Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Silvio Santana Dolabella

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • polarização da resposta imunológica nas infecções por geohelmintos
  • Estimativas apontam que aproximadamente 24% da população mundial está infectada por alguma espécie de geohelminto, que incluem Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e ancilostomídeos. A exposição a esses parasitos induz uma resposta imunológica mista, com ativação de subpopulações específicas de linfócitos efetores. A ativação dessas respostas é gerada a partir de uma intrincada rede de citocinas, quimiocinas e fatores solúveis decorrentes do dano produzido pela migração dos parasitos. Embora tenha havido avanços consideráveis no conhecimento acerca desses processos, não está claro como esses mecanismos ocorrem in vivo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar o processo de polarização de linfócitos e células apresentadoras de antígenos em indivíduos naturalmente infectados por geohelmintos. Recentemente, diversos fenótipos de células Th foram identificados, entre eles o Th22 e o Th folicular (Tfh) e dados da literatura indicam que infecções helmínticas propiciam o desenvolvimento de monócitos e macrófagos com o perfil de ativação alternativo/“não clássico”, tornando-se relevante o estudo mais detalhado do papel dessas células na infecção por geohelmintos. Assim sendo, serão determinados o perfil fenotípico, a plasticidade celular e os aspectos funcionais de linfócitos Th22, Tfh e macrófagos envolvidos na resposta imunológica durante infecção por geohelmintos. Esta avaliação será realizada por meio de detecção de anticorpos IgG; avaliação da capacidade proliferativa; determinação da produção de citocinas, quimiocinas e óxido nítrico; além da análise da expressão gênica de macrófagos.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Silvio Shigueo Nihei

Ciências Biológicas

Zoologia
  • evolução molecular e morfológica dos diptera calyptratae (insecta) da região neotropical
  • O clado Calyptratae de Diptera compreende 17 famílias e mais de 20 mil espécies, cerca de 12% da diversidade de Diptera no mundo. Os Calyptratae estão divididos em três superfamílias: Hippoboscoidea, Muscoidea e Oestroidea. A diversidade neotropical do grupo compreende 5000 espécies, 1/4 da diversidade mundial. Embora sua monofilia esteja consistentemente corroborada, há ainda diversos problemas a serem esclarecidos, como as relações entre as superfamílias, a monofilia de algumas superfamílias, as relações entre famílias e a monofilia de algumas famílias, pontos esses bastante controversos. Além disso, há um recorrente problema nos estudos filogenéticos moleculares de Diptera de nível superior - para família e para todos os níveis acima deste - que é o da subamostragem e falta de representatividade da fauna neotropical. Artigos de grupos de pesquisa do Hemisfério Norte incluem amostragem neotropical média de 9%, enquanto que os de grupos do Hemisfério Sul incluem em média 48% de táxons neotropicais em seus estudos. O objetivo geral deste projeto de pesquisa é estudar a diversidade e a evolução molecular e morfológica dos Diptera Calyptrata, com ênfase nos representantes da Região Neotropical. Os objetivos específicos (subprojetos) deste projeto são: 1) filogenia molecular do clado Calyptrata baseado em 8 marcadores (CAD, 18S, 28S, EF-1a, 12S, COI, cytB e 16S); 2) filogenia molecular da superfamília Muscoidea; 3) filogenia molecular da superfamília Oestroidea; 4) filogenia molecular da família Tachinidae; 5) filogenia molecular de Sarcophagidae; 6) filogenias morfológicas e moleculares de táxons supra-específicos (tribos, gêneros); e 7) estudar a taxonomia e diversidade de Tachinidae, Sarcophagidae, Mesembrinellidae,Rhinophoridae e Muscidae, com revisões, descrições, chaves de identificação e catálogos locais e regionais. Esta proposta conta com rede de 16 pesquisadores (7 com vínculo), 3 graduandos e 2 técnicos, de 11 instituições brasileiras (6) e estrangeiras (5).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simério Carlos Silva Cruz

Outra

Divulgação Científica
  • semana nacional de ciência e tecnologia da universidade federal de jataí e o “bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil”
  • A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Jataí e o “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, faz parte do movimento institucional de divulgação da produção acadêmica para o público, realizado anualmente com o apoio do MCTIC, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. O evento será realizado em parceria com as instituições públicas de ensino municipais e estaduais e rede privada de ensino fundamental I e II, ensino médio e educação tecnológica, com o objetivo de levar a todas as esferas e faixas etárias informações sobre o papel do conhecimento científico como ferramenta para a mudança social, visando a redução da desigualdade e o desenvolvimento humano e sustentável de um povo, o que favorece o alargamento da ação social da nossa universidade sobre a comunidade externa. A proposta possui duas ações: Feira de Ciências (18 e 19 de outubro), onde serão apresentados produtos, processos e serviços da UFJ selecionados para a comunidade em geral e, principalmente, para os alunos da educação fundamental, do ensino médio e do ensino profissionalizante/técnico da rede pública e particular de Jataí e Municípios vizinhos. E o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE), onde os estudantes poderão se inscrever para a apresentação de trabalhos, participação em minicursos, palestras e oficinas. Durante a apresentação de trabalhos de forma oral, haverá a oportunidade de contextualizar e problematizar informações dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes visando o desenvolvimento do método científico nas diversas áreas do conhecimento. Além disso, haverá a possibilidade de estimular debates acerca do papel da mulher na ciência e o interesse de meninas em todas as áreas de CT&I, assim como contribuir para sua maior participação e inserção nas atividades de divulgação científica, o que favorece o alargamento da ação social da nossa universidade sobre o público externo.
  • Universidade Federal de Jataí - GO - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023