Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mariana Zuliani Theodoro de Lima

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • desenvolvimento de inteligência artificial aplicada à análise preditiva de recidiva e à personalização do tratamento médico de pacientes com carcinoma de mama e pulmão
  • Os cânceres de mama e pulmão encontram-se entre os dois tipos de maior incidência global. Diversas são as formas de tratamento para ambos, incluso cirurgia seguida de quimio ou radioterapia. Para casos de recidiva, a biópsia líquida, seguida pelo tratamento com imunoterapia e genes tumorais alvo, merece destaque devido ao aumento de sobrevida livre de recidiva do paciente. Ainda assim, essas neoplasias são responsáveis pela morte de 28% dos casos diagnosticados de mama, seguidas por 13% de pulmão. Dentro desse contexto, a Medicina Personalizada surgiu como forma de auxiliar no perfil diagnóstico seguido pela análise da probabilidade de recidiva do paciente de forma assertiva e acurada para cada caso. Para tanto, o desenvolvimento de uma solução baseada em Inteligência Artificial capaz de traçar um perfil clínico do paciente e avaliar qual o melhor tratamento de maneira personalizada tornase uma necessidade cada vez mais premente. Desta forma, a coleta de dados será proveniente de diversos hospitais parceiros do Brasil por meio de uma plataforma colaborativa. Esta plataforma permitirá estruturar os dados provenientes da anamnese de pacientes, bem como coletar imagens radiológicas para que sejam então gerados modelos de aprendizagem de máquina e aprendizagem profunda, capazes de extrair conhecimentos desses dados e apoiar a tomada de decisão médica. A solução deve, dentre outros, propor formas personalizadas de tratamento, estimar a probabilidade de recidiva, e diminuir o tempo de internação hospitalar. Este projeto vislumbra também a aplicação da proposta nos hospitais e universidades parceiros, incluindo a aplicação na simulação de protocolos de atendimento nos processos de ensino-aprendizagem, em apoio a estudos de caso e na geração de produtos por meio desta startups healthtech.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • Tue Dec 13 00:00:00 BRT 2022-Tue Mar 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mariangela Hungria da Cunha

Ciências Agrárias

Agronomia
  • bioprospecção e validação de uma nova geração de inoculantes multifuncionais capazes de promover o crescimento de plantas via incremento na disponibilidae de nutrientes e de tolerância à seca
  • Embora fundamentais à produtividade, os fertilizantes químicos apresentam custo elevado, são majoritariamente importados, de baixa eficiência de utilização pelas plantas e potencialmente poluentes. Nesse contexto, microrganismos promotores do crescimento de plantas (MPCP), veiculados em inoculantes, podem substituir, parcial ou totalmente, fertilizante químicos, contribuindo para uma agricultura produtiva e sustentável. O Brasil tem longa tradição de pesquisa e adoção de inoculantes destinados à fixação biológica do nitrogênio com leguminosas, contudo, recentemente outros processos microbianos passaram a ser demandados. Este projeto prospectará bactérias e combinações de bactérias ou seus metabólitos visando desenvolver uma nova geração de inoculantes multifuncionais. Serão avaliadas, em 120 bactérias da Embrapa Soja, Embrapa Amazônia Ocidental, UEPG e UFPR-Setor Palotina, propriedades in vitro e in vivo relacionadas à promoção do crescimento de plantas via processos que incrementem a disponibilidade de nutrientes, com ênfase em P e K e/ou confiram tolerância à restrição hídrica. Metodologias rápidas de avaliação do potencial biotecnológico de MPCP serão obtidas pela comparação das análises in vivo e in vitro. Os genomas das estirpes elite identificadas serão sequenciados, identificando genes e vias metabólicas de interesse, formulações de inoculantes serão desenvolvidas e a eficiência agronômica será avaliada em ensaios a campo. Tem-se por objetivo disponibilizar, para o setor privado, dois inoculantes com MPCP capazes de incrementar a disponibilidade de nutrientes para as plantas e outro capaz de conferir tolerância à restrição hídrica. Além dos avanços científicos e tecnológicos, o projeto irá formar recursos humanos para o setor de inoculantes, fará divulgação científica e técnica dos resultados e de boas práticas de inoculação, além de informações sobre a importância dos bioinsumos para a sociedade.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - PR - Brasil
  • Tue Dec 27 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Mariangela Lima de Almeida

Ciências Humanas

Educação
  • a produção cientifica sobre pesquisa-ação na interface com a inclusão escolar: um estudo comparado internacional
  • Assume-se que a produção do conhecimento sobre a inclusão escolar e a formação de profissionais do ensino deva partir de uma proposição de diálogo e de entendimento entre os sujeitos ativos nestes processos. Defende-se uma crítica inventiva e comprometida com outra forma de conceber a racionalidade a partir de perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas que permitam romper com a lógica positivista. A pesquisa-ação, em sua acepção crítica, aponta caminhos em que os participantes empreendem indagações autorreflexivas com o objetivo de compreender e transformar seus contextos socioeducativos. Entretanto, a literatura científica aponta a necessidade de aprofundar sobre as diferentes abordagens teórico-metodológicas dos estudos em Educação, considerando que a pesquisa-ação se institui com diferentes perspectivas e intencionalidades. Compreendendo que na pesquisa-ação há diferentes modos de ação e colaboração, a proposta dedica-se a elaborar um método de análise que permita captar as racionalidades explícitas e implícitas na produção científica. Como questão central busca avançar com o conhecimento científico sobre a pesquisa-ação tendo em vista os múltiplos contextos da produção acadêmico-científica (2000-2023) e seus pressupostos teórico-epistemológicos, por meio da análise de teses e dissertações na área da Educação, com ênfase em inclusão escolar e formação de profissionais do ensino, no Brasil, em Moçambique e em Portugal. Sustenta-se teoricamente na ação comunicativa de Jürgen Habermas. De natureza qualitativa, delineia-se como estudo comparado internacional por meio da “pesquisa da pesquisa”. Organiza-se em fases concomitantes: levantamento e mapeamento da produção científica; análise interna da produção acadêmica; compreensão dos contextos sócio-políticos, educacionais e institucionais; e desenvolvimento de pesquisa-formação. A análise dos dados dar-se-á por meio da análise comunicativa.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mariangela Moreira Nascimento

Ciências Humanas

Ciência Política
  • mapeamento da migração na bahia
  • O projeto de pesquisa “ Mapeamento da Migração na Bahia” propõe fazer o mapeamento e diagnóstico socioeconômico e cultural da população migrante na Bahia com o propósito de promover o conhecimento da realidade migratória dos municípios e disponibilizar os resultados da pesquisa aos governos municipais com o propósito de viabilizar a implementação de políticas públicas, considerando a diversidade cultural e a nacionalidade da população migrante no Estado. Ou seja, os resultados da pesquisa serão disponibilizados às prefeituras, secretarias e agentes públicos, com o propósito de nortear e auxiliar no planejamento das ações sociais, oferecendo ferramentas teóricas e empíricas capazes de contribuir na elaboração, promoção e execução de políticas públicas.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Jan 23 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • o ritmo prosodico-gestual na compreensão da dislexia em crianças nordestinas
  • As pesquisas acerca do papel do ritmo na aquisição da linguagem tem se mostrado uma proposta consistente (Goswani, 2022). Sabemos que os movimentos rítmicos das mãos e o balbuciar do bebê surgem simultaneamente, logo as atividades manuais e vocais têm igual acesso a processos cognitivos subjacentes (Iverson, 2010). Na percepção, a fala dirigida ao bebê modula aspectos prosódicos com base no ritmo voco-gestual, e, junto à entonação, organizam as formas linguísticas (Cavalcante; Scarpa, 2022). O ritmo, assim, é saliente para a criança neurotípica, mas não para a disléxica, pois na disléxica, a percepção de sílabas tônicas e átonas é similar, e, no processamento da escrita, sem tal discriminação anterior, há muito custo cognitivo para a criança disléxica. A hipótese é de que a saliência do ritmo se dá tanto na prosódia, quanto na gestualidade co-partícipe e a manipulação experimental da matriz prosódico-gestual será produtiva para a percepção/compreensão na dislexia e preditiva para estimulação precoce. O objetivo consiste em aplicar experimentos voco-gestuais comparando a criança neurotípica, com risco e disléxica. Serão 3 etapas: 1) e 2) experimentos com 12 crianças, 4 entre 1 a 2 anos (pais sem/com dislexia) e 8 entre 9 a 12 anos (sem/com dislexia), experimentos com cantiga/narrativa: a) sem pista prosódico-gestual; b) apenas com pista prosódica; c) com pista prosódico-gestual; 3) teste de percepção com 16 crianças de 9 a 12 anos (sem/com dislexia). A proposta originará um protocolo de análise experimental para compreensão das pistas multimodais envolvidas na percepção/compreensão da linguagem em crianças neurotípicas e disléxicas, com e sem manipulação de pistas prosódicas e gestuais, com foco no ritmo. Bem como, dará robustez ao papel do ritmo na teorização sobre a aquisição da linguagem e no funcionamento linguístico-cognitivo da criança disléxica, a partir de uma matriz multimodal.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Sat Apr 27 00:00:00 BRT 2024-Fri Apr 30 00:00:00 BRT 2027