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Colégio Pedro II
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Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
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Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
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Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
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ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
FABNS
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Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
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Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
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Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
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Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
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Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
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Hospital Sírio-Libanês
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
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Instituto de Pesquisa PENSI
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
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Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Ceará
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Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Daniel Morin Ocampo
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a promoção da alfabetização stem através da integração das tecnologias educacionais com a cultura regional
Resumo:
Muitas tendências educacionais têm surgido nas últimas décadas, sendo uma das grandes expoentes a educação STEM (Acrônimo inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Entretanto, não basta importar uma proposta internacional, é preciso que esta atenda as particularidades educacionais e culturais do Brasil. A educação STEM surge na década de 1990, nos Estados Unidos, em um esforço para fomentar o interesse dos jovens por essas quatro áreas, uma vez que essas eram consideradas carreiras estratégicas. No Brasil, o STEM tem ganhando espaço gradativamente nos últimos anos, tendo surgido inclusive nas políticas públicas educacionais, como é o caso do Plano Nacional do Livro Didático. Dessa forma, é preciso que pesquisas sejam desenvolvidas para que se entenda de que maneira a educação STEM pode ocorrer no contexto brasileiro. Para isso, um primeiro passo é estudar regionalmente a influência cultural na educação STEM. Por essa razão o presente projeto busca responder: de que maneira os aspectos culturais e regionais podem colaborar para a alfabetização STEM? Uma das expressões culturais mais forte é a vestimenta, sendo esse o tema central do projeto, que tem por hipótese que atividades que envolvem a confecção de roupas inteligentes por alunos da educação básica aliada a cultura local do Rio Grande do Sul(RS) pode fomentar a alfabetização STEM. A influência da cultura local no aprendizado é amplamente abordado nas pesquisa da área. Sendo assim, é possível inferir que os fatores locais também podem colaborar para uma alfabetização STEM mais significativa. Para testar a hipótese levantada serão realizadas oficinas com estudantes do ensino médio do RS, onde serão desenhadas, planejadas e construídas roupas inteligentes que expressem aspectos da cultura local, fazendo uso de sofazendo uso de software de modelagem 3D, corte a laser e arduíno. Durante diferentes momentos da oficina serão coletados dados, no intuito de perceber indicadores da alfabetização STEM.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Daniel Nogueira Cortez
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
cuidado à pessoa com condições crônicas: associação da função renal, retinopatia e doença do pé relacionada ao diabetes mellitus
Resumo:
O Diabetes Mellitus (DM) é um desafio crescente para a saúde pública com elevada prevalência mundial. Dados da pesquisa nacional por inquérito telefônico revelaram que em uma década houve o aumento de 61,8% de DM, demonstrando uma elevada incidência dessa enfermidade na atualidade. O Brasil possui 16,8 milhões de pessoas diagnosticadas com o DM, ocupando o 5º lugar no ranking mundial. Devido ao fato de ser uma patologia insidiosa, diversas complicações surgem ao decorrer da vida das pessoas, dentre elas destacam-se as nefropatias e retinopatias diabéticas (RD). A partir do exposto, está sendo realizado por um grupo de pesquisa e extensão do Campus Centro Oeste Dona Lindu da Universidade Federal de São João del Rei a primeira fase de uma coorte com o acompanhamento de 1584 pessoas com DM desde junho de 2022. Realizou-se exame clínico para avaliação do risco para a doença do pé relacionada ao DM (DPDM) na Atenção Primária à Saúde (APS) de Divinópolis/MG. Esta pesquisa tem aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSJ CAAE: 45582021.8.0000.5545 e pela FAPEMIG APQ-00765-21 com apoio financeiro de R$37.348,50 que permitiram pagar bolsas e materiais para exames dos pés. Para complementar o estudo, neste edital universal do CNPQ, objetiva-se realizar um estudo com a finalidade de associar a nefropatia diabética, outros exames laboratoriais e retinografia com os resultados da doença do pé relacionada ao DM já coletados. A retinografia será realizada por meio de retinógrafo portátil fornecido por um oftalmologista parceiro na pesquisa e que realizará os laudos da retinografia. Quanto à nefropatia diabética e os demais exames laboratoriais serão realizados: creatinina, HbA1c, perfil lipídico, relação albumina/creatinina (RAC) e relação proteína/creatinina (RPC). A pesquisa permitirá identificar associação da retinopatia com a nefropatia diabética, assim como ambas com a doença do pé relacionada ao DM e fornecer dados para aprimorar os serviços de saúde pública.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Daniel Pereira da Silva
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Energia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de etapas de pré-tratamento em frações lignocelulósicas para potencializar a obtenção de biohidrogênio, químicos e biocombustíveis por processo de gaseificação
Resumo:
O atual sistema socioeconômico baseado em processos produtivos ambientalmente degradantes tem provocado esforços na busca por uma economia circular de base renovável que priorize o reuso de resíduos, como os resíduos lignocelulósicos. Quimicamente caracterizada por uma estrutura tridimensional fibrosa e heterogênea, biomassa lignocelulósica é primordialmente composta por dois polímeros de carboidrato, celulose e hemicelulose, e um composto aromático, lignina. Por meio de processos termoquímicos, como os de gaseificação, essa estrutura da biomassa pode ser alterada em compostos aromáticos precursores de energia e combustíveis como os de um gás de síntese rico em hidrogênio que de acordo com sua composição específica pode ser qualificado para diversas finalidades dentre as quais na geração de biohidrogênio. No entanto, obstáculos tem surgido como aqueles relacionados a otimização dos processos de conversão lignocelulósicas dado a heterogeneidade da lignina, as necessidades de pré-tratamentos e a presença de alcatrão e outras impurezas quando em gaseificação, que são compostos altamente indesejados e que limitam a aplicação do gás de síntese, sendo necessário esforços para entender e controlar a formação dos mesmos. Dentro deste contexto, esse projeto propõe desenvolver melhores condições de processamento de gaseificação otimizando o acesso a estrutura recalcitrante da lignina, melhorando a eficiência do processo de termoconversão da biomasssa lignocelulósica. Propõe assim investigar o efeito da ação de diferentes Líquidos Iônicos Próticos (PILs, em inglês) e Solventes Eutéticos Profundos (DES, em inglês) na fragmentação da lignina, pré-degradação térmica e formação dos produtos, tanto o gás de interesse como os secundários indesejados. Dessa forma, será estabelecida as bases para preparar catalisares adequados as especificações da biomassa aplicada e alcançar procedimentos alternativos e inovadores de gaseificação com potencial de ser instalado regionalmente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
Thu Jan 18 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Daniel Pires Bitencourt
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
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Currículo
Título do Projeto:
impacto da exposição ocupacional ao calor na produtividade: passado e projeções futuras frente às mudanças climáticas
Resumo:
As ondas de calor têm sido cada vez mais frequentes e intensas, impactando significativamente a saúde da população, inclusive, com aumento da taxa de mortalidade. O calor é um importante risco ocupacional pois a exposição do trabalhador a temperaturas altas e outros aspectos do ambiente e das atividades de trabalho podem fazer com que o corpo humano necessite perder calor rapidamente para atingir o equilíbrio térmico. Quando o corpo é incapaz de manter este equilíbrio, pode ocorrer desde uma redução do ritmo de trabalho até o afastamento total do trabalhador devido as doenças relacionadas ao calor. Esse projeto tem como principal proposta mostrar a relação do calor do ambiente com a produtividade do trabalho para as décadas passadas e futuras. Também projeta-se desenvolver estudos de caso da perda de produtividade considerando as especificidades da atividade laboral e das condições de tempo predominantes durante o turno diurno de trabalho. Para tanto, serão utilizados dados da reanálise global ERA5, da rede de estações meteorológicas do INMET e do Modelo Climático Regional ETA. A perda de produtividade será estimada com base no IBUTG, na taxa metabólica do trabalhador, na taxa trabalho/descanso e por meio de um modelo empírico que relaciona a temperatura e umidade do ar. Espera-se gerar subsídios para a criação ou atualização de políticas públicas voltadas a esse tema. Com os resultados das avaliações espaço-temporais, espera-se também contribuir para o aumento do conhecimento científico a respeito do real impacto do calor na produtividade do trabalho executado em ambientes de trabalho do Brasil.
Instituição/UF/País:
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - SP - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Daniel Ribeiro Silva Mill
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
a educação a dist ncia nas instituições públicas de ensino superior do brasil: um retrato da institucionalização da modalidade nas últimas três décadas
Resumo:
Esta proposta de investigação centra atenção nas formas de organização e incorporação da modalidade de Educação a Distância (EaD) no seio das instituições públicas de ensino superior, enquanto organizações peculiares. Estudos e experiências da área indicam que a incorporação da EaD no âmbito da instituição mantenedora tem promovido um movimento tenso e conflituoso, resultante de três aspectos: a) das peculiaridades da EaD em relação à educação presencial; b) do preconceito ainda vigente em torno da formação a distância; e c) da típica resistência organizacional à inovação, evitando qualquer mudança no sentido de assimilar novos fluxos, processos e atividades. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar a institucionalização da Educação a Distância e da Educação Híbrida nas instituições públicas de ensino superior, buscando melhor compreensão sobre a configuração de seus elementos constituintes, dentre os quais, aprendizagem, docência, gestão, currículo, financiamento, bem como dos conflitos, resistências, disputas e desafios enfrentados para a incorporação orgânica da modalidade à dinâmica organizacional. a. Tendo como base o método de análise do materialismo histórico dialético, esta proposta de investigação adotará uma abordagem crítica, considerando, como categorias teóricas, a totalidade, a contradição e a relação dual sujeito-objeto em sua dinâmica histórico-dialética. Na perspectiva da triangulação metodológica, a coleta e análise de dados da pesquisa terão caráter qualitativo e quantitativo, envolvendo múltiplas técnicas, diferentes instrumentos e diversas fontes de informações. Serão explorados: estudos bibliométricos e revisão sistemática de literatura, entrevistas, questionários, observação in loco, método Delphi, análise de conteúdo, levantamentos estatísticos, entre outras estratégias investigativas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Daniel Rodrigo Leiva
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
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Currículo
Título do Projeto:
ligas de magnésio para armazenagem de hidrogênio com elevado potencial de escalabilidade de produção
Resumo:
O Brasil tem um enorme potencial para a produção de energia mais limpa proveniente de fontes renováveis e, portanto, um enorme potencial para produção do chamado hidrogênio verde. O hidrogênio pode ser armazenado, distribuído e convertido novamente em energia útil através de células combustíveis ou motores à combustão, produzindo apenas água como subproduto. Embora as tecnologias para a produção de hidrogênio (como eletrolisadores) e para a conversão de energia a partir do hidrogênio (células à combustível e motores) tem evoluído rapidamente nos últimos anos, um dos grandes gargalos para a larga utilização de hidrogênio como um vetor energético eficiente encontra-se em sua armazenagem e transporte, que é principalmente limitada pela baixa densidade deste gás mesmo em elevadas pressões. A armazenagem de hidrogênio no estado sólido em hidretos metálicos é uma das formas mais promissoras para solucionar este problema. O grupo de pesquisa do Laboratório de Hidrogênio em Metais (LH2M) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar atua na investigação de hidretos metálicos para a armazenagem de hidrogênio há mais de 20 anos. O grupo tem grande experiência na síntese, caracterização e avaliação das propriedades de armazenagem de hidrogênio, tendo como um de seus principais focos o desenvolvimento de materiais à base de Mg, devido a seu custo relativamente baixo e à elevada capacidade gravimétrica de armazenagem do MgH2. Este projeto visa o desenvolvimento de rotas de processamento de baixo custo que permitam o aumento da escala de produção de ligas ou compósitos à base de Mg com propriedades otimizadas para a armazenagem e transporte de hidrogênio. Tais propriedades serão alcançadas por materiais à base de Mg com morfologia, composição e microestrutura otimizadas para promover as reações de hidrogenação/desidrogenação rápidas (alguns minutos) em temperaturas de operação consideradas baixas (até 250ºC).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Daniel Rodrigo Marinowic
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
alterações genéticas, moleculares e funcionais da via wnt em tecido cerebral de pacientes com displasia cortical focal tipo iib
Resumo:
A DCF está intimamente relacionada à epilepsia, sendo classificada em 2 principais tipos, em que a desordem é estratificada de acordo com alterações no aspecto laminar do córtex cerebral, juntamente com alterações citológicas, como a presença de células abalonadas e neurônios disformes. A WNT é uma via de sinalização crucial no controle do desenvolvimento embrionário envolvida em diversos processos celulares, como diferenciação, migração e apoptose e também parece desempenhar um papel importante na neurogênese no cérebro adulto. O objetivo dessa proposta é analisar alterações genéticas, moleculares e funcionais em resposta e ativação e inativação da via de sinalização WNT em tecido cortical de pacientes com DCF tipo IIb. Dados preliminares do grupo descreveram uma mutação somática no receptor da via WNT chamado LRP5 em 17 pacientes. Mesmo compartilhando a mutação, níveis de expressão gênica apresentaram importantes diferenças, indicando uma estratificação compensatória na fisiologia celular, corroborando com achados nos desfechos clínicos. Serão obtidas amostras do tecido cerebral de mais 30 pacientes com DCF do Tipo IIb e de 10 pacientes controle (hipocampectomia não seletiva) submetidos à cirurgia para remoção da área da lesão. Serão realizados ensaios de cultivo de slice expostos a inibidores da via WNT para ensaios eletrofisiológicos. Das fatias em cultivo e do tecido cerebral, serão realizadas análises moleculares por super array e western blotting. Espera-se obter informações relativas ao papel da via WNT no controle ou propagação do potencial epileptogênico do tecido cortical de pacientes com DCF tipo IIb a fim de esclarecer a influência desta via na patologia, permitindo a obtenção de uma visão mais clara acerca da possibilidade de combinação de fármacos ou moléculas inibidoras para o controle de crises convulsivas refratárias.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Daniel Souza Corrêa
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
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Currículo
Título do Projeto:
combinando nanomateriais funcionais e impressão 3d no desenvolvimento de curativos multifuncionais e inteligentes para aplicações em medicina humana e veterinária
Resumo:
Feridas e lesões na pele podem causar uma série de problemas de saúde, deixando o organismo (seja humano ou animal) suscetível a muitas doenças graves e infecções. Neste contexto, estratégias eficazes para proteger e revestir feridas de pele, bem como curativos tópicos para tratamento de infecções têm sido amplamente buscadas. Neste contexto, este projeto pretende integrar tecnologias inovadoras como eletrofiação, fiação por sopro em solução e impressão 3D, para construção de novas arquiteturas biocompatíveis nanoestruturadas para o desenvolvimento de curativos multifuncionais, tanto para uso em saúde humana como para saúde animal. Para isso, a proposta contará com uma equipe com formação complementar para realização das atividades e metas relacionadas ao desenvolvimento de curativos multifuncionais inteligentes por metodologias inovadoras. Especificamente, as seguintes etapas serão desenvolvidas: i) síntese, caracterização e aplicações de micro- e nanomateriais, ii) produção de mantas de nanofibras por eletrofiação e fiação por sopro em solução, iii) desenvolvimento de plataformas biocompatíveis por impressão 3D; iv) ensaios de liberação controlada in vitro, v) análises microbiológicas de atividade antimicrobianas, vi) ensaios de citotoxicidade, vii) ensaios in vivo em modelos animais. Espera-se que os curativos desenvolvidos acelerem o processo de reparação de feridas, protegendo a lesão de danos externos e melhorando a recuperação do tecido, a drenagem de fluidos e a regulação da umidade. Além disso, os curativos também podem apresentar atividade antimicrobiana, promover a liberação de fármacos e compostos naturais bioativos, absorção de exsudatos, sendo facilmente integrados a terapias regenerativas. Além de gerar avanços científicos e tecnológicos, a presente proposta tem potencial para desenvolvimento de tecnologias inovadores que possam ser transferidas para o setor produtivo, impactando positivamente as áreas de saúde humana e animal.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Daniel Triboli Vieira
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
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Currículo
Título do Projeto:
o terreno punta del este no cinturão dom feliciano, rs: evolução geológica e potencial para recursos minerais
Resumo:
O Terreno Punta del Este foi recentemente identificado na porção sudeste do Cinturão Dom Feliciano no Escudo Sul-rio-grandense permitindo assim que novas interpretações sobre potenciais recursos econômicos vinculadas a esse terreno e toda sua evolução geológica seja reavaliadas. A amalgamação-colisão entre o Terreno Punta del Este e o Terreno Pelotas, resultou no fechamento de uma paleo-oceano , registrado pela ocorre uma sequência ofiolítica com a presença de rochas máficas e ultramáficas e mármores. Além dessas rochas que representam o fundo do assoalho oceânico, uma diversificada granitogênese ocorreu associadas a esse limite de placas, onde se destacam os granitoides peraluminosos. Com esse novo cenário tectônico, potencias depósitos minerais podem ser reavaliados na região. Depósitos de Au-Pt-Cu-Zn em geral são associados às rochas máficas e ultramáficas. Quanto aos potenciais econômicos dos granitos peraluminosos destacam-se os depósitos de Sn e metais encontrados em greisens, como W, Nb, Ta, Be, Mo, U e ETR. Ainda, intrusões em contato com mármores podem gerar potenciais depósitos de skarns, com ocorrências de Au, Cu, Pb-Zn, W e Mo. A hipótese a ser investigada é a de que o Terreno Punta del Este, em função da nova interpretação, pode ter associados importantes recursos minerais até então não estudados em seu registro geológico. Assim, a identificação e reavaliação do potencial metalogenético do recém caracterizado do Terreno Punta del Este, onde já foram identificados rochas potencialmente relacionadas a depósitos de Cr, Ni, Sn, skarnitos, entre outros recursos minerais, permitem o avanço e, talvez futuramente, a exploração economicamente viável desses bens minerais. Para a obtenção dos resultados esperados que irão colaborar com o desenvolvimento do potencial metalogenético da porção sudeste do Cinturão Dom Feliciano no Escudo Sul-rio-grandense, a estratégia de ação envolverá estudos de campo, petrográficos e prospecção geoquímica elementar e isotópica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Daniel Umpierre de Moraes
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
impacto dos comportamentos de movimento e determinantes sociais de saúde na incidência de diabetes tipo 2 e complicações relacionadas: síntese de evidências e meta-análise de dados individuais
Resumo:
O diabetes mellitus tipo 2 (DM) é um problema global de saúde pública e nas últimas décadas o Brasil experimentou aumento significativo de sua carga. O Sistema Único de Saúde (SUS) encontra desafios no enfrentamento à carga das Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANTs), para as qual a inatividade física, comportamento sedentário e o sono inadequado são fatores de risco modificáveis altamente prevalentes. Estudos prévios mostraram relação direta entre esses comportamentos e a incidência de DM e suas complicações. No entanto, estes são limitados pela imprecisão no autorrelato não consideração da interdependência enttre esses fatores. Recentemente, o emprego de dispositívos vestíveis na medição de comportamentos de movimento tem ganhado espaço devido às vantagens frente ao emprego de questionários. No entanto, não há estudos de revisão sistemática investigando a associação entre comportamentos de movimento medidos por dispositivos e a incidência de DM. Ainda, diversos determinantes sociais de saúde (DSS) relevantes ao risco de DM estão descritos, mas o impacto deste fatores na associação entre comportamentos de movimento e a carga do diabetes é desconhecido. Assim, esta proposta visa: 1) estimar a associação entre a distribuição dos comportamentos de movimento e o risco de diabetes conforme variados determinantes sociais de saúde; 2) identificar a proporção de casos de diabetes na população decorrentes de distribuição desfavorável de comportamentos de movimento conforme DSS, e; 3) estabelecer um plano de ação com objetivo de reduzir as iniquidades na distribuição dos comportamentos de movimento no Brasil e, consequentemente, a carga do diabetes no âmbito do SUS, especificamente por meio de ações de saúde pública voltadas à população geral e à atenção primária à saúde. Outro objetivo é a formação e desenvolvimento de lideranças oriundas de populações subrepresentadas na epidemiologia e saúde pública brasileira.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Sun Jan 07 00:00:00 BRT 2024-Thu Jul 31 00:00:00 BRT 2025
Daniel Valadão Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de tecnologia para remediação de herbicidas residuais no solo
Resumo:
Os herbicidas são produtos utilizados para controlar plantas daninhas em áreas cultivadas, sendo a classe de pesticida utilizada em maior quantidade. Alguns produtos apresentam efeito residual no solo, sendo considerada uma importante característica para o controle de plantas daninhas por maior período em áreas agrícolas. Por outro lado, o residual longo de alguns produtos tem inviabilizado o cultivo de espécies sensíveis em sucessão e aumentado o risco de contaminação ambiental. A biodegradação de herbicidas é um fenômeno que ocorre naturalmente nos solos e tem, geralmente, os microrganismos como os principais protagonistas da transformação destes produtos. O conhecimento e a seleção das espécies de microorganismos com maior eficiência na degradação de herbicidas pode ser uma estratégia promissora para reduzir os efeitos negativos do uso destes pesticidas. Todavia, a viabilidade prática desta técnica tem sido pouco explorada e ainda carece de estudos sobre os fatores relacionados com a interação microorganismo-herbicida-solo. Nesta proposta, pretendemos desenvolver técnicas para remediação de herbicidas residuais, com histórico de problemas na agricultura brasileira, como forma de solucionar os problemas do produtor e ambientais. de em solos identificar e selecionar isolados microbianos obtidos de diferentes áreas agrícolas com histórico de aplicação de e avaliar sua tolerância e eficiência na degradação de cada molécula no solo. Inicialmente, serão isolados os microorganismos presentes em áreas com histórico de aplicação de cada herbicidas de interesse (picloram, aminopiralide, diclosulam, diuron e sulfentrazone). Estes isolados serão testados quanto a tolerância e capacidade de degradação dos herbicidas em testes de laboratório. Os melhores isolados serão testados em ensaios de casa de vegetação e os mais eficientes serão identificados. Todo o trabalho será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar e com ampla experiência nas técnicas propostas na pesquisa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Daniel Vasconcelos Corrêa da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
xi semana de cultura e integração
Resumo:
A XI Semana de Cultura e Integração está prevista para ocorrer na abertura do calendário letivo de 2024 e representa uma ocasião para a construção de saberes em atividades para além da sala de aula, com a apresentação de projetos de pesquisa, ensino e extensão em áreas diversas. A XI Semana de Cultura e Integração está pautada na defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, que venha fomentar a construção de valores humanos e democráticos considerando suas diversas perspectivas, socioeconômica, cultural e política. Nesta edição, aceitará trabalhos de escolas e instituições de ensino da cidade de Quissamã e região e premiará os trabalhos mais significativos.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Daniel Yasumasa Takahashi
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Fisiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
homologia neuronal profunda na vocalização de primatas, roedores e pássaros
Resumo:
Dos peixes aos seres humanos, os vertebrados utilizam vocalizações para interagir com outros animais. A flexibilidade no uso da vocalização permite a formação de sociedades complexas entre os animais. Nesse contexto, surge uma questão natural: como nós, ou qualquer outra espécie animal, podemos produzir continuamente comportamentos vocais adequados em um mundo em constante mudança? Compreender as bases neurais da vocalização em diferentes espécies é essencial para entendermos a evolução da nossa habilidade de linguagem e para tratar doenças que afetam nossa capacidade comunicativa, como os distúrbios do espectro do autismo. Apesar de muitas informações sobre a fisiologia da vocalização terem sido geradas através do estudo de diferentes espécies, ainda existem dúvidas fundamentais devido não apenas às diferenças fisiológicas, biomecânicas e ecológicas entre as espécies, mas também aos diferentes paradigmas experimentais utilizados em seus estudos. Para alcançar um melhor entendimento da homologia dos comportamentos vocais e das áreas cerebrais envolvidas em diferentes espécies animais, propomos estabelecer um paradigma de comunicação vocal comparativa entre quatro espécies: ser humano, sagui, mandarim-diamante e rato. Escolhemos o sagui por ser um primata brasileiro com habilidades de aprendizado vocal; o mandarim-diamante por ser um pássaro canoro capaz de aprender cantos; e os ratos por não apresentam aprendizado vocal, diferentemente das outras três espécies. Propomos também a utilização de DREADDs (Designer Receptors Exclusively Activated by Designer Drugs) para excitar/inibir áreas cerebrais homólogas. Essa abordagem permite perturbar de forma reversível a circuitaria neural, possibilitando a inferência da função neural de uma determinada área. Os resultados obtidos através desse projeto estabelecerão um paradigma sólido para testar as homologias funcionais profundas entre as áreas cerebrais relacionadas à vocalização.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
Mon Dec 25 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Daniel Zini Rossatto
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sistema de cavidades ópticas cruzadas e suas aplicações em tecnologias quânticas
Resumo:
A chamada Revolução Quântica 2.0 tira proveito dos recursos quânticos para a implementação de tarefas mais eficientes para a transmissão, armazenamento e processamento de informação, levando à superação da barreira de miniaturização e da performance de dispositivos operando no âmbito da teoria clássica de informação. Avanços tecnológicos na manipulação da interação entre radiação e matéria em diversas plataformas quânticas, especialmente ao nível de poucos átomos e fótons/fônons, permitiram grandes progressos na demonstração dos fundamentos básicos e na implementação de protocolos de informação quântica. Em particular, estamos interessados em redes quânticas baseadas em cavidades ópticas com átomos individuais, onde diversas aplicações já foram propostas na literatura, bem como executadas experimentalmente. Especificamente, iremos investigar um sistema composto por um par de cavidades ópticas cruzadas interagindo com um átomo de dois ou três níveis através de acoplamentos lineares, quadráticos ou uma combinação deles. Estudos preliminares de nossa equipe mostram certas vantagens e potencial desse sistema, frente a outros estudados na literatura, para a implementação de dispositivos quânticos de segunda geração. Por exemplo, mostramos (anexo) que tal sistema é capaz de executar em um único passo portas lógicas quânticas universais (CNOT e Fredkin). Além de computação quântica universal, esse sistema também demonstra vantagens, potencial e pertinência para a construção de uma fonte de fótons únicos, uma fonte de radiação comprimida, um separador de um feixe de luz em seus estados bright e dark, um dispositivo para a subtração de fótons, dentre outros. Investigaremos teoricamente esse sistema, e suas aplicações acima mencionadas, a partir de técnicas da eletrodinâmica quântica em cavidades, como equações mestras e teoria de input-output. Visa-se estreitar colaborações científicas com grupos experimentais para implementar os resultados produzidos neste projeto.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Daniela Aparecida Vendramini Zanella
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
atividades do brincar e propostas curriculares: formação docente num cenário intercultural
Resumo:
Numa vertente escolar na qual as propostas curriculares, muitas vezes, padecem de ações educativas relevantes, críticas, questionadoras e epistemológicas, as ações pedagógicas relacionadas à visão de ensino-aprendizagem estão, normalmente, assentadas em fundamentos positivistas e estruturais. Em geral, tendem a ser reproduções de diretrizes conteudísticas, estruturadas metodologicamente por concepções reprodutoras, centradas, principalmente, no papel do professor como a única fonte provedora de conhecimentos e, por conseguinte, normativas no que tange ao status quo. Paralelamente, o currículo escolar, de alguma forma, naturaliza esses caminhos, a rigor, epistemológicos dos processos educativos, normatizando o trânsito de linguagens reguladoras, fossilizando formas de ser, agir, pensar e desejar. Consideramos a atividade do brincar (VYGOTSKY, 1933) como possibilidade de imaginar e criar, a partir de situações imersivas, recursos e meios para se expandir modos de vivências em circunstâncias inimagináveis, mas possíveis. Ademais, nossa experiência como pesquisadores-formadores em Linguística Aplicada, no grupo Linguagem em Atividade no Contexto Escolar (LACE/PUC-SP/CNPq) nos habilita a propor este projeto que tem como objetivo desenvolver diferentes propostas curriculares, pautadas na atividade do brincar, circunscrito por uma perspectiva ativista e sócio-histórico-cultural na formação docente em um cenário intercultural: FATEC Mogi das Cruzes (SP), CUNY University (NY), PUC-SP, UNISO (SP) e UNITAU (SP). Trata-se de um futuro espaço de formação para a construção de comunidades escolares, envolvendo docentes, discentes, gestores e pais, com o intuito de ressignificar o currículo, normalmente, engessado e isolado, como manancial epistemológico. Metodologicamente, apoiamo-nos na Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2004), que busca propiciar contingências de confronto dialético para (co)produção de saberes, formação, reflexão e desenvolvimento humano.
Instituição/UF/País:
Universidade de Sorocaba - SP - Brasil
Vigência:
Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Daniela Bassi Dibai
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
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Currículo
Título do Projeto:
predição da variabilidade da frequência cardíaca em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2
Resumo:
A diabetes mellitus tipo 2 (DM2), está associada a complicações, como a disfunção autonômica cardiovascular, que pode ser avaliada pela variabilidade da frequência cardíaca (VFC). A VFC tornou-se uma ferramenta clínica atraente e promissora para avaliar e identificar agravos à saúde devido à sua ampla gama de uso e ao fato de ser custo-efetiva. Ainda, a VFC é considerada preditor de risco de doenças cardiovasculares. Todavia, necessita de equipamentos e softwares de alto custo e pessoas altamente treinadas para avaliação de seus sinais. Assim, equações de predição têm se mostrado um caminho vantajoso, mas, até o momento, não há suporte na literatura para predizer a VFC por meio de variáveis simples como dados antropométricos e condições clínicas em indivíduos com DM2. Assim, deseja-se desenvolver uma equação preditiva para estimar a VFC em indivíduos com DM2. Nesse contexto, a literatura traz evidências que tornam a questão central dessa pesquisa plausível, visto que equação de predição para VFC com base em variáveis simples foi obtida em população de adultos saudáveis. A estratégia metodológica utilizada será: estudo transversal. Serão incluídos indivíduos de ambos os sexos, maiores de 18 anos de idade, com diagnóstico clínico de DM2. Critérios de não inclusão: doenças autoimunes, doenças neurológicas, cardiopatias e/ou pneumopatias. Variáveis antropométricas, como peso, idade, sexo e de controle metabólico, como hemoglobina glicada, glicemia de jejum, entre outras, deverão ser coletadas. Cálculo amostral considera 10 indivíduos por variável, totalizando 120 indivíduos no mínimo. Análise bivariada de correlação será realizada e subsequentemente inseridas no modelo regressão linear do tipo stepwise. Espera-se que variáveis simples, de fácil avaliação e baixo custo, ou seja, sem o uso de equipamentos caros e de difícil manuseio, possam predizer a saúde cardiovascular, antes que prejuízos consistentes se deem na função autonômica cardíaca dos indivíduos com DM.
Instituição/UF/País:
Universidade Ceuma - MA - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Daniela Becker
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
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Currículo
Título do Projeto:
estudo de diferentes estratégias para obtenção de scaffolds bioativos via modificação superficial por plasma
Resumo:
O número crescente de procedimentos ortopédicos para reparações ósseas decorrentes do aumento expectativa de vida da população ou de traumas por acidentes é um problema que afeta todos os países. Neste contexto têm sido desenvolvidos novos procedimentos cirúrgicos assim como novos materiais para reparações ósseas. Uma das alternativas de grande destaque é o desenvolvimento de scaffolds. Uma das formas de se produzir scaffolds com propriedades mecânicas adequadas e que apresentem comportamento bioativo, consiste na produção de compósitos de polímero biocompatível/bioabsorvível com cargas cerâmicas bioativas, como biovidros, hidroxiapatita, β-fosfato tricálcio e óxidos metálicos. Dessa forma, são unidas as características de biocompatibilidade e biodegradabilidade do polímero e de biocompatibilidade, bioatividade dessas cargas cerâmicas. Técnicas convencionais de produção de compósitos de polímeros/cargas cerâmicas geralmente empregam elevadas temperaturas e cisalhamento que, na presença de certas cargas bioativas, podem levar à severa degradação da matriz polimérica. Neste projeto serão avaliadas diferentes estratégias com auxílio da técnica do plasma para obter scaffolds bioativo de PLA via impressão 3D contornando as dificuldades de processamento. Para tanto 3 estratégias serão avaliadas: as cargas bioativas e bactericidas serão modificadas superficialmente por plasma a fim de evitar a degradação da matriz polimérica; as cargas bioativas e bactericidas serão depositadas na superfície dos scaffolds pela técnica de eletroforese; e os scaffolds serão obtidos por impressão 3D assistida por plasma. As cargas serão modificadas com compostos orgânicos de anidrido maleico, metacrilado de glicidila e ácido láctico. Desta maneira, pretende-se obter scaffolds bioativos, com morfologia controlada (que mimetizem a estrutura óssea) e que apresentem propriedades mecânicas e permeabilidade a fluídos corporais/proteínas suficientes para a aplicação em regeneração óssea.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Daniela da Costa Britto Pereira Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educação a distância (ead) no brasil, moçambique e outros países da américa do sul: qualidade e regulamentação em questão
Resumo:
Este projeto é um desdobramento de duas pesquisas realizadas anteriormente (CNPq), com os seguintes temas: institucionalização da educação superior a distância nas Universidades Federais da Região Centro-Oeste; e regulação, qualidade e inovação da educação a distância (EaD), também na mesma região, cujos resultados demonstraram que as instituições participantes ainda se encontram em processo de institucionalização e que a qualidade da modalidade, principalmente em perspectiva socialmente referenciada, é pouco estudada e conhecida, além de carecer de aprofundamento e regulamentações específicas. Assim, em continuidade ao que já foi realizado, esta pesquisa tem como tema a qualidade da oferta da educação a distância (EaD), ampliando o campo de estudo que agora compreende instituições de educação pública não só da região Centro-Oeste, como das demais regiões e países da América do Sul, alem de Moçambique. Seu objetivo geral é desenvolver estudos da qualidade no contexto da educação superior e a distância, considerando sua regulamentação e percepção de atores que atuam e lidam com a modalidade. A pesquisa possui abordagem qualitativa de coleta de dados, do tipo bibliográfica, documental e de natureza empírica para comparação das percepções de diversos atores envolvidos com a EaD. A coleta e análise de dados privilegiará três fases: (i) levantamento bibliográfico e documental acerca da EaD e suas relações com a qualidade socialmente referenciada; (ii) análise das regulamentações específicas de cada país participante da pesquisa, em relação à EaD; (iii) compreensão e articulação dos dados e resultados das percepções sobre qualidade e EaD. Os resultados dessa pesquisa permitirão construir referencial teórico que envolvem EaD e qualidade, numa base socialmente referenciada, com vistas a elaborar um Referencial de Qualidade para a modalidade, contemplando suas dimensões e indicadores.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Daniela Franco Carvalho
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educação e arte na interface ciência-natureza
Resumo:
Partindo da problemática e da urgência em abordarmos no campo da educação o cuidado com a Terra, as mudanças climáticas e a biodiversidade, no tempo presente do Antropoceno, propomos esse projeto. Entendemos que a arte contemporânea na sua potencialidade de fruição pode nos ofertar experiêncais de mundo em diálogo com as questões que afetam o nosso cotidiano e das gerações futuras. Uma questão que se espalha por todos os âmbitos da nossa vida em sociedade e que se faz urgente de pesquisas, aportes teóricos e políticas públicas educacionais para que seja possível um enfrentamento. O projeto tem como objetivo principal produzir conhecimentos acerca das potencialidades educativas de produções artísticas na interface arte-ciência-natureza. Os objetivos específicos são: a) realizar um levantamento nas cinco regiões do país dos artistas plásticos que estão produzindo suas obras na interface com a ciência e a natureza; b) compor um compilado de informações sobre esses artistas com destaque às práticas visuais tendo a ciência e/ou a natureza como suporte para a experiência estética; c) investigar os processos de produção artística; d) elaborar narrativas acerca das potencialidades educativas de obras produzidas por esses artistas no que tange a biodiversidade, mudanças climáticas e cuidado com a Terra; e) produzir um catálogo digital com as informações sobre os artistas e as narrativas elaboradas; f) produzir artigos para eventos e publicações em revistas internacionais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Daniela Gonçalves de Abreu Favacho
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
olimpíada regional de química: revelando talentos e colaborando para equidade de gênero na ciência
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Fri Dec 29 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
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