Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Maria Müller de Magalhães

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • ambiente de trabalho e segurança dos pacientes no cenário hospitalar
  • Embora, internacionalmente, existam fortes evidências de que o ambiente e a carga de trabalho da equipe de enfermagem sejam fundamentais para alcançar a qualidade do cuidado e segurança dos pacientes hospitalizados, estes fenômenos ainda carecem de ser explorados no cenário brasileiro. As lideranças em saúde e enfermagem, constantemente necessitam lidar com situações de eventos adversos e incidentes de segurança com repercussões tanto para os pacientes quanto para os profissionais. O objetivo deste estudo é analisar como as características do ambiente e da carga de trabalho das equipes de enfermagem, assim como o envolvimento dos pacientes com o seu cuidado repercutem nos resultados de segurança para o paciente e para os profissionais em hospitais. Trata-se de um estudo com desenho misto, sequencial explanatório, transversal e descritivo. Serão conduzidos cinco subprojetos em hospitais do Rio Grande do Sul e do município de Porto Alegre. Os participantes serão profissionais de enfermagem e lideranças em saúde envolvidas com eventos adversos, nos diferentes cenários de cuidado. Serão aplicadas escalas para avaliar o ambiente da prática e a percepção de carga de trabalho, assim como instrumento para avaliar a produtividade e o dimensionamento de pessoal em Centros de Material e Esterilização. Para desenvolver modelos teóricos e práticos em relação aos dois temas inovadores na enfermagem em cenário nacional serão adotadas entrevistas, grupos focais e grupos de convergência com as lideranças e profissionais de saúde, sobre o envolvimento do paciente com o seu cuidado, assim como sobre dispositivos e estratégias de suporte às lideranças para o manejo de incidentes de segurança e suporte às segundas vítimas. As análises serão por estatística descritiva e analítica nas etapas quantitativas, assim como análise temática de conteúdo e análise na perspectiva convergente assistencial (PCA), nas etapas qualitativas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Maria Pereira Neto

Engenharias

Engenharia de Energia
  • resíduos agroindustriais como fonte de energia e recuperação de recursos
  • O Estado de São Paulo é o maior produtor mundial de laranja, sendo responsável por 25% da produção global (e 75% da produção brasileira) e o seu processamento gera expressivas quantidades de resíduos como o bagaço, o qual representa aproximadamente 50% da massa total da fruta e alternativas à sua destinação devem ser encorajadas. Os resíduos agroindustriais são abundantes e constituem uma fonte promissora para o seu emprego em rotas de conversão energética, além de reduzir custos e minimizar impactos socioambientais atrelados ao seu descarte inadequado. A obtenção de indicadores sobre a viabilidade técnica, econômica, ambiental, social e legal, é de suma importância e estes podem ser utilizados para o fornecimento de parâmetros que possibilitem uma avaliação do aproveitamento bioenergético do bagaço da laranja. Logo, o emprego de biomassas residuais como fonte de energia é uma oportunidade de diversificação de combustíveis empregados no setor industrial. Este trabalho propõe a valoração dos resíduos do setor citrícola a partir da caracterização e da realização de análises energética, exergética, técnico-econômica, ambiental e de ciclo de vida do emprego de blendas de bagaço de laranja com bagaço de cana-de-açúcar em sistemas térmicos. A partir da análise dos dados será possível desenvolver planos de gerenciamento de resíduos ao setor citrícola, além de proporcionar o atendimento às crescentes exigências socioambientais e legais do mercado brasileiro e internacional. Com vistas ao aprimoramento da sustentabilidade da cadeia produtiva da laranja, também pretende-se prospectar configurações de biorrefinaria a partir dos produtos resultantes desta proposta. Assim, almeja-se estimular a recuperação energética de produtos estratégicos para que o setor citrícola possa caminhar na direção de novos patamares de competitividade, além de atender aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, promover ações ESG e estimular a transição energética de baixo carbono.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Maria Ribeiro

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • museus de ciências naturais do rio grande do sul: dinamização e difusão do patrimônio geo-paleontológico gaúcho
  • Vide projeto anexo
  • SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E INFRAESTRUTURA - RS - Brasil
  • Mon Dec 26 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • avaliação da efetividade de soluções desenvolvidas em pesquisas intervencionistas com utilização de
  • No mundo organizacional tem-se observado que vários programas são implantados para minimizar problemas, seja na relação empresa-consumidor, em processos internos, em busca de inovação, dentre outras iniciativas. Todas têm em comum a busca de uma relação entre as possíveis causas do problema, os efeitos e como essas causas podem ser minimizadas, potencializadas ou mesmo eliminadas, dependendo do contexto no qual são analisadas. Todavia, na mídia acadêmica ou profissional frequentemente são relatados os resultados dessas iniciativas, muitas vezes desastrosos. Organizações empregam recursos valorosos implementando soluções cujos resultados podem variar entre insignificantes a muito bons. Vários aspectos são relacionados ao insucesso de iniciativas propostas para minimizar as causas dos problemas identificados em organizações, muitas delas denotando falta de suporte metodológico e/ou teórico para as soluções implantadas. A pesquisa acadêmica, na ótica de muitos gestores, pouco contribui para as organizações vez que se considera que ela se afasta dos problemas do dia a dia. Dentro da linha de estudos que buscam essa aproximação tem-se os estudos intervencionistas, um tipo de pesquisa-ação no qual os pesquisadores atuam nas organizações para resolver os problemas diagnosticados. Um dos desafios que esse tipo de pesquisa enfrenta é o teste de efetividade dos resultados alcançados. O que se propõe neste estudo é que sejam utilizados experimentos de campo como parte dos protocolos das pesquisas intervencionistas. Esses experimentos podem se apresentar no formato de quase-experimentos, nos quais não há seleção randômica dos participantes, mas se mantêm todos os demais controles experimentais. Desta forma, este projeto tem como objetivo geral: Avaliar a efetividade de soluções desenvolvidas em pesquisas intervencionistas nas áreas de contabilidade e finanças, com utilização de experimentos de campo, tendo como produto um protocolo para estudos dessa natureza.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Maria Soares Pereira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • bioproduto farmacêutico de uncaria tomentosa para o sistema único de saúde -sus.
  • O tema global do projeto é a conservação da espécie amazônica Uncaria tomentosa em banco de germoplasma, a multiplicação de indivíduos elites para produção sustentável de matéria prima visando a obtenção de fitoterápico a ser distribuído no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de farmácia viva. A espécie encontra-se vulnerável a extinção não havendo disponibilidade de matéria prima para atender a uma demanda nacional de fitoterápico. Além disso, as informações de cultivo são escassas o que inviabiliza a produção em larga escala. Outro agravante é que indivíduos coletados em ambientes naturais apresentam diversidade química quanto aos alcaloides, o que pode comprometer a eficácia dos fitoterápicos. O aspecto econômico é outro desafio a ser superado com a espécie U. tomentosa, considerando que existe uma demanda mundial crescente por matéria prima dessa planta, impactando ainda mais na sobrevivência da mesma. A hipótese é que clones de plantas micropropagadas, a partir de banco de germoplasma de U. tomentosa, devidamente avaliada do ponto de vista químico, genético e quanto a atividade farmacológica são fonte sustentável para a produção de fitoterápico da espécie. Para o desenvolvimento do projeto serão utilizadas as técnicas de micropropagação, de cultivo em área agrícola, biologia molecular, analise química da planta e extratos, produção de fitoterápico em farmácia viva de acordo com a RDC N 18 de 2013 da ANVISA, ensaios pré-clínicos toxicológico com peixe-zebra e ensaios anti-inflamatório in vitro, além de analise metabolômica do fitoterápico usando UHPLC-MS/MS.
  • Universidade de Ribeirão Preto - SP - Brasil
  • Fri Dec 02 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025