Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Amilton Vieira

Ciências da Saúde

Educação Física
  • efetividade do treino excêntrico sobre o desempenho de atletas: investigando o uso de novas tecnologias aplicadas ao treinamento de força.
  • O treino de força (TF) aumenta a força muscular e promove melhorias na saúde física e mental. Atletas se beneficiam do TF pela otimização do desempenho esportivo com menor risco de lesões. O TF com ênfase nas ações excêntricas pode propiciar ganhos de força superiores, e com menor fadiga. Todavia, a sua implementação tem sido inviável com os equipamentos atuais. Diante disso, o principal objetivo da pesquisa é implementar uma nova tecnologia que integra hardware e software para fornecer um estímulo excêntrico adequado. Considerando os resultados de estudos prévios do nosso laboratório, testaremos a hipótese de que o treino excêntrico será mais eficiente (maiores ganhos de desempenho por unidade de trabalho). Para isso, recrutaremos atletas do atletismo, indivíduos que uma mínima melhora no desempenho (~1%) pode ser substancial para o sucesso na carreira (e.g., conquista de medalha). O estudo será conduzido no recém estabelecido Completo de Treinamento de Atletismo da FEF-UnB que recebeu o investimento de 15 mi reforma e ampliação. Os atletas serão alocados em quatro grupos experimentais de forma aleatória (estudo controlado e aleatorizado): (1) treino tradicional, (2) treino excêntrico, (3) treino excêntrico acentuado, e (4) controle. As variáveis dependentes do estudo serão métricas relacionadas à função muscular, com a execução de atividades esportivas (saltos verticais), e o desempenho competitivo (e.g., tempo de prova e parâmetros cinéticos e cinemáticos - força e tempo de contato com o solo na corrida). Será realizada a análise descritiva das variáveis do estudo, aplicando medidas de tendência central e dispersão. A seguir, as modificações nas variáveis dependentes serão comparadas entres os grupos (e.g., ANOVA de modelos mistos com teste post-hoc).
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Amir Antônio Martins de Oliveira Júnior

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • medição e análise da estabilidade termo-oxidativa e velocidade de chama laminar de combustíveis sustentáveis para a aviação
  • A estabilidade termo-oxidativa de um combustível é definida como a qualidade do combustível em sofrer ciclos sucessivos de aquecimento e resfriamento sem que haja a precipitação de depósitos sólidos insolúveis e consequentemente, a formação de incrustações nas superfícies das tubulações e orifícios, permitindo a operação normal da aeronave. Os mecanismos que levam à formação desses depósitos não são conhecidos na totalidade, assim como a relação entre a composição do combustível e a correspondente estabilidade térmica não é conhecida em detalhe, especialmente, para SAFs. Analogamente, a relação entre a formulação do combustível e a presença de produtos de degradação nas características de combustão também é um tópico que precisa ser aprofundado. Este projeto prevê a adaptação e ampliação da capacidade do teste de degradação térmica em alto número de Reynolds, que submete o combustível a condições mais próximas às das atuais turbinas aeronáuticas do que o teste padrão JFTOT, além de fornecer informações adicionais. Ainda, prevê a adequação do método de medição de velocidade de chama laminar em reator de volume constante aos combustíveis sustentáveis de aviação. O objetivo é o desenvolvimento de métodos de medição rápidos e que empreguem pequenas quantidades de amostra e criar banco de dados de composições e comportamentos medidos, visando a construção de conhecimento e o estabelecimento de relações gerais. O impacto tecnológico principal previsto para o projeto é reduzir o tempo e custo do desenvolvimento de combustíveis e do correspondente processo de homologação. Finalmente, os equipamentos e metodologias desenvolvidos se tornarão disponíveis para utilização e reprodução em outros laboratórios, incluindo laboratórios industriais.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Feb 15 00:00:00 BRT 2023-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Amurabi Pereira de Oliveira

Ciências Humanas

Sociologia
  • história do ensino de sociologia na américa latina: uma perspectiva comparada entre brasil e argentina
  • Resumo: A história das ciências sociais na América Latina é marcada por uma profunda heterogeneidade, havendo diversos pontos de proximidade e distanciamento mesmo em países próximos, como Brasil e Argentina. No que tange ao ensino esse cenário se torna ainda mais complexo, considerando as particularidades existentes nos diferentes sistemas educacionais, uma vez que na Argentina predomina um modelo de formação disciplinar de sociólogos, com presença da Sociologia no currículo escolar de algumas províncias na orientação de humanidades e ciências sociais, ao passo que no Brasil predomina um modelo de formação interdisciplinar com o ensino de Sociologia na formação geral do ensino médio, com maior presença em algumas orientações no contexto do chamado “Novo Ensino Médio”. Neste projeto buscaremos analisar de forma comparativa a história do ensino de Sociologia no Brasil e na Argentina, utilizando-se de diversos recursos metodológicos para esse fim. Utilizaremos principalmente dos seguintes recursos metodológicos: análise documental, entrevistas semi-estruturadas, análises de manuais escolares.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Sat Dec 30 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • academia de curadoria: projeto de arte e tecnologia pedagógico-curatorial edutech
  • Este projeto de arte e tecnologia para a educação visa o aprimoramento de uma plataforma digital denominada ‘Academia de Curadoria’ adaptada para dispositivos móveis e desktops, que promove a inovação no campo artístico por meio de um ambiente virtual caracterizado como um laboratório virtual remoto (Fig.1/Anexo). Tem por objetivo desenvolver ações pedagógico-curatoriais digitais, como exposições, oferecendo modelos reprodutíveis de expografia e curadoria digital para museus e instituições culturais cujas equipes não disponham de capacidade técnico-operacional para realiza-las. Por meio do desenvolvimento de exposições digitais que contemplam a pesquisa dos acervos, a estruturação de expografia digital em sites, o planejamento e a efetivação de ações educativas por meio das redes sociais e a realização de planos de comunicação para essas exposições, este projeto possibilita que instituições inovem suas atividades de ensino e difusão de arte pela via digital, visando com isso atender aos públicos de seus espaços. Ademais, prepara pesquisadores e estudantes envolvidos por meio da experimentação pratica, observando critérios metodológicos para desempenharem atividades associadas a exposições digitais, tais como curadoria, arte-educação e comunicação, atuando como vetores de inovação no campo artístico contemporâneo. Desde 2020, o grupo de pesquisa Academia de Curadoria desenvolve projetos para espaços como o Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo e o Museu Nacional da República. O projeto prevê para os próximos dois anos (2024/2025) a realização de novas ações planejadas de maneira modular (Módulo1, Módulo2, Módulo3 e Módulo4) que contemplam distintas instituições de arte e cultura (Fig2/Anexo). Os recursos obtidos através do presente edital irão contemplar o Módulo 1 (detalhado no cronograma de execução), que consiste em realizar uma exposição de caráter digital com museu parceiro. O mod. 1 terá duração de 6 meses.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026