Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Angelo Maiolino

Ciências da Saúde

Medicina
  • saúde de precisão no contexto de cânceres hematológicos e doenças ósseas: o uso da citometria de fluxo multiparamétrica e de ômicas em nível de células únicas para o desenvolvimento de estratégias inovadoras de diagnóstico, monitoramento e tratamento.
  • Além do sistema hematopoiético, a medula óssea abriga o sistema esquelético/estromal, responsável pela geração das células que compõem o tecido ósseo e o estroma medular e instruem os processos de hematopoese e de manutenção/regeneração do tecido ósseo. Estudos recentes demonstram uma alta heterogeneidade de tipos e estados celulares neste compartimento, expondo a insipiência dos conhecimentos vigentes sobre suas funções, tanto em condições fisiológicas como patológicas. Isto se traduz em um obstáculo importante para o desenvolvimento de métodos diagnósticos e abordagens terapêuticas inovadoras e efetivas para doenças que acometem a medula e o tecido ósseo, como os cânceres hematológicos e as falhas de consolidação de fraturas. No entanto, aprimoramentos recentes nas metodologias de citometria de fluxo e de ômicas em nível de células únicas tem avançado o conhecimento científico sobre a função de células e tecidos, oferecendo insights valiosos para a compreensão de como alterações na função fisiológica possibilitam a iniciação e a progressão de doenças. Assim, o objetivo geral desta proposta é utilizar as metodologias de citometria de fluxo e de ômicas em nível de células únicas para desvendar como são reguladas, em nível celular e molecular, as funções das células do compartimento esquelético/estromal do microambiente medular, gerando conhecimento inovador para embasar o desenvolvimento de novos métodos diagnósticos, terapêuticos e de monitoramento com relevância para a prática clínica hematológica e ortopédica, que sejam mais eficazes, tenham reduzidos efeitos colaterais e menor custo para os sistemas de saúde. Além disso, objetivamos atuar como um centro de referência para a disseminação destes produtos, processos e/ou insumos para o complexo industrial da saúde, através de parcerias público-privadas, criando oportunidades econômicas, gerando empregos e investimentos na área de saúde.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Angelo Marcio de Souza Gomes

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • materiais magnéticos como alternativa mais eficiente em sistemas de condicionamento de temperatura
  • Materiais magnéticos quando submetidos à uma variação de campo magnético apresentam uma mudança em sua temperatura e este comportamento é devido ao efeito magnetocalórico (EMC). Este efeito é denominado ser direto quando o material magnético passa por uma variação positiva de campo magnético (dH>0) e tem sua temperatura aumentada (dT>0). O efeito inverso também pode ser observado em alguns materiais e, nesse caso, o material resfria com a aplicação de um campo magnético. O uso do EMC, na forma de um ciclo de magnetização isotérmica e desmagnetização adiabática, pode ser utilizado para se obter como resultado final a refrigeração. Neste projeto, serão estudados diferentes materiais magnetocalóricos, mas principalmente aqueles baseados em ligas de Heusler que se destacam entre os materiais magnetocalóricos devido ao efeito gigante que alguns destes podem apresentar, além da facilidade na sua fabricação. O potencial magnetocalórico de cada amostra será determinado através de medidas magnéticas e térmicas em campo de até 5T.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Dec 08 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Angelo Marcio de Souza Gomes

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo de ligas com metais terras raras para o desenvolvimento da tecnologia de refrigeração magnética
  • A refrigeração magnética é uma tecnologia que pode substituir com enormes vantagens o principal processo refrigeração atual que é baseado em ciclos de compressão e expansão de gases e que apresentam baixa eficiência energética e ainda trazem consigo questões ambientais tais como efeito estufa. Aproveitando-se do efeito magnetocalórico de materiais magnéticos é possível obter refrigeração com um menor custo de energia, pois o refrigerante é um material sólido e, também, com desprezível impacto para o efeito estufa. Para aplicação em refrigeração é necessário o uso de materiais magnéticos que apresentem um grande efeito magnetocalórico em uma ampla faixa de temperatura, o que só é possivel com uso de compósitos de diferentes materiais, e baixos campos magnéticos. Materiais magnéticos com elementos terras-raras geralmente tem elevada magnetização, o que faz deles potenciais candidatos a serem usados em um ciclo de refrigeração magnética. O estudo de ligas intermetálicas com elementos terras-raras permitirá identificar os melhores materiais magnéticos para as diferentes faixas de temperatura visando a aplicação em liquefação de gases e refrigeração doméstica. As ligas intermetálicas que serão estudadas são do tipo R6TM2Si3, onde R é um elemento terra-rara e TM um metal de transição e do tipo R(1-x)R'xTM2 (R,R' = rare-earth and TM = Al, Ni, Mn). As propriedades magnetocalóricas serão obtidas através de medições magnéticas e calorimétricas em função do campo magnético de até 5T.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Dec 08 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Angelo Polizel Neto

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • inteligência artificial para avaliação da qualidade de carcaça e carne bovinas para indústria da carne 4.0.
  • A proposta apresenta uma solução inovadora que entrega dados confiáveis sobre qualidade da carcaça e carne produzidas nos campos da Pecuária de Precisão, em que seus produtos – a carcaça e a carne bovina – serão avaliados por um sistema acurado, autônomo e imparcial, com um algoritmo de inteligência artificial aplicada à visão computacional ensinado a identificar e avaliar qualitativa as carcaças e carne por produzidas, fornecendo informações seguras, auditáveis, rastreáveis, transparentes e úteis a toda cadeia da carne bovina, lastreando a relação da indústria frigorífica com pecuaristas, uma vez que a classificação do acabamento é métrica de bonificação - que podem a chegar a 10% das carcaças, adição de até 500 reais/carcaça - em que o pecuarista terão informações de alta confiabilidade e precisão para poderem avaliar seus planos de investimentos, nutricionais e genéticos adotados na produção de precisão; mitigando a desconfiança, parcialidade e fragilidade na obtenção e gestão dos dados por visão humana. Para indústria frigorífica elevará a assertividade na avaliação da matéria prima, com dados mais acurados poderá monitorar mais sua eficiência operacional, realizar o correto direcionamento das carcaças conforme os padrões de mercado, reconhecer falhas ou desvio operacionais no fluxo industrial, em suma, elevar a gestão operacional com base confiável de dados, em nível de indústria 4.0, e adicionalmente ter informações confiáveis para informar e lastrear sua relação com os importadores, varejistas e consumidores mundiais. O escopo de classificação da carcaça pelo acabamento já recebeu apoios e prêmios que permitiram a ideia (TRL 1) avançar até demonstração prototipal (TRL7), agora precisará forte dessa aprovação para fase GO-TO-MARKET (TRL 8 e TRL9). O escopo de avaliação da carne se encontra em fase laboratorial e será avançado até TRL 7 e o quanto antes estará viável no mercado.
  • Universidade Federal de Rondonópolis - MT - Brasil
  • Sat Feb 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Jul 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ani Caroline Grigion Potrich

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • educação financeira para mudar realidades: proposição e análise de uma capacitação para professores da rede básica de ensino
  • Pessoas educadas financeiramente conseguem gerir melhor os recursos e maximizar o poder de compra, ajudando no combate à inflação. Neste cenário, a educação financeira entrou como um dos temas transversais que compõem a nova Base Nacional Comum Curricular. Assim, a partir da responsabilidade que as escolas terão de ministrar esse conteúdo específico, surge o questionamento acerca do preparo que os docentes possuem para trazer essa discussão para a sala de aula, dado que o sucesso das iniciativas de reforma educacional depende das qualificações e da eficácia dos professores. Diante disso, este projeto busca capacitar professores, tendo como objetivo ofertar, inicialmente, quatro turmas de uma capacitação em educação financeira de 40 horas, na modalidade presencial, para 520 professores da rede básica de ensino de Santa Catarina e, concomitantemente, avaliar como se comporta o nível de alfabetização financeira e autoeficácia docente ao longo do tempo em três momentos: pré-capacitação, pós-capacitação imediata e seis meses pós-capacitação. Com relação aos procedimentos metodológicos, este é um projeto de pesquisa quase-experimental que terá um grupo de 520 docentes capacitados e mais 520 docentes não capacitados como grupo de controle, utilizando estatística descritiva, testes de diferenças de média, modelagem de equações estruturais e análise multi-grupo, a fim de avaliar seis hipóteses de pesquisa e validar o melhor modelo do impacto da alfabetização financeira na autoeficácia docente, verificando ainda, se ocorrerá mudanças ao longo do tempo. Para a coleta dos dados, será utilizado um questionário estruturado contendo quatro blocos: experiência prévia, alfabetização financeira, autoeficácia docente e perfil do indivíduo. Com isso, tem-se a formação de multiplicadores da educação financeira, uma vez que os professores aplicarão os conhecimentos adquiridos em sala de aula, trazendo benefícios diretos para a atual sociedade e suas gerações futuras.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Aníbal Coutinho do Rêgo

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • processos tecnológicos de cultivos forrageiros integrados com a caatinga para estocar carbono, nitrogênio e mitigar a emissão de gases do efeito estufa
  • Processos de integração entre cultivos de lavoura, pecuária e floresta mitigam a emissão de gases de efeito estufa. A proporção de floresta relativa à área de cultivo forrageiro, além da espécie vegetal usada podem ser fatores que interferem nos padrões e mitigam a emissão de gases de efeito estufa principalmente em regiões semiáridas. Objetiva-se com o presente projeto avaliar processos tecnológicos para mitigar a emissão de gases do efeito estufa, acumular carbono no solo, produção de forragem e madeira, a partir de sistemas integrados. Para isso, será conduzido um ensaio em delineamento em bloco casualisados em esquema fatorial (3x3+1) com quatro blocos, onde serão avaliados o efeito de proporções lenhosas por meio de faixas no sistema (45, 30 e 15%) e das espécies forrageiras cultivadas (capim buffel, milheto e feijão guandu), além da vegetação nativa existente. A partir disso, serão avaliados: i) o fluxo de CH4, N2O e CO2 das áreas cultivas e da floresta nativa; ii) as variáveis de solo e clima que influenciam nas emissões; iii) emissões totais nos sistemas e na floresta; iv) o estoque de carbono e nitrogênio do solo, antes e após a implantação; v) a produtividade e estrutura das espécies forrageiras cultivadas; vi) a produção florestal da mata nativa; vii) o desenvolvimento de mudas nativas implantadas; viii) a viabilidade econômica de cada sistema integrado. Após avaliação dos resultados, espera-se produzir informações relevantes do processo tecnológico que viabilize o manejo de culturas forrageiras integradas no semiárido, auxiliando o produtor rural na tomada de decisões de cunho produtivo e ambiental.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Wed Jan 04 00:00:00 BRT 2023-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Anibal de Freitas Santos Junior

Ciências da Saúde

Farmácia
  • estratégias analíticas e (bio)farmacêuticas sustentáveis para o controle da qualidade de suplementos alimentares/novos alimentos alternativos, expostos ao consumo em formas sólidas orais
  • As metodologias propostas pelas Farmacopeias e outras agências para o controle de qualidade de suplementos alimentares/novos alimentos são, muitas vezes, inexistentes, pouco sensíveis e utilizam reagentes tóxicos. Para preencher estas lacunas, objetiva-se o desenvolvimento de estratégias analíticas e (bio)farmacêuticas sustentáveis, baseadas nos princípios da Química Verde, para a determinação de espécies químicas (inorgânicas e orgânicas) e controle de qualidade de suplementos alimentares/novos alimentos alternativos, disponíveis sob a forma de sólidos orais (cápsulas, comprimidos, etc.), contendo algas marinhas e cogumelos comestíveis. Pretende-se realizar prospecções para inovação de (bio)processos e (bio)produtos que apresentem aplicabilidade na resolução de problemas práticos, para estabelecer métodos analíticos eficientes e com baixa geração de resíduos, que possam ser facilmente implementados em rotinas de laboratórios industriais e de pesquisa. Estudos para tratamento de amostras, estimativa do teor total e da bioacessibilidade in vitro resultarão em informações importantes quanto aos aspectos químicos, nutricionais e toxicológicos. Técnicas cromatográficas (liquida e a gás), espectrométricas e hifenadas serão usadas para quantificação de espécies químicas de interesse. Estudos de dissolução das formas sólidas orais contendo estes suplementos serão investigados. Propõe-se a participação de estudantes de Pós-graduação, Graduação e Educação Básica, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados e conscientes, incentivando o uso da Química Verde e da sustentabilidade. Considerando a relevância do tema, são esperados impactos científicos, tecnológicos, socioeconômicos e ambientais relevantes, fortalecendo os indicadores de produção científica dos grupos de pesquisa envolvidos, visando integração da ciência (básica e aplicada) e da tecnologia com a política de desenvolvimento local, regional, nacional e internacional.
  • Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anielle Christine Almeida Silva

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • desenvolvimento de novos nanomateriais funcionais e estratégicos para aplicações médicas e dispositivos point of care
  • As propriedades dos nanomateriais podem ser influenciadas pelo tamanho e forma, mas a incorporação de íons de metais raras (Nd,Eu,Yb,Tb), metais de transição (Co,Fe,Ni,Mn, Cr) e outros metais como nióbio gera um sinergismo de novas e interessantes propriedades elétricas, ópticas, magnéticas e biológicas. O grupo apresenta experiência no desenvolvimento de nanomateriais com propriedades sintonizadas e com uso em ferramentas teranosticas e no melhoramento da sensibilidade de dispositivos eletroquímicos. Diante disso, este projeto visa desenvolver novos nanomateriais funcionais e estratégicos e aplicá-los na área médica e em dispositivos Point of Care. Este projeto visa, também, dar continuidade no desenvolvimento de novos nanomateriais no âmbito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A coordenadora deste projeto fez redistribuição da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a UFAL e conta com o apoio dos membros avaliadores em dar continuidade ao desenvolvimento de novos materiais estruturando o atual laboratório com equipamentos de médio porte, uma vez que a UFAL já realizou a construção de infraestrutura básica. Ressaltando, que com a colaboração já existente com grupos de pesquisa que trabalham com o desenvolvimento de dispositivos point of care e ensaios biológicos in vivo e in vitro, este projeto tem excelentes condições em ser realizado, como já demonstrado por meio de patentes e publicações. A inovação neste projeto é desenvolver novos nanomateriais funcionais em forma de pó, em solução e em filmes finos contendo elementos químicos estratégicos (terras raras, metais de transição, lítio, tântalo e nióbio) e aplicá-los como ferramentas teranosticas e em dispositivos point of care.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Tue Jan 17 00:00:00 BRT 2023-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anielson Barbosa da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • a influência de metodologias ativas de ensino na interação e no desenvolvimento das habilidades metacognitivas dos estudantes: uma abordagem multicultural
  • Os processos de aprendizagem no contexto da educação superior demandam a necessidade de mobilização de habilidades e competências dos estudantes, desenvolvidas a partir das experiências de formação, como também as vivenciadas no contexto profissional e social. Desenvolver competências é um processo que demanda o uso de metodologias ativas pelos professores, pois estimulam a integração entre a teoria e prática, a reflexão e a ação. No ambiente acadêmico, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades metacognitivas, que auxiliem no planejamento, execução, controle e avaliação das atividades, o que é essencial para o autoconhecimento e a regulação dos estados mentais, como também para enfrentarem os desafios e lidarem com as dificuldades da vida, incluindo os relacionamentos. Partindo do pressuposto que as metodologias ativas podem potencializar o desenvolvimento de competências, esta proposta objetiva analisar as implicações do uso de metodologias ativas na interação e no desenvolvimento de habilidades metacognitivas dos estudantes a partir de estudos multiculturais. A metodologia da pesquisa envolve o desenvolvimento de um estudo qualitativo, de levantamento de informações sobre o uso de metodologias ativas no cursos de Administração/Gestão nas instituições vinculadas ao projeto, o desenvolvimento de guias para aplicação de metodologias ativas e de roteiros de observação da operacionalização da metodologia em sala de aula pelos professores, como também um estudo quantitativo para avaliar as relações entre o uso de metodologias ativas, as habilidades metacognitivas e a interação dos estudantes na sala de aula. A proposta inova por desenvolver uma pesquisa em quatro países, o que pode ampliar o conhecimento sobre como os alunos aprendem e como os professores ensinam, uma vez que a variável cultural pode ter um efeito significativo na compreensão do fenômeno.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Sun Dec 10 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anita Maria da Rocha Fernandes

Ciências Agrárias

Agronomia
  • plataforma para o monitoramento da dinâmica e recomendação de controle de populações de plantas daninhas
  • As plantas daninhas acarretam redução na produção das culturas, além da depreciação dos produtos colhidos. O controle de plantas daninhas ocorre majoritariamente pela aplicação de herbicidas, em área total, considerando as populações das espécies na área antes do plantio ou emergidas após implantação da lavoura. Os métodos de amostragem de populações, a identificação e análise destas utilizando ferramentas da agricultura digital, como drone, aprendizado de máquina, modelos preditivos permite agilidade no processo e reduz custos. A dinâmica populacional das plantas daninhas é função das variáveis solo, planta, clima e manejo. Em sistemas integrados, como integração lavoura pecuária, o aparecimento das invasoras relaciona-se com as práticas agrícolas na lavoura anterior ou mesmo é função da alteração no regime hídrico que pode acarretar insucessos na implementação ou condução da cultura e, consequentemente, na dinâmica das plantas daninhas. A análise destas variáveis descreve o comportamento de cada espécie e permite ajuste de modelos preditivos. Para isto, utiliza-se banco de dados das populações das espécies nas áreas de cultivo e de pastagem ao longo do tempo, visão computacional para análise das imagens de pastagens com as plantas daninhas e algoritmos de aprendizado de máquina para análise dos dados fito sociológicos. Neste sentido, este projeto propõe o uso de uma plataforma para coleta, armazenamento dos dados de plantas daninhas, dados ambientais, de imagens de pastagens coletadas por drones, e que os analise por visão computacional e sob a ótica dos modelos de aprendizado de máquina. Estes modelos para auxiliar no monitoramento da dinâmica das plantas daninhas, prever aparecimento e desaparecimento de espécies de plantas daninhas, e a partir daí, ter subsídios para gerenciar a recomendação e aplicação racional de herbicidas.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026