Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alberto Mesaque Martins

Ciências Humanas

Psicologia
  • projeto masculinidades pantaneiras: construção social de masculinidades e o adoecimento e morte de homens adolescentes e jovens por suicídio, homicídios e acidentes no mato grosso do sul
  • Nas últimas décadas, estudos vêm apontando para a necessidade de se considerar as implicações psicossociais nas análises de adoecimento e mortalidade da população masculina. Tratando-se do contexto brasileiro, o grupo das causas externas, especialmente os homicídios, os acidentes de trânsito e os suicídios configuram-se como a principal causa de adoecimento, internação e morte, comprometendo o bem-estar e a qualidade de vida, além de reduzir a expectativa de vida de muitos homens. Diante desse fenômeno, é preciso questionar: como o processo de socialização e a construção social das masculinidades contribuem para o maior envolvimento dos homens jovens nas causas externas? Como prevenir a morte de meninos e jovens por suicídio, homicídios e acidentes de trânsito. Na perspectiva da Psicologia Social da Saúde e dos estudos de Masculinidades, esse estudo tem como objetivo discutir as implicações de gênero e do processo de construção social das masculinidades na produção de adoecimento e morte por causas externas entre homens adolescentes e jovens do Mato Grosso do Sul e desenvolver estratégias de prevenção voltadas a esse público. O desenho de pesquisa inclui cinco etapas distintas e que se complementam: 1) Caracterização das mortes masculinas por causas externas; 2) Entrevistas com homens adolescentes e jovens; 3) Entrevistas com profissionais de saúde e educação; 4) Entrevistas com familiares; 5) Construção de intervenções psicossociais e estratégias de educação em saúde voltadas para os meninos e jovens, familiares e profissionais de saúde e educação. Ao final da pesquisa, espera-se ampliar a compreensão acerca do fenômeno e contribuir para o desenvolvimento de ações e programas de saúde e educação que previnam o adoecimento e mortes por causas externas.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 14/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alberto Novaes Ramos Júnior

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação de implementação de grupos de autocuidado para pessoas acometidas pela hanseníase no brasil
  • A hanseníase é uma condição crônica infecciosa causada por Mycobacterium leprae que acomete nervos periféricos e causa potenciais alterações motoras e sensoriais, com críticas repercussões físicas, psicológicas, sociais e econômicas. O Brasil ocupa segundo lugar, com 15% dos casos novos no mundo, apresenta indicadores críticos de diagnóstico tardio, como incapacidade física. Doença negligenciada, apresenta forte determinação social, promotora de estigma e preconceito. Para além da qualificação das ações de atenção e vigilância à saúde, torna-se central promover a autonomia das pessoas acometidas. O empoderamento permite o autocuidado e maior participação social, fundamentais para prevenção de incapacidades e ruptura de contextos de exclusão e iniquidades. Intervenções que visem maior autonomia biopsicossocial e autoestima, como grupos de autocuidado (GAC), são, portanto, estratégicas, convergindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2030. Recomendados pelo Ministério da Saúde desde 2010, os GAC têm sido integrados a serviços de saúde e, embora seu papel seja reconhecido na literatura, verifica-se o desconhecimento sobre a efetividade na sua implementação, incluindo potencialidades e barreiras para ampliação e sustentabilidade em territórios endêmicos. Assim, objetiva-se avaliar o grau de implementação dos GAC como estratégia para a redução de incapacidade física, promoção do autocuidado e de autonomia. Trata-se de uma pesquisa avaliativa de casos múltiplos em municípios endêmicos das cinco regiões do país. Inicialmente será conduzido survey para reconhecimento e caracterização de GACs, seguindo-se de construção e aplicação de técnica de consenso de modelo lógico-operacional e, por fim, a avaliação do grau de implementação dos diferentes GACs. O estudo é estratégico tendo em vista a geração de evidências e o reforço da importância dos GACs como ferramenta para gestão, planejamento e financiamento do SUS, como também para o desenvolvimento inclusivo.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alberto Vasconcellos Inda Junior

Ciências Agrárias

Agronomia
  • mineralogia aplicada a adsorção de fósforo e potássio e a estabilização da matéria orgânica em solos tropicais e subtropicais
  • O projeto enfoca dois estudos principais, tendo como objetos solos tropicais e subtropicais brasileiros. O primeiro estudo considera que diferentes proporções entre os argilominerais e entre frações granulométricas ocorrentes nos solos, desempenham papel fundamental nos processos químicos de adsorção dos elementos fósforo (P) e potássio (K). O segundo estudo considera que a composição mineralógica e a textura do solo exercem um importante controle interno sobre a estabilidade do carbono orgânico do solo (COS). Neste contexto, as ações de pesquisa preveem relacionar a composição mineralógica e as frações texturais areia, silte e argila de setenta e cinco (75) solos de diferentes regiões do Brasil com a capacidade de adsorção dos elementos P e K, e com a capacidade de retenção de C orgânico. Nos estudos, serão realizadas análises químicas de rotina na terra fina seca ao ar, e determinadas as curvas de distribuição de partículas dos solos e os teores das frações areia, silte e argila. A composição mineralógica dos solos será identificada e semiquantificada via técnicas de difratometria de raios x, fluorescência de raios x, análises termodiferenciais, dissoluções químicas seletivas, susceptibilidade magnética e espectroscopia de refletância difusa. A área superficial do solo será determinada por adsorção de água, e a partir da determinação do potencial matricial do solo. As adsorções de P e K nos solos serão determinadas pelos métodos do P e K remanescentes e da capacidade máxima de adsorção de P e K, antes e após a oxidação da matéria orgânica. As interações organominerais serão avaliadas a partir da retenção pelos solos do C adicionado com resíduos de plantas de aveia preta enriquecidos com isótopo 13C. Os dados serão analisados com o software estatístico R. Trata-se de uma proposta multidisciplinar com um forte caráter de formação de recursos humanos. Os resultados serão publicados em periódicos nacionais e internacionais, e divulgados em congressos científicos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alberto Wisniewski Junior

Ciências Biológicas

Ecologia
  • rede de pesquisas multiestudos em geoquímica, meio ambiente e ecotoxicologia de óleos no ambiente – eco4k
  • Após um vazamento de petróleo vários fenômenos ocorrem sob o óleo alterando constantemente a composição química do petróleo derramado. Parte dos constituintes evaporam, outros são biodegradados e alguns solubilizam no meio aquoso ou são adsorvidos no solo ou sedimentos. No Brasil, resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, nº 430 de 13/05/2011 e nº 357, de 17 de março de 2005, estabelecem os parâmetros físico-químicos de qualidade para águas, incluindo a análise ecotoxicológica com o intuito de observar mais diretamente os efeitos das interações entres substâncias e/ou contaminantes, inclusive dos não listados nas resoluções, que possam causar efeitos nocivos ao meio ambiente. Neste projeto buscaremos realizar um diagnóstico com relação aos poluentes orgânicos e condições ecotoxicológica da costa do nordeste compreendida entre os estados de Sergipe e Pernambuco, considerando o evento de desastre ambiental ocorrido em 2019, associado também ao desenvolvimento de uma ferramenta química para a previsão de tempo do derrame baseado na análise do óleo em nível molecular.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 26/06/2023-30/06/2026