Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Júlio César Fabris

Ciências Exatas e da Terra

Astronomia
  • estudos em astrofísica, cosmologia e gravitação
  • O presente projeto possui foco principalmente teórico em diversos tópicos de pesquisa nas áreas de Astrofísica, Cosmologia e Gravitação, conforme detalhados abaixo. Astrofísica de objetos compactos, como buracos negros e estrelas de nêutrons. Especificamente, estudos da estabilidade clássica e quântica de buracos negros, dinâmica da fusão de um sistema binário de buracos negros e consequente produção de ondas gravitacionais, relevância da observação das ondas gravitacionais, seja para a cosmologia seja como teste de teorias gravitacionais. Energia escura descrita como extensões da Relatividade Geral, ou modelada como componente material caracterizada por viscosidade ou interação no setor escuro. Cosmologia primordial e paradigma inflacionário: extensões do modelo inflacionário de Starobinsky. Cosmologia quântica e cosmologia de ricochete. Estudos de teorias alternativas da gravitação e assinaturas observacionais em diferentes escalas. Análises pós-Newtonianas e formalismos parametrizados. Aspectos quânticos da gravidade. Soluções clássicas de buracos negros em teorias modificadas da gravitação. Peculiaridades de campos quânticos no espaço-tempo curvo de um buraco negro. Soluções do tipo buraco negro em relatividade geral e teorias modificadas da gravitação, estudo de sua estabilidade, análise de suas propriedades clássicas e quânticas. O projeto envolve também diversas atividades de divulgação científica e difusão do conhecimento científico através de organização de conferências e escolas avançadas.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Júlio César Mistro

Ciências Agrárias

Agronomia
  • desenvolvimento de cultivar clonal de café arábica com baixos teores de cafeína
  • A demanda por café com baixo teor de cafeína vem aumentando nos últimos anos, principalmente por consumidores que desejam ingerir a bebida ao longo do dia e início da noite, reduzindo, assim, o risco de insônia. O teor médio de cafeína no café arábica (Coffea arabica) é de 1,2% e no café de baixa cafeína entre 0,11 e 0,60%. O programa de melhoramento clássico do IAC para cafeeiros com menos de 0,60% de cafeína conta com significativo número de indivíduos F3 já selecionados para esta característica, aliada a produtividades estimadas acima de 25 scs/ha. Entretanto, essas plantas ainda não foram avaliadas para a reação ao estresse hídrico. Para que se possa antecipar em 25 anos a liberação de uma cultivar com este perfil, uma vez que o processo habitual leva cerca de 50 anos, propõem-se lançar mão da propagação vegetativa por estaquia, apropriada para gerações segregantes, e viável para o arábica. Tomando-se por base um experimento instalado em Campinas, composto por 35 tratamentos em blocos ao acaso, quatro repetições e cinco plantas por parcela, propõem-se: i) aplicar adubação após a poda a fim de favorecer a brotação; ii) avaliar diferentes composições de substrato a fim de verificar o mais eficiente na promoção do enraizamento das estacas, aumentando assim o número de mudas; iii) avaliar as respostas dos genótipos quanto ao estresse hídrico; iv) reanalisar os teores de cafeína nas plantas a serem clonadas. Espera-se que os clones selecionados apresentem concomitantemente baixos conteúdos de cafeína, boas produtividades e, possivelmente, certa tolerância ao estresse hídrico. Pretende-se instalar dois experimentos regionais com as mudas clonais obtidas neste projeto, a fim de validar e registrar a futura cultivar clonal de baixo teor de cafeína.
  • Instituto Agronômico de Campinas - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Júlio César Teixeira

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação de linfócitos que infiltram tumores, proteína de morte celular programada 1 e seus ligantes 1 e 2 em neoplasias de corpo de útero
  • 1 As neoplasias malignas de corpo de útero (carcinomas de endométrio e sarcomas) estão entre os cânceres ginecológicos mais comuns e estão aumentando. A limitação da classificação histopatológica atual tende a ser corrigida pela avaliação biomolecular e genética dos tumores, mas depende de tecnologia e investimentos. 2 A avaliação patológica e biomolecular de fatores imunológicos pode indicar se os mecanismos de defesa favorecem uma resposta pró ou antitumoral. Vários imuno-marcadores moleculares potenciais estão em investigação. 3 A expressão das proteínas PD-1, PD-L1 e PD-L2 e dos “linfócitos que infiltram tumores” (TIL) começam a ser indicados na prática de alguns países, mas ainda não estão estabelecidos em neoplasias uterinas. 4 Estudar o padrão de apresentação de TIL, dos tipos de linfócitos e a expressão de PD-1, PD-L1, PD-L2 tem potencial de personalizar o prognóstico de neoplasias malignas de corpo uterino. 5 Algumas terapias alvo focadas na resposta imune da interação tumor-hospedeiro estão sendo aprovadas para utilização, inclusive no Brasil. Criar estratégias para identificação de possíveis neoplasias uterinas sensíveis e de pessoas que possam se beneficiar destas terapias é crucial para contrapor os altos custos atuais. 6 Nesse estudo serão investigados o padrão de apresentação de TIL, alguns tipos linfocitários e a expressão de PD-1, PD-L1, PD-L2 em comparação com às características histopatológicas já disponíveis. Serão avaliadas as correlações entre os marcadores com a resposta terapêutica, recorrência e sobrevida. Esta tecnologia de triagem precisa ser testada e avaliada para que seja possível sua utilização de forma racional.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Júlio Cézar Fonseca de Melo

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • guia de melhores práticas para idealização, desenvolvimento e validação de dispositivos médicos no brasil
  • A sociedade vem demandando, cada vez mais, por soluções que atuem na melhoria da saúde e do bem-estar. Esse fato estimulou a adesão de dispositivos médicos que possam contribuir para a melhoria dos hábitos da população, impulsionando o mercado mundial e nacional desses produtos. Nesse prisma de avanço das tecnologias aplicadas à saúde, o Ministério da Saúde, por meio da portaria GM/MS Nº 1.768, de 30 de julho de 2021, aprovou a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS) que tem como diretrizes: a “realização de análise de custo-benefício para a adoção de monitoramento remoto das condições de saúde de pacientes crônicos por meio de dispositivos vestíveis inteligentes” e a promoção do “engajamento do usuário como protagonista da sua saúde”. Nesse contexto, os dispositivos de saúde se apresentam capazes de auxiliar no monitoramento desses pacientes crônicos, além de incentivar o engajamento do próprio paciente ao apresentar de forma intuitiva, com interface funcional, seus dados de saúde para acompanhamento. Por outro lado, o processo de Avaliação de Tecnologia em Saúde - ATS é rodeado de incertezas, principalmente quando se está a avaliar métodos e aplicações com um alto grau de novidade, para fins de internalização ao tratamento do serviço público de saúde em larga escala. Esse processo demanda um investimento com a qualificação de recursos humanos e de pesquisa na construção de métodos, modelos e manuais para orientar quanto às análises críticas que devem ser realizadas pelas autoridades reguladoras no que tange à ATS. Assim, o projeto compreende a elaboração do Guia de melhores práticas para análise crítica dos requisitos para idealização, desenvolvimento e avaliação dos dispositivos médicos no Brasil, para apoiar no processo de Avaliação de Tecnologia em Saúde - ATS. Com isso, espera-se com a Guia de melhores práticas para análise crítica dos requisitos para idealização, desenvolvimento e avaliação dos dispositivos médicos no Brasil.
  • MIL TECNOLOGIA E INOVACAO DO BRASIL LTDA - ES - Brasil
  • Tue Jul 26 00:00:00 BRT 2022-Wed Jul 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Julio Cezar Mairesse Siluk

Engenharias

Engenharia de Produção
  • sistemas de mensuração de desempenho para a gestão do desenvolvimento de mercado em áreas estratégicas
  • A avaliação de desempenho está voltado para o desenvolvimento de sistemas de mensuração capazes de medir a eficiência e eficácia de atividades organizacionais. Essas atividades impactam diretamente na competitividade de negócios que é intensificada pelas mudanças no comportamento da sociedade e consequentemente nas transformações que ocorrem relativas às demandas de mercado. Os indicadores de desempenho, por sua vez, são variáveis de monitoramento que auxiliam na tomada de decisão e na elaboração de planos de ação, de modo que exercem importante função no desempenho de companhias ou de setores. Desse modo, este projeto possui como objetivo geral desenvolver modelagens de mensuração de desempenho para gestão da competitividade das diferentes etapas do desenvolvimento de mercados em áreas estratégicas como, setor industrial e setor de energia elétrica nacional. Com abordagem qualitativa e quantitativa o estudo atingirá seu resultado desenvolvendo as etapas metodológicas delineadas no presente projeto com o intuito de atingir uma maior concepção dos elementos que motivam a competitividade. Além de publicitar os resultados obtidos, o presente projeto conta com apoio e parceria de pesquisadores de Instituições de Ensino Superior para o fortalecimento das ações no desenvolvimento de sistemas de mensuração de desempenho inovadores e facilitadores na solução de problemas no processo de tomada de decisão.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Tue Feb 15 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Julio Elias Normey Rico

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • controle avançado e otimização para sistemas de energia renovável com armazenamento de hidrogênio
  • A geração eficiente e o consumo balanceado de energia, assim como o uso de fontes renováveis, são fatores relevantes para o desenvolvimento sustentável. Dentro da área de energias renováveis, este projeto se orienta à produção de hidrogênio (H2) a partir de fontes de energia renovável e à otimização da sua utilização em microrredes. A utilização de energias renováveis para a produção de H2 possibilita a projeção deste combustível para um futuro sustentável. Além disso, a inserção do H2 em microrredes permite flexibilizar seu sistema de armazenamento, o que tem como consequência um aproveitamento mais eficiente da energia produzida. Os fatores que mais favorecem o desenvolvimento de tecnologias para este tipo de sistemas são o baixo impacto ambiental e a abundância de recursos energéticos renováveis do Brasil. Existe um grande potencial para a utilização de hidrogênio nas microrredes, mas a operação desses sistemas é complexa, devido à variabilidade das fontes de energia renovável e da carga. Assim, o uso de estratégias de controle e otimização avançadas é importante para maximizar a eficiência desses sistemas e torná-los mais competitivos em relação aos combustíveis fósseis. Ainda, uma vez desenvolvidas conceitualmente, as estratégias de controle e otimização devem ser implementadas em plataformas de hardware específicas e utilizando algoritmos rápidos e eficientes, que cumpram com os requisitos de tempo real da microrrede. Assim, este projeto propõe: (i) desenvolver um protótipo nacional para geração de hidrogênio renovável baseado na tecnologia da eletrólise da água; (ii) elaborar estratégias de controle e otimização para uma microrrede com múltiplos vetores energéticos renováveis e cargas controladas e não controladas; (iii) desenvolver um sistema com hardware e software específico para o controle e otimização da microrrede; (iv) divulgação dos resultados em veículos especializados e motivar o setor industrial brasileiro para explorar os resultados do projeto.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Julio Elito Junior

Ciências da Saúde

Medicina
  • tratamento conservador da gravidez ectópica na cicatriz da cesárea com injeção local de metotrexato guiada por ultrassonografia transvaginal versus quimioembolização via artéria uterina: estudo prospectivo randomizado.
  • A gravidez ectópica é a principal causa de morte materna no 1º trimestre da gestação. A localização mais frequente é a tubária (92%) e as não tubárias (cicatriz de cesárea, cervical, intersticial, ovariana e abdominal) representam 8% dos casos. A gravidez ectópica na cicatriz de cesárea (GECC) apresentou aumento nos últimos anos devido o excesso de cesarianas realizadas. É uma condição que acarreta morbi/mortalidade materna. A infiltração do trofoblasto na parede uterina na cicatriz da cesárea pode ocasionar ruptura uterina no 1º trimestre da gravidez.O tratamento é a histerectomia que compromete o futuro reprodutivo.Os tratamentos conservadores descritos são a curetagem, histeroscopia, tratamento com metotrexato (MTX) ou a embolização das artérias uterinas. A presença de embrião vivo é fator de insucesso para o tratamento sistêmico com MTX.A injeção de MTX guiada por ultrassonografia (US) transvaginal apresenta melhores resultados. Apesar de existirem várias opções de tratamento para GECC, ainda não existe consenso na literatura. A hipótese de avaliar se o tratamento conservador com injeção local de MTX guiada por US transvaginal e a quimioembolização das artérias uterinas são eficazes e seguros na resolução da gravidez ectópica, com baixo risco de sangramento e manutenção do útero. Até o momento não foi realizado estudo com este desenho neste subgrupo da GECC.O objetivo deste estudo é comparar a eficácia do tratamento conservador nos casos de GECC com embrião vivo por duas técnicas diferentes de tratamento: injeção local de MTX guiada por ultrassonografia transvaginal e a quimioembolização da artéria uterina. Nas abordagens cirúrgicas como a curetagem, o risco de insucesso devido a hemorragia é aumentado frente a presença de embrião vivo. As técnicas que serão utilizadas apresentaram resultados favoráveis em série de casos, no entanto, existe a necessidade de estudo randomizado com maior casuística que trará evidências científicas para o tratamento da GECC.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Júlio Neil Cassa Louzada

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • hiperfrag: ecologia e conservação em paisagens hiper-fragmentadas da mata atlântica sob uma perspectiva multitaxa
  • Estudos sobre os efeitos da fragmentação/substituição de florestas tropicais sobre a biodiversidade são centrais na ecologia. Estes dois processos são os responsáveis tanto pela perda quando pela introdução de espécies em nível de paisagens. Os múltiplos fatores que afetam tanto as espécies nativas quanto as pragas/invasoras atuam de maneira sinérgica, podem se manifestar em cascatas de efeitos e serem afetados pelo grau de fragmentação do sistema. Pouco se conhece sobre sua atuação em paisagens hiper-fragmentadas como a Mata Atlântica, onde mais de 60% dos fragmentos tem menos de 10 ha. O objetivo deste projeto será avaliar os efeitos diretos e indiretos da hiper-fragmentação e substituição de habitat, em escala local e de paisagem, sobre 10 grupos taxonômicos (árvores, mamíferos, aves, besouros rola-bostas, besouros predadores das famílias Carabidae, Cicindelidae e Histeridae, formigas, parasitóides e aranhas) a fim de responder sobre o valor de conservação, incidência de espécies invasoras e pragas e sobre a congruência de resposta e valores críticos de vegetação nativa e demais usos do solo da paisagem. Para isso, serão selecionados 70 areas dos usos do solo mais comuns da região sul de Minas Gerais, inseridos em paisagens com diferentes configurações, formando um continuo de alteração. Em cada área serão amostrados a vegetação nativa, os mamíferos volantes de médio e grande porte, as aves, os insetos e será avaliada a ocorrência de pragas agrícolas, inimigos naturais e de espécies vegetais invasoras (exóticas ou nativas). Nossos resultados permitirão elucidar os processos responsáveis pela desestruturação de comunidades nativas e de ocorrência de pragas/inimigos naturais e espécies invasoras em áreas antrópicas nestas paisagens. Isso permitirá o mapeamento e projeção espacial dos pontos críticos de intervenção e a maior efetividade nas tomadas de decisão visando o manejo e conservação de paisagens modificadas pelo homem na Mata Atlântica.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Júlio Orestes da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • efeito das medidas de desempenho na determinação de bônus de gestores
  • Definir o desempenho que se espera atingir é um processo desafiador dentro das organizações, pois acionistas e gestores podem ter objetivos diferentes, o que dificulta o alinhamento de interesses. A avaliação de desempenho pode ser constituída de medidas que permitam direcionar esforços dos gestores em prol dos objetivos organizacionais. Ainda, é possível fazer uso de mecanismos de incentivos para reduzir as divergências, ao atrelar os incentivos ao resultado da avaliação. Assim, a escolha das medidas de desempenho, a forma como serão utilizadas para avaliar os gestores, e os incentivos fornecidos, são fatores que podem refletir no nível de esforço dos avaliados. Entretanto, mesmo estruturado, o sistema de avaliação de desempenho geralmente permanece incompleto, pois existem muitos aspectos do desempenho de um agente que não são explicitamente contratáveis. Para tentar corrigir isso, pode-se utilizar diferentes tipos de medidas de desempenho, como medidas financeiras e não financeiras, medidas objetivas e subjetivas, em que o uso combinado poderia afetar o desempenho gerencial de forma positiva ao permitir uma avaliação mais alinhada com a estratégia da empresa. Considerando que os tipos de medidas de desempenho irão refletir diferentes aspectos das estratégias e objetivos organizacionais, pretende-se verificar o efeito do uso de diferentes tipos de medidas de desempenho na determinação de bônus de gestores. Enfatiza-se as medidas não financeiras refletem aspectos importantes da estratégia da empresa em uma perspectiva futura e as medidas financeiras enfatizam o desempenho atual da empresa. As medidas de desempenho objetivas podem fornecer sinais ruidosos sobre o desempenho real dos gestores, que podem ser reduzidos a partir da utilização de medidas subjetivas, reduzindo a distorção entre incentivo e desempenho, possibilitando alinhar interesses. Para atingir os resultados desejados serão conduzidos experimentos que irão simular um ambiente de decisão de gestores.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Julliane Tamara Araújo de Melo Campos

Ciências Biológicas

Genética
  • compreendendo a relação entre adiponectina, função mitocondrial e reparo de dna em pacientes com lipodistrofias congênitas
  • As lipodistrofias genéticas constituem desordens metabólicas heterogêneas raras associadas à diminuição do tecido adiposo branco subcutâneo (TAS), a qual pode ser quase total ou parcial. A perda quase total de TAS desde o nascimento resulta na Lipodistrofia Generalizada Congênita (LGC), a forma mais severa das lipodistrofias. Por sua vez, a Lipodistrofia Parcial Familiar (LPF) se caracteriza pela perda parcial de TAS na região glútea e dos membros desde a infância ou puberdade, associado ao acúmulo desse tecido na região da face, pescoço e intra-abdominal. Variantes patogênicas nos genes AGPAT2 e BSCL2 são mais comuns e estão relacionadas à LGC do tipo 1 e do tipo 2, respectivamente, enquanto variantes patogênicas nos genes LMNA e PPARG são mais comuns e estão relacionadas à LPF do tipo 2 e 3, respectivamente. Em geral, indivíduos com lipodistrofias apresentam hipertrigliceridemia, hiperglicemia, HDL-c diminuído, LDL-c aumentado e hipoadiponectinemia. Esses achados metabólicos são importantes desencadeadores de alterações na homeostase redox. A adiponectina é um hormônio produzido pelo tecido adiposo e possui função cardioprotetora, antioxidante, anti-inflamatória e anti-apoptótica. Embora já esteja claro que indivíduos com lipodistrofias congênitas apresentem níveis reduzidos de adiponectina no plasma, é necessário investigar a influência dos níveis desse hormônio e seu papel antioxidante na patofisiologia das lipodistrofias congênitas mais prevalentes. Nesse contexto, esta pesquisa visa estudar os efeitos da variação dos níveis de adiponectina no desencadeamento do estresse oxidativo e do retículo endoplasmático, função mitocondrial, danos oxidados no DNA e na ativação da via de reparo de DNA BER em indivíduos com LGC e LPF. Dessa forma, este estudo abrirá novas possibilidades para uma possível reposição com o hormônio adiponectina, visando reduzir as complicações metabólicas e melhorar a expectativa de vida dos indivíduos com lipodistrofias congênitas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Júnia Maria Cheib Serra-Negra

Ciências da Saúde

Odontologia
  • racismo interpessoal e autopercepção de empatia profissional e autoconfiança durante o atendimento odontológico infantil entre estudantes de graduação em odontologia
  • Compreender a manifestação e influência do racismo na empatia e autoconfiança sentidas pelo dentista durante a consulta odontopediátrica é fundamental para uma assistência holística centrada no paciente. O objetivo desta pesquisa é verificar os níveis de racismo interpessoal e de autopercepção de empatia profissional e autoconfiança durante o atendimento odontológico infantil entre estudantes de graduação em odontologia. Participarão deste estudo transversal 720 alunos matriculados no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Os estudantes responderão a um questionário estruturado, disponível em formulário eletrônico, dividido em sessões. A primeira sessão direcionará a caracterização da amostra, através de autorrelato (gênero, cor da pele e período da graduação). Na segunda, serão exibidas fotos de uma menina branca, uma menina negra, um menino branco e um menino negro, e o respondente atribuirá os níveis de empatia e de autoconfiança sentidos por cada criança diante de um atendimento odontopediátrico fictício, em uma escala analógica de zero a dez, baseado apenas pela foto. A terceira sessão corresponderá à versão brasileira da Escala de Jefferson de Empatia, com 20 itens a serem respondidos em uma escala Likert de sete pontos. O escore final poderá variar de 20 a 140. A última sessão corresponderá à versão brasileira da Escala de Racismo Moderno, que possui 14 itens a serem respondidos em uma escala Likert de sete pontos. O escore final poderá variar de 14 a 98. Quanto maiores os escores, maiores os níveis de empatia e/ou racismo. Um estudo piloto para testagem da metodologia será conduzido a fim de, também, realizar o cálculo do poder do teste estatístico e identificar o tamanho mínimo amostral para esta investigação. As informações coletadas serão organizadas em software estatístico. Análise descritiva, bivariada e regressão robusta de Poisson serão realizadas (p<0,05).
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Apr 12 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jurandir Pereira Filho

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • avaliação da eutrofização e eventos de hipoxia na região costeira centro-norte de santa catarina
  • A eutrofização e a deterioração da qualidade de água são fenômenos que vêm aumentando ao longo do mundo. O aporte de nutrientes e matéria orgânica para a região costeira, dependendo das condições oceanográficas, pode desencadear o processo, em regiões sujeitas à essa pressão. O litoral centro-norte de SC, concentra importantes balneários do estado, como Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Penha e Bombinhas. Essa região vem passando por uma grande expansão imobiliária, com aumento da urbanização e verticalização de boa parte dos principais municípios da região. A região também é marcada pela presença de importantes estuários do estado, com destaque para o estuário do Rio Itajaí e do Rio Camboriú. O Estuário do Itajaí representa a porção terminal da bacia do Itajaí, maior escoadouro da vertente leste do estado. A bacia hidrográfica do Itajaí drena uma área equivalente a cerca de 15% da área estado, onde está situado o Vale do Itajaí, importante polo econômico e industrial do estado. Esse panorama resulta em uma elevada carga de matéria orgânica e nutrientes que são transportados para a zona costeira. Essa situação é agravada nos meses de verão, em função do aumento do contingente populacional, relacionado ao turismo.A costa de SC já dá sinais de eutrofização, como a ocorrência eventual de florações de organismos fitoplanctônicos, potencialmente tóxicos (maré vermelha), a ocorrência grandes biomassas de organismos marinhos (algas, briozoários) na praia central de Balneário Camboriú (arribadas), fenômeno que vem aumentando desde 2004 e até casos de hipoxia em rios e estuários. Recentemente foi registrado na região costeira uma condição de hipoxia, no litoral centro-norte de SC. Nesse contexto, esse projeto tem o intuito de avaliar o fenômeno na região, a partir de campanhas de coleta de dados físico-químicos, químicos e oceanográficos na região costeira e o desenvolvimento de um modelo conceitual que explique o processo.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Juri Castelfranchi

Outra

Divulgação Científica
  • divulgação e deliberação: uma assembleia cidadã global sobre edição genética
  • O objetivo do presente projeto é a realização no Brasil de parte de um experimento global, que é, ao mesmo tempo, de pesquisa, divulgação científica e participação cidadã em C&T, e cujo objetivo foi por nós apresentado em publicação na revista Science (Dryzek et al, 2020): a Assembleia Cidadã Global sobre Edição de Genomas (“Global Citizens’ Assembly on Genome Editing: Connecting citizens, science and global governance”). As assembleias de cidadãos são processos deliberativos pensados para permitir que cidadãos se reúnam, discutam e aprofundem temas relevantes para a sociedade e as políticas públicas chegando a formular propostas políticas concretas. A aplicação de tais processos para temas ligados à regulação da investigação científica ou governança da inovação tecnológica remonta ao final do século XX, e temos hoje robustas evidências sobre as potencialidades e limitações de tais experimentos (Graham,S. Democratic Innovations. Cambridge Univ. Press, 2009). O projeto internacional em que a presente proposta brasileira se integra (globalca.org) prevê a realização de assembleias cidadãs em todos os continentes, cada uma sobre diferentes aspectos da edição genética, e a realização de uma assembleia global final, com cidadãos do mundo inteiro. Ao longo de uma imersão de 4 dias, os participantes serão atores de um processo de apropriação social da ciência e democracia deliberativa. Discutirão materiais de divulgação científica e terão debates com especialistas, sendo encarregados de identificar, em sua perspectiva, os desafios éticos e políticos da edição genética e propor princípios globais para a governança dessa área que tem um grande potencial para a transformação da vida no planeta. A divulgação científica, além de ser parte central deste processo de apropriação social e deliberação em C&T, também será um dos produtos finais do experimento: a assembleia global se tornará um filme de divulgação científica (https://vimeo.com/417090291).
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Juscelio Pereira da Silva

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • efeitos da pandemia de covid19 na saúde clínica e funcional de pessoas idosas da atenção primária à saúde da região sul de minas gerais.
  • O mundo passa por grave crise sanitária devido ao surgimento de um novo coronavírus e declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde. O atual cenário condiciona uma série de implicações negativas no âmbito social, econômico e da saúde. As consequências da pandemia por COVID 19 são ainda mais preocupantes entre idosos, que fazem parte do grupo de risco e apresentam maior risco de complicações e gravidade pela COVID-19. Muitos idosos ficaram sem acesso aos serviços de saúde, inclusive na atenção primária à saúde (APS), ou pela suspensão dos serviços ou pelo distanciamento físico e social imposto pela pandemia por COVID-19. As restrições sociais e medidas de distanciamento físico impostas pela pandemia representam um grande problema para as pessoas idosas, pois podem trazer consequências graves para saúde física e mental. Assim, é fundamental o desenvolvimento de pesquisas para avaliar e monitorar a influência da pandemia na saúde da população idosa, já fragilizada pelo processo do envelhecimento. A hipótese é que a saúde dos idosos no âmbito da APS seja afetada negativamente pela pandemia por COVID-19. O objetivo da pesquisa será investigar a saúde clínica e físico-funcional de idosos da APS e verificar a existência de associações com marcadores específicos da pandemia e com dados da literatura antes pandemia. O distanciamento físico e social, associado a restrições nos cuidados de saúde, durante e após a pandemia por COVID 19, favorecem a redução da mobilidade, descondicionamento, sedentarismo, déficits funcionais, risco de quedas, alterações do humor, ansiedade, sintomas depressivos e outros efeitos adversos de saúde. A amostra será constituída por idosos da APS de municípios da Região do Sul de Minas Gerais. Os dados serão obtidos por questionário estruturado multidimensional e aplicação de instrumentos e escalas, válidos e confiáveis para avaliação da saúde da população idosa.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • Tue Apr 05 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jussara de Loiola Araújo

Ciências Humanas

Educação
  • o que acontece com professores que realizam atividades de modelagem matemática: narrativas de experiências no brasil e na colômbia
  • Em atividades de modelagem matemática na educação matemática, os professores propõem aos estudantes que busquem compreender situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento – escolhidas pelo professor, pelos alunos ou por meio de negociações entre eles – ou resolver problemas próprios dessas situações, utilizando o conteúdo matemático que eles já conhecem ou que se deseja que venham a aprender. A literatura vem apresentando relatos de experiências e de pesquisas que descrevem potencialidades de práticas de modelagem quando comparadas às aulas tradicionais de matemática. Por outro lado, são notórios, nessa mesma literatura, os obstáculos, as dificuldades e os desafios enfrentados e as resistências apresentadas por professores ao desenvolverem atividades de modelagem, ou mesmo quando vislumbram a possibilidade de realizar tais atividades. Considerando esse quadro aparentemente paradoxal, o objetivo neste projeto é compreender a experiência de professores que ensinam matemática e que se propõem a realizar atividades de modelagem. O foco está na experiência mesma do professor, en lo que le pasa, e tal experiência pertence apenas a quem a vivencia. O principal recurso metodológico utilizado serão as entrevistas narrativas das experiências: um dispositivo de produção e análise de dados cujo principal foco são as experiências humanas. Os participantes da pesquisa serão professores que ensinam matemática e que problematizam sua prática, considerando a possibilidade de realizar atividades de modelagem. Pretendemos contar com a participação de cerca de dez professores que atuam na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde se localiza a Universidade Federal de Minas Gerais. Este projeto é um ramo de um projeto mais amplo, parte de um convênio marco que envolve também a Universidade Federal de Uberlândia, campus Ituiutaba (Minas Gerais, Brasil), a Universidad Distrital Francisco José de Caldas e a Universidad Pedagógica Nacional, as duas últimas em Bogotá, Colômbia.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Apr 01 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Jussara Marques de Almeida

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • compartilhamento de conteúdo tóxico em mídias sociais: análise, detecção e explicabilidade(toxicdex)
  • O compartilhamento de conteúdo tóxico é tema de vários estudos, motivados pelo impacto negativo desta prática nos usuários e na sociedade. Conteúdo tóxico aqui se refere àquele que, direta ou indiretamente, causa desconforto ou perigo a usuários ou ao público geral, ou que viole legislações vigentes, tais como desinformação, discurso de ódio e propagandas eleitorais fora de época (crime pela lei brasileira). Técnicas de detecção de conteúdo tóxico, baseadas em aprendizado de máquina, geralmente consideram domínios específicos (e.g., política, conteúdo em inglês), explorando padrões que podem não generalizar para outros cenários. Tratadas como caixa preta, elas também carecem de explicações sobre como a detecção foi feita. De fato, agregar explicabilidade a aprendizado de máquina é um tema em aberto, com soluções limitadas. Porém, explicações que indiquem quais evidências levaram à detecção podem contribuir para: entendimento fundamental do fenômeno, em especial em cenários pouco estudados; conscientização dos usuários, ajudando no combate à prática; e confiança dos usuários nas aplicações, que podem usar as explicações na tomada de decisões consistentes e transparentes sobre possíveis punições. Este projeto aborda a detecção de compartilhamento de conteúdo tóxico em plataformas de mídia social. Serão investigadas soluções baseadas em aprendizado de máquina para cenários atuais e ainda pouco estudados - desinformação na saúde e propaganda política fora de época, conteúdo em português - explorando atributos (individuais e de rede) que caracterizam o contexto particular de cada usuário. Serão desenvolvidas explicações consistentes e informativas,com visualizações fáceis de interpretar. A equipe tem experiência no tema, com muitas publicações que provêem os fundamentos desta proposta. Esta partirá da coleta de dados públicos e mineração de padrões para guiar o desenvolvimento das soluções. Reuniões periódicas da equipe serão feitas para acompanhamento de progressos.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Justina Inês Fronza Brigoni

Outra

Divulgação Científica
  • iv mostra científica de conhecimento e inovação: elementos de transformação para o futuro
  • A educação escolar vive novos paradigmas. Os quatro princípios propostos pela Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI estabelecem que a educação deve ser estruturada em quatro eixos: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser. Nessa proposta, o principal objetivo da educação escolar deve ser a aprendizagem permanente, que de acordo com os PCN’s, "supõe desenvolver a capacidade de assimilar mudanças tecnológicas e adaptar-se a novas formas de organização do trabalho”. A pesquisa e o aprendizado são características intrínsecas da natureza humana. A história da humanidade baseia-se na observação, análise, compreensão e transmissão deste conhecimento para os demais. Outro elemento fundamental a ser considerado pelas realidades escolares na atualidade é a implementação da Base Nacional Comum Curricular. Ela constitui o mais novo parâmetro nacional a respeito da educação que deve servir de referência tanto para a reformulação curricular quanto para o alinhamento das práticas docentes, com vistas a qualificar a educação brasileira. Em seu conjunto normativo prescreve a necessidade do desenvolvimento de habilidades e competências que possam garantir as aprendizagens essenciais em cada etapa da educação básica. No que se refere à área das Ciências, a BNCC propõe que desde o Ensino Fundamental é preciso mobilizar os saberes, as vivências e as curiosidades dos educandos para construir conhecimentos sistematizados, para que possam desenvolver a compreensão dos fenômenos e de seu ambiente de inserção. O evento está na quarta edição, e vem atendendo com sucesso cerca de 200 alunos da educação básica em cada edição.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • Wed May 18 00:00:00 BRT 2022-Fri May 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Kadigia Faccin

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • avaliação das capacidades locais para a promoção de ecossistemas de inovação urbanos: estudo comparativo entre brasil e frança
  • As cidades têm passado por uma mudança de paradigma, no qual não cabe mais o modelo que transformou pequenas cidades em metrópoles, potencializando fenômenos como desemprego, desigualdade social e violência. O novo paradigma reforça a importância das cidades como catalisadoras do desenvolvimento sócio-econômico, através da relevância de características como sustentabilidade, conectividade, inclusão, colaboração e diversidade. Assim, as cidades devem encontrar trajetórias adequadas e se tornar ecossistemas de inovação urbanos. Tais ecossistemas possuem capacidades locais específicas, que garantem que o conhecimento flua facilmente nas interações e colaborações entre diferentes atores, para criar inovação e riqueza sustentável, apoiada por estruturas institucionais flexíveis, governança participativa e infraestrutura digital verde. As capacidades locais são uma combinação da infraestrutura, recursos naturais, história, dotação institucional, conhecimento e habilidades; que fornecem oportunidades para fazer novas combinações que dão origem a novas atividades que são fontes de inovação e desenvolvimento sustentável. Diante disto, o objetivo deste projeto é criar uma ferramenta para avaliar as capacidades locais em cidades para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação urbanos. Tal objetivo tem estreita ligação com as áreas estratégicas definidas pelas portarias do MCTI 1122 de 2020 e com o ODS 11 da ONU. Para isso, por meio de estudos quanti-quali, será desenvolvido um modelo teórico-conceitual para avaliação de capacidades locais, cuja concepção depende, por exemplo, do entendimento de como as mudanças na estrutura econômica do local acontecem, quais tipos de mudanças levam ao aumento dos indicadores de inovação local, quais capacidades suportam a formação destes ecossistemas. A ferramenta poderá suportar decisões de formuladores de políticas públicas, e demais orquestradores de iniciativas de promoção ao desenvolvimento sustentável, baseado na inovação.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Kalinca Leia Becker

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • a importância da família e da gestão escolar na promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil
  • A literatura econômica recente estabelece que o comportamento do indivíduo é conjuntamente moldado por suas capacidades e motivações, bem como pelos incentivos que recebe do meio no qual está inserido. As principais bases desse processo ocorrem nos primeiros estágios do ciclo de vida do indivíduo. No caso da alimentação é principalmente na infância e na adolescência que as preferências e hábitos são adquiridos, baseando-se na oferta e disponibilidade de alimentos proporcionados pela família, escola e demais ambientes frequentados pela criança. A alimentação inadequada na infância pode levar à obesidade e ao sobrepeso e aumenta o risco de desenvolvimento de diversas doenças. Nesse sentido, estudos e diagnósticos precoces sobre alterações decorrentes de dietas consideradas não saudáveis podem contribuir para identificar os principais fatores de risco e para desenvolver políticas de saúde preventiva por meio da alimentação saudável. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar o efeito das características da família sobre os hábitos alimentares dos jovens e as diferenças de consumo alimentar e de antropometria dos alunos de escolas públicas e privadas, por meio do método RIF (Recentered Influence Function), que permite generalizar a decomposição de Oaxaca-Blinder para qualquer ponto da distribuição. Além disso, outras contribuições deste trabalho são a utilização de uma base de dados como a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), de 2017-2018, que possui uma riqueza de informações sobre o consumo diário de macro e micronutrientes no domicílio e na escola.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Wed Mar 30 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Kaori Kodama

Ciências Humanas

História
  • história da mediação cultural das ciências no brasil: atores, práticas culturais e circulação do conhecimento científico, séculos xix e xx
  • Este projeto tem por objetivo realizar um levantamento e análise de um conjunto amplo de intelectuais mediadores, mulheres e homens, que atuaram na divulgação das ciências no Brasil. Neste sentido, essa pesquisa procurará investigar as características dessa mediação cultural dos vulgarizadores das ciências, bem como de educadores e intelectuais, que escreveram sobre ciência para públicos amplos, buscando refletir sobre as condições particulares em que se deu a disseminação da cultura científica na realidade brasileira. Nosso enfoque será principalmente dado a partir de agentes (intelectuais, jornalistas, médicos, professores) na imprensa brasileira, considerando-a correlacionada ao mercado editorial de livros e de revistas entre os séculos XIX e XX, uma vez que, na difusão dos conhecimentos, ela integrava e repercutia o circuito das coleções de livros e de bibliotecas. O propósito dessa pesquisa é dar maior visibilidade aos atores que ocuparam lugar fundamental na produção, na esfera cultural, de novas linguagens e de práticas culturais e de conteúdos sobre as ciências voltadas para um público amplo. Nesse conjunto diversificado de intelectuais mediadores, dentro de perfis sócio-profissionais e de papéis sociais variados, destacamos as mulheres, que, ainda que pouco conhecidas, tiveram participação em movimentos políticos e intelectuais de expansão da leitura. A principal contribuição historiográfica dessa pesquisa é realizar uma investigação mais profunda sobre a ciência na cultura geral, ou seu lado “público”, num período de institucionalização das ciências e de modernização crescente nos centros urbanos, com ênfase no Rio de Janeiro, entre as décadas finais do século XIX ao início do século XX, dialogando tanto com a historiografia das ciências mais recente, como com a história cultural e social. Como resultado do trabalho, será criado um site (wordpress, weebly ou WIX) sobre vulgarizadores das ciências e intelectuais públicos no Brasil do século XIX ao XX, onde serão depositados conteúdos elaborados a partir da pesquisa de levantamento de fontes e bibliografia armazenados em um banco de dados através do software gerenciador de referências Zotero.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Sun Oct 31 00:00:00 BRT 2021-Thu Oct 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Karcius Day Rosario Assis

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • redes ópticas elásticas para o uso eficiente da largura de banda
  • O tráfego gerado pela Internet tem crescido a elevadas taxas amuais desde que começou a ser medido, passando a dominar as redes de comunicação já a partir da virada do século. No começo desta década, as redes ópticas elásticas foram apresentadas como o principal recurso para adiar a chamada crise da capacidade (“capacity crunch”) através do aumento da eficiência espectral. Para esse fim, são utilizadas duas estratégias básicas: a adaptabilidade à distância, através da capacidade de escolher o esquema de modulação espectralmente mais eficiente que seja capaz de prover a necessária imunidade ao ruído; e a flexibilidade na alocação de espectro ao usuário, de maneira a estabelecer caminhos ópticos com a capacidade o mais próximo possível da requerida, de forma a evitar desperdícios. A análise proposta neste projeto visa a investigar novas formas de gerenciamento e engenharia de tráfego para as arquiteturas futuras das redes ópticas elásticas com o propósito de prover uma melhor atribuição dos recursos da rede sob a consideração de tráfego estático e dinâmico, das imperfeições lineares e não lineares da camada física da rede, diversos modelos de transponders, formas de regeneração, a possibilidade de empregar multiplexagem inversa, e clientes com diferentes requisitos, como por exemplo o requerimento de proteção ou restauração de suas demandas de tráfego. Para isso, serão utilizados modelos matemáticos para o cálculo dos efeitos de camada física, técnicas de programação linear para o tratamento do tráfego estático e técnicas heurísticas e de inteligência computacional para lidar com os problemas de roteamento e alocação de espectro, provimento de proteção e restauração, particionamento do tráfego, posicionamento e atribuição de regeneradores, novos tipos de transponders e arquiteturas com fibras de vários núcleos ou com propagação por diferentes modos espaciais, dentre outras.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Karen Brajão de Oliveira

Ciências Biológicas

Imunologia
  • variantes polimórficas nos genes il10, ctla4 e pdcd1 e expressão de mirnas: associação com risco, progressão e prognóstico no câncer de colo de útero
  • O desenvolvimento do câncer cervical depende da presença do papilomavírus humano (HPV). Ao longo da vida sexual a maioria das mulheres é infectada por algum tipo de HPV, contudo uma pequena porcentagem desenvolve o câncer. A regressão ou progressão das lesões depende da ação do sistema imunológico, que desempenha um importante papel na tumorigênese. Neste contexto destaca-se a inflamação crônica, que contribui para a iniciação do tumor. Assim, moléculas do sistema imune influenciam direta ou indiretamente as propriedades proliferativas e invasivas das células tumorais, inibindo o desenvolvimento e progressão do tumor ou, paradoxalmente, promovendo crescimento, diminuição da apoptose e facilitando a invasão e metástase. Uma vez que variantes de sequência de DNA podem modificar a expressão gênica, a produção, estrutura e função das proteínas, assim como os miRNAs podem atuar na regulação da resposta imunológica, este projeto avaliará o papel das variações genéticas em diferentes moléculas associadas à resposta imune regulatória, como a IL-10 (rs1800872, rs1800896, rs1800871), PD-1 (rs2227981, rs2227982, rs11568821, rs41386349, rs10204525) e CTLA-4 (rs5742909, rs231775, rs3087243), e também a expressão de alguns miRNAs (miR-28, miR-138 e miR-4717) envolvidos na regulação destas moléculas, na carcinogênese cervical. Contribuindo assim para a identificação de um perfil de variantes genéticas e miRNAs da via imunorregulatória que influenciam a suscetibilidade ao desenvolvimento do câncer cervical, que em combinação com os dados já obtidos em estudos anteriores (FOXP3, TGFB1), possa ser incorporado à prática clínica como marcadores moleculares de suscetibilidade, progressão e prognóstico para o câncer cervical. Este estudo será realizado com cerca de 500 mulheres, das quais serão obtidas amostras biológicas para detecção do HPV, análise dos polimorfismos e expressão de miRNAs por meio de técnicas de biologia molecular.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Karin Silva Caumo

Ciências da Saúde

Farmácia
  • associação de compostos de coordenação e antifúngicos como estratégia para a terapia sinérgica da ceratite amebiana
  • A ceratite amebiana ganhou importância no ramo da oftalmologia pelo aumento do número de casos e está entre uma das principais causas de necessidade de transplante de córnea e perda da visão. Considerada uma emergência médica, a ceratite amebiana é uma inflamação da córnea grave, ocasionada pelo patógeno emergente Acanthamoeba spp., a maioria dos casos são associados ao mal uso das lentes de contato e trauma ocular. Atualmente, não existe um medicamento satisfatoriamente eficaz no tratamento da ceratite amebiana, os protocolos apresentam baixa taxa de cura, toxicidade elevada, necessidade de combinação de fármacos e tempo de tratamento prolongado. A atual escassez de fármacos para o tratamento da ceratite amebiana traz urgência no desenvolvimento de entidades químicas antimicrobianas alternativas, adicionada à necessidade de proteger e melhorar a eficácia dos já existentes. Com base no exposto, o grupo de pesquisa coordenado pela proponente vem desenvolvendo nos últimos anos diversas estratégias de combate à ceratite amebiana. Recentemente, estudos realizados pelo grupo, demonstraram efetiva atividade antiamebiana de compostos de coordenação de cobre(II) contra cistos e trofozoítos. Em face do desempenho deste projeto, a proposição de pesquisa terá como alvo espécies de Acanthamoeba consideradas como agentes causadores de ceratite amebiana grave de difícil tratamento, cujos isolados regionais apresentam com muita frequência a problemática multirresistência aos fármacos utilizados. Como eixos norteadores dessa nova proposta estarão: (I) Desenvolvimento e caracterização de compostos de coordenação de cobre(II), cobalto(III)/(II) e ferro(III); (II) Avaliação da atividade antiamebiana e dos efeitos fenotípicos dos compostos de coordenação e em combinação com antifúngicos; (III) encapsulamento dos compostos de coordenação em matrizes como beta-ciclodextrina e também em nanoemulsão (IV) estudo da segurança toxicológica das formulações para aplicação tópico ocular.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Mar 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Karina Alessandra Pessoa da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • aprender sobre, aprender por meio e ensinar usando modelagem matemática: constituição de ambientes para a formação de professores
  • Discussões que permeiam aspectos relacionados à formação de professores em Matemática vêm sendo pautadas nas pesquisas em diferentes perspectivas. Particularmente, na área de modelagem matemática nossas inquietações em relação à formação de professores têm nos conduzido a investigações que levam em consideração o experienciar atividades de modelagem matemática seguindo três eixos: aprender sobre, aprender por meio, ensinar usando. Nossa intenção está em promover ambientes de formação que levem em consideração os três eixos supracitados tanto na formação inicial quanto continuada. Nesses ambientes de formação em modelagem, práticas serão planejadas, implementadas e discutidas, considerando diferentes designs de cursos ao longo do desenvolvimento do projeto. Os designs poderão mobilizar professores a implementar modelagem nas aulas, sob supervisão dos pesquisadores para que possam inferir sobre a aprendizagem matemática. Nesse sentido, intentamos investigar: Que processos envolvidos na caracterização, na implementação e na avaliação de atividades de modelagem matemática em práticas de sala de aula emergem na formação de professores e suas consequências para a aprendizagem? Nos três campi da UTFPR em que os membros da equipe atuam há dois cursos de Licenciatura em Matemática e um Mestrado Profissional em Ensino de Matemática em que a disciplina de modelagem está presente ou faz parte da ementa de uma disciplina. Há possibilidade de implementação de cursos de extensão sobre Modelagem Matemática devido a parcerias estabelecidas com secretarias de educação. Levando em conta o planejamento, a implementação e análise dos diferentes designs para caracterizar ambientes de formação em modelagem, entendemos que a articulação entre as estratégias Design Research (GRAVEMEIJER, 2016) e Grounded Theory (CHARMAZ, 2009), podem auxiliar a trazer reflexões para a investigação.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Karina Biondi

Ciências Humanas

Antropologia
  • gestão estatal, relações íntimas e disputas faccionais na penitenciária feminina de pedrinhas, em são luís, maranhão
  • Nas últimas décadas, a população carcerária brasileira cresceu vertiginosamente, sendo que o crescimento mais expressivo se deu no número de mulheres presas. O Estado do Maranhão seguiu a tendência de crescimento do restante do país, que ocupa atualmente a terceira posição entre os países que mais encarceram no mundo. Em uma revisão dos estudos sobre reclusão penal escrita para a Annual Review of Anthropology de 2014, Cunha dá ênfase ao que vem pautando seus trabalhos: as relações prisão-sociedade, a articulação e a interface entre o mundo intra e extramuros. A autora afirma que o reconhecimento da porosidade do que antes era encarado como um universo fechado reflete mudanças nas realidades empíricas, mas também nos debates teóricos (2014: 227). Ela sublinha a importância da etnografia para os estudos sobre as prisões e suas fronteiras e das problematizações teóricas e metodológicas que a acompanham. Este projeto se alinha ao apelo de Cunha, ao propor a realização de pesquisa que, sob a perspectiva generificada, procura explorar as relações das internas da Penitenciária Feminina de Pedrinhas com elementos que não se encerram entre seus muros: (1) a gestão estatal e legal, (2) as suas relações íntimas, afetivas e familiares, (3) as disputas faccionais que imprimem divisões no tecido urbano. Assumindo que as vidas das mulheres presas estão inseridas em processos mais amplos, pretende-se explorar as dinâmicas relativas a gênero nas práticas cotidianas de deliberação das internas e verificar de que maneira isso também impacta nesses processos. Atentas aos modos como as internas conduzem suas vidas, em seus acontecimentos mais triviais, esperamos contribuir para um campo de estudos emergente no Brasil. A partir de uma perspectiva etnográfica e em diálogo com a produção da Antropologia da Política e de teorias de gênero, esperamos trazer para os estudos dessa área contribuições teóricas, analíticas e empíricas.
  • Universidade Estadual do Maranhão - MA - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Karina Couto Furlanetto

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • impacto de três doenças respiratórias crônicas em diferentes “traços-tratáveis”: estudo de coorte prospectivo.
  • A terminologia “traços-tratáveis”, do inglês, treatable traits, tem sido amplamente utilizada na literatura científica internacional para caracterizar desfechos clínicos com potencial de melhora após tratamento. Doenças respiratórias crônicas comuns como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e doenças intersticiais pulmonares (DIP) trazem grandes prejuízos à saúde. Apesar disso, o impacto dessas três doenças respiratórias nos traços tratáveis ainda não foi investigado em um estudo de coorte prospectivo. O projeto inclui três estudos com objetivos próprios: (1) avaliar o impacto da asma, DPOC e DIP nas mudanças dos traços tratáveis ao longo de um ano de seguimento e verificar a associação com o número de hospitalizações; (2) comparar o perfil de atividade física na vida diária dos indivíduos com asma, DPOC e DIPs de acordo com a gravidade de cada doença e investigar desfechos clínicos associados; (3) traduzir e validar o instrumento Pro-Active para avaliação de atividade física de pacientes com DPOC brasileiros. O projeto de pesquisa completo será uma coorte prospectiva onde serão incluídos pacientes com asma, DPOC e DIP com idade maior que 40 anos e estáveis clinicamente. Os pacientes de acordo com sua patologia serão avaliados quanto à função pulmonar; força muscular respiratória e periférica; capacidade funcional e máxima de exercício; atividade física na vida diária; sedentarismo; atividades de vida diária; qualidade de vida; sintomas; comorbidades; sono; ansiedade; depressão; composição corporal; hospitalização no último ano e exames de sangue. Todos os participantes do estudo serão acompanhados com ligações mensais e reavaliados ao completar 1 ano da avaliação inicial (estudo 1). Espera-se identificar quais são os traços tratáveis que sofrem maior impacto em cada doença e se existe associação com as hospitalizações ao longo do tempo visando estratégias futuras. Além disso, disponibilizar a curto prazo o Pro-Active para utilização em DPOC no Brasil.
  • Universidade Norte do Paraná - PR - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Karina Kristiane Vicelli

Outra

Divulgação Científica
  • feira de ciência e tecnologia da grande dourados (fecigran)
  • A presente Feira Científica e Tecnológica da Grande Dourados(FECIGRAN)busca fomentar ações de Extensão articuladas com o Ensino e a Pesquisa por meio do envolvimento das comunidades internas e externa na realização de atividades que proporcionem a interação dialógica e transformadora entre o IFMS e a sociedade. Dessa forma, Difunde as atividades de Ensino articuladas com a Pesquisa e a Extensão, com o objetivo de despertar o interesse das comunidades interna e externa para ações desenvolvidas no IFMS. Disseminando e estimulando a criatividade e a cultura do Empreendedorismo Inovador, fortalecendo o ecossistema de inovação promovido pelo IFMS, Proporcionando a realização de um evento em que as múltiplas ações possam ser desenvolvidas com foco na integração entre as instituições de ensino, possibilitando a união entre Ensino, Pesquisa e Extensão e permitindo, desse modo, a integração da comunidade do IFMS com a sociedade. Além de estimular o interesse de estudantes e servidores pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, promovendo a troca de experiências inovadoras entre estudantes, técnicos e docentes e de outras instituições envolvidas nas atividades.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Thu Dec 09 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Karina Lilia Pasquariello Mariano

Ciências Humanas

Ciência Política
  • regionalismo e a agenda 2030 (ods): desenvolvimento sustentável, equidade e democracia na construção da governança regional
  • Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que conformam a agenda 2030 da ONU cobrem os principais desafios do século XXI: pobreza, desigualdade, crise socioambiental e fortalecimento das instituições democráticas. Esta iniciativa foi uma resposta aos desdobramentos da globalização, marcada por políticas neoliberais e questionamento do papel do Estado, que intensificaram esses problemas no sistema mundial. A governança regional foi moldada para atender às necessidades e adequação dos Estados à globalização, mas não às demandas das sociedades. Isso não contribuiu para promover sociedades plurais, inclusivas e democráticas fundamentadas no respeito aos direitos políticos e sociais. Pelo contrário, estimulou na última década o crescimento da radicalização política, da intolerância, do nacionalismo e de plataformas políticas anti-democráticas. Pressupomos que as organizações regionais podem contribuir para responder aos desafios dos ODS, por sua capacidade de agregar e responder aos interesses das sociedades das respectivas regiões, tanto internamente, promovendo políticas públicas justas e eficazes, como no âmbito externo, fortalecendo o multilateralismo. Este projeto parte das seguintes perguntas: i) Como esses contextos impactaram os processos de integração na América e na Europa e de governança regional relativos à formulação de políticas públicas regionais? ii) por quê o aumento de participação de atores não-governamentais na integração não contribuiu para atender às demandas que emergiram como consequência da nova ordem global? iii) como os ODS 8, 10, 11, 13 e 16 integram a agenda desses processos regionais? O nosso pressuposto é que o grau de institucionalidade e de legitimidade das organizações regionais influencia no fortalecimento ou no enfraquecimento dos processos de governança regional. Em cada um deles, a pesquisa se voltará para compreender os mecanismos político-institucionais regionais que promovem sociedades mais pacíficas, plurais e integradas.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Karina Paese

Ciências da Saúde

Farmácia
  • utilização da nanotecnologia visando reverter a resistência de bactérias à neomicina quando aplicada em lesões de pele de pacientes diabéticos.
  • As infecções de pele em membros inferiores de pacientes diabéticos são um problema de difícil solução, sendo que quando colonizadas por bactérias resistentes aos antimicrobianos costumam exigir internação hospitalar prolongada, levando a tratamentos de alto custo e ao risco de amputações e até óbitos. Além da dificuldade no combate a bactérias multirresistentes, a pele lesada apresenta alterações vasculares, o que limita o uso de tratamentos convencionais. A administração tópica de medicamentos é bem aceita pelos pacientes e uma alternativa terapêutica eficaz para tratar lesões de pele, podendo ter impacto positivo nos diabéticos e no sistema de saúde. Sistemas nanoestruturados atuam como reservatório de fármacos, liberando os fármacos de forma controlada aumentando a disponibilidade no local de ação. Adicionalmente podem ser uma estratégia valiosa para inibir o crescimento de microrganismos resistentes, sendo que trabalhos já foram descritos na literatura com diversos ativos antimicrobianos nanoencapsulados. Nossa hipótese é que a encapsulação do sulfato de neomicina em nanoestruturas possa reverter a resistência das bactérias resistentes ao fármaco e melhorar sua disponibilidade e eficácia no tratamento de infecções na pele de diabéticos. Por ser uma substância ativa hidrofílica e de difícil quantificação, poucos estudos de encapsulação são descritos com a neomicina. A estratégia consiste em desenvolver formulações de base nanotecnológica já conhecidas - nanocápsulas poliméricas e microemulsões - porém, uma inovação é a utilização de uma molécula lipídica de alto EHL que possui evidências de ser capaz de reter ativos hidrofílicos. Objetivando uma formulação semissólida final, de fácil aplicação e que possa auxiliar na hidratação e cicatrização de lesões, um hidrogel de ácido hialurônico contendo as nanoestruturas será preparado. As formulações desenvolvidas serão caracterizadas físico-quimicamente e avaliadas in vitro quanto à resposta biológica.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Feb 16 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Karla Morganna Pereira Pinto de Mendonça

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • efeitos da atenção domiciliar para adultos com doenças respiratórias crônicas e síndrome pós covid-19 na rotatividade hospitalar: uma revisão sistemática com metanálise
  • INTRODUÇÃO: A atenção Domiciliar (AD) é caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo continuidade de cuidados. A AD objetiva reduzir a demanda por atendimento hospitalar, permanência hospitalar, humanização e assegurar a autonomia dos usuários. OBJETIVOS: sumarizar a evidência disponível acerca dos efeitos da atenção domiciliar para pacientes com doenças respiratórias crônicas e síndrome pós-covid-19 considerando desfechos relevantes para a implementação e consolidação de políticas públicas de atenção domiciliar no Sistema Único de Saúde. MÉTODOS: Será realizada uma revisão sistemática seguindo as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA e PRISMA-P) e da Cochrane Collaboration. Serão incluídos ensaios clínicos controlados e randomizados. Os desfechos avaliados serão: permanência hospitalar, mortalidade, qualidade de vida, autoeficácia, aderência, estado funcional, readmissão hospitalar e satisfação do paciente. Serão elegíveis estudos com adultos com diagnóstico de doença respiratória crônica e síndrome pós-covid-19 que comparem qualquer tipo de atenção domiciliar à saúde (presenciais ou por telemedicina) comparada com atenção hospitalar. Serão pesquisadas as bases de dados relevantes em saúde e não haverá restrição de idiomas. Os estudos incluídos terão sua qualidade metodológica avaliada através da ferramenta Cochrane (RoB 2). A certeza da evidência será avaliada usando o Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation (GRADE). A síntese de dados será conduzida usando o software Review Manager. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se sumarizar toda a evidência científica disponível, utilizando metodologia rigorosa e desfechos relevantes para os usuários e gestores e assim fortalecer a prática baseada em evidência nas políticas de atenção domiciliar do SUS.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Tue Dec 07 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Karla Morganna Pereira Pinto de Mendonça

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • desenvolvimento e validação de um sistema eletrônico para avaliação, suporte e monitoramento da asma (e-asma)
  • A asma é um importante problema de saúde pública e apesar de ser incurável, a asma pode ser controlada com a adoção de medidas de manejo e tratamento adequados. A avaliação e o monitoramento rotineiro do controle da asma são essenciais para minimizar as repercussões da doença, riscos futuros e mortalidade. Os instrumentos de medida disponíveis para avaliar o controle da asma apresentam limitações relacionadas à abrangência dos itens para o construto investigado e sua aplicabilidade restrita à faixas etárias distintas. Ainda inexiste uma ferramenta eletrônica de automanejo que possibilite avaliação periódica e registro diário dos determinantes do controle da asma, ao longo de todos os ciclos da vida do paciente, capaz de assegurar o automonitoramento, educação em asma e disponibilizar ao profissional de saúde relatórios de sintomas e escores de controle da doença. Com o crescimento da mobile health alguns aplicativos móveis (app) estão disponíveis para pessoas com asma. Entretanto, estes, em sua grande maioria são traduções de apps desenvolvidos em outros países. Além disso, incluem materiais educativos que por vezes não são confiáveis, ou seja, não seguem as mais recentes diretrizes clínicas sobre o manejo da asma. O objetivo desta proposta envolve o desenvolvimento e validação de um sistema eletrônico de avaliação e monitoramento do controle da asma e educação em saúde para crianças, adolescentes e adultos com asma, assim como para pais/cuidadores, chamado e-ASMA. A proposta se divide em três estudos principais: (1) uma revisão sistemática das propriedades de medida dos instrumentos disponíveis para avaliação do controle da asma; (2) desenvolvimento e validação dos instrumentos de medida propostos para avaliar o controle da asma (questionário e diário) e suas respectivas versões para crianças (>5 anos), adolescentes e adultos com asma e sua rede de apoio (cuidadores/pais); (3) desenvolvimento e validação de um app, sistema web e portal público.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Karla Patricia Santos Oliveira Rodríguez Esquerre

Outra

Divulgação Científica
  • educação científica para justiça social: ciência de dados e inteligência artificial e estudos sobre questões raciais, sociais e de gênero no ensino público
  • Os recentes avanços no uso da informação têm trazido várias mudanças na história da sociedade. Com isso, novos desafios para a justiça social surgem em um contexto caracterizado por tecnologias da informação e comunicação, na presença de notícias falsas, grande quantidade de dados e internet das coisas. Adicionalmente, algoritmos e tecnologias trazem preconceitos sociais, raciais e/ou de gênero em sua estruturação. Isso revela a urgência de mecanismos e oportunidades mais equânimes para divulgação e acesso à ciência. A proposição deste projeto se dá na continuidade da parceria entre universidade, escola, professores, alunos e pesquisadores com o intuito de desenvolver e aplicar estratégias de aprendizagem para estimular o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas à alfabetização científica de estudantes do ensino fundamental II e médio de escolas públicas. Desse modo, o esforço é para que discentes reconheçam, construam e proponham soluções aos problemas da sociedade através de metodologias, instrumentos e tecnologias que envolvam o pensamento científico, estatístico e computacional. Essa proposta envolve iniciativas de dois projetos de pesquisa: Meninas na Ciência de Dados e Ciência de Dados em Educação Pública, através dos quais, mil alunos do ensino fundamental e médio, de seis escolas públicas de Salvador, são beneficiados. Assim, a desconstrução das barreiras curriculares entre estatística, informática e ciências é promovida por meio de práticas investigativas, que relacionam criticamente a produção de conhecimento e protagonismo social, racial e de gênero nas escolas e em contextos externos. Para tanto, o trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, composta por professores, graduandos, pós-graduandos e profissionais da UFBA e de instituições parceiras, de várias áreas do conhecimento, que contribuem para a mediação de novos conhecimentos e na orientação dos estudantes das escolas públicas para iniciação científica.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Karlla Antonieta Amorim Caetano

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • análise das doenças transmissíveis e cobertura vacinal em tempos de pandemia da covid-19 em população quilombola de goiás: estudo de método misto
  • A despeito dos grandes avanços científicos e tecnológicos, as doenças infecciosas ainda representam importante causa de morbimortalidade global, especialmente em regiões e populações empobrecidas, onde as precarias condições de vida e de acesso aos serviços de saúde e imunização permeiam o cotidiano dessas populações, mantendo as iniquidades sociais. No Brasil, um país com grande diversidade cultural e socioeconômica, Comunidades Remanescentes de Quilombos representam um grupo empobrecido, que vivem, em geral, isolados geograficamente, e apresentam características e condições de vida que os colocam em situação de vulnerabilidade para os agentes infecciosos. Em 2004, um estudo conduzido por nosso grupo de pesquisa, em quilombolas de Goiás e Mato Grosso do Sul, mostrou uma elevada prevalência para hepatites A e B, e casos de transmissão intrafamiliar de HTLV. Desde então, várias vacinas foram introduzidas pelo Programa Nacional de Imunizações do Brasil, porém observa-se nos últimos anos uma baixa adesão da população em geral. Em 2020, surgiu a pandemia da COVID-19, que tem impactado a vida humana globalmente, e como toda doença infecciosa, vem apresentando grande repercussão em populações mais vulneráveis economicamente e socialmente. Assim, a proposta deste estudo é avaliar a prevalência das infecções pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), vírus T-linfotrópico humano (HTLV), vírus da hepatite B, vírus da hepatite A, vírus da hepatite E, sífilis e SARS-CoV-2, além de analisar a cobertura vacinal, segundo o calendário nacional de vacinação, e o acesso à vacina contra COVID-19 em grupos quilombolas de Goiás. Também, pretende-se compreender a influência sociocultural nas práticas de prevenção e controle das doenças transmissíveis e hesitação vacinação. Para tanto, a proposta do estudo é realizar um estudo misto, a partir de um inquérito domiciliar e um estudo qualitativo do tipo Pesquisa Social.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Fri Mar 25 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Karlucy Farias de Sousa

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • v mostra limoeirense de projetos (v moslipro)
  • Recentemente, em uma pesquisa realizada pela Economist Intelligence Unit (EIU) e publicada pela Pearson, o Brasil ficou em penúltimo lugar no ranking mundial de educação, ficando à frente apenas da Indonésia. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), responsável pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), "o Brasil precisa encontrar meios de trabalhar com a baixa performance dos alunos para motivá-los, criar expectativas para todos e reduzir as taxas de abandono dos estudos". Nesse contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) vem assumindo uma função estratégica na difusão de tecnologias e, sobretudo, na formação de profissionais capacitados e aptos à inserção no mercado de trabalho. O Campus de Limoeiro do Norte está localizado em uma das sete mesorregiões do Estado do Ceará, a Mesorregião do Jaguaribe, que se sobressai no cenário econômico do Ceará dada a sua vocação agroindustrial, com destaque para a agricultura irrigada. A prática dessas atividades desencadeou a carência de mão-de-obra especializada e, cada vez mais, o emprego de novas tecnologias em vários ramos do conhecimento tornou-se imprescindível. A região foi beneficiada por programas de desenvolvimento nos últimos anos; contudo, a comunidade detinha apenas o conhecimento básico, que é capaz de gerar baixa renda local, limitando-se à agricultura familiar. Com o advento da tecnologia e do conhecimento, muitos irrigantes e empreendedores passaram a explorar mais intensivamente essa atividade, buscando qualidade nos produtos produzidos ou transformados. No entanto, a região ainda carece de uma cultura de pesquisa: a população ainda acredita que fazer pesquisas é algo distante, alheio a sua realidade, algo que somente as pessoas trancadas em laboratórios fazem. A comunidade não percebe que suas crianças podem ter ideias geniais para resolver problemas na agricultura, na produção de alimentos ou para curar uma doença usando a medicina popular. Falta à cidade e à região momentos nos quais as crianças tenham consciência das dificuldades da população e encontrem a paixão por descobrir e por sonhar com algo novo e diferente. Essa é a proposta da V MOSLIPRO: fazer a ponte entre a imaginação e a realização, trazendo para o dia a dia da cidade a iniciação científica. Se a pesquisa for apresentada aos estudantes, professores, empresas e comunidade como algo real, próximo, divertido e gratificante, acreditamos que o número de jovens envolvidos aumentará e o uso do conhecimento científico como mecanismo de empoderamento e transformação social virará algo cultural. O IFCE, como promotor do início dessa cultura, será protagonista no nascimento de novos pesquisadores; terá ainda a possibilidade de contribuir na sua formação e crescer profissionalmente com eles. A ganhadora do prêmio Nobel da Paz de 2014, Malala Yousafzai, declarou em seu discurso de aceitação ao prêmio que “a educação é uma das bênçãos da vida e uma de suas necessidades”. Paulo Freire afirmou que “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”. É por acreditar no papel transformador da educação que defendemos a melhoria do ensino através do fomento à pesquisa.
  • Instituto Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Tue Dec 29 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Karlucy Farias de Sousa

Outra

Divulgação Científica
  • vi mostra limoeirense de projetos (vi moslipro)
  • De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), responsável pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), "o Brasil precisa encontrar meios de trabalhar com a baixa performance dos alunos para motivá-los, criar expectativas para todos e reduzir as taxas de abandono dos estudos". Nesse contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará vem assumindo uma função estratégica na difusão de tecnologias e, sobretudo, na formação de profissionais capacitados e aptos à inserção no mercado de trabalho. O Campus de Limoeiro do Norte está localizado em uma das sete mesorregiões do Estado do Ceará, que se sobressai no cenário econômico do Ceará dada a sua vocação agroindustrial, com destaque para a agricultura irrigada. No entanto, a região ainda carece de uma cultura de pesquisa: a população ainda acredita que fazer pesquisas é algo distante, alheio a sua realidade, algo que somente as pessoas trancadas em laboratórios fazem. A comunidade não percebe que suas crianças podem ter ideias geniais para resolver problemas na agricultura, na produção de alimentos ou para curar uma doença usando a medicina popular. Falta à cidade e à região momentos nos quais as crianças tenham consciência das dificuldades da população e encontrem a paixão por descobrir e por sonhar com algo novo e diferente. Essa é a proposta da VI MOSLIPRO: fazer a ponte entre a imaginação e a realização, trazendo para o dia a dia da cidade a Iniciação Científica. Se a pesquisa for apresentada aos estudantes, professores, empresas e comunidade como algo real, próximo, divertido e gratificante, acreditamos que o número de jovens envolvidos aumentará e o uso do conhecimento científico como mecanismo de empoderamento e transformação social virará algo cultural. Paulo Freire afirmou que “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”. É por acreditar no papel transformador da educação que defendemos a melhoria do ensino através do fomento à pesquisa.
  • Instituto Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Wed Dec 08 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Kassio Ferreira Mendes

Ciências Agrárias

Agronomia
  • aplicação de nanopartículas, filme de acetato e bonechar para a eficiência agronômica e comportamento de herbicidas no agroecossistema
  • 1) Atualmente, existe um grande interesse na utilização de nanomateriais na agricultura, como, por exemplo, os Hidróxidos Duplos Lamelares (HDLs), como uma alternativa para aumentar a eficiência de utilização de moléculas de interesse, proporcionada por meio de uma liberação lenta e/ou, controlada para o solo e plantas. Neste sentido, uma alternativa para disponibilizar o metribuzin de forma sustentada é o armazenamento deste em matrizes inorgânicas hospedeiras bidimensionais, como os HDLs. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar a associação de HDL intercalados com metribuzin (HDL-metribuzin) como matriz de liberação lenta e controlada do herbicida no solo. 2) A difusão de substâncias por meio de filmes de acetato de celulose, por exemplo, pode ser estendida por um período mais longo de tempo a uma taxa controlada e, assim, serem utilizados como membranas para o desenvolvimento de sistemas de liberação lenta de substâncias, como os herbicidas. Assim, o objetivo com esse projeto é produzir materiais biodegradáveis com incorporação do linuron, para avaliar seu comportamento no solo, mas com enfoque no controle físico e químico de plantas daninhas. Outra meta é avaliar se o filme é capaz de impedir o desenvolvimento das Cyperaceae, que causam inúmeros problemas para as culturas olerícolas. 3) O acetato de celulose (polímero biodegradável) pode ser usado como matriz polimérica ao bonechar (carvão de osso), como alternativa ambientalmente viável para remoção de herbicidas da água. O objetivo é produzir um filme de bonechar e acetato de celulose para remoção de herbicidas da água; analisar as melhores proporções do bonechar para o acetato de celulose visando a produção de um filme com características físicas ideais; avaliar qual a taxa de aplicação do bonechar em filme de acetato proporciona a melhor remoção dos herbicidas analisados. Todas as quantificações do comportamento dos herbicidas serão realizadas por cromatografia líquida de alta eficiência.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Katharine Ninive Pinto Silva

Ciências Humanas

Educação
  • o novo ensino médio na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e nas escolas técnicas estaduais dos estados do ceará, pará e pernambuco - desafios para o trabalho docente e para a formação da juventude
  • A pesquisa aborda o "Novo Ensino Médio" no contexto da reconfiguração do processo de escolarização dos jovens das escolas públicas no Norte e Nordeste do Brasil, tendo como especificidade o processo de implementação da reforma iniciada pela Lei 13.415/2017, seus dispositivos reguladores e suas implicações no processo de desescolarização dos jovens das escolas públicas e na precarização do trabalho docente. Dessa forma, busca problematizar a Educação Profissional na modalidade Integrada ao Ensino Médio no contexto das reformas que estão sendo implementadas na atualidade e as interferências do chamado Novo Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e nas Escolas Técnicas Estaduais dos estados do Ceará, Pará e Pernambuco, considerando especialmente os desafios para o trabalho docente e para a formação dos jovens. Para tanto, o problema geral da pesquisa é o de saber como a Reforma do Ensino Médio, realizada através da Lei nº 13.415/2017 e seus desdobramentos, vem impactando o Ensino Médio Integrado em Institutos Federais e Escolas Técnicas Estaduais? A nossa hipótese é de que há uma ênfase perigosa na formação flexível e no estreitamento curricular com grandes desafios para o trabalho docente e a formação dos jovens. Como estratégia metodológica, a pesquisa matricial envolverá análise documental, aplicação de questionários com gestores, docentes e discentes do Ensino Médio Integrado e amplo debate dos dados e achados através de Reuniões de Trabalho da equipe e realização de Colóquios a partir da pesquisa e divulgação dos resultados em eventos científicos e publicações de artigos em periódicos e livros.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Katherine Athayde Teixeira de Carvalho

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • terapia de micrornas de células precursoras neuronais no tratamento da doença de parkinson.
  • A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa cujas alterações motoras decorrem principalmente da morte de neurônios dopaminérgicos. As manifestações motoras incluem tremor de repouso, bradicinesia, rigidez com roda denteada e anormalidades posturais. A DP tem elevado impacto social e financeiro. Estima-se que o custo anual mundial com medicamentos antiparkinsonianos esteja em torno de 11 bilhões de dólares, sendo o tratamento cerca de três a quatro vezes mais caro para os pacientes na fase avançada da doença. Os medicamentos utilizados no tratamento da DP são sintomáticos, ou seja, repõem parcialmente a dopamina que está faltando, mas não evitam o progresso da doença. As células-tronco têm capacidade regenerativa e potencial de diferenciação. Evidências sugerem que o efeito terapêutico dessas células não é devido a célula em si, mas sim aos efeitos parácrinos causados pelos produtos extracelulares, por exemplo, os exossomos, que são estruturas ricas em material genético com importante papel na comunicação célula-célula e na imunomodulação, dentre eles os microRNAs (miRNAs). Assim, propomos o estabelecimento de terapia para a DP baseada nos miRNA presentes nos exossomos. Os miRNAs serão testados in vitro quanto à toxicidade para células sanguíneas e de neuroblastoma, será avaliada a funcionalidade desses miRNAS através de ensaios de transfecção, proliferação celular e efeitos na neuroinflamação. Os miRNAS que apresentarem resultados satisfatórios nos testes in vitro e não apresentarem efeitos tóxicos serão incorporados em nanoemulsões catiônicas e utilizados no teste pré-clínico. O parkinsonismo será induzido com a neurotoxina 6-hidroxidopamina e os animais serão tratados por 4 semanas com a nanoemulsão de microRNAs. Após a exposição, os animais passaram por avaliação motora e serão sacrificados para análise histopatológica do tecido cerebral. Assim, espera-se o desenvolvendo de um nanomedicamento seguro para uma proposição futura de estudo clínico.
  • Hospital Infantil Pequeno Príncipe - PR - Brasil
  • Tue Dec 08 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Kátia Bones Rocha

Ciências Humanas

Psicologia
  • intervenção psicossocial para adolescentes brasileiros em idade escolar: prevenção da infecção por hiv e outras infecções sexualmente transmissíveis (ists).
  • A epidemia de HIV/AIDS atinge significativamente a população mundial e a população brasileira. Segundo dados do Boletim Epidemiológico de 2018, dezessete estados brasileiros tiveram aumento nas taxas de detecção de AIDS, no período entre 2007 e 2017. Ademais, observa-se, nesse mesmo período, um aumento na porcentagem das infecções por HIV na faixa de 15 a 19 anos. Em 2007, 2,4% do total de infecções por HIV estavam nessa faixa etária. Em 2018, esse percentual é de 5,2%. (Ministério da Saúde, 2018). Com essa realidade, tornam-se necessárias intervenções com a população jovem, para modificar esse cenário e diminuir o número de novas infecções. Por esse motivo, o presente estudo buscará realizar uma intervenção psicossocial em escolas da rede de ensino básico nas cidades de Porto Alegre, Porto Velho e Aracajú, com foco na promoção de atitudes e estratégias comunicação sexual assertiva e de autocuidado com jovens sobre a prevenção do HIV/AIDS, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), reprodução humana e métodos contraceptivos, utilizando um protocolo estruturado. O protocolo de intervenção será adaptado de Mathews et al., (2012) através de um estudo quantitativo de delineamento quase-experimental de avaliação pré e pós intervenção, visando o aumento da intenção do uso do preservativo, do uso do preservativo e dos conhecimentos relacionados ao HIV/AIDS e outras ISTs e da comunicação sexual assertiva com grupo controle e seguimento. Também será desenvolvido um aplicativo de smartphone, que será utilizado para monitorar o andamento da intervenção. Os participantes do estudo serão estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à segunda série do Ensino Médio. Além de variáveis sociodemográficas, também avaliaremos, através de instrumento adaptado por Ramiro et al., (2012) comportamento sexual, crenças e conhecimentos sobre métodos conceptivos, gravidez, HIV e outras ISTS. Ao final desse estudo, buscamos testar a adequação da intervenção para alunos no contexto brasileiro, avaliar se a intervenção contribui para modificar conhecimentos e crenças relacionados ao HIV e outras ISTs, bem como a intenção e uso do preservativo. Ainda, buscaremos transformar a intervenção realizada durante este projeto em um protocolo que poderá ser aplicado por outras pessoas, profissionais e instituições, incluindo o aplicativo de celular, que poderá ficar disponível após o término do projeto.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Mar 02 00:00:00 BRT 2020-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Katia Elizabete Galdino

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • elaboração de guias de boas práticas em avaliação de opmes (órteses, próteses e materiais especiais)- uma proposta para ats de opmes no sus
  • A ATS é uma ferramenta essencial para os principais atores da área de saúde: o gestor, o profissional de saúde e os pacientes pois ela permite a um só tempo avaliar as melhores opções existentes para cada condição, frente às melhores evidências científicas existentes, a adequação à realidade e particularidades de cada situação, levando em consideração aspectos de custos, segurança, eficácia, efetividade e ética, auxiliando assim: o planejamento das ações pelos gestores da área de saúde, uma sistematização científica de evidências analisadas para os profissionais e as melhores opções possíveis para os pacientes. A produção de relatórios de ATS de qualidade, com parâmetros claros, pré-definidos é o primeiro passo para a tomada de decisão baseada em evidências em cuidados de saúde. Esta proposta tem como objetivo elaborar um Guia de Boas Práticas para fins de avaliação de tecnologia em saúde (ATS) em OPMEs não implantáveis para o (SUS). Estas tecnologias apresentam particularidades relevantes quando consideramos a ATS, que será contemplada através de uma abordagem sistematizada, analiticamente adequada com base técnico-científica de alta qualidade. Sendo assim, o presente projeto irá mapear e sistematizar estes pontos, que têm relevância para melhorar, dentro do âmbito do SUS, os aspectos nos processos de prescrição, concessão, adaptação e utilização destas, através de visitas in loco em locais de referência no tema, do conhecimento no campo societal contemplando os usuários das tecnologias e o profissionais de saúde envolvidos, além do conhecimento técnico baseado em evidências científicas, as quais seguirão todo rigor metodológico necessário e pautado nas diretrizes em ATS. Neste contexto, o desenvolvimento de um guia de boas práticas de ATS em avaliação de OPMEs não implantáveis para o SUS, é de fundamental importância, sendo de grande valor para usuários, gestores, profissionais de saúde e demais atores envolvidos no cenário do SUS.
  • Universidade Estadual da Paraíba - PB - Brasil
  • Thu May 26 00:00:00 BRT 2022-Fri May 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Kátia Leite Mansur

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • análise do passado para pensar o futuro: as variações do nível relativo do mar no território do geoparque costões e lagunas do rj
  • A partir de temas como as variações do nível do mar e a importância de seu registro paleogeográfico, sua reconstituição em modelos ambientais - inclusive preditivos, e da análise e mapeamento da Geodiversidade, dos serviços ecossistêmicos por ela prestados, e da relevância da Geoconservação para a gestão territorial, este projeto tem por objetivo analisar os impactos de eventuais futuras variações nos dezesseis municípios costeiros que que integram o território do Geoparque Costões e Lagunas no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados destas análises será usado para propor diretrizes geoconservacionistas na divulgação científica dos resultados para a sociedade a partir da Geocomunicação. Para atingir este objetivo, serão inventariados os geossítios, em especial os que contenham indicadores de variação do nível relativo do mar. A partir destes serão realizadas as reconstituições paleogeográficas, simulações de cenários futuros possíveis - segundo o IPCC, e a partir da interação destes com os serviços ecossistêmicos prestados pela geodiversidade mapeada serão avaliados os potenciais impactos e criadas diretrizes de gestão territorial, com propostas para mitigação/adaptação. Todas as etapas são públicas e fartamente documentadas e divulgadas através dos canais de comunicação e redes sociais já existentes e a serem criados. Em especial destaca-se a aderência aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU: ODS4 – “Assegurar a educação inclusiva e equitativa ... para todos”, onde temos larga experiência e produtos já disponíveis do Geoparque, Caminhos Geológicos e Caminhos de Darwin, caminhadas guiadas, livretos, e GeoDias. Desta feita incorporaremos materiais audiovisuais, com intérpretes de libras. Os sítios destacados por seu valor educacional, turístico e científico terão podcasts descrevendo e explicando o local. ODS13 – “Medidas para combater impactos da mudança climática”, que é o tema central do projeto: entender as mudanças do passado para pensar o futuro. Nossa preocupação está tanto no inventário dos sítios com indicadores de variação do nível relativo do mar no Quaternário, como nas ameaças que as mudanças climáticas podem levar a populações e ecossistemas. ODS14 – “Conservação e uso sustentável ... dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”, igualmente intrínseco ao projeto, a ser desenvolvido ao longo da área costeira de 16 municípios. A variedade ambiental deste território condiciona a existência das mais variadas formas de aproveitamento de recursos pelas comunidades de pescadores, quilombolas, Unidades de Conservação, áreas urbanas, com turismo e indústria, inclusive do petróleo, com as duas maiores bacias produtoras de óleo e gás do Brasil: Campos e Santos. ODS15 – “Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres...”, através do mapeamento da geodiversidade e dos essenciais serviços ecossistêmicos por ela prestados. Bio e geodiversidade são inseparáveis e, portanto, devem ser olhados em conjunto. Finalmente, no ODS17 – “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”, postulamos que os geoparques são soluções do século 21 para a conservação, educação e desenvolvimento local sustentável. Trata-se de um programa da UNESCO que busca elevar a sociedade ao papel de gestora dos recursos naturais, através da popularização da ciência. O Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ busca esta certificação internacional. No website do Geoparque (https://geoparquecostoeselagunas.com) é possível verificar as atividades e ações desenvolvidas neste sentido. Informação de qualidade, aliada a ações de apoio a atividades turísticas de base comunitária, proteção de sítios de relevância para o ensino, ciência e turismo fazem parte da nossa meta de desenvolvimento local a partir da geoconservação, geoturismo e geoeducação.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Dec 15 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Katia Ramos Moreira Leite

Ciências da Saúde

Medicina
  • o uso da biópsia líquida para o diagnóstico de metástases linfonodais no carcinoma peniano
  • O Câncer de Pênis (CaPe) é um tumor prevalente no Brasil com taxas exorbitantes de 8.3/100.000, predominante na população de baixo poder aquisitivo, principalmente das regiões norte e nordeste. A identificação de doença metastática linfonodal no CaPe é parte crucial da propedêutica e tratamento. Os pacientes sem linfonodos palpáveis têm uma incidência de micrometástases que pode alcançar 25%. A linfadenectomia inguinal precoce tem uma relação importante com a sobrevida quando comparada com a linfadenectomia de salvamento. Os tumores de risco intermediário ou alto (pT1G2, pT2-4 ou qualquer pTG3) devem ser submetidos a dissecção linfonodal superficial ou inguinal modificada. Esse procedimento está relacionado a grande morbidade como a infecção da ferida operatória, deiscência e isquemia cutânea que atingem 77%, sendo 10% graves. Mais tardiamente existe o desenvolvimento de linfedema dos membros inferiores e região genital, que predispõe a isquemia e infecção da pele e tecido celular subcutâneo. Estudos tentam definir fatores previsores de metástases linfonodais, tentando reduzir a indicação cirúrgica e assim a morbidade a ela relacionada. A biópsia líquida possibilita a identificação de células tumorais circulantes, ácidos nucleicos, plaquetas educadas por tumores, exossomos etc. que são liberados na circulação e tem sido utilizada para a detecção precoce de tumores, estadiamento, prognóstico, previsão de resposta a terapias e presença de doença residual mínima. Nosso objetivo é prever o comprometimento de metástases linfonodais com a determinação de mutações usando a tecnologia de biópsia líquida e NGS em pacientes tratados cirurgicamente por carcinoma epidermóide de pênis com indicação de linfadenectomia. Para isso será coletado 20 ml de sangue periférico para obtenção de plasma. O DNA será extraído e submetido a processamento de NGS para determinação das mutações mais comumente identificadas no CaPe.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Katiane de Oliveira Pinto Coelho Nogueira

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • caracterização do perfil biometálico no plasma, urina e cabelos de pacientes portadores de doenças neurodegenerativas como método para determinação de novos biomarcadores
  • O envelhecimento populacional de caráter progressivo, fenômeno inicialmente relatado em países desenvolvidos e altamente industrializados, passou a ser evidenciado nos últimos 10-15 anos em nações em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Apesar de louvável, o envelhecimento progressivo trará consigo o aumento da incidência de doenças degenerativas do sistema nervoso central (SNC). A cada ano são contabilizados 7,7 milhões de novos casos. Estima-se que esse número seja de 115,4 milhões em 2050. Uma das hipóteses apregoadas pela literatura médica correlaciona a deposição de biometais no SNC, com ocorrência de desequilíbrio redox, ativação de cascatas metabólicas, apoptose e morte neuronal, como fatores associados às doenças degenerativas. Apesar disso, um número considerável de idosos não evolui com alterações degenerativas deste sistema orgânico. Nesse intuito serão avaliados 150 idosos saudáveis, 100 idosos com diagnóstico clínico de Deficiência Cognitiva Leve (DCL) e 100 pacientes com diagnóstico clínico de Deficiência Cognitiva Maior (DCM). Esses voluntários serão submetidos ao screening inicial por meio da aplicação do Mini-Exame do Estado Mental. Estratificados nos três grupos acima descritos, serão submetidos a cada oito meses, à exames de rastreio de condições que possam desencadear deficiência cognitiva, bem como a pesquisa de biometais no sangue periférico, urina e cabelo por um período de 3 anos. Assim, pretendemos avaliar se há um ponto de “viragem” no perfil biometálico de pacientes DCL para DCM que possa nos indicar um possível marcador a ser desenvolvido pela análise de multivariância e padrões observados na quantificação dos biometais. Além disso, a partir da quantificação dos biometais em pacientes com DCM, mais especificamente com indicativo de Doença de Alzheimer, pretendemos propor um padrão de distribuição de biometais que possa ser utilizado como biomarcador para a doença.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Katiany Rizzieri Caleffi Ferracioli

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • derivado oxadiazólico de n-acilhidrazona: potencial agente anti-tuberculose
  • A utilização de fármacos de segunda linha no tratamento da tuberculose (TB) apresenta baixa eficácia, requer um período maior de administração (18-24 meses), maior custo e vários efeitos adversos com baixa taxa de cura (aproximadamente 60%). Neste contexto, a investigação de novos fármacos alternativos para contornar a resistência em M. tuberculosis está se tornando cada vez mais necessária para se estabelecer terapias mais seguras, eficazes e de menor custo especialmente contra TB resistente. Com base nos bons resultados apresentados pelo composto N-acilhidrazona (CIM: 7,8 ug/ml) e nos estudos preliminares e inéditos com seu derivado oxadiazólico (CIM: 0,24 ug/ml), o qual tem mostrado potente atividade anti-TB e seletividade aos bacilos, esperamos com o presente estudo avançar no conhecimento sobre a atividade e modo de ação destes novos compostos promissores na busca principalmente por terapias contra TB-MDR (multidroga resistentes) e TB-XDR (extensivamente resistentes). O estudo envolverá metodologias in vitro e em in vivo usando o modelo invertebrado alternativo Galleria mellonella. Será utilizado ferramentas de transcriptômica e proteômica para desvendar o modo de ação dessas moléculas no bacilo. Além disso o potencial de inibição de bombas de efluxo de fármacos e alterações morfológicas induzidas por estas moléculas no bacilo serão visualizadas por meio de microscopia eletrônica o que inovam esta proposta. Dessa forma, a presente proposta visa contribuir com a área tecnológica farmacêutica identificando para produção potenciais moléculas com ação antitubercular em futuras aplicações terapêuticas contra TB.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Katiúscia Machado Nobre Borba

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • hexa hidro clean materiais avançados para tratamento de efluentes
  • Este projeto visa o desenvolvimento de uma família de produtos nano estruturados, chamados Hexa Hidro Clean, voltados ao tratamento de efluentes industriais, principalmente aqueles contaminados com elevados níveis de ácidos e orgânicos voláteis (hidrocarbonetos). Atualmente, as indústrias que realizam o tratamento de efluentes industriais avaliam a condição (contaminantes) e, se cabível, realizam tratamento químico e após encaminham o material para a empresa de tratamento de esgoto, que realiza o tratamento biológico. Caso não seja possível tratar o efluente, este é enviado para incineração. Só em São Paulo são destinados para incineração cerca de 3.000 ton/ano de efluente ácido e 10.000 ton/ano de efluente com solvente. Com o progressivo aumento populacional mundial, a água é uma preocupação constante na agenda global da comunidade científica mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,6 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a saneamento básico, e a projeção é que a situação se agrave. No Brasil, em cada mil crianças que nascem, pelo menos 16 não chegam aos 5 anos pela falta de água potável e 35 milhões de pessoas não possuem uma fonte de água potável. Assim, ao elevar os níveis de Saneamento básico do País, o projeto adere às diretrizes da Economia Circular e se configura como uma solução tecnológica de cunho social. Existe um grande gap tecnológico no tratamento de efluentes industriais, pois os materiais existentes não são quimicamente seletivos e efetivos para descontaminação de altos níveis de ácido e hidrocarbonetos. No desenvolvimento da família de produtos Hexa Hidro Clean, resolvemos este GAP através da utilização MATERIAIS AVANÇADOS, tendo como materiais de partida o grafeno e líquidos iônicos, sendo necessário um grande aprofundamento em conhecimentos de química fina. A funcionalização não covalente do grafeno preserva suas excelentes propriedades estruturais e eletrônicas, juntamente com a deposição simultânea de novos grupos químicos na superfície e leva a uma maior dispersibilidade e reatividade catalítica do material híbrido. Por esse motivo o grafeno disperso em líquidos iônicos (LIs) parece ser a maneira mais lucrativa de tirar proveito de suas propriedades. De fato, a funcionalização não covalente de grafeno ou óxido de grafeno tem sido extensivamente estudada para que haja interações entre espécies orgânicas ou inorgânicas em sua superfície. Essa técnica deve levar a materiais híbridos que combinam o melhor das propriedades de cada um dos componentes individuais. Em conjunto com o grafeno, os líquidos iônicos (LIs) promovem uma maior interação entre os hidrocarbonetos, facilitando a sua retirada da água. Os LIs garantem a possibilidade de diferentes combinações cátion-ânion e tamanho da cadeia alquídica, que modificam propriedades tais como a hidrofobicidade e hidrofilicidade da superfície do material estruturado. Estudos em andamentos, em nosso grupo de pesquisa mostram que algumas famílias de líquidos iônicos possuem propriedades antifungicidas, que seriam muito atrativas também para o tratamento de águas. As blendas de grafeno e LI foram sintetizadas e aplicadas a efluentes para validar a capacidade de tratamento dos materiais em escala laboratorial. Os materiais se mostraram eficientes no tratamento dos efluentes promovendo a descontaminação dos mesmos. Ao término dos 6 meses do projeto, em FASE 1, o principal objetivo foi atingido, chegamos a TRL4, ou seja, realizamos a validação laboratorial do MVP para tratamento dos efluentes orgânicos. Na Fase 2 do projeto chegaremos a TRL9 e a comercialização pioneira do Hexa Hidro Clean.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Sep 29 00:00:00 BRT 2021-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Katya Vianna Rigatto

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • participação do sistema renina angiotensina na fibrose pulmonar: uma abordagem terapêutica.
  • A Fibrose Pulmonar (FP) é uma doença intersticial pulmonar em que a etiologia e o mecanismo fisiopatológico são bastante complexos e não totalmente esclarecidos. Isso dificulta o tratamento, faz o prognóstico ser muito ruim e o transplante de pulmão a única saída para casos graves. Por ser também uma das possíveis sequelas da COVID-19, a FP ainda poderá no futuro impactar a vida de um número bem maior de pessoas e passará a não ser considerada uma doença rara. Mundialmente contabilizamos hoje quase 50 milhões de pessoas acometidas pelo SARS-CoV-2 e fortes evidências demonstram o envolvimento do sistema renina-angiotensina tanto no mecanismo de entrada do virus nas células em geral, na circulação e no sistema respiratório. Nossa hipótese é de que, na FP, há um prejuízo do eixo contraregulatório (ECA2-Ang-(1-7)/ALA-MrgD), especialmente da formação da alamandina (ALA), que contribui para o desenvolvimento e o avanço da inflamação e do processo fibrótico nos pulmões. Publicamos anteriormente tanto que há uma significativa redução da concentração plasmática de ALA em pacientes com FP idiopática quanto, em modelo animal de FP, os benefícios preventivos da ALA na histologia e na mecânica respiratória. Nesta proposta, nosso objetivo é investigar se a ALA será eficiente também para tratar ratos com fibrose já estabelecida. A proposta é inédita, de grande interesse clínico mundial pois também visa agregar conhecimento ao depósito da patente (PCT International Application No. PCT/US2021/029559) que realizamos juntamente com a pesquisadora norteamericana Mariana Morris (Nova Southeastern University). Para tanto, vamos provocar FP em ratos instilando bleomicina na traqueia e, assim que a FP estiver estabelecida, trataremos os animais com ALA. Acreditamos que, futuramente, poderemos tratar pacientes com FP, independentemente da etiologia, o que poderá melhorar a qualidade de vida, reduzir o número de internações, de transplantes e os custos para os sistemas de saúde mundial.
  • Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - RS - Brasil
  • Wed Feb 09 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Keila Machado de Medeiros

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • membranas híbridas sustentáveis obtidas a partir da reciclagem de fibras sintéticas poliméricas industriais
  • As membranas se destacam dentre as tecnologias mais limpas para o tratamento de efluentes, pois apresentam vantagens em relação aos processos convencionais como economia de energia, facilidade de operação e vasta aplicabilidade. As membranas híbridas tem a capacidade de combinar materiais orgânicos e inorgânicos durante a formação ou polimerização das membranas. A adição de cargas inorgânicas como argila, zinco, óxido de zinco, dióxido de titânio, óxido de grafeno, carvão ativado, entre outros, em soluções poliméricas pode resultar na sinergia das suas propriedades individuais, potencializando o seu desempenho que é crucial no ajuste das propriedades de fluxo destas membranas, introduzindo a hidrofilicidade, promovendo uma estrutura esponjosa, evitando a formação de incrustações e de macrovazios, bem como aumentando a interconectividade e formação dos poros. As fibras sintéticas obtidas a partir da poliamida e do polietileno tereftalato são utilizadas na indústria automobilística para aprimorar o desempenho e a eficiência energética dos pneus. Quando essas fibras não se encontram dentro dos padrões de qualidade são descartadas como rejeito, pois não são capazes de promover de maneira eficiente às propriedades mecânicas e térmicas exigidas para esta aplicação. Sabendo do potencial destas fibras por apresentarem boas propriedades mecânicas, químicas, térmicas e serem resistentes a vários solventes ácidos e meios alcalinos, esta pesquisa aborda uma nova forma de utilização desse descarte na obtenção de membranas híbridas sustentáveis de nanocompósitos, de compósitos e de blendas poliméricas, com características morfológicas adequadas para o tratamento de efluentes industriais. Além disso, a reciclagem dessas fibras descartadas pela indústria é uma alternativa viável e de suma importância, pois visa uma solução para os problemas decorrentes do descarte inadequado destes resíduos sólidos no meio ambiente, bem como na redução dos custos de fabricação das membranas.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Kelen Cristina Ribeiro Malmegrim de Farias

Ciências da Saúde

Medicina
  • otimização da plataforma de obtenção de exossomos derivados de células estromais mesenquimais cultivadas em larga escala e incorporação dos mesmos como ativo em formulação de uso tópico para o tratamento de úlceras crônicas em modelo de anemia falciforme
  • Anemia falciforme é uma doença hereditária comum, com risco de morte que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Eritrócitos anormais em forma de foice interrompem o fluxo sanguíneo em pequenos vasos, e esta vaso-oclusão leva à isquemia do tecido distal, inflamação crônica e dor, além de diversas outras complicações clínicas como infeções e úlceras crônicas de pernas. O tratamento de pacientes com úlceras crônicas representa um grande problema de saúde pública devido a refratariedade às terapias convencionais, a alta incidência de recidivas, os longos períodos de internação e altas taxas de mortalidade. Doenças inflamatórias crônicas, tais como anemia falciforme e diabetes, são relevantes problemas de saúde pública que cursam com o desenvolvimento de úlceras crônicas. O elevado custo financeiro do tratamento de pacientes com úlceras crônicas para o Sistema Nacional de Saúde (SUS) justifica o desenvolvimento deste projeto de pesquisa. Esse cenário justifica e embasa a busca por novas modalidades terapêuticas avançadas que promovam melhor cicatrização, diminuição da dor e melhora da qualidade de vida dos pacientes portadores de úlceras crônicas, permitindo que voltem ao trabalho e realizem suas atividades cotidianas de maneira satisfatória. O objetivo deste projeto é não só otimizar a plataforma de obtenção de exossomos derivados de MSCs através da implantação do cultivo em larga escala e de regimes de condicionamento das células, como também incorporar esses exossomos a uma formulação de uso tópico destinada ao tratamento de úlceras de pele oriundas da anemia falciforme. Para tal, MSCs derivadas de cordão umbilical humano serão isoladas e cultivadas em biorreator condições de boas práticas de manufatura (BMP, do inglês “Good Manufacturing Practice” ou GMP). Durante o cultivo as MSCs serão precondicionadas ou não, nas sequintes condições em normóxia, em hipóxia, com IL-17, em hipóxia e IL-17. Os exossomos liberados pelas MSCs no meio de cultura serão isolados e caracterizados. A caracterização dos exossomos será feita por análise de tamanho, imunofenotipagem, western blotting. Além disso, serão avaliados o miRNoma, metaboloma e proteoma dos dos exossomos. Será produzida uma formulação farmacêutica de uso tópico contendo exossomos de células estromais mesenquimais. O produto terapêutico configurará esta formulação de uso tópico (FUT) que será testada no modelo experimental de úlcera crônica em camundongos com anemia falciforme. Portanto, serão gerados cinco tipos de formulação de uso tópico (FUT): 1. FUT; 2. FUT + Normo-Exo; 3. FUT + Hipo-Exo; 5. FUT + IL17-Exo; 6. FUT + IL17-Hipo-Exo. A formulação será aplicada 1 vez ou por 7 vezes consecutivas. Camundongos com anemia falciforme (linhagem Townes) ou controles serão submetidos ao modelo experimental de úlceras crônicas. Esses animais serão acompanhados e fotografados por 28 dias. A porcentagem de cicatrização das úlceras será calculada e os diferentes grupos serão comparados entre si, a fim de que possa ser observada a eficácia terapêutica das formulações produzidos. Os mecanismos envolvidos no processo de regeneração tecidual serão avaliados por análises histopatológicas, imunológicas e de expressão gênica de tecido. Trata-se um projeto pré-clínico na área de medicina regenerativa cujos resultados poderão, um futuro próximo, respaldar a aplicação clínica deste produto terapêutico avançado no tratamento de úlceras crônicas de pacientes com anemia falciforme ou outras doenças inflamatórias crônicas, especialmente aqueles refratários às terapias convencionais. O desenvolvimento de tecnologias nacionais favorecerem o acesso dos pacientes do Sistema Único de Saúde às terapias avançadas que podem melhorar a qualidade de vida e/ou curar pacientes graves e refratários aos tratamentos convencionais.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Dec 07 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Kelly Cristiane da Silva

Ciências Humanas

Antropologia
  • ecologias e subjetivações econômicas em disputa. aproximações a partir de timor-leste
  • Este projeto de pesquisa tem por objetivo etnografar tensões morais e éticas que se impõem sobre ecologias e sujeitos econômicos em Timor-Leste. Assume-se como ponto de partida que a reprodução das populações leste-timorenses está assente em ecologias econômicas mais que humanas caracterizadas pela tensa coexistência de regimes heterogêneos de produção, distribuição, consumo, conhecimento e subjetivação. Sustenta-se como hipótese que a intensificação de esforços de governança voltados à expansão da sociedade de mercado no país e as sucessivas crises políticas nele ocorridas têm aumentado as ansiedades econômicas e identitárias das pessoas. Inspirada por Foucault, a pesquisa focará problematizações morais e éticas a respeito de condutas econômicas em/para diferentes espaços: as unidades domésticas, as Casas, as comunidades religiosas cristãs e as aldeias. A proposta será executada por pesquisadores com experiência etnográfica de média e longa duração em Timor-Leste e se desdobrará em quatro frentes de trabalho. A primeira aborda transformações nas dinâmicas rituais e reprodução dos saberes locais decorrentes da intensificação da monetização destas práticas, nos municípios de Manufahi e Ainaro por Renata N. da Silva e Keu Apoema e, em Dili, por Lucivânia Gosaves. A segunda frente foca políticas de regularização fundiária praticadas em Timor-Leste desde 2017 e será liderada por Carlos A. O. Ospina e Daniel De Lucca, nas localidades de Ermera e Dili. A terceira frente será executada no município de Liquiça por Daniel Simião e Alberto F. Castro e terá como objeto os modos como se equacionam aí valores e práticas associados à kultura com projetos de modernização. Por fim, transformações nas ecologias e subjetivações econômicas em Ataúro serão investigadas por Kelly Silva, Maria Luíza V. Pedrosa, Ana Carolina R. Oliveira e Miguel S. Filho. A pesquisa será realizada mediante três procedimentos: 1. revisão bibliográfica; 2. análise documental e 3. trabalho de campo.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Feb 09 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • a influência da espiritualidade no comprometimento organizacional: uma análise em cooperativas de crédito solidário - cresol
  • O objetivo dessa pesquisa é identificar a influência da Espiritualidade nas Organizações no Comportamento Organizacional em Cooperativas de Crédito Solidário - Cresol. O sistema de Cresol diferencia-se por desencadear uma forma diferente de cooperativismo, pois optou por estruturas mais descentralizadas, formadas por pequenas unidades, com maior articulação com a comunidade local. É relevante então, aprofundar questões relacionadas a espiritualidade nas organizações, bem como o comprometimento organizacional nas unidades deste sistema. Nas últimas duas décadas, diversos pesquisadores desenvolveram estudos com o objetivo de verificar como a espiritualidade afeta o ambiente organizacional. Verifica-se que a literatura sobre o tema é prolixa e a evidência empírica ainda é escassa, onde muitos temas que podem ser influenciados pela Espiritualidade nas Organizações ainda não foram abordados ou carecem de aprofundamento, em especial, considerando a realidade das organizações cooperativas. É nesse contexto que se busca aprofundar a relação entre a Espiritualidade nas Organizações e o Comprometimento Organizacional. Será conduzida uma pesquisa quantitativa (survey) com corte transversal, junto aos trabalhadores e gestores das às agências que integram a Cooperativa de Crédito Solidário - Cresol. A análise dos dados ocorrerá por meio de técnicas estatísticas, tanto descritivas, quanto inferenciais. Como resultado, espera-se que quanto maior o nível de espiritualidade encontrado na organização, maior será o nível de comprometimento afetivo e normativo e menor o nível de comprometimento instrumental. Além disso, se a Espiritualidade na Organização afetar o comprometimento do trabalhador com a organização é possível trabalhar nas variáveis que promovem a espiritualidade e, consequentemente, gerar maior comprometimento do indivíduo com a organização, agregando ainda os benefícios que ela proporciona para os indivíduos que trabalham na organização.
  • Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
  • Tue Nov 22 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Kelly da Silva

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • efeitos da intervenção fonoaudiológica nas sequelas comunicativas, cognitivas e deglutitórias em pacientes com apresentação grave da covid-19
  • A pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2 trouxe um grande desafio para a saúde pública mundialmente. O elevado número de pessoas com a apresentação grave da doença alerta à urgência de estudos visando a adoção de medidas preventivas e reabilitadoras após a alta hospitalar. Neste contexto, a Fonoaudiologia tem contribuído para a melhoria de qualidade de vida de pessoas pós COVID-19, por meio da reabilitação. Parece ser comum, após a infecção pelo Sars-CoV-2, a presença de distúrbios da comunicação como alterações vocais, de funções sensoriais (audição, palato e paladar), motoras (equilíbrio corporal e deglutição) e de memória e cognição. Se no início da pandemia a grande preocupação era a diminuição do número de mortes, atualmente a reabilitação passa a tomar destaque no campo científico, visando o aprimoramento da atuação profissional a partir da prática baseada em evidências. Apesar das evidências cientificas existentes quanto a eficácia das terapias fonoaudiológicas, ainda são escassos na literatura estudos específicos para pacientes infectados pelo vírus SARS-CoV-2. Este ensaio clínico busca avaliar o impacto de um programa de fonoterapia nas alterações da deglutição, paladar, olfato, distúrbios vocais, do equilíbrio, da motricidade orofacial, da memória e da cognição.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Kelly Graziani Giacchero Vedana

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • levantamento nacional de barreiras e facilitadores para a assistência de enfermagem e notificação da violência autoprovocada na atenção primária à saúde
  • Trata-se de um estudo transversal dividido em duas etapas, com o objetivo de identificar barreiras e facilitadores para a assistência em enfermagem e a notificação da violência autoprovocada na Atenção Primária à Saúde (APS). Etapa 1: Estudo metodológico para construção e validação de instrumento sobre barreiras e facilitadores para a assistência de enfermagem e notificação da violência autoprovocada na APS. O instrumento será construído com base na estrutura teórica Theoretical Domains Framework e em guidelines e pesquisas científicas sobre a temática. Posteriormente será realizada a validação de conteúdo e construto com especialistas e público-alvo. Etapa 2: Estudo exploratório, multicêntrico, de abordagem mista para identificação de barreiras e facilitadores para a assistência e notificação da violência autoprovocada na APS. Será realizado com profissionais de enfermagem e gestores municipais e estaduais da APS e Saúde Mental de cinco regiões brasileiras. O estudo será desenvolvido com o suporte de centros públicos de pesquisa. Os dados dos enfermeiros serão coletados a partir de questionário sociodemográfico e o instrumento validado na etapa anterior. Os dados dos gestores serão coletados a partir de entrevista semiestruturada a ser realizada através de ferramentas online. Os dados serão tratados e analisados de forma quantitativa (análise descritiva e testes de associação) e qualitativa (Análise Temática). O protocolo de pesquisa será construído e revisado com todo o comitê científico e submetido à apreciação ética. Espera-se que os resultados possam fornecer ações de assistência de enfermagem e notificação da violência autoprovocada, conforme especificidades regionais, e auxiliar no planejamento de estratégias para o fortalecimento da prevenção da violência autoprovocada na APS. Também são esperados a produção de um instrumento, além de maior articulação, união de recursos, experiências e ações entre os centros públicos científicos no país.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Sat Feb 05 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Kênia Lara Silva

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • modelos de serviços e custos da atenção domiciliar: revisão de escopo
  • A atenção domiciliar se organiza em diferentes modalidades e a implantação de serviços, neste campo, requer uma análise minuciosa dos custos. A expansão dos serviços de atenção domiciliar é apresentada como uma estratégia que permite a redução de custos e otimização dos recursos. A emergência desta prática no Brasil tem possibilitado ganhos tanto no sistema público como privado de saúde. No mundo, há diferentes modelos de serviços com características heterogêneas, formas de organização distintas e modalidades diversas de atendimentos. Essa diversidade se reflete nos custos de cada serviço, sendo necessário identificar para cada modelo de serviço os custos a ele associado. Desta forma, a problemática apresentada para essa revisão é a insuficiência de evidências, no contexto brasileiro, sobre os aspectos econômicos da AD, incluindo os custos relacionados aos diferentes modelos de serviços. Questiona-se: Quais os diferentes modelos e respectivos custos de serviços/equipes de Atenção Domiciliar no mundo?. Trata-se de uma revisão de escopo com o objetivo de mapear os modelos de serviços de atenção domiciliar no mundo e os custos a eles associados. A busca será realizada nas bases de dados CINAHL, Web of Science, Scopus, BVS/LILACS, Embase, Medline via Pubmed e Cochrane, de textos publicados em português, inglês e espanhol, sem limite temporal, referentes a serviços públicos de atenção domiciliar em diferentes países do mundo. Serão analisados os dados bibliométricos; características dos serviços de atenção domiciliar; dados de custos e financiamento; estratégias e indicadores utilizados para medir o impacto da redução de custos com a AD. Os resultados serão apresentados por eixo de análise, contemplando 1) Modelos de serviços; 2) Medidas de custos; 3) Análise e comparação de custos; 4) Financiamento e resultados econômicos. Será produzido um mapa de evidências e um processo de discussão para recomendação para políticas públicas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Dec 03 00:00:00 BRT 2021-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Kenio Costa de Lima

Ciências da Saúde

Odontologia
  • odontologia domiciliar: a realidade das condições de saúde bucal de usuários idosos e o risco para pneumonia aspirativa
  • O serviço de atendimento odontológico domiciliar (AOD) está cada vez mais crescente no Brasil e no mundo, principalmente para aqueles pacientes que não podem se deslocar ao consultório convencional. A literatura ainda é escassa de estudos que caracterizem essa área de atuação na Odontologia. No entanto, sabe-se que pessoas idosas em cuidados intensivos estão sob maior risco para o desenvolvimento de uma série de doenças e agravos bucais, sobretudo devido à dificuldade ou negligência quanto à higiene bucal. Nessas situações, esses indivíduos se tornam mais susceptíveis à pneumonia aspirativa. A literatura tem mostrado prevalências importantes desse desfecho em pessoas idosas hospitalizadas. Acredita-se que uma parcela considerável desses indivíduos é acometida por esse tipo de pneumonia ainda em ambiente domiciliar, cuja evolução leva à hospitalização. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é avaliar as condições de saúde bucal de pessoas idosas sob cuidados domiciliares e o risco para desenvolvimento de pneumonia aspirativa em uma coorte prospectiva do município de Natal/RN. Uma amostra de 385 pessoas idosas foi calculada considerando-se um nível de significância de 95%, margem de erro de 5%, com 50% de prevalência para o desfecho. A condição de saúde bucal será avaliada a partir de exame epidemiológico dos elementos dentários e da mucosa oral. Amostras salivares permitirão o isolamento de Staphylococcus aureus e leveduras do gênero Candida. A disfagia será avaliada pelo Repetitive Saliva Swallowing Test (RSST). A incidência do desfecho será observada por um ano na amostra estudada. A análise dos dados será feita de forma descritiva e inferencial. As associações entre o desfecho e as variáveis independentes serão observadas a partir dos testes do qui-quadrado ou exato de Fisher, com 95% de confiança, ajustadas pela Regressão Robusta de Poisson.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Kimi Aparecida Tomizaki

Ciências Humanas

Educação
  • entre a escola e o trabalho: comportamentos políticos de trabalhadores/as em situação de precarieade
  • Trata-se de um estudo interdisciplinar que envolve pesquisadores/as de universidades das cinco regiões do Brasil (USP, Unirio, UFPR, UFGD, UFPB, UFAC) e uma centro de pesquisa em Portugal (Iscte). O objetivo principal é compreender a formação dos comportamentos políticos de jovens trabalhadores/as, pertencentes a uma geração que se beneficiou da ampliação do acesso à educação formal no Brasil, mas cujas trajetórias de trabalho são marcadas por diferentes níveis precarização (desemprego, trabalho informal, baixos salários, contratos temporários, condições adversas de trabalho, etc.) Nesse sentido, pretende-se constituir um estudo de caráter nacional, baseado em uma análise que articule casos regionais e o caso de brasileiros/as imigrantes em Portugal, que visa analisar como a frustação das expectativas em termos de ascensão social fomentadas pela ampliação do acesso à educação escolar (e aos diplomas por ela expedidos) podem (ou não) influir os comportamentos políticos, entendidos aqui como (i) opiniões sobre temas relacionados à política; (ii) comportamentos eleitorais; (iii) adesão aos valores e práticas democráticas. Essa pesquisa, em função do seu problema, abordagem teórica e objetivos, será constituída a partir da coleta e da análise de dados qualitativos e quantitativos. Com abordagem extensiva, a primeira parte prevê a realização de um survey com amostra (de tipo não-probabilístico, por cluster) de casos selecionados para a aplicação de questionários online, cujos resultados serão analisados por meio da Análise de Correspondência Múltipla (ACM). Na segunda parte, de natureza intensiva, serão realizadas entrevistas considerando-se a diversidade de tendências de comportamentos políticos apontada pela etapa anterior da pesquisa, que abordarão as características e sentidos das trajetórias individuais e familiares; estratégias e investimentos em escolarização e para inserção no mercado de trabalho e posicionamento sobre temas relacionados à política.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Feb 16 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Kizi Mendonça de Araújo

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • o edital universal: caracterizando o financiamento na área da ciência da informação
  • Os alicerces para a instituição de uma política de Estado voltada para a atividade científica remontam do período pós Segunda Guerra Mundial. Desde então, os países vêm desenvolvendo suas Políticas e Sistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e destinando parte de sua arrecadação ao financiamento de pesquisa. Seguindo este modelo o Brasil criou nos anos 50 suas primeiras instituições voltadas para apoio e financiamento da pesquisa, dentre elas, o Conselho Nacional de Pesquisa, atual Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre as diversas modalidades de fomento à pesquisa oferecidas pelo CNPq, o Edital Universal é uma das mais importantes, representando boa parte dos recursos disponibilizados pela agência. Diante desta importância, o objetivo geral desse estudo é caracterizar o perfil da pesquisa financiada pelo Edital Universal do CNPq na área da Ciência da Informação no período de (2002-2018). Tal proposição justifica-se devido a importância de melhor compreender as características desse financiamento tão importante para a ciência brasileira e ainda tão pouco estudado. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório onde serão conjugados métodos qualitativos e quantitativos, amparados em técnicas de análise bibliométricas e cientométricas, como a análise de co-ocorrência de palavras. Como fonte de informação, serão utilizados todos os editais e chamadas públicas do Universal no período (2002-2018), bem como informações sobre os projetos submetidos nessas chamadas. Espera-se que os resultados decorrentes deste estudo possam lançar luz sobre algumas nuances que caracterizam um importante financiamento da ciência brasileira, em especial, na área da Ciência da Informação, podendo servir de subsídios para o melhor direcionamento dos esforços na área, bem como contribuir para a gestão e aprimoramento de políticas públicas para o setor.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Sat Feb 26 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Klaus Konrad Scheuermann

Ciências Agrárias

Agronomia
  • ampliação da base de dados de genes de resistência à brusone do arroz, e identificação das combinações gênicas com maior espectro de resistência
  • A brusone é a principal doença da cultura do arroz, provocando perdas significativas de produtividade e qualidade dos grãos. O controle mais eficaz e econômico da doença é por meio de resistência genética. Entretanto, a resistência dos novos cultivares tem sido superada poucos anos após o seu lançamento, devido a elevada variabilidade genética do patógeno, associado ao emprego dos genes de resistência de forma isolada. O objetivo deste projeto é prospectar o banco de germoplasma de arroz da Epagri para os genes de resistência Pi2, Pita2, Pi40, Pikm e Pi54, desenvolver linhagens contendo combinações destes genes aos pares, e avaliar o espectro de resistência destas linhagens contra uma população de isolados de P. oryzae. Para isso, serão analisados cerca de 400 acessos de arroz utilizando marcadores moleculares específicos. Para os genes cujo marcador é do tipo CAPS como Pita2, os produtos da PCR serão submetidos a análise de restrição. Para genes cujos alelos de resistência e suscetibilidade apresentam amplicons de tamanho muito similar, como é o caso de Pi2, o iniciador frontal será sintetizado com adição de uma calda M13 e análise será realizada em analisador genético. Os germoplasmas positivos para os genes resistência em estudo serão intercruzados, de modo a se obter linhagens contendo esses genes aos pares. As plantas das gerações F2 e F3 serão analisadas com os marcadores moleculares para confirmar a presença da combinação gênica esperada. As plantas da geração F4 serão inoculadas com uma população de isolados monospóricos de P. oryzae, para avaliação do espectro de resistência. As linhagens com melhor espectro de resistência serão empregadas no programa de piramidização gênica, visando desenvolver cultivares de arroz com diferentes combinações de genes de resistência que irão ser utilizadas de forma alternada.
  • Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Feb 16 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Kleber Aparecido da Silva

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • por uma educação linguística engajada com os direitos humanos
  • Este projeto interinstitucional tem como objetivo reunir subprojetos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens" (GECAL), tendo com sede a região Centro-Oeste em diálogo com IES localizadas nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil bem com o Canadá e a África do Sul. As atividades deste grupo de pesquisa problematizam e se propõem a esboçar políticas propositivas relacionadas às demandas da realidade colocadas a partir de experiências dos participantes nos diferentes contextos de suas pesquisas e se alinhavam por uma base semelhante de um trabalho com questões decoloniais (MIGNOLO, 2002; WALSH, 2010; MALDONADO-TORRES, 2018), vistas pelas Epistemologias do Sul (SOUSA SANTOS, 2001; PENNYCOOK e MAKONI, 2019), e que tem como essencial a ideia de que precisamos de desenvolver praxiologias insurgentes e/ou decoloniais (ROCHA, SILVA e FREITAS, 2021) para lidar com um contexto de necropolítica, de necroeducação e de colonialidade, que envolve racismo, patriarco e o capitalismo como formas de sugar a energia e a potencia de existir dos sujeitos (MIGNOLO, 2002; WALSH, 2010; MALDONADO-TORRES, 2018; NASCIMENTO, 2020; TANZI-NETO, 2021). Assim, os vários projetos reunidos neste projeto guarda-chuva se organizam para desenvolver propostas de (re)pensar a educação em um viés freireano e vygotskyanos, em uma perspectiva desencapsulada de currículo (LIBERALI, 2020), capaz de gerar a possibilidade de que todos possam se sentir responsáveis e responsivos para intervir na realidade e criar transformação nela (LIBERALI, 2009).
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Kleber Bez Birolo Candiotto

Ciências Humanas

Filosofia
  • do cognitivismo ao modelo da cognição 4e : alcances e limites da inteligência artificial incorporada.
  • Mais que uma especulação conceitual ou uma curiosidade técnica, inteligência artificial incorporada constitui uma área de pesquisa científica em engenharia aplicada, formada por equipes multidisciplinares de pesquisadores com o objetivo de desenvolver artefatos robóticos dotados de uma “mente artificial. Embora seu progresso ainda esteja distante da capacidade dos humanos e animais de interagirem com o ambiente, as conquistas são notáveis. Mas quais seriam ainda os obstáculos que impedem a inteligência artificial de ser efetivamente incorporada? Por que ainda não foi superado o “paradoxo de Moravec”, segundo o qual é comparativamente fácil fazer com que os computadores exibam desempenho cognitivo de nível humano adulto, mas muito difícil (ou impossível) de dar a eles as habilidades de interação ambiental de uma criança em seus primeiros anos de idade? Uma provável resposta pode estar na abordagem 4E Cognition (embodied, embedded, enactive, and extended). Pretende-se, neste artigo, examinar os argumentos da 4E cognition quanto aos aspectos da cognição humana efetivamente contrastam com a inteligência artificial incorporada, o que leva ao questionamento se esse novo modelo de pesquisa em robótica efetivamente realiza, ou mesmo simula, a incorporação. Considerando os recentes resultados como processamento da linguagem natural, “deep learning” para reconhecimento facial ou os veículos autônomos, cabe questionar se esses avanços em inteligência artificial foram decorrentes não apenas pela contribuição conceitual da 4E Cognition mas sobretudo por conta de outros avanços que são não conceituais, mas técnicos, como mais poder computacional, maior refinamento de algoritmos (nem sempre inspirados biologicamente), melhores sensores e a alta capacidade de produção e mineração de grandes quantidades de dados. Assim, mais do que questões conceituais, a inteligência artificial clássica não foi prejudicada principalmente por limitações tecnológicas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Kleber Del Claro

Ciências Biológicas

Ecologia
  • resiliência em redes de interações ecológicas no cerrado: impacto do fogo intenso na biodiversidade interativa
  • O Antropoceno afeta as savanas tropicais, do cerrado restam menos de 7%. Por 30 anos lidero grupo que investiga as interações ecológicas animais-plantas no cerrado, e nossas publicações indicam que a biodiversidade interativa, mapeada com redes ecológicas, está se degradando rapidamente, pelo aquecimento global e fogo intenso. Em dez anos mostramos que a região de cerrado que estudamos sofreu quase 1ºC de aumento médio em temperatura, ocasionando em Malpighiaceae, ruptura em floração sequencial, com prejuízo à fauna associada de herbívoros, predadores e parasitóides. Os sistemas multitróficos que estudamos (plantas, herbívoros, formigas, aranhas, polinizadores, dispersores) permitiram mapear através de redes ecológicas as principais espécies associadas, a modularidade e conectância das redes, e manipulações experimentais revelaram o papel funcional dos organismos envolvidos e resultados das interações, condicionais. Os resultados dessas interações advém da variação fenológica dos produtores, biologia e comportamento dos consumidores, fatores físicos e antrópicos (fogo). Em julho de 2021, a reserva de cerrado sofreu geadas, seguidas por incêndio devastador, que atingiu em especial o estrato arbustivo. Vimos nisso a oportunidade de acompanhar a resiliência das redes ecológicas de interações previamente documentadas, avaliar a perda e/ou recuperação da biodiversidade interativa, além de testar experimentalmente se os resultados das interações ecológicas (herbivoria, defesa biótica induzida, polinização) serão mantidos. Essas três linhas de investigação que envolverão o uso de redes ecológicas multicamadas/multiplex (primeira vez no cerrado), nos permitirão testar nossa hipótese de que a composição das redes ecológicas pode se alterar no tempo e espaço, mas que os resultados das interações ecológicas se mantêm demonstrando a resiliência das interações e confirmando uma das premissas básicas da teoria dos mosaicos geográficos evolutivos de Thompson.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Klesley Hiago da Rocha Tavares

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • química+: desenvolvimento de jogos digitais com realidade virtual para o ensino das ciências da natureza
  • O processo de ensino, na maior parte das escolas é realizado por meio da difusão de conteúdo, tendo em vista que o professor transmite aos seus alunos informações especializadas de sua disciplina e, aos alunos, cabe então assimilá-las de maneira mecânica e por memorização. Sendo assim, no contexto atual o professor deve buscar novas estratégias metodológicas para superar o trabalho mecânico existente no dia a dia escolar. Este projeto tem como objetivo principal desenvolver um jogo educativo com uso de realidade virtual no qual o público-alvo serão alunos de uma escola pública localizada em Tangará da Serra – MT. Assim, este projeto tem como foco auxiliar o professor com o uso de tecnologias, disponibilizando a estes novos recursos didáticos, especificamente de jogos digitais, para o ensino nas disciplinas de Ciências da Natureza e Química, para aulas práticas e experimentais, com a finalidade de identificar influência dos aparatos tecnológicos nos processos de ensino aprendizagem da temática tabela periódica.
  • Prefeitura Municipal de Tangará da Serra - MT - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Klinger Antonio da Franca Rodrigues

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • tecnologia sustentável para o tratamento das leishmanioses: produção de filmes curativos à base de mesocarpo de attalea speciosa mart. ex spreng para incorporação do óleo essencial de eugenia piauhiensis e y-elemeno
  • Protozoários do gênero Leishmania são responsáveis por um espectro de doenças, coletivamente conhecidas como leishmanioses, que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar de sua importância epidemiológica, o tratamento ainda é feito com quimioterápicos que possuem inúmeros efeitos colaterais. Dessa forma, a identificação de novos fármacos que possam vir a ser um diferencial do tratamento atual é uma preocupação mundial. Em recentes estudos de atividade antileishmania de óleos essenciais, nosso grupo de pesquisa identificou a espécie Eugenia piauhiensis Vellaf e seu constituinte majoritário y-elemeno como altamente ativos contra Leishmania sp. Estes estudos geraram a produção de artigos científicos publicados em revista de alto impacto. A partir destes resultados, planejamos avançar nos estudos, com testes in vivo em modelo de leishmaniose tegumentar. Objetivamos avaliar a atividade antileishmania do óleo essencial e y-elemeno, incorporados em biocurativo à base do mesocarpo de babaçu, sobre lesões em camundongos Balb/c provocadas por cepas sensíveis e resistentes de Leishmania braziliensis. Os biocurativos de mesocarpo de babaçu são biocompatíveis, não tóxicos e favorecem a cicatrização. Serão realizadas análises físicas, químicas e morfológicas de estabilidade do biocurativo por análise termogravimétrica, espectroscopia no infravermelho por transformada de fourier, difração de raio-x, potencial zeta, e microscopia de força atômica. A atividade terapêutica do biocurativo será avaliada pela diminuição da lesão na base da cauda, bem como pela carga parasitária da lesão e linfonodo poplíteo e ensaio de recuperação de amastigotas. A toxicidade do tratamento será investigada por citometria de fluxo e análise de enzimas hepáticas, renais e cardíacas. O padrão de produção de citocinas produzidos pelas células do linfonodo será investigado por CBA em citometria de fluxo como forma de investigar a ação dos compostos.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA - PI - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Klinger Teodoro Ciríaco

Ciências Humanas

Educação
  • "outros olhares para a matemática": narrativas sobre contribuições de um grupo de estudos para a mudança de atitude e identidade profissional de professoras de bebês e crianças bem pequenas
  • Este projeto estrutura-se com o foco em analisar, a partir de narrativas de professoras de bebês e crianças bem pequenas (0 a 3 anos), as implicações da experiência de inserção em um grupo de estudos com características colaborativas para as atitudes em relação à Matemática e a constituição da identidade profissional no âmbito da docência na Educação Infantil. O contexto de produção de dados refere-se à um grupo, existente desde 2010, que vem atendendo aproximadamente 40 docentes por ano: Grupo de Estudos "Outros Olhares para a Matemática" (GEOOM/UFSCar). Trata-se de um espaço coletivo de estudo e apropriação de referenciais teóricos, discussão de planejamentos e relatos de intervenções das vivências com as crianças, por parte das professoras partícipes do GEOOM. A abordagem metodológica adotada é a pesquisa narrativa em que a fonte central da produção de dados será a biografia docente, seguindo os pressupostos de Fritz Schütze (sociólogo alemão). Em complementação, será aplicada uma escala de atitude (AIKEN; DREGER, 1963), traduzida, adaptada e validada por Brito (1998), do tipo Likert. A equipe empreenderá esforços no sentido de responder alguns questionamentos presentes: O que fundamenta o trabalho das professoras de Educação Infantil no âmbito do conhecimento matemático com a criança menor de três anos? Que dimensões estão presentes na constituição e no desenvolver da identidade profissional da educadora matemática da infância? Quais contribuições são reverberadas na docência na creche, tendo em vista as discussões de um grupo com características colaborativas, para a Educação Matemática na Educação Infantil? Perspectivamos, como resultado, fomentar o debate acerca do lugar da linguagem matemática na creche, pelo narrar da experiência das professoras, em um movimento de associação das práticas de cuidado e educação no atendimento à infância de qualidade, sem que ocorra uma escolarização precoce e que respeite as especificidades dos primeiros anos de vida.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Koiti Araki

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • sisnano-usp: nanotecnologias em saúde, meio ambiente e energia
  • O SisNANO-USP: Nanotecnologias em saúde, meio ambiente e energia tem como missão “promover a inovação e o avanço sócio-econômico-cultural através da pesquisa e o desenvolvimento de soluções nanotecnológicas capazes de agregar valor aos produtos”, estando focado na expansão contínua de suas competências e de seu portifólio de tecnologias habilitadoras usando nanomateriais e nanoformulações como plataformas tecnológicas. Nesta edição, a rede está sendo expandida para incluir laboratórios dos campi de Ribeirão Preto e de São Carlos. Neste aspecto, agrega-se ao SisNANO-USP o Instituto de Ciências e Tecnologia em Nanotecnologia Farmacêutica (INCT-Nanofarma) e o CNAI - Centro de Nanotecnologia Aplicado a Indústria, ambos localizados no Campus da USP de Ribeirão Preto. A capacidade de articulação e captação de projetos é ainda maior em função das parcerias com o Instituto SENAI de Inovação “Mário Amato”, SUPERA Parque, e Instituto Osvaldo Cruz, além das colaborações internacionais e boa relação com órgãos reguladores como o ANVISA e MAPA. Assim, as facilidades disponibilizadas possibilitam o desenvolvimento de projetos e convênios tecnológicos e de inovação de grande envergadura, voltados para os mais diversos setores, além de prestação de serviços. O SisNANO-USP se consolidou como um dos principais centros de nanotecnologia do País, sendo reconhecido nacional e internacionalmente na pesquisa, no desenvolvimento de nanotecnologias, especialmente nanomateriais, nanocompósitos e formulações para a saúde humana, animal e cosmético, bem como atuação em segmentos, tais como tratamento e monitoramento da qualidade de águas, processos de purificação e remoção de contaminantes, soluções para o setor automotivo, de polímeros, de óleo e gás, têxtil, baterias, materiais para revestimento, dentre outros, com forte inserção regional e nacional. O SisNANO-USP conta com recursos humanos altamente qualificados, com experiência e conhecimentos científicos-tecnológicos na área de nanotecnologia, além de capacitação em segmentos específicos de interesse do grupo e experiência no desenvolvimento de projeto em parceria com empresas, incluindo adaptação de processos e de escalonamento produtivo. Sua infraestrutura laboratorial está organizada em “core facilities” que possuem equipamentos robustos bem como de alta tecnologia para o desenvolvimento e caracterização físico-química, morfológica e biológica (in vitro e in vivo). A gestão do SisNANO-USP será feita por meio de um Comitê Gestor e Comitê de Usuários que serão responsáveis pelas políticas de atuação do laboratório, prospecção de projetos e organização da insfraestrutura laboratorial. Assim, o SisNANO-USP tem competência e capacidade para liderar projetos de maior envergadura em diferentes segmentos, incluindo a construção dos alicerces de indústrias de base nanotecnológica voltadas para a comercialização de nanomateriais e produtos com nanotecnologia embarcada, a nível nacional e internacional, trazendo soluções inovadoras para os setores da saúde (humana e animal), cosméticos, meio ambiente, de águas, polímeros e energia.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Dec 18 00:00:00 BRT 2019-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Laerte Guimaraes Ferreira Junior

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • estabelecimento de redes de cooperação interinstitucionais para a formação de recursos humanos e o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica em áreas estratégicas na universidade federal de goiás
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Tue Jan 21 00:00:00 BRT 2020-Mon Jan 20 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Laila Leite Carneiro

Ciências Humanas

Psicologia
  • o papel dos recursos pessoais na vivência de emoções morais associadas à percepção de sucesso na carreira
  • O sucesso na carreira se coloca como uma demanda normativa cultivada pela sociedade contemporânea, a qual se embasa em uma lógica meritocrática e de esforços individuais para estimular o alcance da produtividade. Nesse sentido, jovens adultos em idade economicamente ativa se veem pressionados a buscar um ideal de sucesso que exige o envolvimento intenso e contínuo em atividades diversificadas. Sendo o trabalho um elemento central e estruturante na vida dos indivíduos atualmente, a percepção de ser bem ou mal sucedido na carreira pode interferir diretamente na vivência subjetiva de bem-estar, a qual é representada pela balança hedônica resultante da experimentação de estados afetivos agradáveis e desagradáveis. Dentre os possíveis estados afetivos que podem estar associados à percepção de sucesso na carreira, destacam-se aqueles de cunho moral. Uma emoção moral pode ser caracterizada como um conjunto de alterações fisiológicas e/ou processamento cognitivo que apresentam como consequência o estabelecimento e manutenção da integridade das estruturas sociais humanas. Culpa e vergonha seriam exemplos de emoções morais desagradáveis, resultantes de uma percepção de rompimento em relação a tais estruturas, enquanto orgulho seria um exemplo de emoção moral agradável, que acompanharia a avaliação de estar agindo de acordo com as normas sociais constituídas. Diante do exposto, este projeto visa analisar as interrelações estabelecidas entre a percepção de sucesso na carreira e a vivência de emoções morais, buscando compreender, ainda, como recursos pessoais (como o autoconceito, a autoeficácia e as competências socioemocionais) influenciam tais relações. A hipótese principal é: quanto mais desenvolvidos os recursos pessoais, menor a associação entre a percepção de sucesso na carreira e a vivência de emoções morais desagradáveis. Para investigá-la, propõe-se uma pesquisa transversal, quali-quantitativa, através de survey online, com participantes de 18 a 29 anos de todo o país.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Laio Magno

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • testagem rápida para hiv e promoção da saúde entre travestis, mulheres trans e homens que fazem sexo com homens: uma revisão sistemática
  • O teste rápido de detecção de HIV (TR) vem ganhando protagonismo no mundo todo. Entre 2010 e 2014, mais de 600 milhões de pessoas tiveram acesso a essa modalidade de testagem em países de rendas média e baixa. Baseado em tecnologia simples e de fácil manuseio, o TR prescinde da estrutura laboratorial e de serviço de saúde estruturado, podendo alcançar lugares de difícil acesso e acelerar o alcance de campanhas de testagem. O uso do TR pode significar a superação de problemas como o distanciamento entre usuário e serviço devido à espera pelo resultado. No Sistema Único de Saúde (SUS), o TR vem sendo direcionado para a rotina dos serviços na atenção básica à saúde. Entretanto, mesmo com a consolidação do TR sendo executado com segurança na Atenção Básica à Saúde e nas demais instituições de saúde, restam ainda grupos populacionais não alcançados por esses serviços ou campanhas de testagem, como pode ser verificado na alta taxa de diagnóstico tardio do HIV, especialmente entre homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e mulheres transexuais (TrMT). Faz-se importante ampliar não só a quantidade de testagem rápida ofertada, bem como também diversificar os locais de disponibilização e alcançar as populações em maior risco de infecção pelo vírus. Desse modo, a presente pesquisa tem o objetivo de investigar estratégias de oferta de testagem rápida para detecção de HIV efetivas para alcançar travestis, mulheres trans e homens que fazem sexo com homens em alto risco de infecção pelo HIV, bem como estratégias de promoção de saúde e prevenção de HIV para estas populações. Desse modo, será realizada uma revisão sistemática da literature para responder as seguintes questões: 1-Quais estratégias de oferta de testagem rápida para o HIV/aids mais efetivas para alcançar travestis, mulheres trans e homens que fazem sexo com homens? E 2-Quais as estratégias de promoção da saúde e de prevenção do HIV mais efetivas para travestis, mulheres trans e homens que fazem sexo com homens? As revisões seguirão as recomendações da PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). Os protocolos deste serão cadastrado na base POSPERO - International prospective register of systematic reviews (https://www.crd.york.ac.uk/PROSPERO/), que possibilita a transparência metodologica e ética de todo o processo de condução do estudo. Serão incluídas as bases do PubMed, Bireme, Scopus, Web of Science, Science Direct, SciELO, Lilacs e Google Acadêmico para identificar os estudos. Adicionalmente, serão identificadas teses e dissertações no banco de teses do periódico Capes, bem como na base Proquest, que dispõe de literatura cinzenta “gray literature”. As referências dos artigos e revisões relacionados à temática das revisões serão avaliadas, no sentido de identificar estudos não indexados nas bases de dados, mas que sejam pertinentes para inclusão nesta revisão. Não será adotado recorte temporal ou restrição de idioma nas buscas e seleção. Os descritores (Decs/Mash) serão inseridos nas bases de dados, por revisores independentes, utilizando-se estratégias booleanas para identificação dos estudos potencialmente elegíveis. As publicações serão gerenciadas no Mendeley para remoção das duplicatas e aplicação dos critérios de inclusão. Os estudos serão selecionados independentemente por dois revisores utilizando formulários com os critérios de elegibilidade das publicações. Ao fim da revisão, os artigos divergentes serão selecionados por consenso entre os revisores. Na ausência do consenso um terceiro revisor avaliará a pertinência da elegibilidade do estudo. A concordância entre os revisores será avaliada pelo teste Kappa. Para se definir os critérios de elegibilidade será adotado a estrutura do acrônimo PECO, onde cada letra significa um componente da questão, sendo (P) o problema a ser abordado, (E) a exposição a ser considerada, (C) o comparador, e por fim, (O) sendo o desfecho de interesse, que é derivado da palavra em inglês (outcome).
  • Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Mar 03 00:00:00 BRT 2020-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Laio Oriel Seman

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • arcabouço de simulação termoelétrico visando qualidade de serviço para pequenos satélites
  • Tão importante quanto o desenvolvimento de novas ferramentas teóricas -- que avancem o estado-da-arte dos algoritmos utilizados em simulações computacionais -- é a devolução dessas ferramentas para a sociedade, fomentando a economia e/ou elevando a qualidade de vida das pessoas. Nesse contexto, esse projeto busca desenvolver a tecnologia nacional por meio do desenvolvimento e aplicação de um software de simulação termoelétrica para CubeSats, capaz de auxiliar no planejamento e otimização de missões CubeSat -- uma categoria de nanossatélite mundialmente difundida. A crescente implementação deste padrão de nanossatélites e a consequente demanda pela melhor extração do valor das missões, aliadas às garantias de qualidade de serviço, abrem espaço para pesquisas nesse contexto. O problema de escalonamento de tarefas em nanossatélites é desafiador dada a disponibilidade limitada de energia elétrica em órbita. Cabe ao projetista obter uma solução que seja adequada do ponto de vista térmico e elétrico, sem prejudicar a operação, e garantindo a manutenção dos objetivos da missão. Simulações computacionais são essenciais para prever o comportamento dos diversos subsistemas de um satélite e evitar falhas de operação, podendo ter um custo significativamente inferior quando comparadas a abordagens experimentais, muitas vezes difíceis de reproduzir em laboratório. Nesse contexto, este projeto busca desenvolver um arcabouço de simulação termoelétrico de um CubeSat, considerando os efeitos da bateria, painéis fotovoltaicos e payloads, para cada instante de tempo em uma determinada órbita e atitude. Espera-se assim maior assertividade nas missões frente aos desafios do ambiente espacial.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Laís Pellizzer Gabriel

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • manufatura aditiva de implantes odontológicos biodegradáveis customizados com adição de hidroxiapatita e óxido de grafeno
  • Há um grande interesse do setor da saúde a produção de implantes processados por Manufatura Aditiva (MA), popularmente conhecida como impressão 3D, em razão da possibilidade de fabricação de implantes customizados. A impressão de ossos representa uma alternativa atrativa quando comparada com as estratégias atuais, possibilitando o planejamento cirúrgico e a produção de materiais tridimensionais com estrutura complexa, de forma similar ao osso nativo. Na odontologia, com o aumento da expectativa de vida da população, ocorre perda dos dentes, comprometendo o sistema mastigatório e digestivo. Uma das técnicas de MA é a bioimpressão, que possibilita a impressão de diversos tipos de materiais, com alto grau de tecnologia, representando um avanço significativo na engenharia de tecidos (ET). O óxido de grafeno (GO) e o óxido de grafeno reduzido (rGO) têm sido considerados materiais promisores para aplicações em implantes dentários e ET, por suas propriedades únicas e superlativas, apresentando afinidade biológica superior ao titânio utilizado nos implantes tradicionais. Estudos recentes mostraram que a modificação superficial de implantes dentários com GO, ou sua utilização em ET para reparos ósseos na região maxilo-facial, aumentam as suas propriedades antibacterianas, a osseointegração, além de promover um aumento das propriedades osteogênicas. O objetivo deste projeto é produzir implantes customizados para aplicações de reparo ósseo odontológico na forma de matriz bioabsorvível tridimensional polimérica que induza o crescimento ósseo. Matrizes tridimensionais serão bioimpressas utilizando o polímero bioabsorvível poli (ácido lactico-co-glicólico) (PLGA) embebido com hidroxiapatita. As matrizes serão recobertas com membrana rotofiada de policaprolactona embebidas de óxido de grafeno reduzido e caracterizadas no tocante as propriedades morfológicas, químicas, térmicas, elétricas, mecânicas e biológicas, conforme norma ASTM F2150.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Laise Cedraz Pinto Matos

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • produtos de reação de maillard: determinação em alimentos do planejamento e consumo familiar e efeitos in vitro na gênese da obesidade
  • O processamento térmico em alimentos contribui para a formação de substâncias de escurecimento conhecidas como Produtos de Reação de Maillard (PRM), os quais estão implicados na promoção e agravamento de doenças crônicas.Os PRM são biologicamente ativos e podem influenciar na adipogênese. Ainda há poucos dados científicos a respeito do papel dos PRM isolados na inflamação e na expressão de genes alvos da obesidade, a qual é uma doença inflamatória crônica de alta prevalência mundial. Um melhor entendimento dos fatores que condicionam a formação dos PRM nos alimentos e dos seus efeitos na inflamação e expressão de genes importantes na diferenciação de adipócitos é um pressuposto para tomada de decisões para o desenvolvimento de estratégias de processamento de alimentos, que possam auxiliar na prevenção e tratamento da obesidade. Este estudo pretende identificar formas de controle da formação dos PRM durante o preparo de alimentos e avaliar seus efeitos na inflamação in vitro e na expressão de genes alvos da regulação celular do tecido adiposo.Os PRM têm ação inflamatória e promovem um maior acúmulo de ácidos graxos durante a diferenciação de adipócitos. A sistematização de informações (teor de PRM e fatores condicionantes em alimentos) em um guia prático irá subsidiar novas orientações nutricionais nas diretrizes de tratamentos dietoterápicos. Alimentos do consumo familiar (carnes e pães) serão padronizados e submetidos a diferentes técnicas de preparo e avaliados quanto aos parâmetros físico-químicos e teor de PRM por HPLC (hidroximetilfurfural/furosina/pentosidina) e ELISA (carboximetil-lisina). Ensaios in vitro com adipócitos expostos ou não ao PRM serão conduzidos para quantificação de citocinas (ELISA) e para análise da expressão de genes alvos por PCR-RT. Metodologias inovadoras de controle da formação e determinação de PRM em alimentos serão validadas e novas atualizações serão fornecidas ao Guia Alimentar da População Brasileira e diretrizes nutricionais.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Larissa Fortunato Araújo

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • guia alimentar para a população brasileira e ambiente alimentar: desenvolvimento e avaliação de um programa de intervenção nutricional para adultos usuários do sus
  • O excesso de peso e a obesidade, além de serem influenciados pelo consumo alimentar e prática de atividade física, possuem outros múltiplos determinantes relacionados a questões demográficas, socioeconômicas, políticas, culturais e ambientais. Desta maneira, fatores individuais e ambientais interagem entre si em uma complexa rede e somente os determinantes individuais não são capazes de explicar a adesão a comportamentos saudáveis (POPKIN; ADAIR; NG, 2012). O Guia Alimentar para a População Brasileira preconiza fazer compras de alimentos em mercados, feiras livres e feiras de produtores e outros locais que comercializam variedades de alimentos in natura ou minimamente processados (BRASIL, 2014). No entanto, apesar do surgimento em grande escala desses locais fornecedores de alimentação, estudos sugerem que há desigualdades no acesso a alimentos saudáveis em uma mesma cidade com uma maior concentração de supermercados, mercados e feiras-livres em áreas de médio e alto nível socioeconômico. Diante do exposto, o objetivo do presente estudo é desenvolver e avaliar um programa de intervenção nutricional, com foco no Guia Alimentar para a população brasileira e de acordo com o ambiente alimentar, para adultos com excesso de peso usuários de Unidades Básicas de Saúde de Fortaleza-CE e Belo Horizonte-MG. Trata-se de um ensaio clínico randomizado e controlado. Para a realização deste estudo serão recrutados homens e mulheres com idade entre 18 e 50 anos, com diagnóstico de sobrepeso (>25 e <30 Kg/m2) e obesidade graus I e II (>30 e <40 Kg/m2), obtido por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal. A coleta de dados e intervenção serão realizadas nas dependências de Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS). Para avaliação do ambiente alimentar, utilizar-se-á de informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Fortaleza e de Belo Horizonte, e outras fontes governamentais relativas aos estabelecimentos de venda de alimentos segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). A amostra será do tipo não probabilística ou por conveniência. Serão selecionadas 60 pessoas por UBS, 3 em cada município, nas quais 30 pessoas para o grupo de intervenção e 30 para o grupo controle, totalizando 360 pessoas para compor a amostra do estudo. Os participantes serão randomicamente alocados (por sorteio) em dois grupos: Grupo controle (GC) e grupo intervenção (GI). No primeiro encontro responderão a um questionário. Avaliações antropométricas (massa, estatura e circunferência da cintura) e mensuração da pressão arterial serão realizadas em todos os encontros. Já o recordatório alimentar 24 horas precedentes será mensurado no primeiro, terceiro e último encontro (7º encontro). Por fim, a coleta de sangue será realizada no início (1º encontro) e final do estudo (7º encontro) sendo de 30 dias após a 6ª intervenção, totalizando 7 encontros. Ao final das avaliações quinzenais o GC será liberado e o GI participará de palestras expositivas-dialogadas, dinâmicas, oficinas de culinária e jogos, com duração máxima de 120 minutos, sobre o novo Guia Alimentar para a população brasileira, ministradas por uma das pesquisadoras do estudo, sendo o período de intervenção de 6 sessões quinzenais. Utilizaremos modelos de regressão linear de efeitos mistos para avaliar as mudanças longitudinais nos marcadores antropométricos (IMC, CC e RCA), clínicos (Pressão arterial) e bioquímicos (PCR, glicemia jejum, colesterol total, HDL-Colesterol, LDL-colesterol e triglicérides) após cerca de quatro meses de seguimento para a comparação entre GC e GI. Para cada marcador antropométrico, clínico e bioquímico serão construídos 4 modelos de ajustes sucessivos por características sociodemográficas, comportamentos em saúde, uso de medicamentos e condições de saúde. As análises estatísticas serão realizadas com o Stata 15.0. Os resultados da presente proposta de estudo permitirão refletir sobre novas estratégias de intervenções em saúde pública com foco na promoção de práticas alimentares saudáveis. Pretende-se ainda reduzir o impacto da obesidade e suas consequências, com destaque para as doenças crônicas não transmissíveis. A intervenção nutricional planejada objetiva além de nortear quais tipos de alimentos consumir em maiores ou menores quantidades, informar sobre os locais comerciais para acesso facilitado e esclarecer sobre procedimentos que otimizam seu armazenamento e consumo. Assim, este projeto de pesquisa é inovador ao desenhar uma intervenção nutricional que utiliza uma abordagem com foco no Guia Alimentar para a população brasileira em consonância com o ambiente alimentar em que os usuários das Unidades Básicas de Saúde estão inseridos.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Tue Jan 12 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Larissa Galastri Baraldi

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • ações intersetoriais de prevenção à obesidade infantil: uma intervenção comunitária municipal
  • A literatura mais recente sobre prevenção da obesidade tem evidenciado cada vez mais a necessidade de intervenções de âmbito intersetorial que sejam capazes de agir nas multicausalidade que envolve a etiologia da obesidade. Este projeto tem como objetivo desenvolver, implementar e avaliar o impacto de uma intervenção comunitária intersetorial voltada para a prevenção da obesidade infantil no âmbito da atenção primária à saúde (APS). O projeto, já pactuado com o município, terá como bases teóricas os princípios do Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) (na esfera da saúde), a abordagem educacional infantil de “Reggio Emilia” (na esfera da pedagogia), e seu planejamento e execução serão guiados pela lógica da ‘Ciência Cidadã’. Será desenvolvido em três fases: I) Capacitação de equipes de saúde e educação sobre o GAPB e planejamento intersetorial de ações de prevenção da obesidade infantil; II) implementação de ações para promoção de mudanças no ambiente alimentar; III) consolidação de ações intersetoriais para prevenção da obesidade infantil e monitoramento do estado nutricional. Para tanto, será conduzido um ensaio comunitário controlado envolvendo equipes NASF, educadores de escolas infantis municipais, seus respectivos alunos de 2 a 5 anos e gestores municipais de Campinas-SP. Será realizado cálculo amostral baseado no número de alunos de 2 a 5 anos matriculados no ano de 2020, segundo Censo Escolar. Para a primeira fase será elaborada multidisciplinarmente uma intervenção educativa para prevenção da obesidade infantil adaptada dos materiais disponibilizados pelo Ministério da Saúde para formação profissional com base no GAPB, a qual resultará em um documento técnico produto deste projeto. A fase II contará com a mobilização de profissionais de saúde da APS, educadores e gestores para implementação do plano de ação para prevenção da obesidade infantil elaborado como resultado da fase I com escolares de 2 a 5 anos. Na fase III ocorrerá a avaliação do projeto. Os desfechos investigados nesse estudo são: fase I – aumento do conhecimento dos profissionais acerca do GAPB e da percepção de auto eficácia dos profissionais para desenvolver ações de prevenção da obesidade infantil após receberam a intervenção educativa baseada no GAPB, mensuradas através escalas autoaplicáveis; fase II: mudanças no ambiente alimentar aferidas mediante observação de modificações nos refeitórios escolares, registro do consumo de água por crianças de 2 a 5 anos e análise da adesão aos princípios do Guia Alimentar; e fase III: consolidação de ações intersetoriais para prevenção da obesidade infantil e monitoramento do estado nutricional de crianças de 2 a 5 anos mediante registro no SISVAN. Os dados quantitativos serão analisados antes e depois da intervenção, mediante comparações inter e intragrupo por meio de testes de Mann-Whitney, t de Student ou Qui-quadrado de Pearson, a depender da natureza das variáveis e a efetividade da intervenção será realizada por regressão do tipo “Differences-in-Differences” ou que considerem a variação no tempo e correlação intra-individual (análises com medidas repetidas -dados em painel). Os dados qualitativos serão analisados mediante análise temática de conteúdo proposta por Bardin. O projeto será submetido para apreciação de Comitê de Ética previamente a entrada em campo. Como principal contribuição científica deste estudo, destaca-se a entrega de uma intervenção comunitária intersetorial voltada para prevenção da obesidade infantil no âmbito municipal da APS, alinhada às recomendações do GAPB. Por fim, cabe registrar que esta proposta está alinhada à campanha de prevenção da obesidade infantil recentemente lançada pelo Ministério da Sáude Brasileiro, e dialoga com os produtos esperados na Linha 7 - Estudos de intervenção para avaliação de estratégias nutricionais para a prevenção da obesidade infantil no contexto da Atenção Primária à Saúde do Edital CNPq/MS/SAPS/DEPROS Nº 27/2020.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Thu Dec 03 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Larissa Loures Mendes

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • manejo da obesidade infantil no contexto da atenção primária à saúde: uma abordagem baseada na intervenção intensiva de múltiplos componentes
  • O aumento significativo da prevalência da obesidade também pode ser atribuído às diversas mudanças sociais, em que o ambiente (político, econômico, social, cultural), e não apenas o indivíduo e suas escolhas, assume um lugar estratégico na análise do problema e nas propostas de intervenções. O ambiente alimentar pode influenciar a escolha e consumo de alimentos que favorecem a obesidade, como os alimentos ultraprocessados (AUP). Sugere-se que para intervir na mudança efetiva do comportamento e dos hábitos alimentares são necessárias intervenções que consideram múltiplos componentes, que incluem a família, a escola e a comunidade. No que se refere ao ambiente familiar, os pais ou responsáveis podem auxiliar na adoção de padrões comportamentais relacionados à obesidade por meio de seus próprios comportamentos e práticas parentais. Sabe-se que o contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) é ideal para as ações de prevenção de doenças e promoção da saúde infantil, uma vez que a equipe profissional da APS é a que está mais próxima à realidade de vida da criança, da família e da comunidade. Ressalta-se a importância da presente proposta na perspectiva do tratamento da obesidade infantil, de modo a gerar evidências científicas e subsídios práticos para a execução de intervenções focadas não apenas no indivíduo, mas também no contexto em que ele está inserido. Esta proposta contribuirá para direcionar mudanças no tratamento convencional da obesidade infantil na APS por meio de intervenções individuais e coletivas focadas em múltiplos componentes, destacando-se o papel do ambiente domiciliar, visando a redução do escore Z de Índice de Massa Corporal por Idade, a redução do consumo de AUP e o incentivo às escolhas alimentares saudáveis, contribuindo para adequado estado nutricional e consequentemente para alcance do potencial máximo de desenvolvimento. O estudo também possibilitará que a APS inove na abordagem do tratamento das crianças com obesidade dentro da linha do cuidado da obesidade das Redes de Atenção à Saúde que se fundamenta na compreensão da APS como nível que acolhe, coordena e direciona o cuidado mantendo interconexão com os demais pontos da rede. Os resultados também poderão direcionar ações específicas para promoção de uma alimentação adequada e saudável por meio da redução do consumo de AUP, recomendado pelo Guia Alimentar para População Brasileira, atuando de maneira precoce nos fatores de risco e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). A meta geral desta proposta é subsidiar mudanças no tratamento da obesidade infantil na APS por meio do desenvolvimento de uma intervenção intensiva pautada em múltiplos componentes, que será realizada pelos profissionais da APS, previamente capacitados. Propõe-se três metas específicas: (I) Redução do escore Z do Índice de Massa Corporal por Idade, (II) Redução em 10% do consumo calórico de bebidas e AUP e avaliação do consumo de AUP entre as crianças antes e após a intervenção nos grupos controle e intervenção e (III) Promover aumento da atividade física, redução de comportamentos sedentários e melhoria na qualidade do sono. Tratar-se-á de um ensaio clínico randomizado realizado com uma amostra representativa de crianças com obesidade atendidas na APS de Betim, MG. A amostra foi estimada a partir dos dados de crianças com obesidade e idade entre 7 a 10 anos acompanhadas na APS em 2019. O n amostral mínimo estimado para a realização do estudo foi de 204 participantes sendo 102 para grupo intervenção e 102 para grupo controle. A composição dos grupos será realizada por meio de um sorteio aleatório dos participantes e o estudo será realizado em 14 Unidades de Saúde que contam com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, distribuídas nas nove regionais administrativas do município. Serão incluídas as crianças com diagnóstico de obesidade e excluídas do estudo crianças com transtornos mentais graves, uso de medicamentos para a perda de peso e comorbidades, que participam de programas de alimentação e/ou atividade física para a perda ou manutenção de peso. A execução do projeto dar-se-á em cinco etapas: (1) Elaboração de Manual com protocolos para tratamento individual e coletivo de crianças com obesidade com base no Guia Alimentar para a População Brasileira e em teorias de educação em saúde e comportamentais (Terapia Cognitiva Comportamental, Entrevista motivacional, Comer com atenção plena e Comer intuitivo); (2) Capacitação dos profissionais de nível superior e agentes comunitários de saúde, realizada por meio de oficinas presenciais e vídeos informativos; (3) Intervenção, baseada no modelo teórico proposto por Davison (2001) com 30 horas de contato, compostas por atendimentos compartilhados individuais (ACI), intervenções educativas em grupo e atividades direcionadas às famílias. A intervenção nutricional terá duração de sete meses, com encontros semanais; (4) Avaliação, satisfação e percepção do tratamento, a avaliação dos resultados obtidos após a intervenção será realizada por meio de reaplicação dos protocolos do atendimento Baseline e do Inventário de motivação dos pais adaptada para o tratamento da obesidade; (5) Reavaliação, que ocorrerá no mês três e seis a partir do término da intervenção para avaliar os efeitos a curto e médio prazo. Para a análise crítica das atividades realizadas no projeto serão utilizados os pressupostos metodológicos do modelo PDCA (Plan-Do-Check-Act) que possibilitará aprimorar as atividades de formação e intervenção, tendo em vista os desafios e necessidades de mudanças aos quais o projeto está sujeito. O projeto será submetido aos Comitês de Ética em Pesquisa da UFMG e do município de Betim, MG e somente será iniciado após total aprovação. Por fim, deve-se enfatizar que a proposta trará benefícios à sociedade, uma vez que se propõe avançar na temática da obesidade infantil, prevenção de DCNT e melhora da qualidade de vida de crianças.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Dec 02 00:00:00 BRT 2020-Thu Nov 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Larissa Santos Ciríaco

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • o papel de fatores funcionais no processamento de construções de estrutura argumental em pb - fase 1
  • O modo como combinamos palavras e formamos orações é uma questão central para a tarefa de desvendar a natureza das representações linguísticas e, consequentemente, de explicar como aprendemos e usamos uma língua. Tradicionalmente, essas representações são tratadas como puramente sintáticas (Chomsky 1993, 1995), ou seja, regras imunes ao contexto e à informação semântica. No entanto, outras abordagens enfatizam a função comunicativa e simbólica da linguagem (Pinker 2013; Goldberg 2006, 2019; Langacker 2008; Tomasello 2003), mostrando que construções linguísticas refletem construtos cognitivos motivados pelo uso e, por isso, não podem ser tomadas como regras formais cegas ao significado. Mostram também que o uso da língua depende de uma série de fatores, como frequência, compatibilidade semântica entre itens lexicais, compatibilidade semântica entre verbos e padrões oracionais, contextos convencionalizados de uso, dentre outros. Mais especificamente, saber em que contexto uma construção passiva (o copo foi quebrado) ou uma construção de ação causada (cortei o cabelo ou o pai casou a filha) são usadas revela aspectos importantes do conhecimento linguístico dos usuários. Neste projeto, tomam-se as construções passiva e de ação causada em PB como objeto de estudo para se investigar o papel de fatores funcionais no uso de padrões oracionais. A pesquisa segue as premissas da Linguística baseada no Uso e da Gramática de Construções, segundo as quais o conhecimento linguístico emerge da experiência do usuário com a língua e se organiza de maneira gradiente em sua cognição. O objetivo é mensurar os fatores contextuais observados em estudos anteriores (Santos, Ciríaco e Souza 2019; Ciríaco a sair) por meio da aplicação de testes gradientes de aceitabilidade. Em hipótese, os fatores funcionais atuam como restrições graduais no uso das construções passivas e de ação causada em PB, desempenhando um papel crucial no uso e na aprendizagem de construções de estrutura argumental.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Larruana Ferreira Montanha

Outra

Multidisciplinar
  • i feira de ciências e matemática de amargosa
  • A I Feira de Ciências e Matemática de Amargosa tem por objetivo promover a socialização dos conhecimentos científicos no contexto da iniciação à pesquisa, a partir do protagonismo dos discentes sob orientação dos seus professores, como forma de interação entre as escolas situadas no município de Amargosa, Bahia. Um dos princípios da feira é a forma democrática concebida tanto na divulgação dos projetos por expositores, como na sua visitação, uma vez que o evento será gratuito. Espera-se criar as condições para a interiorização do conhecimento, fundamentadas na cooperação, solidariedade e competitividade saudável. A Feira terá estudantes expositores do ensino fundamental e médio. Na Feira de Ciências, teremos as categorias Ciências Exatas e Engenharia; Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Empreendedorismo e Mundo do Trabalho; Energia e Sustentabilidade; Linguística, Letras e Artes; e Cientista Júnior (estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental). A única modalidade dos projetos para a Feira de Ciências será pesquisas científicas concluídas. Na Feira de Matemática, teremos as categorias: anos iniciais do Ensino Fundamental; anos finais do Ensino Fundamental; e Ensino Médio e as modalidades Materiais Didáticos e/ou Jogos; e Matemática Aplicada e/ou Interrelação com outras disciplinas. Todos os expositores e orientadores serão premiados com medalhas de destaque (75% dos projetos) ou menção honrosa (25% dos projetos) e todos os projetos receberão troféus.
  • Prefeitura Municipal de Amargosa - BA - Brasil
  • Thu Dec 09 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023