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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Ceará
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Instituto Federal do Piauí
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Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
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Maurício Custódio Serafim
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
a ética da vida humana associada: compreendendo os atos morais voltados para o bem comum no contexto brasileiro
Resumo:
Constata-se que o debate científico sobre a ética e seus estudos teórico-empíricos, quando relacionada à área de conhecimento da Administração Pública, ainda são incipientes no contexto brasileiro, embora inseridos em uma realidade que demanda inúmeras considerações éticas sobre práticas, instituições e atos morais. Por uma abordagem interdisciplinar, norteada especialmente pelo trabalho do sociólogo brasileiro Alberto Guerreiro Ramos, percebe-se que, de maneira similar ao reducionismo ocorrido com a apreensão do conceito de racionalidade e da natureza humana, as perspectivas éticas predominantes na área da Administração Pública também se limitam a abordar poucos aspectos dos atos morais: umas restringem-se às consequências, outras às regras e leis. Diante dessa constatação, este projeto de pesquisa busca compreender os atos morais vivenciados nos diversos enclaves da vida humana associada (econômico, social e político), propondo o estudo e a articulação de um arcabouço ético para o contexto brasileiro da esfera pública que contemple também a ética das virtudes, baseadas nas virtudes morais, no caráter, e na noção integral do ser humano. Como o projeto se refere a um tema ainda em fase de exploração e contextualização, a pesquisa será compreendida por estudos teóricos-analíticos, a partir de levantamento bibliográfico em fontes internacionais e de pesquisas em andamento, tendo por referência a experiência e a expertise do grupo de pesquisa referência na área Virtue ethics in management da Universidade de Navarra, Espanha. Como resultados esperados, pretende-se (1) elaborar um quadro de análise teórica com categorias analíticas e identificação das aproximações e divergências validadas no contexto brasileiro; (2) propor uma perspectiva analítica da ética das virtudes aplicada ao contexto brasileiro e fundamentada a partir do papel de diversas atividades da vida humana associada, com vistas ao bem comum.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Mauricio Eiji Nakai
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
semana da ciência e tecnologia de apucarana - 200 anos de ciência
Resumo:
Para divulgar a ciência e tecnologia no município de Apucarana-PR, município que se encontra no norte do estado do Paraná, tem-se como objetivo a realização de uma semana de amostras científicas, apresentação de projetos, minicursos, oficinas e competições lúdicas com temas tecnológicos, tendo como público alvo os alunos do ensino médio do município, o evento será aberto ao público e terá duração de 5 dias. Cronograma (eventos principais): Dia 01 - Oficina de App Inventor (programação para celular). Dia 02 - Oficina de Hour of Code (programação de jogos web). Dia 03 - Oficina de Robótica (programação com lego) / Oficina de Impressão 3D Dia 04 - Maratona de Programação / Competição de Matemática Dia 05 - Competição Robótica Todos os dias Quiz (Pergunta e Resposta) com brinde. Apresentação de trabalhos e projetos de ciências.
Instituição/UF/País:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Thu Sep 15 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Maurício José Laguardia Campomori
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Arquitetura e Urbanismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
interface de realidade mista em hololens-2 para aprimoramento do ensino de projeto de arquitetura e urbanismo
Resumo:
O objetivo geral deste projeto é desenvolver Interfaces de Realidade Mista para permitir que os Óculos de Realidade Aumentada Hololens-2 possam ser utilizados em conjugação com croquis arquitetônicos, visando ao aprimoramento do ensino de projeto de arquitetura e urbanismo. O desenvolvimento dessas interfaces envolve tecnologias em Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), bam como abordagens e metodologias de ensino de Arquitetura e Urbanismo, explorando a associação da Realidade Mista (MR) em Head-Mounted Display (HMD) ao croqui (desenho rápido à mão livre), feito pelo profissional ou estudante de arquitetura. Sabemos que o processo de ensino e aprendizagem de projeto arquitetônico é marcado pelo desafio da compreensão das relações entre o espaço e seus diferentes modos de representação. Apesar de existirem atualmente diversas ferramentas tecnológicas e softwares que auxiliam o processo de criação e representação do espaço, a prática dos desenhos rápidos à mão livre (croquis) jamais encontrou substituto e persiste indicando sua importância no processo criativo. O croqui envolve uma relação circular iterativa de proposição (desenhar) e avaliação do que foi desenhado, que permite ao arquiteto lidar com situações complexas (Glanville, 2007). O uso de desenhos no processo de projeto e os processos cognitivos associados, são investigados por diversos autores e se constituíram como objeto de pesquisa desde os anos 1980. Assim, é um objetivo específico deste projeto entender como a conversação entre arquiteto e meio pode ser potencializada com o uso de tecnologias de MR, em especial o Microsoft Hololens 2 (MH-2). Para isso, propomos o desenvolvimento e avaliações de uso de um aplicativo que permita a sobreposição de elementos digitais interativos sobre o papel, através de experimentos com alunos de graduação, verificando se houve ganhos com a utilização de tecnologias de MR em processos de concepção e desenvolvimento de projetos arquitetônicos pelos estudantes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Maurício Laterça Martins
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nanotecnologia aliada à aquicultura sustentável com ênfase na prevenção e tratamento de enfermidades
Resumo:
O objetivo deste estudo é contribuir com o crescimento sustentável da aquicultura por meio da avaliação de nanopartículas de zinco e cobre como promotores da saúde e preventivos à infecções. No ENSAIO 1 será realizada a validação dos produtos baseados em nanopartículas de zinco (Nano-ZnO), queladas ou não à metionina (LM). Os peixes serão divididos em 5 grupos quanto à suplementação com diferentes fontes de zinco na dieta (mg/kg de ração): sem ZnO (0 mg), ZnO (40 mg), LM-ZnO (40 mg), Nano-ZnO (15 mg) e LM-Nano-ZnO (15 mg). Serão analisados os parâmetros de crescimento,hematoimunológicos, sistema antioxidante, resistência ao desafio bacteriano e histologia dos tecidos. Posteriormente, o experimento se repetirá com o tratamento com melhores resultados e os controles. Serão avaliados: microbiota do intestino, microscopia eletrônica de varredura e transmissão e deposição de zinco nos tecidos. No ENSAIO 2 será investigado o efeito anti-helmíntico de nanopartículas de cobre contra monogenea parasito de brânquias de carpa koi (Cyprinus carpio) na prevenção contra co-infecção com Aeromonas hydrophila. No teste in vitro serão testadas concentrações com nanopartículas de cobre a fim de determinar o tempo e eficácia na mortalidade dos parasitos. Os arcos branquiais dos peixes parasitados serão colocados nas soluções com as concentrações. Após determinar a concentração e tempo, os peixes serão distribuídos em: controle, peixes parasitados com monogenea, peixes parasitados com monogenea e infectados com A. hydrophila, peixes infectados com A. hydrophila. Após o teste in vivo os peixes serão avaliados para quantificação dos parasitos, prevalência e intensidade média de infestação, análises hematoimunológicos e histopatológicas. Com este estudo, espera-se que nanopartículas de zinco e cobre promovam a saúde dos animais, através de tratamento parasitário, prevenção de co-infecções bacterianas, e melhores resultados de crescimento.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Mauricio Magalhães Mata
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Oceanografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
processos de ventilação oceânica e ciclo do carbono no norte da península antártica (provoccar)
Resumo:
A NAP é, caracteristicamente, uma zona de transição entre os ambientes polares, mais ao sul, e a zona subantártica, mais ao norte, e tem se mostrado como um hotspot climático e laboratório natural que pode auxiliar na identificação e estudo inicial de alterações ambientais, variabilidade e vulnerabilidade de ecossistemas marinhos de vital importância para sustentação de rede trófica da Antártica e do Oceano Austral. Alterações nestes ecossistemas, por sua vez, estão ligadas às propriedades físico-químicas das águas da região, padrões e aspectos dinâmicos da circulação oceânica, os quais, na área Norte da Península Antártica-NAP, sofrem a influência combinada de ambientes fundamentalmente distintos do ponto de vista oceanográfico presentes nos setores Pacífico (Mar de Bellingshausen) e Atlântico (Mar de Weddell) da Península Antártica. Desta forma, a NAP se constitui em uma região-chave para o significativo aumento de entendimento sobre os processos causadores das alterações ambientais observadas nestas áreas e, de forma mais ampla, em diversos outros ambientes marinhos no entorno do continente Antártico, sejam estes processos de origem natural ou antrópica. As atividades de campo do Projeto PROVOCCAR ocorrerão nas seguintes regiões: (i) noroeste do mar de Weddell, (ii) Estreito de Bransfield, (iii) porção sul do Estreito de Drake e mar de Scotia e (iv) Estreito de Gerlache e imediações. Estações oceanográficas serão realizadas nestas regiões com o objetivo de responder aos objetivos científicos definidos acima e incrementar as séries históricas ocupadas pelo GOAL. Estas atividades serão auxiliadas através da utilização de veículos subaquáticos autônomos (Seagliders) para monitorar áreas específicas da região de estudo. Além disso, de forma inédita, será lançado um fundeio de armadilha de sedimentos (Sediment trap) na região do Estreito de Gerlache o que destaca o caráter inovador do GOAL em suas atividades de campo em conseguinte à realização das atividades de fundeios oceanográficos em águas polares, monitoramento do deslocamento de icebergs e lançamentos de seagliders, atividades estas executadas com pioneirismo pelo GOAL na região em projetos anteriores. Do ponto de vista científico, com a execução desta proposta espera-se elucidar sobre o papel das forçantes associadas às alterações recentemente observadas nos ambientes marinhos da NAP. Desta forma, aspectos da dinâmica da ventilação e a propagação destes sinais para o oceano profundo, inclusive de variáveis do sistema carbonato, poderão ser melhor elucidados e estudados nas suas causas e efeitos em abordagens complementares tanto observacionais quanto modeladas. As estimativas da influência das intrusões de Água Profunda Circumpolar-CDW e do aporte de degelo glacial são inéditas e devem trazer ganhos significativos (i) para o entendimento da oceanografia regional e (ii) para as questões em aberto sobre os processos reguladores dos fluxos líquidos de CO2 na interface ar-mar e sobre o armazenamento de carbono nos oceanos. Ainda neste contexto, o conhecimento da quantidade, variedade e a variabilidade das propriedades da água densas produzidas e transformadas na região da NAP são fundamentais para entendimento das recentes alterações recentemente observadas nas camadas profundas e de fundo dos oceanos e, portanto, do próprio papel do Oceano Austral no clima.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
Tue Dec 25 00:00:00 BRST 2018-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
Mauricio Marques Pinto da Silva
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vi mostra científica para o ensino médio da universidade católica de santosvi
Resumo:
A VI Mostra Científica da Universidade Católica de Santos será organizada de forma a enquadrar-se na categoria municipal, tendo como público alvo estudantes, professores e gestores do Ensino Médio das escolas públicas e privadas do Município de Santos e Região Metropolitana da Baixada Santista e será organizado como VI Mostra Científica para o Ensino Médio da Universidade Católica de Santos. A VI Mostra Científica da Universidade Católica de Santos terá como princípio norteador a inclusão social pela ciência e tecnologia, a qual já é praticada em nossa instituição por meio dos Programas de Educação Científica para o Ensino Médio, que incluem o Programa denominado Expedição Científica, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, os Seminários do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI) e a Mostra Científica para o Ensino Médio (1a Edição em 2016, 2a Edição em 2017, 3ª edição em 2018, 4ª edição em 2019, 5ª edição em 2020. A data de ocorrência da VI Mostra será definida pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Católica de Santos e constará de Encontro Temático na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTIC em 2021, inserida no Mês Nacional de Ciência e Tecnologia, constando de exposição de painéis inscritos (presencial e/ou ambiente virtual) e oficinas, além de encontros multiplicadores de repetição das Oficinas propostas junto ao Programa Expedição Científica, com reapresentação dos painéis nas escolas de origem, ao longo dos anos de 2021 e 2022. Como atividade específica pertencente à VI Mostra, serão realizadas como atividades dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia as oficinas do Projeto Expedição Científica e, como evento principal, serão expostos, apresentados e avaliados painéis vindos das inscrições dos estudantes das escolas do Município e Região Metropolitana da Baixada Santista. Para garantir a cota mínima de 40 trabalhos, os participantes do Ciclo de Iniciação Científica para o Ensino Médio 2021-2022; assim como os trabalhos referentes às propostas do Ciclo 2020-2021 (33 estudantes bolsistas, sendo 19 bolsas CNPq/PIBIC Jr e 14 bolsas da Universidade Católica de Santos), apresentarão seus trabalhos. Como atividades multiplicadoras, os painéis depois de apresentados serão disponibilizados em ambiente virtual para divulgação dos mesmos para as comunidades escolares, garantindo a divulgação do trabalho em si e das iniciativas envolvendo Ciência, Tecnologia e Inovação, com foco no público alvo professores, coordenadores e diretores de escolas de Ensino Médio interessados em firmar novas parcerias para que se possa replicá-las, aproximando a Universidade do cotidiano escolar, de suas necessidades e seus anseios no tocante à Ciência e Tecnologia. Em resumo, frente à concepção apresentada, o evento terá caráter triplo: primeiro, trata-se de uma Feira de Ciências focada na aproximação e desenvolvimento de novos talentos do Ensino Médio e Técnico da Investigação Científica. A feira pretende catalisar e promover o interesse pelo desenvolvimento do pensamento sistemático e racional em diversas áreas do saber, servindo como um multiplicador. Para tanto, oferece-se a oportunidade a todas as Unidades de Ensino básico da região inscreverem trabalhos científicos no evento. O segundo caráter da Mostra Científica é o de conclusão dos trabalhos realizados nos Programas de Educação Científica (Expedição Científica) e de Iniciação Científica para o Ensino Médio desenvolvidos pela Universidade Católica de Santos junto às instituições parceiras nos moldes acima mencionados. O terceiro caráter da Mostra é a realização de Oficinas integrados ao Programa Expedição Científica, que também acontecem ao longo do ano e não somente na data da Mostra, dando continuidade ao ciclo dos programas como forma de concretizar a inclusão social pela ciência e tecnologia. A organização será realizada pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da Universidade Católica de Santos.
Instituição/UF/País:
Universidade Católica de Santos - SP - Brasil
Vigência:
Tue Jan 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Mauricio Marques Pinto da Silva
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
xvii jornada de iniciação científica para ensino médio
Resumo:
A VII Mostra Científica da Universidade Católica de Santos será organizada de forma a enquadrar-se na categoria municipal, tendo como público-alvo estudantes, professores e gestores do Ensino Médio das escolas públicas e privadas do Município de Santos e Região Metropolitana da Baixada Santista. Terá como princípio norteador a inclusão social pela ciência e tecnologia, a qual já é praticada na instituição por meio dos Programas de Educação Científica para o Ensino Médio, que incluem os Subprogramas Expedição Científica, Expresso Científico e MONU (Modelo das Nações Unidas), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, os Seminários do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI). Durante a VII Mostra, serão realizadas oficinas do Projeto Expedição Científica, inseridas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e, como evento principal, serão expostos, apresentados e avaliados painéis vindos das inscrições dos estudantes das escolas do Município de Santos e Região Metropolitana da Baixada Santista. Para garantir a cota mínima de 40 trabalhos, os participantes do Ciclo de Iniciação Científica para o Ensino Médio 2022-2023; assim como os trabalhos referentes às propostas do Ciclo 2021-2022 (27 estudantes bolsistas, sendo 19 bolsas CNPq/PIBIC Jr e 8 bolsas da Universidade Católica de Santos), apresentarão seus trabalhos. Como atividades multiplicadoras, os painéis depois de apresentados serão disponibilizados em ambiente virtual para divulgação junto às comunidades escolares, garantindo a divulgação do trabalho em si e das iniciativas envolvendo Ciência, Tecnologia e Inovação. A Mostra pretende catalisar e promover o interesse pelo desenvolvimento do pensamento sistemático e racional em diversas áreas do saber, servindo como um multiplicador, oferecendo a oportunidade a todas as Unidades de Ensino básico da região inscreverem trabalhos científicos no evento.
Instituição/UF/País:
Universidade Católica de Santos - SP - Brasil
Vigência:
Wed Dec 08 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Mauricio Marques Pinto da Silva
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
xix semana nacional de ciência e tecnologia 2022 - bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil / universidade católica de santos.
Resumo:
A XIX SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil / Universidade Católica de Santos. será organizada de forma a enquadrar-se na Linha B - Eventos de Abrangência Intermunicipal, tendo como público alvo estudantes, professores e gestores do Ensino Médio das escolas públicas e privadas da Região Metropolitana da Baixada Santista e estudantes de Graduação e Pós-Graduação da Universidade. A XIX SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA terá como princípio norteador a inclusão social pela ciência e tecnologia, a qual já é praticada em nossa instituição por meio dos Programas de Educação Científica para o Ensino Médio e para a Graduação, que incluem os Subprogramas denominados Expedição Científica e Expresso Científico, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para Graduação e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação para Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, além de Seminários do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI) e a Mostra Científica para o Ensino Médio (desde 2016). Como atividades específicas pertencentes à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, prevê-se a promoção de mesas-redondas e palestras relacionadas a temáticas propostas pelo presente edital, tais como: Tecnologias Convergentes e Habilitadoras, Ciências e Tecnologias Sociais e Economia e Sociedade Digital. Em resumo, frente à concepção apresentada, o evento se trata de uma Feira de Ciências focada na aproximação e envolvimento de novos talentos do Ensino Médio e Técnico da Investigação Científica, através do interrelacionamento e vivências com estudantes de Graduação e Pós-Graduação. Pretende-se catalisar e promover o interesse pelo desenvolvimento do pensamento sistemático e racional em diversas áreas do saber, servindo como um multiplicador, ampliado por ações do Programa de Educação Científica.
Instituição/UF/País:
Universidade Católica de Santos - SP - Brasil
Vigência:
Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Mauricio Paulo Ferreira Fontes
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
distribuição geoquímica, bioacessibilidade e risco potencial à saúde humana de elementos terras raras em solos da amazônia
Resumo:
O bioma amazônico possui uma das maiores diversidades de fauna e flora do mundo, localizado em uma área que abrange nove países, incluindo o Brasil. A Amazônia ainda tem grande parte de sua vegetação original preservada, contudo, nas últimas décadas pressões antrópicas de desmatamento e urbanização desordenada tem provocado alterações significativas em compartimentos do ecossistema amazônico, dentre eles o solo. Estudos preliminares têm demonstrado que as ações antrópicas têm modificado os teores de diversos elementos químicos de interesse danoso ao ambiente, o que torna real a possibilidade de que comportamento semelhante ocorra para os elementos terras raras (ETRs). Nos trabalhos internacionais têm demonstrado a ocorrência de incremento nos níveis de ETRs em função de variadas ações naturais e antrópicas, o que eleva os riscos à saúde associados a exposição dos seres vivos a esses elementos. Dessa forma, trabalhos que investiguem a distribuição dos teores elementos terras raras (naturais ou enriquecidos) e sua disponibilidade para os organismos vivos fazem-se necessários, especialmente na Amazônia. Assim, objetiva-se determinar os teores, avaliar a distribuição, mobilidade e estimar a bioacessibilidade dos ETRs (La, Ce, Pr, Nd, Pm, Sm, Eu, Gd, Tb, Dy, Ho, Er, Tm, Yb, Lu, Y e Sc) em solos da Amazônia. Amostras de solo serão coletadas tanto em ambientes naturais (sem ação antrópica) quanto em ambientes urbanos do Amazônia. As amostras erão caracterizadas mineralogicamente e serão determinados os teores semi-totais dos elementos através de digestão ácida pelo método EPA 3051a. A determinação da fração bioacessível será realizada através de simplified physiologically based extraction test (SBET), onde será simulado o acumulo de elementos na solução gástrica humana. Enquanto a mobilidade dos elementos será estimada por extração sequencial BCR. Posteriormente serão estimados os riscos à saúde humana (não carcinogênico e carcinogênico) por meio de equações matemáticas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
Mon Mar 28 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Mauricio Paulo Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fecinc - feira de ciências norte capixaba
Resumo:
A Fecinc é uma ação de capacitação em ensino e para o trabalho escolar associada a mostras de ciências e tecnologia que têm como objetivo a popularização da ciência através da divulgação de projetos Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática desenvolvidos preferencialmente por alunos do ensino básico. Nesse contexto, são desenvolvidas, além da feira de ciências, atividades como minicursos, mostras de vídeos científicos, palestras e portas abertas. Através de ações sólidas que influenciam a práticas docente e a qualidade do ensino pelo uso do método científico, a Fecinc espera despertar vocações que apresentem significativo impacto na formação de uma sociedade mais consciente de forma política, social e cultural. Estimulando a interação escola-comunidade e fortalecendo as parcerias escola-academia, a Fecinc já promove ações de capacitação de professores e estímulo estudantil em 9 municípios do estado.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
Mon Dec 28 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
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