Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Rubem Toledo Bergamo

Outra

Multidisciplinar
  • semana nacional de ciência e tecnologia - snct 2022
  • O presente projeto destina-se à captação de recursos para organização da 6ª Mostra Científica Cultural do IFSC (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina) - câmpus São José, em conjunto com a realização da nossa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2022, que se realizará entre os dias 24 e 27 de outubro de 2022. Tratam-se de eventos frequentes no câmpus São José, com um papel importante na divulgação científica de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação desenvolvidas nas diversas áreas de atuação do câmpus, mobilizando as comunidades interna e externa.
  • Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 15/09/2022-31/03/2023
Foto de perfil

Rubenita Barros Soares

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • v semana municipal de ciências e tecnologias de paço do lumiar educação para o consumo ético e sustentável: a independência do brasil é construída a cada dia, por todos nós!
  • O que se observa dos fatos históricos, acerca da independência do Brasil, é que todo processo de melhoria e de transformação demanda tempo. E assim acontece também com vários outros assuntos. Partindo-se do pressuposto de que a independência do Brasil é construída a cada dia com nosso compromisso por uma educação melhor e mais igualdade social, iremos no ater a um tema específico para ser trabalhado na nossa V Semana Municipal de Ciências e Tecnologias -SMCT, que versará sobre a Sustentabilidade. Esse é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. O conceito de sustentabilidade é fundamental para entender a sustentabilidade. Ele é baseado na união dos três focos mais afetados: ambiente, sociedade e economia. Para que a sustentabilidade se torne uma realidade, é preciso que as três áreas sejam consideradas em conjunto e as medidas criadas devem abranger todos esses interesses. A aplicação de estratégias e ações sustentáveis é de extrema importância para garantir uma melhor qualidade de vida da população. Pensando nisso, estamos organizando uma programação com as seguintes atividades: oficina de pneus, oficina de garrafas pets, oficina de construção de biodigestor, minicurso de como fazer compostagem para diminuir os resíduos orgânicos e produzir fertilizantes naturais; minicursos sobre reciclagem e coleta seletiva do lixo, palestras sobre sustentabilidade e sobre o meio ambiente em geral, aleém de exposição de mudas de plantas, e de livros acerca da temática do evento.
  • Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar - MA - Brasil
  • 19/09/2022-31/03/2023
Foto de perfil

Rubens Caram Junior

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • manufatura aditiva de ligas metálicas de processamento complexo
  • A manufatura aditiva é reconhecida como um dos principais pilares da indústria 4.0, englobando técnicas em que há sucessiva adição de material, na forma de camadas, para a obtenção de um produto final. Quando se trata de materiais metálicos, a técnica de fusão em leito de pó por feixe de laser (L-PBF) assume papel de destaque, com potencial demonstrado de forma ampla, especialmente na produção de peças com geometrias complexas. Nessa técnica, pós metálicos são fundidos seletivamente por um laser de alta energia, camada por camada, até a obtenção da peça projetada. Embora muitos metais puros e ligas já tenham sido processados com sucesso por meio dessa tecnologia, ainda há limitações e falta de informação acerca de muitas outras composições. Por isso, neste projeto, a manufatura aditiva por L-PBF de materiais metálicos de processamento complexo será avaliada. Em particular, duas classes de metais serão foco do estudo. No primeiro caso, ligas de Ti-Nb, que são materiais promissores para implantes ortopédicos/dentários, serão processadas a partir de seus pós elementares. As diferenças físico-químicas entre o Ti e o Nb, como as distantes temperaturas de fusão, fazem com que a formação in-situ dessas ligas seja complexa e, muitas vezes, observa-se a falta de fusão do Nb, comprometendo de forma deletéria as propriedades finais. No segundo caso, ligas de Cu, utilizadas em trocadores de calor, por exemplo, são de difícil processamento pela sua baixa absortividade do feixe de laser e alta condutibilidade térmica, fatores que dificultam a formação da poça de fusão. Portanto, para se obter um produto final com alta consolidação e microestrutura favorável às propriedades desejadas, é necessário entender com profundidade a processabilidade dessas ligas. Para tal, as janelas de processamento serão determinadas a partir da variação dos parâmetros de processamento e da correlação com a consolidação, microestrutura e propriedades mecânicas obtidas.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Rubens Lichtenthäler Filho

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • produção de feixes de núcleos exóticos.
  • Núcleos fora do vale de estabilidade apresentam, em alguns casos, propriedades bastante diferentes das propriedades do núcleos encontrados ao longo do vale de estabilidade. As energias de ligação dos núcleos estáveis são da ordem de 7-8 MeV enquanto que núcleos fora da linha de estabilidade podem ter energias de ligação abaixo de 1 MeV e em alguns casos da ordem de centenas de keV. Isso faz com que núcleos exóticos tais como 6He, 11Li, 11Be, 8B e outros se dissociem facilmente em colisões com alvos estáveis. Núcleos exóticos leves se dissociam em aglomerados de partículas (clusters), normalmente envolvendo uma partícula alfa, ou um núcleo mais estável, e um ou mais nucleons. Essa estrutura de cluster dá origem a mecanismos de reação direta muito mais intensos do que os encontrados na colisão de núcleos estáveis como o breakup e reações de transferência, com secções de choque comparáveis à fusão nuclear. Muitos destes processos podem ter implicações no processo de fusão nuclear, com consequências na astrofísica nuclear e na síntese dos elementos em explosões de supernovas. O sistema RIBRAS (Radioactive Ion Beams in Brasil) instalado no Instituto de Física da USP de São Paulo, é o único equipamento no Brasil e na América Latina, capaz de produzir feixes secundários de núcleos fora da linha de estabilidade. Desde sua instalação em 2004, tem sido produzidos feixes de núcleos exóticos leves como o 8Li, 6He, 8B, 7Be e outros. O sistema RIBRAS consiste em dois solenoides supercondutores que selecionam e focalizam o feixe secundário produzido pela colisão do feixe primário do acelerador Pelletron da USP com alvos estáveis. O estudo de reações diretas e fusão nuclear envolvendo projéteis exóticos é um tema de fronteira na física nuclear de baixas energias. Neste projeto propomos a medida de espalhamento e reações nucleares envolvendo projéteis exóticos. Estas medidas deverão fornecer novas informações sobre o mecanismo de reação e fusão nuclear em sistema exóticos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Rubens Maribondo do Nascimento

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • saúde e biodiversidade como elementos de consolidação da pós-graduação e desenvolvimento regional
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 09/01/2020-09/01/2025