Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Antonio Luiz Barbosa Pinheiro

Ciências da Saúde

Odontologia
  • avaliação da biocompatibilidade do exopolissacarídeo produzido pela lelliottia amnigena e suas aplicações nas ciências da saúde
  • A produção de exopolissacarídeos microbioanos (EPSs) tem chamado a atenção da indústria, devido às suas propriedades de retenção de água, emulsificante, espessante, gelificante e comportamento pseudoplástico de suas soluções, com aplicações nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética. Além disso, diversos expolissacarídeos de microrganismos desse gênero já foram descritos como tendo potencial medicinal para atividades anticarcinogênicas e anti-inflamatórias. A habilidade de produzir polissacarídeos existe em uma gama de organismos, tais quais: plantas, animais, algas, bactérias e fungos. O objetivo desse projeto é avaliar a biocompatibilidade do exopolissacarídeo produzido pela Lelliottia amnigena através de testes In Vitro e In Vivo. Utilizando a Espectroscopia Raman e Microscopia eletrônica de Varredura (MEV) para caracterizar o polímero produzido. Após a caracterização do biopolímero utilizado, o teste In Vitro avaliará os possíveis efeitos citotóxicos ocasionados pelo biomaterial em fibroblastos (MRC5), e o método colorimétrico MTT (brometo de [3-(4,5-dimetiltiazol-2yl)-2,5-difenil tetrazolium]) será utilizado para avaliar a viabilidade celular. A biocompatibilidade In Vivo será avaliada por meio da implantação do biopolímero no tecido subcutâneo de ratos. Análises histopatológicas da interface serão realizadas a partir de fragmentos coletados aos 3, 7, 14, 30 dias após a implantação. Primeiramente, o projeto será submetido ao Comitê de Ética na Utilização de Animais. O segundo momento (In Vivo), serão utilizados 48 ratos Wistar para a implantação de pastilhas de polímero e avaliação da reação dos tecidos ao redor do implante através da análise histológica.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Antonio Luiz Braga

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • síntese de heterociclos e seleno-heterocilclos biologicamente importantes, por processos mais verdes.
  • O projeto aqui apresentado envolve o desenvolvimento de metodologias sintéticas mais sustentáveis, utilizando catálise homogênea e heterogênea, fotocatálise, irradiação de micro-ondas e eletrocatálise, visando a preparação de diversas classes de heterociclos ou heterociclos contendo grupamentos organoselênio, com propriedades biológicas interessantes. Essas técnicas envolvidas em nossos estudos possuem características intrínsecas de sustentabilidade ambiental, tais como, diminuição de subprodutos, curtos tempos reacionais, economia atômica, economia de energia e ainda evitam, em muitos casos, o uso de reagentes oxidantes agressivos ao meio ambiente. A síntese de novas moléculas heterocíclicas por métodos modernos, especialmente em grandes quantidades e com aplicabilidade imediata como catalisadores, controladores de pragas na agropecuária e fármacos, é de grande relevância para o país. O desenvolvimento destes processos também pode gerar patentes, pois, de um modo geral, possuem duas grandes vertentes importantes de interesse econômico para as indústrias farmoquímicas: o desenvolvimento de novas metodologias ambientalmente mais limpas e a importância dos produtos reacionais obtidos. A produção destes insumos por processos mais sustentáveis do ponto de vista econômico e ambiental, além de desenvolver uma área de ponta, com alta tecnologia em Química Fina e Biotecnologia, tem potencial de absorver os profissionais altamente capacitados que estão sendo formados pelas Universidades Brasileiras na área de Química e afins. Além disso, evitaria os inúmeros problemas decorrentes da dependência de importação de materiais, tais como, variação cambial, diferenças regionais, judicialização da medicina, dentre outros.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Sat Dec 09 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Antonio Luiz Pinho Ribeiro

Ciências da Saúde

Medicina
  • telecardiologia e inteligência artificial
  • 1. As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. O eletrocardiograma (ECG) é um método de investigação do aparelho cardiovascular com valor diagnóstico e prognóstico, fácil realização e baixo custo, com grande utilidade clínica. 2. Um dos problemas relacionados à oferta de ECG para a população é a carência e a má distribuição dos especialistas em cardiologia, em especial nos países de média e baixa renda, como o Brasil e os paíises africanos de língua portuguesa. A Rede de Telessaúde de Minas Gerais (RTMG), coordenada pelo Hospital das Clínicas da UFMG, oferece exames de Tele-ECG e asssitência em tele-cardiologia em 1.300 municípios em todo Brasil, realizando mais de 6000 ECGs por dia. 3. A universalização da telecardiologia e o uso da inteligência artificial (IA) no auxílio da análise e no rastreamento de complicações cardíacas pode aumentar o acesso e a qualidade da assistência a saúde no Brasil, Angola e Moçambique. 4. O objetivo do projeto é desenvolver, adotar e implementar, no Brasil e em países africanos de língua portuguesa, soluções digitais para melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados cardiovasculares integradas ao sistema de saúde pública através de ferramentas de telessaúde, como o telediagnóstico, a tele-educação, a teleconsulta e a inteligência artificial (IA). 5. A plausibilidade do projeto é garantida pela experiência da equipe com IA em saúde e na implantação de assistência em telecardiologia no Brasil. 6. Será feita a implementação e avaliação de serviços de teleeletrocardiografia e teleconsulta em Angola e Moçambique; avaliação do treinamento online em telecardiologia e da satisfação do usuário; implementação e avaliação de um algoritmo de IA classificação automática de ECG e para reconhecimento de disfunção sistólica do ventrículo esquerdo em pacientes com doença de Chagas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Dec 26 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Antonio Luiz Pinho Ribeiro

Ciências da Saúde

Medicina
  • ai-ecg: aplicações da inteligência artificial ao eletrocardiograma
  • 1. As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. O eletrocardiograma (ECG) é um método de investigação do aparelho cardiovascular com valor diagnóstico e prognóstico, fácil realização e baixo custo, com grande utilidade clínica. A Rede de Telessaúde de Minas Gerais (RTMG), coordenada pelo Hospital das Clínicas da UFMG, oferece exames de Tele-ECG em 1.100 municípios em todo Brasil, realizando mais de 4000 ECGs por dia. 2. Um dos problemas relacionados à oferta de ECG para a população é a carência e a má distribuição dos especialistas em cardiologia. A telessaúde é uma alternativa de interesse para facilitar o acesso da população aos métodos diagnósticos, com potencial de reduzir custos. 3. Os sistemas convencionais de leitura automática do ECG têm acuidade limitada e experiência iniciais de nosso grupo apontam para melhor acuidade do diagnóstico com o uso de inteligência artificial (IA). 4. A hipótese do estudo é que um sistema automatizado de análise do ECG, baseado em algoritmos seguros e acurados, desenvolvidos por métodos de IA, poderia aumentar o alcance do diagnóstico das DCV pelo ECG, facilitando o trabalho médico e melhorando a qualidade e o acesso ao ECG em locais remotos. 5. Desenvolvemos, de forma preliminar, um algoritmo de IA para diagnóstico do ECG, utilizando-se da base da RTMG, que foi capaz de reconhecer 6 classes de anormalidades, com performance superior à de médicos não especialistas e estudantes. Desenvolvemos também um algoritmo para predição de novos episódios de fibrilação atrial (uma arritmia cardíaca) com excelente performance. 6. O objetivo é desenvolver, validar e implementar, utilizando IA, algoritmos para reconhecimento das anormalidades ECG clinicamente relevantes e para predição do prognóstico, com acuidade, segurança e transparência, para funcionamento em arquiteturas computacionais em nuvem e/ou sistemas embarcados em eletrocardiógrafos, computadores ou dispositivos móveis.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Dec 13 00:00:00 BRT 2022-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Antonio Luiz Pinho Ribeiro

Ciências da Saúde

Medicina
  • ia-ecg para o sus
  • 1. As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no Brasil. O eletrocardiograma (ECG) é um método de investigação das DCV com valor diagnóstico e prognóstico, fácil realização e baixo custo, com utilidade clínica. O uso da inteligência artificial aplicada ao ECG (IA-ECG) amplia as possibilidades de uso do método para fins de diagnóstico, rastreamento e predição das DCV e pode ser aplicado no SUS. . 2. As aplicações do IA-ECG incluem (a) a priorização na listas de espera do ecocardiograma, a partir de algoritmos que podem predizer quais pacientes apresentam alterações significativas ao ecocardiograma (eco); (b) estimar a idade biológica pelo AI-ECG (AI-ECG-idade), avaliando o risco de eventos CV e morte a partir da diferença entre o AI-ECG-idade e a idade cronológica; (b) predizer pelo AI-ECG o risco de desenvolver fibrilação atrial em pessoas com o ECG basal sem arritmia. 3. A universalização do uso da IA pode melhorar a eficiência dos sistemas públicos de saúde no Brasil, Angola e Moçambique. 4. O objetivo do projeto é desenvolver, adaptar, validar e implementar, no Brasil e em países africanos de língua portuguesa, soluções digitais baseadas em ferramentas de IA aplicadas ao tele-ECG com o intuito de melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados cardiovasculares integradas aos sistemas públicos de saúde. 5. A plausibilidade do projeto é garantida pela experiência da equipe com IA em saúde e na implantação de assistência em telecardiologia no Brasil. 6. Pretendemos: (a) desenvolver sistema de gestão de fila de espera para realização de ecocardiogramas no SUS, utilizando-se de AI-ECG para rastreamento do eco anormal, com implementação nas 5 regiões do país; (b) Avaliar a validade da idade ao IA-ECG como biomarcador de risco CV; (c) Avaliar a habilidade do AI-ECG em predizer o aparecimento da FA na população brasileira e de outros países.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Dec 19 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Antonio Medina Neto

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • produção, caracterização e aplicações de sistemas vítreos luminescentes e bioativos.
  • Nossa proposta é o estudo de sistemas vítreos co-dopados com íons terra-rara ou metais de transição e, sistemas biocompativeis e bioativos. No primeiro, o objetivo é a caracterização das propriedades luminescentes de materiais com alta eficiência de emissão no infravermelho próximo (NIR), com larga banda de emissão na região visível e com alta eficiência de transferência de energia, visando aplicações em comunicações ópticas, na obtenção de fontes de luz branca, com espectros comparáveis a iluminação natural e na busca de conversores espectrais de alta eficiência para sistemas fotovoltaicos. A eficiência destes sistemas é fortemente depende da composição da matriz e das condições de preparo. Efeito que está associado ao estado de oxidação dos dopantes, e sua interação com a vizinhança química. A larga banda de emissão os tornam candidatos promissores a utilização em fontes coerente (lasers) e de luz branca. Quanto à transferência de energia, apresentam conversão descendente de luz (downconversion), na qual a radiação na região UV-vis é absorvida e transferida a outros íons que apresentam grande emissão no NIR. Recobrindo a célula solar de Si com um vidro com downconversion podemos aumentar significativamente a produção de energia elétrica fotovoltaica. Quanto aos vidros bioativos, estudaremos vidros boratos, visando aplicações em implantes e regeneração de tecido ósseo, e restaurações e tratamentos odontológicos. Assim pretendemos otimizar as propriedades luminescentes e de transferência de energia pela variação na composição da matriz vítrea, concentrações de dopantes e das condições de preparação, obtendo materiais com maior eficiência de emissão, para aplicações em fontes de luz (coerentes ou luz branca) e conversores espectrais. Concomitantemente, fazer a substituição química de formadores ou modificadores de rede nos vidros bioativos, visando melhorar suas propriedades de regeneração de tecidos, e verificar sua potencialidade na cicatrização da pele.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Antonio Nelson Rodrigues da Silva

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • transporte 4.0: impactos na logística e mobilidade urbanas
  • As constantes e cada vez mais rápidas mudanças vivenciadas pela humanidade geram impactos nos padrões de deslocamentos de bens e pessoas. Isto ocorre tanto porque os padrões de viagens se alteram para atingir objetivos econômicos, sociais e ambientais que são dinâmicos, bem como porque novas tecnologias são desenvolvidas. Em certa medida, o transporte motorizado nasceu e se desenvolveu concomitantemente com a evolução da indústria. Por este motivo, os diferentes estágios da Revolução Industrial guardam um paralelo com o setor de transportes. A chamada versão 4.0 da indústria está fortemente associada a transformações decorrentes da adoção de novas tecnologias, que se combinam para deixar os processos produtivos mais automatizados e conectados. A associação de processos e máquinas a sensores e tecnologias digitais permite agilizar e aprimorar os processos de tomada de decisão, inclusive a partir do compartilhamento de grandes volumes de dados. Desta forma, os recursos tecnológicos que acompanham o que hoje se denomina Transporte 4.0 podem ampliar a eficiência operacional e agilidade nos processos internos e externos de gestão da logística e da mobilidade urbanas, trazendo maior transparência das informações e ações e, com isso, participação e inclusão social, além de otimização na gestão de recursos (humanos, financeiros, naturais, etc.). Para que isso efetivamente ocorra, no entanto, é preciso ainda um esforço considerável no sentido de preparar as cidades e os sistemas de transporte e mobilidade para que componentes básicos deste estágio de evolução (por exemplo, computação em nuvem, segurança e integração de sistemas e internet das coisas, só para citar alguns) sejam empregados de forma plena. Este esforço, foco desta proposta, é plenamente justificado pelos inúmeros e significativos benefícios que estas inovações podem trazer para os setores de logística e mobilidade urbanas, favorecendo potencialmente, de forma direta e indireta, milhões de cidadãos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Dec 13 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Antonio Nemer Kanaan Neto

Ciências Exatas e da Terra

Astronomia
  • equipamentos para planetário e observatório da ufsc
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Fri Dec 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Antonio Paulo Berber Sardinha

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • a internacionalização da produção científica brasileira nas ciências humanas, ciências sociais aplicadas e linguística, letras e artes fomentada por recursos pedagógicos online baseados em corpus
  • De 2015 a 2020, a produção científica brasileira cresceu 32,2%, deixando o Brasil em 13° lugar no ranking mundial, segundo o 1º Boletim Anual do OCTI: Panorama da Ciência Brasileira 2015-2020 (CGEE). Tal crescimento, no entanto, não foi acompanhado pelo aumento do impacto dos artigos nacionais. Embora saibamos que produzir textos acadêmicos em inglês seja uma tarefa árdua, especialmente para pesquisadores que não têm esse idioma como primeira língua, não publicar em inglês dificulta a disseminação do conhecimento científico produzido no país e reduz as chances de citação e de colaboração internacional (MENEGHINI; PACKER, 2007). Nesse contexto, chama a atenção a discrepância no volume de artigos publicados por diferentes áreas do conhecimento. Fato é que as Ciências Humanas, as Ciências Sociais Aplicadas e a Linguística, Letras e Artes estão entre as áreas que apresentam baixa participação na produção científica brasileira internacional. Este projeto, baseado na Linguística de Corpus, enfrenta o problema descrito, colaborando para o aumento do impacto da produção científica brasileira ao desenvolver recursos pedagógicos de acesso aberto, construídos a partir de padrões linguísticos das seções de artigos publicados em revistas de alto fator de impacto. Tem-se como objetivo geral descrever a linguagem convencional de artigos de pesquisa recentes (2013-2023) publicados em inglês em periódicos internacionais de alto impacto de três áreas-alvo: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. Ao fazer-se uso da Aprendizagem Direcionada por Dados (Data Driven Learning, em inglês), que consiste “no uso de ferramentas e técnicas da linguística de corpus para fins pedagógicos” (Gilquin, Granger, 2010, p. 359), espera-se como resultado, além da produção de textos mais convencionais, a formação de pesquisadores mais autônomos na busca de soluções para problemas que ocorrem durante o processo de produção da escrita acadêmica em inglês.
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP - Brasil
  • Sun Dec 18 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Antônio Ribeiro de Moura

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • efeitos da torção no transporte de spin em microtubos magnéticos
  • Nos últimos anos, a física da matéria condensada tem presenciado uma intensa corrida em busca de novas tecnologias baseadas no spin eletrônico. Enquanto correntes convencionais são obtidas por meio do transporte de cargas elétricas, uma corrente de spin é dada pelo transporte efetivo de momento angular (de spin). Em geral, nas correntes elétricas usuais, as populações de elétrons com spin positivo e negativo são iguais, resultando em uma corrente de spin nula, ao contrário da corrente elétrica spin polarizada. Além disso, é possível também transportar spin em isolantes magnéticos por meio da excitação de ondas de spin, que oferecem vantagens como a ausência de dissipação térmica. Por outro lado, correntes de spin em meios magnéticos sofrem difusão e se propagam apenas por curtas distâncias. Este problema é contornado por meio de correntes superfluidas de spin que permitem o transporte de spin por longas distâncias. Do ponto de vista teórico, a superfluidez de spin é semelhante aos conhecidos estados superfluidos de massa ou carga elétrica. Por exemplo, sabemos que uma corrente superfluida de spin só ocorre na presença de um gradiente de fase. Indo além das flutuações de baixa energia, temos as excitações de origem topológica como as paredes de domínio e vórtices magnéticos que, devido a sua estabilidade, têm sido consideradas para o processamento e armazenamento de dados em meios magnéticos. No trabalho proposto pretendemos estudar como a torção afeta o campo de spin na superfície de um microtubo. Cálculos iniciais demonstram que a torção gera deformações que podem resultar no gradiente de fase necessário para o transporte superfluido. Além disso, uma vez que a torção altera a dinâmica das paredes de domínio, semelhante ao caso já estudado de fios curvos, este estudo é de grande relevância para a comunidade. De modo a ampliar o alcance e robustez dos resultados, o trabalho será investigado dos pontos de vista teórico e experimental.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Wed Jan 10 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027