Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Roberto Antônio Finatto

Ciências Humanas

Geografia
  • desenvolvimento territorial, tecnologias sociais e a construção dos mercados para a agroecologia
  • A agroecologia se constitui como uma importante alternativa para transformar o atual sistema agroalimentar. Diante do seu potencial para a preservação ambiental, a geração de renda e a valorização dos aspectos culturais, as práticas agroecológicas têm sido desenvolvidas pela agricultura camponesa. O Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO) aponta um crescimento de mais de 300% no número de produtores entre 2013 e 2019 no Brasil. Entretanto, para o êxito das ações em curso, é fundamental que os produtos orgânicos tenham garantida a sua comercialização, assim pode-se ampliar a produção para além do autoconsumo. O mercado para os produtos orgânicos, em especial daqueles oriundos da agricultura camponesa, é um tema que carece de maior entendimento e produção acadêmica o que, por sua vez, contribuirá para a solução dos problemas práticos enfrentados em muitos canais de comercialização. É neste contexto que este projeto de insere, considerando a construção e a organização dos mercados camponeses como uma tecnologia social diante da sua capacidade de criar estratégias com base em recursos territoriais específicos à lógica camponesa. Portanto, temos como objetivo analisar o mercado dos produtos orgânicos na região Sul do Brasil enquanto elemento estruturante dos Sistemas Territoriais Agroecológicos (SiTAs). Ou seja, parte-se da compreensão de que a produção agroecológica se estrutura – da produção até a comercialização – articulando um conjunto de recursos (i)materiais numa perspectiva territorial, exigindo uma análise que supere a dicotomia campo-cidade. Para isso, serão realizados: a) estudos do tema do mercado de orgânicos, principalmente nas médias e pequenas cidades; b) levantamento de dados sobre a produção agroecológica, em especial o acompanhamento do CNPO; c) estudos de caso e de situações vivenciadas por grupos de agricultores, associações e movimentos sociais que trabalham com a agroecologia, em especial àqueles ligados à Rede Ecovida de Agroecologia.
  • Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
  • Mon May 16 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Roberto Carlos Klann

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • uso corporativo de mídias sociais e a qualidade da informação contábil
  • O uso de mídias sociais (MS) pelas empresas pode proporcionar benefícios às organizações, com disponibilização de informações corporativas em tempo real e com baixo custo. Pode auxiliar agentes do mercado, por meio do aumento da transparência e, consequentemente, refletir na qualidade da informação contábil, dentre as quais, a relevância da informação contábil (VR) e o gerenciamento de resultados (GR). A VR analisa se as informações financeiras produzidas pelas empresas são úteis para investidores e outros usuários. O GR corresponde à manipulação dos resultados contábeis, dentro dos limites legais, com o intuito de alcançar algum objetivo particular. O mercado pode reagir a informações corporativas divulgadas pelas empresas em MS, influenciando a VR. Empresas podem divulgar informações em MS para mascarar práticas de GR. A literatura tem observado a presença e uso de MS pelas empresas para publicar informações corporativas. Entretanto, de forma incipiente, tem se concentrado no mercado norte americano e observado o uso dessas ferramentas do ponto de vista corporativo. Este projeto busca analisar o uso de MS no contexto de um país em desenvolvimento e, além de avaliar seu uso corporativo, adicionalmente verificar a interação dos demais interessados na empresa em MS (feedbacks) e os reflexos na qualidade da informação contábil, por meio da seguinte questão: Qual a influência do uso corporativo de MS na qualidade da informação contábil? O caráter tecnológico dessas plataformas possibilita a troca e compartilhamento de informações on-line e com baixo custo, que refletem as opiniões, expectativas e estratégias dos participantes do mercado. Em conjunto, esses fatores podem influenciar a tomada de decisões e, consequentemente, alterar a VR e as práticas de GR. Para a realização deste projeto, serão coletados dados nas mídias sociais. Para VR e GR, os dados serão coletados da base Refinitiv e analisados com técnicas estatísticas, como correlações e regressões.
  • Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
  • Thu Mar 10 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Roberto César Pereira Lima Júnior

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • estudo da associação entre a obesidade e os mecanismos de resistência em pacientes com carcinoma mamário não-responsivo à terapia neoadjuvante
  • A obesidade representa um problema de saúde no mundo. Estima-se que 20% da população brasileira é obesa, carreando fatores de agravo a outras morbidades. Apesar de o binômio obesidade/câncer ser bastante estudado, os mecanismos pelos quais a obesidade incrementa a morbimortalidade por câncer ainda não são totalmente entendidos. O câncer de mama é o mais frequente em mulheres no mundo, no Brasil e no Ceará. Contudo, a heterogeneidade deste câncer resulta em diferentes cenários clínicos e terapêuticos. A quimioterapia neoadjuvante (QTneo) permite cirurgias mais conservadoras da mama. Contudo, a ausência de resposta está relacionada com menor tempo de recorrência e maior positividade de linfonodos axilares para metástase. Em um estudo piloto de nosso grupo, observou-se que tumores triplo-negativos e luminais B predominaram no grupo de tumores não-responsivos à QTneo. É nesse contexto em que a obesidade pode ser um fator decisivo, visto que adipocitocinas e outros mediadores associados à reprogramação metabólica desses pacientes podem explicar a falha ao tratamento oncológico. Muitos desses mediadores inflamatórios ativam mecanismos de sobrevivência celular tumoral. Uma dessas vias depende de fosfatidil-inositol-3-quinase (PI3K) de classe I, que podem contribuir para a resistência tumoral. Um dos mecanismos de ativação dessa via envolvem receptores toll-like tipo (TLR)-4 e -9. De fato, há relatos de que o dano celular causado pela doxorrubicina, libera DNA mitocondrial, um ligante do TLR9, além de o paclitaxel ser um agonista de TLR4. Ambos os quimioterápicos compõem o protocolo padrão de QTneo do câncer de mama. Assim, o presente estudo objetiva avaliar de forma translacional a importância via TLR/PI3K/Akt na resistência à QTneo do câncer de mama em contexto de obesidade. Com isso, buscamos identificar marcadores preditivos de falhas ao tratamento ou lançar luz ao potencial bloqueio da via do PI3K na quimioterapia inicial reduzindo a morbimortalidade por câncer.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Roberto Cid Fernandes Junior

Ciências Exatas e da Terra

Astronomia
  • ifsul: galáxias em 3d
  • Galáxias são peças fundamentais em nosso entendimento do Universo. Entender e mapear os processos físicos responsáveis por sua formação e evolução está entre os grandes desafios da astrofísica moderna. Para atacar esta problemática de forma observacional são necessários dados e ferramentas avançadas. A técnica ideal para este tipo de estudo é a espectroscopia de campo integral (IFS). Essa poderosa combinação das duas principais técnicas observacionais em astronomia, imageamento e espectroscopia, permite mapear a estrutura de emissão e cinemática do gás e das estrelas em galáxias. Para extrair informação física dos cubos de dados (lambda, x, y) observados são necessários métodos avançados de síntese espectral, análise cinemática, processamento de imagens, etc. A equipe do IFSul congrega especialistas com consolidada reputação e liderança internacional e também jovens pesquisadores com experiência tanto na aquisição de dados IFS como no desenvolvimento e aplicação de ferramentas de análise sofisticadas e inovadoras. Esta solicitação visa (1) angariar recursos para atualizar os recursos computacionais disponíveis nas 5 instituições participantes e, principalmente, (2) fomentar a interação entre esses grupos e explorar suas expertises complementares, as quais permitem abordar um variado leque de questões astrofísicas atuais. Em particular, investigaremos duas das principais questões ainda em aberto acerca da evolução de galáxias: Qual é o histórico de formação estelar em galáxias massivas e quais processos o moldam? Quais processos podem cessar a formação estelar de uma galáxia, transformando-a em quiescente? Serão utilizados tanto dados de IFS de grandes levantamentos de dados (para estudos de natureza estatística) como dados obtidos pela própria equipe com telescópios de grande porte como o Gemini (para estudos detalhados de objetos individuais). A experiência coletiva da equipe será instrumental para abordar esses e outros problemas de fronteira da astrofísica.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Mar 07 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Roberto de Souza Santos

Ciências Humanas

Geografia
  • feiras de ciências e mostra científica em porto nacional-to: desenvolvimento regional e local
  • O projeto pretende trabalhar a temática desenvolvimento regional, a partir de dois tópicos: desenvolvimento regional e local e, território e cidadania no município de Porto Nacional-TO. Atualmente, o conhecimento constitui uma ferramenta importante para o aprimoramento das condições sociais da humanidade. A ciência e a tecnologia tornaram-se vetores fundamentais para o desenvolvimento social do mundo atual. É a partir desta ferramenta que o projeto Feiras De Ciências E Mostra Científica Em Porto Nacional-TO: Desenvolvimento Regional e Local, pretende contribuir para o desenvolvimento local e regional em Porto Nacional. A ideia é fomentar a iniciativa para a pesquisa científica interdisciplinar através da criação de uma feira de ciência e mostra científica onde os alunos de ensino fundamental, médio possam ter um espaço que os permitam expor suas ideias, curiosidades, seus talentos, sua vocação profissional. Um espaço onde a iniciação científica passa ser valorizada pela sociedade. Este projeto tem sua relevância pelo fato de desencadear uma iniciativa em sintonia com o desenvolvimento social e humano em Porto Nacional-TO, local em que a escolarização e o acesso à iniciação científica, são fatos não corriqueiros na sociedade local. Nossa hipótese é de que há uma necessidade de aguçar a vocação e motivação dos alunos das escolas públicas de Porto Nacional, pelo trabalho de iniciação científica. Acreditamos que nossa proposta de trabalho colocada em execução, contribuirá para mitigar essa situação. O trabalho de iniciação cientifica na rede pública de ensino público na região do Tocantins, ainda é um desafio. Precisamos superar estas expectativas. Para viabilizar a proposta, será colocado em prática um plano exequível das atividades prevista no projeto. Espera-se que ao final da realização da feira de ciências, seja possível contribuir para o trabalho de iniciação científica júnior, na rede pública de ensino em Porto Nacional-TO.
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • Wed Dec 08 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023