise estatística de grande volume de dados são muito utilizados no estudo de propriedades coletivas de um grande conjunto de agentes em função das interações locais entre os agentes em um contexto da Mecânica estatística. Por exemplo, em Neurociência Computacional estuda-se o comportamento do cérebro através de modelos matemáticos representando um grupo de neurônios e suas interações entre si. Outra linha de pesquisa da mecânica estatística é o estudo de fenômenos fora do equilíbrio no qual não há uma função de energia ou hamiltoniano definido. Nesta linha tem também a Dinâmica Social na qual são estudadas as propriedades coletivas de uma comunidade humana em função da interação entre as pessoas, como na disseminação de cultura, opinião, solução de problemas, etc.
  • Universidade Federal de Jataí - GO - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025