Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marco Antonio de Avila Zingano

Ciências Humanas

Filosofia
  • grupo de pesquisa em filosofia antiga
  • O projeto (em anexo) visa a constituir um grupo de pesquisa e discussão acadêmica em filosofia antiga, em quatro eixos: (i) um seminário de pesquisa contínuo, que regrupa todos os pesquisadores em torno de textos de filosofia antiga; (ii) a organização de um colóquio sobre a Metafísica de Aristóteles; (iii) a manutenção do Consortium in Ancient Philosophy, do qual participam também Princeton University e Universidad Panamericana, e (iv) realização de seminários de pesquisa sobre temas específicos em filosofia antiga. Trata-se da constituição de um grupo de pesquisa para fomentar e difundir em meio acadêmico os estudos clássicos. O grupo trabalha em reuniões periódicas semanais e visa a preparar edições, traduções e comentários de textos clássicos em filosofia antiga. Possui igualmente uma perspectiva de análise filológica cuidadosa dos textos, que serve de base para a análise filosófica das teses neles contidaS.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marco Antônio Escher

Outra

Divulgação Científica
  • acessibilidade e inovação tecnológica no centro de ciências da ufjf
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • Fri Dec 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marco Antonio Nogueira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • uso de inoculantes na recuperação de pastagens: efeitos na forragem, na qualidade do solo e nas emissões de gases de efeito estufa
  • O Brasil tem mais de 180 milhes de hectares (Mha) de pastagens, 70% em algum grau de degradação, com baixa capacidade de suporte animal. A recuperação destas áreas e amento da eficiência podem disponibilizar mais de 30 Mha para outras atividades, como a produção de grãos. Estratégias como a Integração lavoura-pecuária (ILP) são fundamentais para a recuperação de pastagens pois, além de contribuir economicamente para o produtor e consumidor, também são benéficas para o ambiente. Microrganismos promotores de crescimento de plantas têm sido usados em inoculantes para aumentar a eficiência da recuperação de pastagens, pois podem auxiliar no aumento da eficiência de uso de nutrientes na reforma, sobretudo os mais onerosos e com maior impacto ambiental, como os nitrogenados, mas também os fosfatados e potássicos, que no conjunto são 80% importados. Assim, os inoculantes podem aumentar a eficiência de uso de nutrientes contribuir para o sucesso da recuperação de pastagens e diminuir emissões de gases de efeito estufa (GEE) como óxido nitroso, pelo aumento da eficiência de uso do N. Podem, ainda, diminuir as emissões metano e o próprio gás carbônico pela melhoria da qualidade do solo graças ao aporte de biomassa aérea e raízes, favorecendo a estocagem de carbono. Embora recentemente tenham sido lançados inoculantes para pastagens, a busca por isolados mais eficientes em promover o crescimento de plantas de maneira multifuncional, por exemplo, para a nutrição e redução de estresses, como a seca, são cada vez mais almejados. Esse projeto objetiva avaliar a eficiência de novos isolados de bactérias promotoras de crescimento de plantas sobre o estabelecimento de forrageiras usadas na recuperação de pastagens em diferentes regiões do país e mensurar os índices de melhoria relacionados à própria forrageira, à qualidade do solo e à diminuição das emissões de GEE, esta última monitorada por uma metodologia simples e de baixo custo a ser validada nas áreas de estudo.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - PR - Brasil
  • Tue Jan 09 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Marco Antonio Oliveira de Azevedo

Ciências Humanas

Filosofia
  • bem-estar e qualidade de vida de pessoas com a cognição e/ou autonomia gravemente comprometidas
  • Cuidar de pessoas portadoras de doenças e transtornos crônicos é um dos objetivos fundamentais na área da saúde. Isso é particularmente complexo no caso de doenças que afetam significativamente capacidades que consideramos essenciais para viver uma vida com a qualidade e bem-estar. Como é viver com tais incapacidades profundas? Nos últimos 50 anos, houve um crescente interesse em temas sobre bem-estar, saúde e relacionamentos pessoais sobre questões acerca da igualdade e justiça. Neste projeto, pretendemos estudar como compreender a qualidade de vida e o bem-estar de pessoas acometidas por doenças neurológicas que afetam profundamente as capacidades intelectuais e/ou motoras. Como avaliar o bem-estar, a pessoalidade e a personalidade, de crianças que não passam pelos ciclos de vida “normais”? E quanto às que sofrem limitações à agência, como as crianças com AME: como entender suas vidas a partir de seu próprio ponto-de-vista evitando os vieses de avaliações em terceira-pessoa? Qual a função desses pontos-de-vista nas avaliações comparativas para estabelecer prioridades em políticas públicas? A pesquisa envolve três tipos principais de investigação: uma revisão sistemática de escopo, estudos de casos e investigações conceituais guiadas pela filosofia. A hipótese principal é que as abordagens tradicionais falham em não capturar como essas pessoas compreendem como é viver bem sob suas circunstâncias. Estudos de casos poderão mostrar se há ou não discrepâncias entre como profissionais e gestores avaliam a qualidade de vida e como os próprios pacientes ou seus familiares percebem e compreendem suas condições pessoais e limites. Estudos teóricos buscarão respostas sobre como descrever melhor o bem-estar e a qualidade de vida do ponto-de-vista das próprias pessoas, buscando conceitos não-comparativos. Para tanto, será buscaremos um equilíbrio reflexivo conceitual entre os pontos-de-vista em terceira pessoa e os pontos-de-vista acessados em segunda pessoa.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marco Antônio Schiavon

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento e inovação em semicondutores nanocristalinos coloidais aplicados em sistemas de conversão de energia
  • Neste projeto, será dada continuidade à linha de pesquisa em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa em Química de Materiais da UFSJ envolvendo rotas sintéticas coloidais, em meio aquoso e orgânico, de pontos quânticos eco-amigáveis no sistema CIS: CuInS2, CuInSe2, CIS/ZnS, AgInS2 e AgInS2/ZnS. Além disso, serão estudadas rotas de síntese e caracterização de pontos de carbono (carbon dots) e pontos quânticos inorgânicos de perovsquitas, do tipo CsPbX3 (em que X é um haleto), cujas excelentes propriedades tem merecido destaque na literatura. Todos estes materiais serão usados na fabricação de células solares, de modo isolados ou combinados, buscando sinergia em processos envolvendo cossensibilização e transferência eletrônica em cascata. As Células solares serão preparadas a partir de substratos nanoestruturados de TiO2, em escala de laboratório, visando aumentar as eficiências de conversão das células solares preparadas a partir desses materiais. A síntese das nanopartículas aqui propostas é justificada, tanto do ponto de vista químico, em relação à rota de síntese, quanto do ponto de vista tecnológico, visando a obtenção de materiais livres de matrizes, com ligantes de superfície adequados para as mais diversas aplicações tecnológicas. A aplicação dessas nanopartículas em células solares tem se tornado objeto de estudo de vários grupos de pesquisa no mundo pois as células solares de pontos quânticos atingiram 18,1% de rendimento de conversão solar, enquanto as de perovskitas atingiram 26,1%, em 2023, de acordo com o NREL. Nos últimos anos, viu-se avanços conceituais e tecnológicos rápidos em vários aspectos de células solares à base de pontos quânticos, e diversas possibilidades, que os materiais aqui propostos podem oferecer. Além disso, prevê-se um amplo espaço para o desenvolvimento e avanços nesta área, envolvendo reações fotoeletroquímicas com pontos quânticos, uma vez que estes sistemas tem sido usados para reações de fotocatálise e geração de hidrogênio verde.
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026